Sunteți pe pagina 1din 24

EDUCAO LINGUSTICA: PARA ALM DA LNGUA PADRO

Lucia F. Mendona Cyranka1 Maria Luiza Scafutto2

Resumo
O trabalho escolar com a disciplina Lngua Portuguesa precisa se desvincular do tratamento inadequado, segundo o qual s recomendvel o uso consagrado dos chamados bons escritores. Esse tratamento elege a lngua escrita como nico modelo recomendvel, alm de no reconhecer as inmeras realizaes contemporneas do portugus brasileiro, procurando neutralizar a variao e controlar a mudana, processo cujo resultado se denomina normapadro ou lngua-padro. (FARACO, 2008). Para fazer face a essa equivocada tradio escolar no trabalho com a lngua materna, os estudos contemporneos propem um trabalho de educao lingustica. Nesse caso, o ponto de partida o reconhecimento da heterogeneidade lingustica como princpio bsico para levar os alunos ao desenvolvimento de competncias de sua lngua. A anlise contrastiva de estruturas distintas dos diferentes dialetos presentes no contnuo rural-urbano (BORTONI-RICARDO, 2004) tem sido uma tcnica produtiva para alunos falantes dos dialetos desprestigiados, para torn-los bidialetais. Tambm os contnuos de monitorao estilstica e o de oralidade-letramento oferecem recursos importantes na educao lingustica de alunos falantes de dialetos urbanos prestigiados, mas que precisam ampliar competncias no domnio das variedades prestigiadas. Palavras chave: Dialeto padro. Variedade culta. Educao lingustica.

Abstract
It is necessary to change the idea that the appropriate treatment for school work in Portuguese Language classes
1 2

Profesora PPGE / UFJF. email: lucia.cyranka@ufjf.edu.br Professora do Colgio Cristo Redentor. malu@acessa.com

Lucia F. Mendona Cyranka Maria Luiza Scafutto

is only through the established use of those considered good writers. Besides choosing the written language as the only accepted model, this treatment does not recognize the great number of achievements of contemporary Brazilian Portuguese, since it tries to erradicate variation and control change, process which result is called standard language (FARACO, 2008). In order to overcome this wrong school tradition in the work with students mother language, contemporary scholars have proposed a linguistic educational work. The basis of this work is the ackowledgement of linguistic heterogeneity as a basic principle to make students develop proficiency in their own language. Constrastive analysis of different structures found in different dialects along the rural-urban continuum (BORTONI-RICARDO, 2004) has proved to be a productive technique to make students who speak nonstandard dialects become bidialectic. Stylistic monitoring and orality-literacy continua also offer important tools in the linguistic education of students who speak standard urban dialects, but who need to widen their competences in prestigious varieties. Key-words: standard dialect, pretigious variety, linguistic education

1 INTRODUO
Ensinar a lngua padro na escola constitui, nos dias de hoje, um objetivo discutvel. Por mais estranho que possa parecer, lngua padro3 se tornou tema controverso e precisa, por isso mesmo, estar no centro da discusso sobre o que deve a escola ensinar a seus alunos, falantes do portugus como lngua materna. Neste artigo, pretendemos, justamente, colocar em foco essa questo, tendo em vista a necessidade de se compreender, com clareza cada vez maior, os motivos por que tanto esforo despendido pela escola e pelos professores no sentido de formar leitores maduros e escritores proficientes, noutras palavras, pessoas letradas, capazes de interagir,
Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 41-64, mar. / ago. 201 1
3

42

No contexto deste artigo, a expresso lngua padro diferente de lngua culta, ou variedade culta da lngua, como se discutir a seguir.

competentemente, utilizando prticas sociais da escrita, tem tido poucos resultados, at mesmo muito aqum do esperado. claro que se trata de tema complexo, que precisa ser examinado sob muitos outros aspectos. No presente trabalho, propomos tematizar apenas a questo das prticas escolares com a lngua portuguesa, especialmente no Ensino Fundamental, justamente um longo perodo de nove anos, quando a criana e o adolescente, falantes competentes que so de sua lngua materna, dominando uma complexa estrutura gramatical adquirida espontaneamente nas suas prticas sociais a partir de seu ncleo familiar, veem-se, pouco a pouco, convencidos de que no sabem sua lngua, ou porque ela muito difcil, ou pior ainda, porque eles so pouco inteligentes, pouco capazes, pobres demais... A partir da consolidao dessas crenas, o que acontece j no final dos quatro ou cinco primeiros anos escolares, o processo se torna quase irreversvel. A trancos e barrancos, os alunos vo superando, aqui e ali, desafios postos a partir, principalmente de questes tericas, que pouco ou nada tm a ver com o desenvolvimento de sua competncia lingustica. A questo se agrava quando se trata de falantes de dialetos pouco prestigiados, considerados errados, incultos, inexistentes. Muito j se tem refletido sobre esse problema. Propomos aqui, no entanto, acrescentar um pouco mais ao que j est dito, principalmente, a partir de experincia construda em escolas, atravs das quais se pde desenvolver proposta de trabalho com a lngua portuguesa que permite entrever resultados mais positivos. Inicialmente, no entanto, apresentamos algumas consideraes sobre o que tradicionalmente se denomina lngua padro, as implicaes que essa tradio tem provocado na construo de quadro terico inadequado para fundamentar o trabalho didtico com vistas ao desenvolvimento da competncia textual de nossos alunos do Ensino Fundamental. Apresentamos, ainda, as reflexes que tm sido feitas sobre essa questo, a partir dos pressupostos da sociolingustica e de seus princpios de heterogeneidade, variao e mudana.

