Sunteți pe pagina 1din 15

Universidade Potiguar UnP Natal, RN Vestibular 2013.

1 - Medicina Prova 1A Sala de Prova N _________ N de Ordem: _________

Nome: _________________________________________________________________

Vestibular para Medicina 2013.1


CADERNO DE PROVA Tipo 1A Data da prova: 01/12/2012 (sbado)

INSTRUES
1. Este Caderno de Prova contm 40 questes objetivas, cada uma com quatro alternativas e somente uma opo correta; e a proposta para a sua redao, no incio do Caderno. 2. Verifique se seu Caderno est completo. Caso contrrio, comunique-se com o Fiscal de sua sala, que providenciar a substituio. 3. Alm deste Caderno, voc est recebendo um CARTO DE RESPOSTAS. Verifique se os dados nele impressos esto corretos. Caso haja correo a fazer, comunique ao Fiscal, para que faa registro em Ata. Ao marcar suas respostas, preencha completamente o campo (veja instruo no Carto). No faa rasuras no Carto de Respostas, pois isso implicar a anulao da questo. Igualmente ser anulada a questo em que for assinalada mais de uma alternativa. Use caneta esferogrfica de tinta azul ou preta. 4. No permitido o uso de dicionrio, calculadora, ou outro material alheio ao processo. Celulares devem permanecer desligados e a bateria desconectada. 5. Igualmente no permitido anotar, de forma alguma, as respostas s questes. 6. Para a sua REDAO, voc est recebendo um formulrio com sua identificao de candidato. No assine esse formulrio. No incio do Caderno de Prova est a proposta para voc elaborar a sua redao. Para fazer o rascunho, use o espao em branco deste Caderno de Prova. Veja outras orientaes especficas na apresentao das propostas especficas. Use caneta esferogrfica ao transcrever seu texto para o formulrio oficial de redao. 7. Ao terminar, devolva ao Fiscal de sua sala: - este Caderno de Prova; - o Carto de Respostas devidamente preenchido e assinado; - a sua redao transcrita para o formulrio prprio; 8. O gabarito ser publicado no dia 02 de dezembro, domingo, s 14h, na internet (www.unp.br) em Notcias OU na pgina principal selecione Ingresso, clique em Formas de Ingresso, localize Vestibular para Medicina e clique em Saiba mais; do lado direito, clique em Gabarito. 9. Reclamaes quanto a questes de prova sero aceitas at s 21 horas do dia 03 de dezembro de 2012 e devem ser entregues por escrito, com justificativa, na Central do Candidato do Campus Natal Unidade Roberto Freire. 10. Ao terminar o tempo mximo de prova (segundo anotao feita pelo Fiscal no quadro da sala), devero ser entregues ao Fiscal de prova todos os materiais de prova relacionados no item 6, NO SENDO PERMITIDO, a partir desse momento, marcar respostas no Carto de prova, nem transcrever texto para o formulrio oficial da redao. O candidato que no atender ao comando do fiscal da sala ter anotao feita em Ata e poder ter sua prova anulada pela Comisso. 1

Universidade Potiguar UnP Natal, RN Vestibular 2013.1 - Medicina Prova 1A

QUESTO DISCURSIVA Para elaborar sua redao, siga os passos apresentados abaixo:

1. Leia atentamente os textos que se seguem. TEXTO 01

PERSISTIR NO SONHO (MESMO QUE LEVE TEMPO) Reprovaes no vestibular podem desanimar, mas motivao fundamental. Ser "doutor" o sonho de muita gente, mas so poucos os que conseguem chegar l. Antes de estudar seis anos seguidos, fazer residncia e, enfim, formar-se mdico, a primeira tarefa - com certeza uma das mais complicadas - passar no vestibular. Persistncia. Essa a palavra de ordem para aqueles que no desistem do sonho, mesmo que para isso precisem enfrentar anos e anos de cursinho pr-universitrio. Carlos Eduardo Carrasco, 22 anos, est prestando vestibular para Medicina h cinco anos. Aqui entre ns, difcil imaginar como algum resiste tanto tempo, no? Para os mais desanimados, Carrasco diz que sua insistncia fruto da vocao que acredita ter. "Minha me conta que quero ser mdico desde criana. J fiz tambm vrios testes vocacionais e todos apontaram para a Medicina", afirma. Persistncia tambm a marca de Luiz Fernando Magri Dias Galdino, 25 anos. Ele que, durante seis (!) anos consecutivos, prestou diversos vestibulares para Medicina, no cogita desistir do sonho, pois est firme em sua escolha. Nestes casos, a Medicina no uma simples coincidncia de cursos? Claro que no o nico curso em que h reprovao. No d pra negar, no entanto, que esse o caso mais comum. Se voc tambm est nessa situao, deve tomar cuidado para que a frustrao no o faa desistir. Fique atento, pois essa a tendncia natural. A cada vez que um aluno reprova no vestibular, vai acumulando decepes. "O mais importante que os jovens consigam lidar com a frustrao. Agora, como fazer isso depende da carga emocional de cada um e do quanto de foras restam para uma nova tentativa", explica o psiclogo e professor do Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento da UnB (Universidade de Braslia), derson Luiz Costa Junior. Conscincia e deciso Galdino definitivo: nunca pensou em prestar vestibular para outro curso. "Tenho plena certeza da minha escolha. Sei que, alm de me satisfazer profissionalmente, a Medicina tem uma importante funo de contribuio social", afirma. J Carrasco conta que, nos primeiros anos, chegou a prestar Biologia e Jornalismo - mas tambm no passou. um pouco difcil dizer que seguiria alguma outra carreira. Mas acredito que posso ser to feliz quanto em outras profisses que gosto", ressalta. A cabe uma outra observao: nem sempre desistir de um curso pela dificuldade do vestibular vale a pena. Costa Junior alerta que trocar sua opo profissional por algo mais fcil pode no funcionar como compensao. "O jovem que toma essa deciso tem que estar convicto de que escolheu uma carreira alternativa to adequada e importante quanto aquela primeira da qual desistiu", afirma. Para quem est procurando dicas de motivao, seguem algumas indicaes, dadas pelo professor da UnB:
2

