Sunteți pe pagina 1din 10

OITO TESES SOBRE O UNIVERSAL*

ALAIN BADIOU TRADUZIDO DO FRANCS POR NORMAN R. MADARASZ. REVISO TCNICA DE MNICA COSTA NETTO.

TESE 1. O ELEMENTO PRPRIO DO UNIVERSAL O PENSAMENTO. Chama-se pensamento o Sujeito, enquanto constitudo num processo transversal totalidade dos saberes disponveis ou, como o diz Lacan, na brecha dos saberes. Observaes adjacentes: a) Que o elemento prprio do universal seja o pensamento significa que nada universal na forma do objeto ou da legalidade objetiva. O universal essencialmente inobjetivo. experimentvel apenas na produo, ou na reproduo, de uma trajetria de pensamento, e essa trajetria constitui, ou reconstitui, uma disposio subjetiva. Exemplo-tipo: a universalidade de uma proposio matemtica s experimentvel na inveno ou na reproduo efetiva da sua demonstrao. A universalidade situada de um enunciado poltico s experimentvel na prtica militante que o efetua. b) Que o pensamento, como pensamento-sujeito, seja constitudo num processo significa que o universal no de modo algum o efeito de uma constituio transcendental, que suporia um sujeito constituinte. Ao contrrio, da abertura possibilidade de um universal que depende que exista, localmente, um pensamento-sujeito. O sujeito a cada vez convocado como pensamento num ponto do procedimento em que o universal se constitui. O universal o que determina seus prprios pontos como sujeitos-pensamento, ao mesmo tempo que ele a re-coleo virtual destes pontos. Portanto, a dialtica central do universal a do local, como sujeito, e do global, como procedimento infinito. Esta dialtica o pensamento mesmo.

Centre International dtude de la Philosphie Franaise Contemporaine, publicado no website em 19 novembre 2004. Traduo e publicao brasileira autorizadas pelo autor.

41

ETHICA

RIO DE JANEIRO, V.15, N.2, P.41-50, 2008

Assim: a universalidade da proposio a srie dos nmeros primos ilimitada reside simultaneamente na convocao do pensamento para refazer, ou reencontrar, a sua demonstrao singular, e no procedimento global onde se desdobra, dos Gregos at hoje, a teoria dos nmeros com suas axiomticas subjacentes. Ou ainda: a universalidade do enunciadoprtico exigvel que os operrios sem documentos de um pas consigam ter seus direitos reconhecidos reside simultaneamente nas efetuaes militantes de todas as ordens, nas quais o sujeito poltico ativamente constitudo, e no processo global de uma poltica no que diz respeito ao que ela prescreve quanto ao Estado, suas decises, suas regras e suas leis. c) Que o processo do universal ou de uma verdade a mesma coisa seja transversal a todos os saberes disponveis significa que o universal sempre um surgimento incalculvel, e no uma estrutura oferta descrio. Dir-se- igualmente que uma verdade intransitiva ao saber e at mesmo que ela essencialmente no sabida. O que um dos sentidos possveis do seu carter inconsciente. Chamar-se- particular o que identificvel no saber pelos predicados descritivos. J aquilo que, identificvel como procedimento em andamento numa situao, subtrai-se a toda descrio predicativa, dir-se- singular. Assim, os traos culturais de uma populao qualquer so particulares. Mas aquilo que, para alm desses traos, depondo toda descrio repertoriada, convoca universalmente um sujeito-pensamento, singular. Da a tese 2.

