Sunteți pe pagina 1din 94

I.

LASER
A palavra LASER um acrnimo para Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation (amplificao da luz por emisso estimulada de radiao). Os crditos pelo desenvolvimento da teoria do LASER so geralmente dados a Albert Einstein. Em sua teoria (Zur Quantum Theories der Strahnlung), publicada em 1916, ele usou pela primeira vez o nome emisso estimulada. Outros e mais importantes passos foram dados por Arthur Shawlow, Charles Townes e Theodor Maiman. Este ltimo apresentou o primeiro LASER em funcionamento, um LASER de rubi, em uma conferncia apresentada em 7 de julho de 1960. Um LASER, de pequenas ou grandes dimenses, sempre ter as seguintes partes: Fonte de energia Meio ativo (slido, lquido, gasoso) Cavidade ressonante (espelhos) O modo como a energia fornecida ao meio depende da estrutura deste. A fonte de energia pode ser uma corrente eltrica, radiao vinda de uma lmpada de flash, microondas, reao qumica, ondas de rdio. O meio deve ser capaz de armazenar a energia fornecida, fazendo isso por um processo chamado inverso de populao. Esta energia armazenada pode ento ser emitida de uma maneira organizada, conhecida como emisso estimulada da radiao. Quando um fton com a energia fotnica correta entra no campo eletromagntico de um tomo excitado, parte da energia emitida para a criao de um fton idntico. O primeiro fton no absorvido, ao invs disso, ambos (o novo e o antigo fton) podem ento estimular outros tomos no meio Laser para emitir a energia armazenada. como uma reao em cadeia, causando uma avalanche de luz na qual os ftons tm todos a mesma energia fotnica. Por esta razo, a radiao LASER tem sempre um comprimento de onda fixo, determinado pela estrutura do meio Laser.

II. AS PROPRIEDADES DA LUZ LASER


A luz LASER tem algumas caractersticas essenciais que a diferenciam da luz comum. II.a) Coerncia Termo que descreve a luz como formas de onda que esto em fase, no tempo e no espao. Significa que os ftons esto bem ordenados, conectados e produzindo ondas luminosas que permanecem sincronizadas por longas distncias. Soldados marchando (em coerncia) sobre uma ponte influenciaro a estrutura mecnica desta de maneira diferente se estivessem andando ou correndo (incoerentemente) sobre ela. O tom de uma flauta (de caracterstica coerente e de faixa-estreita) pode causar a quebra de um copo de cristal devido interferncia e ressonncia, mas um som do tipo faixa-larga de mesmo volume no pode. A interferncia o efeito de adicionar duas ou mais ondas. Esta adio pode resultar em amplificao (interferncia construtiva) ou atenuao (interferncia destrutiva) da amplitude resultante. Amplificao o que cria altos picos quando ondas do mar, por exemplo, se encontram. Quando uma superfcie rugosa iluminada com luz LASER, observa-se a luz com uma qualidade do tipo granulada. Estes elementos granulados so chamados de LASER speckles (pontos LASER) e ocorrem como resultado da interferncia entre diferentes raios de luz. Isto devido luz com coerncia suficientemente alta poder se combinar, da mesma maneira que as ondas do mar se combinam quando se encontram.

Laser Speckles (pontos) fenmeno que ocorre no olho do espectador ao observar uma superfcie rugosa iluminada por um LASER visvel. Este fenmeno ocorre devido interferncia da luz.

II.b) Monocromaticidade Teoricamente, monocromaticidade a caracterstica da luz que tem um comprimento de onda especfico e nico. Na prtica, o que ocorre uma luz com uma largura de banda muito estreita, ou seja, a luz apresenta comprimento de onda que varia muito pouco. A luz LASER a fonte de luz monocromtica mais conhecida. Coerncia e Monocromaticidade so caractersticas importantes na rea de terapia LASER. II.c) Colimao e Divergncia Colimao refere-se ao grau de paralelismo que o raio emitido pelo mdulo LASER possui. Um feixe perfeitamente colimado teria que ser completamente paralelo e nunca se expandir, ou seja, o ngulo de divergncia deveria ser igual a zero. Exceto em filmes de fico cientfica, isto fisicamente impossvel. Um raio LASER sempre diverge e obedece a lei do inverso quadrado conforme se distancia da fonte emissora do LASER. Para uma fonte de luz coerente e monocromtica como o LASER, a divergncia afetada em grande parte pelo dimetro de sada do feixe e pelo comprimento de onda. Quanto maior o dimetro do feixe e quanto menor o comprimento de onda, mais colimado o raio. II.d) Direcionalidade A radiao sai do diodo LASER com uma certa direo e se "abre" com um ngulo de divergncia definido. O ngulo de divergncia de um feixe LASER muito pequeno quando se compara com outras fontes de radiao eletromagntica. A radiao eletromagntica emitida por uma lmpada direcionada para todos os lados, com um ngulo de divergncia extremamente alto, e a energia luminosa produzida pela lmpada se dissipa bastante. Em comparao o LASER emite a luz com um ngulo de divergncia muito 3

pequeno e a radiao acaba se concentrando em um ponto bem definido. Este o motivo pelo qual um LASER de 10 mW considerado perigoso e uma lmpada de 100 Watts (potncia 10.000 vezes maior) no.

III. CARACTERSTICAS IMPORTANTES DOS LASERS


A luz Laser, sendo uma onda eletromagntica, possui caractersticas ondulatrias que a identificam. III.a) Comprimento de onda a distncia medida entre dois picos consecutivos da trajetria da luz. A unidade utilizada para a medio deste comprimento o nanmetro, equivalente a 0,000000001 metros. O comprimento de onda de uma luz define sua cor. Assim, uma luz vermelha tem seu comprimento de onda, uma luz amarela tem o seu, e assim por diante. Existem ainda luzes que no tm cores, pois situam-se em faixas invisveis do espectro eletromagntico, como o caso da luz no infra vermelho e no ultra violeta.

Ao lado temos uma demonstrao esquemtica dos comprimentos de onda distribudos no espectro eletromagntico.

Abaixo da faixa de luz que chamamos de visvel temos o ultravioleta, responsvel pelo escurecimento da pele quando nos expomos ao sol. Acima da faixa de luz visvel temos o Infravermelho, que normalmente percebido como calor. Na Terapia LASER de baixa intensidade os LASERs utilizados se situam na faixa do vermelho, com comprimento de onda entre 620 e 780nm, e os LASERs no infravermelho (Near Infrared = Infravermelho curto) de 780 a 1400nm de comprimento de onda. Diferentes comprimentos de onda tm diferentes efeitos fisiolgicos. Maiores comprimentos de onda, como o infravermelho longo (LASER de CO2) so rapidamente absorvidos pela gua das clulas e desta maneira so utilizados em corte de tecidos cirurgicamente. Menores comprimentos de onda, como verde (LASER de Argon) no so to facilmente absorvidos pela gua e assim so comumente utilizados em cirurgia oftlmica, passando pelo lquido ocular e tratando a retina. Alguns dos diferentes LASERs utilizados em medicina: - Infravermelho longo: LASER de CO2 (10.600 nm)- LASER cirrgico - Infravermelho mdio: LASER de holmium YAG (Ho:YAG) (2.100nm) LASER cirrgico - Infravermelho curto e Vermelho: Terapia LASER de baixa intensidade - LASER de vapor de cobre (578nm- amarelo) Terapia LASER de fotodinmica - LASER de Argon (515nm verde e 477nm azul) Cirurgia oftlmica - LASER de Rubi (694nm)- remoo de tatuagens - LASER de estado slido KTP (532nm)- dermatologia - LASER de Alexandrite (720 a 800nm)- corte de ossos - LASER de Ho:YAG (2130 nm)- cirurgia e tratamento de canal (odontologia) 5

- LASER de Er:YAG (2940nm)- cirurgia e obturaes dentrias - LASER Excimer (193, 248, 308 nm)- cirurgia oftlmica e vascular III.b) Potncia A potncia de sada de um mdulo ou diodo LASER medida em Watts(W) ou MiliWatts (mW), da mesma forma que uma lmpada comum. Uma lmpada incandescente de tungstnio comum com 10 Watts de potncia mal d para clarear uma folha de um livro, mas um LASER de 10 Watts tem potncia suficiente para furar o livro! Lmpadas comuns so sempre especificadas quanto potncia utilizada (consumida) para gerao da luz. Assim, uma lmpada de 100 Watts de potncia consome esta energia (100 W) e produz uma radiao luminosa de potncia aproximada de 2 Watts. O restante (98 a 99%) gasto em forma de calor. Os LASERs tm sua potncia determinada pela potncia real emitida. Assim, um LASER de 100mW emitir uma radiao luminosa de 100mW de potncia. A energia do LASER amplificada e condensada ao contrrio de uma lmpada de 10 Watts, cuja luz difusa e espalha-se em vrias direes. A potncia de sada especificada de um mdulo LASER o valor de potncia mxima da luz LASER aps sair do invlucro do mdulo (ou diodo LASER). III.c) Modo de funcionamento Existem LASERs que assim que so acionados permanecem ligados continuamente (CW), at serem desligados. Existem outros tipos que funcionam de forma pulsada, ou seja, esto parte do tempo ligados e parte do tempo desligados.

IV. TIPOS DE LASERS


Os LASERs podem ser divididos quanto a alguns critrios, mas o mais importante o meio ativo, que determina a maioria das propriedades de um LASER. Por este motivo, o nome dos LASERs derivado do meio ativo, e este pode ser um slido, um lquido ou um gs. IV.a) LASERs de estado slido: Os LASERs de estado slido usam um material cristalino slido como meio ativo, geralmente utilizando bombeamento ptico, lmpadas ou um "array" (sequncia) de LASERs de diodo. Podem ser emitidos de forma pulsada, contnua ou semi-contnua.

O primeiro LASER inventado foi o de rubi, em 1960, que utilizava um rubi sinttico com espelhos semi-transparentes nas extremidades de uma cavidade, bombeado por uma lmpada de xenon, cujo flash de cor azul atingia os tomos de cromo do rubi, excitando-os, da iniciando-se a produo do LASER de 694,3 nm de comprimento de onda (vermelho escuro). A maioria dos LASERs de estado slido hoje em dia utiliza um cristal dopado com Neodmio, ou seja, alguns dos tomos do cristal so substitudos por ons de Neodmio, que funcionam como impurezas. Os LASERs de estado slido mais comuns utilizados so: - Rubi (xido de alumnio dopado com cromo): emite LASER de 694,3 nm de comprimento de onda, bem prximo faixa do infravermelho. - Nd:YAG (Ytrium Alumnio Garnet dopado com neodmio):cristal sinttico, emite LASER a 1064 nm (infravermelho). Mais comumente utilizado devido possibilidade de produzir LASER de maior potncia de sada. - Nd:YVO4 (Ytrium Ortovanadatio dopado com neodmio): Cristal mais conhecido como vanadato, um dos mais eficientes cristais utilizados em DPSS de baixa e mdia potncia de sada. Emitem LASER a 1064 e 1340 nm (infravermelho). - Nd:Glass: ao invs de um cristal, um vidro amorfo utilizado como substrato. Emite LASER de forma semelhante ao Nd:YAG, mas sua baixa condutividade trmica exige um resfriamento eficaz em LASERs de mais alta potncia. A principal razo de ser utilizado o Nd:Glass que o meio ativo vidro mais barato para ser produzido.

IV.b) LASERs de diodo: So construdos com materiais semi-condutores (geralmente Ga-As: GalioArsnico), e tm propriedades eltricas caractersticas de um diodo eltrico. O uso comercial deste LASER tem aumentado drasticamente nos ltimos 20 anos, sendo comercializados atualmente cerca de 20 milhes de unidades ao ano, enquanto os outros tipos de LASER atingem milhares de unidades. Os diodos LASER mais comuns so os que emitem no infravermelho, utilizados em CD players e CD-ROMs, e os que emitem no vermelho, utilizados em leitores de cdigo de barra, equipamentos de medio, posicionamento e alinhamento, etc. Em comparao a outros tipos de LASER apresentam vantagens como alta eficincia (mais de 20 % da energia de entrada emitida na forma de radiao LASER), longo tempo de vida, preos acessveis, possibilidade de modular a radiao emitida controlando a corrente eltrica na juno PN, pequeno volume e peso e baixo consumo de energia. IV.c) LASERs DPSS (Diode Pumped Solid State): Hoje em dia estes so os LASERs de menor custo e maior relao custo / benefcio. So de alta eficincia, e com bom controle trmico apresentam eficincia de 40%. A maioria utiliza como meio ativo pequenos cristais de Nd:YAG e Nd:YVO4 bombeados por um diodo LASER de alta potncia que emite no infravermelho. A potncia mxima obtida do LASER 7

proporcional quantidade de energia bombeada no meio slido (cristal), atingindo o mximo quando o cristal estiver saturado, ou seja, todos os ons dopados do cristal estiverem elevados a um nvel excitado. Alm deste ponto, mais energia bombeada no aumentar a potncia de sada do LASER a no ser gerar calor.

IV.d) LASERs a gs: Nestes LASERs o meio ativo um gs a baixa presso que fica contido em um tubo, onde h eletrodos dispostos a uma certa distncia e quando se aplica uma tenso de alta voltagem aos eletrodos, produz-se uma corrente eltrica. Eltrons iro de um eletrodo a outro e neste caminho colidiro com as molculas do gs dentro do tubo ionizando este gs, momento em que haver a produo do raio LASER, que ser emitido pela sada ptica do tubo. O tempo de vida de um LASER a gs dado principalmente pelas condies dos eletrodos, que vo se desgastando com o tempo devido aos choques dos eltrons. - LASER de Helio-Neon (He-Ne): eram os LASERs mais comuns at o surgimento dos diodos LASER nos ltimos anos. A linha mais forte e visvel no vermelho (em 632,8 nm). Comercialmente podem ser produzidos LASERs de He-Ne de 0,5 a 50 mW de potncia. - LASER de Helio-Cadmio (He-Cd): o Cdmio em meio gasoso pode ser transformado em vapor pelo calor (250 graus). Pode produzir LASER em at 12 cores diferentes, todas na regio do violeta (de at 150 mW de potncia) e ultra-violeta (com potncia de at 50 mW). A principal utilizao em laboratrio ptico e holografia. A eficincia deste LASER baixa, 0,02%. - LASER de Vapor de Metal: dentro do tubo h gs inerte e uma pequena quantidade de metal, que pode ser cobre, ouro. Para se obter o vapor do metal dentro deste tubo so aplicadas altas temperaturas ao meio gasoso e por isto o tubo feito de alumina ou zircnia, materiais muito resistentes a altas temperaturas. Podem produzir LASERs no verde, no amarelo (no caso do cobre) e no vermelho (vapor de ouro). So utilizados em testes de equipamentos mdicos. - LASER de Argonio: Na forma de gs Argnio so obtidos LASERs na cor azul (488 nm) e verde (514,5 nm). O LASER de gs Argnio ionizado emite no ultra-violeta. O ganho efetivo de um meio ativo de ons de Argnio bem alto, podendo-se obter LASERs de alta potncia (dezenas de Watts), apesar de terem baixa eficincia. A ignio do LASER feita com um pulso de alta voltagem que ioniza o gs, e uma alta corrente eltrica (mais que 50 Amperes) necessria para manter o LASER em funcionamento. Isto emite grandes quantidades de calor, que deve ser retirado do equipamento de forma eficiente, requerendo-se resfriamento a gua. So utilizados em LASER-Show, cirurgia geral (onde necessria a absoro de comprimentos de onda especficos) e oftalmolgica, medicina forense (medio de fluorescncia) e holografia. 8

- LASER de Kriptonio: bem similar ao LASER de Argnio, mas sua eficincia mais baixa. Produz LASERs principalmente no amarelo e vermelho. A mxima potncia produzida de 100 mW e as aplicaes principais so em LASER-Show devido aos timos efeitos visuais. - LASER de CO2: O LASER de CO2 standard inclui no meio ativo uma mistura de CO2, Nitrognio e Hlio. Alta voltagem eltrica aplicada aos eletrodos em ambas as extremidades do tubo cheio de gs, o que acelera os eltrons do meio e excita as molculas do gs. Altas potncias so obtidas retirando-se o calor produzido atravs de outros gases flutuantes, chegando-se a LASERs de mais de 10.000 Watts, no infravermelho, e com alta eficincia. - LASER Excimer: requerem condies especiais para existirem. Suas molculas so compostas de 2 tomos e s existem no estado excitado, e por menos de 10 nanosegundos. Os feixes LASER so emitidos no ultravioleta e cada fton carrega quantidades altssimas de energia, o que suficiente para quebrar ligaes qumicas entre molculas dos materiais onde incidir o LASER, sendo ideal para marcao corte de qualquer tipo de material, vidro, metal, plstico, etc. So ainda utilizados em tratamentos de correo visual em oftalmologia e corte de tecidos biolgicos. So LASERs de alto custo.

V. CLASSES DE PRODUTOS LASER - SEGURANA


O LASER transfere para os tecidos uma potncia muitas vezes superior a qualquer outra fonte de luz, inclusive dos raios solares. A radiao emitida por um LASER paralela (feixe altamente colimado), o que significa que alm da energia altamente concentrada em um ponto, este feixe quando olhado de frente focado pelas lentes do olho humano em um ponto microscpico que projetado na retina instantaneamente, podendo vaporizar o tecido antes mesmo de se proteger os olhos pelo reflexo de piscar. So raros os acidentes envolvendo LASERs, e quando ocorrem, so devidos ao uso de LASERs de potncia muito alta em meio industrial, onde medidas de segurana foram ignoradas ou em laboratrios onde pessoas, com o tempo, se tornam descuidadas. Os aparelhos de LASER so classificados de acordo com sua potncia e de seus efeitos sobre os tecidos. 9

Classe I Lasers considerados seguros, sob qualquer condio de exposio. Classe II Lasers visveis de baixa potncia que no prejudicam os olhos se no forem olhados diretamente durante mais de 0,25s ; 0,25s o tempo de reflexo do olho luz (tempo que o olho leva para piscar). Potncias de at 1mW. Classe IIIa Lasers de emisso contnua, cuja observao pode causar danos aos olhos quando olhados diretamente ou atravs de instrumentos pticos. Potncias de 1 a 5mW. Classe IIIb Lasers cuja observao direta causa danos aos olhos, assim como a reflexo difusa. Potncia de 5 a 500mW. Classe IV Lasers cuja observao direta causa danos aos olhos. O feixe direto e a reflexo difusa so nocivos aos olhos e pele. H risco de incndio em dependncia do alvo atingido pelo Laser. So necessrios cuidados no uso e acesso controlado aos equipamentos. Potncias superiores a 500mW.

Em 2001 foi revista a Classificao dos Lasers quanto Classe, Norma EN (Europa) e Norma IEC (Internacional). Esta nova classificao mantm 4 grandes classes (1 a 4) e introduz uma verso mais branda das classes 1, 2 e 3 , criando sub-classes 1M, 2M e 3R e abolindo a classe IIIa . Classe 1 So LASERs de baixa potncia que no apresentam nenhum perigo mesmo com exposies prolongadas (no mais do que 8 horas) ou ento so utilizados em equipamentos de maneira que fiquem em locais onde o acesso radiao LASER no seja possvel. - Laser visvel ou invisvel - Potncia menor do que 1 mW. - Exemplo: impressoras a LASER; mdulos LASER de menos que 1 mW. Classe 1M So LASERs de baixa potncia, com alta divergncia ou colimados como feixe de largo dimetro. LASERs que emitem luz visvel no destinada visualizao de forma direta, e em condies normais de operao do equipamento no causam nenhum tipo de dano aos olhos se olhado diretamente por at 1000 segundos. - Laser visvel ou invisvel 10

- Potncia mxima de 1 mW. - Exemplo: Scanner leitores de cdigos de barras; mdulos LASER de at 1 mW. Classe 2 So Lasers de baixa potncia, que emitem luz visvel. LASERs de uso seguro em condies de uso normal, mas j apresentam certo perigo se a pessoa deliberadamente se posicionar de frente ao feixe do Laser por mais do que 0,25 segundos, sem proteger seus olhos com o fechamento das plpebras (resposta natural de averso luz). - Potncia de emisso de 1 mW a 5 mW. - Laser visvel. Classe 2 M Estes j so considerados perigosos quando atingem diretamente a viso, seja olhando-se diretamente para o feixe ou refletido por superfcies especulares (espelhos). No entanto, no h danos aos olhos quando um feixe LASER desfocado refletido em espelhos, desde que mantida a distncia mnima de 13 cm e um tempo de exposio mximo de 10 segundos. - Potncia de emisso de 5 mW a 500 mW - LASERs que emitem feixes no infravermelho. Classe 3R So Lasers de baixa potncia, seguros quando manuseados cuidadosamente. Riscos mnimos por exposio acidental ao feixe. O limite desta classificao de 5x o limite aplicado para os Lasers da Classe 1 (para radiao invisvel) ou Classe 2 (radiao visvel). - Potncia de emisso de no mximo 5 mW na regio do visvel. Esta Classificao semelhante anterior IIIA. Classe 3B So Lasers de mdia potncia, perigosos quando atingem os olhos, geralmente sem dano pele. Reflexo difusa (ou seja, espalhamento do feixe a partir de uma superfcie difusa) geralmente segura. - Potncia de emisso de no mximo 500 mW (para Lasers de comprimentos de onda acima de 315nm). Classe 4 So perigosos at por reflexo difusa (ocorre quando partes diferentes de um feixe incidente em uma superfcie so refletidas em vrias direes), causando danos aos olhos, queimaduras de pele e podendo provocar incndios. preciso ter em mente que diferentes tipos de LASER concentram diferentes quantidades de energia. Assim, enquanto 90% da energia de um raio LASER de CO2 absolvida dentro de uma profundidade de 0,2 mm, esta profundidade aumenta para 0,4 mm com um LASER de argnio e para 2,0 mm com o LASER de Nd:YAG. 11

- Potncia superior a 500 mW. Em qualquer aplicao, deve-se, portanto, sempre evitar olhar diretamente o feixe de luz LASER. Certamente se por acidente, algum olhar diretamente para um feixe por um instante, a chance de ocorrerem danos pequena, mas deve-se sempre evitar esta situao. Quanto aos Lasers teraputicos, o simples fechar dos olhos j suficiente para proteg-los. Pode-se mesmo tratar uma inflamao localizada na plpebra, mesmo que esteja localizada bem em frente pupila, sem risco algum. A razo disto que a plpebra fechada dispersa a luz de maneira que as lentes do olho no conseguem foc-la. Contudo, culos de proteo so sempre indicados, particularmente quando os Lasers tm uma potncia maior ou esto na faixa do Infravermelho. Em qualquer caso os culos de proteo do ao paciente uma sensao de segurana. Tambm proporcionam mais tranqilidade aos terapeutas, que no correm risco de receber eventuais reclamaes por parte de pacientes pela falta de proteo proporcionada pelos culos. Importante ressaltar que o uso de culos de sol para proteo contra LASERs aumenta muito o risco de injrias aos olhos. Isso se deve ao fato de que o mecanismo de filtro dos culos de sol funciona por atenuao de luz em uma faixa larga e no correspondente aos comprimentos de onda dos LASERs mais utilizados em terapia LASER. Alm disso as lentes escuras dos culos fazem com que as pupilas se dilatem e deixem entrar mais luz.

