Sunteți pe pagina 1din 21

2013

Sistema Especialista

Grupo

Eduardo Emerson Ruilce L. SantAnna Lenita Pereira Costa Caroline Gomes Lucas H. Canhota Winicius Nunes Ayres Joaquim Neto

2012.063300 2012.031760 2012.015063 2012.067861 2012.035200 2012.085460 2012.068752

Contedo
1. 1.1 2. 2.1 Introduo ..................................................................................................................................... 3 Problema de Pesquisa ................................................................................................................ 4 Objetivos ....................................................................................................................................... 4 Geral .......................................................................................................................................... 4

2.2 A finalidade de um Sistema Especialista na concepo e indicao de um servidor ...................... 4 2.3 Escolhas do Servidor ....................................................................................................................... 4 2.4 A Empresa (Descrio) ................................................................................................................... 4 2.5 rea de Atuao do SE ................................................................................................................... 4 3. Sistema Especialista ...................................................................................................................... 5

3.1 Conceitos ......................................................................................................................................... 5 3.2 Caractersticas ................................................................................................................................. 5 3.3 Componentes de um Sistema Especialista ...................................................................................... 6 3.4 Base de conhecimentos ................................................................................................................... 6 3.5 Mecanismos de aprendizagem e aquisio do conhecimento ......................................................... 6 3.6 Motor ou Mquina de inferncia ..................................................................................................... 6 3.7 Sistemas de Consulta....................................................................................................................... 7 4. 5. 6. 7. 8. 9. Detalhamento da rea do escopo do projeto .................................................................................. 8 Aquisio do conhecimento ........................................................................................................ 11 Arquitetura do SE ........................................................................................................................ 14 A Shell - EXPERT SINTA.......................................................................................................... 15 Processo (Modulo onde o SE ser implantado)........................................................................... 15 Regras (fatos Principais) ............................................................................................................. 16

9.1 Raciocnios com regras de produo ............................................................................................. 16 9.2 Exemplos de raciocnio com regras de produo .......................................................................... 16 9.3 Caractersticas das regras de produo.......................................................................................... 18 9.3 Vantagens das regras de produo ................................................................................................ 19 9.4 Desvantagens das regras de produo ........................................................................................... 19 10. 11. 12. Resultado esperado.................................................................................................................. 20 Concluso ................................................................................................................................ 20 Bibliografia ............................................................................................................................. 20

2
Professora Elisabete A. Candido

Sistema Especialista para escalonamento de melhor adequao de servidores 1. Introduo


Grande parte das pequenas, mdias e grandes empresas com dez ou mais funcionrios se ainda no adquiriu, ir precisar comprar um servidor em pouco tempo ou ainda um adicional para suprir a demanda e suas necessidades. Os Servidores costumam serem depsitos centrais de arquivos, onde os usurios facilmente compartilham documentos dentre outros. Eles tambm funcionam como servidores de e-mail, de impresso, e sistemas de backup. comum ver esses equipamentos sendo utilizados para hospedar aplicaes importantes como servidor de banco de dados, agendas corporativas, softwares para gerenciamento de relao com os clientes (CRM) e at como servidores web da empresa ou intranet. Para estdios ou departamentos de criao, ele deve suportar grandes bibliotecas de imagem, vdeo e msica. A escolha do equipamento mais adequado para esta finalidade deve refletir o nmero e o tipo de aplicaes que se quer rodar, bem como a quantidade de usurios que ter. Vrias aplicaes bsicas como servio de impresso, compartilhamento de documentos do Word ou do Excel e programas de calendrio, etc. Tarefas, como hospedagem de grandes bancos de dados ou bibliotecas de imagem, pedem maior processamento e unidades de disco rgido rpido e infraestrutura de rede robusta. Servidores so especializados tem velocidade e capacidade de processamento, programada para oferecer mais segurana (para proteger as informaes valiosas da empresa) e no falharem. Servidores tambm oferecem ferramentas de gerenciamento distncia, permitindo que seu administrador possa se conectar ao sistema a distancia para diagnosticar problemas e realizar manuteno adicionar usurios ou alterar senhas, por exemplo. Aps o dimensionamento, ser necessria a seleo de um sistema operacional, como Windows, Linux ou Mac, e escolher o hardware. Se estiver fazendo uma atualizao de servidores j existentes provavelmente vai preferir continuar com o mesmo tipo de sistema, o que facilita a migrao. Servidores novos, por sua vez, permitem uma combinao de software e hardware mais adequada s suas necessidades e ao seu oramento. Uma coisa importante

3
Professora Elisabete A. Candido

frisar: no por que se tem PCs rodando Windows que voc estar preso a este sistema operacional. Tanto servidores Linux quanto Mac aceita estaes clientes rodando Windows e, inclusive, tendem a ser mais baratos.

