Sunteți pe pagina 1din 19

LIVRO: O DIRIO DE PESQUISA - O ESTUDANTE UNIVERSITRIO E SEU PROCESSO FORMATIVO AUTORES: JOAQUIM GONALVES BARBOSA E REMI HESS ISBN:

978-85-7963-009-3 EDITORA: LIBER LIVRO ANO: 2010

PREFCIO

Pg. 8: [...] Uma questo fundamental ainda para a fenomenologia a impossibilidade de se pleitear o conhecimento fora dos mbitos existenciais; assim a pensar se estabelece sobre o ser, evidenciando-o. preciso tambm dizer de uma fenomenologia que, ao conceber o real como perspectival, no passa a pregar um vazio em termos de um a priori perceptivo. Ao perceber o fenmeno, tem-se que h um correlato e que a percepo no se d num vazio, mas em um estar-com-o-percebido. Ir-s-coisas-mesmas a experincia fundante do pensar fenomenolgico, faz parte de seu rigor.

Pgs. 8/9: significativo que seja destacado que a percepo do fenmeno sempre um processo de copercepo, h uma regio de copercebidos. Sujeitos e fenmenos esto no mundo-vida com outros sujeitos, copresenas que percebem fenmenos. Nesses termos, a coparticipao de sujeitos em experincias vividas permite partilhar compreenses, interpretaes, comunicaes, conflitos et.

Pg.9: Habita nesse processo incessante de interao simblica a esfera da intersubletividade, a instituio intersubjetiva das realidades humanas. Nesse sentido, a verdade uma desocultao que se d na esfera da construo intersubjetiva do que real.

Quanto essncia do fenmeno, jamais pode ser entendida como pureza ltima e definitivamente dada, at porque isso no existe, mas, como queria Husserl, o alcance do autenticamente vivido, das razes daquilo que vivenciado. A essncia (eidos) de que trata a fenomenologia no idealidade abstrata dada a priori, separada da prxis; ela se mostra no prprio fazer reflexivo. [...] Para Merleau-Ponty, a descrio ou o discurso, como expressividade do sujeito, a prova da existncia do sujeito, o modo de o sujeito expressar sua experincia; ela dotada de significados da totalidade da experincia vivida, nem sempre totalmente explicitadas na linguagem como discurso. A propsito, Paul Ricoeur nos fala de um infindvel excesso de sentido em todo discurso; da a impossibilidade de abarc-lo em sua totalidade.

Pg.12: [...] Nesses termos, formao jamais seria ddiva ou doao, mas construo conquistada por seres que se responsabilizam, se autorizam, se autonomizam, nos seus coletivos sociais, a falarem sobre o que precisam como alimento da alma e da carne, como forma de se alterarem-com-o-outro e com-o-mundo.

Pg.13: [...] Compreender/viver na sua radicalidade a formao do conhecimento e o conhecimento da formao significa instrumentalizar-se com uma condio mpar para definir situaes e decidir sobre a vida em qualificaes. [...] Srgio Borba, um diarista tambm entusiasmado, companheiro do Grupo de Pesquisa de Estudos e Pesquisas Multirreferenciais (Grime), nos diz que o jornal de pesquisa objetiva o descrever, o contar: uma espcie de apreenso que se globaliza. Na inspirao de Borba, o jornal um re-olhar sobre si mesmo no ato de andar, fazer, estar, ser. Belo exemplo de trabalhar com as referncias, at porque a palavra referncia tem em sua composio semntica a narrativa, o contar.

APRESENTAO

Pg. 15: [...] o dirio de pesquisa (DP) como recurso processual capaz de auxili-lo em sua autoformao, entendida aqui a partir de trplice perspectiva: formao para a pesquisa; para a escrita e, principalmente, formao de si como autor de sua atuao no social da vida cotidiana. Tais cirscunstncias do dia a dia podem tambm ser observadas a partir de trs perspectivas, ou seja, considerando sua espacialidade, portanto, sua geografia; sua temporalidade ou historicidade e sua subjetividade ou, se quisermos, uma outra geografia, a do desejo. Enfim, preciso termos presente que em um contexto determinado que exercitamos cotidianamente a aprendizagem principal de nos tornarmos sujeitos capazes de uma interpretao da prpria interioridade subjetiva e da exterioridade social com a qual contracenamos.