TESE 2. TODO UNIVERSAL SINGULAR OU UMA SINGULARIDADE. Observao adjacente. No h nenhum substituto universal possvel da particularidade enquanto tal. Uma tese corrente hoje a de que a nica prescrio realmente universal o respeito das particularidades. Essa tese, a meu ver, inconsistente. De resto, os fatos comprovam que sua aplicao sempre tolhida pelas particularidades que o partidrio da universalidade formal considera como intolerveis. Na realidade, para se sustentar que o respeito das particularidades um valor universal, preciso previamente distinguir as ms e as boas particularidades. Em outras palavras, tem-se que hierarquizar os predicados descritivos. Dir-se-, por exemplo, que uma particularidade cultural ou religiosa ruim se ela no inclui nela mesma o respeito das outras particularidades. Quem no percebe que significa exigir que o universal formal j esteja presente na particularidade? Definitivamente,

42

RIO DE JANEIRO, V.15, N.2, P.41-50, 2008

ETHICA

a universalidade do respeito das particularidades apenas a universalidade da universalidade. uma tautologia mortfera. Ela acompanha necessariamente um protocolo, na maioria das vezes violento, de erradicao das particularidades realmente particulares, ou seja, daquelas que so imanentes, no sentido de que imobilizam seus predicados em combinaes identitrias auto-suficientes. Portanto, preciso sustentar que todo universal se apresenta no como regulamentao do particular ou das diferenas, mas como singularidade subtrada aos predicados identitrios, ainda que, obviamente, ela proceda neles e atravs deles. assuno das particularidades, preciso opor a sua subtrao. Mas, se uma singularidade pode pretender subtrativamente ao universal, porque o jogo dos predicados identitrios, ou a lgica dos saberes descritivos da particularidade, no permite de maneira alguma prev-la ou pens-la. Decorre disso que uma singularidade universal no da ordem do ser, mas da ordem do surgimento. Da a tese 3.

T ESE 3. TODO

UNIVERSAL SE ORIGINA DE UM ACONTECIMENTO , E O

ACONTECIMENTO INTRANSITIVO S PARTICULARIDADES DA SITUAO.

A correlao entre universal e acontecimento fundamental. De modo elementar, percebe-se com clareza que a questo do universalismo poltico depende completamente do regime de fidelidade ou de infidelidade apoiado, no desta ou daquela doutrina, mas da Revoluo francesa, ou da Comuna de Paris, ou de Outubro 1917, ou das lutas de liberao nacional, ou de Maio 1968. Ao contrrio, a negao do universalismo poltico, a negao do motivo mesmo da emancipao, exige mais do que uma simples propaganda reacionria. Exige o que deve se chamar de um revisionismo acontecimental1. Ou seja, por

NTT. A adoo do pouco atraente neologismo acontecimental para traduzir o termo francs vnementiel justifica-se pelo adjetivo qualificativo assim forjado se encarregar de uma nuance semntica que do acontecimento ocultaria. Quando falamos de um livro monumental no queremos dizer que tal livro de mesma natureza que um monumento, tampouco que provenha dele, mas que possui as caractersticas do monumento. Assim, banco nacional pode ser um sinnimo de banco da nao, mas livro do monumento no um sinnimo de livro monumental. Da mesma forma,acontecimental caracteriza algo como tendo as caractersticas do acontecimento, mas no como de mesma natureza ou origem. No caso, revisionismo acontecimental indica que se trata no s de um revisionismo

