Sunteți pe pagina 1din 4

Diversidade Biolgica

O conceito de diversidade biolgica esteve inicialmente associado ao nmero de espcies que habitavam determinado espao geogrfico, sendo sinnimo de riqueza especfica. Com o passar do tempo, a abundncia dessas espcies no ambiente, a variao entre os organismos da mesma espcie, entre outros aspectos, foram somandose ao conceito, alterando-o profundamente. Dessa forma, o conceito contemporneo de diversidade biolgica procura referir e integrar toda a variedade e variabilidade que encontramos em organismos vivos, nos seus diferentes nveis, e os ambientes nos quais esto inseridos. A Conveno sobre Diversidade Biolgica (CDB) incorporou algumas destas novas tendncias na sua conceituao de diversidade biolgica, a qual definida em seu art. 2, in verbis, como: a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquticos e os complexos ecolgicos de que fazem parte, compreendendo ainda a diversidade dentro de espcies, entre espcies e de ecossistemas.

Esta definio foi incorporada ao nosso ordenamento jurdico pelo Decreto n.2.519 de 1998, que promulgou a CDB no Brasil, sendo tambm integralmente repetida no artigo 2., III, da Lei n.9.985 de 2000, que entre outras providncias, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza. O art. 2, III, da Lei Brasileira n.9.985/2000, define diversidade biolgica como sendo a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, entre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquticos e os complexos ecolgicos de que fazem parte, compreendendo ainda a diversidad e dentro de espcies e de ecossistemas (AMNCIO; CALDAS, 2010).

Biodiversidade como ativo


A conservao e a preservao da diversidade biolgica so fundamentais a essencial qualidade de vida das pessoas. A biodiversidade, como conjunto de recursos genticos, biolgicos e ambientais tem se mostrado importante ativo no contexto global, tornandose uma aposta econmica estratgica por parte de pases detentores de tecnologia, como dos detentores de biodiversidade, estes, em sua maioria, pases em desenvolvimento (ANDRADE, 2006).

No prembulo da Conveno sobre Diversidade Biolgica so reconhecidos os valores ecolgico, econmico, cientfico, educacional, cultural, recreativo e esttico da diversidade biolgica e de seus componentes, alm de seu prprio valor intrnseco. Os componentes da biodiversidade so passveis de fornecer ampla gama de produtos de importncia econmica, com destaque para a indstria farmacutica. Em 2003, estimava-se que cerca de 40% dos medicamentos disponveis na teraputica eram desenvolvidos a partir de fontes naturais - plantas, microorganismos e animais (CALIXTO, 2003). Atualmente, acredita-se que esse nmero ultrapasse 50%. Outro emprego importante da biodiversidade no mercado farmacutico na rea de produo dos fitomedicamentos, conhecidos como fitoterpicos. Alm da rea farmacutica, reas como agricultura, cosmticos e biotecnologia tambm fazem uso direto ou indireto dos produtos e servios relacionados biodiversidade.

A Diversidade Brasileira
Os componentes da biodiversidade so desigualmente distribudos pelos ecossistemas do planeta. Nesse aspecto, considerando a biodiversidade como importante fonte de riqueza, o Brasil assume papel de destaque uma vez que possui a maior biodiversidade do mundo, estimada em cerca de 20% do nmero total de espcies, sendo muitas destas endmicas (CALIXTO, 2003). Associado diversidade biolgica, a diversidade cultural brasileira tambm impressiona. So 206 culturas indgenas que falam mais de 160 lnguas, alm de diversas comunidades locais, como seringueiros, quilombolas, ribeirinhos e praticantes do candombl que acumularam conhecimento no uso sustentvel da biodiversidade (MANCIN, 2002). Deste modo, o pas detm a maior diversidade biolgica e gentica do mundo, qual est indissociavelmente ligada a um extenso patrimnio cultural: processos, prticas e atividades dos povos que tradicionalmente habitam as florestas e outros ambientes e que fazem uso da biodiversidade nacional.

