Sunteți pe pagina 1din 32

POLUIO INDUSTRIAL

2014

FONTE NOVA - LICENA PRVIA - LP


compatibilidade da indstria com a legislao municipal.

compatibilidade da indstria com o local, considerando-se variveis ambientais (proximidade de corpo hdrico, vizinhana, direo predominante dos ventos, aspectos geolgicos da rea, cobertura vegetal).
estabelecimento das condicionantes e padres de emisso atravs da licena prvia ou indeferimento do licenciamento (Fase de localizao - no autoriza terraplanagem, obras, testes ou operao).

LICENA DE INSTALAO - LI
Autoriza o incio da implantao, de acordo com as especificaes constantes do Projeto Executivo aprovado; anlise de projeto anlise de documentos (Fase de anlise dos projetos - autoriza somente obras).

LICENA DE OPERAO - LO Autoriza, aps as verificaes necessrias, o incio da atividade licenciada e o funcionamento de seus equipamentos de controle de poluio, de acordo com o previsto nas Licenas Prvia e de Instalao. (Fase de operao - somente esta autoriza a operao da atividade).

LICENA DE OPERAO FONTE EXISTENTE REGULARIZAO


autuao por implantao de atividade sem prvio licenciamento ambiental. verificao da compatibilidade com a legislao municipal (plano diretor). verificao da compatibilidade do local onde est instalada com a atividade industrial desenvolvida. avaliao dos equipamentos de controle necessrios (efluentes lquidos, emisses atmosfricas, resduos slidos e riscos). emisso da licena de operao ou indeferimento do licenciamento.

COMPROMISSOS DAS EMPRESAS


Definio do produto.

Escolha dos insumos.


Armazenamento de insumos, matrias- primas e combustveis.

Controle e Tratamento de efluentes lquidos.


Minimizao, reutilizao, segregao, acondicionamento, transporte e destinao final de resduos slidos. Controle e tratamento de emisses atmosfricas. Gerenciamento de riscos.

Cdigo Estadual de Meio Ambiente n 11.520, de 03 de agosto de 2000 Dos Resduos


Art. 217 - A coleta, o armazenamento, o transporte, o tratamento e a disposio final de resduos poluentes, perigosos ou nocivos, sujeitar-se-o legislao e ao processo de licenciamento perante o rgo ambiental e processar-se-o de forma e em condies que no constituam perigo imediato ou potencial para a sade humana e o bem-estar pblico, nem causem prejuzos ao meio ambiente. 1 - O enfoque a ser dado pela legislao pertinente deve priorizar critrios que levem, pela ordem, a evitar, minimizar, reutilizar, reciclar, tratar e, por fim, dispor adequadamente os resduos gerados.

DECRETO N. 38.356, DE 01 DE ABRIL DE 1998


Art. 1 - A gesto dos resduos slidos de responsabilidade de toda a sociedade e dever ter como meta prioritria a sua no-gerao, devendo o sistema de gerenciamento destes resduos buscar sua minimizao, reutilizao, reciclagem, tratamento ou destinao adequada dos mesmos.

Art. 4 - Os sistemas de gerenciamento dos resduos slidos de qualquer natureza tero como instrumentos bsicos planos e projetos especficos de coleta, transporte, tratamento, processamento e destinao final a serem licenciados pela FEPAM, tendo como metas a reduo da quantidade de resduos gerados e o perfeito controle de possveis efeitos ambientais.

Art. 8 A coleta, o transporte, o tratamento, o processamento e a destinao final dos resduos slidos de estabelecimentos industriais, comerciais e de prestao de servios, inclusive de sade, so de responsabilidade da fonte geradora. 1 - No caso de contratao de terceiros, de direito pblico e privado, para execuo de uma ou mais das atividades previstas no caput, configurar-se responsabilidade solidria. 2 - Os executores das atividades mencionadas no caput, inclusive quando se tratar de municpios devero estar licenciados junto FEPAM.

GERENCIAMENTO DE RESDUOS

Evitar
Minimizar Reutilizar

Tratar/Dispor

TRATAMENTO

SECAGEM E DESIDRATAO ESTABILIZAO E SOLIDIFICAO NEUTRALIZAO OUTROS

DESTINAO DE RESDUOS INDUSTRIAIS

REAPROVEITAMENTO/ RECICLAGEM APLICAO EM SOLO AGRCOLA INCORPORAO NA PROD. DE NOVOS


MATERIAIS

CO-PROCESSAMENTO EM FORNOS DE
CLINQUER

ATERROS DE RESDUOS INDUSTRIAIS INCINERAO

Forno de cimento um reator de trmica altamente eficiente.

Usa

resduos em substituio parcial ao combustvel que alimenta a chama do forno que transforma calcrio e argila em clnquer, matria-prima do cimento.

Alta temperatura e longo tempo de residncia

SOLUO PARA POLUIO Co-processamento uma destinao

final ambientalmente adequada de resduos em fornos de cimento com o aproveitamento da energia contida nestes materiais e/ou substituio das matrias-primas e operao regulamentada.
Plsticos Pneus Lixo

Resduos industriais

Borras

Ganhos com o Co-processamento em um ano no Brasil.

Passivo

toneladas.

ambiental destrudo de 1 milho de

Substituio
Substituio
prima.

em torno de 300.000 t de combustvel fssil. de 352.000 t de matria-

Reduo

dos impactos ambientais locais e adequao do forno de cimento como ferramenta de gesto ambiental.

