Sunteți pe pagina 1din 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARABA CAMPUS VIII ARARUNA CENTRO DE CINCIAS, TECNOLOGIA E SADE CCTS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL COMPONENTE

TE CURRICULAR: Produo Textual PROFESSORA: Laura Dourado Loula ALUNO: Jandeilson Lopes Rodrigues - 3 Perodo

RESENHA
ENGENHARIA SUSTENTVEL: APROVEITAMENTO DE RESDUOS DE CONSTRUO NA COMPOSIO DE TIJOLOS DE SOLO-CIMENTO

ENGENHARIA

SUSTENTVEL:

APROVEITAMENTO

DE

RESDUOS

DE

CONSTRUO NA COMPOSIO DE TIJOLOS DE SOLO-CIMENTO Jandeilson Lopes Rodrigues 1. A necessidade de preservao ambiental e a tendncia de escassez de recursos naturais fazem com que a construo civil busque novas alternativas ou solues tcnicas que visem sustentabilidade de suas atividades. Desta forma, o aproveitamento de resduos de construo na composio de tijolos de solo-cimento destaca-se como possvel alternativa, na medida em que busca valorizar os materiais descartados nas obras de engenharia. este o tema abordado por Andr Luiz Nonato Ferraz e Antnio Anderson da Silva Segantini em seu artigo. 2. O artigo se estrutura em sete tpicos divididos em subtpicos. No primeiro tpico os autores apresentam os objetivos do trabalho e fazem uma abordagem geral sobre o aproveitamento de resduos para a fabricao de tijolos feitos com solo-cimento. Segundo os autores, a utilizao do solo-cimento na construo de casas populares pode reduzir os custos em at 40%. Enfatizam o conceito de desenvolvimento sustentvel destacando a relao resduo X preservao do meio ambiente. Segundo os estudiosos, os resduos dispostos em aterros sanitrios causam um grande prejuzo ambiental aos grandes centros urbanos, uma vez que poderiam ser aproveitados para melhorar a caracterstica mecnica do solo-cimento. 3. No segundo, terceiro e quarto tpico, Ferraz e Segantini apresentam as caractersticas dos materiais e mtodos utilizados para a realizao do trabalho, os resultados obtidos com a pesquisa feita por meio de ensaios e tambm as discusses baseadas nos resultado da pesquisa. 4. No quinto tpico os autores relatam as concluses que chegaram em vista das discusses e resultados obtidos. Segundo os estudiosos, o aproveitamento dos resduos de grande importncia para uma construo civil sustentvel, uma vez que esses resduos melhoram a qualidade do solo utilizado na fabricao de solo-cimento, elevam tambm a qualidade dos tijolos e possibilita a reduo no consumo de cimento, reduzindo assim os custos da obra e ainda contribui para a melhoria da qualidade do meio ambiente. 5. No sexto e stimo tpico os autores fazem seus agradecimentos e apresentam as referncias bibliogrficas, as quais utilizaram para melhor embasar sua pesquisa.

6. Sendo o equilbrio ambiental ou a sustentabilidade, um dos temas mais discutidos na atualidade, a pesquisa de Ferraz e Segantini demonstra ter uma grande importncia por tratar do aproveitamento de resduos na construo civil, fato que considerado um dos agravantes da degradao do meio ambiente. De acordo com os autores, os resduos podem ser utilizados sim na mistura com o solo para produo de solo-cimento, pois melhora a qualidade do tijolo fabricado com esse material, reduz a utilizao do cimento, consequentemente reduz os custos da obra e ameniza o processo de degradao do meio ambiente causado pela disposio dos entulhos em aterros sanitrios. Desta forma, considero importante a pesquisa de Ferraz e Segantini, pois contribui para o barateamento da construo civil, para uma melhoria na qualidade do meio ambiente e consequentemente para uma melhor qualidade de vida do ser humano. O artigo recomendado para todas as pessoas ligadas a construo civil, estudantes de engenharia civil, agrcola e ambiental. .

S-ar putea să vă placă și