A Conveno sobre Diversidade Biolgica (CDB)


A Conveno sobre Diversidade Biolgica tem como objetivos a conservao da biodiversidade, a utilizao sustentvel de seus componentes e a repartio justa e equitativa dos benefcios derivados da utilizao dos recursos genticos, mediante, inclusive, o acesso adequado a estes recursos e a transferncia de tecnologias pertinentes (BRASIL, 2000). O Brasil assinou a CDB em 5 de junho de 1992, tornando-se Parte desta Conveno por meio do depsito do instrumento de ratificao da Conveno em 28 de fevereiro de 1994, aps sua aprovao pelo Congresso Nacional mediante o Decreto Legislativo n. 2 de 3 de fevereiro de 1994. Apesar de ser um acordo internacional com fora de lei, a Conveno d aos pases membros liberdade para estabelecer as normas e os mecanismos que possibilitaro o alcance dos objetivos nela previstos, instituindo mais um compromisso do que uma

obrigao especfica (AMNCIO; CALDAS, 2010). Cada Estado deve, mais do que integrar a questo ambiental na sua poltica nacional, criar programas especficos de proteo da sua biodiversidade, alm de identificar elementos importantes desta e lhes assegurar tratamento especial, gesto e proteo (BARROS-PLATIAU, 2009). Embora alguns minimizem sua importncia como soft law, a Conveno o principal instrumento jurdico internacional firmado pela maioria das naes do mundo, constituindo verdadeiro marco histrico. A CDB tambm o instrumento bsico norteador na elaborao de legislaes nacionais das polticas associadas biodiversidade, sendo tambm importante referncia na normatizao da proteo aos Conhecimentos Tradicionais Associados a esta biodiversidade e do Patrimnio Gentico, alm de influenciar outros temas relacionados, a exemplo do direito de propriedade intelectual. A CDB coloca a diversidade biolgica como preocupao comum humanidade e reconhece explicitamente a soberania dos pases na sua gesto. Esta mudana de paradigma na titularidade da biodiversidade tem importantes implicaes no contexto do poder e das relaes internacionais, pois a partir da sua entrada em vigor, os componentes da biodiversidade, com incalculvel valor econmico potencial, no mais podem ser acessados livremente. O expresso reconhecimento da soberania nacional sobre os seus recursos, no se confunde com o conceito de propriedade. Os pases no possuem a titularidade dos recursos, pois a relao no de domnio, mas sim de gerenciamento, no entanto, possuem competncia para legislar e autonomia para fiscalizar o controle e o uso dos recursos (KISHI, 2010).

Referncias AMNCIO, Mnica Cibele; CALDAS, Ruy de Araujo. Biotecnologia no contexto da Conveno de Diversidade Biolgica: anlise da implementao do Art. 19 deste Acordo. Editora UFPR: Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 22, p. 125-140, jul./dez. 2010. ANDRADE, Priscila Pereira. Biodiversidade e Conhecimentos Tradicionais. Revista Prismas: Dir., Pol. Pub. E Mundial, Braslia, v. 3, n.1, p.03-32, jan./jun. 2006. BARROS-PLATIAU, Ana Flvia. Encontrado em: Proteo internacional do meio ambiente. Organizadores: Marcelo D.Varella e Ana Flavia Barros-Platiau. Braslia: Unitar, UniCEUB e UnB. 302p., Capitulo 6, p. 149-159. 2009. BRASIL, MINISTRIO DO MEIO AMBIENTE (MMA). Conveno sobre Diversidade Biolgica CDB. Braslia, 2000. CALIXTO, Joo B.. Biodiversidade como fonte de medicamentos. Cienc. Cult., So Paulo, v.55, n.3, Sept. 2003. (Disponvel em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S000967252003000300022&lng=en&nrm=iso). Acessado em 12/03/2013. KISHI, Sandra Akemi Shimada. Viso crtica sobre a Conveno da Biodiversidade seus objetivos, soberania estatal e Acesso ao Conhecimento Tradicional. Revista Internacional de Direito e Cidadania, n.6, p. 207-218, fev/2010.

MANCIN, Rinaldo Csar. Pior sem ela. Revista Galileu. Pgina 27. So Paulo, dez. 2002. (Encontrado em: http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT4441551726,00.html) Acessado em 12/03/2013

S-ar putea să vă placă și