Pgs. 15/16: Destaco a possibilidade de vrias perspectivas para uma mesma questo como forma de ressaltar que somente a partir de uma postura plural e multirreferencial podemos exercitar nossa incluso como sujeitos que interrogam, interpretam e imprimem sentido ao que fazem.

Pg. 16: [...] Ao me referir aqui necessidade de formao para a pesquisa e de nossa formao mediante a pesquisa, no estou me referindo aos procedimentos tcnicos de sua aplicao, considerando os modelos acadmicos ditos especficos, mas sim, o dialogo com as atitudes presentes em todo e qualquer pesquisador, tais como: interrogar e apresentar perguntas; buscar informao e possveis respostas para questes apresentadas; propor questes significativas e relevantes para si e para o grupo social ao qual pertence e, ainda, aprender novas perspectivas e formular novas concepes. Enfim, ousar interrogar o contexto social que lhe cerca, a si prprio, e propor hipteses de interpretao e de sentido.

Pg. 17: [...] o que se busca a instituio de um sujeito capaz de atuar no rduo processo de elaborao de si, da prpria subjetividade, de apreenso do movimento interno em sua relao dialtica com a dinmica externa e social.

Pg. 18: [...] A prtica do dirio de pesquisa tem me auxiliado no esforo de criar condies para oportunizar o que podemos denominar de aprendizagem existencial, aquela voltada para o aprendizado no somente de frmulas ou pensamentos prontos, mas do processo de elaborao de si.

Pgs. 18/19: [...] Para Hemi Ress, interessante adotarmos diferentes dirios de escrita para facilitar a volta a eles e a seu uso posteriormente. Assim, podemos adotar um dirio para nossa vida escolar, outro para nossa vida pessoal e social, outro para registrarmos a experincia da relao com nossos pais, ou ainda com nossa companheira ou namorada; enfim, mais conveniente adotarmos a prtica de vrios dirios de pesquisa, e no apenas de um s no qual todos esses temas viriam agrupados.

Pg. 19: *...+ a palavra jornal nos remete: preservar a inteno de ir alm de uma escrita que se esgota nos limites de um dirio ntimo e pessoal. H que se buscar o outro lado, a outra perspectiva, a do movimento que a socializao da escrita promove ao nos fazer decolar de uma produo ntima para uma comunicao pblica, externa. O que se busca nesse processo assumir a intimidade da criao e da autocriao, ao mesmo tempo que se assume o publicizar na forma de troca de escritos ou de leituras em grupos, ou na forma de trabalho escolar ou de texto cientfico, de modo que o autor se aperceba do movimento que o envolve quando se transita de uma escrita pessoal para uma escrita socializada e pblica.

Pg. 20: [...] o dirio de pesquisa permite nos apropriarmos do conhecimento j produzido pela humanidade para nos tornarmos mais sbios e autores de ns mesmos numa relao educativa que nos impe, o tempo todo, interpretao e soluo desenvolvidas pelo outro. Trata-se de caminhar na perspectiva de abrir espao para a autoformao como meio de pluralizar tal relao em que to importante quanto as demandas e determinaes do educador so as demandas, o desejo e o sentido por parte de quem se aprende. Trata-se de um profundo, contnuo e sofisticado processo de negociao de sentido que o professor e aprendiz desenvolvem no decorrer de um tempo no linear e no cronolgico, mas vivido, e num espao determinado como a escola, com o nico objetivo de se tornarem mais sujeitos.

O DIRIO DE PESQUISA ENTENDIMENTO E PRTICA Introduo

Pg. 23: *...+ instituio refere-se a tudo que institudo pelo homem e que carrega consigo tambm seu outro lado, o instituinte, ou seja, a dimenso criadora, na qual esto presentes os rudos, o conflito, o que desestabiliza. A instituio comporta em si o institudo e o instituinte; portanto, referir-se a ela referir-se historicidade, ao simblico e ao imaginrio. Considerando essa maneira de pensar, o JP pode ser visto como uma instituio capaz de trabalhar no sentido de elaborar, organizar, possibilitar- as potencialidades instituintes de quem se encontra na condio de aprendiz, o que significa reconhecer o carter pedaggico ao qual me refiro no ttulo deste texto.

