Sunteți pe pagina 1din 19

Arquivo <cad21> Ttulo: Do GATT OMC Cinquenta Anos em Busca do

Livre Comrcio Global

Autor: Edna Wojciechwski


Professor Responsvel: Prof. D.Sc. Murillo Florindo Cruz Filho Nmero de Pginas: 19

De incio, gostaria de pedir que concordassem, por ora, em pensar no conflito como no sendo bom, nem ruim; que o considerassem sem prvios julgamentos ticos; encarando-o no como guerra, mas como o aparecimento da diferena, de opinies, de interese. Pois isso que o conflito significa diferena. Uma vez que o conflito diferena se encontra no mundo e que no podemos evit-lo, deveramos, penso eu, utiliz-lo. Em vez de conden-lo, deveramos fazer com que trabalhasse a nosso favor. (Mary Parker Follett, 1868-1933)

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma evoluo histrica do comrcio internacional nos ltimos cinquenta anos, desde o surgimento do Acordo Geral sobre Tarifas e Comrcio GATT , em 1947, at sua substituio, em 1994, pela Organizao Mundial de Comrcio OMC. Destaca, ainda, os principais momentos dessas duas instituies, principalmente a crise atual que tem atingido a OMC e todos os princpios que, ao menos em tese, norteiam seu funcionamento. Alguns momentos crticos so apresentados, bem como alguns poucos, porm importantes, questionamentos sobre o momento atual da OMC e, em especial, da situao brasileira diante do discurso do livre comrcio internacional.

1. INTRODUO

Vrios temas relacionados ao comrcio internacional tm merecido destaque nos ltimos anos, e num ritmo cada vez maior. Aumentam os debates, mas tambm os questionamentos sobre as conseqncias para os diferentes pases, portanto diferentes economias, da liberalizao total do comrcio, como pretendem os pases ricos.

Esta j seria por si s justificativa suficiente para um artigo sobre o assunto. No entanto, ao analisarmos os diversos fatores envolvidos, descobrimos que que este assunto pode tornar-se quase que inesgotvel. Da a necessidade de escolher alguns pontos especficos para limitar a abordagem dada ao tema.

Aqui, especificamente, ser feita uma abordagem histrica desde o surgimento do que veio a tornar-se, no final do sculo XX, o principal rgo relacionado ao comrcio internacional: a OMC Organizao Mundial de Comrcio. E como a OMC tem sido alvo de muitas controvrsias, algumas delas sero tambm abordadas neste artigo.

2. DO GATT OMC: MUITA HISTRIA PARA CONTAR

Existem trs maneiras principais de lidar com o conflito: dominao, conciliao e integrao. A dominao, obviamente, uma vitria de um lado sobre o outro. Essa a maneira mais fcil de lidar com o conflito, pelo menos por enquanto, mas, ao final, geralmente se mostra malsucedida. A segunda maneira, a da conciliao, ns entendemos bem, pois atravs dela que resolvemos a maioria de nossas controvrsias; cada lado cede um pouco, a fim de se ter a paz, ou, mais precisamente, a fim de que a atividade que foi interrompida pelo conflito possa ter continuidade. A conciliao a maneira aceita e aprovada de se acabar com uma controvrsia. Contudo, ningum realmente quer conciliar-se, porque isso significa uma renncia a algum desejo. Agora, existe uma maneira que comea a ser reconhecida, e at mesmo ocasionalmente seguida: quando dois desejos so integrados, isso significa que uma soluo foi encontrada, em que ambos encontraram um espao. Nenhum lado teve de sacrificar coisa alguma. (Mary Parker Follett, 1868-1933)

3 H muito tempo atrs, ainda no final do sculo XVIII, o Congresso norteamericano recebeu um relatrio, o Report on Manufactures, elaborado por Alexandre Hamilton, onde o autor apresentava um projeto de poltica industrial, fundamentado em conceitos dedicados ao apoio e desenvolvimento da indstria manufatureira no mercado interno dos EUA, ao crescimento harmonioso da agricultura e da indstria, abertura comercial paulatina e negociada com a Europa, alm do incentivo inovao tecnolgica. Tais idia foram responsveis pelo crescimento econmico surpreendente alcanado pelos EUA no sculo XIX.1

E o crescimento econmico experimentado no sculo XIX teve continuidade no sculo XX. Basta lembrar das inmeras contribuies das empresas norte-americanas para a Administrao, por exemplo: teorias administrativas pioneiras e

revolucionrias, como a Administrao Cientfica e a Teoria das Relaes Humanas; desenvolvimento industrial e tecnolgico como o movimento fordista; s para citar alguns poucos casos.

Aps a Segunda Guerra Mundial, a economia norte-americana parecia crescer mais que a dos outros pases. Ainda nos anos 40, a indstria norte-americana j era capaz de atender toda a demanda reprimida durante anos de seu mercado interno, e ainda havia excedente de produo. A soluo parecia simples: vender tambm para o mercado externo. Mas para quem? Uma empresa americana, ao vender seus produtos em qualquer mercado interno ou externo espera receber dlares (americanos) em troca. Mas somente os EUA podiam emitir esses dlares.

