Sunteți pe pagina 1din 12

Anlise do sistema de resfriamento de uma planta de ar comprimido

Diego Peixoto1 Maria Luiza Sperb Indrusiak2

Resumo
O presente estudo analisa o sistema de resfriamento de um compressor de ar, tendo como propsito a reduo do aquecimento excessivo da mquina. Devido a esse aquecimento, foi solicitado um novo projeto para o sistema de refrigerao, propondo o aumento da potncia de bombeamento de gua e consumo de energia do processo. A proposta deste estudo foi analisar o processo atual, para identificar as causas do sobreaquecimento do compressor e avaliar o dimensionamento do sistema de refrigerao. Uma hiptese preliminar foi estabelecida e testes necessrios foram realizados. A partir da hiptese preliminar, a anlise levou a uma modificao na atual instalao, ou seja, ao acrscimo de uma vlvula de controle na tubulao de gua do secador, paralela tubulao do compressor. Desta forma, o compressor passou a operar dentro da faixa de temperatura recomendada, eliminando-se o risco de falhas por sobreaquecimento, com uma melhor expectativa em termos de vida til. Essa modificao tambm levou a reduo na demanda de energia da bomba de gua de refrigerao e, consequentemente, a reduo no consumo de energia de todo o processo. Palavras-chave: Eficincia energtica. Sistemas de refrigerao. Ar comprimido.

Abstract
The present study examines the cooling system of an air compressor, aiming to reduce the overheating of the machine. Due to this warming, it was required a new design for the cooling system with an increased power water pumping and energy consumption of the process. Nevertheless, the purpose of this study was to analyze the current process, to identify the causes of the overheating of the compressor and evaluate the design of the cooling system. A preliminary hypothesis was established and necessary tests were carried out. From the preliminary hypothesis, the analysis led to a change in the current installation, it means, to the addition of a control valve on the water pipe of the dryer, parallel to the compressor pipe. Thus, the compressor started to operate within the recommended temperature range, eliminating the risk of failure due to overheating, with improved life expectancy. This modification also led to reduction in energy demand water pump cooling and thus reducing the power consumption of the whole process. Keywords: Energetic efficiency. Cooling systems. Compressed air.

1 Engenheiro Mecnico pela Unisinos, So Leopoldo, RS, Brasil. E-mail: psdipe@hotmail.com 2 Doutora em Engenharia Mecnica pela UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: mlsperb@unisinos.br Artigo recebido em 25/02/11 e aceito em 15/04/11.

PeIXoTo, D., Indrusiak, M. L. S.

1 Introduo
Uma das concluses mais marcantes do Painel Intergovernamental de Mudanas Climticas - IPCC - a necessidade de evitar-se o crescimento da demanda mundial de energia primria. Com este objetivo, foi consensual entre os cientistas participantes do painel a proposta do aumento da eficincia energtica atravs do uso racional da energia e da utilizao de equipamentos mais eficientes nas mais diversas reas de atividade (IPCC, 2007). Embora essa proposta tenha sido criticada pelo seu aparente simplismo, demonstrou-se que seu custo, avaliado em 3% do PIB global, baixo frente aos 10% que poderiam custar as aes de mitigao dos impactos ambientais decorrentes de fenmenos naturais exacerbados pelo aquecimento global, caso no se efetivem aes para reduzir as emisses de gases de estufa na atmosfera (KIT DO PROFESSOR, 2010). O presente trabalho constitui-se num exemplo de aplicao local ou restrita dessa proposta, seja pelo lado da melhor utilizao da energia, seja pela eficientizao no uso dos equipamentos disponveis numa determinada instalao industrial. No se pode deixar de mencionar a importncia imediata de tais medidas para a prpria indstria, em vista de sua repercusso positiva na eficincia da linha de produo, na fatura mensal de energia eltrica e na durabilidade dos equipamentos empregados. O estudo foi motivado por uma demanda da rea de produo de uma indstria de refrigerantes. O setor de produo de garrafas sopradas PET (Polietileno Tereftalato) estava com baixa confiabilidade, devido a problemas de sobreaquecimento do compressor de ar, que vinham causando desgaste excessivo dos seus componentes, com o consequente aumento dos custos de manuteno, alm de exigir prolongadas e onerosas paradas para manuteno corretiva no programada e oferecer risco efetivo de acidente, por operar fora de suas condies nominais. Em vista de tais problemas, a empresa solicitou um novo projeto para o sistema de refrigerao do compressor, incluindo um aumento da potncia de bombeamento de gua para o setor, o que acarretaria, alm dos custos prprios da modificao (projeto, equipamentos e materiais novos, mo de obra, perda de produo), o aumento do consumo de energia do processo. O estudo visou, especificamente, por meio