Pg. 24: [...] Como disse Jacques Ardoino, a complexidade mais uma propriedade do olhar de quem v do que uma propriedade dos objetos pesquisados. [...] Sobre a questo da produo de sentido, no podemos deixar de destacar a reflexividade presente nesse processo, pois, se por um lado somos ns, sujeitos humanos, que significamos o que fazemos e produzimos, por outro, no nascemos prontos, dispondo de todos os sentidos e significados possveis de serem vivenciados no decorrer da vida. Aprendemos a significar, significando.

Pg. 26: [...] Nossa proposta de formao para autoria-cidadania, tendo como suporte o JP, objetiva desvelar caminhos pedaggicos e formativos que nos auxiliem a trabalhar respostas para preocupaes como a que obriga ns, educadores e educandos, candidatos a autores-cidados numa sociedade como a nossa, estruturada em um modelo de relao fundada na troca e no no sentido, instituirmos caminhos novos e interpretativos para uma aprendizagem implicada, uma forma de ser e de expressar com sentido e significado. a esse analfabetismo e a essa necessidade de interpretar os cdigos da sociedade contempornea em um contexto decididamente hipercomplexo, como o atual, que estamos nos referindo.

Dirio de Pesquisa: o nome Pgs. 26/27: [...] A palavra francesa journal dispe de dois significados em nosso idioma: pode significar tanto dirio, registro pessoal do dia a dia, amoroso ou de outra ordem, muito comum entre adolescentes, quanto jornal no sentido de uma publicao tambm diria e pblica como Folha de S. Paulo, O Estado de So Paulo, Jornal do Brasil, O Globo, etc.

Pg. 30: Na perspectiva do dirio a) No objetiva a priori ser instrumento epistemolgico, por exemplo, instrumento de anlise das implicaes do observador; b) No se refere a uma pesquisa definida, mas diversidade do cotidiano de um escritor; c) Objetiva o descrever, o contar, numa espcie de apreenso global; d) Nada alm do descrever catico, sem objetivos alm do prazer esttico do escrever e da tentativa de compreende-se. Na perspectiva do jornal a) Busca entender o conexo social e psquico da pesquisa; b) instrumento terico e prtico de anlise; c) Traz para as cincias naturais a complexidade das humanas;

Pg. 31: d) Permite ao pesquisador perceber a complexidade como parte integrante do seu ser existencial e profissional.

Sobre a perspectiva do dirio, basta ressaltar a idia de que este serve para registrar um tanto aleatoriamente o dia a dia, sem objetivo maior que no seja o prprio registro e certa tentativa de compreenso de si por parte de quem escreve. J a perspectiva do JP apresenta vrias diferenas que podem ser reunidas em uma formulao maior: para compreender de modo mais apropriado a importncia do JP na formao do aluno-reflexivo ou do futuro pesquisador, e para desenvolver neste uma postura interrogativa sobre a vida que o rodeia e sobre si mesmo, preciso entender o JP a partir dos questionamentos que a cincia faz sobre si mesma, referentes a seus fundamentos, processos e mtodos.

Pg. 32: [...] A prtica do JP se insere numa outra perspectiva de entender e de fazer cincia, que se caracteriza por apresentar posies opostas em relao linguagem matemtica e ao isolamento do sujeito. Nessa outra perspectiva, entram em cena a pesquisa qualitativa, a postura hermenutica e interpretativa e a incorporao da presena do observador com todas suas implicaes, apresentando como resultado um conhecimento no objetivo no sentido matemtico, mas hbrido, mestio, resultante da mistura de razo e subjetividade do observador. Assim, quando Srgio Borba se refere ao JP, destacando que este permite entender o conexo social e psquico da pesquisa, que traz para as cincias naturais a complexidade das humanas, uma complexidade que se apresenta como parte integrante do seu ser existencial e profissional, no faz outra coisa seno assumir uma ruptura no parmetro de entender e produzir conhecimento. Nessa perspectiva, possvel afirmar que se pode estudar com rigor tantos os fenmenos distantes e fora de ns quanto aqueles que esto prximos.

