Sunteți pe pagina 1din 4

EXCELENTSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA VARA CVEL DA COMARCA DE PRATPOLIS-MG.

Processo n 0019292.79-2012.8.13.0529 Requerente: Neusa Aparecida Coimbra Requerido: Joo De Paula Machado
_____________________________________________________________________

A Requerente, nos autos em epgrafe, por intermdio de seu advogado, vem, respeitosamente presena de Vossa Excelncia, em ateno ao despacho de fls. 71, informar e requerer:

As

alegaes

ofertadas

pelo

requerido

restam

amplamente refutadas pela requerente, no merecendo guarida por encontrar-se em total divrcio da realidade ftica e jurdica, ora, pois vejamos e confirmamos: Em suma, alega o Requerido em sua contestao (fls. 46/62), que as partes passaram a conviver em unio estvel a partir de meados de 1982 at maio de 2012. Aduz ainda que o bem imvel rural foi adquirido antes de

Inicialmente, conforme se observa, h prova robusta nos autos de que o nome da requerente foi indevidamente inscrito no Servio de Proteo ao Crdito SPC e SERASA, a propsito, vide em fls. 18, combinado com o recibo de quitao em fls. 11.

Ademais, consta nos autos a comprovao do dano causado imagem da requerente nas consultas do SPC e SERASA, conforme documento de fls. 13, eis que, em decorrncia da negativao foi lhe negado crdito na empresa LOSANGO/BRASIL. Cumpre ressaltar que, em suas argumentaes, o requerido confirma integralmente o alegado pelo requerente, assumindo a ilegalidade na manuteno do nome do requerente no SPC. Com relao ao alegado pelo requerido que, tratou-se a situao de um desencontro de informaes entre seus funcionrios, com o devido respeito, no faz sentido, e no pode, data vnia, o requerente vir a ser prejudicado pela possvel desorganizao da requerida. Neste sentido, por tudo que se apresenta, inequvoco o prejuzo do requerente, assim como, a ilegalidade na manuteno de seu nome ao SPC e SERASA. Em termos gerais, no presente caso, a atitude ilcita cometida pelo requerente incontroversa, portanto, necessrio se faz avanar na direo da responsabilidade civil. Neste sentido, como sabido, a responsabilidade civil funda-se em trs pressupostos: conduta positiva ou negativa, dano ou prejuzo e nexo de causalidade. Como cedio, o dano moral nsito prpria ofensa, surge da gravidade do ato ilcito em si, desta feita, se a ofensa grave e de repercusso, por si s, justifica-se a concesso de uma satisfao de dimenso pecuniria ao ofendido. Em outros dizeres, o dano moral decorre da prpria ofensa, de tal arte que, demonstrada a ofensa, est provado o dano moral, luz de uma presuno natural, que emerge das regras de experincia comum (art. 335 do CPC).

De mais a mais, com relao alegao do requerido de que o requerente no comprovou o dano moral, tem-se a dizer que seria exagero exigir que a vtima comprove a dor, a tristeza, o sofrimento ou a humilhao atravs de depoimentos, documentos e percia, assim sendo, por se tratar de algo localizado no plano imaterial ou ideal, no se podem eleger os mesmos meios de provas destinados comprovao do dano material. Por fim, importa destacar que a requerente pessoa muito humilde, mas detentora de ilibada honradez, razo pela qual tem sofrido muito com a mcula de seu nome.

DA PRETENSO INDENIZATRIA VALORES CONDIZENTES


Com relao a dor sofrida pelo requerente, basta transpor-se a realidade por ele vivida, ou seja, imergir-se na situao exposta nos autos, para vislumbrar que o valor da indenizao indicada encontra-se dentro do razovel. Ademais, deve-se levar em considerao, a extenso do dano, e a sua durao. Com relao aos valores sugeridos pelo autor, ressalta-se que, para fixao do valor da indenizao deve-se considerar um duplo carter: o punitivo, para que o causador do dano, pelo fato da condenao, se veja castigado pela ofensa que praticou (ou que resultou de sua omisso); e o compensatrio, para que a vtima receba uma soma que lhe proporcione prazeres como contrapartida do mal sofrido. Ademais, o objetivo da indenizao por dano moral no somente se ampara na compensao por dor e sofrimento vivenciados pela vtima, mas se orienta, igualmente, pela necessidade de coibir a reincidncia da prtica do ato ilegal, sendo esse o carter punitivo do instituto, at porque, caso no se arbitre um valor que importe expressivamente uma punio, passa a compensar o cometimento de atos ilcitos.

De mais a mais, Vossa Excelncia, com a capacidade que lhe inerente, saber quantificar na exata medida do que a atitude do requerido representou negativamente na vida do requerente. Posto isto, refutadas restam todas as alegaes argidas pelo requerido, por se encontrar em frontal confronto com a verdade e o ordenamento jurdico ptrio, pelo que se reitera, convictamente, a realidade projetada pela exordial com o fito de que a final, aps devidamente instrudo o feito, sejam por r. sentena, o pedido Julgado Totalmente Procedente, como medida de alcance da Inclume a Almejada Justia. Pede deferimento. Passos/MG, 25 de outubro de 2.012.

Denner Caetano da Silva OAB(MG) 73.903 Larissa Negro Pinto OAB(MG) 91.674 Tcito Vilela Zaparoli OAB(MG) 111.332

S-ar putea să vă placă și