Universidade Potiguar UnP Natal, RN Vestibular 2013.1 - Medicina Prova 1A

1. A primeira motivao vem do prprio estudante, a vontade de ser profissional da rea X ou Y. Esse desejo gera a motivao, o empenho e, por consequncia, o resultado; 2. Uma boa rede familiar de apoio muito importante. A famlia e os amigos devem ajudar, dando foras e facilitando a vida do indivduo para que ele faa um novo ano de cursinho; 3. O equilbrio emocional para enfrentar situaes de tenso fundamental. preciso aumentar o potencial psicolgico para enfrentar a nova experincia; 4. Vale a pena descobrir quais so seus pontos fracos para dar mais ateno a eles durante a preparao. Cansao E o cansao? Ser que no atrapalha? Carrasco confessa que, muitas vezes, sente o peso e revela que j pensou em desistir. Inevitvel, voc estuda sempre as mesmas coisas. s vezes dificulta um pouco, fico cansado. Voc estuda, estuda, chega na hora e no v resultado. Passa pela cabea desistir, mas, l no fundo, o sonho te faz continuar", diz Carrasco. Diante de tantas dificuldades, no fcil definir se esses dois "bravos" devem ser tachados de persistentes, ou apenas teimosos. Para Costa Junior, eles so, ao mesmo tempo, persistentes, obstinados e teimosos, j que o limite entre essas definies quase imperceptvel. "Enquanto a pessoa tiver um objetivo para alcanar, uma possibilidade de enfrentar a dificuldade, tem que tentar. Mas sempre tomando cuidado para que o estresse e a frustrao no ultrapassem a motivao porque isso pode trazer prejuzo at para a sade do sujeito." E os resultados? Quanto expectativa com relao aos resultados, Carrasco diz que, hoje, mais realista e p no cho. "Fico na minha. Se voc subir muitos degraus, maior o tombo. Quando voc fica esperando muito, muito, muito, chega na hora e quebra a cara. Foi o que aconteceu comigo nos primeiros anos", reconhece. O estudante ainda espera o resultado de um ltimo vestibular que sai no prximo dia 10 de fevereiro. "Estou esperando. Se no der, estou matriculado para outro ano de cursinho, vou para o sexto", conclui Carrasco.
Por Brbara Paludeti.Disponvel em: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2006/02/06/448930/persistirsonho-(mesmoleve-tempo).html.Acesso em 19/10/2012. Com adaptaes.

TEXTO 02

Disponvel em: Vestibulando+de+medicina.jpg. chargespiadasecia.blogspot.com. Acesso em 20/10/2012.

Universidade Potiguar UnP Natal, RN Vestibular 2013.1 - Medicina Prova 1A

2. Os textos dados discorrem sobre reprovao no vestibular, principalmente de Medicina, e a persistncia de alguns vestibulandos na luta por seu sonho. Com base nas informaes presentes nesses textos e em seus conhecimentos sobre o assunto, elabore uma carta argumentativa dirigida a um dos dois vestibulandos citados no texto 01 (Carlos Eduardo Carrasco e Luiz Fernando Magri Dias Galdino) aconselhando-o a desistir do seu sonho e tentar outro curso OU a persistir em seu sonho at conseguir a desejada aprovao. Para tanto, use argumentos plausveis. Seu texto dever contemplar: a) b) c) d) linguagem que atenda aos padres da norma culta; estrutura e organizao tpicas de uma carta argumentativa; posicionamento em relao ao tema; exposio clara dos argumentos e evidncias (utilizando pelo menos dois argumentos) que fundamentem sua tese.

Obs: 1. Seu texto dever apresentar, no mnimo, vinte linhas e, no mximo, trinta. 2. Sua carta dever ser assinada com o pseudnimo de Conselheiro acadmico. 3. Use a folha de rascunho disponvel neste Caderno de Questes para elaborar o seu texto provisrio. 4. Concluda a tarefa, transcreva seu texto final para o formulrio prprio.