Educao lingustica: para alm da lngua padro

43

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 41-64, mar. / ago. 201 1

Lucia F. Mendona Cyranka Maria Luiza Scafutto

2 LNGUA
SUPERVEL

PADRO X LNGUA CULTA: UMA DICOTOMIA

No centro das discusses sobre o que convm ou no convm escola ensinar aos alunos nas aulas da disciplina Portugus, est a concepo de certo e errado em linguagem, est, principalmente, a discusso para esclarecimento do que seja o que se denomina lngua padro. Lngua padro a denominao comum dada a um conjunto de normas lingusticas baseadas no uso consagrado dos chamados bons escritores, privilegiando, portanto, a modalidade escrita. Tais normas partem de uma atitude lingustica estabilizadora, indo de encontro ao princpio fundamental da heterogeneidade lingustica. FARACO (2002, p. 40) sobre isso reflete:
A cultura escrita, associada ao poder social, desencadeou tambm, ao longo da histria, um processo fortemente unificador (que vai alcanar basicamente as atividades verbais escritas), que visou e visa uma relativa estabilizao lingustica, buscando neutralizar a variao e controlar a mudana. Ao resultado desse processo, a esta norma estabilizada, costumamos dar o nome de norma-padro ou lngua-padro.

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 41-64, mar. / ago. 201 1

44

A lngua padro , na verdade, uma variedade lingustica, que vem se mantendo, ao longo dos anos, dado o prestgio que a sustenta, como um ideal a ser atingido pelo falante que, no entanto, dele se distancia cada vez mais. Construes como encontra-lo-ei amanh, encontrareis bons resultados, se luta vos entregardes, assistimos ao jogo, vendem-se casas, prefiro msica a teatro, etc, embora j soem estranhas ao falante comum, continuam presentes nas gramticas normativas, como recomendveis, s vezes at como as nica corretas, ao lado de equivalentes. Ora, ainda que se trate de estruturas legtimas da lngua portuguesa, tm se tornado cada vez mais raras em textos formais, nos quais est presente

a chamada variedade culta, prpria de falantes em seus usos mais monitorados. Especialmente na fala, praticamente, no so mais utilizadas. Mais comuns tm sido: vou encontr-lo amanh, encontraro bons resultados se lutarem, assistimos o jogo, prefiro msica do que teatro. Com relao s variedades cultas, Faraco (2008, p. 173) assim as caracteriza:
So, em geral, as variedades que ocorrem em usos mais monitorados da lngua por segmentos sociais urbanos, posicionados do meio para cima na hierarquia econmica e, em consequncia, com amplo acesso aos bens culturais, em especial educao formal e cultura escrita.

Educao lingustica: para alm da lngua padro

A existncia dessa dicotomia lngua padro/lngua culta -, aprofundada pela insistncia de agncias, tais como as escolas, em trabalhar a partir daquele padro artificial, nos levaram, como adverte o mesmo autor (2008, p. 109), [...] a construir um fosso profundo entre a norma culta e a norma padro, ou seja, entre o que os letrados usam em sua fala monitorada e o que o que se codificou como modelar para a escrita. 4 Ele continua: H um sculo, os letrados brasileiros vivem uma situao de esquizofrenia lingustica, enredados por uma cultura do erro que afeta pesadamente o nosso imaginrio sobre a lngua, as nossas relaes sociais e o ensino do portugus. No entanto, mesmo reconhecida a necessidade de se admitir como variedade culta as realizaes lingusticas contemporneas, em situaes monitoradas, a questo do trabalho escolar com a linguagem ainda permanece problemtica. Isso porque essa variedade prestigiada no pode ser tratada como nica existente, mas uma dentre muitas outras. Ainda que se trate de textos de escritores contemporneos, no se pode dizer que sejam eles os nicos exemplos a serem seguidos. Castilho (2010, p.32) confirma:
4

Para aprofundamento na discusso da dicotomia lngua padro/lngua culta, recomendamos a leitura da obra referenciada (2008) desse autor.

45

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 41-64, mar. / ago. 201 1

Lucia F. Mendona Cyranka Maria Luiza Scafutto

Para comeo de conversa, no acho que os escritores trabalham para nos abastecer de regras gramaticais. Eles exploram ao mximo as potencialidades da lngua, segundo um projeto esttico prprio. Ora, as regularidades que as gramticas identificam devem fundamentar-se no uso comum da lngua, quando conversamos, quando lemos jornais, como cidados de uma democracia. Isso no exclui a fruio das obras literrias, mas uma completa inverso de propsitos fundamentar-nos nelas para descrever uma lngua.

Isso constitui um chamamento para o trabalho escolar com a linguagem. Nossa atitude tradicional, infelizmente, de modo geral, tem sido impingir ao aluno aquele uso irreal de que tratamos acima, a lngua padro; pior que isso, um reconhecimento desse estgio j inexistente da lngua, feito, no a partir dela mesma, mas de um amontoado de regras e classificaes que s tem como resultado o esvaziamento progressivo do interesse do aluno por esse tipo de atividade. Em contrapartida, os avanos das diversas correntes da lingustica tm demonstrado que o estudo da lngua na escola, principalmente no Ensino Fundamental, s tem sentido se feito como educao lingustica, vista como um processo que se realiza ao longo de toda a vida escolar. A esse respeito esclarece Bagno (2002, p. 80):
O objetivo da escola, no que diz respeito lngua, formar cidados capazes de se exprimir de modo adequado e competente, oralmente e por escrito, para que possam se inserir de pleno direito na sociedade e ajudar na construo e na transformao dessa sociedade oferecer a eles uma verdadeira educao lingustica.