1.1 Problema de Pesquisa


Ausncia de um SE que atenda os departamentos de vendas e as necessidades de gestores de TI, como funcionrios de empresas de revendas de fabricantes de servidores.

2. Objetivos 2.1 Geral


Temos como objetivo a concepo de um SE, para ajuda na deciso de melhor escalonamento de servidores para reas de tecnologia das empresas do territrio nacional.

2.2 A finalidade de um Sistema Especialista na concepo e indicao de um servidor


Muitas empresas, setores de TI, Gestores, e usurios finais que necessitam implantar um sistema em uma organizao, no tem o devido conhecimento quanto a qual servidor devera adquirir e atenda as suas necessidades, e este por sua vez fica a merc de vendedores ou atravessadores que empurram qualquer servidor disponvel, e no tem a conhecimento especialista ou conhecimento necessrio para tal.

2.3 Escolhas do Servidor


O servidor operacional vem da necessidade de cada empresa em gerenciar suas demandas de informaes (Dados), ou seus processos, bem como a segurana de suas informaes na empresa.

2.4 A Empresa (Descrio)


ANS Work System Acessria e planejamento estrutural de ambiente de TI.

2.5 rea de Atuao do SE


O SE abrangera a empresa e todas as empresas que fabricam servidores no territrio nacional.

4
Professora Elisabete A. Candido

O sistema ter atuao em todos os setores de TI que necessitem de informaes para aquisies de servidores, como exemplo gestores de TI, revendas de servidores, dentre outras.

3. Sistema Especialista
De acordo com MAIA, (1998) Sistema Especialista se baseia no conhecimento, em uma mquina de inferncia. A base de conhecimentos contm o conhecimento com o qual a mquina de inferncia chega s concluses, que so as respostas requeridas pelos usurios. No domnio do conhecimento, o qual inscrito ao domnio do problema em anlise, o Sistema Especialista raciocina e faz inferncias da mesma forma que um especialista humano, para buscar as possveis solues para o problema, ou seja, na presena de algumas ocorrncias, so inferidas concluses.

3.1 Conceitos
Sistema Especialista so programas ou um programa de computador que tem como objetivo ou conhecimentos especfico de simular o raciocnio ou imitar necessariamente a estrutura da mente humana para desempenhar o papel do especialista na soluo de problemas em campos especficos de conhecimento. Estes programas devem ter desempenho igual aos especialistas humanos na execuo destas tarefas ou problemas.

3.2 Caractersticas
Caracterizam-se por um conhecimento profundo, dentro de uma rea especifica de conhecimento, organizando-se com o objetivo de buscar as respostas solicitadas, sendo o armazenamento da informao sua regra principal. Utiliza tcnicas de inferncia para manipular informao visando uma soluo, seu mecanismo de inferncia utiliza estratgias genricas para adquirir conhecimento, processando os e tirando concluses prprias. Os sistemas especialistas podem chegar ou no a soluo de um problema, ou uma concluso distorcida.

5
Professora Elisabete A. Candido

3.3 Componentes de um Sistema Especialista


Os Sistemas Especialistas so basicamente formados por trs componentes: Base de dados: Base de conhecimento que descreve a situao e a meta; Conjunto de operadores: Mecanismos de procura ou que operam na base de dados; Controle ou Estratgia: Operadores que descrevem a situao do domnio de uma tarefa que produz ou modifica uma situao, sendo raciocnio para frente (bottomup) ou para trs (top-down), sendo a combinao possvel.

3.4 Base de conhecimentos


A base de conhecimento o local onde so armazenados fatos e regras de um Sistema Especialista. Este conhecimento e passado ao sistema pelo especialista e armazenado de uma forma prpria que permite ao sistema fazer o processo de inferncia. Cada fato novo pode mudar todo o processo de inferncia de acordo com as regras existente que esto sendo aplicadas. Esta fase de construo da base de conhecimentos e uma das mais complexas na implantao do sistema especialista, pois o conhecimento do especialista no se encontra formalizado, sempre precisando de um retrabalho. A base de conhecimento se interliga com todos os elementos do sistema, especialmente com a mquina de inferncia e o mecanismo de aprendizagem e aquisio de conhecimento.