VI. A TERAPIA LASER DE BAIXA INTENSIDADE


LASERs de baixa potncia (intensidade) so talvez os LASERs mais estudados mundialmente e certamente j fazem parte da rotina de uma grande quantidade de consultrios. Uma das razes da popularidade deste tipo de LASER est relacionada ao baixo custo do equipamento e objetividade e simplicidade dos procedimentos clnicos teraputicos a que se destina, alm dos timos resultados que se vem obtendo com as aplicaes em inmeros tratamentos, em diversas reas. Os primeiros LASERs de baixa intensidade estudados foram os LASERs em que o meio ativo era uma mistura gasosa de Hlio e Nenio (HeNe), de comprimento de onda de 632,8 nm (na regio da cor vermelha). Consiste de um reservatrio (tubo) de vidro preenchido com o referido gs, que era acionado por uma fonte de alimentao eltrica de alta tenso. A conduo da luz at o ponto de aplicao se dava atravs de cabo de fibra

12

ptica flexvel o que conferia um baixo rendimento ptico ao sistema, isto , pouca luz chegava ao ponto de aplicao. Aliado caracterstica de baixo rendimento ptico, temos ainda o fato de que este comprimento de onda altamente absorvido por tecido mole, o que compromete muito a penetrabilidade da luz. Estas limitaes tcnicas impuseram a necessidade de se buscar LASERs de baixo custo, com nveis de potncia superiores e com comprimentos de onda que pudessem atravessar o tecido mole sem contudo comprometer a penetrabilidade. Isso foi possvel com o surgimento dos Diodos LASER, que so dispositivos eletrnicos relativamente simples e de custo aceitvel. Os diodos LASER mais utilizados na terapia LASER de baixa intensidade tm como meio ativo o GaAlAs, com comprimento de onda entre 750nm e 850nm, (na faixa do infravermelho) e ainda o AlGaInP, que produz luz com comprimento de onda entre 635 e 670nm (na faixa do vermelho). O incio das aplicaes do LASER na terapia LASER de baixa intensidade Em 1966 o Dr. Endre Mester, professor de cirurgia no Hospital Semmelweis em Budapest, recebeu um novo e diferente equipamento: um LASER de Rubi. Ele havia recebido fundos para estudar a possibilidade de utilizar este LASER no tratamento de combate ao cncer. Ele conduziu vrios experimentos, primeiramente em culturas de clulas, depois em ratos, de maneira a se certificar se a luz LASER (que na poca era novidade e um tipo desconhecido de luz), poderia causar perigo ou resultados inesperados. Foram removidos os pelos das costas de vrios ratos e ento aplicaram-se diferentes doses de luz LASER em metade da rea exposta da pele. A outra metade foi deixada sem tratamento (aplicao do LASER) para se comparar os resultados clnicos. Com pequenas doses de luz nada ocorreu. Com maiores doses o pelo crescia mais rpido na rea sem pelos que recebia as aplicaes: o LASER estava ocasionando um efeito estimulante! Com doses ainda mais altas o efeito estimulante desaparecia e com doses um pouco mais altas o efeito contrrio comeou a aparecer: os pelos do local no tratado com o LASER comearam a crescer mais rapidamente, ou seja, doses muito altas do LASER comearam a causar um efeito inibitrio na rea tratada. Em um outro experimento com um novo grupo de ratos uma inciso cirrgica foi feita e criada uma ferida exposta em cada lado do corpo. Apenas uma ferida era tratada com o LASER e a outra era deixada sem tratamento. Certas doses aplicadas do LASER promoviam a cura da ferida enquanto que uma dose significativamente mais alta inibia a cura. Os resultados destas pesquisas foram publicados em 1967 na Hungria e permaneceram desconhecidos por um longo tempo nos Pases ocidentais.

13

Hoje, quase 40 anos mais tarde, j se tem registro de mais de 2000 diferentes investigaes em mais de 80 pases diferentes sobre os efeitos da Terapia LASER de Baixa Intensidade (em ingls, costuma-se abreviar por LLLT Low Level LASER Therapy). A terapia LASER mais uma opo de tratamento que se pode oferecer ao paciente na clnica diria como um coadjuvante. Observa-se que clnicos de todas as reas esto integrando-se cada vez mais a essa nova ferramenta de trabalho. Como toda tcnica, porm, fundamental que se conhea bem seus princpios bsicos, principalmente porque os efeitos e o mecanismo de ao do LASER so muito mais complexos do que os de uma luz ultravioleta ou de um aparelho de ultra-som, por exemplo. Como toda terapia, para que possa ser bem empregada e para se chegar a um resultado satisfatrio no tratamento imprescindvel conhecer bem a tcnica, assim como a patologia e o paciente, o que s se consegue com uma boa anamnese e um minucioso exame clnico.

VII. MECANISMO DE AO DO LASER TERAPIA DE BAIXA INTENSIDADE

NA

O tratamento teraputico com o LASER no resulta em produo de calor e baseia-se em efeitos fotoqumicos e fotobiolgicos nas clulas e tecidos. Quando o LASER atinge o tecido primeiramente ocorre a resposta primria naquele local. Quando administrada a dosagem ideal certas funes das clulas so estimuladas, especialmente se no local h clulas que se encontram em condies deterioradas, o que comum em pacientes que sofrem de algum tipo de infeco, desordem funcional ou quando o tecido est traumatizado ou lesionado. Como veremos mais adiante, sabido que os cromforos (na forma de porfirinas) tm um importante papel no efeito bioestimulante. 14

Sabe-se que pequenas quantidades de oxignio singlet se formam quando o LASER atinge as clulas. Este um radical livre que influencia a formao de ATP (adenosina trifosfato), combustvel principal das clulas. O xido ntrico tambm pode ter um importante papel. Adicionalmente tem sido observado que o balano de ion calcio nas clulas afetado. A influncia do LASER nos processos oxidativos tem sido demonstrada por Karu e outros. Karu sugere que o citocromo a/a3 (um componente da cadeia respiratria) funciona como um importante fotoreceptor. Isso leva a inmeros efeitos secundrios que tm sido estudados e medidos em vrios contextos: aumento no metabolismo celular, sntese de colgeno e fibroblastos, aumento no potencial de ao das clulas nervosas, estmulo formao de DNA e RNA no ncleo das clulas, efeitos locais no sistema imunolgico, aumento na formao de capilares pela liberao de fatores do crescimento, aumento na atividade dos leuccitos, transformao de fibroblastos em miofibroblastos e diversos outros efeitos. Como resposta secundria aplicao do LASER teramos o efeito sistmico. Estudos tm demonstrado que as clulas nos tecidos irradiados pelo LASER produzem substncias que se espalham pela circulao sangunea e sistema linftico. Com isso tem sido comum a constatao atravs de diversos estudos clnicos e experimentais de que o tratamento de uma leso pelo LASER resulta numa melhora significativa tambm de outra leso de mesma etiologia, situada em outro local e no irradiada pelo LASER, ocorrendo esta melhora em um grau menos acentuado, porm ocorrendo mais eficientemente do que em grupos controle onde o LASER no tenha sido aplicado.

VII.a) MECANISMOS DE ATUAO AO NVEL DAS CLULAS Cada clula contm numerosas clulas chamadas mitocndrias. A funo destas produzir ATP, a forma de energia que pode ser utilizada pela clula para funcionar perfeitamente. A membrana interna da mitocndria um largo coletor de superfcie, dobrada sobre si mesma em vrias camadas, em um pequeno volume de espao. Todas as molculas de nutrientes (gorduras, protenas e glicose) so oxidadas dentro das clulas a piruvato, que o ltimo componente molecular nutriente da cadeia. O piruvato ento trazido para dentro da mitocndria onde desintegrado em CO2 e gua nas imediaes a membrana mitocondrial. A energia de ligao liberada neste processo na forma de energia luminosa e utilizada pelos pigmentos da mitocndria para produzir o ATP. O feixe de LASER apresenta algumas peculiaridades: monocromaticidade, coerncia, direcionalidade e intensidade de brilho. Estas propriedades, na dependncia do tipo de LASER que estiver sendo utilizado, podem produzir um efeito biolgico a nvel celular que consiste, fundamentalmente, na estimulao seletiva das mitocndrias, o que determinar um significativo aumento na produo de ATP. Ou seja, h um incremento 15

no metabolismo "Bioestimulao".

celular.

este

mecanismo

d-se

nome

de

A radiao LASER de baixa intensidade que atinge as mitocndrias induz a produo do ATP. Este ATP o combustvel das clulas e indispensvel ao perfeito funcionamento do nosso organismo, sendo um pr-requisito para o processo de auto-cura em condies de deficincia no organismo. A Osmose s pode ocorrer em clulas cujas membranas estejam ntegras. Caso a membrana celular esteja danificada, nenhum nutriente pode ser transferido atravs das membranas celulares despolarizadas. Uma das mais importantes funes da terapia LASER de baixa intensidade repolarizar as membranas celulares danificadas, possibilitando ento a transferncia dos nutrientes essenciais do sangue para dentro das clulas. Por outro lado sabido que os mastcitos, sendo clulas muito delicadas, ao serem submetidos a diversas formas de "stress" como traumas mecnicos, agentes qumicos, calor, frio, luz ultravioleta, radiao ionizante e outras, atravs do fenmeno da degranulao (que corresponde ao "estouro" destes pela lise da membrana celular, liberando componentes plasmticos ou liberao de grnulos prximos membrana celular por mecanismos de trocas inicas), liberam histamina e heparina. A heparina anticoagulante e a histamina produz aumento da permeabilidade capilar, vasodilatao, incremento da drenagem linftica, e aumento da atividade fibroblstica auxiliando a recomposio tecidual. Estes fatos foram descritos e confirmados por vrios autores, dentre os quais podemos citar Uvns e Bogliolo. A literatura menciona (fato este diariamente comprovado na prtica clnica), o aumento do limiar das terminaes nervosas livres, o que se traduz num efeito analgsico. Existem, ainda diversas citaes quanto estimulao dos sistemas imunolgicos, com um aumento de produo de imunoglobulinas. Existem, ainda, diversas menes relativas ao poder bacteriosttico ou mesmo bactericida dos LASERs de baixa intensidade.

16

VII.b) TEORIA DO BIOPLASMA Experimentos com colnias de clulas proporcionaram o conhecimento e a aceitao da existncia de um relacionamento eletromagntico entre as clulas do corpo humano. Esses experimentos foram realizados atravs de estudo de reaes de dias colnias de clulas. Uma das colnias foi estimulada a entrar em mitose. A segunda, que no foi estimulada, inesperadamente tambm reagiu ao estmulo e passou a se multiplicar. Levantou-se num primeiro momento a hiptese de haver um intercmbio energtico entre as colnias de clulas, a partir de radiaes eletromagnticas extremamente dbeis, situadas na faixa dos raios ultravioleta. Utilizando-se recursos de espectrofotometria, constatou-se que este intercmbio existia, mas no s a partir de radiaes ultravioleta, como 17

tambm a partir de um conjunto de ondas extremamente dbeis na faixa que vai do infravermelho ao ultravioleta. Partindo-se desta evidncia tornou-se bvio inferir sobre a existncia desse mesmo inter-relacionamento entre as clulas do organismo humano. A este contingente energtico, que coexiste com o contingente fsico das pessoas, chamou-se bioplasma. Este bioplasma seria susceptvel de interferncia a partir de alteraes no fsico das pessoas, da mesma forma que alteraes no campo energtico gerariam interferncias no contingente fsico. Com isso, a partir da normalizao energtica do bioplasma, que pode ser obtida a partir da radiao LASER, cessariam as alteraes ocorridas no contingente fsico.

VII.c) EFEITOS TERAPUTICOS DA RADIAO LASER A radiao LASER proporciona os seguintes efeitos teraputicos: EFEITO ANALGSICO

* Carter anti-inflamatrio: este por si s j determina a reduo da dor. * Interferncia na mensagem eltrica: defendida a interferncia da radiao LASER sobre o processo de transmisso do estmulo nervoso que representa a dor. Um dos efeitos do LASER dar manuteno ao potencial da membrana. Como a mensagem eltrica constitui-se numa despolarizao, o processo de inverso de polaridade seria dificultado, e como conseqncia, proporcionaria uma menor sensao dolorosa. * Estmulo liberao da Beta endorfina: estudo realizado com ratos, medindo indiretamente os nveis de Beta endorfinas atravs da medio dos nveis plasmticos de prolactina, demonstrou que provavelmente ocorreram maiores nveis de Beta endorfina aps irradiao do LASER de baixa potncia. * Evita reduo do limiar de excitabilidade dos receptores dolorosos: nos processos inflamatrios o limiar de excitabilidade dos receptores dolorosos reduzido, proporcionando o quadro de hiperalgesia (ocorre dor na presena de um trauma que normalmente no a proporcionaria). Esse fato se deve provavelmente ao da bradicinina. A ao desta substncia e da histamina potencializada pelas prostaglandinas, ou seja, na ausncia das prostaglandinas, bradicinina e histamina tm poucos efeitos no limiar de excitabilidade dor, que permanece em nveis normais. Um dos efeitos bioqumicos do LASER diz respeito interferncia na sntese de prostaglandinas, reduzindo sua sntese. Assim, diminui-se a potencializao da bradicinina, e por conseqncia o limiar de excitabilidade dos receptores dolorosos tem sua manuteno favorecida.

18

* Equilbrio energtico local: este proporcionado pela ao da radiao LASER junto ao bioplasma, e tambm uma das formas de justificar o efeito analgsico proporcionado por esse recurso. EFEITO ANTIINFLAMATRIO

Quando ocorre uma leso tecidual so liberadas substncias (como a serotonina, bradicinina, histamina) que levam formao de outras substncias, entre elas as prostaglandinas. Estas so as principais responsveis pela sensibilizao dos receptores dolorosos aumento da permeabilidade de vnulas e dilatao de artrias e arterolas. Como h conseqentemente um aumento na permeabilidade das veias, ocorre extravasamento de plasma, formando-se o edema. O efeito anti-inflamatrio do LASER poderia ser explicado por: * Interferncia na sntese de prostaglandinas: como estas desempenham papel importante no processo inflamatrio, uma interferncia em sua sntese determina uma sensvel reduo no processo. * Estmulo microcirculao: esta garante um transporte mais eficiente de nutrientes e substncias de defesa regio em tratamento, favorecendo a cura. EFEITO ANTIEDEMATOSO

Uma das fases do processo inflamatrio a instalao do edema, decorrente do aumento da permeabilidade dos vasos e extravasamento do plasma. Este na verdade um processo defensivo do organismo, j que o extravasamento do plasma leva coagulao do lquido extracelular e isola a rea lesionada. Ao mesmo tempo, no entanto, este processo causa uma congesto que dificulta a resoluo do processo. O LASER agiria nos seguintes pontos: * Estmulo microcirculao: assim h melhores condies de drenagem do plasma extravasado que originou o edema. * Ao fibrinoltica: esta ao do LASER proporciona a regulao efetiva do isolamento proporcionado pela coagulao do plasma (o chamado edema duro). EFEITO CICATRIZANTE

Este o efeito obtido com o LASER que mais se destaca. * Aumento na produo do ATP: O LASER aumenta os nveis de produo do ATP celular e assim contribui para o aumento na velocidade da diviso celular. 19

* Estmulo microcirculao: no sistema circulatrio as artrias se dividem e diminuem progressivamente de calibre at que, posteriormente s arterolas, abre-se a chamada rede capilar. Os capilares so vasos de calibre extremamente reduzido e nesta regio que ocorrem as trocas de nutrientes e restos metablicos. Na entrada da rede capilar os esfncteres pr-capilares trabalham alternadamente, abrindo ou fechando a passagem para a rede capilar, e proporcionando distribuio do fluxo sanguneo e conseqentemente alternncia das regies a serem irrigadas. Provavelmente em decorrncia da ao da histamina liberada pela radiao Laser, ocorre paralisao deste esfncter pr-capilar e, como conseqncia, o fluxo sanguneo local se v aumentado. Embora haja ligeiro aumento de temperatura local e at hiperemia restrita, esse fato decorre exclusivamente do aumento do metabolismo local. O Laser um recurso acalrico, no proporcionando aparentemente a dilatao de artrias nem o aumento da permeabilidade de vnulas, como ocorre na administrao de calor. Esse fato acaba proporcionando ao Laser de baixa potncia condies de atuar em alguns quadros onde a administrao do calor, superficial ou profundo, contra-indicada. Com isto grande quantidade de nutrientes levada regio da leso, e somando-se ao aumento da velocidade da mitose celular, a multiplicao celular ocorre com grande facilidade e em grande escala. * Formao de novos vasos sanguneos: esta ocorre de forma acelerada, a partir de vasos j existentes.

VIII. PROFUNDIDADE LASER

DE

PENETRAO

DO

fcil perceber que a luz penetra mais profundamente do que 1 a 2mm nos tecidos. Se iluminarmos nossa mo com uma luz LASER veremos a luz penetrar e observaremos a transluminiscncia. Tambm percebe-se que a luz que mais penetra a vermelha, enquanto que luzes de cor azul , verde e amarela so mais facilmente absorvidas. A luz infravermelha no visvel mas fcil demonstrar que penetra mais profundamente do que a luz visvel (atravs de cmeras com sensor infravermelho). 20

A profundidade de penetrao da luz vermelha tem sido estudada em conjunto com uma tcnica chamada Terapia Fotodinmica atravs da qual HPD (um derivado da hematoporfirina), por exemplo, injetado em uma rea tumoral e ento irradiando-se a rea com uma luz LASER de comprimento de onda 630nm (vermelho). Tem sido demonstrado que a profundidade de penetrao suficiente para resultar em uma resposta biolgica (necrose) em at 10mm de profundidade no tecido. No existe um limite exato da profundidade da penetrao do LASER. Tecnicamente a luz vai ficando mais fraca medida em que penetra mais profundamente a partir da superfcie. Contudo h um limite a partir do qual a intensidade da luz to fraca que nenhum efeito biolgico naquele ponto pode ser registrado. Este limite, quando os efeitos cessam chamado de mxima profundidade de ao. Trabalhando-se em contato com a pele, perpendicularmente e aplicando-se a caneta com ligeira presso, maior profundidade de penetrao pode ser obtida. Muito se tem discutido a respeito da penetrao, absoro e de modo geral, da radiao LASER no corpo humano. Diferenas individuais, regies especficas do corpo, ou mesmo detalhes relativos forma de aplicao tm a capacidade de interferir significativamente no aproveitamento da radiao LASER que se aplica a qualquer indivduo. Jan Tuner e Lars Hode, especialistas e cientistas da rea de terapia Laser indicam que pela experincia de mais de 20 anos com Lasers e trabalho prtico, os efeitos biolgicos do LASER podem ser obtidos em profundidade de 1 a 4 cm do tecido, dependendo do tipo de Laser usado, potncia e alguns outros parmetros. Efeitos sistmicos devido circulao sangunea e outras formas de comunicao no tecido, como o transporte de transmissores ou substncias sinalizadoras ocorrem em nveis mais profundos e de fato, atravs do corpo todo. Em um estudo realizado por Gursoy [Gursoy B, Bradley P F. Penetration studies of low intensity laser therapy wavelengths. Laser Therapy, 1996] foi feita comparao entre a penetrao de Lasers de 660 e 830nm nos tecidos utilizando-se uma cmera CCD, radiometria e detectores isotrpicos. Um LASER de 200mW e 830nm atingiu uma profundidade de 3,5cm com um espalhamento lateral de 2,7cm. Tanto o LASER vermelho quanto o infravermelho apresentaram alta difuso nos tecidos, atingindo os locais vizinhos internamente ao ponto de aplicao. Basicamente podemos enumerar alguns fatores importantes influenciam a profundidade de penetrao e absoro do LASER: VIII.a) Comprimento de onda do LASER: LASERs no vermelho tm uma penetrao menor quando comparados aos LASERs no infravermelho. Um LASER no vermelho de potncia 3mW tem uma mxima profundidade de ao a 6 a 8 mm. Um LASER no vermelho de potncia 7mW tem uma mxima profundidade de ao a 8 a 10 mm. 21 que

Um LASER no infravermelho pode atingir profundidades de at 35mm com uma abertura lateral (dentro do tecido) de 2,7cm de raio.