No tardou para que uma soluo realmente eficiente surgisse para o Governo norte-americano: se os EUA comprassem bens de outros pases e pagassem em dlares americanos, esses pases que exportaram bens para os EUA passariam a ter dlares amercianos para comprar produtos norte-americanos. Em suma, a abertura da economia norte-americana ao comrcio internacional poderia ser a soluo que asseguraria aos EUA condies econmicas para continuar crescendo cada vez mais.

OLIVEIRA, Nelson Brasil de. Cairu e Hamilton.

4 Assim, em 1946 o Congresso norte-americano deu poderes ao governo daquele pas para negociar redues tarifrias para a importao de produtos, permitindo que os pases exportassem seus produtos para os EUA. Surge, ento, o Acordo Geral sobre Tarifas e Comrcio GATT (General Agreement of Tariffs and Trade), assinado sob a forma de protocolo provisrio em 1947. Entre os primeiros signatrios, treze pases industrializados e dez pases em desenvolvimento, entre eles o Brasil.

No ano seguinte, a Organizao das Naes Unidas ONU promoveu em Havana, Cuba, uma conferncia sobre comrcio e desenvolvimento. E o GATT comeou a funcionar, mesmo no tendo sido ratificado pelo Congresso dos EUA. Assim, o que era, inicialmente, um protocolo provisrio, assumiu carter de protocolo permanente, sem que seus signatrios assinassem o Acordo.2

O GATT apresentava, poca, ausncia de regras fixas a serem seguidas, regras essas que se faziam cada vez mais necessrias, tendo em vista que o GATT evoluiu a ponto de se tornar um frum de negociaes entre pases membros. Sendo um Acordo Geral, um Protocolo de Aplicao Provisria, a legislao comercial interna dos pases membros (ou signatrios) tinha preponderncia sobre as poucas regras do GATT. Isto, porm, no impedia o GATT de ter como principal objetivo a liberalizao progressiva do comrcio mundial.

De modo geral, tal objetivo pautava-se em dois princpios bsicos: primeiro, o da nodiscriminao entre signatrios; e, segundo, o de reciprocidade. Mas a j surge um problema crucial para o GATT: desde o incio, seus signatrios so pases com potenciais econmico, poltico e comercial distintos. Assim, como decorrncia os pases mais ricos beneficiam-se mais do processo de liberalizao comercial que os parceiros mais fracos, o que comea a dificultar o alcance do objetivo principal do GATT.3

Pode-se afirmar que, via de regra, de 1948 a 1970 os pases em desenvolvimento PED no foram forados a fazer grandes concesses, ao mesmo tempo em que se beneficiaram das clusulas multilaterais que, em geral, consistiam basicamente em
2 3

BAUMANN, Renato. O GATT e a poltica comercial brasileira. p. 3-4. BAUMANN, Renato. Op. cit., p. 4-5.

5 concesses tarifrias. De modo geral, at o incio dos anos 70, em todas as Rodadas do GATT o tema principal era barreira tarifria.

Isto no significa, porm, que os pases em desenvolvimento foram sempre favorecidos. Ainda em 1955, por exemplo, o governo dos EUA adotou polticas restritivas para a importao de produtos agrcolas, medidas estas que prejudicaram muito os pases em desenvolvimento.

a partir da dcada de 70, porm, que o GATT comea a tratar de questes mais complexas no mbito do comrcio mundial. Na Rodada Tquio (1973/1979), por exemplo, foram includas negociaes sobre medidas de poltica que afetam o comrcio, alm das alquotas de imposto de importao. Pela primeira vez em sua histria, o GATT incluiu em suas reunies ministeriais negociaes multilaterais que incluam barreiras no-tarifrias, enfatizando a adoo generalizada de medidas protecionistas.4

Durante a Rodada Tquio, o Brasil assumiu uma postura mais firme, procurando defender seus interesses da melhor forma possvel. Assim, dos nove Cdigos aprovados nesta Rodada, o Brasil assinou apenas cinco deles. Segundo Baumann, na poca:

O Governo brasileiro tem enfatizado sistematicamente a necessidade de fortalecer o GATT enquanto instituio, o que significa no apenas a reformulao das regras de comrcio, mas tambm sua adoo na prtica. (...) os negociadores brasileiros tm manifestado freqentemente seu desapontamento pela falta de compromissos mais precisos das partes contratantes com relao adoo de salvaguardas e ao tratamento diferenciado aos pases em desenvolvimento, bem como pela falta de definio exata das penalidades a serem impostas nos casos de adoo de barreiras no-tarifrias, pela inexistncia de um conceito claro do que constitui dano ao mercado interno, e pelo tratamento tradicionalmente desigual dado aos produtos agrcolas nas negociaes comerciais.5 O Brasil no foi o nico pas em desenvolvimento a manifestar, por diversas vezes,
4 5

BAUMANN, Renato. Op. cit., p. 5. BAUMANN, Renato. Op. cit., p. 6

6 seu descontentamento e at mesmo apreenso em relao a vrios aspectos jurdicos da legislao do GATT, bem como os procedimentos adotados para impor sanes no caso de desrespeito s regras originais do GATT. As desigualdades, porm, se acentuaram, impondo acordos que ferem explicitamente os princpios bsicos do Acordo original.