43

ETHICA

RIO DE JANEIRO, V.15, N.2, P.41-50, 2008

exemplo, o trabalho de Franois Furet para estabelecer que a Revoluo francesa foi completamente intil e infecunda; ou as inumerveis declaraes que reduzem Maio 68 a uma galopada de estudantes em favor da liberdade sexual. O que visado no revisionismo acontecimental a conexo entre universalidade e singularidade. Nada teve lugar alm do lugar, as descries predicativas so suficientes, e o que tem um valor geral estritamente objetivo, ou tem a forma do objeto. Isto , in fine, reside nos mecanismos e na potncia do capital e suas acomodaes estadistas. Neste caso, o destino animal da humanidade est encerrado na relao entre particularidades predicativas e generalidade legislativa. Que um acontecimento venha iniciar um procedimento singular de universalizao e nele constituir seu sujeito, antinmico ao par positivista da particularidade e da generalidade. O caso da diferena dos sexos significativo aqui. Pode-se conceber de maneira abstrata as particularidades predicativas que identificam, numa dada sociedade, as posies homem e mulher. E pode-se colocar como princpio geral que os direitos, estatutos, localizaes e hierarquias dessas posies devem ser regulados pela lei num sentido igualitrio. Tudo isto excelente, mas no enraza nenhuma espcie de universalidade na distribuio predicativa dos papis. Para que seja o caso, preciso que surja a singularidade de um encontro, ou de uma declarao, onde se entrelaa um sujeito cujo avatar justamente que ele experimente subtrativamente a diferena dos sexos. Com efeito, tal sujeito resulta, no encontro amoroso, da sntese disjuntiva das posies sexuadas. A cena verdadeira onde alguma universalidade singular se pronuncia sobre o Dois dos sexos, e finalmente sobre a diferena como tal, , portanto, a cena amorosa, e apenas ela. A se d a experimentao subjetiva indivisa da diferena absoluta. De resto, sabemos bem que, no que diz respeito ao jogo dos sexos sempre e

dos acontecimentos, que seria uma prtica comum da cincia historiadora em sua releituras e novos recortes, mas de um revisionismo que se ataca ao estatuto mesmo do acontecimento enquanto tal. Assim como a histoire vnementielle que deu origem ao termo em francs, qualifica um modo de se fazer a histria que se atm de forma exagerada aos acontecimentos, j que se toda histria de alguma forma histria dos acontecimentos, nem toda histria se resume ao factual ou pretende que a histria em geral deva a ele se resumir.

44

RIO DE JANEIRO, V.15, N.2, P.41-50, 2008

ETHICA

em qualquer lugar, so as historias de amor que apaixonam. E apaixonam a partir dos obstculos diferenciados e particularizados que tal ou tal formao social lhes ope. patente, aqui, que a atrao exercida pelo universal est justamente nele se subtrair, ou tentar se subtrair, como singularidade a-social, aos predicados do saber. Portanto, preciso dizer que o universal advm como singularidade, e que s temos, de incio, a precariedade de um suplemento, cuja nica fora reside em que nenhum predicado disponvel o obriga submisso erudita. Coloca-se ento a questo de se saber sobre qual materialidade, sobre qual efeito de presena inclassificvel, se apia, na situao, o procedimento subjetivante do qual um universal o motivo global.

TESE 4. UM UNIVERSAL SE APRESENTA INICIALMENTE COMO DECISO DE UM


INDECIDVEL.

Tem-se que elucidar este ponto cuidadosamente. Chamamos enciclopdia o sistema geral dos saberes predicativos internos a uma situao, ou seja, o que todos sabemos sobre a poltica, sobre os sexos, sobre a cultura ou a arte, sobre as tcnicas, e assim por diante. Certas coisas, enunciados, configuraes, fragmentos discursivos no so decidveis quanto a seu valor a partir da enciclopdia. Tm um valor incerto, flutuante, annimo; constituem a margem da enciclopdia. Trata-se de tudo aquilo que est submetido ao regime do talvez sim, talvez no; do que se pode falar sem fim, sob a regra, ela mesma enciclopdica, da no-deciso. A obrigao do saber, quanto a esse ponto, de no decidir. Como hoje, por exemplo, quanto a Deus. Sustenta-se de bom grado que talvez exista algo, ou talvez no. Em nossas sociedades, Deus um valor de existncia inatribuvel: uma espiritualidade vaga. Ou quanto existncia possvel de uma outra poltica. Fala-se sobre isto, mas no se v nada chegando. Ou ainda: os trabalhadores sem documentos que trabalham aqui na Frana, ser que eles compem este pas? Eles so daqui? Sim, sem dvida, porque eles moram e trabalham aqui. No, porque eles no tm os documentos que atestam sua identidade francesa ou regular. A palavra clandestino designa a incerteza do valor, ou do no-valor do valor. Gente que daqui, mas no realmente