Aplicao de LASER infravermelho (visualizao atravs de cmera com sensor de infravermelho)

Aplicao de LASER vermelho A profundidade mdia comprovada que o LASER no infravermelho pode alcanar em torno de 2,5 cm. T. Oshiro, pesquisador da rea de LASERs teraputicos, testemunhou a eficincia da penetrao destes LASERs no infravermelho, afirmando que isto se deve ao pico mximo de penetrao no tecido dos LASERs de comprimento de onda por volta de 830nm. Isto torna os LASERs de diodo (de GaAlAs 830nm de comprimento de onda) os mais eficientes sistemas para terapia LASER de baixa intensidade, quando se precisa obter maior profundidade de penetrao, como o caso de aplicaes em fisioterapia e tratamentos de msculos e tendes. Uma das explicaes mais lgicas para explicar o fato de que LASERs no vermelho e no infravermelho so mais eficientes em diferentes 22

profundidades do tecido vivo vem de Albert Einstein, que afirmou que as ondas de maior freqncia so mais energticas do que as ondas de menor freqncia, ou seja, uma onda de maior freqncia traz mais energia em um nico quantum do que uma onda de menor freqncia. Uma onda mais energtica tem maior potencial de interao do que uma onda menor energtica. Ao considerarmos dois tipos de LASER (vermelho e infravermelho) perceberemos que o LASER no vermelho de comprimento de onda 635 / 650nm, menor do que o comprimento de onda do LASER no infravermelho (780 / 830nm), carrega mais energia em seus quanta. Como uma onda mais energtica interage com maior facilidade do que uma onda menos energtica, provavelmente a radiao do LASER vermelho, mais energtica, interage com a superfcie do paciente imediatamente aps sua incidncia, o que no ocorre com o infravermelho, que demora um pouco mais para interagir com as estruturas do organismo do indivduo. O ponto apresentado resulta de especulaes tericas, a partir da comparao dos efeitos causados pelos diferentes tipos de ultravioleta que, por possurem comprimentos de onda diferentes, agem em diferentes nveis da pelo dos seres humanos. Outro fator que provavelmente interfere na penetrao das radiaes a existncia, quantidade e disposio espacial de certas estruturas absorventes. Tais estruturas, como molculas absorventes, em maior ou menor quantidade e dispostas de uma ou outra maneira, interferem na quantidade de radiao absorvida nos diferentes nveis da pele. VIII.b) Potncia do LASER: A potncia do LASER determina quanta energia inicialmente entregue superfcie do tecido que est sendo irradiado pelo LASER. Densidade de energia (Joules / centmetro quadrados ) igual potncia do LASER (em Watts) multiplicada pelo tempo de tratamento (em segundos), dividido pela rea da superfcie irradiada (em centmetros quadrados). Densidade de energia (J/cm)= Potncia (W) x Tempo (seg) rea(cm)

(Veja mais explicaes sobre este item pgina 29). VIII.c) Design da caneta aplicadora: A caneta deve permitir o contato mais direto possvel do LASER com a superfcie a ser tratada e deve ser aplicada sempre que possvel perpendicularmente superfcie para que penetre mais profundamente na pele, diminuindo perdas por reflexo da luz. Outro fator importante a aplicao com ligeira presso para que o sangue abaixo da superfcie seja removido para os lados. A hemoglobina do 23

sangue responsvel pela maior parte da absoro do LASER, e a remoo mecnica do sangue aumenta bastante a penetrao no tecido pois deste modo a barreira mecnica do sangue removida do caminho por onde passar o LASER.

VIII.d) Tipos de caneta aplicadora: Os Lasers de diodo, pela praticidade de manuseio e adaptao de lentes colimadoras do feixe possibilitam o uso de 2 tipos de caneta Laser: * Caneta emissora do Laser em ponto: Esta caneta quando aplicada irradia o Laser com o formato de um ponto. O Laser emitido pelo diodo e ao passar pela lente colimadora, obtem-se um ponto de dimenses em torno de 0,1 cm de dimetro. Normalmente esta caneta Laser indicada e utilizada em aplicaes puntuais, como: - acupuntura - acne em pontos isolados - lceras e ferimentos de pequena extenso - herpes - odontologia (aplicao na gengiva ou em direo polpa dentria) - aftas - foliculites ps depilao - podologia Esta caneta pode tambm ser utilizada para tratamento de reas maiores, sendo o tratamento feito posicionando-se a caneta no local inicial, ali aplicando-se o Laser pelo tempo necessrio, e em seguida posicionando-se a caneta no ponto vizinho, seguindo-se o mesmo padro de aplicao para cada um dos pontos adjacentes na rea a ser tratada.

* Caneta emissora do Laser em rea A maior rea de abrangncia desta caneta, quando comparada caneta emissora do Laser em ponto, torna mais prtica a aplicao do Laser em regies mais extensas, no sendo necessria a mudana contnua de posio da caneta aplicadora. Associada a um Laser de maior potncia, a caneta Laser ideal para tratamento de regies mais extensas, como: - celulite - tratamento capilar - tratamentos estticos em geral - fisioterapia 24

A LASERLine produz canetas Laser emissoras em rea de 1 a 12,5 cm. Veja mais adiante (item XI.b) mais informaes sobre as diferentes canetas que se pode utilizar.

Caneta aplicadora do Laser em ponto e em rea

Na figura acima pode-se verificar a diferena de aplicao entre uma caneta e outra. Em uma rea onde h vrios pontos a serem tratados, a caneta que emite o Laser em rea facilita as aplicaes. possvel no entanto, utilizar a caneta que emite o Laser em ponto em uma rea mais extensa. Para tanto deve-se aplicar o Laser no primeiro ponto, depois passar ao seguinte e assim por diante at tratar toda a rea.

VIII.e) Pigmentao e tipo do tecido: De modo geral a quantidade de radiao absorvida depende, em parte, da quantidade e distribuio espacial das estruturas absorventes (pigmentos) que, de pessoa para pessoa, se apresentam de maneira e em quantidades diferentes. Mesmo num s indivduo diferentes regies do corpo possuem maior ou menor quantidade de estruturas absorventes. Num mesmo indivduo a quantidade de radiao absorvida pode variar acordo com a regio do corpo irradiada. Por exemplo, uma aplicao face anterior do antebrao certamente proporcionar maior quantidade radiao absorvida do que na regio da planta do p, onde normalmente uma epiderme mais espessa. de na de h 25

- Cor da pele: Um indivduo negro absorve maior quantidade de radiao do que um indivduo branco, em funo da maior quantidade de pigmentos existentes. - Tipo de tecido: O LASER penetra sempre mais profundamente em reas onde h mais tecido adiposo. Ossos, msculos e tecidos cartilaginosos so sempre mais resistentes passagem da luz devido a sua maior densidade. Oron (Tel Aviv University, 1996) mediu a penetrao de diferentes LASERs atravs de ossos finos e achatados (tbia de ratos, com espessura de 0.6mm a 0.7mm) e ossos mais densos (fmur de ratos, 3mm). A potncia restante medida aps a penetrao foi de 21%, 23% e 14% para ossos finos e 4,5% para ossos mais grossos. Ossos mais densos, como o osso que circunda o ouvido interno em humanos, reduzem ainda mais a penetrao do LASER. Contudo, pode-se estimar que uma fonte de 100mW de potncia, 820nm de comprimento de onda, colocada em contato com uma superfcie e aplicada com ligeira presso, leva cerca de 104 ftons por segundo cclea.. - Vascularizao do tecido: Tecidos altamente vascularizados (como o tecido muscular) absorvem mais do que tecidos menos vascularizados. Hemangiomas contm muita hemoglobina e necessitam de doses mais altas. - Estado nutricional: O estado nutricional do indivduo tambm tem a capacidade de interferir na radiao absorvida. A pele deve sempre estar limpa e livre de qualquer substncia que possa servir como barreira penetrao do LASER. Quando a aplicao feita distncia h uma menor profundidade de penetrao devido reflexo de cerca de 10 a 20% da luz emitida. Quando aplicado com contato no tecido a perda pela reflexo diminui em 80%.

IX. INTERAO DA LUZ COM OS TECIDOS


IX.a) Reflexo

Uma parcela do feixe de luz que incide no corpo humano reflete formando um ngulo de reflexo igual ao ngulo de incidncia. Conseqentemente esta parcela refletida no absorvida. A parcela refletida ser menor quanto menor estiver o ngulo de incidncia (i = 0) em relao a normal superfcie de separao, e quanto maior fr o coeficiente de absoro do meio de destino. 26

Uma aplicao tpica de LASER em uma pele sem oleosidade, cerca de 4% da luz incidente refletida. IX.b) Refrao

A parcela da luz que penetra em um meio refratada com um ngulo de refrao que depende da relao entre a densidade do meio de origem da luz e a densidade do meio de destino da luz. Se a densidade do meio de destino da luz for maior que a densidade do meio de origem da luz (do ar para a gua) a luz refratada se desvia em direo normal, caso contrrio (gua para o ar) a luz desvia afastando-se da normal. Aproximadamente 96% do feixe de LASER que incide na pele do paciente conseguem transpor as camadas mais superficiais.

IX.c)

Absoro

A parcela da radiao emitida que no sofreu reflexo incorporada pelo corpo humano em diferentes camadas da pele. Certamente a absoro o ponto de maior importncia pois determina quais os efeitos que se obter com a Terapia LASER. Portanto, deve-se sempre zelar para que a maior quantidade de radiao possvel seja absorvida. Assim, as aplicaes de LASER devem ser feitas perpendicularmente ao ponto da aplicao e a regio de aplicao deve ser limpa de modo a no apresentar substncias que venham a se comportar como uma barreira refletora (suor, cremes, pelos em excesso).

X. INDICAES DA TERAPIA LASER DE BAIXA INTENSIDADE


O comprimento de onda de um LASER denota sua cor e so cotados em nanometros (nm). Diferentes comprimentos de onda tm diferentes efeitos fisiolgicos devido absoro do LASER pelos tecidos e pela maior ou menor profundidade de penetrao. O LASER no vermelho (comprimento de onda de 635 nm e 650 nm) tem sido utilizado com grande sucesso em diversos tratamentos, sendo mais efetivo em aplicaes na pele e mucosas. J o LASER no infravermelho 27

(comprimento de onda 780 nm e 830 nm) mais efetivo no tratamento de tendes, msculos e juntas. Os efeitos teraputicos do LASER na terapia LASER de baixa intensidade so: Efeito analgsico: Aumento na produo de Beta-endorfina; aumento na produo de ATP; aumento no potencial de clulas nervosas das membranas; relaxamento da tenso muscular e aumento do limiar da dor; reduo da atividade de trigger muscular; Efeito anti-inflamatrio: Estmulo da proliferao imunolgicas e diminuio do inchao (edema); das clulas

Auxiliar na reparao tecidual: mais eficiente, sem sequelas de cicatrizes; reduo na formao de tecido fibroso; Regenerao celular, muscular e de nervos: Estmulo da mitose em mecanismo de reparao de ossos, epitlio e tecidos musculares; reduo do processo degenerativo no sistema nervoso central; aumento da regenerao dos nervos perifricos aps injrias(acelera o processo de reconexo das clulas nervosas); melhora a sobrevivncia de clulas cerebrais aps isquemia transitria; acelerao da neo-vascularizao; aumento na sntese de colgeno; Aumento da circulao sangunea a nveis superficiais e profundos: aumento da atividade de drenagem linftica e aumento da microcirculao por vasodilatao; regenera vasos linfticos e veias, permitindo que o tecido afetado tenha uma circulao sangunea muito melhor; Aumento na atividade metablica: aumenta a atividade de enzimas especficas, origina maior produo de oxignio e maior nmero de partculas de nutrientes so levadas s clulas, induzindo uma resposta imunolgica maior. (maiores informaes podem ser obtidas no item VII.c desta Apostila)

XI. DOSAGENS
LASERs emitem energia de radiao na forma de um fluxo de ftons, cada um com uma quantidade de energia bem definida. Quando se trabalha com LASERs h 2 coisas fundamentais que deve saber: - O comprimento de onda - A potncia do LASER O comprimento de onda medido em nanometros (nm) e caracteriza a cor do Laser (vermelho, infravermelho) e implica na profundidade de absoro (menor para Lasers vermelhos e maior para infravermelhos). 28

A potncia do LASER medida em Watts (que o mesmo que Joules/segundo) e um fluxo de energia. Um LASER forte tem uma potncia alta e um LASER fraco tem uma potncia baixa. A densidade de potncia mais ou menos o mesmo que intensidade de luz e medida em Watts/cm. Intuitivamente podemos entender que se espalharmos uma luz sobre uma grande rea teremos uma intensidade luminosa menor do que se concentrarmos esta luz em uma superfcie menor. I=P/A * I = intensidade ou densidade de potncia * P = potncia do LASER * A = rea da superfcie A dosagem de irradiao o parmetro mais importante na Terapia Laser, at mesmo mais importante do que o tipo de Laser utilizado (vermelho ou infravermelho), pulsado ou contnuo. Em farmacologia, quando se deseja estabelecer uma dose mdia-padro de um certo medicamento, utiliza-se como parmetro de medida a proporo entre a dose necessria e o peso corporal de cada indivduo a ser tratado, indicando-se por exemplo, quantidades de 1 mg por quilo de peso. J na dosificao do Laser, um recurso fsico, a unidade posolgica a densidade energtica, ou seja, a quantidade de energia por rea. A dosagem medida em Joules/cm. Para induzir um efeito bioestimulante timo, a dosagem de irradiao tem um limite superior e um inferior, com um ponto timo entre os dois limites. Se a dosagem muito baixa, pode-se no ter nenhum efeito biolgico alcanado. Caso seja muito alta, excedendo os nveis de bioestimulao, pode no haver qualquer efeito ou ainda obter-se um resultado negativo (inibidor). Doses mais baixas aplicadas com espaamento de 1 a 7 dias entre as sesses, so mais recomendadas do que aplicao de uma dose mais alta e nica (Laor et al 1965; Abergel et al 1986). A maioria dos autores afirma que a energia a depositar num tecido por unidade de superfcie deve se situar entre 1 e 6 J/cm, sendo porm o clnico que dever definir a dosagem para cada paciente, levando-se em considerao o tipo de patologia, a profundidade da leso, seu tempo de durao (se crnica ou aguda), o tipo de tecido, a idade do paciente e sua condio sistmica, entre outros itens analisados na anamnese. Cada tratamento utiliza uma determinada dosagem (fluncia em Joules / cm) em funo do efeito teraputico que se quer obter. Numerosos estudos vm sendo realizados e atualmente j existem dosagens determinadas para cada terapia de acordo com o local a ser tratado, o LASER utilizado e a profundidade a ser atingida. 29

De acordo com o Dr. Joseph Cools, autor de estudos cientficos importantes (como La terapia LASER Hoy Editora Meditec Barcelona - Espanha) temos as seguintes dosagens em funo dos efeitos: analgsico .................................. de antiinflamatrio:......................... de regenerativo (cicatrizante).......... de circulatrio: ............................... de 2 a 4 Joules / cm 1 a 3 Joules / cm 3 a 6 Joules / cm 1 a 3 Joules / cm

A dosagem diz respeito unidade de superfcie irradiada e no totalidade de irradiao do paciente nem da leso independente. Outro fato a considerar que, quando desejamos um efeito antiinflamatrio, antes de dosar a radiao a ser utilizada importante observar o estado da rea. Inflamaes agudas................ utilizar doses mais baixas (1 a 3 J/cm) Inflamaes subagudas........... dosagem mdia (3 a 4 J/cm) Inflamaes crnicas: ............ doses mais altas (5 a 7 cm). Muitos autores acreditam que no devemos ultrapassar uma densidade de energia de 12 Joules por unidade de superfcie, pois ento poderamos causar um efeito inibidor. Efeito estimulador............................ abaixo de 12 J/cm Efeito inibidor.................................. acima de 12 J/cm Quanto s diferenas individuais entre pacientes, poderamos citar: Indivduos de pele mais escura: ..... doses menores do que para os de pele mais clara Indivduos mal nutridos: .................. doses mais altas Regies de epiderme mais espessa: .. doses mais altas Estado de stress e ansiedade: ........... doses mais altas

Na prtica as dosagens (em Joules/cm2) j so conhecidas e indicadas para os diversos tratamentos em terapia Laser. De acordo com a caneta aplicadora Laser (emissora de ponto ou rea) o que normalmente se calcula o tempo de aplicao. XI.a) DOSAGENS EM ACUPUNTURA

Em acupuntura, especificamente, pesquisadores aconselham a utilizao de dosagens por ponto ou por tempo (1 minuto por ponto): Para estmulo ou ativao de pontos = 1 a 5 Joules por ponto Pontos de trigger muscular = 1 a 2 Joules por ponto Pontos de baixa resistncia eltrica e alta sensibilidade = 0,5 a 1 Joule por ponto Veja mais informaes na Apostila de Terapia Laser em Acupuntura. 30

XI.b) Clculo da dosagem A unidade Joules (J) indica quantidade de energia. Um Joule a energia gerada quando 1 Watt de potncia irradiado pelo tempo de 1 segundo. A dosagem a quantidade de energia conduzida para dentro do tecido. importante saber se esta energia conduzida atravs de um ponto pequeno (por exemplo, 1 mm) ou atravs de uma rea mais extensa. Desta maneira, para tratar superfcies como feridas, lceras, etc, sempre melhor expressar a dosagem como densidade de energia, ou seja, em Joules/cm. Como 1 J = 1 W x seg, a dosagem (D) pode ser calculada da seguinte maneira: Densidade de energia (J / cm) = (Potncia (W) x Tempo (Seg) Onde: D = Dosagem do Laser (indicada para o tratamento) P = Potncia do LASER utilizado (fornecida pelo fabricante do equipamento) T = Tempo de irradiao A = rea da superfcie tratada (rea da caneta Laser utilizada) Exemplificando (utilizao de caneta Laser de 50mW, emissora de ponto): D = 5 J/cm P = 50 mW (= 0,05 W) T = ??? A = 0,1cm (rea de 1 ponto) 5 (J / cm) = 0,05 (W) x Tempo (Seg) 0,1 (cm) ...chegamos ao Tempo de aplicao de 10 segundos Assim, conclumos que para aplicar em um ponto (de 0,1cm = 1mmx1mm) uma dosagem de 5 Joules/cm utilizando a caneta LASER de 50 mW de potncia, o tempo de aplicao deve ser de 10 segundos Terminado o tempo de 10 segundos, pode-se aplicar a caneta no ponto vizinho, e ali permanecer por mais 10 segundos, para aplicar tambm naquele local a energia correspondente a 5 Joules/cm. Ou seja, quando se trabalha com a aplicao de dosagens em J/cm, cada ponto de aplicao (da rea de tratamento) deve receber a mesma dosagem. Se a rea a ser tratada tiver uma extenso de aproximadamente 1 cm (como uma rea de formato circular, como na figura abaixo) dever ser aplicada a caneta Laser em cada um dos 10 pontos vizinhos at se tratar toda a rea. Esta quantidade de pontos / reas so relativas e tomadas como exatas apenas para exemplificao da teoria. 31 rea (cm)

Na prtica no necessrio saber exatamente qual a extenso da rea a ser tratada. Basta saber qual a dosagem que ser utilizada (em Joules/cm) e ir aplicando a caneta Laser em cada um dos pontos a serem tratados.

Analisando a frmula do clculo da dosagem, temos: - Quanto maior a potncia do LASER utilizado, menor o tempo de aplicao necessrio; - Para dosagens mais altas, so necessrios tempos de aplicao maiores; - Canetas LASER de maior rea de abrangncia permitem que se aplique a dosagem na rea sem ter que reposicion-la constantemente para os pontos vizinhos; Ao final desta Apostila voc encontrar as Tabelas com indicaes de tempo de aplicao em funo das potncias dos Lasers e reas das canetas aplicadoras.