No entanto, na Rodada Tquio o Brasil fez algumas concesses, em sua maioria bilaterais e em relao aos EUA. Os resultados, conforme admitiram as autoridades brasileiras, no foram satisfatrios. Primeiro, porque as negociaes ocorreram de forma isolada, produto a produto. E, segundo, porque o volume de comrcio afetado pelas concesses foi relativamente pequeno.6

A expectativa, ento, era de que os negociadores brasileiros apoiassem as discusses sobre a redefinio de vrios artigos do GATT, de modo a eliminar, ou ao menos reduzir consideravelmente as desigualdades existentes. Clusulas como a de nodiscriminao, ou de Nao Mais Favorecida (NMF)7, entre outras, exigiam uma redefinio urgente.

Programada inicialmente para ser lanada em 1982, a oitava srie de negociaes multilaterais do GATT, a Rodada Uruguai, teve incio apenas em 1986, em Punta Del Este, e estendeu-se at 1993, tornando-se, assim, a mais longa e complexa de todas as sries de negociaes at ento. Os motivos que justificam tal complexidade incluem novos setores na agenda de discusses, como agricultura, servios e propriedade intelectual, alm de esforos para estabelecer reas de comrcio mais especficas (antidumping, subsdios e medidas compensatrias, salvaguardas, barreiras tcnicas e regras de origem).8

As disputas entre Brasil e EUA, no entanto, no foram poucas, e continuam existindo at os dias atuais. A tendncia protecionista norte-americana parece acentuar-se cada
6 7

BAUMANN, Renato. Op. cit., p. 16. A Clusula de Nao Mais Favorecida seria uma clusula multilateral mais ou menos equivalente uma Clusula de Reciprocidade (bilateral). Assim, todo acordo bilateral ou multilateral estende-se automaticamente a todos os pases membros do GATT. Da ser considerada a clusula mais importante do GATT. 8 AMORIM, Celso. A OMC ps-Seattle. p. 102.

7 vez mais.

Durante a Rodada Uruguai dois pontos foram exaustivamente discutidos: o poder diferenciado entre os diversos pases membros; e a necessidade de reforar, ou introduzir, mecanismos que garantissem uma continuidade ao processo de reformulao e implementao das regras de comrcio.9

Na dcada de 80 o Brasil enfrentou srios problemas quanto a medidas protecionistas adotadas por pases signatrios do GATT. Segundo dados apresentados por Baumann, entre julho de 1980 e junho de 1986, 45 aes antidumping foram iniciadas contra o Brasil, sendo que 19 delas (42%) resultaram em penalidades efetivadas. Apesar do nmero elevado, observou-se que os casos de aes antidumping foram, em sua maioria, entre pases industrializados. No perodo compreendido entre julho de 1980 e junho de 1985, um total de 757 aes foram iniciadas, das quais 328 (43%) resultaram em penalidades efetivadas.

Segundo Baumann, (...) no h homogeneidade entre os pases que iniciaram aes compensatrias, nem os processos iniciados afetaram aqueles que moveram esses processos. Em outras palavras, no existe relao direta entre as restries ao comrcio impostas por um pas e as barreiras impostas por outro pas, como sugerido pela teoria de equilbrio do comrcio internacional. O Brasil ocupa um lugar de destaque entre os pases sujeitos a aes compensatrias, novamente diferena dos casos antidumping.10 Mais uma vez, as estatsticas evidenciam essa tendncia. Entre 1980 e 1985, por exemplo, os dez pases mais afetados por aes compensatrias somaram 258 aes iniciadas, sendo 75 delas contra o Brasil (29%). Do total, 59 resultaram em penalidades definitivas, sendo 7 contra o Brasil (12%).

Considerando o perodo compreendido entre 1980 e 1986, Austrlia, Canad, Chile, CEE e EUA, juntos, iniciaram 80 aes compensatrias contra o Brasil, das quais 9

10

BAUMANN, Renato. Op. cit., p. 11. BAUMANN, Renato. Op. cit., p. 13.

8 resultaram em penalidades definitivas (11%).11

Em maro de 1987, o Secretariado do GATT registrava 73 aes aes de medidas compensatrias e antidumping iniciadas contra o Brasil: 42 dos EUA, 15 da CEE, 8 do Canad e 8 da Austrlia. A variedade de produtos inclua calados, sucos de frutas ctricas, soja, artigos de couro, txteis de algodo, produtos metlicos, produtos qumicos e carne de frango congelada.12

Como resultado de tantas aes compensatrias e antidumping contra o Pas, o Brasil reduziu substancialmente os incentivos s exportaes. Entre 1982 e 1985, a reduo chegou a quase 40%.13

A prtica do protecionismo contra os pases em desenvolvimento, amplamente difundida entre os pases industrializados, apresenta-se sob diferentes enfoques. Os pases desenvolvidos podem, por exemplo, praticar o protecionismo atravs da estrutura das tarifas e de outras barreiras ao comrcio com os pases em desenvolvimento, seja discutindo a relao das tarifas nominais adotadas com a composio dos produtos provenientes dos pases em desenvolvimento, seja intensificando a adoo de medidas antidumping e de aes compensatrias, de restries na especificao tcnica dos produtos, etc; seja atravs da avaliao normativa das regras de comrcio.

