Sunteți pe pagina 1din 6

atividades...

Quem sou eu

Prof: Ivani Ferreira Mineira,professora graduada em Normal Superior e Letras,posgraduada em psicopedagogia e superviso escolar. Atualmente estou atuando na educao infantil(maternal 1),amo os meus pequenos. Sejam bem vindos(as)!!! Visualizar meu perfil completo

domingo, 22 de maio de 2011

Plano de Aula sobre Musicalizao Infantil/Maternal 2

EMEI CONCEIO DE ITAGU/ 2011


PLANEJAMENTO SEMANAL TURNO: TARDE PROFESSORA: IVANI FERREIRA Data: 15 20/05

Tema: Musicalizao Infantil

Justificativa: No d pra imaginar um mundo sem sons. Se pararmos


para analisar, quase todos os sons que ouvimos durante o nosso dia, so como instrumentos musicais tocando alguma melodia: os pingos de uma torneira, os troves, a chuva, os pssaros e as cigarras cantando l fora, o arrastar de um chinelo ao andar, as ondas do mar explodindo na praia, galo cantando no galinheiro, boi berrando no pasto e tantos outros. Uma bela forma de ensinar msicas para as crianas a partir de elementos e situaes j vivenciadas por elas, podemos coloc-las em contato com todos os tipos de sons e mostrar a elas como o mundo seria esquisito se no tivesse o despertador e o telefone tocando, a msica para cantar e at a fala que no teria razo de ser. Fazer as crianas imitar com a boca, os sons dos objetos e do que esto ao seu redor, faz com que ela tenha maior observao sobre o mundo em que vive e a desenvolver desde cedo a sensibilidade para a msica. Este o princpio de tudo.

Objetivos:

O principal objetivo da musicalizao infantil no o ensino da teoria musical, nem a formao de um instrumentista.

Musicalizar ....
Sensibilizar os alunos pelo gosto musical; Criar condies para que o aluno possa refletir e entender a msica como fonte de prazer e conhecimento. Estimular a criatividade, a percepo, a coordenao e o convvio social do aluno. Desenvolver a discriminao auditiva, Aproveitar as variadas formas dos materiais, transformando-os em instrumentos musicais.

Contedos: Interdisciplinar o assunto em vrias reas:


Msica/linguagem oral Artes/movimento/expresso corporal Sequncia didtica e possveis intervenes:

2 feira: Percepo auditiva(sons/rudos).


Escurecer a sala apagar as luzes e fechar as cortinas. Deitar no cho(utilizando colchonetes ou tapete) e ouvir diferentes sons/rudos(Cd para relaxamento). Barulho de gua/cachoeira Canto dos pssaros Assovios.... Aps essa atividade, conversar na rodinha a sobre os diversos sons que podemos ouvir no ambiente. Pessoas conversando Barulhinhos de vasilhas na cozinha Galo cantando no quintal do vizinho Cachorro latindo Telefone tocando. Criana gritando.... O ambiente possui vrios tipos de rudos, alguns so agradveis e outros desagradveis ao nosso ouvido. Brincadeiras de roda. Brincar de corre cutia.

3 Feira: Ler o livro A Banda dos Filhotes.

Ouvir a histria e os sons dos instrumentos musicais, no livro. Observar o cenrio. Ursinho tocando tambor Guaxinim tocando flauta Gatinho tocando piano/teclado Cachorrinho tocando trompete Cavalinho, cachorrinho e gatinho tocando tringulo. Hipoptamo tocando a tuba. Pedir par fechar os olhinho e identificar os sons...tambor, flauta, piano... Brincar de bandinha com alguns dos instrumentos citados na histria.
Brincadeiras de roda. Cantar onde est a margarida.

4 Feira: Conhecendo o teclado

Cantar:Os instrumentos (ritmo de ciranda cirandinha) So tantos e diferentes Os instrumentos musicais. Cada um toca o que sente Mas so todos especiais.

musicais.

RefroTum, tum, tum faz o tambor D, R, Mi o xilofone Plim, plim, plim toca o piano P, p, p grita o trombone. (Bis) Todos juntos, uma festa Sem nenhum desafinar Cada nota sempre certa Ao compasso sem parar. A flauta chora baixinho Ri contente o trompete Brinca feliz a viola Cantarola o clarinete. Cantar vrias vezes,junto aos alunos.
Observao:A msica faz parte da vida da criana diariamente, ento ns vamos observar e se possvel, filmar as manifestaes musicais naturais dos alunos.(cantando pintinho amarelinho,atirei o pau no gato, brincando de roda,serra serra serrador...)

5 Feira: Foi na loja do mestre Andr.

"Foi na loja do mestre Andr Que eu comprei minha sanfona. Fon-fon-fon minha sanfona! Fon-fon-fon minha sanfona! Ai ol! Ai ol! Foi na loja do mestre Andr... Foi na loja do mestre Andr Que eu comprei meu violo. Blem-blem-blem meu violo! Blem-blem-blem meu violo! Ai ol! Ai ol! Foi na loja do mestre Andr... Foi na loja do mestre Andr Que eu comprei o meu piano. Plim-plim-plim o meu piano! Plim-plim-plim o meu piano! Ai ol! Ai ol! Foi na loja do mestre Andr..." Que eu comprei meu tamborzinho Tum...tum...tum meu tamborzinho Tum...tum...tum meu tamborzinho Ai ol! Ai ol!

Cantar fazendo gestos.

Brincadeiras de roda. Cantar fui na Bahia buscar meu chapu.

6 Feira: auditrio. Comemorao abertura Oficial do projeto

Cantando a gente brinca Brincando a gente aprende

Apresentao dos instrumentos musicais realizada pela professora Cludia.

Apresentao musical realizada pelos alunos do berrio,maternal 1,2 e 3

S-ar putea să vă placă și