Sunteți pe pagina 1din 9

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

19:34

Legislao Penal Especial. Prof.. Ilma. Calixto.


Conflito Aparente de normas. Princpios. - Especialidade - Consuno (absoro) - Subsidiariedade Transito Leis de drogas. Lei de crime hediondos.(que no sobrou quase nada) Crimes de armas de fogo, e as leis que regularizam. Crime de tortura, previstos pela constituio de 88. Crime de abuso de autoridade. Art. 3, 4 e 6. Direito penal econmico. Teremos 12 Aulas contadinhas.

03/02/2014 Lei 9503/97 - Lei de Transito. - Crimes de Perigo Concreto Abstrato - Princpio da Especialidade. Art. 302 e 303 da Lei. - Homicdio culposo. No h participao em crime culposo, coautores. (culpa se caracteriza pela inconscincia, falta de cuidado). Impercia, no tem conhecimento tcnico necessrio. - Causas de aumento de pena. No dolo eventual se tem conscincia do que se pode causar. Mortes em racha dolo eventual. Suspensa, cassadas ou vencidas, se a carta estiver nessa situao, como no ter habilitao 307. 309. Nunca teve carta, as duas do aumento de pena. - Leses culposas. - Causas de aumento de Pena. Crimes de dano so aqueles que exigem para a sua consumao o efetivo prejuzo do bem jurdico tutelado. At aqui, risco de Dano.

O crime de Dano sempre absorver o crime de perigo.

*bis in idem - ningum pode ser punido duas vezes pelo mesmo crime.

Legislao Penal Especial - Segunda-Feira Page 1

Princpio da subsidiariedade.
Seo II Dos Crimes em Espcie Art. 302. Praticar homicdio culposo na direo de veculo automotor: Penas - deteno, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e suspenso ou proibio de se obter a permisso ou a habilitao para dirigir veculo automotor. Pargrafo nico. No homicdio culposo cometido na direo de veculo automotor, a pena aumentada de um tero metade, se o agente: I - no possuir Permisso para Dirigir ou Carteira de Habilitao; II - pratic-lo em faixa de pedestres ou na calada; III - deixar de prestar socorro, quando possvel faz-lo sem risco pessoal, vtima do acidente; IV - no exerccio de sua profisso ou atividade, estiver conduzindo veculo de transporte de passageiros. V - (Revogado pela Lei n. 11.705, de 19-6-2008.) Art. 303. Praticar leso corporal culposa na direo de veculo automotor: Penas - deteno, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos e suspenso ou proibio de se obter a permisso ou a habilitao para dirigir veculo automotor. Pargrafo nico. Aumenta-se a pena de um tero metade, se ocorrer qualquer das hipteses do pargrafo nico do artigo anterior. Art. 304. Deixar o condutor do veculo, na ocasio do acidente, de prestar imediato socorro vtima, ou, no podendo faz-lo diretamente, por justa causa, deixar de solicitar auxlio da autoridade pblica: Penas - deteno, de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, ou multa, se o fato no constituir elemento de crime mais grave. Pargrafo nico. Incide nas penas previstas neste artigo o condutor do veculo, ainda que a sua omisso seja suprida por terceiros ou que se trate de vtima com morte instantnea ou com ferimentos leves.

*reviso criminal derruba caso julgado.

Conflito aparente de normas. Consuno = a absoro. absorvido pelo maior.

10/02/2014 Lei 9503/97 *Art. 302 CTB, Seo II, "Dos crimes em espcie".

Manual de direito penal Volume I, parte geral do Damsio. Fala muito bem sobre o conflito de normas. Curso de direito penal do Capez fala isso bem tambm.

Art. 121 2. Homicdio com qualificadora Tortura. Ler sobre conexo e crime progressivo. *Progresso criminosa. Comea praticando o crime menor, dando um tiro no brao, depois decide
Legislao Penal Especial - Segunda-Feira Page 2

*Progresso criminosa. Comea praticando o crime menor, dando um tiro no brao, depois decide matar. S responde pelo crime maior. H uma progresso de dolo. *Crime progressivo, se quer praticar o crime mais grave desde o incio. Ambos respondem pelo crime maior. *Crime subsidirio. Crime menor (de perigo), est contido no crime maior (de dano) geralmente "circunstancial".