XI.c) Canetas emissoras de ponto e de rea Quando tratamos reas pequenas, normalmente utilizamos canetas Laser emissoras de ponto. Estes Lasers podem ser no vermelho ou infravermelho, dependendo do tipo de tratamento e rea que se quer irradiar. Hoje em dia, com o advento dos Lasers de diodo, temos acesso a canetas Laser emissoras de rea sem necessidade de se utilizar fibras ticas ou lentes divergentes frente da caneta Laser. Estes recursos eram utilizados antigamente, quando no se tinha outra opo a no ser utilizar outros tipos de Lasers (com menor potncia, maior dificuldade de manuseio, menor tempo de vida, mais alto custo de manuteno). As canetas Laser emissoras de rea abrangem uma regio maior a ser tratada com uma s aplicao, evitando-se ter que reposicionar a mesma nos diversos pontos vizinhos para tratar uma rea mais extensa. Associadas a Lasers de maior potncia so a melhor escolha para tratamento de reas mais extensas com menor tempo de tratamento. Exemplificando: Aplicao do Laser em uma ulcerao na pele com aproximadamente 9cm (3cm x 3cm) de extenso.

32

Caneta Laser de 300mW de potncia, emissora do Laser em rea.

* Utilizando a caneta Laser de 300mW emissora de rea (conforme figura acima), qual o tempo necessrio para ali aplicar a dose de 4J/cm ? D P T A = 4 J/cm = 300 mW (= 0,3 W) = ??? = 9 cm (rea da caneta Laser)

4 (J / cm) = 0,3 (W) x Tempo (Seg) 9 (cm) ...chegamos ao Tempo de aplicao de 120 segundos (= 2 minutos)

33

Caneta Laser de 50mW de potncia, emissora do Laser em ponto

* Utilizando a caneta Laser de 50mW emissora de ponto (conforme figura acima), qual o tempo gasto para ali aplicar a dose de 4J/cm ? D P T A = 4 J/cm = 50 mW (= 0,05 W) = ??? = 0,1 cm (rea da caneta Laser)

4 (J / cm) = 0,05 (W) x Tempo (Seg) 0,1 (cm) ... chegamos ao Tempo de aplicao de 8 segundos (para tratar a regio de 0,1cm) ... como a rea total a ser tratada tem 9cm (dentro desta rea temos aproximadamente 90 pontos de 0,1cm) ... para tratar a rea total de 9cm levaramos 720 segundos (= 12 minutos). Alm do maior tempo gasto no tratamento, teremos que reposicionar a caneta Laser ponto a ponto (em cada um dos 90 pontos dentro daquela rea do tratamento) at se irradiar toda a regio com o Laser. Assim, conclumos que para tratar de reas mais extensas seriam bem mais indicadas as canetas Laser de maior potncia e rea de abrangncia.

XII. TCNICAS DE APLICAO DO LASER


34

XII.a)

ESCOLHA DO LASER: VERMELHO OU INFRAVERMELHO

- Aplicaes em tecidos superficiais (pele e mucosa): Recomenda-se o LASER no vermelho, cuja penetrao na pele em torno de 6 a 8 mm. - Aplicaes em tecidos mais profundos (articulaes, juntas, msculos e ossos) e pontos de acupuntura: Recomenda-se o LASER no infravermelho, cuja profundidade de penetrao pode chegar a 2,5 cm.

A figura acima ilustra a profundidade de penetrao em funo do comprimento de onda do LASER: A luz do LASER vermelho (comprimento de onda menor) distribuda pelo tecido com um formato circular. A luz do LASER infravermelho (comprimento de onda maior) se distribui com um formato mais oval, atingindo profundidades maiores no tecido. Perceba que com a difuso do LASER dentro do tecido, os efeitos teraputicos se estendem tambm aos locais adjacentes aplicao do LASER. Com isso pode-se fazer as aplicaes mantendo-se um certo distanciamento entre um ponto de aplicao e outro.

XII.b)

POSICIONAMENTO DA CANETA 35

Sempre que possvel recomenda-se a aplicao da caneta LASER com contato. A nica exceo seria o caso de aplicao em feridas (ulceraes) abertas, onde as consideraes sobre assepsia excluiro essa possibilidade de aplicao. Contudo alguns terapeutas utilizam-se de filme plstico transparente adaptado caneta LASER, o que permite a aplicao com contato mesmo nestes tipos de leses. Nas aplicaes distncia, recomenda-se sempre o posicionamento fixo da caneta LASER a uma distncia em torno de 0,5 cm ou menor, quando houver possibilidade. Abaixo seguem as orientaes quanto mais indicada tcnica de aplicao da caneta LASER na regio tratada : - Perpendicular pele: para que penetre mais profundamente na pele, diminuindo perdas por reflexo da luz. - Com ligeira presso: a leve distenso da pele causada pela presso durante a aplicao diminui consideravelmente a reflexo da luz e permite que maior nmero de ftons atinja o tecido alvo do tratamento, em especial quando este est localizado mais profundamente. Outro resultado importante obtido com a caneta ligeiramente pressionada a remoo para os lados do sangue abaixo da superfcie da aplicao. A hemoglobina do sangue uma substncia cromfora aos comprimentos de onda vermelho e infravermelho, sendo responsvel pela maior parte da absoro do Laser. A remoo mecnica do sangue aumenta bastante a penetrao no tecido pois deste modo a barreira mecnica do sangue removida do caminho por onde passar o Laser. - Limpar muito bem a regio a ser irradiada, removendo ao mximo suor, cremes, pelos em excesso. - No tratamento associado a tratamentos tpicos, recomenda-se aplicar o Laser previamente: o Laser estimula a circulao sangunea na regio da aplicao e com isso possibilita uma melhor absoro de medicamentos (xampus, loes, tnicos, complexos tpicos vitamnicos) aplicados posteriormente.

36

- Em feridas ou ulceraes abertas, evitar o contato da caneta com a superfcie, mantendo-se uma distncia mnima possvel (em torno de 0,5 cm). Nestes casos recomenda-se aplicao do LASER nas bordas da ulcerao, em pontos distanciados.

37

XII.c)

DOSAGEM

A dosagem a ser utilizada depende do efeito teraputico que se necessita obter, analgsico, anti-inflamatrio, regenerativo ou circulatrio. A tabela prtica no final dos textos aqui mostrados resume as dosagens mais utilizadas nos diversos tratamento e reas. Pacientes idosos, crianas, pessoas com sistemas auto-imunes deficientes devem receber inicialmente dosagens menores. (veja mais no item XI).

XII.d)

TIPO DE CANETA LASER: EMISSORA DE PONTO OU REA

- Para reas puntuais ou de pequena extenso aconselha-se o uso de canetas Laser emissoras de ponto. Esta caneta permite que se aplique a dosagem ideal, concentrando toda a potncia do Laser na rea que se quer tratar, sem desperdiar a energia do Laser em outras reas que no requeiram tratamento no momento. Para reas puntuais, mesmo as canetas Laser de menor potncia so bastante eficientes e o tempo de tratamento pequeno. - Para reas mais extensas, em especial nos tratamentos em esttica corporal e fisioterapia, sem dvida as canetas Laser emissoras em rea so essenciais. Aliadas potncia mais alta do Laser diminuem consideravelmente o tempo de tratamento e evitam a mudana repetida da posio da caneta Laser ponto a ponto. Alguns tratamentos utilizam ambas canetas para uma eficincia maior, como em Fisioterapia, onde estudos clnicos preconizam a aplicao inicial ponto a ponto na rea lesada (ao longo do msculo ou articulaes), finalizando-se com uma aplicao do Laser abrangendo a rea toda.

XII.e)

NMERO DE SESSES

O nmero de aplicaes varia em funo do tratamento e da resposta do paciente terapia. Para evitar soma de estmulos e conseqente reduo da eficincia da terapia LASER, indicam-se aplicaes de uma a duas vezes por semana; em alguns poucos casos aumentamos essa freqncia para trs vezes por semana. Procurar manter sempre um intervalo de 1 dia entre as aplicaes. Se aps cinco ou seis aplicaes no observarmos nenhum tipo de recuperao ou melhora aconselhvel que se avalie as dosagens empregadas. O nmero total de sesses pode chegar a 15, 20 ou mais. No h contraindicaes para se continuar o tratamento por mais tempo. Sugere-se no entanto, que em casos de terapias mais prolongadas, se intercale pequenos perodos de tempo sem a aplicao do LASER. 38

Exemplo: aplicao em lceras varicosas, que normalmente necessitam de 3 a 4 meses para total cicatrizao, seria mais indicado intercalar um perodo de 10 dias sem aplicaes a cada 10 sesses (normalmente feitas dia sim, dia no). So relatados casos de exacerbao de sintomas em certos pacientes com posterior remisso rpida, efetiva e duradoura do quadro.

XII.f)

TEMPO LIMITE DA TERAPIA

Sugere-se aplicao do Laser em sesses que sejam de no mximo 45 minutos. Aps este tempo, tido como excessivo, h provvel decrscimo da efetividade da radiao em virtude da diminuio do contraste luminoso.

39

XIII. BENEFCIOS E VANTAGENS


O LASER de baixa intensidade tem sido comprovado como uma terapia capaz de oferecer uma cura muito mais eficiente quando comparado a outras modalidades eletroteraputicas, especialmente nos estgios iniciais de injrias agudas e para problemas crnicos. A aplicao do LASER um mtodo universal de tratamento de msculos, tendes, ligamentos, tecido conjuntivo, ossos e pele com um nico equipamento de Terapia LASER. Melhores resultados so obtidos quando se utiliza o LASER como coadjuvante nos diferentes tratamentos. Para atletas, como exemplo, a terapia LASER muito importante j que no um tratamento invasivo, no depende de aplicao de medicamentos e pode ser aplicada no dia da competio sem riscos. Em acupuntura, como substituta das agulhas, proporciona um tratamento com menos estresse, em especial para pessoas com averso s agulhas, e em especial, crianas.

40

XIV. CONTRA INDICAES E PRECAUES


No h contra-indicaes absolutas terapia LASER. Contudo sempre melhor prevenir do que remediar quando se trata de pacientes de alto risco. 1) Cuidado com os olhos: O feixe de LASER NUNCA deve ser dirigido diretamente aos olhos, pois causa leses irreversveis na retina podendo causar a perda da viso. Para minimizar os riscos de leso na retina, aconselha-se que pacientes e terapeutas utilizem culos de proteo, e mesmo com o uso destes, no olhar diretamente para o feixe. 2) Evitar aplicaes em tumores: indutor ou acelerador do crescimento efetuados em seres vivos. Contudo, diretamente sobre tumores pois as desconhecidas. O LASER nunca foi relatado como de tumores em nenhum dos estudos o LASER no deve ser aplicado conseqncias precisas ainda so

3) Medicamentos fotossensveis: Pacientes que estejam realizando tratamento com medicamentos fotossensveis no devem receber aplicaes de LASER, salvo se tiver o conhecimento do comprimento de onda a que o medicamento sensvel e este no for igual ao comprimento de onda do LASER. 4) Portadores de marca-passos 5) Pacientes com histrico de arritmias cardacas e inexplicveis dores no peito: LASER aplicado na rea para-espinal meio-torcica (Th4-7) pode induzir um espasmo coronrio transiente e/ou arritmias em raras ocasies. 6) Pacientes grvidas: O LASER no deve ser aplicado diretamente sobre o feto. O mesmo se aplica aos chamados pontos proibidos da acupuntura (Hegu (LI4), Sanyinjiao (SP6) e pontos na regio lombo-sacral) para evitar contraes uterinas. Contudo, nuseas e vmitos (hyperemesis gravidarum) podem ser tratados com a aplicao do LASER no ponto Neiguan (PC6) (de acupuntura). 7) Pacientesa epilticos: Luzes pulsadas (especialmente a 5 a10 Hz de freqncia) podem induzir ataques de epilepsia. 8) Glndulas endcrinas: De acordo com estudos realizados na Espanha, glndulas parecem ser sensveis luz. Sendo assim o LASER deve ser evitado de ser aplicado diretamente sobre glndula tireide, a menos que se deseje ativar a funo da tireide.

41

9) Pacientes com prteses: Apesar do LASER no aumentar a temperatura de tecidos profundos (msculos, cartilagens, ossos) ou materiais utilizados em prteses, alguns pacientes mais sensveis podem apresentar reao ao LASER aplicado sobre prteses, com um aumento temporrio de sensao de dor. 10) Pacientes com eczemas solares ou hipersensibilidade luz solar: Pode haver reao terapia LASER quando alta densidade de ftons utilizada. A radiao na pele escura ou com tatuagens podem causar reaes trmicas. 11) Interaes hematolgicas: No h evidncias que a Terapia LASER possa induzir trombose ou tempo de sangramento aumentado. Ao contrrio, a terapia LASER indicada por seu efeito antiinflamatrio e analgsico, aliviando os efeitos de feridas, fraturas e injrias a tendes. O aumento na microcirculao e sistema linftico previne a estase e reduz edemas j existentes, formando a base para uma rpida recuperao. 12) Infeces bacterianas agudas no devem receber aplicaes diretas de LASER. 13) Aplicaes em ulceraes de pele: entre a caneta e a leso. manter uma distncia mnima

14) Hemorragias: devido ao aumento da circulao sangunea ser estimulada pelo LASER, no se recomenda a aplicao nestas reas. 15) Pacientes sob tratamento com drogas imunossupressoras

42

CULOS DE PROTEO

muito importante frisar que o LASER Infravermelho quando em funcionamento, pode ser visualizado apenas como um ponto levemente avermelhado. Aconselha-se NUNCA olhar diretamente para a sada da caneta LASER quando esta estiver em operao, e sempre utilizar culos de proteo adequados. Durante as aplicaes paciente e terapeuta devem utilizar os culos de proteo que acompanham o equipamento. Os culos com lentes verdes filtram em parte o Laser na faixa do vermelho, e os culos com lentes escuras (tonalidade preta), filtram em parte a luminosidade do Laser no infravermelho. Mesmo que esteja utilizando os culos, nunca olhe o feixe diretamente. culos para utilizao com Laser na faixa do vermelho (635 a 670nm)

Caractersticas do Produto culos de segurana constitudo de armao convencional de nilon, hastes tipo esptula, com filete metlico interno, protetores laterais multiperfurados e lentes de policarbonato verde. Os protetores laterais e hastes so articuladas na armao atravs de rebites metlicos.

Aplicaes 1) Proteo dos olhos do usurio contra impactos de partculas volantes multi-direcionais 2) Proteo dos olhos do usurio contra luminosidade intensa. As lentes de cor verde filtram em parte a radiao de comprimento de onda na faixa do vermelho (635 a 670nm de comprimento de onda). Com esta filtragem seletiva da luz vermelha o terapeuta pode observar a rea tratada por um tempo maior, quando h necessidade, com menos desconforto aos olhos. O ponto Laser visualizado com mais detalhamento e com menos espalhamento do brilho do Laser ao redor do ponto central de projeo. 43

culos para utilizao com Laser na faixa do infravermelho (780nm)

Caractersticas do Produto culos de segurana constitudo de hastes regulveis, lente nica, tonalidade IRUV 5, com proteo lateral em uma s pea em duropolicarbonato com tratamento anti-risco. Filtra ultra-violeta e em parte o infravermelho. Aplicaes 1) Proteo indireta dos olhos do usurio contra luminosidade ultra-violeta e infra-vermelha. As lentes de cor escura tonalidade IRUV 5 filtram em parte a radiao de comprimento de onda na faixa do infra-vermelho (780 a 808nm de comprimento de onda). Com esta filtragem seletiva da luz vermelha o terapeuta pode observar a rea tratada por um tempo maior, quando h necessidade, com menos desconforto aos olhos.

NO RECOMENDADO OLHAR-SE DIRETAMENTE PARA O LASER EMITIDO, MESMO COM O USO DO CULOS, POIS ESTE NO POSSUI FILTRO SELETIVO PARA A LUZ LASER. OS CULOS VISAM DIMINUIR A RADIAO LUMINOSA QUE ATINGE OS OLHOS, PROPORCIONANDO MAIOR CONFORTO E PROTEO. TM TAMBM COMO OBJETIVO AUMENTAR O CONTRASTE, A REDUO DO OFUSCAMENTO E A PERCEPO DA COR. MUITO CUIDADO RECOMENDADO AO SE TRABALHAR COM O LASER INFRA-VERMELHO, POIS ESTE INVISVEL AOS OLHOS. OS CULOS VISAM DIMINUIR A RADIAO LUMINOSA QUE ATINGE INDIRETAMENTE OS OLHOS, PROPORCIONANDO MAIOR CONFORTO E PROTEO.

44

XV. REAS DE APLICAO DA TERAPIA LASER


Abaixo seguem indicaes da Terapia LASER nas diversas reas da medicina e tratamentos onde se vem utilizando o LASER com resultados satisfatrios. Mais adiante sero listadas as dosagens (em Joules/cm) nos diversos tratamentos citados. Dermatologia e esttica Odontologia Acupuntura Fisioterapia Veterinria Otorrinolaringologia Ginecologia Traumatologia Medicina esportiva Podologia

45

TRATAMENTOS DE PELE, MUCOSAS, NERVOS Dentre as inmeras aplicaes do LASER, as terapias mais estudadas durante os ltimos anos tm sido em especial sobre os tratamentos de ulceraes, feridas, tratamento da dor e regenerao nervosa. Os resultados de estudos cientficos e testes clnicos comprovam a eficcia do LASER no tratamento de feridas, queimaduras, ulceraes, tecidos cicatriciais, com rpidos efeitos.

LCERAS e FERIDAS Os resultados de maior sucesso obtidos com a aplicao do LASER so os tratamentos de cura de feridas e ulceraes de diversas etiologias (queimaduras, laceraes de pele, feridas cirrgicas, lceras decorrentes do Diabetes, de decbito, lceras venosas, etc). O LASER comprovadamente proporciona a cicatrizao total em um tempo bem menor. A lcera de decbito ocorre comumente em reas submetidas a alta presso pelo peso corporal sobre salincias sseas. Os indivduos lesados acabam adquirindo Sndrome do Imobilismo decorrente principalmente de leses neurolgicas em que h perda da sensibilidade e controle motor e perodo de internao hospitalar prolongado. O tratamento com Laser de baixa potncia em lceras de decbito foi a primeira aplicao prtica do conceito de biomodulao realizada pela equipe de Mester (1966). O incio do tratamento com o LASER deve ser o mais precoce possvel, essencial para minimizar o sofrimento do paciente e maximizar o potencial benfico. O objetivo principal do tratamento acelerar a reepitelizao e eventualmente o fechamento da lcera, atravs do incremento da vascularizao na rea assim como a neoformao de vasos. Como aplicao complementar recomenda-se a aplicao do LASER nos principais gnglios e ao longo dos vasos linfticos associados ao local da lcera. Estudos in vitro e in vivo tm demonstrado resultados excelentes, em especial no tratamento de lceras crnicas e de difcil soluo. As aplicaes iniciais nas bordas da ulcerao devem ser de no mnimo 4 J/cm, acompanhando-se a evoluo do caso. Em ulceraes onde a resposta seja pobre ou alcance um plat, deve-se considerar o aumento da dosagem. Em determinadas circunstncias dosagens de at 12 J/cm podem ser aplicadas.

46

Evidncias sugerem que as aplicaes iniciais do LASER diretamente sobre o centro da lcera devem ser de 1,5 a 2,5 J/cm, eventualmente aumentando-se esta dosagem para valores no maiores do que 4 J/cm. Dose indicada: 4 a 8 J/cm, puntual aos redor da lcera (em feridas superficiais as doses podem ser mais baixas) 1,5 a 2,5 J/cm em rea, aps a aplicao ponto a ponto (para finalizar a sesso). 3 a 5 J/cm puntual nos principais gnglios linfticos associados ao local da lcera. Mtodo de tratamento: Realizar primeiramente a higiene da lcera - Utiliza-se o soro fisiolgico para a limpeza pois este no destri o desenvolvimento do tecido de granulao. A lcera dever estar limpa, sem necrose e/ou fibra, sem resduo de pomadas e sem tintura que por sua vez mude a tonalidade do tecido, pois isso pode fazer o papel de filtro para alguma frequncia de luz til na terapia. Retirar o tecido necrosado ou fibroso sem danificar os tecidos nobres, para que os efeitos regenerativos do Laser possam ocorrer.

* Aplicao ponto a ponto, nas margens da ulcerao

* Aplicao zonal final

47

Aplicar o Laser a uma distncia em torno de 0,5 a 1 centmetro.

Aplicar o Laser nas bordas da lcera, ponto a ponto, mantendo um espaamento em torno de 1,5 cm entre os pontos. Nos estgios iniciais pode-se aplicar o LASER at 2 vezes ao dia, conforme a disponibilidade. Posteriormente, a cada 2 dias; aps 10 sesses, indica-se uma pausa de 10 dias, retornando-se s aplicaes caso seja necessrio, at o fechamento completo. Toda a regio afetada pelo distrbio vascular deve ser irradiada, ou seja, os pontos de aplicao devem se estender s regies no ulceradas, porm visivelmente afetadas. lceras de origem arterial normalmente so mais resistentes ao tratamento, e nas de origem venosa a cicatrizao mais facilmente obtida. O tempo de tratamento normalmente longo, podendo se estender por meses nas lceras crnicas.

