Sunteți pe pagina 1din 33

ARTROLOGIA

Prof Camila Ap. Disciplina: Anatomia e Fisiologia I

Articulaes
Articulaes
So estruturas de tecido conjuntivo que unem os osso (esqueleto). Permite a realizao dos movimentos. A estrutura de uma articulao determina a amplitude de movimento (ADM).

Artrologia: a cincia que se dedica ao estudo das


articulaes.

CLASSIFICAO DAS ARTICULAES


(Fibrosa, Cartilaginosa e Sinovial)

As articulao so classificadas em 3 tipos:


(FIBROSA, CARTILAGINOSA E SINOVIAL)

Classificao das Articulaes

Articulao Fibrosa: Os ossos que se articulam so unidos atravs de tecido conjuntivo fibroso (quase imveis). Ex: sutura, sindesmose e gonfose

Classificao das articulaes

Articulaes Cartilagneas (cartilaginosa): Ossos que se articulam so unidos atravs de cartilagem (pouca mobilidade) Ex: Snfise e sincondrose.

Articulao Snfise Pbica

Classificao das articulaes

Articulaes Sinovial: A das articulaes do corpo so articulaes sinoviais, apresentam cartilagem articular, cpsula articular, membrana sinovial e sinvia (lquido sinovial), apresentam grande mobilidade. Ex: Articulao do Ombro (glenoumeral).

Articulao do ombro

TIPOS DE ARTICULAES

Tipos de Articulaes
SUTURAS - Fibrosa
Suturas: So encontradas no crnio. Sutura serrtil: caracterizada pelo entrelaamento de articulaes que se assemelham a uma serra.
Sutura escamosa: a margem de um osso se sobrepe margem do osso com o qual se articula.

Sutura plana: as margens dos ossos que se articulam so bem lisas e no se sobrepem.

Tipos de articulaes

SUTURAS - Fibrosa

Sutura serrtil

Sutura escamosa

Sutura plana

Tipos de articulaes

SINDESMOSE -

Fibrosa

Sindesmose: Articulaes fibrosas ligadas por membranas intersseas.


Sindesmose rdio-ulnar Sindesmose tibio-fibular

Membrana Interssea

Membrana Interssea

Tipos de articulaes

GONFOSE -

Fibrosa

Gonfose: Articulaes fibrosas que ocorrem entre os dentes e os ossos de sustentao, maxila e mandbula.

Tipos de Articulaes
SNFISE - Cartilaginosa
Snfise: As superfcies dos ossos que se articulam so cobertos por cartilagem hialina apresentando fibras elsticas (fibrocartilagem)

Tipos de Articulaes
SINCONDROSE - Cartilaginosa
Sincondrose :So articulaes cartilagneas que tm cartilagem hialina entre os ossos que se articulam. Ex: Articulao esfenocciptal.

Tipos de Articulaes
SINOVIAL
So articulaes que apresentam grande mobilidade. Apresenta componentes sinoviais.
Com base nas formas das superfcies articulares e nos tipos de movimentos, as articulaes sinoviais so classificadas: plana, gnglimo, tricide, condilar, selar e esferide.

COMPONENTES DA ARTICULAES SINOVIAIS

Componentes da Articulao Sinovial

CAVIDADE ARTICULAR A cavidade articular da articulao sinovial preenchida por lquido sinovial.
MEMBRANA SINOVIAL A membrana sinovial consiste de tecido conjuntivo frouxo cuja superfcie interna contm capilares. A membrana que se apresenta formada por dobras que ser projetam na cavidade articular, reveste toda a cavidade articular. A membrana sinovial responsvel produz um liquido espesso chamado liquido sinovial.

Componentes da Articulao Sinovial

Componentes da Articulao Sinovial

LQUIDO SINOVIAL responsvel pela nutrio das cartilagens articulares e pela lubrificao das superfcies articulares. Sinvias: so clulas que produzem lquido sinovial. Contm clulas fagocticas que fagocitam (limpam) os resduos de tecidos que resultam do desgaste das cartilagens articulares. Facilita os deslizamento das superfcie sseas durante o movimento.