3.5 Mecanismos de aprendizagem e aquisio do conhecimento


Conforme BITTENCOURT (2006), e a parte mais sensvel no desenvolvimento de um SE , certamente a aquisio de conhecimento. Estas no pode limitar-se adio de novos elementos de conhecimento base de conhecimentos; necessria integrar o novo conhecimento ao conhecimento j disponvel, atravs da definio de relaes entre os elementos que constituem o novo conhecimento e os elementos j armazenados na base.

3.6 Motor ou Mquina de inferncia


Para RABUSKE (1995), a mquina de inferncia no e normalmente um nico modulo de programa. entendido como geralmente como o interpretador de regras e o escalonador das regras, quando o sistema especialista envolve regras de produo. O processo de inferncia esta associado com a estrutura utilizada para o armazenamento do conhecimento na base de dados. De forma geral, pode-se afirmar que o

6
Professora Elisabete A. Candido

processo envolve um encadeamento lgico que permite tirar concluses a partir do conhecimento existente. O motor de inferncia o responsvel pela ao repetitiva de buscar, analisar e gerar novos conhecimentos, conforme HEINZLE (1995). RIBEIRO (1987) escreve que o mecanismo de inferncia depende de como se esta representado o conhecimento. Nos sistemas de avaliao de regras, o mecanismo de inferncia busca as regras na base de conhecimento e as avalia. Essa busca depende dos fatos e das hipteses que existem e que se quer determinar a cada momento. Os objetivos a serem determinados pelo sistema de inferncia devem ser relacionados com uma determinada ordem. A busca de regras feita de maneira automtica para que uma meta seja atingida. Entretanto, existem casos em que a resposta pode ser obtida de maneira imediata e, nesses casos so estabelecidas estratgias de avaliao imediata, evitando todo o processo natural de busca e avaliao de regras. Outra estratgia usada consiste em o mecanismo de inferncia proceder antes busca das novas regras que foram causadas pela necessidade de se atender a uma meta, e avaliar essas regras a serem pesquisadas. Como os atributos so encontrados em diversas regras, o valor de uma clusula j pode ter sido estabelecido. Esse valor, sozinho, permite determinar antecipadamente que a premissa da regra falsa, e que no h razes para novas buscas. As estratgias de busca e avaliao de regras dependem do tipo de representao para o conhecimento e da arquitetura das prprias regras.

3.7 Sistemas de Consulta


O usurio geralmente, algum que no participou da elaborao do sistema, sendo, portanto, natural que no conhea as estruturas do sistema e, que, provavelmente, no esteja familiarizado com as formas de representao do conhecimento adotadas. Para que os potenciais usurios possam acessar com proveito e sem maiores dificuldades o sistema especialista, preciso muni-lo de recursos para consulta. Conforme HEINZLE (1995), a maioria dos sistemas existentes usam tcnicas simples de interao com o usurio, quase sempre utilizando perguntas j pr-formatadas e respostas tipo mltipla escolha. Outra tcnica a definio de uma sinttica simples com um vocabulrio restrito e limitado, prpria para utilizao do sistema.

7
Professora Elisabete A. Candido

4. Detalhamento da rea do escopo do projeto


E um sistema com um mecanismo de inferncia de dados, alimentado por especialistas no ramo de servidores, sistemas de redes, e de diversas reas de sistemas, produziria uma forma expressiva de informaes para cada tipo de exigncia do mercado de servidores, sejam elas de pequeno, mdio e grande porte, com poucos ou muitos funcionrios. Outro fator principal sobre o S.E de adequao de servidores ser o banco de informaes e grficos disponveis no sistema, para efetuar comparaes quanto ao uso dos melhores sistemas de O.S, bem como dos melhores servidores, preos, riscos sobre produtos, manutenes gerais, e etc. O sistema ter um modo grfico, de fcil utilizao, contendo algumas informaes necessrias para que o sistema comea a efetuar as indicaes dos servidores,

Essas informaes seriam: 1 Tipo de Servidor

8
Professora Elisabete A. Candido

2 Responsabilidades das camadas da organizao em nvel

3 Exemplos de alguns Sistemas Operacionais

9
Professora Elisabete A. Candido

4 Exemplos: Tipos de O.S

5 Tipos de Hardware necessrio para cada aplicativo;

10
Professora Elisabete A. Candido

5. Aquisio do conhecimento
Na figura 1 tem como objetivo a aquisio do conhecimento que sero armazenados na base do conhecimento, uma fase de execuo do planejamento, esta fase refere-se identificao, conceitualizao e formalizao do conhecimento.