RECICLAGEM

Recuperao de Solventes Contaminados Re-refino de leos Lubrificantes Usados Reaproveitamento de Borras de Retfica Reaproveitamento de leos Reciclagem de Plsticos Reciclagem de Metais Reciclagem de Papel Reaproveitamento de Tintas

PROCEDIMENTOS

PREENCHIMENTO DE PLANILHAS.
EMISSO DE MTR (Manifesto de Transporte
de Resduos).

AUTORIZAO PARA ENVIO DE RESDUOS


PARA FORA DO ESTADO

LICENCIAMENTOS AMBIENTAIS

AUTORIZAO DE ENVIO DE RESDUOS PARA OUTRO ESTADO


Requerimento solicitando autorizao da FEPAM, para envio de resduos industriais classe I para fora do estado; Cpia do comprovante de pagamento da taxa; Plano de envio dos resduos contemplando tipo, quantidade gerada e a ser enviada, nmero de cargas, frequncia de envio, forma de acondicionamento e plano de emergncia (*); Licena de Operao da unidade receptora do resduo; Declarao de cincia emitida pelo rgo ambiental do Estado onde se localiza a unidade receptora; Cpia da Licena de Operao dos transportadores.

Toda carga dever ser devidamente acompanhada do MTR -Manifesto de Transporte de Resduos conforme Portaria n FEPAM/47-95/98.

No caso de transferncia de resduos de agrotxicos e de resduos contendo PCBs


(Bifelinas Policloradas - aplicao como fluidos dieltricos de transformadores e capacitores)

dever ser anexada a ART do responsvel tcnico pelo Plano, bem como pelo acompanhamento dos procedimentos de transferncia.

NORMAS TCNICAS (ABNT)


NBR 10.004 - Resduos Slidos - classes NBR 10.005 - Lixiviao de Resduos NBR 10.006 - Solubilizao de Resduos NBR 10.007 - Amostragem de Resduos NBR 10.703 - Degradao do Solo NBR 10.157 - Aterros de Resduos Perigosos - Critrios

para projetos, construo e operao


NBR 7500 - Transporte de Cargas Perigosas - Simbologia NBR 7501 - Transporte de Cargas Perigosas - Terminologia NBR 7502 - Transporte de Cargas Perigosas -Classificao

NBR 7503 - Fichas de Emergncia

NBR 7504 - Envelope para transporte de cargas perigosas - Dimenses e utilizaes NBR 8418 - Apresentao de projetos de Aterros de Resduos Industriais Perigosos NBR 11.174 - Armazenamento de Resduos Slidos Classe II e III NBR 12.235 - Armazenamento de Resduos Slidos

Perigosos- Classe I
NBR 13.221 - Transporte de Resduos - Procedimento NBR 13.895 - Construo de Poos de Monitoramento e Amostragem NBR 13.896 - Aterros de Resduos No Perigosos - Critrios para projeto, implantao e operao

EFLUENTES LQUIDOS INDUSTRIAIS

Identificao das Etapas do Processo Industrial


com Gerao de Efluentes.

Reduo da Carga e do Volume.

Tratamento Individualizado Visando Reduo


de Poluentes Especficos.

Estabelecimento de Parmetros de Controle


Confiveis e Significativos.

Definio do Tipo de Tratamento.

CONTAMINANTES PRESENTES NOS EFLUENTES

a) Matria em soluo: de natureza orgnica ou inorgnica, biodegradvel ou no, ionizvel ou no. Podem ainda ser txicas ou no ou pelo menos inibidoras do desenvolvimento da microflora e da fauna do corpo receptor. b) Matria em estado coloidal ou em emulso: refere-se a leos e graxas ou at mesmo associados sob a forma de filmes superficiais (hidrocarbonetos) ou espumas (agentes tensoativos).

c) Matria em suspenso: decantveis ou no, de natureza orgnica ou inorgnica. Alguns tipos de slidos podem ser biodegradveis.

PARMETROS IMPORTANTES NA CARACTERIZAO DO EFLUENTE

Demanda Qumica de Oxignio (DQO) Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO) Carbono Orgnico Total Metais Slidos Totais Dissolvidos Slidos Suspensos pH Temperatura Material Txico

DQO X DBO
Relao DQO/DBO pode trazer informaes importantes sobre a natureza do efluente Relao alta DQO/DBO: uma alta DQO e baixa DBO pode indicar um efluente de difcil degradabilidade por processos biolgicos. Relao baixa DQO/DBO: indica um efluente de maior degradabilidade atravs de processos biolgicos.

TRATAMENTO PRIMRIO
O tratamento primrio de despejos tem por finalidade a remoo do material slido em suspenso e/ou flutuante ou ainda o ajuste do pH para posterior tratamento do despejo (ex. coagulao-floculao para a remoo das substncias no estado coloidal).

Gradeamento Sedimentao Equalizao Neutralizao (correo de pH) Flotao

TRATAMENTO SECUNDRIO

Lodos Ativados
Lagoas Aeradas Lagoas de Estabilizao Filtro Biolgico Reator Anaerbio

Lagoas Aeradas.

Filtro Biolgico

Plantas Macrfitas

EMISSES ATMOSFRICAS

Localizao da Indstria

Zona Urbana
Distrito Industrial Zona Rural

Mista Industrial

Pesquisa:
NBR 10.004 - Resduos Slidos - Classificao NBR 10.005 - Lixiviao de Resduos - Procedimento NBR 10.006 - Solubilizao de Resduos - Procedimento NBR 10.007 - Amostragem de Resduos - Procedimento

S-ar putea să vă placă și