HERPES O Herpes simples (VHS1) uma patologia comum na clnica, de difcil soluo teraputica e grande desconforto para o paciente. Os melhores resultados so obtidos quando se aplica o LASER no estgio prodrmico do Herpes. Sabe-se que cada paciente portador do VHS1 tem seu local favorito de manifestao das vesculas. O paciente sente um prurido ou um ardor caracterstico antes da erupo das vesculas e assim possvel antecipar onde a leso ir se manifestar. nessa fase que a aplicao do LASER mais recomendvel, porque clinicamente sabemos que a irradiao LASER desfavorece a erupo das vesculas. Alguns autores acreditam que muito interessante a aplicao do LASER na fase de vescula pois quando h o afloramento do vrus, e irradiando nessa fase obteremos um enfraquecimento do DNA viral. Outros autores, porm, acreditam que o LASER nesse tipo de patologia estimula o vrus e presumem que o efeito antiviral depende do efeito estimulante da imunidade do paciente. Concordam os autores, porm, que existe uma ao analgsica, regenerativa e reparadora bastante eficaz em qualquer fase em que se aplique o LASER, ainda que em cada fase e ao ocorra de maneira diferente. E mesmo nos estgios mais avanados da manifestao, como a fase pserupo e rompimento das vesculas, podemos aplicar o LASER com a 48

finalidade de diminuir os sintomas (dor e aspecto desagradvel) e acelerar o processo de reparao tecidual. Quando se aplica o LASER nos primeiros estgios da Herpes (dentro das primeiras 24 horas) um visvel efeito virusttico obtido. Pacientes sentem um subjetivo alvio na sensao de dor e sensibilidade. Objetivamente se observam efeitos anti-inflamatrio e virusttico que conduzem descontinuao na expanso das vesculas herpticas, edema e eritema e resultando no rpido desaparecimento e secagem das vesculas, diminuindo o tempo de cura pela metade. Quando se inicia a terapia na fase inicial do aparecimento do Herpes Simplex (fase prodrmica), antes da erupo das vesculas, estas nem chegam a aparecer ou ento se manifestam de forma muito mais branda. Em alguns casos pode aparecer uma crosta no local das vesculas do Herpes dentro de algumas horas depois de irradiadas com o LASER e em outros casos se evita as duradouras e desagradveis manifestaes supurativas. O LASER acaba encurtando o tempo de cura pela metade e tambm muito indicado para tratar a neuralgia ps-herptica. Existem indcios de que caso as crises de Herpes sejam tratadas sistematicamente atravs da terapia LASER, o intervalo entre crises tende a aumentar, o que poder significar que a terapia LASER tem uma influncia de longo termo sobre o vrus causador do distrbio. Vrios estudos clnicos demonstraram que: A aplicao do LASER, na maioria dos casos, acaba impedindo que as vesculas voltem a aparecer naquele local da aplicao. Com o LASER as recidivas ocorrem com um intervalo cada vez maior de tempo, e na maioria dos casos, no ocorrem mais. Quanto mais precocemente fr aplicado o LASER, mais rpidos sero os resultados, chegando-se a impedir o aparecimento das vesculas. No caso do Herpes Zoster as infeces secundrias podem ser prevenidas devido a uma atividade aumentada dos macrfagos. O Herpes Zoster uma condio clnica muito mais atemorizante, no s pela dor aguda que causa, mas tambm pelos longos perodos de dor subseqentes cicatrizao. A nevralgia ps-herptica muito comum em pacientes idosos e tem uma difcil soluo clnica. Quando o Herpes Zoster atinge o nervo trigmeo o paciente apresenta dificuldade para fechar os olhos, deglutir, sente dificuldade no controle motor, alm de sensao de pulpites generalizadas. O LASER pode aliviar muito essa sintomatologia, alm de atuar muito bem na fase de dor ps-herptica. Na fase prodrmica ou quando j h vesculas ou crostas formadas, pacientes relatam a cura das leses nas primeiras 48 horas aps o incio da aplicao do LASER. Sem o LASER normalmente o tempo de cura vai de 3 a 5 dias. Leses infectadas tratadas com LASER regridem em aproximadamente 3 a 4 dias, enquanto que com medicao somente so necessrios 7 dias ou mais para a cura.

49

Doses indicadas: 4 a 6 J/cm

Mtodo de tratamento: A aplicao deve ser feita o mais precocemente possvel; normalmente o paciente relata um ardor caracterstico antes da erupo das vesculas, sendo possvel antecipar onde a leso ir se manifestar. Quando aplicado nesta fase, pode-se at mesmo prevenir o aparecimento das leses. Aplicar diariamente at a total cicatrizao da leso. No caso do Zoster, mesmo com a remisso rpida dos sintomas e das vesculas recomendam-se de 10 a 15 sesses adicionais, de modo a proporcionar menores possibilidades de recidivas.

* Herpes labial (Dia 1) - fase de aparecimento das vesculas

* Herpes labial (Dia 2 - manh) aps 2 tratamentos com LASER

* Herpes labial (Dia 2 - tarde) aps 3 tratamentos com LASER

* Herpes labial (Dia 3) cura aps 4 tratamentos com LASER

50

FURUNCULOSE O furnculo um ndulo agudo perifolicular, inflamado e com ncleo central necrtico, comum na face e nas extremidades. A massa inflamatria de furnculos agrupados denomina-se antraz, freqente em adultos e geralmente situado na nuca. Causada por Staphylococcus aureus ou por Streptococcus beta-hemoltico, essas piodermites so normalmente tratadas com antibiticos sistmicos e tpicos. A utilizao do Laser visa basicamente sintomatologia dolorosa e ao processo de cicatrizao. Doses indicadas: 2 a 3 J/cm, puntual (no caso de furnculos isolados), ou em rea.

Mtodo de tratamento: Por se tratar de quadro agudo bacteriano, s devem ser submetidos ao tratamento com o Laser aqueles pacientes que estejam sob adequado tratamento com antibiticos.

AFTAS Muito comum de ser observada e tratada por dentistas, dermatologistas tambm podem encontr-las com freqncia. O LASER traz rpidos e visveis efeitos, rpida cura e o alvio da sensao dolorosa. As aftas geralmente desaparecem em algumas horas aps o tratamento e nos casos mais problemticos em menos de 2 dias. Doses indicadas: 2 a 6 J/cm, puntual, com 1 a 2 aplicaes dirias.

Mtodo de tratamento: A dosagem varia para cada caso e paciente, podendo o clnico se basear no relato imediato do prprio paciente. Quando houver reduo da dor, o clnico sabe que encontrou a dosagem mais indicada.

51

LUPUS ERITEMATOSO DISCIDE Enfermidade de etiologia desconhecida, causa alteraes cutneas relativamente benignas. Histopatologicamente podem ser percebidas, entre outras alteraes, atrofia do estrato espinhoso da epiderme e degenerao do estrato basal. A variante sistmica da doena (lupus eritematoso sistmico) mais grave, ocorrendo leses pulmonares, cardacas e renais. Enquanto a forma discide tem curso evolutivo benigno, com recidivas comuns e at freqentes, a forma sistmica possui altas taxas de mortalidade conseqentes, principalmente, de complicaes renais. As leses da forma discide esto geralmente distribudas pela face, couro cabeludo e orelhas. Os sintomas pruriginosos so leves, porm presentes. A aplicao do Laser tende a favorecer a rpida e melhor cicatrizao das placas eritematosas. Doses indicadas: 1 a 1,5 J/cm, aplicado em rea

ESCLERODERMIA Enfermidade generalizada que afeta vrios sistemas do organismo, com alteraes cutneas, vasculares, osteoarticulares, musculares, digestivas, respiratrias, cardacas, etc. Apresenta, entre outras alteraes, rigidez cutneo-tendinosa-articular passvel de tratamento fisioterpico e tambm alteraes vasoespsticas (fenmeno de Raynaud) nas extremidades, que muitas vezes levam ao surgimento de lceras drmicas. Doses indicadas: 3 J/cm, aplicado ponto a ponto nas articulaes rgidas (proporciona reduo desse quadro e favorece a normalizao da circulao capilar deficitria nas extremidades). Mtodo de tratamento: a prtica de tcnicas cinesioterpicas e o bom acompanhamento multidisciplinar do paciente so pontos indispensveis boa evoluo do quadro.

52

QUEIMADURAS No tratamento de regies com queimaduras o LASER se apresenta como recurso coadjuvante eficaz. Em queimaduras de 1 grau, onde h leso apenas da epiderme, h possibilidade natural de cicatrizao e o Laser pode colaborar aumentando sua velocidade e melhorando a qualidade esttica da cicatriz. Em queimaduras de 2 grau, onde as possibilidades naturais de cicatrizao so to menores quanto maior a perda de folculos pilossebceos, glndulas sudorparas e outros elementos indispensveis cicatrizao, o Laser pode proporcionar incremento importante velocidade e esttica da cicatrizao. Em queimaduras de 3 grau, onde h leso importante inclusive da hipoderme, as possibilidades naturais de cicatrizao so praticamente nulas. O Laser no tem condies de levar ou induzir cicatrizao devido ausncia dos elementos indispensveis mesma. Nestes casos, e em alguns casos de queimaduras de 2 grau, onde so feitos enxertos cutneos, o Laser pode colaborar no perodo ps-enxertia auxiliando a chamada pega do enxerto. O processo de cicatrizao natural de queimados se d, na maioria das vezes, por cicatrizao por segunda inteno. Nesse processo de reposio so comuns distrbios do tipo quelide ou mesmo a ocorrncia de bridas cicatriciais. O Laser reduz sensivelmente a ocorrncia desses distrbios. Doses indicadas: 3 J/cm, por pontos ao redor da leso 3 J/cm, por pontos ao redor da leso e em rea, sobre a leso mais extensa 0,5 J/cm, em rea, aps a aplicao puntual (para finalizar a sesso)

53

ESTTICA E DERMATOLOGIA A capacidade cicatrizante e estimuladora dos trficos torna os LASERS de mdia e baixa potncia poderosos aliados dos cirurgies plsticos e esteticistas no tratamento para cicatrizao. Dermatologistas experientes com o uso do LASER na clnica diria relatam aumento no suprimento sanguneo, efeito anti-inflamatrio e rpida induo da epitelizao. O efeito bioestimulador e regenerativo do LASER o efeito mais importante na medicina esttica. O LASER pode ser utilizado como uma terapia isolada ou em conjunto com outros tratamentos estticos e aplicao de substncias tpicas cuja profundidade de penetrao ser aumentada com o uso do LASER. Na dermatologia e esttica os LASERs no vermelho (635 a 650nm) so os mais utilizados para aplicaes superficiais, j que penetram nos tecidos entre 0,5 e 1cm, sendo toda a energia absorvida pela pele e pelo tecido subcutneo. Por outro lado os LASERs no infravermelho, de maior profundidade de penetrao (at 2,5 cm), so mais utilizados em tratamentos de tecidos mais profundamente situados (tendes, msculos, ligamentos, e mesmo na hipoderme). De grande importncia tambm o formato da caneta LASER. Uma caneta que emita o LASER em ponto nico especialmente indicada para tratamento de pequenas leses. Por outro lado, quando se trabalha com grandes superfcies, o que normal nos tratamentos estticos, os Clusters (chuveiros) so bem mais indicados pois reduzem o tempo de tratamento. Parmetros importantes nas aplicaes em esttica: o A pele deve ser limpa com lcool ou substncias semelhantes, de maneira que removam toda a gordura e microorganismos existentes na superfcie da pele a ser tratada. o Se necessrio a pele deve estar depilada, j que fios e pelos refletem o LASER, reduzindo sua capacidade de penetrao. o O LASER usualmente utilizado em conjunto com substncias tpicas, ambos agindo como tratamentos complementares. Cremes devem ser aplicados aps a aplicao do LASER, evitando-se bloquear a penetrao do mesmo na pele. o Quando associada a outros tratamentos estticos (drenagem linftica, mesoterapia, endermoterapia) a aplicao do LASER pode ser feita antes ou aps, levando-se sempre em conta que entre o LASER e a pele no deve haver substncia que bloqueie sua passagem. Quando so usados produtos (cremes, leos, loes) auxiliares aos tratamentos estticos, recomenda-se ento a aplicao do LASER previamente. Os efeitos biolgicos locais do LASER faro com que os produtos cosmecuticos aplicados na regio, associados terapia esttica local, sejam muito mais rapidamente absorvidos pela pele e os efeitos benficos atingidos mais rapidamente. 54

RUGAS E FLACIDEZ As rugas so pregas epidrmicas decorrentes de desidratao, insuficincia de clulas no estrato germinativo da epiderme e atrofia do panculo adiposo. A flacidez constituda basicamente por relaxamento, atonia e atrofia do tecido conjuntivo, acompanhada de perda de elasticidade e alteraes na produo de fibras colgenas e elsticas. O LASER melhora as condies da pele contribuindo para o aumento da flexibilidade e elasticidade. No tratamento das rugas, o Laser age no processo de diviso celular provocando um aumento das clulas do estrato germinativo da epiderme e aumenta a hidratao dos tecidos, em funo do aumento da microcirculao. o tratamento da flacidez, o Laser proporciona aumento na produo de fibras colgenas e elsticas a partir de sua ao sobre os fibroblastos, restabelecendo a elasticidade e o tnus perdido. H tambm melhora do trofismo geral da regio afetada, pelos efeitos no sistema circulatrio. Doses indicadas Flacidez = 3 a 4 J/ cm Laser vermelho, aplicao puntual ou em rea. Rugas = 4 a 5 J/cm Laser vermelho, aplicao puntual ou em rea em toda a regio afetada Mtodo de tratamento: aplicaes de 2 a 3 vezes por semana os resultados positivos so obtidos a partir de 12 ou 14 sesses.

ACNE H inmeros fatores que podem levar formao da acne, assim como diferentes teorias que explicam suas causas. As causas do surgimento da acne so variadas, sendo em geral ocasionada por um desequilbrio hormonal. Entretanto fatores emocionais, m alimentao, excesso de cosmticos, higienizao inadequada da pele e uso de determinados medicamentos tambm podem contribuir para o surgimento desta enfermidade. uma doena inflamatria crnica do folculo pilo-sebceo que aparece como complicao da seborria, condio bsica para seu desenvolvimento. Ocorre com muita freqncia na adolescncia, devido a distrbios hormonais (desequilbrio entre os hormnios andrognios e estrognios). Os 55

meninos de um modo geral sofrem mais com a acne em virtude das variantes hormonais tpicas da idade. As glndulas sebceas podem ser geneticamente predeterminadas a serem sensveis a diferentes estmulos originrios de diferentes focos infecciosos no corpo, tenses psicolgicas, stress, desequilbrio hormonal especialmente na adolescncia. Como resultado h uma intensa formao de comedes. Quando as glndulas esto com atividade anormal e a produo de sebo est aumentada, bactrias Corynebacterium acnes, localizadas nos folculos, aumentam sua atividade lipoltica e desintegram triglicrides do sebo em cidos graxos. Estes cidos irritam os folculos e causam sua inflamao, ruptura e um espalhamento da inflamao ao redor do folculo. As leses podem ter diferentes formas e so localizadas especificamente na face e no tronco. Comedes: contm clulas queratinizadas, sebo e alguns microorganismos. Os comedes so comumente chamados de cravos, podendo ser em forma de pontos pretos / abertos (comedo apertus; contm sebo slido e podem ser facilmente esvaziados sem causar qualquer dano ao folculo) ou brancos / fechados (comedo occlusus; os folculos so estreitos e fechados e ocludos com substncia branca). Os comedes so obstrudos por clulas queratinizadas. Ppulas: caracterizam-se por infiltrao linfocstica ao redor dos folculos. As ppulas so pontos vermelhos (como se fossem picadas de insetos). Pstulas: so conhecidas tambm como espinhas e de acordo com o grau de amadurecimento apresentam maior ou menor quantidade de exsudato purulento em seu interior (presena de bactrias). Ndulos: ocorrem nos locais de ruptura da parede folicular, onde sebo, cidos graxos livres, bactrias e clulas queratinizadas so liberadas para a derme. Os ndulos so espcies de caroos muito doloridos ao tato e geralmente ruborizados, com inchao e mais alta temperatura local. Graus da acne: A seguir a classificao da acne de acordo com o seu grau: Grau I : caracterizada pela ocorrncia de comedes (cravos) e ppulas (bolinhas vermelhas). Grau II: caracterizada por apresentar ppulas (bolinhas vermelhas) e pstulas (espinhas). Grau III: chamada de acne tubrculo pustulosa e apresenta grande quantidade de pstulas, ppulas e comedes. Grau IV: a forma mais severa da ocorrncia da acne. Caracteriza-se pela ocorrncia de ppulas, pstulas, comedes e ndulos. Geralmente muito dolorida ao tato e so necessrios cuidados mdicos, muitas vezes sendo recomendados medicamentos de utilizao oral. Quando tratadas, a acne em grau I e grau II no costumam deixar cicatrizes. Acnes em grau III e IV so de evoluo mais lenta e portanto sempre deixam cicatrizes. 56

O LASER no tratamento da acne O LASER atua como cicatrizante e antiinflamatrio aps a retirada do comedo e ajuda a cura efetiva das ppulas e pstulas com poucas aplicaes e na maioria dos casos os efeitos so muito rpidos. A dosagem recomendada varia com a etiologia da acne. Doses indicadas 3 a 6 J/cm dependendo da profundidade da rea inflamada.

Mtodo de tratamento: Limpar a pele com sabonetes / loes antispticas;

Quando a inflamao acnica no causada por bactrias: aplicaes do LASER vermelho ou infravermelho como nico tratamento; Quando a inflamao acnica causada por bactrias: aplicaes do LASER (para aumentar a circulao e metabolismo local) e em seguida aplicar antibiticos tpicos indicados para o tratamento da acne. O LASER proporciona uma eficincia muito maior dos antibiticos aplicados localmente.

CELULITE A celulite uma angiopatia causada por danos ao sistema sanguneo capilar e venoso e circulao linftica. Estes danos ocorrem nos tecidos subcutneos e levam a uma resposta fibroblstica anormal e uma resposta retculo-endotelial na rea afetada, causando deposio aumentada de gorduras nas clulas adipcitas. Os distrbios no sistema circulatrio capilar inibem a quebra das gorduras e a circulao linftica, causando ento alteraes no trofismo do tecido afetado. O tecido conjuntivo reage com a formao de micro e macro ndulos, que posteriormente acabam impedindo a circulao linftica, causando fibrose intersticial em forma de uma rede. A manifestao externa destas alteraes conhecida como celulite, e esta pode se originar devido a diferentes fatores: Predisposio gentica Desordens endcrinas (hormnios sexuais femininos, anticoncepcionais) Desordens metablicas Idade (adolescncia e menopausa) Distrbios circulatrios venosos e linfticos Estilo de vida sedentrio Gravidez Distrbios do fgado 57

A celulite comumente localizada nas seguintes reas: - coxas - abdmen parte inferior - pescoo - ndegas - membros superiores Quanto aos aspectos clnicos, inicialmente a pele ciantica e coberta com manchas brancas. Estgios posteriores mostram formaes especficas conhecidas como pele em formato de casca de laranja. A palpao da pele neste estgio progressivo causa dor leve enquanto a pele fica levemente hipotrmica com a formao de eximoses. Quando as pernas esto envolvidas pacientes podem sentir parestesia e tm uma sensao de pernas tensas e pesadas. Estgios de celulite: 1) Congestivo: caracterizada pela drenagem instersticial dos lquidos diminuda. A temperatura do tecido normal e esta fase geralmente reversvel. 2) Exsudativo: caracterizado por uma microcirculao diminuda causando lenta remoo de catablitos, que induzem perda de elasticidade das clulas intersticiais. A temperatura dos tecidos ainda normal e a formao dos ndulos se inicia. 3) Fibroso: a estase da circulao se espalha para outras reas da ctis e sub-ctis. Teleangiectasias aparecem na superfcie da pele. A remoo das toxinas e produtos catablitos est quase bloqueada. A temperatura est diminuda e os micro ndulos presentes no tecido conjuntivo se transformam em macro ndulos. Exame fsico revela pele edematosa com a superfcie em casca de laranja. 4) Estgio de cicatrizao sub cutnea: tecido conectivo da ctis e sub ctis se torna denso, slido, esclertico e cheio de produtos txicos, que vm se acumulando devido ao bloqueio da microcirculao. O tecido hipotrmico e doloroso palpao. Este estgio usualmente irreversvel e a possibilidade de cura total significativamente reduzia. Este estgio da celulite na verdade uma doena e no somente um problema esttico. Tipos de celulite: * Slida: a pele seca e atrfica, a epiderme transparente e frgil. A celulite densa. * Suave/macia: forma mais comum de celulite. Massas fluidas aparecem em grande quantidade, os msculos tm pouco tnus enquanto a pele coberta por teleangiectasias, veias varicosas e manchas vermelhas e vivas. * Edematosa: similar forma suave, mas com mais fluido. Depois de pressionar a pele com este tipo de celulite um nicho se forma e demora para retornar ao normal.