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 41-64, mar. / ago. 201 1

preciso, portanto, uma mudana de atitude da escola que, como representante do Estado nacional, tem a tarefa de formar cidados autnomos na realizao de prticas de letramento.
46

Passo importante para isso ser dado se a escola for capaz de orientar os alunos para a compreenso da lngua como um fenmeno varivel, heterogneo, expresso de diferentes culturas e modos de ser que constituem a complexa sociedade humana. A sociolingustica, sendo uma cincia que estuda as relaes entre lngua e sociedade, oferece parmetros eficazes para se traar um quadro representativo dessas diferentes culturas expressas e concretizadas pela linguagem. do que trataremos a seguir.

Educao lingustica: para alm da lngua padro

3 A SOCIOLINGUSTICA NA EDUCAO
Como ficou dito acima, as relaes entre lngua e sociedade precisam ser trazidas para o centro da discusso, na tarefa escolar de promover a educao lingustica dos alunos. Isso porque, principalmente a partir da dcada de 70, no Brasil, o acesso escola permitiu que a ela chegassem todas as camadas sociais, usurias de vernculos desprestigiados, raramente, at ento, ali utilizados5. Como consequncia, deu-se, principalmente nas escolas pblicas, trgico embate entre a variedade lingustica que os alunos dominavam e a que a escola considerava a nica legtima, a variedade padro. Ao desconhecimento dessa variedade por parte dos alunos, acrescentou-se ainda no um ensino dela, mas sobre ela, o que continuou a ser feito, como visto acima, atravs de regras, categorizaes, classificaes. Esse embate desencadeou o grave processo, cujo agravamento progressivo vimos assistindo ainda hoje, de insucesso dos alunos no domnio das habilidades e das competncias lingusticas necessrias para atingirem grau suficiente de letramento, de autonomia nas suas prticas sociais de leitura e escrita. E, se esse hiato se observa mesmo entre os alunos provenientes das camadas sociais economicamente privilegiadas, com acesso aos bens culturais, que traduzem uma educao formal, historicamente prestigiada, muito mais
5

Sobre essa questo, ainda atual a obra de Soares (1986), cuja leitura recomendamos.

47

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 41-64, mar. / ago. 201 1

Lucia F. Mendona Cyranka Maria Luiza Scafutto

significativo ele, em se tratando de alunos daquele outro estrato social, econmica e culturalmente no reconhecido. Seu vernculo, com marcas morfossintticas e lexicais consideradas erros lingusticos, no tem lugar na escola. Os sociolinguistas brasileiros, no entanto, tm envidado esforos para desmitificar e combater as atitudes preconceituosas em relao a esses dialetos minoritrios. Bortoni-Ricardo props o que j se constituiu, entre ns, a sociolingustica educacional, como rea terico-prtica para se discutir e buscar evidncias demonstrativas de que o erro lingustico precisa ser reconsiderado, porque ele, na verdade, no existe. Perini, em sua Gramtica do portugus brasileiro, recentemente lanada (2010, p. 21), adverte:
Para ns, certo aquilo que ocorre na lngua. verdade que quase todo mundo tem suas preferncias, detesta algumas construes, prefere a pronncia de alguma regio, etc. Mas o linguista precisa manter uma atitude cientfica, com ateno constante s realidades da lngua e total respeito por elas. Se ele verifica que as pessoas dizem frases como se voc ver ela, fala com ela pra me telefonar, precisa reconhecer essa construo como legtima na lngua. Por outro lado, em um texto escrito, ele provavelmente encontraria se voc a vir, diga-lhe que me telefone, e essa construo igualmente precisa ser reconhecida. As duas coexistem, cada qual no seu contexto; nesta gramtica estamos estudando as formas que ocorrem no contexto falado informal no em textos publicados, nem em discursos formais de posse ou formatura. O linguista, cientista da linguagem, observa a lngua como ela , no como algumas pessoas acham que ela deveria ser.

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 41-64, mar. / ago. 201 1

48

na esteira desses estudos e inspirando-se nessa proposta que se tem construdo recursos didticos para se promover a educao lingustica de alunos falantes de todos os vernculos do portugus brasileiro e torn-los competentes no uso da variedade culta, a nica que reconhecida nos documentos oficiais, cientficos e literrios de nosso pas. Mas, repetimos,

a variedade culta diferente da variedade padro, conforme ficou visto acima, embora essas denominaes sejam ainda, frequentemente, empregadas como equivalentes. Para se compreender a diversidade do portugus brasileiro, de modo a se poder, convenientemente, trabalhar com essa diversidade na escola, Bortoni-Ricardo prope, trs contnuos: o de urbanizao, o de monitoramento estilstico e o de oralidade e letramento. O primeiro deles pode ser assim representado:
Contnuo de urbanizao -------------------------------------------------------------------------------------u variedades rurais rea rurbana variedades urbanas isoladas padronizadas (BORTONI-RICARDO, op. cit., p. 52)

Educao lingustica: para alm da lngua padro

Esse contnuo se destina especialmente anlise dos atributos socioecolgicos dos falantes. Chico Bento, personagem das histrias em quadrinho de Maurcio de Sousa, seria um representante do falante do polo rural dentro desse contnuo. So comuns, nesse dialeto, os chamados traos descontnuos, como as construes nis qu, nis percisa, crareza, etc., muito estigmatizadas. Como se observa nesse contnuo, os falantes rurbanos ficam situados entre os dois polos, rural e urbano. Trata-se de indivduos [...] migrantes da zona rural, que conservam muitos de seus antecedentes culturais, principalmente no seu repertrio lingustico, e as comunidades interioranas residentes em distritos ou ncleos semi-rurais, que esto submetidos influncia urbana, seja pela mdia, seja pela absoro de tecnologia agropecuria. (BORTORNI-RICARDO, 2004, p. 52). O segundo contnuo de que trata a autora est ilustrado abaixo:
49
Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 41-64, mar. / ago. 201 1