45

ETHICA

RIO DE JANEIRO, V.15, N.2, P.41-50, 2008

daqui. Logo, expulsveis, o que quer dizer expostos possivelmente ao no-valor do valor (operrio) da sua presena. Fundamentalmente, um acontecimento o que decide sobre uma zona de indecidabilidade enciclopdica. Mais precisamente, h uma forma implicativa do tipo: E d(psilon), que l-se: toda subjetivao real do acontecimento tal como ele desaparece no seu aparecer, implica que psilon, que indecidvel na situao, foi decidido. Assim, por exemplo, com a ocupao da igreja Saint-Bernard em Paris pelos sem-documento, que proclama publicamente a existncia e o valor do sem-valor, que decide que aqueles que esto aqui so daqui, e que destitui, portanto, a palavra clandestino. Chamaremos psilon o enunciado acontecimental. Em virtude da regra lgica da separao, percebe-se que a abolio do acontecimento, cujo ser inteiro est em desaparecer, deixa subsistir o enunciado acontecimental psilon, que o acontecimento implica, como sendo ao mesmo tempo um real da situao (pois ele j estava a), mas tomado numa mudana radical de valor, j que ele era indecidvel e foi decidido. Ou ainda: ele no tinha valor e agora tem um. Dir-se- ento que a materialidade inaugural de uma singularidade universal o enunciado acontecimental. Ele fixa o presente do sujeito-pensamento do qual o universal se tece. Assim ocorre tambm com o encontro amoroso, do qual o enunciado eu te amo, de uma forma ou de outra, fixa o presente subjetivo, mesmo quando, do prprio encontro, a circunstncia apagada. Desta forma, uma sntese disjuntiva indecidvel decidida e, quanto inaugurao do seu sujeito, fixada s conseqncias do enunciado acontecimental. Observe-se que todo enunciado acontecimental , qualquer seja a sua forma, proposio, obra, configurao ou axioma, de estrutura declarativa. Implicado pelo aparecer-desaparecer do acontecimento, ele declara que algo indecidvel foi decidido, ou que algo sem-valor passou a ter um valor. a esta declarao que se encadeia o sujeito constitudo, e ela que abre o espao possvel de um universal. A partir da, para que o universal se desdobre, trata-se apenas de ser conseqente com o enunciado acontecimental. Isto , de tirar suas conseqncias na situao.

46

RIO DE JANEIRO, V.15, N.2, P.41-50, 2008

ETHICA

TESE 5. O UNIVERSAL DE ESTRUTURA IMPLICATIVA Uma objeo muitas vezes feita idia de universalidade que tudo que existe, ou que tudo que representado, remete a condies particulares e a interpretaes governadas por interesses ou foras dspares. Desta forma, no poderia haver uma apreenso universal da diferena, levando-se em conta a irredutibilidade da apreenso sexual segundo a posio ocupada, a posio homem ou a posio mulher. Ou ainda, grupos culturais diversos chamariam de atividade artstica produes sem denominador comum. Ou mesmo, uma proposio matemtica no seria intrinsecamente universal, porque depende, quanto sua validade, dos axiomas que a sustentam. Este perspectivismo hermenutico esquece que toda singularidade universal se apresenta como rede de conseqncias de uma deciso acontecimental. O que universal sempre da forma psilon pi, onde psilon o enunciado do acontecimento e pi uma conseqncia, ou uma fidelidade. evidente que, para quem recusa a deciso sobre psilon, para quem remete reativamente psilon ao seu estatuto de indecidabilidade, para quem aquilo que tomou valor deve permanecer sem valor, para tal sujeito, a forma implicativa no impe de modo algum que a conseqncia pi seja correta. Contudo, ele precisar admitir que h universalidade da implicao mesma. Em outras palavras, que se voc subjetivar o acontecimento a partir do seu enunciado, as conseqncias inventadas sero necessrias. Quanto a esse ponto, o aplogo do Mnon de Plato permanece incontornvel. Se um escravo ignora tudo sobre a fundao acontecimental da geometria, no pode validar a construo do quadrado de superfcie dupla de um quadrado dado. No entanto, se os dados primordiais lhe forem transmitidos e se ele aceitar subjetivar a transmisso, subjetiver tambm a construo considerada. A implicao que inscreve essa construo no presente que instaura o surgimento geomtrico grego , portanto, universalmente vlida. Diro: com a inferncia matemtica, voc est arranjando as coisas para o seu lado. Mas no. Todo procedimento universalizante implicativo. Ele atesta as conseqncias no que diz respeito ao enunciado acontecimental que fixa2 o acontecimento desaparecido. O protocolo de subjetivao,

