Sunteți pe pagina 1din 7

IDENTIDADES E PERFORMANCES UM OLHAR SOBRE AS DRAG QUEENS EM NATAL RN1 Joseylson Fagner dos Santos2 Programa de Ps-Graduao em Antropologia

ia Social - UFRN

Resumo: Performticos, espetaculares, ressignificados: estes so os corpos drags, que atuam em cena no questionamento de valores e normas convencionadas na relao corpo/sexo/gnero dos indivduos. No contexto das identidades, os sujeitos que realizam a performance encontram-se em espcies de subgneros, definidos com relao a cdigos de esttica e de postura adotados por esses personagens no momento da sua transformao. Esse artigo tem por objetivo pensar a forma como essas identidades se revelam atravs desses estilos de performance encontrados no processo de female impersonation dos indivduos, tomando como ponto de partida o vdeodocumentrio Dragstars (UFRN-2008), onde se percebeu a questo dessas mltiplas identidades definidas/desenhadas em corpos performticos. Palavras-chave: performance; identidades; drag queens; Dragstars.

Introduo Este trabalho parte da reflexo inicial do meu trabalho de pesquisa de mestrado sobre a formao das identidades drags na cidade de Natal (RN). Tomando como ponto de partida a produo do documentrio Dragstars3 (UFRN -2008), o artigo pretende discutir sobre essas identidades observando a relao entre corpo, performance e gnero, utilizando o vdeo como suporte para a abordagem acerca dos depoimentos de cinco drag queens. Dessa forma, a experincia do documentrio equivale a uma experincia de pr-campo dentro da pesquisa, de onde surgiram os questionamentos que direcionam a minha discusso sobre as identidades drags. O vdeo foi produzido no ano de 2008, como projeto experimental apresentado como parte do trabalho de concluso do curso de Comunicao Social, com habilitao em Radialismo. O objetivo era abordar as drag queens a partir do discurso de seus prprios personagens, explorando as diversas histrias e performances em uma linha narrativa que permitisse mostrar as drags por elas prprias. Usando o

Trabalho apresentado durante a XVIII Semana de Humanidades da UFRN, no GT 20 Gnero, corporeidade e desejos dissidentes, de 7 a 9 de junho de 2010, em Natal (RN). 2 Mestrando em Antropologia Social pelo Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social da UFRN.
Dragstars. Direo de Jo Fagner. Natal/ RN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008. son., color, aprox. 17. Projeto Experimental (Trabalho de Concluso do Curso de Comunicao Social, habilitao em Radialismo).
3

ciberespao4 como ferramenta chegou-se ao perfil de cinco drag queens para entrevistas: trs top drags, uma caricata e uma kenga5. A produo do documentrio deu o direcionamento para o estudo no campo da Comunicao Social sobre o discurso do corpo inscrito nessas identidades. Dentro dessa perspectiva percebeu-se a importncia de estudar no apenas como se apresenta o campo das identidades dentro do universo das drags, mas tambm como se formam tais identidades, em que valores se orientam a construo desse corpo performtico. O discurso das drag queens A seleo do elenco do documentrio Dragstars levou ao nome de cinco personagens que atuam na cidade com performances drag queens. Os critrios utilizados para essa seleo foram o tempo de carreira, o tipo de performance e um breve histrico da trajetria desses personagens pelo cenrio scio-cultural da capital. Shakira Kiloshana o personagem de Zilmar Jnior, criado na dcada de 1980 no incio da carreira como transformista em uma antiga casa de espetculos da cidade. Ele conta como tudo comeou:
Na verdade eu comecei h mais de vinte anos, comecei no teatro, comecei como bailarino. Da surgiu uma oportunidade, na poca no existia drag queen, essa palavra veio agora, existia-se o transformista, que o homem que se veste de qualquer coisa. Ento nessa poca uma das estrelas, que se chamavam na poca As Vedetes saiu do espetculo e eu era bailarino e resolvi assumir o papel da vedete que estava saindo. Ento na poca ns fazamos show de transformista, que era completamente diferente do que hoje, os shows duravam entre 40 e 50 minutos, tinha sketch de humor, tinha nmeros musicais, tinha cover, tinha tudo o que hoje em dia quase ningum mais v porque a noite tornou-se muito rpida. O pblico de boate, eles assistem o show enquanto pegam uma bebida, enquanto eles cumprimentam algum, ento voc tem que trabalhar com uma coisa muito rpida.