Ler Art. 101. Consuno (Absoro), princpio da subsidiariedade, vai do crime de perigo para o crime de dano, todo crime de perigo absorvido pelo crime de dano. Todos os crimes violentos, roubo etc., h ameaa (crime autnomo), constrangimento ilegal (violncia fsica), so crimes que so subsidirios, no absoro.

Crime de Perigo- Abstrato - Concreto Abstrato - No perigo abstrato a simples prtica do comportamento tpico que coloca em risco o direito protegido (o bem jurdico protegido) j constitui crime, independentemente de prova de que este perigo tenha realmente ocorrido. Para alguns, o fato de fazer o fato sem colocar ningum em perigo, j consuma o crime.

Concreto - Para o perigo concreto, alm da prtica do comportamento tpico (aquele que est norma) no basta para configurao do crime de perigo, sendo necessria a comprovao em juzo de que a prtica de tal comportamento efetivamente pois em risco a vida ou a integridade fsica de algum.

Art. 304 - Omisso de Socorro.

Art. 305 - Crime de Fuga. Fugir a responsabilidade criminal (evitar flagrante, a mesma coisa)
Art. 306 - Embriaguez ou qualquer outra substncia de efeitos anlogos. Art. 307 e 309. J estudamos. Art. 308. (*Racha). Participao em competio automobilstica no autorizada. Crimes de perigo so todos Dolosos. Quem participa de racha, 308, se lesionar algum, ir responder por dolo-eventual, pelo cdigo penal. (Entendimento tranquilo da jurisprudncia).

Art. 310. Permitir, confiar ou entregar a direo de veculo automotor a pessoa no habilitada, com habilitao cassada ou com direitos de dirigir suspenso, ou ainda a quem seu estado de sade, fsica ou mental.

Para inimputvel - Medida de segurana. Menores infratores que tem famlia, a famlia que se responsabiliza por ele. Logradouro = rua.
Legislao Penal Especial - Segunda-Feira Page 3

Logradouro = rua. Art. 311. Andar em velocidade tendo em visto o local, nas proximidades de locais com alta concentrao de pessoas. Se um motoqueiro comete 6 atropelamentos, concurso de crimes formal imprprio. Uma pena com um acrscimo. Art. 312. Inovar artificiosamente (mexer na cena do crime). 90% das absolvies so feitas por insuficincia de provas. um crime sugeneris.

Ir estudando a Lei 826/2003.

17/02/2014 *Porte de transporte, apenas para transportar a arma, uma arma de colecionador quando for para uma exposio, tem que haver esse porte. *Registro, regularizao da aquisio da arma. Lei de Armas. - Lei 826/2003

Registro -> 3. Requisitos. - Art. 4 -Porte - Art. 6


SINARM - Tanto para adquirir quanto para o porte, ele faz a anlise prvia. H o chamado porte de profisso, MP, policia, etc. Para ele poder portar sempre arma, tem que provar necessidade de auto defesa.

Polcia Federal. - Autorizao, s com a permisso anterior do SINARM. Figuras Tpicas. - Crimes de Perigo. Art. 12 - Posse Irregular de Armas. Art. 14 - Porte Ilegal de Armas.

Art. 13 - Omisso de Cautela. (crime omissivo)


Art. 15 - Disparo de arma de fogo. Art. 16. - Posse ou Porte ilegal de arma de uso restrito.

Legislao Penal Especial - Segunda-Feira Page 4

Art. 17. - Comrcio ilegal de arma de fogo.


Art. 18. - Trfico Internacional de arma de fogo. Todos acima so crimes de perigo. *Concurso Formal Prprio, 1 ato, 20 homicidios por exemplo. Principio da exasperao, Art. 70 do cdigo penal.

24/02/2014 11.343/2006 - Lei de Drogas. -Art. 28 da Lei = meramente usurio. -Art. 33 e 34 = 34 Trfico. -normas formais em branco.

33 3. Se o usurio consome sozinho a droga, um crime, se chama algum, cai nesse art., que tem crime privativo de liberdade, quem chamou quem praticou esse crime, o responsvel pela reunio.