Pg. 33: [...] ao observ-la atentamente, interrog-la e escut-la de modo clnico e perspicaz, possvel caminhar em direo aos possveis significados que emergem do objeto observado, lembrando que nas cincias humanas o objeto de pesquisa se constitui de

sujeitos, o que torna o processo mais complexo quanto ao uso das metodologias e das possibilidades interpretativas.

Pgs. 33/34: [...] Penso que a melhor argumentao sobre o uso da expresso jornal de pesquisa e no dirio de pesquisa tem a ver com a necessidade de uma expresso que mantenha as duas dimenses da palavra original, ou seja, a idia de dirio como escrita ntima, pessoal e a dimenso pblica, presente no jornal como instrumento de comunicao com o pblico.

Pg. 36: *...+ Srgio Borba afirma que implicar-se estar dobrado, voltado para dentro (2001, p.103-113). Portanto, considerar nossos andaimes lidar com nossas dobras. atravs delas, de nossas implicaes psicoafetivas, estrutural-profissional e histricoexistenciais (Barbier, 1975, p.105) que iremos produzir o que produziremos com nossas marcas. Talvez seja interessante incorporar nesta conversa o que nos diz Jaccques Ardoino sobre o coonceito de implicao:
[...] a implicao est igualmente ligada autorizao enquanto capacidade de autorizar-se, de fazer-se a si mesmo, ao menos, co-autor do que ser produzido socialmente. Se o ato sempre, mais ou menos, explicitamente, portador de sentido, o autor fonte e produtor de sentido. (Ardoino, 1993, p.122)

Nossa idia de JP no us-lo como instrumento para aprender a esconder nossas implicaes, aquilo que no queremos que os outros vejam, aquelas manifestaes psquicas que se vulcanizam dentro de ns por conta daquilo que estamos interessados. Muito pelo contrrio: a questo , mediante ele, aprender a lidar, a expor, a desdobrar, a jogar com nossas implicaes, para que aquilo que produzimos seja uma extenso nossa e vice-versa. Para que tenha sentido.

Pg. 37: [...] Dito de outro modo, aprender sobre este jogo maravilhoso de lidar com o impacto do que nos externo, social, em relao ao que nos interno, de dentro- a exteriorizao de nossa subjetividade atravs do que produzimos e a subjetivao de nossa exterioridade, daquilo que nos externo.

[...] o JP pode no se referir somente pesquisa como a entendemos na academia, mas tratar-se de desenvolver e aprimorar um olhar mais inquieto e interrogativo sobre qualquer assunto, tambm sobre aqueles que nos so prximos e ntimos. preciso no perder de vista a dimenso do dirio e podemos nos decidir pelo registro de qualquer temtica, como, por exemplo, uma pesquisa em andamento, mas tambm podermos anotar sobre nossa docncia, sobre a nossa vida pessoal ou, ainda, sobre nossa condio de pais ou de filhos, nossa vida escolar de aluno. Pg. 40: [...] O segredo da pesquisa em educao, portanto, o desenvolvimento deste duplo olhar ou olhar plural, na perspectiva do proposto pela abordagem multirreferencial: um olhar direcionado para o objeto de interesse de nossa reflexo e outro olhar voltado para ns que olhamos nossos objetos de interesse. Isso significa dizer olhar para dentro de ns, para nossos medos de dar conta ou no daquilo que nos propomos, olhar nossas angstias sobre aquilo que no sabemos e nos propomos conhecer, olhar nossas implicaes. Quando nos encontramos diante de algo novo, nosso primeiro movimento resolver o que nos incomoda o mais rpido possvel para aliviar nossas angstias. Mas precisamos exercitar o caminho contrrio, o de aprendermos a lidar com nossas angstias, com tudo que acionado dentro de ns por no saber. O que nos incomoda pode ser de valor muito grande para nos conhecermos por dentro. Somos o resultado desse jogo dentro/fora; dessa interioridade, subjetiva e psquica; e dessa exterioridade que nossa imerso no social.