O depoimento de Shakira apresenta, alm de um relato histrico sobre o surgimento da performance drag como atividade artstica na capital, como tambm uma possibilidade de anlise sobre essa performance, a partir do momento em que se pensa na idia de como eram os espetculos antigamente e como so realizados na atualidade. Inclusive essa comparao nos permite estabelecer linhas comparativas tambm com relao s categorias que definem essas identidades, a partir do momento em que ela fala sobre a utilizao dos vocbulos transformista e drag queen em termos cronolgicos. O personagem Danuza dSalles vivido pelo ator e artista plstico Arruda Salles e foi criado para atuar em programa de rdio na emissora da Rede Tropical em Natal, no incio da dcada de 1990. Na mesma dcada, Danuza passou a integrar uma equipe de programa de televiso na emissora TV Ponta Negra, apresentando um quadro num programa jornalstico. O visual era bastante diferente das drag queens que
A etapa de localizao, contato e seleo das drag queens para o vdeo-documentrio em Natal foi realizada por meio de um perfil no site do Orkut (http://www.orkut.com), de onde foram localizadas cerca de 60 perfis de drag queens e feitas entrevistas com elas a fim de elencar cinco personagens para o vdeo. 5 Kenga uma categoria usada na cidade de Natal para se referir a um bloco carnavalesco caracterizado pelo travestismo masculino.
4

geralmente se apresentavam nos programas de auditrio na televiso aberta, e Danuza explica:


O personagem, eu acho que tinha que ficar uma coisa pra ter o diferencial: enquanto tem umas que querem ficar aquela coisa bem fina, bem elegante, a Danuza tem que ser aquela coisa mais escrachada. (...) Com relao ao visual, o pessoal sempre pergunta: mais porque esses peitos to grandes? Porque eu fao a linha do padro da mulher americana: muito peito e pouca bunda.

Inscrito no corpo do performista Arruda Salles, o personagem de Danuza chama a ateno para um aspecto comum na performance das caricatas: a contraposio a modelos estticos valorizados no s pela mdia, mas pela sociedade que consume esses padres e se transforma num corpo-mdia6, e que Garrini (2008) afirma que:
O corpo passou a ser um valor cultural que integra o indivduo a um grupo e, ao mesmo tempo, o destaca dos demais. Ter um corpo perfeito, bem delineado, em boa forma, consagra o homem e representa a vitria sobre a natureza, o domnio alm do seu corpo, o controle do seu prprio destino. A gordura, a flacidez, o sedentarismo simbolizam a indisciplina, o descaso. As pessoas so culpadas pelo fracasso do prprio corpo. Nesta cultura, que classifica as pessoas a partir de uma forma fsica, a gordura passa a ser considerada uma doena, pois preciso construir um corpo firme, bem trabalhado, ultramedido. (251)

No mesmo contexto dos padres estticos contrapostos no corpo da drag queen o documentrio mostra tambm a imagem de Jarita Night and Day, do performista Bira Santos. O personagem nasceu no ano de 1983, na ocasio do primeiro baile das kengas da cidade de Natal. Em Dragstars ela se apresenta assim:
Jarita no uma mulher, eu no sou uma mulher, eu sou eu: aos 56 anos eu sou Jarita. Eu tenho cara, eu tenho corpo, eu tenho cabelo, como qualquer ser humano. Sou um gay de idade avanada. Porque gay no envelhece, ele fica iluminado, s pra dar prazer.