Universidade Potiguar UnP Natal, RN Vestibular 2013.1 - Medicina Prova 1A

LNGUA PORTUGUESA Para as questes de 01 a 15, tome como base os textos da Questo Discursiva. 1. Podemos afirmar que o objetivo central do texto 01 : a) convencer o leitor a tentar vestibular para outros cursos ao invs de ficar perdendo tempo com Medicina. b) discorrer sobre as dificuldades e as reprovaes nos vestibulares para Medicina salientando-se a importncia de o candidato no desistir de seu sonho, se ele tem certeza de que isso que realmente quer. c) criticar o nvel de dificuldade dos vestibulares para Medicina, e o nmero excessivamente pequeno de vagas nas universidades para esse curso, orientando os candidatos a no desistirem nunca de seus sonhos, mesmo que passem a vida toda tentando. d) incentivar os alunos a no desistirem nunca do curso de Medicina por se tratar do melhor curso que a Universidade tem para oferecer e que trar grande recompensa financeira. 2. A funo da linguagem que prevalece no texto 01 : a) potica b) injuntiva c) referencial (ou informativa) d) apelativa (ou conativa) 3. O modo de organizao textual que prevalece no texto 01 : a) injuntivo b) dialogal c) descritivo d) argumentativo 4. Em que gnero do discurso se enquadra o texto 01? a) Artigo jornalstico b) Artigo cientfico c) Resenha d) Crnica 5. No texto 01, mesmo se tratando de um texto prioritariamente argumentativo, podemos encontrar pequenas partes pertencentes a outro modo de organizao textual. Um exemplo disso o trecho Se voc tambm est nessa situao, deve tomar cuidado para que a frustrao no o faa desistir. Fique atento, pois essa a tendncia natural. (4 pargrafo), que pertence ao modo de organizao textual denominado a) dialogal b) descritivo dialogal c) descritivo d) injuntivo 6. No segundo pargrafo do texto 01, quanto s estratgias de citao da voz alheia, temos a) apenas uma citao direta b) uma citao indireta e uma citao direta c) duas citaes diretas d) uma modalizao em discurso segundo e uma citao direta
5

Universidade Potiguar UnP Natal, RN Vestibular 2013.1 - Medicina Prova 1A

7. No primeiro pargrafo, ainda sobre a forma de citao do discurso alheio, as aspas esto indicando a) aspas de distanciamento b) marca do discurso direto c) marca de um erro textual d) marca que indica palavra de uso apenas popular. 8. Do texto 02 possvel inferir que a) o rapaz tem problemas cognitivos b) o Senhor que aparece na charge uma pessoa m, egosta e persegue o rapaz c) o rapaz no tem boas notas d) s quem tira notas muito altas na escola pode passar no vestibular para Medicina 9. Em No d pra negar, no entanto, que esse o caso mais comum. (3 pargrafo) o termo em destaque pode ser substitudo, sem prejuzo para o sentido original do texto, por a) porm b) portanto c) desta forma d) por isso 10. No texto 01, do fragmento Ser doutor o sonho de muita gente, mas so poucos os que conseguem chegar l., podemos inferir que o autor est chamando de doutor a) toda e qualquer pessoa que se forma em qualquer curso b) apenas aqueles que se formam em medicina c) as pessoas de alto poder aquisitivo d) as pessoas que estudam muito 11. Do 6 pargrafo do texto 01, podemos depreender que
a) o jovem deve desistir do vestibular para Medicina se ele encontrar outro curso que lhe proporcione tanto dinheiro e respeito quanto o de Medicina. b) o jovem deve desistir do curso de Medicina se ele, ao ser reprovado no vestibular, passar a se sentir inadequado para o curso. c) desistir de um curso que se deseja, pela dificuldade de ser aprovado no vestibular, s vlido se o jovem tiver convico de que a sua outra escolha to boa para ele quanto a que ele abandonou. d) o jovem no deve desistir de ser aprovado no vestibular para medicina se ele dispuser de muito dinheiro para pagar cursinhos e no precisar se preocupar com o futuro.

12. Analise as propostas de reescrita de alguns fragmentos do texto 01. Em seguida, marque a opo que corresponde sugesto INCORRETA. a) No d para negar, no entanto, que esse o caso mais comum. (3 pargrafo) b) Nesses casos, a Medicina no uma simples coincidncia de cursos? (3 pargrafo). c) 1. A primeira motivao vem do prprio estudante: a vontade de ser profissional da rea X ou Y. (8 pargrafo). d) 4. Vale a pena descobrir quais so seus pontos fracos, para dar mais ateno a eles, durante a preparao. (8 pargrafo). 13. Em Carrasco diz que sua insistncia fruto da vocao que acredita ter. (2 pargrafo), temos a) uma citao direta b) uma modalizao em discurso segundo c) uma citao indireta d) uma ilha textual
6