Figura 1 fase do processo de desenvolvimento.

Fase de gargalo de aquisio de conhecimento para a construo do sistema especialista, em fase de discusso sobre o processo mais eficaz para a aquisio do conhecimento.

11
Professora Elisabete A. Candido

Ainda sim o que existe de concreto so recomendaes e linhas de atuao. Identificao: Nessa fase o processo de desenvolvimento ser necessrio mais entendimento e cotela de informaes para que haja um escopo real do projeto, com bases melhores de informaes de especialistas no ramo. uma fase que depende de um engenheiro de conhecimento fazer com que o especialista auxilie nas aquisies das informaes e regras para o enquadramento do melhor servidor para cada nvel de responsabilidades dentro de uma organizao. Sero feitas reunies para se formar os conceitos do conhecimento sobre os servidores, com especialistas da rea, para adequao do conhecimento por parte do grupo, regras sero adotadas para que haja um conceito formal sobre a deciso final e conceitue como um cenrio do uso do SE. Conceituao: Com a utilizao do material de identificao, a conceituao do conhecimento modelar os problemas em notaes foram elaborados algumas perguntas que caracterizassem melhor a necessidade de cada organizao quando ao servidor, como por exemplo, qual o tipo de servidor que sua empresa necessita, como servidor de dados, web, comunicao, impresso? Qual o nvel de responsabilidade por camadas dentro da organizao? Quais so e que tipo de sistemas operacionais a empresa pretende trabalhar? Tipos de hardware? Alguns exemplos das perguntas elaboradas no SE: Qual o tipo de servidor que sua empresa necessita? Qual a dimenso de sua empresa para o emprego do melhor servidor? Qual o nvel de Responsabilidades das camadas da organizao? Qual o sistema Operacional do Servidor? Qual o programa de sistema que melhor atende sua empresa? Que tipo de hardware necessita? Abaixo esboo do organograma como rvore do conhecimento na figura 2

12
Professora Elisabete A. Candido

Figura 2: Parte do esboo da rvore de conhecimento

Posteriormente ao entendimento do esboo, ser elaborada uma pesquisa com os especialistas na rea de conhecimento dos servidores com determinadas reas de atuao bem como os fornecedores e empresas das marcas dos equipamentos.

Formalizao:
Nessa fase conforme figura 3 ser organizado o conhecimento adquirido, formalizando completamente a rvore de deciso, as questes e informaes respondidas pelos especialistas, fornecedores, bem como gestores de T.I que necessitam de determinadas informaes, ser feita uma avaliao final das variveis do sistema, com respostas expressivas e contundentes dos questionrios a serem tambm formalizado.

13
Professora Elisabete A. Candido

Figura 3: Arvore de conhecimento adquirido

6. Arquitetura do SE
Segundo Fernandes (1996), um sistema especialista apresenta cinco componentes bsicos: Base de conhecimento; Mquina de inferncia; Subsistema de explicao; Subsistema de Aquisio de Conhecimento; Subsistema de Consulta (Interface do usurio).

14
Professora Elisabete A. Candido

Figura 4: Componentes Bsicos

7. A Shell - EXPERT SINTA


O Expert SINTA uma ferramenta computacional que utiliza tcnicas de inteligncia artificial para gerao automtica de sistemas especialistas. Esta ferramenta utiliza um modelo de representao do conhecimento baseado em regras de produo e probabilidades, tendo como objetivo principal simplificar o trabalho de implementao de sistemas especialistas atravs do uso de uma mquina de inferncia compartilhada, do tratamento probabilstico das regras de produo e da utilizao de explicaes sensveis ao contexto da base de conhecimento modelada. As principais caractersticas do Expert SINTA, so: a) utilizao do encadeamento para trs (backward chaining); b) utilizao de fatores de confiana; c) ferramentas de depurao; d) possibilidade de incluir ajudas on-line para cada base.

8. Processo (Modulo onde o SE ser implantado)


O SE ser implantado em um servidor local, que ter acesso pela web no departamento de vendas.

15
Professora Elisabete A. Candido

Tero acesso ao SE todos os gestores de ti que se cadastrarem como todas as empresas de atacado, revendedoras de equipamentos ou fabricantes de servidores.