Dirio de Pesquisa: o sentido

Pg. 41: [...] do significado de JP em nossa vida de aprendizes, ressaltando a necessidade de, primeiramente, instituir esse lugar de aprendiz, ou seja, nos permitir ser aprendizes, pois, para ns, freqentadores da escola brasileira, em todo nosso percurso de aprendizagem, o ser aprendiz parece se constituir em tarefa rdua, j que todo o tempo nos exigido saber. Desde nossa mais tenra idade no nos permitido no saber.

Pg. 45: [...] quero defender enfaticamente a importncia, o sentido mais profundo, para ns brasileiros, da prtica do JP, pois, j que a escrita no tem sido uma prtica socialmente enfatizada, facilitada, sendo arduamente buscada, somente o exerccio cotidiano dela poder nos inserir no interior de uma cultura e de uma forma de pensar em que essa escrita se apresente naturalmente. No dia em que a escrita se tornar familiar para ns; no dia em que escrevermos com certa tranqilidade, naturalidade, prazer, e nos comunicarmos da mesma forma por meio dela, teremos conseguido dar aquele salto de qualidade dentro da prpria cultura ao qual me referi.

Pgs. 45/46: H uma aprendizagem a ser reescrita em nosso inconsciente. A aprendizagem da prpria escrita. E tal aprendizagem somente se dar se houver a dedicao, a insistncia, a descoberta do ldico, do prazer da escrita. Enfim, um exerccio que se inicia na escrita pela escrita, cotidiana, que nos seja significativa, com a qual nos sintamos autores daquilo que expressamos, embora no dia seguinte possamos deixar de lado muito do que foi escrito por no vermos sentido algum, mas, pelo menos, escrevemos, sentimo-nos donos do nosso texto e, como tais, podemos nos autorizar a reescrev-lo, se julgarmos interessante faz-lo ou, ento, simplesmente desprez-lo.

Pg. 46: [...] a escrita tem seu lugar: o de organizar nossas sensaes e nossos pensamentos e de organizar nosso mundo inconsciente.

Pg. 47: *...+ autonomia do indivduo consiste no seguinte: outra relao estabelecida entre a instncia reflexiva e as outras instncias psquicas, ou seja, o Eu altera -se ao receber e admitir os contedos do inconsciente, ao refleti-los e ao tornar-se capaz de escolher lucidamente os instintos e as idias que tentar atualizar. Em outras palavras, o Eu tem que vir a ser uma subjetividade capaz de refletir, capaz de deliberao e de vontade (Castoriadis, 1987-1992, p.154).

Pg. 48: [...] autor-cidado um processo que ocorre numa geografia, numa histria pessoal e social, em grupo e numa sociedade determinada, numa organizao, e que, para tanto, exige politizar no s as dimenses econmica e poltica, entendidas na perspectiva partidria e de gesto do Estado, relacionadas nossa vida individual e social, mas colocar em questo a politizao da vida em suas mltiplas faces e filigranas, englobando a prpria forma de ser e de se expressar (Barbosa, 1998, p. 8-13). Com o termo autor-cidado, penso estar ampliando a idia de cidadania. Essa idia nos remete a uma atuao no social, e a idia de autoria nos remete a uma atuao no interior do indivduo.

Pgs. 48/49: [...] Ardoino (1998, p.25) quando fala sobre a capacidade de fazer de si mesmo prprio autor, de tornar-se a si mesmo o autor de si mesmo, ou coautor, no sentido de que sempre temos que considerar a presena do outro em nosso caminho, como nossos pais, nossos primeiros professores e outras pessoas. Ardoino nos apresenta a idia de autor como aquele que produz sentido.

Pg. 51: [...] Trata-se, a partir dessa relao interno/externo, de dar conta da elaborao do prprio jeito de ser, de sentir, de amar, de imaginar, de propor sonhos, objetivos, estratgias..., de desejar. Enfim, do prprio jeito de se expressar e at da prpria capacidade ou incapacidade de expressar os sentimentos. Autor-cidado essa complexa apreenso de si e de sua afirmao, englobando tanto a dimenso interna quanto a externa como sujeito.