NTT. O verbo utilizado pelo autor: pingler de pingle, alfinete significa fixar, afixar, pendurar com um alfinete; a traduo por fixar, portanto, no consegue dar conta do modo como o enunciado acontecimental fixa o acontecimento.

47

ETHICA

RIO DE JANEIRO, V.15, N.2, P.41-50, 2008

iniciando-se com este enunciado, por este fato mesmo, torna-se capaz de inventar as conseqncias e de as separar como universalmente reconhecveis. A denegao reativa do acontecimento, a mxima nada teve lugar alm do lugar, sem dvida o nico meio de desabilitar uma singularidade universal. Ela disqualifica as conseqncias e anula o presente do procedimento. Mas incapaz de anular a universalidade da implicao mesma. Se, por exemplo, a Revoluo Francesa a partir de 1792 um acontecimento radical, fixado pela declarao imanente de que a revoluo , como tal, uma categoria poltica, ento, verdadeiro que o cidado se constitui apenas segundo a dialtica da Virtude e do Terror. Esta implicao est fora de acometimento e universalmente transmissvel, por exemplo, nos escritos de Saint-Just. Evidentemente, se a revoluo no nada, a virtude como disposio subjetiva tambm no existe, e resta apenas o terror como fato insensato, sobre o qual impe-se que se profira um julgamento moral. A poltica desapareceu. Mas no a universalidade da implicao que a dispe. E, quanto a este ponto, no cabe de forma alguma evocar um conflito de interpretaes. a nossa tese 6.

TESE 6. O UNIVERSAL UNVOCO. Na medida em que se trata da subjetivao das conseqncias, h uma lgica unvoca da fidelidade que constitui uma singularidade universal. preciso retornar, aqui, ao enunciado acontecimental. Lembremos que, a ttulo de entidade indecidvel, ele circula na situao. H consenso ao mesmo tempo sobre sua existncia e sobre sua indecidabilidade. Ontologicamente, ele uma das multiplicidades que compem a situao. Logicamente, tem valor intermedirio, no decido. O que ocorre acontecimentalmente no concerne nem ao ser em jogo no acontecimento, nem ao sentido desse enunciado, mas unicamente ao seguinte: que ele ter sido decidido, ou decido verdadeiro, quando era indecidvel. Ou que, sem valor significativo, ter tomado um valor excepcional. Assim se d com o clandestino que, na igreja Saint-Bernard, mostra sua existncia. Dito de outro modo, o que afeta o enunciado, tal como tomado implicativamente pelo desaparecimento acontecimental, da ordem