Universidade Potiguar UnP Natal, RN Vestibular 2013.1 - Medicina Prova 1A

14. De acordo com o fragmento do texto, O equilbrio emocional para enfrentar situaes de tenso fundamental (nmero 3 dentro do retngulo, depois do 8 pargrafo), marque a alternativa correta: a) No fragmento, o trecho situaes de tenso um pressuposto que se refere ao momento do vestibular. b) No fragmento, o trecho situaes de tenso um subentendido que se refere ao momento do vestibular. c) O trecho transmite a ideia de que os alunos que possuem equilbrio emocional certamente iro passar no vestibular. d) O trecho se refere a situaes outras de tenso emocional, que no o vestibular. 15. De acordo com o trecho, "Fico na minha. Se voc subir muitos degraus, maior o tombo. Quando voc fica esperando muito, muito, muito, chega na hora e quebra a cara. Foi o que aconteceu comigo nos primeiros anos" (ltimo pargrafo), marque a alternativa correta: a) Carrasco acredita que criar expectativas pode levar frustrao. b) segundo o fragmento, Carrasco defende que no vale a pena prestar vestibular tantas vezes, pois no fim o candidato sempre ir se decepcionar. c) quem presta vestibular muitas vezes ter menos chances de criar expectativas porque j se decepcionou demais. d) no importa se o vestibulando cria expectativas ou no, o resultado final da prova ser o mesmo e todos se decepcionaro sempre de forma semelhante e na mesma medida.

LITERATURA 16. Leia as afirmaes abaixo sobre a pea O santo e a porca, de Ariano Suassuna, e escolha a alternativa correta. I A pea um retrato sem retoques do poltico nordestino durante o perodo do coronelismo, cuja representao a personagem de Eudoro. II A pea tem como tema central a avareza, que representada pela personagem de Eurico e a forma como cuida dos seus bens. III Por meio de personagens tpicos do serto nordestino, a pea discute temas universais, como o amor e o dinheiro. IV Por meio de personagens tpicos do serto nordestino, a pea uma adaptao das tragdias gregas de Aristfanes. a) b) c) d) Esto corretas as afirmaes I, II e III. Esto corretas as afirmaes I e III. Esto corretas as afirmaes I e II. Esto corretas as afirmaes II e III.

17. Leia o texto abaixo, um trecho do conto O guardador, de Joo Antnio, retirado do livro Contos brasileiros contemporneos, e responda ao que solicitado a seguir. Que do, do. Beberica e escarafuncha. Difcil saber. Por que as pessoas do esmola? Cabea branquejando, o bon pendido do lado reflete dvidas. Trs tipos de pessoas do. S uma minoria - ningum espere outro motivo - d esmola por entender o miser. H a maior parte, no meio, querendo se ver livre do pedinte. O terceiro grupo, otrios da classe mdia, escorrega trocados a esmoleiros j que, vestidos direitinhamente, encabulariam ao tomar o
7

Universidade Potiguar UnP Natal, RN Vestibular 2013.1 - Medicina Prova 1A

flagra em pblico - so uns duros, uns tesos. Para eles, no ter cai mal. Se domingo, pior. Domingo ruim para os bem-comportados. Apesar da pinga, esses pensamentos no o distraem de suas necessidades cada vez mais ruas, imediatas. Se trabalhou, guardando-lhes os carros, por que resistem ao pagamento da gorjeta? Eles rezando na Catedral e, depois, saindo para flanar. Teriam dois jeitos de piedade - um na Catedral, outro c fora? Chamou nova uca para abrir o entendimento. Muita vez, batalhando rpido nas praas e ruas, camelando nos arredores dos hotis e dos prdios grandes do centro, no aeroporto, na rodoviria, notou. Ele era o nico que trabalhava. Muquiras, muquiranas. Aos poucos, ondas do lcool rondando a cabea, capiscou. Os motoristas caloteiros e fujes, bemvestidinhos, viveriam atolados e amargando dvidas de consrcio, prestaes, correes monetrias e juros, arrocho, a prensa de taxas e impostos difceis de entender. Mas tinham de pagar e no lhes sobrava o algum com que soltar gorjeta ao guardador. Isso. O automvel sozinho comia-lhes a proviso. Jacarand calculou. Motorista que faa umas quatro estacionadas por dia larga, picado e a no barato, um tufo de dinheiro no fim do ms. Vamos e venhamos. Se no podiam, por que diabo tinham carro? O portuga diz que quem no tem competncia no se estabelece. Depois, a galinha come com o bico no cho. A partir do foco narrativo, percebe-se claramente que o autor d voz a uma personagem, o guardador de carros Jacarand, que pode ser descrita como: I Algum que vive margem da sociedade e dependente da boa vontade daqueles bem situados socialmente. II Algum excludo socialmente e cuja revolta perceptvel na forma como categoriza os doadores de esmola. III Um dependente do lcool que se considera um dos bem-comportados dos domingos, espera da bondade alheia. IV Algum revoltado por ser o domingo um dia fraco para conseguir compensao pelo trabalho de guardar carros. a) b) c) d) Esto corretas as afirmaes I e II. Esto corretas as afirmaes I e III. Esto corretas as afirmaes I e IV. Esto corretas as afirmaes I, II e III.