Pg. 52: *...+ Para uma compreenso didtica do que denomina de escuta sensvel, Barbier divide a escuta em trs tipos: a escuta cientfica/clnica; a espiritual/filosfica/existencial. Embora se refira a trs tipos de escuta, todas compem uma escuta nica, a qual denomina de transversal. Enquanto a primeira se refere dimenso cientfica, ao que pode ser comprovado, observado e dialeticamente apresentado, a segunda se pe na escuta daquilo que funda o sentido

da vida para o sujeito. Diz o autor tratar-se da escuta dos valores que do sentido vida do sujeito, e para os quais este capaz de arriscar alguma coisa que lhe diz intimamente respeito, que , geralmente, sua prpria vida. Por fim, a escuta potica/existencial, por ser da ordem do instituinte, da possibilidade criadora do sujeito humano, permite sacudir a estrutura estabelecida, engendrando um sentido proftico no qual o pesquisador se apresenta como criador potico e provocador de desarranjo na conscincia instituda do grupo.

Dirio de Pesquisa: a prtica

Pgs. 53/54: [...] Srgio Borba apresenta as caractersticas do JP do seguinte modo:

Consiste em escrever no dia a dia, como num dirio, os pequenos fatos organizados em torno de um vivido, dentro de uma instituio: seu trabalho, sua conjugalidade, sua relao com uma criana, com uma pesquisa e consigo mesmo, etc. No menos que trs ou quatro dias por semana, anotar um fato marcante, um encontro, uma reflexo, uma leitura, um conflito, um estudo, etc... Ele mais do que um dirio ntimo, pois nele voc expressa, conta sua relao com uma instituio ou vrias. aconselhvel bat-lo mquina (ou digit-lo). E, tambm, faz-lo circular nu crculo restrito de pessoas, amigos, etc. Nesta tcnica ns temos a dimenso pedaggica. Pode haver tambm uma troca interindividual desses escritos, e isso cria relaes extremamente fortes. um dispositivo e um processo. Se formar no instruir... primeiro refletir, pensar uma experincia vivida (Borba, 2001, p.28).

Pg. 61: [...] A realizao do trabalho encaminhada dessa forma apresenta alguns ganhos. Primeiro: No est presente o problema do trabalho de ltima hora ou da cpia, pois ele vai sendo elaborado desde o primeiro dia de aula, quando se iniciam as anotaes no prprio JP. Segundo: Como a nfase da avaliao no est no controle e na imposio do que o aluno deve fazer, em que tempo fazer ou, ainda, de que modo, mesmo se tratanto de trs ou quatro pginas, mas produzidas por ele, o processo de uma riqueza mpar, e

o aluno, principalmente aquele do ensino noturno, que apresenta srias dificuldades para o resultado, pois dificilmente algum professor lhe deu oportunidade semelhante a essa e auxlio igual para se apropriar dos recursos da produo escrita. Seus olhos brilham ao se ver naquele produto de trs ou quatro pginas.

Pg. 62: Terceiro: H a necessidade da prtica do JP por parte do professor. A arte de ensinar, a docncia, hoje, impe exigncias outras daquelas vividas por ele em tempos anteriores quando se formou. Para tanto, a necessidade de aprender a ensinar enquanto atua como docente uma necessidade e uma aprendizagem a ser construda diariamente mediante a busca, a pesquisa. Tanto o aluno quanto o professor, hoje, tm de se tornar pesquisadores. E o JP se apresenta como instrumento extremamente adequado para tal fim! Pg. 63: (Exemplo de um JP sobre a docncia na graduao de Pedagogia de Joaquim Gonalves Barbosa)
Estou profundamente abatido, triste e impotente diante de minha profisso. Estive avaliando a turma do terceiro semestre da Pedagogia. Eu esperava mais. Foi triste constatar que dos 32 trabalhos, s 9 conseguiram apresentar a bibliografia correta. Os demais, 23, correspondem a mais de 40 alunos. Eu esperava mais, at porque achava que se tratava de algo simples. Mas parece que no (18/6/2004).