A fala irreverente de Jarita nos permite uma reflexo acerca da relao entre identidade e corpo das drag queens. Enquanto corpos performticos, as drags fazem uma representao da imagem feminina, atravs da indumentria e da apropriao de signos gestuais e comportamentais da mulher. Essa teatralizao chamada de female impersonation e as drags fazem uso dessa tcnica em performance para referenciar a idia de caricatura feminina. Entretanto, apesar da imagem de uma mulher representada no seu corpo, a performance de Jarita no a de uma mulher, mas sim de um gay de idade avanada. Nesse sentido surge o questionamento: at que ponto a noo de identidade num corpo drag est vinculada imagem que ele representa? Diante do corpo drag estamos diante apenas da performance de gnero relacionada ao corpo ou tambm de uma identidade? No contexto da representao do feminino atravs do corpo, o documentrio traz o depoimento de Nicholle deLuxe, interpretada por Rodrigo Camargo, que apresenta seu personagem como uma bonequinha de luxo e dizendo tambm que para
6

Camargo e Holf (2002) utilizam esse termo para falar de um corpo construdo na mdia para significar e ganhar significados nas relaes miditicas (27).

ela ser drag uma expresso, de estar montado7, de estar travestido como uma drag. Sobre a representao que ela expressa, ela diz que o feminino exagerado, n? voc poder usar uma maquiagem forte, voc poder usar um batom colorido, usar glitter, usar purpurina, uma mulher tem vontade de fazer isso tambm. Nicholle surgiu nos anos 2000, atravs de uma brincadeira entre amigos e da influncia de um ex-namorado que tambm se montava. Com relao experincia do corpo drag, Nicholle fala que, apesar de estar montada como drag:
Nunca tive vontade de tomar hormnios, nunca pensei em ser travesti. Eu sempre gostei da drag queen, de estar travestido como uma figura feminina, mas com relao a mudar meu corpo, tomar hormnio, colocar silicone, nunca tive vontade.

A identidade de Nicholle mora num corpo efmero, que durante o dia masculino e noite feminino. Um corpo hbrido, que Butler (2003) apresenta como:
A performance do Drag brinca com a distino entre a anatomia do performista e o gnero que est sendo performado. Mas estamos, na verdade, na presena de trs dimenses contingentes da corporeidade significante: sexo anatmico, identidade de gnero e performance de gnero. Se a anatomia do performista j distinta de seu gnero, e se os dois se distinguem do gnero pela performance, ento a performance sugere uma dissonncia no s entre sexo e performance, mas entre sexo e gnero, e entre gnero e performance. (196)

O corpo drag um corpo metafrico, personagem, produzido para uma performance, e justamente a sua transformao em um corpo hbrido a performance da drag: um corpo que nem masculino nem feminino, mas que ao mesmo tempo une caractersticas fsicas e comportamentais dos dois. o corpo ressignificado, remodelado, reajustado, um corpo queer8. A ltima drag mostrada no documentrio Anthonella di Castro, vivida por Igor Castro. Criado nos anos 2000 o seu personagem expressa uma paixo por um dolo da mdia: a cantora Britney Spears. A identidade de Anthonella , assim, influenciada pela performance da cantora, que engloba desde as caractersticas fsicas at o conjunto gestual que compe a performance de Britney. Porm, apesar da paixo declarada pela cantora em performance, Anthonella fala sobre seu estilo de drag queen:
Fao show de todos os tipos: uma semana eu fao caricata, uma semana fao show humorstico, fao bate-cabelo9, fao drag, fao transformista (...) eu Montar refere-se ao ato de travestir-se, ao ato de deixar de lado a figura masculina e montar uma imagem feminina por cima daquele sujeito que resolveu dar corpo ao seu personagem. 8 No final dos anos 80, a Teoria Queer ocupa destaque nas discusses sobre as identidades sexuais. A expresso queer, definida como Louro (2004) como algo estranho, talvez ridculo, excntrico, raro, extraordinrio (p. 38), prope uma degradao dos sujeitos aos quais se refere no caso, os homossexuais. A partir dessa srie de estudos, provoca-se uma nova leitura desses termos, considerando tambm a possibilidade de uma ressignificao da ao discursiva da heterossexualidade para os discursos universitrios e acadmicos. 9 Bate-cabelo uma espcie de dana ou gesto da performance da drag queen que, semelhante ao headbanging no Heavy Metal, consiste em balanar a cabea em movimentos giratrios, de forma a jogar a peruca para todas as direes. Com base nisso que as drags utilizam bastante cola entre o elstico onde se fixa a peruca e o cabelo, para garantir que a peruca fique bem presa no elstico, e assim no caia durante a apresentao.
7