Ainda durante a longa e complexa Rodada Uruguai, o Brasil adotou diversas medidas liberalizantes, direcionando sua poltica comercial no sentido de desenvolver maior capacitao tcnica, o que permitiria a implantao plena dos Cdigos Antidumping e de Subsdios, em substituio aos mecanismos de controle de preos de referncia.14

11 12

BAUMANN, Renato. Op. cit., p. 13-14. BAUMANN, Renato. Op. cit., p. 15. 13 BAUMANN, Renato. Op. cit., p. 21.

9 Em 1988, o entendimento de Baumann quanto ao futuro do GATT poderia ser descrito da seguinte forma:

Parece evidente que o esforo dos pases em desenvolvimento nas negociaes multilaterais est diretamente vinculado seleo de questes mais abrangentes, como as condies para o servio da dvida externa. Isso envolve mudanas nos procedimentos do GATT, no sentido de maior integrao com outros organismos internacionais, bem como de possibilitar a adoo, por parte dos pases em desenvolvimento, de medidas de poltica comercial com base em dificuldades de balano de pagamentos. No que se refere posio brasileira, deveria ser reconhecido que as medidas de poltica interna avanaram significativamente no sentido de reduzir o componente de subsdio dado s exportaes e, portanto, o espao para prticas desleais de comrcio. Deve ser reconhecido ademais que o Pas tem adotado diversas medidas de racionalizao e liberalizao de sua poltica comercial. Isto no quer dizer que no haja margem para modificaes posteriores. O ponto a ser enfatizado apenas de que as prticas comerciais distorcivas so hoje bem menos presentes do que, por exemplo, no incio desta dcada [80], quando um nmero considervel de aes de medidas compensatrias foi iniciado contra o Brasil. Como conseqncia, o Brasil tem hoje menos a ofertar em termos de poltica comercial do que, por exemplo, em 1982, quando foi assinada a primeira declarao estabelecendo o incio das negociaes multilaterais. Alm disso, a margem para concesses limitada pelas negociaes relativas ao servio da dvida externa. A permanecer a situao atual, parece evidente que a necessidade de gerar supervits comerciais crescentes no consistente com a prtica generalizada do protecionismo. Isso nos leva de volta soluo imediata dos grandes temas envolvidos. As negociaes na prxima Rodada sero necessariamente bem mais complexas do que em Rodadas anteriores. Os princpios do GATT esto, eles prprios, sendo colocados em xeque. O que transparece com alguma clareza da anlise das perspectivas da Rodada Uruguai que qualquer que seja o resultado das presses exercidas pelos pases industrializados para a discusso dos chamados novos temas (regulamentao dos fluxos internacionais de servios, propriedade intelectual, etc.), e qualquer que venha a ser a soluo obtida com relao aos aspectos institucionais (como a capacitao do GATT em fazer valer, a nvel nacional, as decises multilaterais), a experincia sugere que os pases em desenvolvimento deveriam pressionar os pases membros do GATT no sentido de uma soluo de temas h muito no resolvidos e que afetam a adoo dos princpios do GATT. A agenda de negociaes deve necessariamente incluir elementos distorcivos, como a Poltica Agrcola Comum da CEE, o Acordo
14

BAUMANN, Renato. Op. cit., p. 21.

10 Multifibras, as restries voluntrias s exportaes, as condies para aes de emergncia na importao de produtos especficos, a elevao de tarifas e os critrios arbitrrios de graduao no Sistema Geral de Preferncias, bem como a discriminao nos esquemas de tratamento preferencial e na adoo de medidas compensatrias.15

3. A OMC ENTRA EM CENA

Muitas vezes difcil saber se uma deciso uma integrao verdadeira ou uma espcie de conciliao. Mas, indcios de integrao, ainda que parciais, indcios at mesmo de que as pessoas querem a integrao, no lugar da dominao ou conciliao, so encorajadores. Hoje a palavra-chave da psicologia desejo. Se desejarmos falar do conflito na linguagem da psicologia contempornea, podemos cham-lo de um momento na interao de desejos. Desse modo, tiramos dele qualquer conotao de bom ou mau. Portanto, no devemos ter receio do conflito, porm devemos reconhecer que h uma maneira destrutiva de lidar com tais momentos e uma maneira construtiva. O conflito, enquanto o momento de aparecimento e consolidao da diferena, pode ser um indcio de sade, uma profecia do progresso. A conciliao no cria, ela lida com o que j existe; a integrao cria algo novo. (Mary Parker Follet, 1868-1933) Somente cinco anos mais tarde, em 1993, houve a concluso dos trabalhos da Rodada Uruguai. Como uma das conseqncias imediatas, foi criada a Organizao Mundial de Comrcio OMC, para substituir o GATT. A OMC somente iniciou suas atividades em janeiro de 1995. Ainda no seu incio, o tema comrcio e meio ambiente foi introduzido na agenda de negociaes, sendo criado um comit com mandato de aprofundar o entendimento sobre o tema.