18. A leitura do fragmento do conto O guardador tambm evidencia: a) O desejo de discutir os aspectos formais da literatura, com nfase na riqueza do vocabulrio culto. b) Uma nfase na temtica poltica, descrevendo os aspectos sociais que a atuao polticopartidria do protagonista pode alterar. c) Uma opo do autor pela abordagem social da literatura, no s no tema, mas na prpria opo pela adequao da linguagem ao protagonista. d) A clara opo por um aspecto mais onrico do fazer literrio, descrevendo a realidade a partir de experincias com o inconsciente. 19. Uma das principais caractersticas atribudas literatura a literariedade, ou seja, certas propriedades poticas do texto literrio que o definem como tal e o diferenciam de outros textos. Leia a passagem abaixo, extrada do conto A moa tecel, de Marina Colasanti, tambm retirado da coletnea Contos brasileiros contemporneos, e escolha a interpretao que seja mais adequada a essa caracterstica do texto literrio. Acordava ainda no escuro, como se ouvisse o sol chegando atrs das beiradas da noite. E logo sentava-se ao tear. Linha clara, para comear o dia. Delicado trao cor de
8

Universidade Potiguar UnP Natal, RN Vestibular 2013.1 - Medicina Prova 1A

luz, que ela ia passando entre os fios estendidos, enquanto l fora a claridade da manh desenhava horizonte. Depois ls mais vivas, quentes ls iam tecendo hora a hora, em longo tapete que nunca acabava. Se era forte demais o sol, e no jardim pendiam as ptalas, a moa colocava na lanadeira grossos fios cinzentos de algodo mais felpudo. Em breve, na penumbra trazida pelas nuvens, escolhia um fio de prata, que em pontos longos rebordava sobre o tecido. Leve, a chuva vinha cumpriment-la janela. Mas se durante muitos dias o vento e o frio brigavam com as folhas e espantavam os pssaros, bastava a moa tecer com seus belos fios dourados, para que o sol voltasse a acalmar a natureza. Assim, jogando a lanadeira de um lado para o outro e batendo os grandes pentes do tear para frente e para trs, a moa passava os seus dias. Nada lhe faltava. Na hora da fome tecia um lindo peixe, com cuidado de escamas. E eis que o peixe estava na mesa, pronto para ser comido. Se sede vinha, suave era a l cor de leite que entremeava o tapete. E noite, depois de lanar seu fio de escurido, dormia tranqila. Tecer era tudo o que fazia. Tecer era tudo o que queria fazer. Mas tecendo e tecendo, ela prpria trouxe o tempo em que se sentiu sozinha, e pela primeira vez pensou como seria bom ter um marido ao seu lado. No esperou o dia seguinte. Com capricho de quem tenta uma coisa nunca conhecida, comeou a entremear no tapete as ls e as cores que lhe dariam companhia. E aos poucos seu desejo foi aparecendo, chapu emplumado, rosto barbado, corpo aprumado, sapato engraxado. Estava justamente acabando de entremear o ltimo fio da ponta dos sapatos, quando bateram porta. Nem precisou abrir. O moo meteu a mo na maaneta, tirou o chapu de pluma, e foi entrando na sua vida. I Ao comparar o tear com a vida, a autora cria uma simbologia para falar da realidade. II O tear uma alegoria e expressa as possibilidades que a personagem dispe para realizar seus sonhos. III O tear uma metfora da capacidade do ser humano em sonhar e a possibilidade de realizar seus sonhos. IV - O ato de tecer a realidade s possvel atravs do texto literrio, por sua capacidade de imaginar ou realizar o impossvel. a) b) c) d) Esto corretas todas as afirmaes. Esto corretas as afirmaes I e III. Esto corretas as afirmaes II e IV. Esto corretas as afirmaes I, II e III.

20. Lus da Cmara Cascudo, alm de ser o mais reconhecido folclorista e etngrafo brasileiro, foi tambm um cronista de sua poca. O livro Crnicas de origem um resgate de suas principais crnicas, publicadas no jornal A Imprensa, fundado pelo seu pai, e retratam a cidade de Natal dos anos 20 do sculo passado. Por meio da descrio dos hbitos, costumes e tipos daquela poca, Cmara Cascudo mostra o cotidiano da cidade. Dessa forma, em relao crnica correto afirmar: a) um gnero estritamente jornalstico que tem como objetivo discutir apenas problemas relacionados ao noticirio. b) um gnero literrio veiculado em geral pela imprensa e que, de certa forma, retrata o cotidiano atravs de uma viso pessoal do autor. c) um gnero ao mesmo tempo literrio e jornalstico cujo objetivo descrever uma poca com base em notcias. d) um gnero independente que usa a linguagem literria para expressar apenas as notcias do dia.
9

