Sunteți pe pagina 1din 4

O uso do software PSPP nas Cincias Sociais

Andr Rezende Fonseca Rafael Gomes de Farias

Resumo: Para conhecer o mundo social e como agem os indivduos necessrio quantificar seus gostos, preferncias e disposies. Para isso, os cientistas sociais se utilizam de softwares que analisam os inmeros dados colhidos sobre as pessoas atravs de questionrios. Um deles o software livre chamado PSPP. A partir dessa definio, nosso trabalho pretende: (1) dizer o que o PSPP; (2) mostrar sua utilizao e importncia para as Cincias Sociais. Palavras-chave: Cincias Sociais; software livre; PSPP; estatsticas. Introduo Esse trabalho pretende descrever como funciona o software livre de anlises estatsticas PSPP e como este utilizado nas Cincias Sociais. Nosso objetivo destacar a importncia do uso de softwares estatsticos para quantificar e analisar gostos, preferncias e disposies das pessoas quando em sociedade ou grupos. Isso se mostra pertinente metodologicamente para as Cincias Sociais. O que , o que faz e quem faz o software PSPP O PSPP1 um software livre que nos permite gerar relatrios tabulados e grficos, com o intuito de analisar estatisticamente matrizes de dados para poder inferir sobre correlaes entre variveis. Desenvolvido pelo americano Ben Pfaff e por mais seis programadores do Projeto GNU, atravs de uma rede colaborativa, o software se apresenta como uma alternativa gratuita ao SPSS. Com uma licena no valor de $7 mil, o Statistical Package for the Social Sciences que um pacote estatstico para as Cincias Sociais - amplamente conhecido, mas pouco acessvel e, a partir da verso 18, passou a ser chamado de IBM SPSS Statistics.

Esse histrico sobre o PSPP foi baseado no contedo disponvel na pgina eletrnica do projeto. Disponvel em: <http://www.gnu.org/software/pspp/pspp.html>. Acesso em: 27out. 2011.

Semelhante ao SPSS, o PSPP possui uma interface grfica de usurio e uma interface de linha de comandos. Um dos objetivos do Projeto exatamente este: alm da alta qualidade dos relatrios e grficos gerados, busca-se sempre a compatibilidade com a linguagem da verso comercial SPSS. H tambm um esforo coletivo da comunidade GNU em traduzir o software para outros idiomas e torn-lo compatvel com os sistemas operacionais j existentes. Um dos colaboradores do projeto, o aluno de Cincia da Computao da UFMG Michel Almada Boaventura, o responsvel pelo desenvolvimento do software no Brasil. Alm de ter traduzido o programa para a lngua portuguesa, Michel foi o responsvel pela adaptao do PSPP para a plataforma Windows. Seu projeto foi motivado pelo fato de que grande parte do pblico brasileiro prefere o sistema operacional da Microsoft. Aps 10 anos da primeira verso do PSPP, Michel Boaventura (2010) relata o lanamento, em 2008, da verso nacional e compatvel com o Windows, para o Centro de Capacitao e Pesquisa em Programas Sociais (Cecaps). Para Michel, a principal vantagem do software livre a de poder acompanhar os clculos executados, diferente dos programas com cdigo-fonte fechado, que apenas geram o resultado final. Assim, a chance de algoritmos incompletos ou problemticos reduz-se consideravelmente, pois qualquer pessoa poder conferir a anlise gerada. Alm de poder conferir os clculos executados, sejam nas anlises descritivas, regresses lineares, testes T e no paramtricos, o PSPP foi desenvolvido para que essas anlises ocorram da maneira mais rpida possvel, no importando o nmero de entradas solicitadas. Melhor: no h limite de nmero de dados ou variveis envolvidas nas anlises. Entre outras caractersticas, podemos citar a capacidade de produzir sadas em ASCII, PDF, postscript ou HTML; a inter operao com Gnumeric, OpenOffice.Org e outros softwares livres; a fcil importao de dados de tabelas, arquivos de texto e banco de dados; um manual do usurio totalmente indexado; e seu perfil multiplataforma, funcionando em diferentes sistemas operacionais.