Em vrios aspectos, a OMC substituiu o GATT com bastante eficincia. Um exemplo foi o estabelecimento de um novo mecanismo de soluo de controvrsias, de natureza quase judicial, estabelecendo regras mais precisas para permitir, por exemplo, retaliaes comerciais em caso de determinao, por um painel, de violao dos acordos que tivessem efeito negativo para um ou mais membros.

11

importante destacar que, s vsperas de sua primeira Conferncia Ministerial, a OMC divulgou um trabalho sobre investimentos estrangeiros diretos, em que ficou constatado que os pases desenvolvidos absorviam cerca de 73% de todo o investimento estrangeiro direto realizado no mundo. Em decorrncia de tais fatos, os pases em desenvolvimento no encontravam perspectivas atraentes para justificar a conferncia, enquanto os pases desenvolvidos pretendiam discutir no apenas investimentos, mas tambm uma reduo de tarifas aduaneiras dos pases em desenvolvimento, a introduo da chamada clusula social no comrcio internacional e a diminuio do protecionismo na rea agrcola.16

A primeira Conferncia Ministerial da OMC reuniu-se em Cingapura em dezembro de 1996. Na ocasio, foram adotadas diretrizes gerais para as atividades da OMC, criados grupos de trabalho para discutir novos temas relevantes para o comrcio (ex.: concorrncia, investimentos e transparncia em compras governamentais). Outros temas abordados foram a facilitao de comrcio e a questo dos padres trabalhistas, que finalmente tornou-se competncia da Organizao Internacional do Trabalho (OIT).

A II Conferncia Ministerial foi realizada em Genebra, em maio de 1998. Na ocasio, alm das comemoraes dos 50 anos do sistema multilateral de comrcio, decises importantes foram tomadas tendo em vista o programa de trabalho para a elaborao de recomendaes para a III Conferncia Ministerial. Nessa ocasio, a OMC decidiu no cobrar encargos para o comrcio eletrnico via Internet. Foi uma deciso unnime dos 132 pases membros da OMC, com validade at a III Conferncia Ministerial, marcada para dezembro de 1999, em Seattle.17

Observando estritamente as caractersticas bsicas que diferenciam a OMC do antigo GATT, podemos concluir que, a partir da criao da OMC, capacitada a analisar todos os temas de interesse de seus membros, bem como iniciar negociaes de acordos sobre esses temas caso houvesse consenso, no haveria mais necessidade de novas
15 16

BAUMANN, Renato. Op. cit., p. 22. CAMARGO, Gustavo. Os ricos ficam com o fil. 17 BALIEIRO, Silvia. OMC decide no taxar comrcio via Internet.

12 rodadas nos moldes das antigas rodadas do GATT. No entanto, ao final da Rodada Uruguai ainda havia temas no concludos e, conforme acordado em Marraqueche (etapa final da Rodada Uruguai), haveria negociaes sobre tais temas agricultura e servios. Assim, alguns pases, como os da CEE, por exemplo, passaram a defender a idia de uma rodada ampla de negociaes, tentando incluir novos temas de interesse prprio, como investimentos e poltica de concorrncia. O Brasil, por sua vez, passou a aceitar uma nova rodada de negociaes multilaterais, acreditando que, ao final, todos os pases poderiam ter ganhos distribudos de forma razoavelmente equitativa.18

Os trabalhos de preparao da III Conferncia Ministerial, marcada para novembro de 1999, em Seattle, foram realizados em Genebra. O que se pde observar por parte dos diversos pases membros da OMC foi a pouca ou nenhuma flexibilidade quanto a suas posies prprias.

Entre as negociaes mandatadas (acordos da Rodada Uruguai), podemos citar: agricultura (interesse dos grandes exportadores agrcolas, incluindo o Brasil); e servios (interesse maior dos grandes exportadores de servios: os pases desenvolvidos).

Entre os temas novos propostos, podemos citar: acesso a mercados de bens industriais (interesse dos pases industrializados); investimentos (interesse de alguns pases desenvolvidos CEE, Japo e de alguns pases em desenvolvimento Coria, Chile); concorrncia (interesse dos pases da CEE); meio ambiente (grande interesse para os pases desenvolvidos); padres trabalhistas (grande interesse para os pases desenvolvidos); compras governamentais (deliberado anteriormente em Cingapura); e comrcio eletrnico (deliberado anteriormente em Genebra).