Lucia F. Mendona Cyranka Maria Luiza Scafutto

Contnuo de monitorao estilstica -------------------------------------------------------------------------------------u - monitorao + monitorao

Esse contnuo ilustra as diferenas lingusticas nas realizaes que vo desde a conversa espontnea at as previamente planejadas pelo falante, frequentemente sujeito a presses externas, como a escola, a mdia, etc., do que resultam construes muito monitoradas, que se caracterizam como o falar culto. O terceiro e ltimo contnuo o de oralidade/letramento e, como os outros dois (o de urbanizao e o de monitorao estilstica), tem fronteiras fluidas, havendo, inclusive possibilidade de sobreposies, quando um falante alterna, em seu discurso, enunciados que apontam para o coloquial, com outros que constituem um discurso tenso e mais monitorado, que caracteriza o mundo letrado. Ele assim representado:
Contnuo oralidade-letramento -------------------------------------------------------------------------------------u eventos de eventos de letramento oralidade

Essa proposta terica tem sido utilizada em pesquisaao realizada numa escola pblica de Juiz de Fora, sobre a qual discutiremos na prxima seo.

3.1 O trabalho com o vernculo desprestigiado o ponto de partida


Sob o patrocnio da FAPEMIG, um subprojeto denominado Os dialetos sociais na escola pblica, dentro do projeto maior Laboratrio de Alfabetizao: aprendizado da leitura e da escrita na escola pblica, vem se desenvolvendo com atuao de membros do grupo de pesquisa FALE (Formao de professores, alfabetizao, linguagem e ensino),

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 41-64, mar. / ago. 201 1

50

do NUPEL (Ncleo de pesquisa, ensino e linguagem) da Faculdade de Educao, da UFJF. A pesquisa objetiva investigar a viabilidade de se adotar na escola, especialmente na escola pblica, cuja clientela constituda, em grande parte, por falantes de dialetos desprestigiados, o bidialetalismo. Isso significa dar ao trabalho escolar com a linguagem tratamento adequado, dentro dos princpios bsicos da sociolingustica, isto , a heterogeneidade lingustica, a variao e a mudana6. Propusemos trabalhar com pesquisa-ao, metodologia que se identifica por ser desenvolvida pelos prprios participantes envolvidos no processo, no por pesquisadores externos a ele (KEMMIS & Mc TAGGART, 1988); colaborativa; prope mudanas. A pesquisa tem tambm carter longitudinal (2009 e 2010), tendo sido selecionadas uma turma do quinto ano e duas do sexto, para serem trabalhadas sequencialmente, nesse binio. As intervenes aconteceram na prpria sala de aula, uma vez por semana, no horrio da disciplina Portugus, em horrio cedido pelas professoras regentes que, espontaneamente, permaneciam com uma pesquisadora e seus colaboradores, alunos do curso de Letras da UFJF. Utilizando a teoria dos trs contnuos proposta por Bortoni-Ricardo, foi possvel levar os alunos a serem capazes de realizar reflexo lingustica de padro significativo, a ponto de operarem anlises fontico/fonolgicas, por exemplo, quando passaram a reconhecer a inexistncia de [] na pronncia dos falantes rurais, e mesmo em falantes rurbanos, como alguns deles passaram a se reconhecer, juntamente com seu prprio grupo familiar e social. A vinheta abaixo ilustra o momento da construo dessa conscincia lingustica. A pesquisadora dialoga com os alunos sobre a variedade lingustica dos falantes situados no extremo esquerdo do contnuo rural-urbano:
6

Educao lingustica: para alm da lngua padro

Participaram dessa pesquisa os seguintes alunos de Letras da Faculdade de Educao da UFJF, bolsistas de iniciao cientfica, aos quais agradecemos: Lvia Nascimento Arcanjo, Marcus Vitor Dias Leoni, Marianna do Vale Modesto Paixo, Simone Rodrigues Peron e Patrcia Rafaela Otoni Ribeiro.

51

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 41-64, mar. / ago. 201 1

Lucia F. Mendona Cyranka Maria Luiza Scafutto

P: - Quem sabe me dar um exemplo de um jeito de falar de pessoas da zona rural? L: - Abre a po[R]tera, mui, prus gado pass. P: - timo esse exemplo do Lucas. Agora, me digam por que a gente sabe que esse jeito de falar da roa? L: - Eles fala por[R]tera. F: - E fala [mui]. P: - E aqui na cidade, como que a gente fala essa palavra? L: - A gente fala [mulher]. P:- Ah! mu[lh]er], eles falam mu[i]. Muito bem. Vocs se lembram de outras? Por exemplo, como na roa as pessoas falam a palavra [galho]? G: - ga[i]o, fessora. P: - E [telha]? F: - te[i]a P: - Ento como que eles falam o lh? L: - Eles num fala.