da anlise termodinmica do sistema, identificar as causas da falha na refrigerao do compressor de ar e realizar a adequao da rede de distribuio de gua de resfriamento. Concomitantemente, procurou-se melhorar nos parmetros de operao do sistema, a aderncia s especificaes dos fabricantes dos equipamentos, a fim de obter ganhos em relao eficincia, consumo de energia e expectativa de vida til. Foi feita uma anlise do processo atual, identificando as causas reais do sobreaquecimento do compressor e avaliando o dimensionamento da potncia de bombeamento da gua de refrigerao. Para tal, foi estabelecida uma hiptese preliminar (hiptese de trabalho) e realizados os ensaios necessrios para sua comprovao. A anlise realizada apontou para a necessidade de uma pequena modificao da atual instalao, com a qual o compressor passou a operar dentro da faixa de temperatura recomendada, eliminando-se o risco de falhas por sobreaquecimento, com uma melhor expectativa de vida til. Essa modificao tambm levou a uma reduo da potncia solicitada pela bomba da gua de refrigerao e, portanto, a uma reduo do consumo de energia do processo.

2 Fundamentao terica
Os principais equipamentos analisados no desenvolvimento do trabalho foram: o compressor de ar, a bomba centrfuga e o motor de acionamento. Compressores de ar ou gases so dispositivos mecnicos capazes de realizar trabalho sobre um fluido compressvel, reduzindo o volume e elevando a presso do mesmo. Os compressores so projetados para executarem o processo de compresso, o mais aproximado possvel ao processo isotrmico, pois o que despende a menor potncia (NOVAIS, 1995). Para alcanar esse objetivo, lana-se mo de vrios recursos, como refrigerao por ar ou por gua, superfcies estendidas (aletas) ou compresso em estgios com refrigerao intermediria. Os compressores podem assumir vrias formas construtivas, com elementos mveis rotativos e/ou alternativos. No presente estudo, o compressor alternativo, ou seja, o ar admitido em um cilindro e comprimido por um pisto mvel acionado por um conjunto biela/manivela. A compresso se realiza em trs estgios (trs cilindros) com trocadores de calor entre os estgios.

56

Revista Liberato, Novo Hamburgo, v. 12, n. 17, p. 01-106, jan./jun. 2011

Anlise do sistema de resfriamento de uma planta de ar comprimido

Bombas so mquinas geradoras cuja finalidade realizar o deslocamento de um lquido, transformando, segundo Macintyre (1997), o trabalho mecnico, que recebem para seu funcionamento, em energia, que comunicada ao lquido sob as formas de energia de presso e cintica. As bombas podem ser classificadas como bombas de fluxo, quando a energia transferida predominantemente cintica e bombas volumtricas, quando a energia transferida de presso. No presente trabalho, trataremos de bombas de fluxo, mais especificamente de bombas centrfugas, nas quais o lquido penetra no rotor na regio central, paralelamente ao eixo, sendo dirigido pelas ps para a periferia, onde coletado pela voluta, que transforma a energia cintica transferida pelas ps, em energia de presso. Uma das principais caractersticas das bombas centrfugas a relao quadrtica que conservam entre os parmetros de vazo e presso. Em outras palavras, a presso que uma bomba fornece diminui com o quadrado da vazo que a mesma est fornecendo, sendo que os valores efetivos de operao so determinados pelas caractersticas do sistema de tubulaes, acessrios e equipamentos que a bomba est atendendo (MATTOS; FALCO, 1998). Para se especificar uma bomba necessrio conhecer, alm dos dados do sistema, tambm as curvas caractersticas da mesma, que iro indicar, para cada situao de operao, os valores de vazo, presso, potncia e rendimento. Uma rede ou sistema de tubulaes um conjunto de tubos e acessrios como, curvas, conexes, vlvulas, que se destinam a interligar diversos equipamentos correspondentes s etapas de um processo (TELLES, 1997). A rede pode ser linear, com tubos e equipamentos em srie ou pode ter ramificaes, com uma ou mais derivaes que caracterizam escoamentos em paralelo. Em uma tubulao h perda de energia mecnica causada pelo atrito nas paredes dos tubos (FOX; MCDONALD, 2001). Essas perdas precisam ser compensadas pela bomba que movimenta o fluido. Para o clculo, utiliza-se a equao da conservao da energia em sua formulao usual para aplicaes hidrulicas, em unidades de energia por unidade de peso do lquido escoando:

inicial e final do trecho em considerao; V a velocidade de escoamento do fluido, em m/s; r a massa especfica do fluido, em kg/m3; g a acelerao da gravidade, em m/s2; z a cota, em metros; HlT o termo de perda de carga, em metros, e Hb a energia fornecida pela bomba, por unidade de peso. Quando h dois ou mais ramais de tubulao em paralelo, a vazo total do fluido ir se distribuir pelos ramais de acordo com as resistncias encontradas e as perdas de carga sero iguais em todos os ramais (SHAMES, 1973). Haver menores vazes nos ramais que apresentarem maior resistncia ao escoamento, por exemplo, ramais com maior comprimento de tubulao ou mais acessrios ou, ento, com algum outro equipamento, como um trocador de calor, que represente uma perda considervel em relao aos outros ramais. A resistncia equivalente de um sistema de n tubulaes em paralelo ser sempre menor que a menor das n resistncias em paralelo.

3 Apresentao detalhada do problema


O ar comprimido para o processo de moldagem das garrafas PET fornecido por um compressor de ar refrigerado gua. O compressor utilizado um equipamento de trs estgios: o ar comprimido a uma presso de 300 kPa no primeiro estgio, 1300 kPa no segundo e 4000 kPa no terceiro. Os cilindros de cada estgio do compressor so encamisados para resfriamento durante o processo de compresso. Trocadores de calor esto instalados entre os estgios, utilizando-se gua proveniente de uma torre de arrefecimento. O mesmo circuito alimenta tambm, em paralelo, o secador de ar, cuja funo realizar a secagem do ar comprimido, por meio de condensao e separao da gua condensada, at atingir as especificaes adequadas ao processo a que se destina. O sistema de gua de refrigerao representado nas figuras 1 e 2. O compressor de ar projetado para operar na temperatura mxima de 150C na sada de ar de cada um dos estgios de compresso, mas, quando em carga mxima, verificavam-se temperaturas em torno de 180C. Tais dados apontavam para uma deficincia no sistema de resfriamento, cuja causa foi creditada, inicialmente, a um subdimensionamento da bomba de gua ou a uma excessiva incrustao dos tubos do sistema, causando aumento das perdas de carga e reduzindo a vazo da

em que os ndices 1 e 2 representam os pontos

Revista Liberato, Novo Hamburgo, v. 12, n. 17, p. 01-106, jan./jun. 2011

57

PeIXoTo, D., Indrusiak, M. L. S.

bomba. A incrustao dos tubos dos trocadores de calor intermedirios e posterior foi avaliada em uma manuteno e, embora no totalmente desprezvel, pode ser descartada como motivo do sobreaquecimento.

baseada nos dados levantados e na anlise termodinmica dos respectivos processos; - realizao de uma interveno para modificar as condies de trabalho e comprovar a hiptese; - estabelecimento da soluo para o problema inicial; - comparao econmica e energtica cotejando a situao original, a idia inicial de substituio da bomba e a soluo proposta neste trabalho. Foram utilizados os seguintes instrumentos de medio: - manmetro; - multmetro com ampermetro de gancho.

5 Anlise do projeto atual


Primeiramente, realizou-se a coleta de todas as informaes do compressor e secador, que podem ser observados na tabela 1 e tabela 2.
Dados do compressor Presso de trabalho real Vazo de ar nas condies de admisso Potncia do motor Perda de carga no circuito de gua do compressor Presso de gua de entrada solicitada
Figura 2 - Sistema interno de distribuio de gua. A bifurcao que divide os escoamentos est assinada com uma flecha. Logo abaixo est o compressor e, direita, o secador
Fonte: Autores, (2010).

Figura 1 - Representao das torres de refrigerao e bomba do sistema de distribuio de gua de refrigerao, parte externa
Fonte: Autores, (2010).