Faz-se importante ressaltar que os temas novos propostos eram, na realidade, tentativas dos pases desenvolvidos para ampliar a prtica do protecionismo em seus respectivos territrios, simultaneamente abertura cada vez maior dos mercados dos pases em desenvolvimento. Os pases membros adotavam posicionamentos muito

18

AMORIM, Celso. Op. cit., p. 103.

13 rgidos e, muitas vezes, os conflitos no se resumiam a pases ricos versus pases pobres; entre os prprios pases ricos os interesses eram, muitas vezes, diferentes, gerando grandes conflitos. Duas tentativas foram feitas para amenizar tais conflitos: encontros de nvel ministerial realizados em Budapeste e em Lausanne. O quadro, porm, continuava pouco animador.

Os fatores decisivos para tal situao incluam: a atitude ambivalente dos Estados Unidos, contrrios a uma rodada ampla e defensores de temas polmicos como padres trabalhistas e meio ambiente; a atitude desconfiada de vrios pases em desenvolvimento, como ndia, Paqusto e Egito, ainda em fase de adaptao de suas economias s regras negociadas na Rodada Uruguai; a atitude contraditria da CEE, adotando uma posio de extrema rigidez na rea agrcola.

Enquanto os trabalhos preparatrios para Seattle eram realizados, no entanto, a sociedade civil manifestava-se das mais variadas formas. Em maio de 1998, por exemplo, durante a comemorao dos cinqenta anos de criao do GATT, em Genebra, cerca de 4.000 manifestantes protestaram violentamente contra a globalizao econmica.

No passado, os assuntos comerciais entre governos eram tratados em tediosas reunies de cpula, e demorava-se dcadas para chegar a algum acordo. Agora as mudanas acontecem antes que os governantes consigam perceber, e as reunies, como se deu em Genebra, ocorrem sob a trepidao de protestos, falncia de pases e crises polticas. (...) No princpio, a globalizao era percebida pelo crescimento do comrcio internacional. A troca de mercadorias entre os pases cresceu 25% nos ltimos quatro anos. Depois, os capitais passaram a tansitar pelos mercados como se as fronteiras no existissem. Seu movimento cresceu tanto, e o volume de dinheiro tamanho, que o poder dos investidores se tornou imbatvel. Se antes a poltica de juros e de cmbio de um pas era atribuio soberana do governo, agora ela depende tambm do investidor. Ganha-se ou perde-se o emprego por uma deciso tomada do outro lado do oceano. O movimento de mercadorias e capitais foi a primeira fase da globalizao. A segunda fase, marcada pelas megafuses de empresas, acaba de apresentar-se.19

19

SIMONETTI, Eliana Gianella. Em alta rotao.

14 O retrato apresentado demonstra claramente como as negociaes na OMC tendiam a tornar-se cada vez mais complexas. Assim, a dificuldade em elaborar propostas de consenso foi aumentando, a ponto de o texto prepardo para Seattle parecia mais uma colcha de retalhos das diferentes posies apresentadas pelos diversos membros da OMC.

Seattle marcou definitivamente a existncia da OMC. Alm dos problemas expostos at aqui, outros problemas surgiram, como a atitude muitas vezes agressivas das ONGs, que defendiam os mais diversos pontos de vista, chegando em alguns casos a propor a abertura de temas polticos sociedade civil. Os inmeros protestos contra a globalizao, sob os mais variados pretextos, tambm representaram um grande problema para a III Conferncia Ministerial.

Nas palavras de Celso Amorim, Seja como for, a OMC se transformou em foco de descontentamento geral, e alvo fcil e conveniente das crticas de polticos e jornalistas de diversas idealogias, que iam desde a extrema direita isolacionista nos Estados Unidos, at a extrema esquerda revolucionria em pases em desenvolvimento, passando por operrios de indstrias declinantes, temerosos de perderem o emprego, e agricultores acostumados a viverem como rentistas e relutantes a adaptar-se a uma economia regida pelas leis do mercado.20 A Conferncia Ministerial em Seattle esteve muito longe de um resultado positivo. Clima de guerra entre ONGs e polcia; poucos dias de negociao para superar tantas e to amplas divergncias entre os pases membros; a rigidez da CE, com seus recuos na rea agrcola; a falta de flexibilidade dos EUA, que no encontrou condies para exercer uma liderana clara; a posio ctica ou at mesmo oposicionista de alguns pases em desenvolvimento de peso, como ndia, Paquisto e Egito; enfim, muitos foram os fatores que contriburam para o fracasso de Seattle, de modo que a suspenso da conferncia pareceu mais prudente. Posies conflitantes parte, o consenso geral foi que o fracasso de Seattle no poderia transformar-se no fracasso da OMC.

20

AMORIM, Celso. Op. cit., p. 109.