Art. 35. Associao, 2 ou mais pessoas, para fim de praticar reiteradamente (no necessita a habitualidade), para realizar crimes de trfico. Art. 35. Associarem-se duas ou mais pessoas para o fim de praticar, reiteradamente ou no, qualquer dos crimes previstos nos arts. 33, caput e 1., e 34 desta Lei: Pena - recluso, de 3 (trs) a 10 (dez) anos, e pagamento de 700 (setecentos) a 1.200 (mil e duzentos) dias-multa. Vide art. 40 desta Lei (causas de aumento da pena). Pargrafo nico. Nas mesmas penas do caput deste artigo incorre quem se associa para a prtica reiterada do crime definido no art. 36 desta Lei. S o 35, crime de perigo. Associao para trfico, se cometer o trafico, ele absorvido. Art. 288 CPP - Crime de quadrilha ou banco, + 3 pessoas, que se reunem com habitualidade.

Esses dois crimes so "novatio legis" incriminadora. Art. 36. Financiar ou custear a prtica de qualquer dos crimes previstos nos arts. 33, caput e 1., e 34 desta Lei: Pena - recluso, de 8 (oito) a 20 (vinte) anos, e pagamento de 1.500 (mil e quinhentos) a 4.000 (quatro mil) dias-multa. Vide art. 40 desta Lei (causas de aumento da pena). Art. 37. Colaborar, como informante, com grupo, organizao ou associao destinados prtica de qualquer dos crimes previstos nos arts. 33, caput e 1., e 34 desta Lei: Pena - recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e pagamento de 300 (trezentos) a 700 (setecentos)
Legislao Penal Especial - Segunda-Feira Page 5

Pena - recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e pagamento de 300 (trezentos) a 700 (setecentos) dias-multa. (quem ajuda organizaes criminosas para manter o trfico)

Se pilotar um avio bebado, no se encaixa, pois cai no principio da legalidade restrita, pois s fala droga, que pode no estar na lista da ANS. Art. 39. Conduzir embarcao ou aeronave aps o consumo de drogas, expondo a dano potencial a incolumidade de outrem: Vide arts. 291 e 306 do CTB. Pena - deteno, de 6 (seis) meses a 3 (trs) anos, alm da apreenso do veculo, cassao da habilitao respectiva ou proibio de obt-la, pelo mesmo prazo da pena privativa de liberdade aplicada, e pagamento de 200 (duzentos) a 400 (quatrocentos) dias-multa. Pargrafo nico. As penas de priso e multa, aplicadas cumulativamente com as demais, sero de 4 (quatro) a 6 (seis) anos e de 400 (quatrocentos) a 600 (seiscentos) dias-multa, se o veculo referido no caput deste artigo for de transporte coletivo de passageiros.

Matria da Prova. Data: 10/03/2014 Lei de Armas. Cdigo de transito. Lei de Drogas.

Legislao Penal Especial - Segunda-Feira Page 6

Lei de Drogas.
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014 19:29

Art. 28. Quem adquirir, guardar, tiver em depsito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar ser submetido s seguintes penas: I - advertncia sobre os efeitos das drogas; II - prestao de servios comunidade; III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo. 1. s mesmas medidas submete-se quem, para seu consumo pessoal, semeia, cultiva ou colhe plantas destinadas preparao de pequena quantidade de substncia ou produto capaz de causar dependncia fsica ou psquica. Vide art. 33, 1., II, desta Lei. 2. Para determinar se a droga destinava-se a consumo pessoal, o juiz atender natureza e quantidade da substncia apreendida, ao local e s condies em que se desenvolveu a ao, s circunstncias sociais e pessoais, bem como conduta e aos antecedentes do agente. 3. As penas previstas nos incisos II e III do caput deste artigo sero aplicadas pelo prazo mximo de 5 (cinco) meses. 4. Em caso de reincidncia, as penas previstas nos incisos II e III do caput deste artigo sero aplicadas pelo prazo mximo de 10 (dez) meses. 5. A prestao de servios comunidade ser cumprida em programas comunitrios, entidades educacionais ou assistenciais, hospitais, estabelecimentos congneres, pblicos ou privados sem fins lucrativos, que se ocupem, preferencialmente, da preveno do consumo ou da recuperao de usurios e dependentes de drogas. 6. Para garantia do cumprimento das medidas educativas a que se refere o caput, nos incisos I, II e III, a que injustificadamente se recuse o agente, poder o juiz submet-lo, sucessivamente a: I - admoestao verbal; II - multa. 7. O juiz determinar ao Poder Pblico que coloque disposio do infrator, gratuitamente, estabelecimento de sade, preferencialmente ambulatorial, para tratamento especializado.