3800 kPa 561,1 L/s 300 kW 200 kPa 400 kPa a 700 kPa 10 L/s < 30C Tentrada + 12C < 150C

Vazo de gua de entrada solicitada Temperatura de gua na entrada Temperatura de gua na sada Temperatura de ar na sada do 3 estgio Temperatura de ar aps o trocador de calor posterior

4 Materiais e mtodos
Com o objetivo de identificar as causas do problema, foram realizados os seguintes procedimentos: - anlise dos dados nominais dos equipamentos (compressor, bomba e secador), fornecidos pelos fabricantes e pela documentao tcnica; - medies in loco para verificao das condies reais de operao dos equipamentos; - estabelecimento de uma hiptese de trabalho,

< 50C

Tabela 1 - Dados tericos do compressor


Fonte: Catlogo do fabricante Bellis; Morcom, (2002).

58

Revista Liberato, Novo Hamburgo, v. 12, n. 17, p. 01-106, jan./jun. 2011

Anlise do sistema de resfriamento de uma planta de ar comprimido

Dados do secador Temperatura de entrada de ar Temperatura do ambiente Entrada de gua de condensao Perda de carga no circuito de gua Consumo de gua Presso de gua para entrada 35C a 45C 20C a 30C 28C 70 kPa 0,7 L/s

recomendada, instalou-se, logo na sada da bomba, um manmetro para indicar a presso fornecida pela mesma.
Dados do motor da bomba Tenso Corrente Potncia calculada 366 V 34,2 A 21,6 kW

Tabela 3 - Dados reais do motor da bomba


Fonte: Autores, (2010).

Dados do compressor 200 kPa Presso de gua de sada Temperatura de gua na entrada Temperatura de gua na sada Temperatura de ar no terceiro estgio Temperatura de ar no trocador de calor posterior
Fonte: Autores, (2010).

150 kPa 25C 33C 175C 59C

Fonte: Catlogo do fabricante Fargom, (2002).

Tabela 2 - Dados do secador

Conforme foi mencionado anteriormente, o principal requisito que se deve atender, refere-se ao compressor de ar que apresenta problemas de refrigerao. A empresa encarregada da manuteno do mesmo descartou qualquer problema no prprio compressor e indicou vazo insuficiente de gua de refrigerao como a causa nica do sobreaquecimento. Portanto, o sistema de bombeamento no est garantindo a vazo requerida de gua de entrada, que de 10 L/s. Como no havia instrumentos no projeto de instalao das tubulaes que pudessem medir as vazes de entrada de gua no compressor, foram ento realizadas medies para avaliar alguns dados de operao da bomba e do compressor, cujos resultados podem ser observados na tabela 3, para o motor da bomba e, na tabela 4, para o compressor. Os dados do compressor e secador foram obtidos atravs da leitura visual da instrumentao dos equipamentos, no caso, manmetros e termmetros. Na grande maioria dos casos, os dados puderam ser obtidos diretamente do controlador lgico programvel (CLP) do equipamento. Na leitura dos dados do motor da bomba, como o equipamento no possui sistemas de automao e instrumentao, foi utilizado um multmetro com ampermetro de gancho para realizar as medies de corrente e tenso. Com objetivo de verificar se a bomba instalada no sistema (KSB 40-200 com rotor de 209 mm) realmente poderia atender vazo

Tabela 4 - Dados reais do compressor

Foi observada uma presso de 558,97 kPa que, conforme as curvas caractersticas da bomba, obtidas do catlogo do fabricante, figura 8, solicita cerca de 21,4 kW (29 HP) e proporciona uma vazo de 29,83 L/s (75 m3/h), atendendo assim vazo desejada e, alm disso, fornecendo uma vazo muito superior necessria no sistema, qual seja, os 10,7 L/s obtidos ao somar as vazes necessrias ao compressor e ao secador. Desta forma, foi descartada a possibilidade da bomba ser a causadora da falha de refrigerao no circuito. Tambm foi verificada, atravs da medio da corrente e tenso real do motor da bomba, qual era a potncia realmente utilizada na operao, obtendo-se o valor de 21,6 kW (29 HP) que prximo ao valor do grfico do fabricante. Vale destacar que, no sistema de gerenciamento de manuteno da fbrica, h um plano de manuteno preventiva da bomba e que as atividades pertinentes a esse plano,