15 Talvez a maior decepo tenha sido a prpria conferncia, em que os pases em desenvolvimento esperavam mais coerncia dos pases ricos. O liberalismo dos pases ricos uma via de mo nica. Quando produtos e servios vm dos pases ricos para os pases em desenvolvimento, eles apiam o liberalismo comercial. Quando o fluxo se inverte, porm, adotam polticas altamente protecionistas.21

Em tese, muito poderia ser aprendido a partir de Seattle. A realidade atual j no comporta que decises importantes sejam tomadas pelos pases mais influentes da OMC, sendo apoiadas com maior ou menor interesse pelos demais pases membros, em troca de concesses marginais. A Conferncia Ministerial de Seattle reuniu 135 pases. Estima-se que aproximadamente outros 30 pases, incluindo China, Rssia, Arbia Saudita e Ucrnia, tornem-se parceiros da OMC, o que refora ainda mais a vercidade da concluso acima.

O imperativo de que o livre comrcio contribua para a erradicao da pobreza no pode continuar sendo uma promessa v. Isso implica, da parte de todos os pases, mas sobretudo dos mais avanados, uma capacidade de olhar para alm de interesses setoriais ou imediatos, uma capacidade que eles no demonstraram ter no passado, mas que as exigncias do presente e do futuro tornaro indispensvel. Obviamente, anos eleitorais no so os ideais para este salto de qualidade.22 Menos de dois anos depois do desastre da Conferncia Ministerial de Seattle, o que se pde observar na nova reunio ministerial, marcada para Gnova, no foi muito diferente. A OMC parece ainda no estar em condies de cumprir seu papel social desenvolvimentista, reduzindo as diferenas entre pases ricos e pases pobres.

Mais uma vez, a repercusso internacional foi muitssimo desastrosa, Mais uma vez, a sociedade civil, individualmente ou representada pelas ONGs, buscou demonstrar seu descontentamento com o estgio atual do proecesso de globalizao.

21 22

NOGUEIRA, Csar. Cai a mscara dos ricos. AMORIM, Celso. Op. cit., p. 114.

16 4. CONCLUSO

Apesar de a liberdade comercial ter obtido, ao longo dos anos, feitos considerveis como reduo de tarifas, importaes e exportaes contribuindo efetivamente para que pases se recuperassem da devastao da II Guerra Mundial, a abertura de oportunidades para as naes menos desenvolvidas no seguiu o mesmo caminho.

Aqueles que precisam exportar mais, at porque abriram suas fronteiras, esto importando muito e precisam pagar a conta, tero muitas dificuldades. o caso concreto do Brasil. A balana comercial brasileira encerrar o ano [1999] com um dficit de cerca de 1,5 bilho de dlares, conta que poderia ser facilmente fechada caso os Estados Unidos comprassem um pouco mais de suco de laranja. Mas os americanos protegem os laranjais da Califrnia. Seria bom se importassem acar brasileiro. Mas protegem os plantadores de beterraba. J h alguns anos os japoneses exportam automveis com facilidade para o Brasil. Mas no compram seu leo de soja, pois querem refin-lo l. Todos os que precisam vender coisas baratas para os scios ricos (...) enfrentam esse problema.23 A situao brasileira no nica. Repete-se em pases como China, ndia, pases africanos e a maioria dos latino-americanos. Historicamente, podemos constatar que, nas dcadas de 60 e 70, os pases que desejavam desenvolver-se industrialmente optavam pelo fechamento econmico, estimulando a indstria nacional. Nos anos 80, porm a maioria dessas economias se abriu, transformando-se em mercados consumidores dos pases ricos. E agora, so os pases ricos que se recusam a uma abertura maior, para no falar dos que esto se fechando cada vez mais. Alegam defender o emprego em seu territrio. Os pases pobres parecem condenados a continuar eternamente pobres, uma vez que no h incentivo econmico para que melhorem os produtos que exportam.24 Uma das maneiras de elevar o padro de vida de um povo, ou proteger animais e florestas, justamente aumentar a justia comercial. Se um pas tem oportunidade de vender seus produtos a bom preo, ele enriquece, e pode importar tambm. Quando esse processo se acelera, a roda da riqueza mundial gira mais rpido e num raio crescente.25
23 24

NOGUEIRA, Csar. Cai a mscara dos ricos. NOGUEIRA, Csar. Cai a mscara dos ricos. 25 NOGUEIRA, Csar. Cai a mscara dos ricos.

17 Se a situao brasileira no nada confortvel, ao menos serve de exemplo a outros pases. Ao abrir-se para o comrcio internacional, o Brasil deparou-se com a desconstruo de seu processo de desenvolvimento industrial e econmico. Substituiu a ento Lei de Patentes, datada de 1971 e considerada modelo para os pases em desenvolvimento, por outra, datada de 1996, submetendo a indstria nacional aos interesses estrangeiros. Tornando-se membro ativo da OMC, abriu mo de sua soberania, submetendo suas leis nacionais s determinaes da Organizao. Sem produtos industrializados em reais condies de competir no mercado global em que os pases desenvolvidos protegem cada vez mais sua indstria, passou a implorar o direito de exportar seus produtos agrcolas, encontrando novas barreiras nos pases desenvolvidos, que protegem tambm sua agricultura (ex.: CEE).

