Sunteți pe pagina 1din 4

Oraes do Catlico

1. SINAL-DA-CRUZ
Em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo.

2. OFERECIMENTO DO DIA
Divino Corao de Jesus, eu vos ofereo, por meio de Maria, todas as oraes, aes, alegrias e sofrimentos deste dia, em reparao dos meus pecados e pela salvao de todas as pessoas. Que a graa de Deus me acompanhe hoje e sempre. Amm.

3. CREIO-EM-DEUS-PAI
Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do cu e da terra; e em Jesus Cristo, seu nico Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Esprito Santo; nasceu da virgem Maria, padeceu sob Pncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu manso dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos cus, est sentado direita de Deus Pai todo-poderoso, donde h de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Esprito Santo, na santa Igreja catlica, na comunho dos santos, na remisso dos pecados, na ressurreio da carne, na vida eterna. Amm.

4. PAI-NOSSO
Pai nosso que estais nos cus, santificado seja o vosso nome, venha a ns o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no cu. O po nosso de cada dia nos da hoje; e perdoai-nos as nossas ofensas assim como ns perdoamos a quem nos tem ofendido. No nos deixeis cair em tentao. Mas livrai-nos do mal. Amm.

5. AVE-MARIA
Ave, Maria, cheia de graa, o Senhor convosco; bendita sois vs entre as mulheres, e bendito o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Me de Deus, rogai por ns, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amm.

6. GLRIA-AO-PAI
Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo. Como era no princpio, agora e sempre, por todos os sculos dos sculos. Amm.

7. AO ANJO DA GUARDA
Anjo de Deus que sois a minha guarda, a quem fui confiado por celestial piedade, iluminaime, guardai-me, regei-me, governai-me. Amm.

8. SALVE-RAINHA
Salve, Rainha, Me de misericrdia, vida, doura e esperana nossa, salve! A vs bradamos, os degredados filhos de Eva. A vs suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lgrimas.

Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a ns volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, clemente, piedosa, doce sempre Virgem Maria.

9. ATO DE F
Eu creio firmemente que h um s Deus, em trs pessoas realmente distintas, Pai, Filho, Esprito Santo; que d o cu aos bons e o inferno aos maus, para sempre. Creio que o Filho de Deus se fez homem, padeceu e morreu na cruz para nos salvar, e que ao terceiro dia ressuscitou. Creio tudo o mais que cr e ensina a Santa Igreja Catlica, Apostlica, Romana, porque Deus, verdade infalvel lho revelou. E nesta crena quero viver e morrer.

10. ATO DE ESPERANA


Eu espero, meu Deus, com firme confiana, que pelos merecimentos de meu Senhor Jesus Cristo me dareis a salvao eterna e as graas necessrias para consegui-Ia, porque vs, sumamente bom e poderoso, o haveis prometido a quem observar fielmente os vossos mandamentos, como eu proponho fazer com o vosso auxlio.

11. ATO DE CARIDADE


Eu vos amo, meu Deus, de todo o meu corao e sobre todas as coisas, porque sois infinitamente bom e amvel, e antes quero perder tudo que vos ofender. Por amor de vs amo meu prximo como a mim mesmo.

12. PEQUENO ATO DE CONTRIO


Meu Deus, eu me arrependo de todo o corao de vos ter ofendido, porque sois bom e amvel. Prometo, com a vossa graa, nunca mais pecar. Meu Jesus, misericrdia!

13. MEU DEUS, MISERICRDIA


Deus, tende piedade de mim conforme a vossa misericrdia; no vosso grande amor apagai-me o pecado. Criai em mim, Deus, um corao puro, renovai em mim um esprito resoluto. (Extrado do Salmo 51/50)

14. ORAO A JESUS CRUCIFICADO


(Alma de Cristo) Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me. Sangue de Cristo, inebriai-me. gua do lado de Cristo, lavai-me. Paixo de Cristo, confortai-me. O bom Jesus, ouvi-me. Dentro de vossas chagas, escondei-me. No permitais que eu me afaste de vs. Do esprito maligno, defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me e mandai-me ir para vs, para que com os vossos santos vos louve por todos os sculos dos sculos. Amm.

15. AO SAGRADO CORAO DE JESUS


A devoo ao Sagrado Corao de Jesus remonta ao sculo XI e teve propagadores msticos como So Bernardo, Santo Anselmo, So Boaventura. Seu fundamento est no ato de consagrao (reconhecimento da soberania de Jesus e entrega absoluta a sua ternura e misericrdia) e na reparao (Comunho reparadora e Hora Santa). No dia 9 de junho de 1899, Leo XIII consagrou o mundo inteiro ao Sagrado Corao de Jesus.

Lembrai-vos, dulcssimo Jesus, que nunca se ouviu dizer que algum, recorrendo com confiana ao vosso Sagrado Corao, implorando a vossa divina assistncia e reclamando a vossa infinita misericrdia, fosse por vs abandonado. Possudo, pois, e animado da mesma confiana. Corao Sagrado de Jesus,rei de todos os coraes, recorro a vs e me prostro diante de vs. Meu Jesus, pelo vosso precioso testemunho de sangue e pelo amor de vosso divino Corao, vos peo no desprezeis as minhas splicas, mas ouvias favoravelmente e dignai-VOS atender-me. Amm.

16. CONSAGRAO AO SAGRADO CORAO DE JESUS


(Santa Margarida Maria Alacoque) A grande propagadora da devoo ao Sagrado Corao de Jesus foi santa Margarida Maria Alacoque. Entre as praticas de devoo ao Sagrado Corao de Jesus, temos o ato de consagrao e o ato de reparao. Na consagrao, oferecemos a Deus, soberano Senhor, a vida com tudo o que temos. Na reparao, desagravamos a Deus aproximando-nos da eucaristia, com a prtica das primeiras nove sextas-feiras e a Hora Santa.

Eu me dou e me consagro ao Sagrado Corao de nosso Senhor Jesus Cristo: minha pessoa e minha vida, minhas aes, meus trabalhos e meus sofrimentos, a fim de empregar tudo quanto sou e tenho, unicamente para colaborar com Deus na construo de novos cus e de uma nova terra. minha resoluo irrevogvel ser inteiramente dele e fazer tudo por seu amor, renunciando de todo o meu corao a tudo que lhe puder desagradar. Portanto, Corao Sagrado, eu vos escolho para nico objeto do meu amor, para protetor de minha vida, penhor de minha salvao, amparo de minha fragilidade e inconstncia, reparao de todas as faltas de minha vida e asilo seguro na hora de minha morte. Corao de ternura e bondade! Sede vs minha justificao diante de Deus vosso Pai e afastai de mim os castigos de sua justa clera. Corao de amor! Em vs ponho toda a minha confiana; de minha fraqueza e maldade tudo temo, mas de vossa bondade tudo espero. Consumi, pois; em mim, tudo o que puder desagradar-vos ou se opor a vs. Imprimi o vosso puro amor to firmemente no meu corao, que nunca mais vos possa esquecer nem nunca possa de vs me separar, Corao sagrado. Eu vos conjuro, por toda a vossa bondade, que o meu nome seja profundamente gravado em vs; pois eu quero

que toda a minha felicidade e glria seja viver e morrer no vosso servio. Amm.

S-ar putea să vă placă și