Do mesmo modo, foram tambm capazes de perceber a diferente aplicao das regras de concordncia nominal e verbal, ao compararem enunciados caractersticos das variedades lingusticas ao longo do contnuo rural-urbano. Tambm aqui a tcnica adotada foi a anlise contrastiva.7 Os alunos, refletindo sobre o enunciado como Os menino levado pulou o muro, depois de reconhecerem tratamento no plural, a partir da simples presena do morfema s no incio do sintagma, foram levados a comparar a regra de formao de plural nas variedades rural e urbana. E, de fato, redigiram ambas: Na variedade rural, a gente s usa o s do plural no artigo que comea a frase; na variedade urbana, o s aparece no artigo, no substantivo e no adjetivo; na variedade rural, o verbo fica sempre no singular. Ainda do ponto de vista da morfossintaxe, esses alunos passaram a distinguir marcas de variao entre seu prprio vernculo e a variedade culta como, por exemplo, a escolha
7

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 41-64, mar. / ago. 201 1

52

Ver, neste mesmo volume, o artigo intitulado Mudana de cdigo: ferramentas de linguagem e cultura transformam atitudes lingusticas escolares, em que uma professora do Estado de Virgnia, nos Estados Unidos, utiliza essa mesma tcnica com alunos falantes do AAVE, variedade desprestigiada do ingls.

do auxiliar haver, em textos formais, e ter, em enunciados distensos e coloquiais (avaliando a linguagem utilizada numa histria lida na sala de aula, uma aluna afirma: - variedade urbana, professora, porque fala havia falado, havia cantado; eu falo: tinha falado, tinha cantado); o uso de formas do presente do subjuntivo apenas em textos da variedade urbana, prestigiada, sendo desconhecidas nos falares rurais e quase desconhecidas no rurbano (em relao ao enunciado para que eu busque, presente num poema, os alunos comentam: A gente no ia falar assim no. A gente ia fal pr mim busc). A distino dessas marcas, reconhecidas atravs de anlises contrastivas entre estruturas dos dialetos, acabou por levar os alunos a construrem a concepo de diferena lingustica predominando sobre a de erro lingustico. Isso ficou reforado pela viso constante do traado, no quadronegro, do contnuo rural-urbano, apontando para o lado direito em que se via escrito variedade urbana/culta/escola, o que passou a significar, para eles, que as diferenas lingusticas constituem, antes, escolhas, enriquecimento, do que propriamente empobrecimento, ignorncia, erro. E mais: h a possibilidade de transio de um ponto ao outro do contnuo, no sentido da esquerda para a direita e/ou vice-versa. Desse modo, as diversas realizaes lingusticas podem ser situadas em qualquer um dos pontos ali desenhados. Assim, pouco a pouco, os alunos foram se reconhecendo como falantes que se situam nesses diferentes pontos do contnuo e que esto em processo de desenvolvimento de competncia, para serem capazes de utilizar tambm a variedade culta, sem terem que abandonar seu vernculo de origem. Essa certeza lhes d autoconfiana e os estimula a expandir a competncia lingustica com que chegaram na escola. Nela passaram a reconhecer a agncia encarregada de orient-los na aquisio de novos recursos de linguagem. Constitui ainda material didtico indispensvel compreenso das diferenas o contnuo de monitorao

Educao lingustica: para alm da lngua padro

53

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 41-64, mar. / ago. 201 1

Lucia F. Mendona Cyranka Maria Luiza Scafutto

estilstica, tambm traado no quadro para que os alunos pudessem compreender o processo de aquisio de novas habilidades no uso da lngua portuguesa. As atividades, nesse momento, se centraram na prtica de gneros orais, tais como a entrevista, o debate, o debate regrado, que propiciam situaes reais de uso da linguagem sob presso, estimulando a busca de estruturas lingusticas apropriadas s condies de produo das novas situaes vivenciadas, naquele caso, as situaes formais. Desse modo, vo, pouco a pouco, aprendendo a monitorar sua fala. Elegemos, primeiramente, o gnero entrevista e passamos, de incio, a uma reflexo sobre certas dimenses de registro, como a polidez e o formalismo. Com relao primeira, os alunos foram convidados a pesquisar, no seu grupo social, a realizao/frequncia de uso, pelos falantes, de expresses de polidez, que foram listadas, de acordo com seu repertrio lingustico (por favor, d licena, poderia, eu gostaria, etc.). Os resultados foram contabilizados quantitativamente, para demonstrar, em primeiro lugar, que a pesquisa realizada pode contribuir para a ampliao da conscincia dos alunos sobre o uso de estruturas lingusticas especficas a fim de obterem efeitos discursivos, no caso, a construo de relaes intersubjetivas e, consequentemente, maior eficcia no processo de comunicao atravs da linguagem verbal. Alm disso, essa atividade contribuiu tambm para a educao sociolingustica dos prprios alunos, no sentido de lev-los a perceber a necessidade de se observar relaes entre lngua e sociedade. A anlise quantitativa dessa pesquisa, realizada pelos alunos entre 11 e 31 de maio de 2010, nos levou aos seguintes dados:

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 41-64, mar. / ago. 201 1

54

Expresses e recursos de polidez Com licena D licena/ Licencinha De nada Desculpa Fazendo favor Muito obrigado Obrigado (a) Por favor Por gentileza Por obsquio Verbo poder no presente do indicativo Verbo no poder no futuro do pretrito

Nmero de ocorrncias 8 5 7 2 5 4 9 39 5 2 16 21

Sujeitos da pesquisa Adolescente Amiga (o) Av Comerciante Garom Gerente Homem Irmo () Madrinha Me do (a) aluno (a) Mulher O (a) prprio (a) aluno (a) Padeiro Pai do (a) aluno (a) Secretria Tia Vendedor (a) Vizinho (a) Total de sujeitos pesquisados

Nmero de ocorrncias 1 25 4 5 2 1 6 7 2 21 4 11 3 4 3 9 7 1 112

Educao lingustica: para alm da lngua padro

Total de ocorrncias

123

Observando-se os sujeitos pesquisados, sendo os mais frequentes a me e o amigo, pode-se constatar que esses pequenos pesquisadores j vo aprendendo a lidar com a linguagem como instrumento de interao, procurando compreend-la, estud-la nos seus recursos lingusticodiscursivos. Vo, desse modo, ampliando competncias. A reflexo subsequente foi o grau de formalismo, observado em entrevistas apresentadas aos alunos por sujeitos escolhidos para isso e apresentadas ao vivo, na sala de aula e gravadas. Em sesso especfica, a linguagem observada era analisada, contrapondo-se expresses formais utilizadas no lugar de outras, coloquiais, ausentes naquela prtica estudada. Exemplo das primeiras, os pronomes de tratamento o Senhor, a Senhora; expresses de polidez, etc, recursos atravs dos quais se pode obter efeitos discursivos, como certo grau de