Pg. 64: [...] Quarto: objetivando a prtica do exerccio da autoria, oriento os alunos para que, em vez de anotarem sofregamente a fala do professor ou de copiarem trechos e mais trechos que lhes interessam dos livros e das apostilas, anotem possveis relaes que eles vo estabelecendo entre uma idia e outra; entre a idia deste autor com a daquele outro; entre idias que se destacaram no desenvolvimento da aula e aquelas que lhes chamaram ateno, seja assistindo a um jornal eletrnico, ou mesmo conversando com algum da famlia ou com outro profissional docente, do curso ou no. Acentuo que tais relaes podem se apresentar incuas e inaproveitveis quando retornarmos a elas, mas podero, algumas delas, se apresentar interessantes e permitir um desenvolvimento maior. Essa uma das riquezas do JP. Trata-se do registro das nossas divagaes e das relaes que estabelecemos entre os pontos de

vista de autores e de profissionais das mais variadas fontes e perspectivas, que podero, amanh ou depois, se apresentar oportunas para um aprimoramento maior. Caso isso acontea, o aluno ter a grata satisfao de uma experincia asseguradamente nova, que a de se descobrir capaz de produzir idias, de sentir-se autor de uma idia nova, pois tal relao de idias de sua autoria, foi ele quem viu daquela maneira e argumentou em sua defesa.

Pg. 65: [...] O importante esse exerccio de registro sempre a partir de dupla perspectiva: tanto o que se v externamente, relativo ao campo de interesse (trabalho de concluso da disciplina, relatrio de estgio ou monografia de TCC), quanto o que se passa interiormente no sujeito que se coloca na posio de observador do movimento e da ao que esto em curso, levando em conta imagens, percepes, angstias, compreenses, relaes estabelecidas, mesmo que de forma preliminar.

Pg. 67: [...] Costumo esclarecer tambm que o texto resultante semelhante a uma carta. Toda vez que se enviar uma carta e tiver que estar junto do destinatrio para esclarecer algumas de suas partes, essa carta insuficiente. A carta bem escrita comunica o que se props a comunicar seu autor. Assim o texto ou o trabalho dito acadmico. Ele dever conter em si as informaes necessrias para comunicar a idia que pretendeu comunicar. Podemos fazer tambm o mesmo em ao filme. Uma fita cinematogrfica composta por milhares de imagens que se juntam umas s outras para contar uma histria. Ou seja, por mais que fiquemos durante cem minutos ou mais vendo imagens, no final podemos resumir em algumas frases a mensagem do filme. Pensemos ao contrrio. Coloquemo-nos no lugar do diretor. Precisamos ter o que contar. Podemos escrever uma ou cem pginas, mas no final h que ficar clara a idia que pretendemos comunicar ao leitor. Alis, sempre escrevemos para um leitor. O leitor imaginado ser nosso interlocutor e a ele temos de comunicar algo. Ns no escrevemos por escrever, mesmo quando redigimos nossos dirios ntimos. Escrevemos para algum. Precisamos assumir esse algum outro como presente em nossa escrita.

Pgs. 67/68: Alis, a escrita, o JP, um lugar rico para exercitarmos nossa diferenciao do outro.

Pg. 68: Ardoino diz que a experincia mais extrema, s vezes a mais cruel, mas provavelmente tambm a mais enriquecedora que podemos ter da heterogeneidade, a que nos imposta atravs do encontro com o outro, enquanto limite de nosso desejo, de nosso poder e de nossa ambio. (Ardoino, 2002, p. 553)

Uma Palavra a mais

Pg. 73: [...] Assim, o dirio de pesquisa pode assumir diferentes tipos, como dirio de formao: quando se prope a registrar o prprio processo formativo vivenciado no decorrer de um curso seja de graduao, ps-graduao ou outro; dirio pessoal: quando o objetivo registrar tudo o que se refere a sua prpria vida ou como rebate dentro de si o vivido, seja da ordem da sade, das emoes, das questes existenciais e filosficas; dirio de pesquisa: quando o objetivo registrar o caminho percorrido, ao desenvolver uma pesquisa como TCC, dissertao de mestrado ou tese de doutorado.

Conversando sobre O dirio de pesquisa Entrevista com Remi Hess

Pg. 80: [...] JP, em relao a outras formas de jornal um jornal que tem por finalidade anotar diariamente tudo o que se refere a uma pesquisa: observaes, encontros, leituras, reflexes tericas, etc.