Universidade Potiguar UnP Natal, RN Vestibular 2013.1 - Medicina Prova 1A

MATEMTICA 21. Foi constatado que em certo pas da Amrica Central, no ano de 1990, foi despejada em um rio uma quantidade de litros do poluente beta. A partir de ento, essa quantidade dobrou a cada ano. Se hoje a quantidade do poluente beta despejada nesse rio de 1 milho de litros, h quantos anos ela era de 250 mil litros? a) 7 anos b) 15 anos e 6 meses c) 1 anos e 20 dias d) 2 anos 22. Um apostador da mega sena jogou durante 5 semanas consecutivas, de tal modo que, a partir da segunda semana, o valor apostado era o dobro do valor da semana anterior. Se o total apostado, nas cinco semanas, foi de R$2.325,00, o valor pago pelo apostador, no jogo da primeira semana, foi: a) R$124,00 b) R$564,89 c) R$75,00 d) R$87,67 23. Para um pesquisador foi informado que o pH de uma soluo aquosa definido pela expresso pH = - log[ H+] , em que [H+} indica a concentrao, em mol/l , de ons de hidrognio na soluo e log, o logaritmo decimal. Ao analisar uma determinada soluo, um pesquisador verificou que, nela, a concentrao de ons de hidrognio era [H+] = 5,4 .10-8 mol/l. Utilizando log 2 = 0.30 e log 3 = 0.48, qual o valor que o pesquisador obteve para o pH da soluo pesquisada? a) 7,98 b) 7,26 c) 7,00 d) 7,08 24. No conjunto M das matrizes n x m (com n m), considere as seguintes afirmaes: I Se A uma matriz de M, sempre estar definido o produto A.A. II Se A uma matriz de M, a sua transposta no o ser. III A soma de duas matrizes de M pode no pertencer a M. a) Somente II verdadeira. b) Somente I falsa. c) Todas so falsas. d) Somente I e II so verdadeiras. 25. Um ciclista deseja em seus treinamentos subir uma rampa de comprimento x que forma um ngulo com a horizontal. Aps vrias tentativas, o ciclista consegue subir a rampa que, no seu final, est a uma altura y metros acima da posio inicial. Imaginando que o ngulo mede 30o e a altura y 1 metro, podemos afirmar que a distncia x percorrida pelo ciclista foi de:
10

Universidade Potiguar UnP Natal, RN Vestibular 2013.1 - Medicina Prova 1A

a) 12 b) 9m c) 2 m d) 6,5m 26. Analise estas afirmaes: I Se M(x) e N(x) so polinmios de grau n, ento M(x) + N(x) um polinmio de grau 2n. II O quociente de um polinmio de grau n por (x a) um polinmio de grau n 1. III Se M(x) e Q(x) so polinmio de grau n, ento M(x).N(x) um polinmio de grau n2. IV Se M(x) um polinmio de grau n+1 e Q(x) um polinmio de grau n 3, ento o resto da diviso M(x) : N(x) o polinmio de grau 4. Pode-se afirmar que: a) I e III so falsas b) II e IV so falsas c) II e III so verdadeiras d) I e IV so verdadeiras 27. A fbrica de eletrodomsticos TOTAL S/A deseja produzir uma chapa retangular a partir de uma chapa de alumnio que possui o formato de um tringulo issceles. Suponha que A, B e C so os vrtices da chapa triangular; D, E, F e G os vrtices da chapa retangular; e AB = AC = 4 m e ABC = 60o. Com essas informaes pode-se dizer que as dimenses EF e DE da chapa retangular so: a) 5m e 2,6 b) 2 m e c) 1m e 8m d) 5 m e 9m 28. O Instituto EcoNatal definiu que a natureza tem sua prpria maneira de manter o equilbrio. Se uma cidade fica grande demais, , muitas vezes, reduzida por falta de alimento, por predadores, seca, doena, alagamentos. Certa reserva da mata Atlntica sofreu desmatamento. No primeiro dia, teve 1 km2 alagado e, a cada dia subsequente, foi destrudo pelo alagamento o triplo da rea alagada no dia anterior. Supondo que essa catstrofe se mantenha, quantos km2 da reserva sero alagados decorridos k dias do incio do alagamento? a) 2k 1 b) 2k+1/3 c) 3k/2 d) (3k-1)/2 29. Uma fbrica de refrigerantes resolveu colocar na sua unidade de produo um recipiente de forma cilndrica medindo 12 cm de raio interno, preenchido com gua at uma altura (h). Uma esfera de raio 12 cm colocada no fundo desse recipiente e constata-se que a gua recobre exatamente o nvel da esfera. Nessas condies, a medida da altura (h) :
11

Universidade Potiguar UnP Natal, RN Vestibular 2013.1 - Medicina Prova 1A

a) 10 cm b) 8 cm c) 7,5 cm d) 9 cm 30. O trem que liga So Paulo ao Rio de Janeiro ser reformado e constitudo de uma locomotiva e 6 vages distintos, sendo um deles restaurante. Sabendo que a locomotiva deve ir frente e que o vago restaurante no pode ser colocado imediatamente aps a locomotiva, o nmero de modos diferentes de montar a composio de: a) 600 b) 950 c) 250 d) 1000