55

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 41-64, mar. / ago. 201 1

Lucia F. Mendona Cyranka Maria Luiza Scafutto

distanciamento, tudo isso sendo pontuado e registrado pelos alunos. Associou-se a essas atividades a discusso de temas de interesse real dos alunos, atravs do debate e do debate regrado, na busca de reconhecimento, por exemplo, do que seja tese, argumento, rplica, trplica, alm de expresses de polidez e cortesia, elementos indispensveis para a manuteno do padro de qualidade da realizao lingustica nos gneros estudados e experimentados. As regras para o uso de estruturas lingusticas observadas na anlise do contnuo rural/urbano tm sido tambm reconhecidas e utilizadas. Quanto ao contnuo da oralidade/letramento a reflexo lingustica prope tambm a diferenciao entre lngua falada e lngua escrita, para que se observe no apenas as convenes ortogrficas, mas tambm os recursos sinttico/discursivos que caracterizam ambas as modalidades. Pde-se concluir que a facilidade com que os alunos reconhecem a especificidade das duas diferentes realizaes lingusticas resulta das crenas positivas que vo construindo sobre sua prpria competncia.

E OS DEMAIS ALUNOS?
Essa experincia no pode levar a concluir, no entanto, que apenas os alunos das escolas pblicas, em geral, provenientes de redes sociais em que os dialetos utilizados so predominantemente os desprestigiados, necessitam expandir competncias. Tambm noutros ambientes, crianas e jovens chegam escola como falantes competentes do portugus, sua lngua materna, mas precisam, como todos os outros, caminhar pelo contnuo, para a aquisio de novos recursos expressivos, tanto na modalidade oral quanto na escrita. Com eles, recomendvel que atividades didticas sejam propostas tambm centradas nos princpios da sociolingustica, segundo os quais, como vimos acima, o erro lingustico no existe. Apesar de falantes do dialeto mais prestigiado, com acesso a bens culturais e educao formal, muitos desses alunos chegam s sries finais do Ensino Fundamental sem

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 41-64, mar. / ago. 201 1

56

apresentar as habilidades que demonstrem uma competncia lingustico-discursiva na produo de sentido tanto na leitura quanto na escrita de gneros orais e escritos mais formais. comum que se oua que eles sabem falar, mas no sabem escrever, numa viso dicotmica das duas modalidades. Nesse sentido, importante ressaltar que [...] as diferenas entre fala e escrita se do dentro do contnuo tipolgico das prticas sociais de produo textual, e no, na relao dicotmica de dois polos opostos. (MARCUSCHI, 2005, p. 37). Esse mesmo autor tambm prope um grfico com a representao do contnuo dos gneros textuais na fala e na escrita. Num dos polos apresenta os gneros orais (conversas telefnicas, conversas espontneas/ conferncias, discursos de oficiais) e, no outro, os gneros escritos (bilhetes, cartas pessoais/artigos cientficos, editoriais de jornais). Sobre esse contnuo assevera ele (op. cit, p. 42):
O contnuo dos gneros textuais distingue e correlaciona os textos de cada modalidade (fala e escrita) quanto s estratgias de formulao que determinam o contnuo das caractersticas que produzem as variaes das estruturas textuais-discursivas, selees lexicais, estilo, grau de formalidade etc., que se do num contnuo de variaes, surgindo da semelhanas e diferenas ao longo de contnuos sobrepostos.

Educao lingustica: para alm da lngua padro

Assim, a questo que se coloca no que o aluno no sabe escrever. Na verdade, ele ainda no dispe dos recursos lingusticos-discursivos que o habilitem a usar estratgias de formulao para produzir as variaes estruturais, as selees lexicais, a adequao do nvel de formalidade necessrias construo de certos gneros textuais orais e escritos. Aqui, portanto, o trabalho de educao lingustica na escola se centra em tornar esses alunos bimodais, visto que eles j so, naturalmente, competentes no uso oral da variedade prestigiada, aprendida espontaneamente na sua rede social. Como se trata, conforme vimos acima, de alunos provenientes das camadas sociais economicamente privilegiadas, com

57

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 41-64, mar. / ago. 201 1

Lucia F. Mendona Cyranka Maria Luiza Scafutto

acesso aos bens culturais, que traduzem uma educao formal, historicamente prestigiada, o trabalho da escola consistir em ampliar sua competncia lingustica, fazendo-os tambm caminhar em direo ao extremo direito dos trs contnuos. Como se v, esses contnuos se entrecruzam, se superpem, durante o processo de educao lingustica dos alunos. Deve-se, portanto, ressaltar tambm a distncia, cada vez maior, entre as realizaes dos gneros de um polo ao outro desses contnuos. No que se refere ao domnio dos gneros textuais, necessrio observar diferenas que ultrapassam a to valorizada presena da correta concordncia verbal e atingem as escolhas lexicais, as construes sintticas, os encadeamentos e organizaes textuais, alm dos aspectos pragmticos. Todas essas so questes de gramtica, que um estudo necessrio no trabalho de expanso de competncia lingustica, mas, como temos procurado demonstrar, no uma gramtica que tenha fim em si mesma, mas utilizada como ferramenta lingustica, como instrumento de reflexo sobre o uso. Sabe-se que, na realizao de seu papel de promover a educao lingustica dos alunos, a escola deve providenciarlhes oportunidades de acesso variedade prestigiada da lngua, o que os auxilia na construo dos gneros mais formais. Mas, como diz Irand Antunes (2007, p. 101):
O problema discernir sobre o que faz parte desse padro e adotar uma viso no-purista, de flexibilidade, de abertura, para incorporar as alteraes que vo surgindo; o problema , ainda, no julgar essas mudanas como, simplesmente, provas de decadncia da lngua e, assim, no subestimar ou no ridicularizar aqueles que fogem a esse padro socialmente prestigiado.