Componentes da Articulao Sinovial


CPSULA ARTICULAR Composta por tecido denso regular. Envolve a superfcie articular. Impede o movimento excessivo da articulao. Estabilizador esttico da articulao. CARTILAGEM ARTICULAR uma fina camada de cartilagem hialina que cobre a superfcie articular lisa dos ossos. nutrida pelo movimento do lquido sinovial durante a atividade articular.

Componentes da Articulao Sinovial

Cartilagem articular

Cpsula articular

Componentes da Articulao Sinovial

LIGAMENTOS So cordes flexveis constitudos por tecido conjuntivo denso regular que conectam os ossos que se articulam ajudando a unir as articulaes sinoviais. So considerados estabilizadores estticos impedindo o movimento excessivo da articulao. MENISCOS So encontrados na articulao do joelho. Fibrocartilagem e apresentam formato de meia lua. Promove a coaptao articular. Absoro de impactos(amortecedor). Auxilia no movimento articular.

Componentes da Articulao Sinovial

Componentes da Articulao Sinovial

MENISCOS
Menisco lateral Menisco medial

Menisco lateral

Menisco medial (maior)

Articulao do joelho

Componentes da Articulao Sinovial

DISCO ARTICULAR Encontrado na articulao temporomandibular. Fibrocartilagem. Executa funes semelhantes aos meniscos.

Componentes da Articulao Sinovial

BOLSAS SINOVIAIS (BURSA) E BAINHAS SINOVIAIS Bolsas preenchidas por lquido sinovial Reduzem o atrito entre as estruturas durante o movimento.

Componentes da Articulao Sinovial Ombro

TIPOS DE ARTICULAES SINOVIAIS

Tipos de Articulao Sinovial


As articulaes sinoviais apresentam seis tipos de acordo com sua estrutura e movimentos que realizam. (plana, gnglimo, tricide, condilar, selar e esferide).

PLANA (artrodiais):
Promove movimento de Deslizamento. As superfcies sseas geralmente so planas ou ligeiramente cncava ou convexa. Ex: Articulao entre os ossos do carpo e artic. esternoclavicular.

Tipos de Articulao Sinovial

GNGLIMO (Dobradia)
Grau de liberdade Uniaxial (apresenta 1 plano e 1 eixo). A superfcie de um osso cncava e a outra convexa. Permite o movimento de Flexo e extenso. Ex: articulao do cotovelo joelho e falanges.

TRICIDE
Grau de liberdade Uniaxial. A superfcie articular de um osso arredondada e Se ajusta em uma depresso de outro osso. Permite o movimento de rotao. Ex: artic. Radio-ulnar proximal e artic. entre o atlas e o xis (vrtebras cervicais).

Tipos de Articulao Sinovial

CONDILAR
Grau de liberdade Biaxial (apresenta 2 plano e 2 eixos). Superfcie ssea convexa e outra cncava Permite o movimento de Flexo e extenso, Abduo e Aduo. Ex: articulao metacarpo falangiana

SELAR
Grau de liberdade Biaxial. Superfcie articular apresenta parte cncava e outra convexa. Permite o movimento de Flexo e extenso, Abduo e Aduo. Ex: artic. carpometacrpica do polegar

Tipos de Articulao Sinovial

ESFERIDE
Grau de liberdade Triaxial (apresenta 3 plano e 3 eixos). Permite o movimento de Flexo e Extenso, Abduo e Aduo e Rotao interna e Rotao externa. Apresenta superfcie ssea cncavo e covexo. Ex: Articulao do Quadril (artic. coxofemoral) e Articulao do Ombro (artic. glenoumeral).

Articulao do Quadril

MOVIMENTOS ANGULARES

Movimentos Angulares
Os movimentos angulares aumentam ou diminuem o ngulo da articulao produzido pelos ossos que se articulam.
Flexo Extenso Abduo Aduo Rotao (supinao e pronao) Inverso Everso Elevao Depresso.

S-ar putea să vă placă și