Revista Liberato, Novo Hamburgo, v. 12, n. 17, p. 01-106, jan./jun. 2011

59

PeIXoTo, D., Indrusiak, M. L. S.

como inspeo preditiva de vibrao e inspeo preventiva de seus componentes, no registraram nenhuma anomalia no equipamento nos ltimos 365 dias de operao. Como o problema no se deve, portanto, vazo insuficiente da bomba, ento a suposio que seja causado por m distribuio dessa vazo. Pode se observar na tabela 1, de dados do compressor, que, para a vazo nominal de 10 L/s, a perda de carga de 200 kPa e, na tabela 2, de dados do secador, a perda de carga de 70 kPa, para a vazo nominal de 0,7 L/s. Portanto, pode-se concluir que as resistncias ao escoamento so bem distintas nos dois ramais do circuito de gua, representado esquematicamente na figura 3. Nesse caso, como j descrito na seo 2, a vazo total se distribui de modo inversamente proporcional a estas resistncias, ou seja, com uma vazo maior no ramal de menor resistncia. Pode-se concluir tambm que, conforme descrito na seo 2, a resistncia ao escoamento bem menor do que se a bomba alimentasse apenas a refrigerao do compressor, o que explica o fato da mesma estar fornecendo uma elevada vazo, com o consequente consumo alto de energia.

6 Proposta de alterao
A partir das concluses da seo anterior, foi proposta a instalao de uma vlvula de regulagem tipo globo, de acionamento manual, no

ramal do secador. O objetivo a introduo de uma perda de carga adicional nesse ramal, que ir modificar a distribuio de vazo, direcionando uma parcela maior da vazo total para o circuito do compressor e reduzindo a vazo no ramal do secador. A alterao proposta pode ser vista de forma esquemtica na figura 4. Espera-se tambm que a resistncia total do circuito aumente. Com isso, o ponto de operao da bomba ir se deslocar, fornecendo uma vazo total menor e consumindo uma menor potncia eltrica. Foram instalados, na entrada do circuito do secador, alm da vlvula globo de 38 mm (1.1/2), um manmetro do tipo bourdon. Este ltimo foi includo para que o valor da presso aps a vlvula servisse de parmetro de referncia para os resultados e para garantir a repetibilidade dos ensaios. Por meio do fechamento da vlvula, possvel aumentar a resistncia do circuito do secador, objetivando uma redistribuio de vazo de gua. No entanto, no havia informaes da relao entre abertura e perda de carga da vlvula. No primeiro momento, o critrio de segurana aceito pela rea de produo da empresa e adotado para o fechamento foi a presso de entrada no secador recomendada pelo fabricante, que de 2 kgf/cm2 (196 kPa). Com a vlvula totalmente aberta, a presso medida foi de 3,1kgf/cm2 (304 kPa).

Figura 3 - Esquema da instalao de gua de refrigerao alimentando em paralelo o compressor e o secador de ar


Fonte: Autores, (2010).

Figura 4 - Representao esquemtica da instalao da gua de refrigerao, incluindo a vlvula de regulagem


Fonte: Autores, (2010).

60

Revista Liberato, Novo Hamburgo, v. 12, n. 17, p. 01-106, jan./jun. 2011

Anlise do sistema de resfriamento de uma planta de ar comprimido

Aps essa instalao e o fechamento parcial da vlvula at atingir a presso de 2 kgf/cm2, o acompanhamento dirio, durante uma semana de funcionamento do compressor e secador, mostrou que a temperatura mdia de sada da gua de refrigerao aumentou em 3C, enquanto que a temperatura de sada do ar do terceiro estgio teve uma reduo mdia de at 10C. A tabela 5 mostra medies de temperatura efetuadas com
Segunda-feira 07/12 13 h 30 min

a vlvula totalmente aberta e a tabela 6 mostra as medies aps o fechamento parcial da vlvula. Com os bons resultados obtidos, foi feito novo ajuste da vlvula. A mesma foi ento regulada para se obter uma presso de 157 kPa (1,6 kgf/cm2) na entrada do secador. Nesta situao, a temperatura de sada do ar do terceiro estgio teve uma reduo mdia de at 28C, como pode ser observado na tabela 7.
Quarta-feira 09/12 14 h Quinta-feira 10/12 14 h Sexta-feira 11/12 09 h

Data / Horrio da leitura Presso de entrada gua (kPa) Presso de sada gua (kPa) Temp. entrada gua (C) Temp. sada gua (C) Temp. externa (C) Temp. ar na sada do terceiro estgio (C) Temp. ar no trocador de calor posterior (C)

Tera-feira 08/12 13 h 40 min

3,9 2,1 26 32 30 170 54

3,8 2 25 32 28 170 55

3,8 2 27 36 30 175 59

3,9 2,1 28 37 28 175 59

3,9 2,1 25 32 24 165 53

Tabela 5 - Medio dos parmetros do compressor com presso 304 kPa (3,1 kgf/cm2)
Fonte: Autores, (2010).