HISTRIA 31. So dadas as afirmaes: I - O expansionismo romano, na poca da Repblica, teve um dos seus pontos mximos nas Guerras Pnicas, entre Roma e Cartago. Essas guerras trouxeram como consequncias o aumento populacional, com o crescimento do nmero de escravos em Roma e a consolidao do poder romano no Mar Mediterrneo. II - Os mosteiros, na Europa Medieval, tiveram importncia para a cultura ocidental, porque foi nesse ambiente monstico que foram preservadas e estudadas obras importantes, principalmente da Antiguidade Clssica. III - A transio da Idade Mdia para a Idade Moderna, sculo XV, foi marcada pelo declnio do Absolutismo e do Mercantilismo, incio da Revoluo Industrial, movimentos revolucionrios como a Independncia dos Estados Unidos e a Revoluo Francesa. Responda: a) Todas as afirmaes esto corretas. b) Somente as afirmaes II e III esto corretas. c) Somente as afirmaes I e III esto corretas. d) Somente as afirmaes I e II esto corretas. 32. So dadas as afirmaes: I - A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) teve como uma de suas causas o confronto entre naes capitalistas: Alemanha liderando a Trplice Aliana e a Inglaterra frente da Trplice Entente. Esse conflito se expressou nas questes envolvendo a partilha de terras na frica poca do Neocolonialismo. II - O perodo entre a Primeira e a Segunda Guerras mundiais (1918-1939) foi caracterizado por uma grande crise econmica, que teve o pice com a falncia da Bolsa de Valores de Nova YorK, em 1929. O surgimento de regimes totalitrios, como o Salazarismo e o Franquismo tambm marcaram esse perodo. III - Ao trmino da Segunda Guerra Mundial, em 1945, comeou uma poltica antagnica, chamada de Guerra Fria, entre Estados Unidos e Unio Sovitica, pases que tinham lutado juntos na Segunda Guerra. Responda:
12

Universidade Potiguar UnP Natal, RN Vestibular 2013.1 - Medicina Prova 1A

a) b) c) d)

Todas as afirmaes esto corretas. Somente as afirmaes I e II esto corretas. Somente as afirmaes II e III esto corretas. Somente as afirmaes I e III esto corretas.

33. So dadas as afirmaes: I - No perodo colonial brasileiro, Portugal exerceu um rgido controle sobre o comrcio externo do Brasil. Esse controle rigoroso foi uma caracterstica marcante do Mercantilismo lusitano. A chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, em 1808, e a consequente abertura dos portos s naes amigas marcou o fim do monoplio comercial portugus no Brasil. II - A pecuria foi um fator importante para a conquista e povoamento das terras da Capitania do Rio Grande do Norte, diferentemente de outras capitanias que tiveram a cana-de-acar como principal atividade econmica. III - A Revoluo Pernambucana de 1817 e a Confederao do Equador - PE - 1824 - tinham por objetivo implantar uma forma democrtica de governo, atravs de uma monarquia parlamentar, em Pernambuco, Paraba, Rio Grande do Norte e Cear.

Responda: a) Somente a afirmao I est correta. b) Somente as afirmaes I e II esto corretas. c) Somente as afirmaes I e III esto corretas. d) Todas as afirmaes esto corretas. 34. So dadas as afirmaes: I - O perodo da Regncia (1831-1840) foi um dos mais agitados da Histria do Brasil; dentre as rebelies destacou-se a Revolta do Mals (1835), em Salvador, que objetivava combater o Islamismo e manter no poder a aristocracia aucareira baiana at a maioridade de Dom Pedro II. II - A Guerra do Paraguai, na dcada de 1860, teve repercusso para a consolidao do movimento republicano, uma vez que a vitria do Brasil no conflito fortaleceu os militares. A proclamao da Repblica foi um golpe militar do Exrcito que derrubou o governo do Primeiro-Ministro, o Visconde de Ouro Preto, e consequentemente, Dom Pedro II. III - A Revolta do Forte de Copacabana, em 1922, considerada um movimento Tenentista; foi um levante contra o governo oligrquico do Presidente Artur Bernardes e teve como um dos seus fatos de repercusso nacional o episdio dos 18 do Forte. Responda: a) Somente as afirmaes I e II esto corretas. b) Somente as afirmaes I e III esto corretas. c) Somente a afirmaes II e III esto corretas. d) Todas as afirmaes esto erradas. 35. So dadas as afirmaes: I - A Bossa-Nova, movimento de inovao musical iniciado na dcada de 1950, sofreu influncia do Jazz e do samba e teve Joo Gilberto, Tom Jobim e Vincius de Moraes como principais expoentes. II - A contestao ao Regime Militar instaurado no Brasil a partir de maro de 1964 teve na Msica Popular Brasileira uma forte expresso oposicionista, destacando-se Chico Buarque como um dos principais nomes.
13