58

O LASER no tratamento da celulite A capacidade fibrinoltica do LASER auxilia a dissoluo dos ndulos celulticos, permitindo a drenagem dos lquidos intercelulares gerados alm de ajudar a drenagem do excesso de linfa e sangue devido aos seus efeitos na microcirculao. Localmente diminui a sensao de presso e dor e relaxa as fibras colgenas quando aplicado em doses corretas. Observa-se que a temperatura da pele atinge nveis normais, assim como a elasticidade e a cor da pele tambm. O LASER pode ser aplicado nos gnglios linfticos da regio afetada, aumentando a drenagem da linfa nesta regio. Quando se trata as pernas com o LASER, os gnglios linfticos perifricos na regio inguinal, assim como os gnglios ao redor dos tornozelos devem ser irradiados antes. O tratamento dos gnglios linfticos regionais condio sine qua non para o tratamento da celulite, pois tm um efeito descongestionante. Doses indicadas 5 a 7 J/cm LASER vermelho 6 a 8 J/cm LASER infra vermelho ou vermelho com contato gnglios linfticos

Mtodo de tratamento Aplicao em gnglios linfticos e nas reas afetadas pela celulite: em contato direto com a pele, com ligeira presso. Canetas LASER de maior potncia e maior rea de abrangncia so indicadas para os tratamentos locais, pois tratam a rea em menor tempo. Nos estgios iniciais da celulite indica-se o uso do LASER vermelho e nos estgios 3 e 4, o LASER vermelho e uma complementao com o infravermelho, que age mais profundamente. Indicam-se de 2 a 3 tratamentos por semana. recomendado repetir o tratamento com o LASER a cada 2 ou 3 meses, como um tratamento preventivo. Nestas sesses podem ser utilizadas dosagens 30% menores. A eficcia desse tratamento normalmente observada a partir da 14 ou 15 sesso.

ESTRIAS Estrias podem ser causadas por gravidez, obesidade, processo de crescimento rpido e outros processos similares. O objetivo da aplicao do LASER aumentar a regenerao das fibras colgenas atravs de uma microcirculao sangunea aumentada Doses indicadas 2 a 4 J/ cm - LASER vermelho 2 a 3 vezes por semana 59

REDUO DE EDEMA E HIPEREMIA O Laser modifica a presso hidrosttica intracapilar com a conseqente melhora da absoro dos lquidos intersticiais e portanto, leva reduo dos edemas com a ativao da regulao tecidual. Por este motivo diminui as olheiras e proporciona um rosto jovem e bem tratado. Doses indicadas 3 a 5 J/ cm - carter de preveno 10 a 15 J/cm - quando o edema j est instalado

ALOPECIA O LASER aumenta a circulao sangunea ao nvel dos bulbos capilares, possibilitando o tratamento de alopecias difusas e focais. Em especial na alopecia areata os efeitos do LASER so rapidamente observados. O LASER pode ser aplicado de 1 a 3 vezes por semana e resultados positivos devem ser percebidos por volta da 6 ou 7 sesso. Normalmente os resultados visveis de melhora se observam dentro de 4 a 6 meses de tratamento. Em uma primeira etapa a perda de cabelos limitada graas ao melhor suprimento de sangue aos folculos, seguido pelo crescimento mais rpido dentro de um perodo de 30 dias. No entanto, quando h uma queda acentuada de fios, aps os primeiros tratamentos j se observa uma melhora expressiva, a partir da podendo-se observar que os fios j comeam a ficar mais resistentes e volumosos. Os efeitos do tratamento dependem do diagnstico correto com a determinao da causa da alopecia. Os resultados obviamente variam de pessoa a pessoa, e o uso do Laser com a freqncia de no mnimo 1 vez por semana indispensvel para a obteno de resultados. Indica-se a utilizao do Laser assim que os sinais de excessiva perda de fios se torne aparente, sendo mais eficiente o tratamento nos estgios iniciais da perda dos cabelos e quando h folculos capilares em nmero suficiente para serem reabilitados pela Terapia Laser. Caso o tratamento se destine revitalizao e melhora do aspecto dos fios existentes para que passem a crescer mais saudveis e resistentes, especialmente se h histrico familiar de calvcie, o quanto antes se iniciar o tratamento, melhores e mais rpidos sero os resultados.

60

A ao do Laser no tratamento capilar: A Terapia Laser utiliza o princpio cientfico da fotobioterapia, processo que ocorre quando as clulas absorvem a luz e se reparam por si prprias. O Laser trabalha estimulando a microcirculao sangunea e linftica ao nvel das razes dos fios do cabelo, estimulando o metabolismo celular, a sntese de protenas, energizando as razes e possibilitando que recebam nutrientes mais rapidamente. Com isso os fios crescem mais resistentes e volumosos. Estudos clnicos tm sugerido que esta atividade celular e sub-celular rompe a absoro do hormnio DHT (DiHidrotestosterona) e desvia-o para a circulao linftica. O DHT um dos principais hormnios masculinos do corpo humano, tido como uma das principais causas da perda de cabelos em homens de mais idade. Ele progressivamente encolhe os folculos pilosos at que estes no tenham mais capacidade de produzir novos fios de cabelo. O Laser ainda provoca a bio-estimulao das clulas, causando uma mudana bioqumica nas mesmas com um aumento do fator de crescimento dentro delas e dos tecidos, resultando em aumento da produo de ATP (Adenosina Tri Fosfato) e a sntese de protenas. O aumento da proliferao celular um dos resultados obtidos pela bioestimulao causada pelo Laser e este pode ser o fator responsvel pelos benefcios obtidos no tratamento capilar. Vrios estudos clnicos internacionais e de longo tempo de acompanhamento tm demonstrado e comprovado a eficincia do Laser de baixa potncia (LLLT Low Level Laser Therapy) nos tratamentos da pele e cabelos. Pesquisas sugerem a atividade do Laser atravs de 3 mecanismos: 1) Energizao - a luz energia, e a irradiao de tecidos celulares com a luz Laser origina transformao da energia do Laser em energia celular. Um exemplo comum de converso de energia luminosa em qumica a fotossntese, onde as plantas so alimentadas atravs da luz que convertida em energia qumica. De maneira similar o Laser penetra nos tecidos celulares e aumenta a ao do ATP, molcula que age como o maior transportador de energia entre as clulas vivas. Com isso aumenta-se a energia disponvel para as clulas e estas adquirem a capacidade de absorver nutrientes e se livrar de toxinas muito mais rpido. De acordo com o eminente cientista Popp, clulas vivas emitem ftons (luz) de caracterstica ultra-fraca com coerncia caracterstica dos Lasers. Popp postulou que clulas doentes so na verdade famintas por luz e quando irradiadas pelo Laser de baixa intensidade com uma correta freqncia, tornam-se restauradas e saudveis. 2) Circulao aumentando a circulao sangunea e linftica atravs do mecanismo da vasodilatao, o Laser aumenta a oxigenao dos bulbos capilares e couro cabeludo e ainda remove calcificaes e substncias que eventualmente bloqueiem a regio em volta dos bulbos capilares, assim como aumenta a atividade de regenerao e renovao celular. O Laser auxilia na melhora da espessura, brilho, volume e elasticidade dos fios. 61

Alm disso, problemas de excesso de oleosidade ou couro cabeludo ressecado, caspas e coceiras podem ainda ser reduzidos. 3) Vibrao O tecido celular e fluidos em nossos corpos vibram a uma frequncia similar dos Lasers na faixa do vermelho (630 a 670nm de comprimento de onda). Uma das importantes teorias cientficas que as clulas, para terem suas funes saudveis, so largamente dependentes da troca de energia e informaes entre as clulas vizinhas, o que se daria atravs de uma comunicao por vibrao (ondas) atravs do plasma que conecta todas as clulas. Quando a vibrao se torna irregular ou muda de freqncia, pode ser trazida de volta sincronia sendo irradiada pelo Laser de baixa intensidade na faixa do vermelho. Para entendermos como a terapia Laser age ao nvel dos bulbos capilares, precisamos entender como os fios crescem e so substitudos durante seu ciclo natural. Cada fio de cabelo nasce, cresce durante anos e depois cai. A raiz deste fio ento entra em estado de repouso por algumas semanas antes de dar origem a um novo fio. Este ciclo continua durante toda a vida. Com a idade, em algumas pessoas novos fios acabam no nascendo como reposio dos fios que caram anteriormente, ou ento, quando nascem, passam a ser mais finos e frgeis, o que acaba resultando gradualmente na calvcie. Assim, na verdade a calvcie comea a surgir no porque os fios caem, mas sim, porque deixam de nascer. Uma vez que a raiz do fio esteja morta, nada pode ser feito para restaur-la. Sendo assim, o quanto antes se iniciar o tratamento com o Laser, melhores sero o resultados. O Laser na faixa do vermelho estimular os bulbos capilares e o couro cabeludo, aumentando a circulao na regio, a oxigenao e a nutrio. O resultado uma reao em cadeia restauradora e reparadora dos fios.

Raiz do fio vitalidade LASER age energizante

com como

Raiz do fio em fase de repouso LASER age como estimulante

Raiz enfraquecida origina fios fracos LASER age como reativador

Raiz morta Tratamento possvel

no

62

Benefcios do Laser no tratamento capilar: Aumento do suprimento sanguneo da regio do couro cabeludo em at 54% aps um nico tratamento. Parada na progresso da perda de cabelos em 85% dos pacientes.

Melhora da estrutura, elasticidade e volume dos novos fios em no mnimo 25%. Diminuio de condies como psorase, dermatite seborrica, coceiras e alvio de condies de irritao do couro cabeludo. Normalizao da produo do sebo protetor do couro cabeludo. Estmulo e acelerao do processo de crescimento dos fios.

Melhora da aparncia e estrutura de cabelos que passaram ou passam com frequncia por tratamentos cosmticos ou qumicos, como tinturas ou permanentes, fechando as cutculas dos fios e protegendo-os, propiciando ainda a manuteno da cor por mais tempo, e menor oxidao dos fios. Nascimento de fios mais fortes e de dimetros maiores em at 60%.

Aumento da velocidade de reparao ps transplante de fios. Recomenda-se a aplicao do Laser para uma cura mais acelerada, menor trauma e melhor aceitao do paciente ao tratamento. Indicaes: A terapia Laser no tratamento capilar indicada para qualquer pessoa, homens ou mulheres, de qualquer idade.Em geral 45% das pessoas que passam por este tratamento j percebem os resultados positivos do uso do Laser dentro de um perodo de 6 semanas. Outros 45% se beneficiam dos resultados em um perodo de 6 a 12 semanas e 5% geralmente observam melhoras aps 12 semanas. Doses indicadas 0,5 a 3 J/cm - LASER vermelho reas do couro cabeludo com menor quantidade de fios ou quando associado com tratamentos tpicos ou sistmicos 3 a 6 J/cm - LASER vermelho reas do couro cabeludo com maior quantidade de fios Mtodo de tratamento: sugere-se aplicao com um intervalo de no mnimo 1 dia entre as sesses. as aplicaes devem ser feitas afastando-se os fios de cabelo para que o LASER possa penetrar mais profundamente. 63

PSORASE A psorase uma dermatose inflamatria resultante de um desequilbrio epidrmico. caracterizada pela proliferao exagerada e diferenciao anormal dos queratincitos (clulas da e p i d e r m e responsveis pela formao da queratina, principal componente das unhas, do cabelo, da camada exterior da pele), e tambm por um funcionamento anormal do sistema imunolgico. H o aparecimento de leses vermelhas e descamativas, arredondadas ou ovais e s vezes elevadas. As escamas esbranquiadas, podendo variar desde pequenas e finas at grandes. Podem provocar coceira ou mesmo sensao de dor nas regies afetadas. geralmente so secas, espessas e e incmodo

Uma das caractersticas da psorase sua hereditariedade. freqente ocorrerem leses nas regies submetidas a traumatismos repetidos, como joelho, cotovelo ou ndegas. Unhas e couro cabeludo tambm podem ser afetados. Raramente acomete as articulaes do corpo (juntas). O tratamento varia de acordo com o tipo e severidade das leses desde a aplicao de cremes compostos por cortisona, vitamina D, coaltar, antralina em combinao com a exposio ao sol, at a ingesto de medicamentos por via oral, com ou sem a exposio luz ultravioleta, e mais recentemente o Laser. Embora nenhum tratamento possa levar cura permanente da psorase h o desaparecimento ou grande melhora das leses na maioria dos casos. A ao do Laser pode melhorar a aparncia do local afetado, diminuindo a condio inflamatria local. Tratando-se de uma condio inflamatria crnica, as dosagens aplicadas esto dentro desta faixa. Doses indicadas 5 a 7 J/cm - LASER vermelho caneta aplicadora de ponto ou rea, dependendo do tamanho das leses.

TRATAMENTO PS LIMPEZA DE PELE O LASER promove uma rpida regenerao da pele diminuindo o aparecimento de manchas vermelhas, pequenos edemas e hematomas, causando ainda uma abertura e alargamento dos poros.

64

TRATAMENTO PS-EPILAO A aplicao do LASER aps depilao com cera ou depilao eltrica diminui significativamente a irritao na pele. recomendada para estimular a rea a ser tratada no somente aps a depilao, mas tambm antes da remoo dos pelos devido ao efeito analgsico do LASER, assim como a iniciao da cura em um menor tempo.

APLICAO PS-MAQUIAGEM PERMANENTE Depois da penetrao mecnica de pigmentos sob a pele, o LASER aplicado nestas reas regenera microferidas e diminui irritaes na pele.

RELAXAMENTO MUSCULAR til associar o LASER massagem para que se possa diminuir espasmos musculares antes de massagens iniciais, ou para libertar tenso no caso de dores no pescoo e coluna.

ENDERMOTERAPIA + LASER O efeito anti-inflamatrio da aplicao do LASER potencializa a ao da endermologia e tambm do ultrassom com enzimas. Pode ser tambm associado Estimulao Russa, onde seu efeito de aquecer previamente a musculatura a ser trabalhada refora os resultados do tratamento, aumentando mais rapidamente a massa muscular. A Endermoterapia associada ao LASER trabalha na celulite, gordura localizada e flacidez, melhorando o contorno corporal: Flacidez - A radiao de LASER estimula os fibroblastos, melhorando a produo de colgeno e elastina. Microcirculao - A radiao do LASER estimula a formao de novos vasos sanguneos, diminuindo a congesto dos tecidos e melhorando a drenagem linftica. Cicatrizao - A radiao do LASER acelera o processo de cicatrizao. Isto muito importante nos tratamentos de ps-operatrio .

65

Ao Fibrinoltica - A radiao de LASER tem uma ao fibrinoltica, desfazendo a fibrose e os ndulos celulticos. Efeito Teraputico - A radiao de LASER tem efeitos analgsico, antiinflamatrio e antiedematoso que so muito importantes no tratamento da celulite, da gordura localizada e nos tratamentos de contorno corporal. Ao otimizar a microcirculao, precipitando a formao de novos vasos a partir dos j existentes, e maximizar a capacidade de regenerao celular, a fototerapia potencializa o poder teraputico dos roletes da dupla massagem apalpar-sugar-rolar. A dobradinha massagem-LASER acelera enormemente a regularizao funcional do tecido conjuntivo, liberando-o muito mais rapidamente da celulite e da gordura localizada. Merece destaque o fato do LASER semicondutor - assim como a endermoterapia - ser um poderoso inimigo da terrvel flacidez. Juntas, as duas tcnicas so excelentes regeneradores da pele. Quando submetidos fora de trao dos roletes cilndricos na dupla massagem apalpar-sugar-rolar, o fibroblasto (clula-me do tecido conjuntivo) estimulado a fabricar maior quantidade de colgeno e elastina - elementos vitais para a mobilidade, adeso, elasticidade e tonicidade da pele. A radiao LASER tambm tem a mesma ao sobre os fibroblastos. Desta forma, duplamente estimulada e alimentada por uma microcirculao em perfeito estado de funcionamento, as camadas de tecido que formam a pele recuperam a elasticidade e o tnus perdido. O LASER pode ser aplicado antes ou aps a Endermoterapia, seguindo-se a mesma dosagem do tratamento contra celulite. A aplicao do Laser infravermelho (de ponto) nos gnglios linfticos da regio tratada, ajuda a drenar a linfa acumulada na regio. Doses indicadas

5 a 7 J/cm LASER vermelho 6 a 8 J/cm LASER infravermelho gnglios linfticos

PS-OPERATRIO DE CIRURGIA PLSTICA O Laser atua como auxiliar no processo da cicatrizao ps-cirurgia plstica ajudando com uma cicatrizao mais rpida e mais esttica. A maior rapidez na cicatrizao decorre do estmulo mitose celular, principal efeito da radiao Laser e tambm dos efeitos ao nvel circulatrio, com a neoformao de vasos, o que proporciona cicatrizes bem vascularizadas. A ao sobre os fibroblastos (estmulo sua reproduo) e sobre as fibras elsticas e colgenas impede ou minimiza a ocorrncia de distrbios como o quelide ou o alargamento da cicatriz.

66

Doses indicadas 3 J/cm - LASER vermelho aplicado puntualmente ao redor da inciso feita na cirurgia 0,5 a 1 J/cm, em rea, aps a aplicao puntual (finalizar a sesso) Mtodo de tratamento: pode-se iniciar a aplicao do Laser assim que encerrado o ato cirrgico, estendendo-se at o fim da fase inicial de cicatrizao, quando j no h soluo de continuidade da pele. deve-se manter um intervalo de no mnimo 1 dia entre as aplicaes.

* Exemplo de tratamento ps-cirurgia plstica, com aplicao puntual ao redor da inciso e em rea ao final da sesso de aplicao ponto a ponto

TRATAMENTO DE QUELIDES INSTALADOS Pacientes que desenvolvem quelides aps cirurgias plsticas so submetidos nova interveno para a retirada do mesmo. Nesses casos a terapia Laser tem se mostrado eficaz, seguindo-se o mesmo esquema de tratamento ps-cirurgia plstica. A incidncia de quelide com a aplicao do Laser extremamente reduzida ou mesmo nula. Em quelides instalados sem remoo cirrgica, o Laser tambm tem apresentado eficincia. Doses indicadas 8 ou 9 J/cm - LASER vermelho aplicado puntualmente por toda a extenso do quelide. 67

ODONTOLOGIA

HIPERSENSIBILIDADE DENTINRIA: Tem-se obtido resultados brilhantes, algo em torno de 90% de dessensibilizao de colos com quatro dias de aplicao. Existem inmeros tipos de hipersensibilidade dentinria: a provocada aps uma raspagem radicular, a que ocorre aps um ajuste oclusal rotineiro, a que o paciente relata aps o simples preparo cavitrio para uma restaurao convencional, at as complicadas, em que o paciente tem uma grande exposio do colo dental, muitas vezes com exposio do limite amelo-cementrio. O LASER causa uma analgesia j no momento da aplicao. Por ser bioestimulante, atua na produo de beta-endorfina substncia que combate a dor e atua sobre os odontoblastos clulas responsveis pela produo de dentina, substncia que protege os dentes contra a dor. Antes da aplicao faz-se um teste rpido aplicando-se um jato de ar. O LASER deve ser aplicado o mais perpendicular possvel ao dente, em trs pontos (distal, central e mesial), abrangendo toda a superfcie vestibular na altura do limite amelo-cementrio; faremos depois varredura em toda essa regio por lingual. Verificaremos se a dosagem utilizada foi suficiente aplicando outro jato de ar o paciente no dever sentir mais dor. A longo prazo o LASER atua atravs de bioestimulao de dentina secundria, que aparece em alguns dias. Nos casos de hipersensibilidade ps-preparo cavitrio, podemos fazer a aplicao diretamente sobre o preparo com uma dosagem diminuda para 2J/cm. Em dentes com provisrio, retir-lo para fazer a aplicao, facilitando assim absoro do LASER e seu conseqente efeito teraputico. Os dentes que no responderem a essas doses aps duas aplicaes so srios candidatos endodontia, e isso pode inclusive ser utilizado como diagnstico diferencial. Doses indicadas: 2 a 6 J/cm.

DIAGNSTICO DE VITALIDADE PULPAR: Em casos de dor difusa, mantendo o LASER sobre o pice das razes, uma a uma, uma reao de dor poder ser obtida do dente que a fonte do problema. A reao de dor provavelmente causada pelo aumento do fluxo de lquido atravs de uma abertura estreita da raiz, que no consegue dar vazo a este fluxo. Quanto mais intensa a hiperemia mais rpida a resposta do dente. Utilizando um LASER no infravermelho com potncia em torno de 50mW a reao poder ser observada entre 10 e 30 segundos. 68

Caso a reao de dor aparea, aguardar um minuto antes de proceder uma segunda irradiao. Caso durante a segunda irradiao a reao de dor demore mais a ocorrer ou ainda, simplesmente no ocorra, h uma excelente chance de recuperao plena. O tratamento dever ser repetido de duas a quatro vezes, dependendo da extenso da inflamao. Caso os sintomas no desapaream por completo aps as diversas sesses, a pulpite irreversvel e o tratamento de canal dever ser iniciado. Este procedimento de diagnstico no infalvel mas vale a pena utiliz-lo quando outros mtodos no produzirem resposta. Doses indicadas: 4 a 8 J/cm.