9. Regras (fatos Principais)


Fatos principais do SE que ser desenvolvido em Expert SINTA, a ferramenta que atende as nossas necessidades, pois utiliza um modelo de representao do conhecimento baseado em regras de produo e probabilidades, tendo como objetivo principal simplificar o trabalho de implementao de sistemas especialistas. Possuindo a possibilidade de incluir ajudas on-line para cada base que utilizar a consulta.

9.1 Raciocnios com regras de produo


Vale ressaltar que: O raciocnio com regras de produo envolve o gerenciamento da(s) base(s) de regras, a manuteno do contexto em que o Sistema est inserido, a interpretao adequada das regras e a aplicao de algum algoritmo de soluo, que servir de base para a estrutura do Sistema presente, ou a mquina de inferncia. Acoplado ao algoritmo de soluo deve haver recursos para optar entre as diversas formas de busca; as quais so apresentadas posteriormente. O gerenciamento da base de regras envolve o controle do conjunto de fatos atravs das informaes do quadro-negro (rascunho), o acrscimo e retirada de regras e a verificao de sua consistncia. O interpretador de regras age ciclicamente, sendo que em cada ciclo descobre as regras aplicveis (atravs do matching - correspondente), escolhe a regra que ser aplicada, resolve conflitos e dispara as aes resultantes da aplicao da regra escolhida. No raciocnio com regras de produo, dois aspectos so ressaltados: a estratgia de controle e a resoluo de conflitos. A estratgia de controle via de regra, uma imposio relacionada com o tamanho do Sistema (nmero de regras), enquanto que a resoluo de conflitos est relacionada mais com o tipo de rvore (ou grafo) de inferncia produzido. (SAVARIS, 2002, p.61).

9.2 Exemplos de raciocnio com regras de produo


De acordo com (Savaris, 2002, p.63), Para exemplificar um raciocnio com regras de produo, consideremos o conjunto de regras a seguir, a respeito de defeitos de um motor de carro:

16
Professora Elisabete A. Candido

Regra 1 Se o problema for: o motor no vira ento o defeito : arranque defeituoso. Regra 2 Se o problema for: o motor vira, mas o motor no pega, ento o defeito : falta de combustvel. Regra 3 Se o defeito for: falta de combustvel e so mais de 22 horas, ento a ao ser: completar o trajeto a p. Regra 4 Se o defeito for: arranque defeituoso e distncia da oficina, maior que 6 km, ento a ao ser: chamar um txi. Regra 5 Se o defeito for: arranque defeituoso e falta de combustvel, ento a ao ser: vender o carro. Se uma pessoa desejar saber qual a ao que dever ser executada com base nas regras acima, usando um engenho de inferncia que executa as regras com critrio backward (Para Trs), e busca em profundidade, ter por primeira resposta: completar o trajeto a p. Esta resposta foi obtida pelo desenvolvimento da rvore de busca, conforme figura 5. Inicialmente sero abertos (colocados na rvore) ns simbolizando as regras 3, 4, e 5 e dispara (expande) a regra 3. Para disparar a regra 3, necessrio ter conhecimento das horas e saber o defeito do carro. As horas so perguntadas ao usurio, que responde 23. Ento o defeito exige o disparo das regras 1 e 2.

17
Professora Elisabete A. Candido

Figura 5: rvore de busca Fonte: Savaris, 2002

Ao executar a regra 1, faz-se a solicitao ao usurio para informar o problema que o carro est apresentando. Recebe a informao de que o motor vira, mas no pega. Com esta informao, a regra 1 falha, sendo ento disparada a regra 2, que apresenta sucesso. Nesta altura o Sistema pode apresentar a primeira soluo (resposta), que no caso a nica, falta de combustvel. Em uma execuo forward (Para frente), a rvore de busca teria outra forma e as informaes seriam requeridas do usurio em outra ordem.

9.3 Caractersticas das regras de produo


So constitudas por duas partes: Premissa (se); e concluso (ento). Utiliza duas formas de raciocnio: encadeamento para frente ou progressivo ou forward chaning (parte das evidncias para chegar concluso, constitui uma busca por

18
Professora Elisabete A. Candido

dados) e encadeamento para trs ou backward chaning (no ocorre uma busca por dados, mas por objetivos e subobjetivos). Um Sistema baseado em regras de produo possui trs partes constitutivas que so: Memria de Trabalho: Contm os fatos que foram observados (ou inferidos) e as hipteses sobre esses fatos, as quais podem ser modificadas ou removidas; Memria de Regras: Contm as regras que iro direcionar o compartimento do Sistema; Memria de Inferncia: Contm um conjunto de regras que permite realizar dedues. Contm conhecimentos gerais para detectar erros, fazer correes a aprimorar os conhecimentos.