E, em seguida, prope:
A convivncia amiudada (quer dizer, no-espordica, no-eventual, no dia que der certo!) do aluno com a produo lingustica valorizada como exemplares da literatura, da imprensa, da divulgao cientfica, por

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 41-64, mar. / ago. 201 1

58

exemplo representa, sem dvida, uma condio para a incorporao gradual desse falar/escrever prestigiado.

Educao lingustica: para alm da lngua padro

relevante, no entanto, saber o que fazer com os textos exemplares que so levados para a sala de aula. Se servem de pretexto para discusses temticas, s vezes at moralizantes, pouco contribuiro para a ampliao da competncia comunicativa do aluno que, nem bem o teve na mo, j o abandonou para discutir o assunto. Essa atitude de passar pelo texto, s estimularia hbitos que j esto presentes no que se pode chamar de gerao multifocada, aquela que tem sua ateno diluda em diferentes focos de interesse, simultaneamente, no uso da internet, do celular, do som... Gerao que no se concentra e, portanto, no aprende com facilidade. O que se prope a verticalizao da leitura, o que contribuir no s para a compreenso mais eficiente do texto, mas tambm para a apreenso dos recursos nele presentes. com essa leitura que, como nos diz Antunes (2003, p 75-76):
[...] se apreende o vocabulrio especfico de certos gneros ou de certas reas de conhecimento e da experincia. pela leitura, ainda, que apreendemos os padres gramaticais (morfolgicos e sintticos) peculiares escrita, que apreendemos as formas de organizao sequencial (como comeam, continuam e acabam certos textos) e de apresentao (que formas assumem) dos diversos gneros de textos escritos.

E ainda pode-se acrescentar que com a leitura verticalizada que se apreendem as formas de referenciao e sequenciao, os usos dos recursos grficos, as estratgias estilsticas, as pistas ideolgicas, enfim, todo o arsenal de recursos que os autores usam na construo do sentido pretendido conforme sua inteno comunicativa. E, ainda, aprende-se a saborear a arte contida nos textos literrios. A proposta acima prev um contato real com os textos, em que professores e alunos assumem a posio de autnticos observadores dos usos da lngua. Tais usos podem

59

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 41-64, mar. / ago. 201 1

Lucia F. Mendona Cyranka Maria Luiza Scafutto

ser comparados com aqueles propostos pelos manuais de gramtica e, assim, pratica-se a observao, a anlise, e o confronto entre as regras idealizadas e os usos efetivos. Essa prtica ajuda o aluno a perceber a lngua como algo vivo, em constante mudana e cada pessoa como participante desse movimento. Tambm os textos produzidos pelos alunos devem ser objeto de observao e anlise, numa comparao respeitosa dos recursos usados com outras possibilidades disponveis, questionando-se a adequao situao de produo, a eficcia comunicativa, as alteraes semnticas decorrentes desta ou daquela escolha, enfim, tornando o aluno mais consciente do seu papel de autor. Mattos e Silva (2004, p.114-115) aponta o caminho:
Se o professor tiver uma formao sociolingustica adequada, o que acontecer com uma minoria, ter de trabalhar com a variao da sintaxe nas suas aulas e saber, na maioria das vezes de maneira intuitiva e tentativa, j que no h materiais prontos para isso, definir o que ser o uso lingustico socialmente aceitvel para que seus alunos no fracassem no curso de sua futura vida profissional em nossa sociedade. Assim, entre as variantes sintticas em convvio nas falas brasileiras, o professor ter de distinguir, pelo menos, as estruturalmente mais salientes e socialmente mais estigmatizadas, para, sem desprestigiar as segundas, selecionar ambas, a fim de treinar o uso formal falado e os usos escritos de seus alunos. A est a grande contribuio que a sociolingustica sobre o portugus brasileiro poder dar para uma efetiva virada no ensino da lngua portuguesa no Brasil. Seria este talvez, um dever patritico: o conhecimento e o reconhecimento, na escola, da realidade do portugus brasileiro.

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 41-64, mar. / ago. 201 1

60

No domnio da sintaxe, a concordncia verbal aparece como contedo de destaque tanto para aqueles que promovem um ensino baseado na pressuposio de uma norma nica quanto para aqueles outros que a analisam como um fenmeno

relacionado variao enquanto trao de diferenciao social. E, nessa anlise, buscam identificar os fatores lingusticos e extralingusticos que favorecem a realizao ou no de certa regra de concordncia. A observao de produes de alunos do 8 ano de uma escola da rede particular mostra que, em geral, so realizadas as regras mais gerais de concordncia, mas encontra-se, ainda, a presena da no realizao de certas regras diante de alguns dos fatores favorecedores dessa no realizao: a) Sujeitos pospostos: Pois est a disposio as novas coisas e vrias ideias. b) Verbos com sujeitos representados pelo relativo que: O autor critica sempre a exigncia dos filhos que cada hora quer uma coisa. c) Verbos com sujeitos elpticos e cuja referncia est distante: A tirania de antigamente era aquela que os filhos pediam e os pais no atendiam seus pedidos, nem questionava. d) Verbo haver com complemento no plural: Depois que houveram os fatos na casa da av de Murilo, Diogo... Como a concordncia uma regra varivel, o professor dever comparar com os alunos as opes, apresentando a da gramtica normativa como aquela que goza de prestgio e que, por isso, precisa ser a escolhida em certos usos. Alm disso, poder elaborar exerccios de complementao, substituio visando essas e outras regras, bem como explorar, nas leituras, as no-realizaes intencionais das regras com fins estilsticos e outros. Dessa forma, o aluno poder se apropriar de conhecimentos sobre concordncia verbal e, ao mesmo tempo,