DIMINUIO DE DORES Dores de origem pulpar e analgsico (aps preparo cavitrio, pulpotomia em dentes decduos, exodontia, tratamento periodontal) Doses indicadas: 1 a 2 J/cm.

AFTAS Obtem-se grande efeito antilgico, praticamente imediato, alm de uma sensvel diminuio do tempo de resoluo desta patologia. Veja texto pgina 51.

ALVEOLITE A aplicao do LASER logo aps extraes age como preventivo contra o surgimento de alveolite. Caso j esteja estabelecida, o tratamento convencional consiste na aplicao de LASER antes de colocar algum tipo de tamponamento com medicamento. Doses indicadas: 3 a 3,5 J/cm pelo interior de todo o alvolo e 1 a 1,5 J/cm na superfcie.

69

PERIODONTITE Nas cirurgias periodontais o LASER recomendado como tratamento coadjuvante, propiciando menor edema e dor ps-operatria, melhor coagulao, maior rapidez e qualidade na neoformao ssea. Alm disso, pode-se utilizar o LASER para diminuir a hipersensibilidade ps-raspagem, muito incmoda nessa fase do tratamento. Doses indicadas: 1 J/cm sobre cada bolsa periodontal aps curetagem e 0,5 J/cm ao longo da linha de sutura e em cada espao interproximal.

COMO PR-ANESTSICO Utilizado com vantagens principalmente para pacientes mais sensveis, diminuindo a sensao de desconforto causada pela aplicao e para acelerar a anestesia. A circulao na regio incrementada, o que faz com que o anestsico seja mais rapidamente absorvido e por outro lado, cessando o efeito anestsico mais rapidamente. Isto conveniente para pacientes que querem livrar-se rapidamente da sensao de anestesia aps o tratamento. Doses indicadas: 1 a 3 J/cm sobre o pice do dente, onde ser introduzido o anestsico. 2 a 4 J/cm diretamente na cavidade pulpar antes de introduzir a agulha (anestesia intrapulpar)

COMO PS-ANESTSICO A aplicao do Laser no local da aplicao do anestsico diminui o tempo de durao do efeito anestsico devido ao aumento da circulao sangunea no local. Doses indicadas: 1 a 2 J/cm sobre a papila a fim de eliminar ou pelo menos reduzir a dor (caso de dor aps anestesia intraligamentar) 4 a 8 J/cm sobre a regio, de forma intraoral e extraoral (caso em que houve leso a um vaso, para diminuir o edema)

70

DIMINUIO DE EDEMAS O efeito antiedematoso est baseado na dilatao dos vasos linfticos e na reduo na permeabilidade dos vasos sanguneos. Doses indicadas: 3 a 5 J/cm , para minimizar a formao de edemas. 10 a 15 J/cm , quando o edema j est instalado.

GENGIVITE A gengivite deve ser tratada convencionalmente com a remoo de placa e trtaro e orientao sobre escovao. O LASER deve ser utilizado como suplemento, diminuindo significativamente a sensibilidade ps-raspagem e auxiliando e acelerando o processo de cicatrizao e reparao tecidual. A aplicao ser puntual, sendo que os pontos sero determinados 3 mm aqum da papila, regio essa de origem da irrigao. Doses indicadas: 1,5 a 2,5 J/cm , puntual, duas a trs sesses por semana.

Mtodo de aplicao: fazer a aplicao 3 mm aqum da papila (onde se origina a irrigao sangunea da rea).

CIRURGIA GERAL O Laser diminui sensivelmente o edema e a dor ps-operatria, com reduo do tempo de reorganizao e cicatrizao dos tecidos operados.

PATOLOGIAS DA ATM O efeito antilgico e miorelaxante surpreendente, inclusive em casos de trismos. A irradiao deve ser feita em quatro pontos: anterior, posterior, superior e inferior. Esses pontos so desenhados diretamente sobre a ATM propriamente dita. 71

Doses indicadas: 1,5 a 2,5 J/cm , puntual. Mtodo de aplicao: fazer a aplicao nos pontos anterior, superior e inferior, externos. O ponto posterior ser intra-auricular (na regio do meato acstico externo) e ter a dosagem ligeiramente aumentada.

ENDODONTIA O Laser auxilia na diminuio da dor, na remisso de abscessos e reorganizao dos tecidos periapicais, ressaltando-se o poder de reduo bacteriana intracanal. Doses indicadas: 1 a 2 J/cm, puntual, sobre a regio do pice lesado (quando houve sobre-instrumentao do dente e poder vir a doer) 1 a 2 J/cm, puntual, antes de colocar material capeador pulpar direto.

BIOESTIMULAO SSEA Nos casos de fratura o LASER acelera o tempo de cicatrizao e tambm melhora sua qualidade. Como procedimento rotineiro de clnica periodntica indicamos o LASER para pacientes portadores de reabsores radiculares. Doses indicadas: 2 a 2,5 J/cm, puntual, sobre a regio da fratura (caso de fratura do esqueleto facial) 2 a 2,5 J/cm, puntual, sobre o pice do dente ou leso (para regenerao de leso P.A. de difcil soluo. 4 J/cm, puntual, na regio da reabsoro radicular. Mtodo de aplicao: fazer a aplicao do Laser o mais perpendicular possvel ao eixo do dente ou do esqueleto facial, sesses em dias alternados, e com durao de uma a duas semanas. no tratamento de reabsoro radicular, as sesses devem ser dirias, com uma mdia de 15 sesses. 72

PREPARO CAVITRIO Qualquer operao em dentstica provoca trauma na polpa dental, pois o dente submetido a variaes trmicas, vibraes e influncias qumicas advindas do material de forramento e do material restaurador. Doses indicadas: 2 a 3 J/cm, puntual ou em rea, sobre a regio do preparo, antes da restaurao (para diminuir sensibilidade ps-preparo). 2 J/cm, puntual, sobre a papila dental (caso de ferimento da papila pelo uso de porta-matriz, eliminando a sensao de desconforto, melhorando o tempo e a qualidade da reparao). Mtodo de aplicao: Caso o dente j esteja restaurado, preconiza-se que o LASER seja aplicado no sentido ocluso-apical de toda a raiz dental.

EXODONTIA Coagulao mais rpida, menor desconforto ps-operatrio e regenerao mais rpida sero consequncias certas da aplicao do Laser. Doses indicadas: 2 a 4 J/cm

Mtodo de aplicao: O alvolo poder ser irradiado juntamente com a parede ssea bucal e lingual, logo aps concluda a exodontia.

LQUEN PLANO Est associado a uma condio sistmica de imunodepresso ou de estresse emocional. Muitas vezes o paciente relata sintomas de sensibilidade da regio ou sensao de ardncia, que podem ser aliviados com o Laser. Acredita-se que essa melhora seja decorrente da estimulao do sistema imunolgico do paciente. Nas formas erosiva, ulcerada, atrfica e vesculobolhosa, o paciente pode relatar dor, e o LASER proporcionar um efeito antilgico.

73

Doses indicadas: 1 a 4 J/cm, no mximo 6J em toda a leso

Mtodo de aplicao: A aplicao dever abranger toda a rea afetada.

LNGUA GEOGRFICA As aparncias clnicas variam e essas leses consistem em reas eritematosas no dorso da lngua, com descamao das papilas filiformes, cercadas por margens irregulares, branco-amareladas, bem definidas e de discreta elevao. Essa afeco em geral indolor, porm algumas vezes est associada a sintomas subjetivos, como sensao de desconforto ou eventualmente dor. Doses indicadas: 2 a 3 J/cm Mtodo de aplicao: A aplicao dever abranger toda a regio com sensao de desconforto.

LESO TRAUMTICA importante remover o trauma e, se necessrio, encaminhar o paciente para confeco de uma nova prtese. Doses indicadas: 3 a 4 J/cm

Mtodo de aplicao: Aplicar puntualmente ou em rea sobre o centro da leso (para diminuio da dor) Aplicar puntualmente ao redor da leso, para reparao da ferida.

74

NEVRALGIA DO TRIGMIO Como alternativa teraputica pode-se utilizar o LASER, devendo-se fazer um diagnstico preciso para detectar exatamente qual o ramo do trigmeo envolvido, assim como o ponto gatilho do paciente. Doses indicadas: 1 a 3 J/cm, puntual.

Mtodo de aplicao: Aplicar puntualmente percorrendo toda a extenso do ramo acometido. Aplicar em pontos eqidistantes para beneficiar todo o ramo.

* Exemplo de tratamento puntual na nevralgia do trigmio

ORTODONTIA Alguns dias aps a instalao do aparelho ortodntico, pode haver dor desencadeada devido s reas sujeitas tenso. O Laser utilizado logo aps a instalao dos referidos dispositivos poder evitar ou minimizar tal ocorrncia. Doses indicadas: 1 a 2 J/cm

75

PERICORONARITE A aplicao do LASER ao redor da regio afetada melhora o quadro inflamatrio e promove analgesia. Doses indicadas: 2,5 J/cm no 1 dia, 3,5 J/cm no 2 dia.

Mtodo de aplicao: Nos casos onde h projeo da inflamao poderemos fazer aplicaes por toda a regio de linfonodos que abrange o local acometido. O clnico verificar se h necessidade de fazer mais aplicaes.

QUEILITE ANGULAR importante alertar o paciente que o sintoma tpico de que a ferida est evoluindo bem para a cura que a leso tomar um aspecto seco e ento poder comear a sangrar, caracterizando o quadro de regenerao da zona afetada. Doses indicadas: 3 a 6 J/cm, evitando aplicar mais de 8J por rea.

Mtodo de aplicao: Aps as sees de aplicao recomenda-se que o paciente lubrifique a regio com vaselina. O clnico verificar se h necessidade de fazer mais aplicaes.

PEDIATRIA O fato de ser um tratamento no traumtico, sem dor e ainda curioso para a criana alivia bastante a ansiedade, pois ela no sente nenhum tipo de ameaa. Dentes de difcil erupo O Laser trar maior conforto durante a erupo dentria, diminuindo a dor e evitando que se use medicao sistmica. 76

Doses indicadas: 2 J/cm.

Mtodo de aplicao: Pode-se aplicar 1 a 2 J/cm nos ndulos linfticos comprometidos.

Pr-anestsico Doses indicadas: 2 J/cm, puntual, no local onde ir ser introduzida a agulha.

Ps-anestsico O Laser aplicado aps a concluso do tratamento diminui a durao da anestesia, diminuindo o risco do paciente morder os lbios, lngua ou bochecha. Doses indicadas: 2 ou 3 J/cm, sobre o pice do dente

Diminuio da sensao dolorosa aps preparo cavitrio Doses indicadas: 3 ou 4 J/cm, sobre o preparo exposto.

Quedas e ferimentos nos lbios Doses indicadas: 3 ou 4 J/cm, sobre a leso de lbio (para diminuio do edema, eliminao da dor e estmulo da reparao dessa regio). 1 a 2 J/cm em dentes traumatizados (melhorando a reparao da regio e facilitando a ocluso do paciente). Capeamento, pulpotomias e pulpectomias Doses indicadas: 1 J/cm, convencional. diretamente sobre o preparo, antes da medicao 77

FISIOTERAPIA: Em Fisioterapia utilizam-se com frequncia os LASERs na faixa do vermelho e infra-vermelho, dependendo da rea a ser tratada. Os LASERs na faixa do vermelho apresentam poder teraputico mais destacado em leses superficiais leses dermatolgicas, estticas ou em processo de cicatrizao. J os LASERs no infravermelho so mais efetivos em leses profundas do tipo articular, muscular, etc. No campo da traumatologia, a terapia LASER, a partir de sua introduo no arsenal fisioterpico voltado para esses casos, proporcionou e continua proporcionando inmeros benefcios, no s pela eficcia que tem demonstrado quando utilizada isoladamente, como tambm pela ao conjunta com outros recursos. O Laser colabora na teraputica de pacientes basicamente em funo de seus efeitos anti-inflamatrio e analgsicos. Em algumas situaes o efeito cicatrizante tambm tem exercido papel extremamente importante.

TRAUMATISMOS MUSCULARES, LESES COM RUPTURA PARCIAL DE FIBRAS Nestes quadros o Laser auxilia por seus efeitos ao nvel da dor e da inflamao, alm de melhorar o processo de reparao das fibras parcialmente rompidas. A ocorrncia de edemas duros (causam maior incapacidade funcional) tambm tem sua resoluo acelerada em funo da ao fibrinoltica do Laser de baixa potncia. As dosagens normalmente empregadas para esses casos obedecem aos critrios estabelecidos conforme as diferentes fases do processo inflamatrio. (Veja o Item XI desta apostila) Assim, em situaes agudas, subagudas ou crnicas, sero empregadas doses baixas, mdias ou mais altas, respectivamente. Uma das vantagens da terapia Laser sua possibilidade de utilizao na fase aguda da leso traumtica, onde a termoterapia profunda contra-indicada e a superficial deve ser utilizada com ressalvas. A aplicao por pontos normalmente utilizada para essas situaes.

TRAUMATISMOS MUSCULARES, LESES COM RUPTURA TOTAL DE FIBRAS Nestes casos o tratamento , primeiramente, cirrgico, aplicando-se o Laser no ps-operatrio, para melhorar a recuperao do paciente. 78

A partir da mio ou tenorrafia realizadas, instala-se um processo de reparao que, em muitos casos, determina o aparecimento de aderncias altamente incapacitantes e responsveis por um maior tempo para restabelecimento funcional. Alm dos efeitos ao nvel da dor, edema e inflamao, h tambm vantagens relacionadas ao processo de reparao nos tecidos lesados, melhor em qualidade e obtido em menor tempo. Assim, o restabelecimento funcional se torna mais rpido e o ps-operatrio como um todo, menos doloroso. O incio da aplicao do Laser nestes casos deve ser o mais precoce possvel, para que o paciente seja beneficiado pelos efeitos do Laser durante a fase inicial do processo de reparao, o que possibilita inclusive, menor possibilidade de ocorrncia de distrbios de cicatrizao. Tcnica de aplicao: Por pontos, inicialmente utilizando-se as doses mais baixas, que devem ser elevadas gradualmente. Aplicar o Laser por toda a rea afetada, a partir de uma boa distribuio dos pontos. Aplicar o Laser em ambas as margens de incises cirrgicas, em toda sua extenso.

* Exemplo de aplicao do Laser de forma puntual em ambas as margens ao longo da inciso cirrgica de reparao de leso com ruptura total de fibras FRATURAS A consolidao de fraturas constitui-se num processo de reparao onde a mitose de clulas do peristeo exerce papel fundamental. O quadro de fratura como um todo, a partir da sintomatologia dolorosa, edematosa e sobretudo, no que diz respeito ao processo de reparao, constitui-se em perfeita indicao para a terapia Laser. O problema quanto ao tratamento do paciente imobilizado com aparelhos gessados determina a possibilidade de beneficiar os pacientes com o Laser no perodo ps-imobilizao, o que restringe os efeitos do Laser s fases finais do processo de reparao, dando incio a um tratamento com o paciente j com hipotrofias importantes e muitas vezes com aderncias de alto poder incapacitante.

79

Porm, solicitando-se que no aparelho gessado seja feita uma janela, pode-se ao menos na rea mais prxima ao exato local da fratura realizar as aplicaes do Laser visando: - aumento na velocidade de consolidao ssea, pela acelerada velocidade de mitose celular - reduo na incidncia e aderncias ps-imobilizao, fator que proporciona sensvel reduo no tempo necessrio para restabelecimento funcional pleno. Existe a idia de que o Laser no ultrapassa a camada muscular e, por conseqncia, no atinge diretamente o tecido sseo. Contudo, acredita-se que, embora a reao ocorra a nveis superficiais, os efeitos dessa ao sejam percebidos em nveis mais profundos. Deve-se ressaltar que os resultados da teraputica ps-imobilizao, que visa o restabelecimento do trofismo, fora muscular e amplitude de movimento, alm do combate a dores residuais, so realmente melhorados com o uso do Laser na fase de imobilizao. A utilizao de outros recursos, como os exerccios isomtricos, concomitantes ao Laser, proporciona um perodo de ps-imobilizao ainda melhor. As doses iniciais devem ser reduzidas, aumentando-se para mdias e altas com o decorrer de 4 a 6 aplicaes. A aplicao nas janelas feita normalmente atravs de pontos. Cabe ressaltar que a existncia de implantes metlicos no constitui contra-indicao para o uso do Laser, pois esta terapia acalrica.

TRAUMATISMO COM LESO NERVOSA Na ocorrncia de leses traumtica com leso de nervos, pode haver possibilidade de regenerao se outros fatores complicantes no estiverem presentes. Muitas vezes realizada a neurorrafia como forma de viabilizar e proporcionar melhores condies para a regenerao da estrutura lesada. Nesses quadros o Laser pode contribuir atravs de seus efeitos ao nvel dos processos de reparao. Ressalte-se que tais benefcios s podero ser obtidos se houver possibilidade natural de regenerao da estrutura lesada, onde o Laser contribuir para que o processo de reparao ocorra de maneira mais rpida e superior qualitativamente, o que significa menor perodo de restabelecimento funcional e menor incidncia de dor e edema. As formas sugeridas de tratamento nesses casos seguem basicamente as linhas citadas para o tratamento das leses musculares com ruptura total de fibras. TRAUMATISMOS ARTICULARES Os traumatismos articulares de modo geral seguem as mesmas linhas j citadas, havendo no entanto alguns fatores de complicao quando existe a

80

necessidade de imobilizaes prolongadas, sem a possibilidade de se aplicar o Laser. Nesses quadros, havendo ou no a interveno cirrgica, o Laser pode contribuir para a melhora no perodo ps-imobilizao atravs de seus efeitos analgsicos, anti-inflamatrios e sobretudo da resoluo de aderncias periarticulares, freqentes nessas situaes. As dosagens preconizadas podem ser elevadas e a concomitncia com a cinesioterapia considerada indispensvel. A aplicao por pontos indicada, ressaltando-se a importncia de se irradiar toda a linha articular e as inseres dos msculos que existam na articulao lesada. O tratamento das articulaes de um modo geral sempre necessita de ateno a diversos fatores para se definir a conduta teraputica. As articulaes ou juntas possuem detalhes anatmicos e fisiolgicos que interferem de maneira decisiva nos caminhos teraputicos a serem adotados. Havendo leses sseas, musculares ou de estruturas moles periarticulares, os processos de reposio existentes so beneficiados sintomaticamente, com tempo de recuperao plena bem menor. 1) ARTRITE REUMATIDE Artrite reumatide uma doena degenerativa de carter auto-imune que provoca a destruio de grande parte das articulaes sinoviais, causando deformaes irreversveis. A mdio e longo prazo a doena altamente incapacitante, e sua sintomatologia dolorosa impe ao paciente sofrimento considervel. Apresenta incidncia maior em mulheres e seu acometimento ocorre de maneira simtrica e no sentido distal-proximal. Na terapia Laser a dosagem a ser aplicada varia conforme o estgio de desenvolvimento da doena. O Laser tem se mostrado como um tratamento alternativo e coadjuvante com timos resultados principalmente nos primeiros estgios da doena. Os efeitos da terapia com o Laser que se observa so: - Diminuio da rigidez matinal presente. - Alvio da dor, por efeito analgsico. - Diminuio considerada na velocidade de destruio articular. - Minimizao da instalao de deformidades. - Maior mobilidade articular. Tratamento em fase precoce: Nas fases iniciais da artrite reumatide (sintomas como a rigidez matinal, dor leve, edema e rubor pouco pronunciados) o Laser tem um alto poder teraputico, sendo que aps as primeiras 2 ou 3 sesses os sintomas citados apresentam-se reduzidos, se no totalmente ausentes. Aparentemente o Laser possibilita uma melhor lubrificao da articulao, em decorrncia dos efeitos sobre a membrana sinovial, possibilitando uma menor rigidez matinal.