Pg. 86: [...] penso que, para transformar um jornal de campo em JP, deve-se fazer um ndice. [...] a pessoa, se constri em vrios momentos, e que o jornal pode ajudar a explicitar cada um dos momentos da pessoa. Por exemplo, um professor universitrio , ao mesmo tempo, obrigado a trabalhar no nvel da administrao, no nvel de pedagogia e no nvel da pesquisa. Penso, portanto, que se um professor universitrio escreve seu jornal, ele pode faz-lo no nvel da gesto, dos seus problemas de engajamento na gesto da universidade; um jornal pedaggico, isto , seus problemas com seus estudantes; e um outro, JP, ligado aos artigos, aos livros que ele quer escrever, acompanhando seu esforo dirio para fazer avanar suas idias. Penso, ento, que um professor universitrio pode desenvolver vrios jornais paralelamente.

Pg. 87: [...] O momento , na verdade, um conceito lgico. Mas h tambm o momento histrico. Por exemplo, segundo Marx, a sociedade passa por vrios momentos. H o escravismo, a servido e talvez o comunismo. Portanto, a sociedade analisvel. Pode-se analis-la em funo de seus momentos e, finalmente, pode-se entrar nos detalhes: uma guerra de libertao ou uma involuo podem ser momentos histricos, o que significa que depois a sociedade est diferente de antes. Ento, o momento tambm um conceito histrico. [...] os momentos histricos so estgios do desenvolvimento da personalidade ou da sociedade.

Pg. 90: [...] no quadro do jornal de formao, isto , quando se quer utilizar o jornal como ferramenta para formar-se, a tcnica de fazer jornais por momentos, ou seja, em funo dos momentos que se quer desenvolver na sua personalidade, me parece algo interessante.

O homem, a mulher, so eles mesmos quando conseguem capitalizar sua experincia cotidiana.

Pg. 91: [...] Penso que o jornal ajuda a objetivar a subjetividade. Isto , uma vez que se descrevem emoes no seu jornal, toma-se distncia em relao a elas. Portanto, o jornal tem por funo objetivar o subjetivo e verdade que, depois, pode-se trabalhar em grupo e pode-se tentar compreender porque se foi agredido por tal palavra ou por tal discurso na instituio. Pg. 96: [...] deve-se encontrar dispositivos com os quais as pessoas se sintam seguras; elas no tm medo de escrever porque sabem que os outros no vo julg-las. Isso muito importante porque, na escola, a escrita sempre julgada. Atribuem-se notas, o que d uma dor de cabea..., e muitas pessoas no escrevem porque tm medo de serem julgadas, de serem avaliadas, e essa a dificuldade profissional do formador de jornal.

Pg. 97: [...] uma escrita implicada onde podemos dizer a ns mesmos: no seremos julgados. Ento, o jornal, para mim, uma escrita instituidora na qual podemos escrever tudo o que quisermos. O professor no julga o contedo. Eu tenho, portanto, uma regra, tenho um conselho: o de jamais deixar algum que no escreve um jornal leia o seu jornal. Isso reciprocidade.

Pg. 101: [...] No se aprendia a escrever para si mesmo, e isso o que procuro ensinar e penso que o que voc faz: encorajar as pessoas a se expressarem, a falarem, a se produzirem.

[...] Deve-se aceitar a disciplina do texto. Deve-se aceitar escrever um pouco todos os dias. verdade, quanto mais se escreve...Quando aceitamos essa disciplina, depois nos tornamos muito fortes. Escrevemos cada vez melhor, cada vez mais e fica cada vez mais fcil escrever.Isso requer cada vez menos trabalho, logo h uma resistncia. Deve-se trabalhar essa resistncia na escrita, assim como um corredor treina um pouco todos os dias. H tambm um prazer da escrita, isto , o corredor, no incio, ele sofre quando corre, cansativo, ele sente dificuldade, mas depois, h um certo prazer.

Pg. 102: [...] O jornal, portanto, confere superioridade em relao aos que no o escrevem, faz ganhar tempo na compreenso das coisas, porque verdade que se encontra a soluo dos problemas que se anotou. Isso formidvel.

S-ar putea să vă placă și