Educao lingustica: para alm da lngua padro

61

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 41-64, mar. / ago. 201 1

Lucia F. Mendona Cyranka Maria Luiza Scafutto

ter conscincia da valorao sociolingustica da realizao ou no da regra, de modo a fazer opes lingusticas conscientes na produo de textos orais e escritos. (VIEIRA e BRANDO, 2007, p. 101). Como diz Irand Antunes (2003, p.175):
Aprender uma das coisas mais bonitas, mais gostosas da vida. Acontece em qualquer tempo, em qualquer idade, em qualquer lugar. Ajudar as pessoas a descobrir esse prazer, a degustar o sabor dessa iguaria ascender s mais altas esferas da atuao humana. A escola existe para estimular a gula pelas delcias de poder saber.., pois a capacidade de sentir prazer no um dom natural. Precisa ser aprendida, como lembra Rubem Alves.

CONCLUSES
Como se v, a questo posta no incio dessas reflexes pertinente: preciso que se leve s salas de aula uma nova concepo da disciplina escolar Lngua Portuguesa no ensino fundamental, passando-se a adotar, para ela, o sentido de Educao Lingustica. Isso significa que, ao estudo sobre a lngua, deve-se sobrepor o trabalho de reflexo sobre os usos que os diferentes falantes fazem dela, partindo-se, necessariamente, do princpio fundamental da sociolingustica: a heterogeneidade inerente a toda lngua. A variao e a mudana so, portanto, manifestaes do fenmeno da linguagem, patrimnio de todos os indivduos, manifestao da natureza humana. Por isso mesmo no lhes pode ser caada, roubada, desconsiderada, desprestigiada. Nesse sentido, o erro lingustico simplesmente no existe. O trabalho da escola, e no apenas do professor de portugus, consiste em propiciar aos alunos um ambiente lingustico que lhes permita conviver com realizaes lingusticas diferentes daquelas que eles j dominam, trazidas de suas redes sociais, abrindo-lhe possibilidades de expresso cada vez mais novas e mais ricas, surpreendentes, para a

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 41-64, mar. / ago. 201 1

62

construo de sua autonomia nas prticas sociais de leitura e de escrita. Os eventos de letramento que as diversas disciplinas promovem, juntamente com toda a instituio escolar, que iro ampliando competncias nos alunos, tornando-os, cada vez mais, cidados crticos, autnomos. Ao professor de portugus cabe, especificamente, a tarefa de propor atividades de reflexo lingustica sobre esses diversos usos e suas realizaes nos diferentes gneros textuais, seja no reconhecimento de sua estrutura, seja no domnio dos vrios recursos lingustico-discursivos a serem concretizados na materialidade do texto. Ampliar competncias constitui, portanto, a questo fundamental no trabalho escolar com a lngua materna. Tudo o que inibe, dificulta, impede essa atividade deve ser reconhecido como irregular, nocivo, devendo, portanto ser excludo do conjunto das atividades didticas. Essa postura diante das dificuldades do ensino de portugus na escola vem sendo discutida, explicada, recomendada, autorizada, fundamentada pelos linguistas e sociolinguistas brasileiros respeitados. A escola no pode permanecer afastada dessas discusses, sob pena de, a despeito de todo esforo empreendido, continuar negando aos alunos o direito de se tornarem competentes no uso prestigiado de sua prpria lngua.

Educao lingustica: para alm da lngua padro

REFERNCIAS
ANTUNES, Irand. Aula de Portugus: encontro & interao. So Paulo: Parbola, 2003. ______. Muito alm da gramtica: por um ensino de lnguas sem pedras no caminho. So Paulo: Parbola, 2007. BAGNO, Marcos. Lngua materna. So Paulo: Parbola, 2002. CASTILHO, Ataliba de. Nova gramtica do portugus brasileiro. So Paulo: Contexto, 2010.
63
Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 41-64, mar. / ago. 201 1

Lucia F. Mendona Cyranka Maria Luiza Scafutto

FARACO, Carlos Alberto. Norma padro brasileira: desembaraando alguns ns. In: BAGNO, M. (Org.). Lingustica da norma. So Paulo: Parbola, 2002. p. 37-61. ______. Norma culta brasileira: desatando alguns ns. So Paulo: Parbola, 2009. KEMMIS, Stephen.; MC TAGGART, Robin. (Eds.). The Action Research Planner. Melbourne: Deakin University, 1988. MARCUSCHI, Luiz Antnio. Da fala para a escrita: atividades de retextualizao. 6. ed. So Paulo: Cortez, 2005. MATTOS E SILVA, Rosa Virgnia. O portugus so dois: novas fronteiras, velhos problemas. So Paulo: Parbola, 2004. PERINI, Mrio A. Gramtica do portugus brasileiro. So Paulo: Parbola, 2010. SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 3. ed. So Paulo: tica, 1986. VIEIRA, Silvia Rodrigues e BRANDO, Silvia Figueiredo (Orgs.). Ensino de gramtica: descrio e uso. So Paulo: Contexto, 2007.

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 41-64, mar. / ago. 201 1

64

S-ar putea să vă placă și