81

O efeito antiinflamatrio garante uma sensvel reduo dos sintomas dolorosos e edematosos. Com isso h uma sensvel reduo no carter progressivo da doena e dessa forma, a instalao de deformidades e quadros incapacitantes torna-se bem mais tardia. O objetivo principal do Laser nessa fase proporcionar a maior reduo possvel, se no o estacionamento, do processo evolutivo, que culminaria com a instalao de deformidades e quadro incapacitante. O tratamento nessa fase precoce da artrite reumatide feito por pontos, irradiando-se: articulaes interfalangianas (bilateralmente) articulaes metacarpofalangianas linha articular do punho outras regies dolorosas

o o o o

* Exemplo de pontos de aplicao Doses indicadas: 2 ou 3 J/cm, no incio do tratamento. 4 a 5 J/cm aps a 4 ou 5 sesso. 0,5 a 1 J/cm, em rea, aps a aplicao puntual (para finalizar a sesso). Mtodo de tratamento: Sendo uma doena crnica, o paciente deve ser submetido a um nmero suficiente de sesses para diminuir satisfatoriamente os sintomas, e em seguida, pode-se dar alta temporria. O perodo de descanso da terapia Laser pode variar de caso a caso, em funo de reaes prprias e individuais de cada paciente. Normalmente 82

esses perodos de descanso so mais curtos no incio do tratamento e tendem a aumentar com o passar das diferentes sries de aplicaes. O sucesso teraputico nesses casos depende tambm de correta orientao e teraputica cinesiolgica, que no deve ser interrompida nos descansos do Laser. Tratamento em fase avanada: Nas fases avanadas da doena (sintomas de necrose e fibrose da membrana sinovial, retrao da cpsula articular, invaso de tecido de granulao) geralmente h deformidades j instaladas, incapacidade funcional e quadro doloroso pronunciado. O Laser nesta fase tem como objetivo aliviar os sintomas inflamatrios de um modo geral e impor um contra-estmulo progresso das deformidades j instaladas. Juntamente com a cinesioterapia o Laser pode proporcionar reduzida instalao de deformidades e uma sensvel melhora na qualidade de vida do paciente. Doses indicadas: 5 ou 6 J/cm, no incio do tratamento. 0,5 a 1 J/cm, em rea, aps a aplicao puntual (para finalizar a sesso). 4 a 5 J/cm sobre os ndulos subcutneos na regio ulnar Possveis afeces das articulaes do cotovelo e do ombro tambm devem ser irradiadas.

* Exemplo de aplicao em ombro afetado por artrite reumatide 83

2) ARTROSE Artrose a degenerao natural ocorrida na cartilagem articular seguida pela elevao da densidade ssea e formao de ostefitos marginais. As causas da artrose so a diminuio da conduo sangnea articular, intensificada por fatores genticos e ainda o uso incorreto ou mesmo a sobrecarga articular. O LASER utilizado neste caso objetivando principalmente o alvio da dor, pois assim possvel favorecer o desaparecimento da rigidez articular atravs da cinesioterapia, bem como possibilita o uso correto da articulao, desfavorecendo a instalao de deformidades. O aumento na conduo sangnea pela ativao da microcirculao favorece a reduo do ritmo de degenerao da cartilagem articular. Doses indicadas: 4 ou 5 J/cm em toda a linha articular e nas regies dolorosas. 0,5 a 1 J/cm, em rea, aps a aplicao puntual (para finalizar a sesso).

Mtodo de tratamento: Estender o tratamento por 10 ou 12 sesses, mesmo que efetividade tenha sido obtida anteriormente. Esse tratamento por mais tempo garante analgesia maior. Por ser processo crnico, preconiza-se a terapia Laser intercalada por perodos de descanso, varivel de acordo com o paciente. Trabalhar conjuntamente com as tcnicas cinesioterpicas adequadas ao problema para uma eficincia maior. Evitar sobrecarga articular por uso excessivo ou posturas viciosas.

TRATAMENTO DO OMBRO Devido ao grande nmero de articulaes, inseres musculares e estruturas periarticulares, o ombro uma regio difcil de ser tratada.

1) ENFERMIDADE DE DUPLAY Caracterizada por dor em repouso e aumento com a movimentao, a terapia Laser nesses quadros deve ser puntual, sobre a insero dos msculos: supra-espinhoso infra-espinhoso 84

redondo maior grande dorsal rombides deltides

Doses indicadas: 4 a 5 J/cm 0,5 a 1 J/cm, em rea, aps a aplicao puntual (para finalizar a sesso). A figura abaixo ilustra os pontos de aplicao sugeridos:

2) OMBRO CONGELADO Decorre da inflamao da cpsula compresso do nervo supra-escapular. Doses indicadas: articular, ocorrendo inclusive

2 a 3 J/cm, puntual, em todo o ombro afetado 0,5 a 1 J/cm, em rea, aps a aplicao puntual (para finalizar a sesso). Mtodo de tratamento: * Estender o tratamento por desaparecimento significativo da dor 10 a 15 sesses, para um

85

3) BURSITE Caracterizada por dor intensa e incapacidade funcional exacerbada as bursites de ombro (subacromial ou subdeltica) podem ser tratadas com o Laser, indicando-se o tratamento concomitante com o ultrasom para resultados mais efetivos. Doses indicadas: 2 a 3 J/cm, puntual, na regio das bolsas sinoviais e reas dolorosas. 0,5 a 1 J/cm, em rea, aps a aplicao puntual para finalizar a sesso

TRATAMENTO DA COLUNA VERTEBRAL A abordagem teraputica com o Laser segue os mesmos padres das leses traumticas e artrsicas. Contudo, por ser a origem de inmeros ramos nervosos, muitas vezes a sintomatologia dolorosa proveniente de qualquer leso na coluna vertebral manifesta-se distncia. Alm do objetivo analgsico do Laser, os efeitos anti-inflamatrios e circulatrios proporcionam melhora geral ao quadro e possibilitam melhores condies para teraputicas reabilitadoras e corretivas, muitas vezes necessrias. Doses indicadas: as dosagens seguem os critrios das fases do processo inflamatrio, optando-se por doses baixas, mdias ou altas em casos de quadros agudo, subagudo ou crnico, respectivamente. 0,5 a 1 J/cm, em rea, aps a aplicao puntual para finalizar a sesso Mtodo de tratamento: A aplicao do Laser deve ser feita no local da leso e em todos os pontos de dor. Em um quadro de lombocitalgia, por exemplo, aplica-se o Laser nos pontos da regio lombar (para e intervertebral) e tambm em todo trajeto do nervo citico.

86

VETERINRIA: Cura de feridas O uso mais freqente do LASER em veterinria a estimulao da cicatrizao aps trauma ou operaes, em particular quando uma rpida cura e fechamento da ferida necessria ou quando a ferida est localizada em reas difceis de serem imobilizadas, como as articulaes. At mesmo em casos de feridas infectadas, onde normalmente uma drenagem por longo tempo necessria aps uma interveno cirrgica, cicatrizao de primeira inteno pode ser obtida aps o tratamento com o LASER, evitando-se ainda abertura do local suturado. A cicatrizao ocorre rapidamente mesmo quando se remove grande rea de pele. Inflamao local traumtica O tratamento com o LASER eficientemente utilizado em: distores agudas, leses de tendes, injrias musculares e hematomas. Obtem-se cura mais rpida, com menor exsudato, dor e calor na regio. Inflamao local infecciosa O LASER tem se mostrado muito eficiente at mesmo em tratamentos onde o uso de antibiticos previamente no proporcionou resultados. O LASER tambm em um efeito na maturao e demarcao de abscessos. Isto se aplica, por exemplo, em ulceraes na derme das patas de cavalos, que normalmente se difundem por toda a derme ao redor e normalmente so muito difceis de se tratar. Sinusites purulentas, agudas e crnicas em ces e em cavalos podem ser comumente e com eficincia tratadas com a irradiao do LASER, assim como em cavalos dentes afetados no precisam ser extrados ou o seio maxilar no tenha que ser trepanado. Ortopedia O LASER usualmente utilizado no tratamento de problemas espinais em cavalos e espondilose em ces. Neurologia Indica-se o LASER principalmente em incapacidade em ces devido a discopatias ou trauma, e em cavalos devido ataxia. Acupuntura veterinria A acupuntura LASER pode ser utilizada em conjunto com aplicaes do LASER localmente, nas reas afetadas. 87

XVI. TABELA PRTICA DE METODOLOGIA DE APLICAO

DOSAGENS

De maneira geral as dosagens indicadas baseiam-se no efeito do biolgico do LASER que se quer aplicar: analgsico ................................. de 2 a 4 Joules / cm antiinflamatrio:........................ de 1 a 3 Joules / cm regenerativo (cicatrizante)......... de 3 a 6 Joules / cm circulatrio: .............................. de 1 a 3 Joules / cm

Outros fatores que devem ser levados em conta no estabelecimento da dosagem do LASER: Inflamaes agudas: utilizar doses mais baixas Inflamaes subagudas: dosagem mdia Inflamaes crnicas: doses mais altas

Quanto s diferenas individuais entre pacientes, poderamos citar: Indivduos de pele mais escura: doses menores do que para os de pele mais clara Indivduos mal nutridos: necessitam de doses maiores Regies de epiderme mais espessa: doses mais altas Estado de stress e ansiedade: doses mais altas Abaixo esto algumas tabelas com relao de tratamentos e dosagens, para tratamentos gerais, na rea esttica, odontolgica e ginecolgica. As dosagens so indicadas muitas vezes com um intervalo grande entre o mnimo e o mximo valor. Para utilizar a melhor dose, levar em conta os itens acima. No entanto as aplicaes clnicas e o acompanhamento de cada paciente individualmente ser o melhor mtodo de verificao de qual a dosagem recomendada para cada um dos tratamentos.

88

TRATAMENTOS GERAIS ACNE ACUPUNTURA

DOSAGEM 3 a 6 J/cm 1 a 2 J/ponto 0,5 a 1,5 J/ponto 2 a 6 J/cm 0,5 a 3 J/cm 3 a 6 J/cm

MTODO DE APLICAO

- doses comuns - reas de trigger 1 a 2 vezes diariamente - reas com menos fios/pelos - reas com mais fios/pelos - 1 a 3 vezes por semana. / 4 a 12 meses de tratamento

AFTA

ALOPECIA

ANALGESIA

1,5 a 4 J/cm 2 a 3 J/cm 4 J/cm 5 J/cm 4 a 6 J/cm 6 a 8 J/cm 1 a 2 J/cm 3 a 5 J/cm - Um ponto central e 4 ou 5 perifricos - de 1 a 2 sesses 2 a 3 sesses por semana Em feridas superficiais as doses podem ser mais baixas. Uma sesso diria OU em dias alternados, at a total cura da ferida. - Um ponto central e 4 ou 5 perifricos - 2 ou 3 sesses - No exceder 30 J/cm por sesso - Sesses dirias at a total cicatrizao da leso. - 1 estgio de rpido desenvolvimento - 1 estgio progressivo - 2 estgio - aplicao local LASER vermelho - aplicao nos gnglios linfticos

ARTRITE REUMATIDE

CELULITE DORES LEVES DRENAGEM DE ABSCESSOS

ESTRIAS

2 a 4 J/cm

FERIDAS

2 a 8 J/cm

HERPES SIMPLES LABIAL HERPES ZSTER LESO TRAUMTICA LNGUA GEOGRFICA

4 a 8 J/cm 5 a 6 J/cm 3 a 4 J/cm 2 a 3 J/cm

PARESTESIA

6 a 7 J/cm

- Pontos principais extra-oral e intra-oral - sesses dirias durante 15 dias associadas vitamina B1 - no exceder 6 J/cm por sesso - 3 sesses com intervalo de 24 hs Irradiao diria - ao preventiva - ao corretiva: para conseguir reverter a situao. Aplicar diariamente por 10 dias seguidos, seguido por 1 a 2 aplicaes semanais, por vrias semanas ou meses, at que um efeito esttico satisfatrio seja obtido. - 2 a 3 sesses por semana Pontos gatilho sobre a musculatura envolvida Aplicar com intervalos de 72 horas

QUEILITE ANGULAR QUEIMADURA

2 a 6 J/cm 3 a 8 J/cm

QUELIDES

0,5 J/cm 8 J/cm

RUGAS E FLACIDEZ TRISMO LCERAS

2 a 4 J/cm 2 a 4 J/cm 2 a 4 J/cm

89

TRATAMENTOS ODONTOLOGIA ALVEOLITE ANALGESIA

DOSAGEM

MTODO DE APLICAO 3 a 3,5 J/cm pelo interior de todo o alvolo e 1 a 1,5 J/cm na superfcie.

1 a 3,5 J/cm 1,5 a 4 J/cm 2 a 2,5 J/cm

BIOESTIMULAO SSEA 4 J/cm CAPEAMENTO PULPAR DIAGNSTICO DE VITALIDADE PULPAR DORES LEVES 1 a 2 J/cm 4 a 8 J/cm 1 a 2 J/cm

- fraturas e leses periapicais - dias alternados por 1 a 2 semanas - reabsoro radicular: diariamente por 15 dias Antes de aplicar o material capeador Um ponto cervical e um ponto apical, pela face vestibular

DORES NA ATM

1,5 a 2,5 J/cm

- pontos anterior, superior e inferior: externos. - ponto posterior: intra-auricular e ter a dosagem ligeiramente aumentada. - Um ponto central e 4 ou 5 perifricos - de 1 a 2 sesses - carter de preveno - quando o edema j est instalado - Minimizar dor aps preparo endodntico - Aplicar no pice do dente Ver texto pgina 35 sobre a exposio pulpar acidental

DRENAGEM DE ABSCESSOS

3 a 5 J/cm

EDEMAS

3 a 5 J/cm 10 a 15J/cm

ENDODONTIA ERUPO DENTRIA DIFCIL EXPOSIO PULPAR ACIDENTAL EXTRAO

1 a 2 J/cm 2 J/cm 1,5 a 4 J/cm 2 a 4 J/cm

GENGIVITE

1,5 a 2,5 J/cm

- Aplicar 3 mm aqum das papilas, por vestibular e por lingual - 2 a 3 vezes por semana 2 ou 3 sesses - Mximo de 30 J por sesso - Sesses dirias at a total cicatrizao da leso. 3 sesses com intervalo de 72 horas 3 pontos cervicais (distal, mdio e mesial) por vestibular e um ponto apical tambm por vestibular, 1 sesso

HERPES SIMPLES LABIAL HERPES ZSTER HIPERSENSIBILIDADE DENTINRIA INFLAMAO PULPAR

4 a 8 J/cm 5 a 6 J/cm 2 a 6 J/cm

1 a 2 J/cm

LNGUA GEOGRFICA LQUEN PLANO MEDICAO INTRACANAL

2 a 3 J/cm No exceder 6 J/cm por sesso 2 J/cm Diretamente no canal + 1 J/cm no pice do dente sesses dirias durante 15 dias associadas vitamina B12 Aplicar logo aps a adaptao do aparelhos

NEVRALGIA DO TRIGMIO ORTODONTIA

1 a 3 J/cm 1 a 2 J/cm

90

PARESTESIA

6 a 7 J/cm

- Pontos principais na regio extra-orais e intra-orais - sesses dirias durante 15 dias associadas vitamina B1

PEDIATRIA PERICEMENTITE PERICORONARITE

2 a 4 J/cm 1 a 2 J/cm 2,5 a 3,5 J/cm Ponto apical por vestibular - 2,5 J/cm no primeiro dia - 3,5 J/cm no segundo dia Na cirurgia periodontal: - 1 J/cm nas bolsas aps curetagem - 0,5 J/cm sobre a linha de sutura - Dor aps anestesia intraligamentar, aplicar de 1 a 2 J/cm na papila dental - Leso em um vaso. 4 a 8 J/cm para diminuir o edema Ponto apical por vestibular 1 ponto oclusal, 2 pontos apicais, um por lingual e outro por vestibular 1 sesso, aps ativao do aparelho Pontos sobre as papilas e sobre a regio cervical, por vestibular e por lingual, de cada elemento envolvido (por sextante) - anestesias dolorosas: 2 a 4 J/cm na cavidade pulpar antes de aplicar a agulha - ps preparo: 1 ponto dentro do preparo e outro apical por vestibular - 1 sesso - antes do preparo - Mximo de 6 J/cm por sesso - 3 sesses com intervalo de 24 hs Pontos gatilho sobre a musculatura envolvida Sesses dirias ou em dias alternados

PERIODONTITE

2 J/cm 0,5 a 1 J/cm

1 a 2 J/cm POS-ANESTSICO 4 a 8 J/cm PS-ENDODONTIA PS-EXTRAO SIMPLES PS-ORTODONTIA PR E PS-RASPAGEM PERIODONTAL 1 a 2 J/cm 2 a 4 J/cm 1 a 2 J/cm

4 J/cm

PR-ANESTSICO

1 a 3 J/cm

1 a 2,5 J/cm PREPARO CAVITRIO 2 a 3 J/cm

QUEILITE ANGULAR TRISMO LCERAS

3 a 6 J/cm 2 a 4 J/cm 2 a 8 J/cm

91

XVI. TABELA PRTICA DE TEMPOS APLICAO X DOSAGENS EM JOULES/CM

DE

Abaixo seguem as tabelas que indicam tempo de aplicao em funo da dosagem a ser aplicada, potncia do LASER e rea de abrangncia da caneta aplicadora. O equipamento INOVA da LASERLine j calcula automaticamente os tempos de aplicao, no sendo necessrio utilizar as tabelas abaixo. Indicamos os tempos na tabela abaixo apenas para comparao. Na acupuntura, a indicao de aplicao normalmente feita em Joules/ponto. Para aplicar a dosagem em Joules/cm2, verifique as tabelas 3 e 4.

EQUIPAMENTO INOVA

CANETA 1

CANETA 2

CANETA 3 150mW / rea VERM / INFRA 9,5cm TEMPO (SEG.) 31,6 63,3 95,0

CANETA 4 300mW / rea VERM 12,5cm TEMPO (SEG.) 20,8

CANETA 5 50mW / rea VERM 6 cm TEMPO (SEG.) 60 120 (1m) (2m) (3m) (4m) (5m) (6m) (7m) (8m) (9m) (10m) (11m) (12m) (13m) (14m) (15m) (16m)

CANETA 6 300mW / rea INFRA 9 cm TEMPO (SEG.) 15 30 45 60 75 90 105 120 135 150 165 180 195 210 225 240 (1m) (1m15s) (1m30s) (1m45s) (2m) (2m15s) (2m30s) (2m45s) (3m) (3m15s) (3m30s) (3m45s) (4m) 9

CANETA 7 500mW / rea INFRA 9 cm TEMPO (SEG.)

50mW / rea 50mW / ponto VERM VERM / INFRA 0,9cm 0,1 cm TEMPO (SEG.) 9 18 27 36 45 54 63 72 81 90 99 (1m03s) (1m12s) (1m21s) (1m30s) (1m39s) TEMPO (SEG.) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

DOSAGEM J/cm 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 4 4,5 5 5,5 6 6,5 7 7,5 8

(1m03s) 41,6 (1m35s) 62,5

18 27 36 45 54 63 72 81 90 99 (1m03s) (1m12s) (1m21s) (1m30s) (1m39s)

(1m02s) 180 (1m23s) 240

126,6 (2m06s) 83,3

158,3 (2m38s) 104,1 (1m44s) 300 190,0 (3m10s) 125,0 (2m05s) 360 221,6 (3m41s) 145,8 (2m25s) 420 253,3 (4m13s) 166,6 (2m46s) 480 285,0 (4m45s) 187,5 (3m07s) 540 316,6 (5m16s) 208,3 (3m28s) 600 348,3 (5m48s) 229,1 (3m49s) 660 380,0 (6m28s) 250,0 (4m10s) 720 411,6 (6m51s) 270,8 (4m30s) 780 443,3 (7m23s) 291,6 (4m51s) 840 475,0 (7m55s) 312,5 (5m12s) 900 506,6 (8m26s) 333,3 (5m33s) 960 Tabela 1

108 (1m48s) 117 (1m57s) 126 (2m06s) 135 (2m15s) 144 (2m24s)

108 (1m48s) 117 (1m57s) 126 (2m06s) 135 (2m15s) 144 (2m24s)

92

EQUIPAMENTO SL-HAIR DOSAGEM J/cm 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 4 4,5 5 5,5 6 6,5 7 7,5 8

CANETA APLICADORA 50mW / rea VERM 6 cm TEMPO (SEG.) 60 120 180 240 300 360 420 480 540 600 660 720 780 840 900 960 Tabela 2 (1m) (2m) (3m) (4m) (5m) (6m) (7m) (8m) (9m) (10m) (11m) (12m) (13m) (14m) (15m) (16m)

EQUIPAMENTO LASER FLUX DOSAGEM J/cm 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 4 4,5 5 TEMPO (SEG.) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

CANETA APLICADORA 50 mW / ponto VERM / INFRA 0,1 cm DOSAGEM J/ ponto 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 4 4,5 5 Tabela 3 TEMPO (SEG.) 10 20 30 40 50 60 (1m) 70 (1m10s) 80 (1m20s) 90 (1m30s) 100 (1m40s)

93

EQUIPAMENTO LASER FLUX DOSAGEM J/cm 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 4 4,5 5 TEMPO (SEG.) 10 20 30 40 50 60 (1m) 70 (1m10s) 80 (1m20s) 90 (1m30s) 100 (1m40s)

CANETA APLICADORA 5 mW / ponto VERM / INFRA / VERDE 0,1 cm DOSAGEM J/ ponto 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 4 4,5 5 Tabela 4 TEMPO (SEG.) 100 (1m40s) 200 (3m20s) 300 (5m) 400 (6m40s) 500 (8m20s) 600 (10m) 700 (11m40s) 800 (13m20s) 900 (15m) 1000 (16m40s)

94

S-ar putea să vă placă și