A expectativa de que pases como a China, por exemplo, entrem para o OMC, parece ser bastante ambgua. Para a China, sinalizar para os pases desenvolvidos uma inteno futura de tornar-se membro da OMC permite-lhe obter acordos bilaterais com vrios pases interessados na filiao chinesa. Os EUA so um excelente exemplo disto. Por outro lado, seria ingenuidade demais acreditar que o governo chins (bem como seu povo) no tenha percebido ainda que, ao entrar para a OMC, estar optando por um caminho muito provavelmente sem volta, que conduzir o pas a um destino no muito diferente daquele observvel em pases como Brasil e Argentina, por exemplo.

As expectativas quanto ao futuro do Brasil, no entanto, no so em nada animadoras. Encontrar uma alternativa que permita ao Pas retomar o caminho do desenvolvimento econmico e social talvez implique na tomada de decises no muito populares, tanto para o mercado internacional quanto para uma boa parcela da populao brasileira. Talvez, a partir de uma substituio da Lei de Patentes atual, retomando a Lei de 1971, num contexto em que o cruzamento de patentes torna-se cada vez mais importante para determinar o desenvolvimento tecnolgico mundial, o Brasil consiga recuperar o ritmo de desenvolvimento tecnolgico e industrial interrompido h cerca de duas dcadas. No havendo condies de obter acordos favorveis realidade brasileira na OMC, o rompimento com a Organizao poderia ser uma boa alternativa, uma vez que permitiria ao Pas estabelecer acordos bilaterais,

18 nos moldes como vem fazendo a China, por exemplo.

Mas no h dvidas de que, alm de retaliaes internacionais, principalmente por parte dos pases desenvolvidos, muitos protestos por parte da sociedade brasileira reforariam a dificuldade em retomar o caminho do desenvolvimento. Talvez, se fosse possvel saber hoje, em 2001, o destino de nosso Pas para os prximos dez ou vinte anos, pudssemos compreender melhor os sacrifcios necessrios para assegurar nossa continuidade como pas e, quem sabe, nossa asceno ao posto de nao. Se pensarmos que a integrao mais lucrativa que a conquista ou a conciliao, o primeiro passo para essa consumao explicitar as diferenas. No podemos esperar integrar nossas diferenas, a menos que saibamos quais so. Ento, a primeira regra bsica para se obter a integrao colocar suas cartas na mesa, enfrentar a verdadeira questo, revelar o conflito, trazer a coisa toda s claras. Uma das mais importantes razes para trazer os desejos de cada lado a um lugar comum, em que possam ser claramente examinados e avaliados, que a avaliao, freqentemente, conduz reavaliao. Progredimos atravs de uma reavaliao do desejo, mas geralmente no paramos para examinar um desejo, at que outro esteja disputando a preferncia com ele. O segundo passo na integrao ser tomar as exigncias de ambos os lados, dividindo-as em suas partes conflitantes. Antecipar o conflito no significa, necessariamente, evitar o conflito, mas lidar com as regras de forma diferente. Isto , voc integra os diferentes interesses, sem fazer todos os movimentos. Um obstculo integrao o fato de que nosso modo de vida tem habituado muitos de ns a apreciar a dominao. Para muitos, a integrao assemelha-se tarefa do domador; ela no deixa a emoo da conquista. No fiz referncia a um dos principais obstculos integrao ou seja, a influncia indevida dos lderes a manipulao do inescrupuloso de um lado e a sugestionabilidade das pessoas de outro. Alm disso, mesmo quando o poder de sugesto no usado deliberadamente, ele est presente em todas as reunies entre pessoas; o completo campo emocional do intercmbio humano deve ser totalmente levado em conta, ao se lidar com mtodos de reconciliao. Finalmente, talvez o maior de todos os obstculos integrao seja nossa falta de treinamento para ela. (Mary Parker Follett, 1868-1933)

19

BIBLIOGRAFIA: AMORIM, Celso. A OMC ps-Seattle. Poltica Externa. Vol. 8, no. 4, Mar/Abr/Maio2000. p. 100-115. BALIEIRO, Silvia. OMC decide no taxar comrcio via Internet. Exame Digital, 20/maio/1998. BAUMANN, Renato. O GATT e a poltica comercial brasileira. Texto para Discusso no. 1. Braslia: IPEA/IPLAN, agosto de 1988. CAMARGO, Gustavo. Os ricos ficam com o fil. Exame, 30/outubro/1996. FARIA, Lauro Vieira. Livre comrcio uma balela. Tribuna da Imprensa, 28/08/2000. GRAHAM, Pauline. Mary Parker Follett: profeta do gerenciamento. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997. NOGUEIRA, Csar. Cai a mscara dos ricos. Veja 1627, ano 32, no. 48, 08/dezembro/1999. OLIVEIRA, Carlos Tavares de. Por que a China no entra na OMC. [jornal], [data]. OLIVEIRA, Nelson Brasil de. Cairu e Hamilton. O Globo, 16/02/2001. SIMONETTI, Eliana Gianella. Em alta rotao. Veja, 27/maio/1998.

S-ar putea să vă placă și