Art. 33. Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor venda, oferecer, ter em depsito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar (aplicar), entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar(norma penal em branco): Pena - recluso de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa. Vide art. 40 desta Lei (causas de aumento da pena). Vide Smula 711 do STF. 1. Nas mesmas penas incorre quem: I - importa, exporta, remete, produz, fabrica, adquire, vende, expe venda, oferece, fornece, tem em depsito, transporta, traz consigo ou guarda, ainda que gratuitamente, sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar, matria-prima, insumo ou produto qumico destinado preparao de drogas; II - semeia, cultiva ou faz a colheita, sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar, de plantas que se constituam em matria-prima para a preparao de drogas; Vide art. 28, 1., desta Lei. (Sem lucro, apenas para viciar, no tem a finalidade de lucro) III - utiliza local ou bem de qualquer natureza de que tem a propriedade, posse, administrao, guarda ou vigilncia, ou consente que outrem dele se utilize, ainda que gratuitamente, sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar, para o trfico ilcito de drogas.
Legislao Penal Especial - Segunda-Feira Page 7

drogas. 2. Induzir, instigar ou auxiliar algum ao uso indevido de droga: Pena - deteno, de 1 (um) a 3 (trs) anos, e multa de 100 (cem) a 300 (trezentos) dias-multa. O STF julgou procedente, em 23-11-2011, a ADIn n. 4.274-2, dando a este 2. interpretao conforme a CF, para dele excluir qualquer significado que enseje a proibio de manifestaes e debates pblicos acerca da descriminalizao ou legalizao do uso de drogas ou de qualquer substncia que leve o ser humano ao entorpecimento episdico, ou ento viciado, das suas faculdades psicofsicas. Vide art. 89 da Lei n. 9.099, de 26-9-1995. 3. Oferecer droga, eventualmente e sem objetivo de lucro, a pessoa de seu relacionamento, para juntos a consumirem: Pena - deteno, de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, e pagamento de 700 (setecentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa, sem prejuzo das penas previstas no art. 28. Vide art. 61 da Lei n. 9.099, de 26-9-1995. 4. Nos delitos definidos no caput e no 1. deste artigo, as penas podero ser reduzidas de um sexto a dois teros, vedada a converso em penas restritivas de direitos, desde que o agente seja primrio, de bons antecedentes, no se dedique s atividades criminosas nem integre organizao criminosa. A Resoluo n. 5, de 15-2-2012, do Senado Federal, suspende a execuo da expresso "vedada a converso em penas restritivas de direitos" deste pargrafo. Art. 34. Fabricar, adquirir, utilizar, transportar, oferecer, vender, distribuir, entregar a qualquer ttulo, possuir, guardar ou fornecer, ainda que gratuitamente, maquinrio, aparelho, instrumento ou qualquer objeto destinado fabricao, preparao, produo ou transformao de drogas, sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar: Pena - recluso, de 3 (trs) a 10 (dez) anos, e pagamento de 1.200 (mil e duzentos) a 2.000 (dois mil) dias-multa.

Art. 38 - Crime prprio e culposo. Art. 38. Prescrever ou ministrar, culposamente, drogas, sem que delas necessite o paciente, ou faz-lo em doses excessivas ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar: Pena - deteno, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e pagamento de 50 (cinquenta) a 200 (duzentos) dias-multa. Vide art. 61 da Lei n. 9.099, de 26-9-1995. Pargrafo nico. O juiz comunicar a condenao ao Conselho Federal da categoria profissional a que pertena o agente. Uma portaria do Ministrio da Sade diz quais substncias geram dependncia. O trfico sempre doloso. "Abolicio Criminis". -> Atinge at mesmo a coisa julgada, se entra com um pedido em juizo a execues. Art. 2 2 do cdigo penal(CP).

Confisco, instrumentos para prtica do crime. H confisco para os instrumentos para prtica do crime.

Legislao Penal Especial - Segunda-Feira Page 8

Links
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014 20:41

Vade Mecum C:\Juliano\Ebook Todos\EBook Direito\Vade Mecum 2013 - Ed. Saraiva.pdf

CODIGO PENAL

Legislao Penal Especial - Segunda-Feira Page 9

S-ar putea să vă placă și