9.3 Vantagens das regras de produo


Possibilidade de atualizar os conhecimentos; Fcil implementao; Mecanismo de inferncia similar ao do ser humano; Modularidade; Utilizao de vrias shells.

9.4 Desvantagens das regras de produo


Alguns fluxos de controle so difceis de seguir, o que ocasione dificuldades nos testes; de apurao dos conhecimentos; Os conjuntos de regras no possuem uma estrutura especfica, pois nem sempre os; mtodos de resoluo de problemas so fceis de representar; Parcelam o conhecimento e nem sempre se adquam ao modo de raciocnio humano.

19
Professora Elisabete A. Candido

10.Resultado esperado
O resultado esperado que gestores ou fornecedores possam atravs do sistema apresentado efetuar consultas e inserir dados ou casos de uso para tomada de deciso, como tambm o resultado final da aquisio do servidor que mais se adquam as necessrios para cada organizao.

11.Concluso
A proposta deste trabalho demonstrar a utilizao da tecnologia do sistema especialista, unindo requisitos, hardware, software e casos de uso na rea tcnica, objetivando auxiliares os gestores, tcnicos responsveis e fornecedores apresentando uma soluo rpida e eficiente, so para referncia das implantaes de informaes no sistema especialista, possuem caractersticas que fazem dos sistemas robustos que satisfao s necessidades para as quais eles so designados, ou seja, gerenciar de forma adequada grande carga de trabalho, afim de que todo esse processamento possa ser utilizado da melhor forma possvel garantido assim a integridade, a segurana, estabilidade e o melhor escalonamento dos servidores.

12.Bibliografia
ROSA, Joo Luis Garcia, Fundamentos da inteligncia artificial. Rio de Janeiro: LTC, 2011. BITTENCOURT, Guilherme, Inteligncia artificial: ferramentas e teorias. 3 ed. Ver. Florianpolis. Ed. Da UFCSC, 2006. FERNANDES, Anita Maria da Rocha, Inteligncia artificial, noes gerais, 3 imp. Florianpolis: Visual Books, 2005. MAIA, Wagner Ubiratan Lanziere de Azevedo. Sistema integrado de operao e diagnstico de falhas para Sistemas de energia eltrica - SODF. Florianpolis, 1998. ALEXANDRE, B. Adriana, Prottipo de um sistema especialista utilizando a ferramenta expert sinta Shell para auxilio no setor de suporte de um software house. Blumenau ; UFSC, 2000/1-02. Concluso de curso, Universidade regional de Blumenau, Curso de Cincias da Computao. RABUSKE, Renato Antnio. Inteligncia artificial. Florianpolis: Editora da UFSC, 1995. HEINZLE, Roberto. Prottipo de uma ferramenta para criao de sistemas especialistas baseados em regras de produo. Florianpolis: UFSC, 1995. Dissertao de Mestrado,

20
Professora Elisabete A. Candido

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo e Sistemas. RIBEIRO, Horcio da Cunha e Souza. Introduo aos sistemas especialistas. Rio de Janeiro - LTC: Livros Tcnicos e Cientficos Editora, 1987. MOLINARI, Crisleia. Prottipo de um sistema especialista baseado em regras de produo para elaborao de roteiros tursticos no alto vale do Itaja.UDAVI, 2005. Trabalho de concluso de curso bacharel em sistemas de informao da FCET da Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itaja. SAVARIS, Silvana Valdemara Aparecida Michelotto. Sistema Especialista para primeiros socorros para ces. Florianpolis, 2002. 137 f. Dissertao (Mestrado) Universidade Federal de Santa Catarina. RIBEIRO, Horacio da Cunha e Souza. Introduo aos Sistemas Especialistas. Rio de Janeiro : Livros Tcnicos e Cientficos, 1987. 142p. Sites: http://www.din.uem.br/ia/especialistas/basese.html http://www.din.uem.br/ia/especialistas/basese.html http://www.inf.ufrgs.br/~alvares/INF01048IA/AquisicaoDeConhecim.pdf http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:9G5Is6a0m0sJ:www.unidavi.edu.br /%3Fpagina%3DFILE%26id%3D56841+&cd=8&hl=en&ct=clnk&gl=br

21
Professora Elisabete A. Candido

S-ar putea să vă placă și