Data / Horrio da leitura Presso de entrada gua (kPa) Presso de sada gua (kPa) Temp. entrada gua (C) Temp. sada gua (C) Temp. externa (C) Temp. ar na sada do terceiro estgio (C) Temp. ar no trocador de calor posterior (C)

Segunda-feira 14/12 13 h 30 min

Tera-feira 15/12 13 h 40 min

Quarta-feira 16/12 14 h

Quinta-feira 17/12 14 h

Sexta-feira 18/12 09 h

3,85 2 25 35 27 157 47

3,8 1,8 26 36 30 154 44

4 1,8 26 36 29 160 49

4 1,8 26 37 31 163 51

3,9 1,7 27 38 32 160 49

Tabela 6 - Medio dos parmetros do compressor com presso 196 kPa (2 kgf/cm2)
Fonte: Autores, (2010).

Revista Liberato, Novo Hamburgo, v. 12, n. 17, p. 01-106, jan./jun. 2011

61

PeIXoTo, D., Indrusiak, M. L. S.

Data / Horrio da leitura

Segunda-feira 10/05 13 h 30 min

Tera-feira 11/05 14 h

Quarta-feira 12/05 14 h

Quinta-feira 13/05 14 h

Sexta-feira 08/05 09 h

Presso de entrada gua (kPa) Presso de sada gua (kPa) Temp. entrada gua (C) Temp. sada gua (C) Temp. externa (C) Temp. ar na sada do terceiro estgio (C) Temp. ar no trocador de calor posterior (C)

4,1 1,6 23 35 18 148 42

4 1,5 23 37 17 145 43

4 1,5 24 38 20 145 43

3,9 1,5 23 38 18 145 43

3,8 1,5 23 35 20 135 38

Tabela 7 - Medio dos parmetros do compressor com presso 157 kPa (1,6 kgf/cm2)
Fonte: Autores, (2010).

As alteraes proporcionaram uma considervel reduo de aquecimento do compressor, principalmente nos dias em que a temperatura ambiente se encontrava acima de 30C, como observado na tabela 6. Em temperaturas ambiente inferiores a 20C e com regulagem de presso de gua na entrada do secador de 157 kPa (1,6 kgf/cm2), conseguiu-se operar o compressor com os parmetros de refrigerao recomendados pelo fabricante. As temperaturas medidas com a vlvula totalmente aberta e nas duas situaes de fechamento parcial da vlvula so comparadas na

figura 5, para a gua de sada do compressor; na figura 6, para o ar de sada do terceiro estgio e na figura 7, para o ar comprimido na saida do trocador de calor posterior. A figura 5 mostra que a temperatura de sada de gua no sistema aumentou com o fechamento parcial da vlvula. Isso ocorre devido ao fato da a gua de refrigerao estar absorvendo mais calor do sistema (compressor e secador), em decorrncia da maior vazo de gua que est circulando no compressor, caracterizando, assim, maior troca trmica nos componentes do compressor, sem prejuzo do processo no secador.

Figura 5 - Temperaturas da gua na sada do compressor


Fonte: Autores, (2010).

62

Revista Liberato, Novo Hamburgo, v. 12, n. 17, p. 01-106, jan./jun. 2011

Anlise do sistema de resfriamento de uma planta de ar comprimido

Alm disto, a quantidade de gua total que agora circula no sistema menor do que anteriormente, pois com o aumento da resistncia

no ramal do secador, a resistncia total tambm aumentou, com a consequente reduo da vazo.

Figura 6 - Temperaturas do ar na sada do terceiro estgio do compressor


Fonte: Autores, (2010).

Figura 7 - Temperaturas do ar na sada do trocador de calor posterior


Fonte: Autores, (2010).