48

RIO DE JANEIRO, V.15, N.2, P.41-50, 2008

ETHICA

do ato, e no da ordem do ser ou do sentido. E precisamente esse registro do ato que unvoco. Aconteceu o enunciado ter sido decidido, e isto subtrado a toda interpretao. Depende do sim ou do no, mas de modo algum da pluralidade equvoca dos sentidos. Na realidade, trata-se de um ato lgico, pode-se quase dizer como Rimbaud, de uma revolta lgica. O que a lgica anterior mantinha no indecidvel ou no no-valor, o acontecimento decide em favor da sua verdade ou de seu valor eminente. Obviamente, isso s possvel se, gradualmente, toda a lgica da situao for transformada a partir do ato unvoco que modifica o valor de um dos componentes da situao. O ser-mltiplo da situao no transformado em si, mas seu aparecer lgico, o sistema de avaliao e da ligao das multiplicidades, pode s-lo de maneira bem profunda. E a trajetria dessa mutao compe a diagonal universalizante da enciclopdia. A tese da equivocidade do universal, de fato, remete a singularidade universal s generalidades que legiferam sobre as particularidades. Ela apreende apenas o ato lgico que instaura universal e univocamente uma transformao de todo o aparecer. Pois toda singularidade universal pode ser assim definida: o ato que, encadeando um sujeito-pensamento, revela-se capaz de abrir um procedimento de modificao radical da lgica e, portanto, do que aparece enquanto aparece. Essa modificao, evidentemente, nunca completa, acabada. Pois, o ato unvoco inicial, sempre localizado, implica uma fidelidade, isto , uma inveno das conseqncias, que to infinita quanto a situao mesma. Da a tese 7.

TESE 7. TODA SINGULARIDADE UNIVERSAL INACABVEL, OU ABERTA. O nico comentrio suscitado por essa tese diz respeito ao n do sujeito, como localizao de uma singularidade universal, e do infinito, como lei ontolgica do ser-mltiplo. Mostrar-se-ia, neste ponto, que entre os filsofos da finitude, de um lado, e a negao do universal, o relativismo, o descrdito da noo da verdade, do outro, h uma cumplicidade essencial. Digamos numa s mxima: a surda violncia, a arrogante ingerncia da concepo dominante dos direitos humanos provm do fato que esses direitos so na verdade os direitos da finitude e, finalmente, como o mostra o tema insistente da eutansia democrtica, os direitos da morte. A concepo acontecimental das

49

ETHICA

RIO DE JANEIRO, V.15, N.2, P.41-50, 2008

singularidades universais impe que os direitos humanos sejam os do infinito, como foi observado por Jean-Francois Lyotard no Diffrend. Ou ainda, os direitos da afirmao infinita. Eu diria, ainda mais exatamente: os direitos do genrico.

TESE 8. A UNIVERSALIDADE NADA MAIS QUE A CONSTRUO FIEL DE UM


MLTIPLO GENRICO INFINITO.

O que deve-se entender por multiplicidade genrica? Muito simplesmente, um subconjunto da situao que no determinado por nenhum predicado do saber enciclopdico, ou seja, um mltiplo tal que pertencer a ele, ser um elemento seu, no o resultado de nenhuma identidade ou propriedade particular. Se o universal para todos, no sentido preciso de que o ato de se inscrever nele no depende de nenhuma determinao particular. Assim ocorre com a manifestao poltica, que s universal por sua indiferena provenincia social, nacional, sexual, ou de gerao. Assim ocorre com o casal amoroso, que universal somente ao produzir uma verdade indivisa sobre a diferena das posies sexuadas. Assim ocorre com a teoria cientfica, que universal apenas ao excluir, no seu desdobramento, toda marcao de sua provenincia. Assim ocorre com as configuraes artsticas, cujos sujeitos so as obras, e onde, como o constatava Mallarm, o autor uma particularidade abolida. Tanto que as configuraes inaugurais exemplares, como a Ilada e a Odissia, so tais que o nome prprio que as sustenta, Homero, finalmente remete apenas ao vazio do sujeito. Assim, o universal surge segundo o acaso de um suplemento, deixa como rastro do desaparecimento do acontecimento que o funda um simples enunciado separado, inicia seu procedimento no ato unvoco pelo qual se decide o valor do que no tinha valor nenhum, encadeia a este ato um sujeitopensamento que inventa as conseqncias, constri de maneira fiel uma multiplicidade infinita genrica, a qual, na sua abertura mesma, o que Tucdides declarava que seria, contrapondo-se particularidade histrica da guerra do Peloponeso, sua histria escrita dessa guerra: uma aquisio para sempre.

50

S-ar putea să vă placă și