Universidade Potiguar UnP Natal, RN Vestibular 2013.1 - Medicina Prova 1A

III - O movimento dos caras pintadas foi importante como demonstrao de fora popular contra o governo do presidente Fernando Collor de Melo e, junto com outros movimentos populares, contribuiu para o Impeachment do citado presidente. Responda: a) Somente a afirmao I est correta. b) Somente as afirmaes I e II esto corretas. c) Somente as afirmaes II e III esto corretas. d) Todas as afirmaes esto corretas. GEOGRAFIA 36. A rpida industrializao a partir da Segunda Guerra Mundial, o crescimento populacional acelerado e o xodo rural, de um lado, a falta de investimentos pblicos, a pobreza e a inexistncia de polticas pblicas, de outro, explicam a crtica situao ambiental que muitas cidades e o campo brasileiro vivem. Considerando o ciclo da gua das chuvas e a disperso dos gases provenientes da indstria, como o dixido de enxofre e o xido de nitrognio, causadores da chuva cida, pode-se afirmar que: a) A precipitao na regio rural, embora cida, no afeta o ecossistema, pois a transpirao dos vegetais neutraliza o excesso de cido. b) As guas de escoamento superficial e da precipitao causam o aumento da acidez do solo, contaminao da gua do manancial, levando mortandade dos peixes. c) A precipitao na regio rural pode causar acidez do solo, mas nada comparado se isso ocorre nas regies frias, produtoras de trigo. d) Apenas na Amaznia podem ocorrer danos ao ecossistema, pois na regio chove muito, comprometendo assim a alimentao, principalmente dos ndios. 37. As massas de ar so o principal elemento responsvel pela dinmica do clima. Elas so pores da atmosfera que carregam consigo as caractersticas e propriedades das reas de onde elas se originam, como continentes, oceanos e polos. Das alternativas apresentadas abaixo, apenas uma no representa uma afirmao correta; assinale-a. a) As massas de ar formadas nos oceanos so sempre midas e frias, independentemente da latitude em que se originam. b) As massas de ar formadas nos continentes so, em geral, secas, exceto quando esto sobre reas de grandes bacias hidrogrficas e florestas equatoriais. c) As massas de ar formadas em reas de baixa umidade do ar so secas. d) As massas de ar nos polos, onde a atmosfera apresenta baixas temperaturas, so frias e secas, ao contrrio do Equador, onde elas so quentes e midas. 38. Os Estados Unidos ainda so o expoente maior da economia mundial, apesar da crise desencadeada a partir dos ltimos cinco anos. Pode-se dizer que o pas continua sendo a maior potncia econmica do planeta. Porm, est longe daquela economia que respondia por 25% de tudo que se comprava e se vendia no planeta. Enquanto isso, a economia Chinesa d mostras de fazer frente economia americana num futuro bem prximo, ao mesmo tempo em que a Europa agoniza com taxas de desemprego enormes, alcanando em alguns pases taxas de at 25%. Assinale a alternativa que atualmente retrata os pases europeus com maiores problemas econmicos, inclusive desemprego, manifestaes populares nas ruas, pondo em risco, inclusive, a moeda EURO, que at pouco tempo ameaava o dlar americano a um segundo plano, nas grandes negociaes internacionais. Estamos falando da
14

Universidade Potiguar UnP Natal, RN Vestibular 2013.1 - Medicina Prova 1A

a) b) c) d)

Espanha - Grcia Polnia Grcia Portugal Sua Itlia -- Grcia Frana Grcia Portugal Espanha

39. As fontes de energia podem ser classificadas em renovveis e no renovveis, ou seja, as que possuem capacidade de se recompor ou no. Assim tambm existem as fontes de energia primrias ou secundrias, que so usadas diretamente para um trabalho ou para gerao de calor. Temos ainda as fontes de energia convencionais ou alternativas. Diante do exposto e considerando seus conhecimentos, assinale a alternativa verdadeira sobre fontes de energia. a) O petrleo, mineral fssil, classificado como fonte de energia alternativa. b) O petrleo, gerado a partir da decomposio de material orgnico, considerado uma fonte de energia renovvel. c) O uso da lenha ou do carvo para alimentar uma caldeira na gerao de calor e produo de energia eltrica classificado como fonte de energia secundria. d) O lcool, proveniente do processamento da cana-de-acar, um combustvel no renovvel, j que empobrece o solo de grande extenso de terras. 40. A fisso nuclear, ou seja, a diviso do tomo de metais pesados como o urnio e o plutnio, ocorreu em 1938. Na usina termonuclear, a fisso do ncleo do tomo, a partir da queima do urnio, que ir aquecer a gua e produzir o calor para a produo de energia eltrica. O processo seguinte semelhante ao das usinas termeltricas (petrleo e carvo mineral). No incio, a usina nuclear foi para fins militares, com uso durante a segunda guerra mundial em Nagasaki e Hiroshima. Depois se pensou no uso apenas para fins pacficos. Porm, na atualidade, embora muitos pases usem a usina nuclear como a principal fonte para energia eltrica, outros pases almejam fabricar armas nucleares, o que gera graves conflitos de interesses diversos. Para a ONU e EUA, os pases que podem ser ameaa paz mundial, ao fabricarem a bomba atmica, so: a) China e Japo b) Ir e Egito c) Ir e Coria do Norte d) Paquisto e frica do Sul

15

S-ar putea să vă placă și