Contudo, o principal dado que deve ser considerado a reduo da temperatura do ar do terceiro estgio e, consequentemente, na temperatura do ar do trocador de calor posterior, que ir para o secador e, na sequncia, para o processo de sopragem. Nas figuras 6 e 7 pode-se ver nitidamente uma reduo significativa do aquecimento do conjunto, em relao condio inicial, em alguns casos, com reduo de at 28C de temperatura de sada de ar do terceiro estgio e 14C de reduo mdia da temperatura de ar, aps o trocador posterior. A reduo de temperatura no sistema proveniente do aumento de vazo de gua no compressor que garante maior refrigerao no circuito e proporciona maior confiabilidade do

equipamento em termos de risco de falhas e, tambm, maior eficincia de compresso, pois o ar estar atendendo s especificaes desejadas pelo fabricante e pela rea de produo de sopragem de garrafas PET.

7 Resultados
Instalada e regulada a vlvula, foram feitas novas medies, constatando-se uma reduo significativa da corrente do conjunto moto-bomba, que passou de 34,2A para 30A. Consequentemente, a potncia reduziu de 21,4 kW (29 HP) para 19,7kW (25,4 HP). O ganho mensal com a reduo do consumo de energia eltrica foi, em mdia,

Revista Liberato, Novo Hamburgo, v. 12, n. 17, p. 01-106, jan./jun. 2011

63

PeIXoTo, D., Indrusiak, M. L. S.

de R$155,00, considerando-se uma tarifa de R$0,142 por kWh, operando 24horas por dia em 24 dias de produo. Ao analisar-se o valor anual, pode-se estimar uma reduo no custo de energia eltrica de at R$1865,00 - valor extremamente representativo, considerando que se refere a apenas um equipamento dentre centenas de outros instalados na planta. A figura 8 mostra as curvas caractersticas da bomba do sistema de gua. Sobrepostas s curvas, pode-se ver, (A) a situao original de funcionamento da bomba e (B) a situao aps a incluso da vlvula de regulagem. Constata-se a reduo da potncia consumida pela bomba, devido ao aumento da perda de carga e a consequente reduo da vazo - reduo que, no entanto, no impacta na refrigerao do sistema compressor/secador, pois ainda se tem cerca de 150% (16,6 L/s) da vazo mnima de gua exigida pelo fabricante, que de 10,7 L/s, sendo que no arranjo atual da instalao, mais gua ser enviada ao compressor do que ao secador. Um ganho importantssimo que a bomba pas-

sou a operar na faixa de 65,5% de rendimento (na situao original era de 58%). Isso evidencia os bons resultados do estudo no que se refere a ganhos em eficincia energtica de acordo com o proposto na introduo do trabalho. Ainda possvel reduzir a vazo total da bomba e aumentar o rendimento, no entanto esta etapa no foi realizada no presente trabalho, pois necessita de medies de vazo em cada ramal, para evitar que qualquer um dos equipamentos fique com vazo insuficiente de gua. importante destacar que, na instalao em paralelo, a resistncia resultante inferior do ramal de menor resistncia. Na instalao do compressor e do secador foi, portanto, necessrio aumentar a resistncia do ramal do secador, atravs da regulagem da vlvula de entrada instalada no mesmo, proporcionando, assim, um melhor equilbrio na distribuio das resistncias do circuito. Consequentemente, aumentou-se o rendimento prprio da bomba e reduziu-se o consumo energtico verificado anteriormente.

Figura 8 - Curva caracterstica da bomba com pontos de operao


Fonte: KSB, adaptado pelos Autores, (2010).

64

Revista Liberato, Novo Hamburgo, v. 12, n. 17, p. 01-106, jan./jun. 2011

Anlise do sistema de resfriamento de uma planta de ar comprimido

Aps as intervenes citadas nos tpicos anteriores e o acompanhamento da operao do compressor e secador, constatou-se que foi solucionado o problema de superaquecimento do equipamento, j que se obteve reduo de 28C na temperatura de sada do ar de alta presso do compressor, reduo de 14C na temperatura do ar para sopragem e maior rendimento da faixa de operao da bomba, sendo que se obteve, ainda, reduo no consumo e custo de energia eltrica da bomba e do compressor. Alm disso, o setor de manuteno prev reduo nos custos de manuteno corretiva do compressor a partir da garantia de confiabilidade de refrigerao equilibrada no sistema. Desta forma, com baixo investimento empregado, considerando apenas o custo da vlvula globo e do manmetro, que foram reaproveitados de outros sistemas desativados, os ganhos no estudo so expressivamente elevados, no s em custo varivel, como tambm em atendimento da produo. No histrico desse compressor, h registros de paradas de produo com tempos elevados, em funo do superaquecimento do sistema que, de acordo com informao da rea de planejamento e controle de produo da fbrica, podem causar um prejuzo superior a R$250.000,00, caso a linha de produo pare por 24 horas, em funo da quebra de algum componente do equipamento.