Estatstica, Cincias Sociais e software livre

Para entendermos o uso do PSPP nas Cincias Sociais necessitamos saber: o que estatstica, e como as Cincias Sociais se utilizam dessa ferramenta matemtica? Segundo Stevenson (1981) a estatstica est dividida em trs linhas: a estatstica descritiva; a probabilidade; e a inferncia. O trabalho nas Cincias Sociais com a

inferncia. Este ramo responsvel pela a anlise e interpretao de dados amostrais. E, o que amostragem:
A idia bsica de amostragem efetuar determinada mensurao sobre uma parcela pequena, mas tpica, de determinada populao e utilizar essa informao para fazer inferncia sobre a populao toda. (STEVENSON, 1981, pp.2)

Em suma, o trabalho com amostragem permite que se reduzam as questes complexas vistas na sociedade a formas mais simples e compreensveis. Outra referncia importante em nosso trabalho o histrico da implantao das Cincias Humanas no Brasil. Para Laville e Dionne (1999), em nosso pas o seu desenvolvimento ocorreu tardiamente, se estabilizando em padres cientficos a partir da segunda metade do sculo XX. Anteriormente, havia uma indiferenciao dos papis assumidos pelos homens de cincia e, culturalmente os trabalhos dessa rea eram dominados pelo idealismo de clrigos e bacharis de direito. Mesmo assim h a presena de alguns pensadores sociais de prestgio como: Nabuco, Slvio Romero e Euclides da Cunha. Na dcada de 30, comea a sistematizao de procedimentos cientficos e a abertura de cursos como os da USP e da Escola Paulista de Sociologia. Mas, s h autonomia a partir dos anos 60, com a segunda gerao de uspianos como Florestan Fernandes e Fernando Henrique que aliam teoria ao trabalho de campo e com dados estatsticos. Mas, o que hoje as Cincias Humanas? Destas cincias, devido s especializaes decorrentes da diviso do trabalho, foram surgindo novas disciplinas: Economia, Cincia Poltica, Antropologia, Sociologia, etc. Todas elas abordam os complexos fenmenos humanos. E, como o SPSS entra nessa histria? Ele usado especialmente pela Cincia Poltica e pela Sociologia. Vamos abordar o trabalho feito na Sociologia. O objeto da Sociologia :
Estudar a formao das sociedades, seu funcionamento e como influenciam os comportamentos humanos, eis o objeto da Sociologia. (LAVILLE & DIONNE, 1999, pp. 74)

Em suma, os socilogos estudam os seres humanos em suas experincias em grupo e em sociedade e, um bom nmero deles pratica uma sociologia emprica, com a anlise de dados colhidos entre uma populao e tratados em softwares como o PSPP.

Os dados so colhidos atravs de surveys ou questionrios. Para Babbie (1999) esse mtodo de pesquisa pode ser resumido em trs passos: (1) h a coleta e a quantificao de dados; (2) os dados coletados so postos em banco de dados; (3) feita uma anlise aps a coleta para confirmar uma determinada teoria de comportamento social. O PSPP utilizado nos passos (2) e (3), com a construo do banco de dados com as informaes dadas pelo questionrio e posterior anlises estatsticas.

Consideraes finais Esse artigo quis informar um pouco do que seja o campo das Cincias Sociais e o uso de softwares para a anlise estatstica de informaes colhidas entre as pessoas, atravs de surveys, que servem para a verificao de teorias sobre os grupos e sociedades humanas. Por isso, o PSPP importante para os cientistas sociais balizarem seus trabalhos empiricamente e para fornecer dados para a criao de novas polticas pblicas. Referncias Bibliogrficas BABBIE, Earl. Pesquisa de survey como mtodo nas Cincias Sociais. In: ______. Mtodos de pesquisa em survey. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1999. BOAVENTURA, Michel Almada. Nacional e de graa: aluno da UFMG desenvolve verso para Windows de software de anlises estatsticas. Boletim da UFMG. Belo Horizonte, n 1673, ano 36, out. 2009. BOAVENTURA, Michel Almada. O PSPP. Belo Horizonte, ago. 2010. Disponvel em: < http://pspp.michelboaventura.com/o-pspp/>. Acesso em: 27 out. 2011. GNU PSPP. Boston: Free Software Foundation, 2011. Disponvel em:

<http://www.gnu.org/software/pspp/pspp.html>. Acesso em: 27 out. 2011. LAVILLE, Christian & DIONNE, Jean. Cincias Humanas e Sociedade. In: ______. A construo do saber: manual de metodologia da pesquisa em cincias humanas. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1999. STEVENSON, William J. Introduo. In: ______. Estatstica aplicada

administrao. So Paulo: Happer & Row do Brasil, 1981.

S-ar putea să vă placă și