Sunteți pe pagina 1din 4

A descoberta de que o universo realmente se expandiu em muitas vezes a velocidade da luz imediatamente aps o Big Bang deve trazer

os fsicos para mais perto de seu objetivo final a muito procurada Teoria de Tudo.

Na segunda-feira (17 de maro), os pesquisadores anunciaram que tinham detectado a assinatura de ondas gravitacionais na radiao csmica de fundo, a luz antiga que comeou a permeiar o universo 380.000 anos aps o Big Bang. [Encontrada a maior prova do Big Bang at agora] O marco descoberto confirma a teoria da inflao, que postula que o cosmo explodiu de meras flutuaes qunticas em algo de tamanho macroscpico apenas algumas pequenas fraes de segundo aps o seu nascimento. A descoberta tambm d aos pesquisadores uma nova janela para um mundo da fsica extrema, potencialmente ajudando sua misso difcil de conceber um arcabouo terico que pode explicar todos os aspectos do universo: a teoria do tudo. Isso vai dar uma motivao adicional, e tambm restries adicionais, nos modelos de inflao e, talvez, uma Teoria de Tudo, disse o fsico terico Avi Loeb, de Harvard, que no era um membro da equipe de pesquisa. Mas, claro, isso vai levar tempo.

Explicando o universo
Os fsicos contam com duas teorias diferentes para explicar o universo: a relatividade geral de Einstein, que se aplica ao reino de objetos grandes, como estrelas e galxias, e a mecnica quntica, que funciona bem no nvel subatmico. [Entendendo a teoria da relatividade] Juntos, os dois quadros cobrem as quatro foras fundamentais do universo; a relatividade geral lida com gravidade, enquanto a mecnica quntica se concentra na fora fraca, na fora forte e no eletromagnetismo. [ Os 7 elementos do universo] Mas as duas teorias so inerentemente incompatveis, quebrando em situaes extremas, tais como aquelas encontradas dentro de buracos negros ou nos instantes logo aps o Big Bang. Ento, os fsicos querem elaborar uma teoria que combina todas as quatro foras fundamentais e que funciona em todos os nveis e em todas as situaes, explicando absolutamente tudo no universo. Um dos principais candidatos para a Teoria de Tudo a Teoria das Cordas, que afirma que todas as partculas fundamentais so compostas por unidades ainda mais fundamentais chamadas cordas, que vibram e determinam as caractersticas da partcula conforme a vibrao. A nova descoberta de ondas gravitacionais deve ajudar a refinar essa idia, disse Loeb. [ Teoria das Cordas: Um extraordinrio concerto csmico] Por exemplo, muitos tericos das cordas haviam previsto uma ve rso de baixa energia da inflao que no resultou na produo de ondas gravitacionais.

Agora, esses modelos esto descartados, e eles [os tericos das cordas] tem que voltar prancheta e fazer novos modelos que so compatveis com os dados, disse Loeb.

Um longo caminho a percorrer


Os nveis de energia presentes durante a inflao estavam na ordem de 10 ^ 16 bilhes de eltron volts, ou cerca de 1 trilho de vezes maiores do que os obtidos pelo mais poderoso acelerador de partculas do planeta, o LHC. Em tais energias, as foras forte, fraca e eletromagntica estavam unidas. Ondas gravitacionais primordiais do aos cientistas uma forma de espiar mais para trs no tempo do que nunca para em torno de apenas um trilionsimo de trilionsimo de trilionsimo de segundo aps o Big Bang. Enquanto a nova descoberta provavelmente marca um divisor de guas na nossa compreenso do universo, os fsicos que trabalham em uma Teoria de Tudo gostariam de olhar ainda mais para trs para o mais antigo de todos os tempos, a poca de Planck, em que todas as quatro foras fundamentais estavam unificadas. Os cientistas esto montando uma imagem cada vez mais precisa do universo e sua histria, mas ainda h muito a ser aprendido. Por exemplo, os pesquisadores no tm ideia de como a substncia que impulsionou a inflao conhecida como o inflatn realmente . Eles tambm no tm informaes bsicas sobre as misteriosas matria escura e energia escura, que formam 96% do universo. Parece que estamos em um estgio inicial relativamente primitivo em cosmologia, onde encontramos os componentes que so necessrios para explicar os dados que temos sobre o universo, mas ns realmente no sabemos quais so, disse Loeb. H algumas ilhas de conhecimento, mas elas esto cercadas por um oceano de ignorncia. Ainda assim, ele disse, uma Teoria de Tudo pode eventualmente surgir contanto que os cientistas continuam fazendo observaes como essa que podem orientar o pensamento dos tericos. [Space]

Leia mais em http://misteriosdomundo.com/estamos-mais-proximos-da-tao-sonhadateoria-tudo#ixzz2yaN0DYsK

S-ar putea să vă placă și