Alm dos ganhos locais, acima mencionados, deve-se salientar o quanto deixou de ser alocado em energia e matrias-primas ao se optar pela soluo mais simples, apontada pelo estudo, evitando-se a aquisio (o que vale dizer, a fabricao) de equipamentos e componentes novos. nesse aspecto que o presente trabalho destaca a importncia das iniciativas locais no atendimento da proposta do IPCC que o motivou, interessada em evitar o crescimento da demanda global de energia primria. Conclui-se que a aplicao correta dos conhecimentos de termodinmica e mecnica dos fluidos ao processo, bem como a anlise das curvas de desempenho da bomba, levou a uma deciso contrria originalmente proposta, ou seja, em lugar de aumentar o consumo de energia pelo sobre dimensionamento do sistema de bombeamento de gua de refrigerao, a modificao proposta reduziu esse consumo, atendendo plenamente demanda de refrigerao do sistema. A empresa em questo possui muitos outros processos que trabalham em condies semelhantes. Pretende-se fazer uma anlise desses processos para identificar outros casos em que um melhor aproveitamento de energia pode ser alcanado.

Referncias
AumenTando a Eficincia Energtica. In: KIT do Professor. CNPq, 2010. cap 7. Disponvel em: <http://www.jovemcientista.cnpq.br>. Acesso em: 06 jun. 2010. BELLIS; MORCOM. Bombas Catlogo do fabricante, 2002. FARGON. Secadores industriais Catlogo do fabricante, 2002. FOX, R. W. ; MCDONALD, A.T. Introduo mecnica dos fluidos. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001. IPCC. Climate change 2007: Mitigation; Contribution of Working Group III to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. [B. Metz, O.R. Davidson, P .R. Bosch, R. Dave, L.A. Meyer (Eds)]. Cambridge, United Kingdom and New York, NY, USA.: Cambridge University Press. Disponvel em: <http:// www.ipcc.ch/publications_and_data/ar4/wg3/en/ contents.html> Acesso em: 07 dez. 2010.

8 Concluso
Neste artigo, foi analisado o sistema de resfriamento de um compressor. O aquecimento excessivo do compressor, especialmente o cabeote do terceiro estgio, havia motivado a solicitao de um novo projeto para o sistema de refrigerao, que resultaria em aumento do consumo de energia do processo. A soluo proposta levou a uma reduo do consumo de energia, sem necessidade de substituio da atual instalao. Uma anlise primria mostra, grosso modo, uma relao de 1:10:1000 entre, respectivamente, os custos da soluo apontada pelo estudo de engenharia realizado, os custos da proposta inicial de substituio da bomba de gua de refrigerao e o custo do defeito, parcialmente representado pelo prejuzo causado por uma parada de 24 horas na linha de produo. Cabe salientar que, no custo do defeito, no foi considerado o custo de peas e mo de obra de manuteno.

Revista Liberato, Novo Hamburgo, v. 12, n. 17, p. 01-106, jan./jun. 2011

65

PeIXoTo, D., Indrusiak, M. L. S.

KSB. Catlogo de bombas. Disponvel em: < www. ksb.com.br. Acesso em: jul. 2010. MACINTYRE, A. J. Bombas e instalaes de bombeamento. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1997. MATTOS, E. E.; FALCO, R. Bombas industriais. 2. ed. Rio de Janeiro: Intercincia, 1998.

NOVAIS, J. Ar Comprimido industrial. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1995. SHAMES, I. H. Mecnica dos fluidos. So Paulo: Edgard Blcher, 1973. (Anlise de Escoamentos, v. 2). TELLES, P . C. S. Tubulaes industriais. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1997.

66

Revista Liberato, Novo Hamburgo, v. 12, n. 17, p. 01-106, jan./jun. 2011

S-ar putea să vă placă și