tenho superar o meu pblico toda semana com uma peruca diferente, uma maquiagem diferente, uma roupa diferente, um sapato, tudo a cada final de semana diferente (...) eu procuro a cada final de semana ser melhor e no como ter um estilo prprio.

Anthonella, assim como a Shakira, na poca do documentrio eram drags residentes de boates, isto , artistas contratados pelas casas noturnas a trabalhar de forma fixa e apresentar shows de forma permanente no espao. Nesse sentido surgem algumas questes com relao ao corpo e a identidade dessas drags: ao mudar de performance, de corpo, possvel tambm mudar a identidade do indivduo performista? Identidade e corpo performtico so categorias associveis um ao outro? Corpos e identidades flutuantes A problemtica que originou a minha pesquisa reside nesse fenmeno apresentado atravs de Dragstars. O dilogo entre identidades e corpos que, atravs da performance, marcam a existncia de diversas fenmenos de gnero dentro do mesmo contexto.
A possibilidade de cruzar fronteiras e de estar na fronteira, de ter uma identidade ambgua, indefinida, uma demonstrao do carter artificialmente imposto das identidades fixas. O cruzamento de fronteiras e o cultivo propositado de identidade ambgua , entretanto, ao mesmo tempo uma poderosa estratgia poltica de questionamento das operaes e da fixao da identidade. A evidente artificialidade da identidade das pessoas travestidas e das que se apresentam como drag queens, por exemplo, denuncia a menos evidente artificialidade de todas as identidades. (SILVA, 2000: 86)

De acordo com Silva, da mesma forma que o corpo drag, a identidade nestes indivduos algo artificial. Assim como a corporeidade, existe uma construo identitria pelo personagem, o que define o carter performtico desses personagens, o que os permite atuar como personagens. O contexto onde so inseridas essas performances um universo metafrico, onde o corpo adquire ressignificao a partir do momento em que se apresenta como um documento, inscrito por marcas sociais de gnero que atuam de maneira reflexiva. Mas em que contexto so criadas essas identidades artificiais? Como elas agem sobre o indivduo? O ser drag apresenta-se como uma ao ligada idia de performance. O fato de estar travestido, de estar transformado em um corpo hbrido, construdo culturalmente, um dos fatores que explicam como se constitui essa identidade. Barbosa (2005) fala que:
Vestir-se uma atitude de construo cultural. Muito mais que uma idia de proteo do corpo, a utilizao da roupa um construto de identidade de indivduos, de formao de grupos sociais, de adequao ambiental. Vestirse (...) uma atitude espetacular, um comportamento organizado na direo da significao, um gesto de comunicao. (123)

Nesse sentido, as drags se apropriam de signos especficos do sexo feminino como indumentria, prteses, maquiagem e linguagem gestual para representar uma construo cultural no que diz respeito idealizao de imagens

padronizadas do universo feminino para reproduzir e/ou satirizar tais conceitos trabalhados nos meios de comunicao de massa e que repercutem na prpria sociedade. A pesquisa de Vencato (2002) mostra como essas identidades esto relacionadas com a performance, definindo categorias de gnero sob a qual elas se apresentam:
Top-Drags tm postura bastante feminina, interagem com a moda, tm a obrigao de estar bonitas e sexy, devem se parecer um pouco com mulheres; Caricatas alegricas, cmicas, engraadas, exageradas; Ciberdrags relativamente semelhantes s tops, mas com um estilo bem mais futurista; Andrgino ou go-go drag mais masculinas, sem pretenses de se aproximarem muito do feminino. No se depilam, por vezes; Bonecas como Isabelita dos Patins, que possui um personagem nico e cujos movimentos lembram um pouco uma boneca. (62)

Essas categorias, que dizem respeito performance que as drags executam, apresentam uma ntima ligao com os indivduos que elas apresentam ser, com as suas identidades. Ao se definirem como top drags, caricatas ou outros estilos, elas esto assumindo um personagem e uma carga cultural no que diz respeito aos papis sociais que elas decidiram desempenhar. Ao transformar essa carga num corpo, elas esto performatizando construes culturais que vo alm do universo imagtico que decidiram representar. No so apenas corpos peformticos, metafricos, espetaculares, so tambm corpos que representam desejos, sejam desejos de travestir-se, desejos de ter outra personalidade ou desejos de representar uma performance. A aparncia exerce, desse modo, o papel de um imperativo funcional existente entre corpo e identidade. A experincia do corpo drag foi encontrada tambm como uma problemtica na pesquisa. Shakira Kiloshana fala em Dragstars que existem os artistas e os homens de peruca. Nessa fala da drag queen encontra-se mais uma problemtica que merece ser pensada na pesquisa: o que define uma categoria drag queen, observando que enquanto alguns so drags e outros preferem estar drags de maneira to efmera quanto a artificialidade desses corpos? De que forma a categoria performance est associada identidade drag? Ou at mesmo, em termos de ser ou estar drag queen, o que performance e qual o seu papel na definio dessas identidades? Consideraes Finais As questes que implicam, de forma mais direta, na problemtica da pesquisa sobre as drag queens na cidade de Natal baseiam-se em algumas premissas: a de performance como um fio condutor da relao entre corpo e identidade drag; a questo de uma identidade artificial apontada por Silva (2000) para se referir s identidades transgneros; a problemtica de existirem indivduos que adotam tanto o ser drag e um estar drag em performance. Nesse sentido, os questionamentos que norteiam a pesquisa com relao formao dessas identidades drags caminham em direo idia do sujeito. necessrio pensar no que define essa categoria de identidade e como so articuladas as relaes entre gnero e corpo, performance e identidade, de modo a entender a forma como esses indivduos se inserem e so inseridos no corpo social, numa relao recproca.

A experincia de pr-campo atravs de Dragstars representa, de fato, um primeiro contato proveitoso no sentido de encontrar questes que permitam pensar sobre fenmenos contemporneos de comportamento e identidades.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BARBOSA, Makarios Maia. Todo coco um dia vira kenga: Etnocenologia, performance e transformismo no carnaval potiguar. Salvador, 2005. Dissertao (Mestrado) Universidade Federal da Bahia. BUTLER, Judith. Problemas de Gnero. Rio de Janeiro: Ed. Civilizao Brasileira, 2003. CAMARGO, Francisco Carlos & HOFF, Tnia Maria Cezar. Erotismo e mdia. So Paulo: Expresso e Arte, 2002. SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e Diferena. A perspectiva dos estudos culturais. Petrpolis: Vozes, 2009. GARRINI, Selma Peleias Felerico. Do corpo desmedido ao corpo ultramedido. Reflexes sobre o corpo feminino e suas significaes na mdia impressa. In: MACHADO, Maria Berenice, QUEIROZ, Adolpho e ARAJO, Denise Castilhos de (org.). Histrias, Memrias e Reflexes sobre a Propaganda no Brasil. Novo Hamburgo: Feevale, 2008. p. 247-259. VENCATO, Anna Paula. Fervendo com as drags: corporalidades e performances de drag queens em territrios gays da Ilha de Santa Catarina. Florianpolis, 2002. Dissertao (Mestrado) Universidade Federal de Santa Catarina. REFERNCIAS AUDIOVISUAIS Dragstars. Direo de Jo Fagner. Natal/ RN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008. son., color, aprox. 17. Projeto Experimental (Trabalho de Concluso do Curso de Comunicao Social, habilitao em Radialismo).

S-ar putea să vă placă și