Sunteți pe pagina 1din 15

Ativo Imobilizado (1 e 2Parte) 1.

Consideraes Iniciais

A Comisso de Valores Mobilirios, por meio da Deliberao CVM n 583, de 31/07/2009, publicada no Dirio Oficial da Unio de 03/08/2009, aprovou o Pronunciamento Tcnico CPC 27 do Comit de Pronunciamentos Contbeis, que trata de Ativo Imobilizado. Por intermdio da Resoluo CFC n 1.177, de 24/07/2009, publicada no Dirio Oficial da Unio de 04/08/2009, foi aprovada a NBC TG 27, que trata de Ativo Imobilizado. A referida norma revogou na data de 04/08/2009 a Resoluo CFC n 1.004/04, e na data de 01/01/2009 as Resolues CFC ns 1.025/05 e 1.027/05. A finalidade da norma supramencionada estabelecer o tratamento contbil para ativos imobilizados, de forma que os usurios das demonstraes contbeis possam discernir a informao sobre o investimento da entidade em seus ativos imobilizados, bem como suas mutaes. Para a apropriao contbil do ativo imobilizado alguns pontos merecem maior destaque, tais como: o seu reconhecimento, a determinao de seus valores contbeis e aqueles relativos depreciao e s perdas por desvalorizao. 2. Alcance As disposies constantes na NBC TG 27 aplicam-se contabilizao de ativos imobilizados, salvo quando previsto em outras normas tratamento contbil distinto. O tratamento contbil abordado no presente estudo no se aplica a: a)ativos imobilizados classificados de acordo com a NBC TG 31 - Ativo no Circulante Mantido para Venda e Operao Descontinuada; b)ativos biolgicos relacionados com a atividade agrcola cuja tratativa encontra-se prevista na NBC TG 29 - Ativo Biolgico e Produto Agrcola; c)reconhecimento e mensurao de ativos de explorao e avaliao; d)direitos sobre jazidas e reservas minerais tais como: petrleo, gs natural, carvo mineral, dolomita e recursos no renovveis semelhantes. Todavia, as disposies constantes na NBC TG 27 aplicam-se aos ativos imobilizados utilizados no desenvolvimento ou manuteno dos ativos mencionados nos itens b e d descritos anteriormente. Alguns ativos imobilizados podero ser reconhecidos contabilmente com base em Pronunciamentos Tcnicos CPC ou NBC TGs que no sejam aqueles abordados nesse estudo. Um exemplo o ilustrado pela NBC TG 06, que determina que o reconhecimento de item do ativo imobilizado arrendado seja avaliado com base na transferncia dos riscos e benefcios. Contudo, a depreciao desses ativos, dentre outros, continua sendo prescrita pela NBC TG 27. 3. Definies A seguir, trazemos os significados de alguns termos usados na redao da NBC TG 27:

- Valor contbil: corresponde ao valor de reconhecimento do ativo diminudo da depreciao e da perda por reduo ao valor recupervel acumuladas. - Custo: o montante de caixa ou equivalente de caixa pago ou o valor justo de qualquer outro recurso dado para adquirir um ativo na data da sua aquisio ou construo, ou ainda, se for o caso, o valor atribudo ao ativo quando inicialmente reconhecido de acordo com as disposies especficas de outros Pronunciamentos. - Valor deprecivel: o custo de um ativo ou outro valor que substitua o custo, menos o seu valor residual. - Depreciao: a alocao sistemtica do valor deprecivel de um ativo ao longo da sua vida til. - Valor especfico: para a entidade (valor em uso) o valor presente dos fluxos de caixa que a entidade espera: a) obter com o uso contnuo de um ativo e com a alienao ao final da sua vida til; ou b) incorrer para a liquidao de um passivo. - Valor justo: o valor pelo qual um ativo pode ser negociado entre partes interessadas, conhecedoras do negcio e independentes entre si, com ausncia de fatores que pressionem para a liquidao da transao ou que caracterizem uma transao compulsria. - Perda: por reduo ao valor recupervel o valor pelo qual o valor contbil de um ativo ou de uma unidade geradora de caixa excede seu valor recupervel. Ativo imobilizado o item tangvel que: a) mantido para uso na produo ou fornecimento de mercadorias ou servios, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e b) se espera utilizar por mais de um perodo. O ativo imobilizado tambm se refere aos direitos que tenham por objeto bens corpreos destinados manuteno das atividades da entidade ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operaes que transfiram a ela os benefcios, os riscos e o controle desses bens. - Valor recupervel: o maior valor entre o valor justo diminudos os custos de venda de um ativo e seu valor em uso. - Valor residual de um ativo: o valor estimado que a entidade obteria com a alienao do ativo aps deduzidas as despesas estimadas dessa venda, caso o ativo j tivesse a idade e a condio esperadas para o fim de sua vida til. Vida til : a) o perodo de tempo durante o qual a entidade espera utilizar o ativo; ou b) o nmero de unidades de produo ou de unidades semelhantes que a entidade espera obter pela utilizao do ativo. 4. Reconhecimento O custo de um item do ativo imobilizado dar-se- apenas se:

a) benefcios econmicos estimados e relacionados quele item possam ser revertidos para a entidade; e b) a mensurao do custo do item seja feita com confiana. Tambm so reconhecidos como ativo imobilizado as peas de reposio, ferramentas e equipamentos de uso interno, desde que o seu uso estimado pela entidade compreenda mais de um perodo, ou quando utilizados conjuntamente com itens do ativo imobilizado. Na NBC TG 27 no especificado o que constitui um item do ativo imobilizado. Dessa forma, compete entidade exercer seu julgamento na aplicao dos critrios de reconhecimento s suas circunstncias especficas. A avaliao dos custos de ativos imobilizados feita de acordo com a assertiva supramencionada no momento em que eles incorrem. Referidos custos compreendem os custos inicialmente incorridos na aquisio ou construo de um item do ativo imobilizado e os custos incorridos em momento posterior e destinados sua renovao, manuteno ou substituio de algumas de suas partes. 4.1. Custos iniciais A aquisio de itens do ativo imobilizado ocorre por razes de segurana ou ambientais. Embora no acarrete o aumento direto dos benefcios econmicos futuros de item especfico do ativo imobilizado, referida aquisio faz-se necessria na obteno pela entidade de benefcios econmicos futuros relacionados a outros ativos. Os itens do ativo imobilizado capazes de serem qualificados para o reconhecimento como ativo decorre da possibilidade da entidade obter benefcios econmicos futuros dos ativos a que esto relacionados em montante superior aos benefcios gerados caso no tivessem sido adquiridos aqueles mesmos itens. Como exemplo podemos considerar o reconhecimento como ativo imobilizado das instalaes de novos processos qumicos de manuseamento feitas por uma indstria qumica a fim de atender s exigncias ambientais para a produo e o armazenamento de produtos qumicos perigosos. Isso porque sem aquelas instalaes a indstria no se encontra capacitada para fabricar e vender seus produtos qumicos. Todavia, o valor contbil resultante desse ativo e dos ativos relacionados deve ter a reduo ao valor recupervel revisada de acordo com a NBC TG 01 - Reduo ao Valor Recupe-rvel de Ativos. 4.2. Custos subsequentes No reconhecimento do valor contbil de um item do ativo imobilizado no so considerados os custos de sua manuteno peridica, que compreendem os custos de mo de obra, de produtos consumveis e de pequenas peas. Referidos custos so reconhecidos em conta de resultado quando incorridos. Algumas partes de itens do ativo imobilizado exigem substituio em perodos regulares. De acordo com o princpio de reconhecimento do valor contbil de um item do ativo imobilizado abordado no tpico 4 do presente estudo, o custo da pea reposta ser computado no referido valor contbil como incorrido quando preenchidos os critrios de reconhecimento. O valor contbil das peas substitudas ser baixado de acordo com o tpico 7 do presente estudo.

O custo de inspees realizadas regularmente em itens do ativo imobilizado a fim de que sejam afastadas falhas capazes de comprometer a sua operacionalidade dever ser reconhecido no valor contbil do item do ativo imobilizado como se a substituio de uma parte tivesse sido feita, desde que atendidos os critrios de reconhecimento. O valor contbil remanescente do custo da inspeo anterior (distinta das peas fsicas) dever ser baixado. 5. Mensurao do Reconhecimento A mensurao de um item do ativo imobilizado classificado para reconhecimento como ativo imobilizado feita por meio de seu custo. 5.1. Elementos do custo O custo de um item do ativo imobilizado compreende: a) seu preo de aquisio, computados os impostos de importao e no recuperveis sobre a compra, depois de deduzidos os descontos comerciais e abatimentos; b) custos diretamente atribuveis para disponibilizao do ativo no local e condio necessrias capazes de permitir o seu funcionamento pretendido pela administrao; c) custos inicialmente estimados a ttulo de desmontagem e remoo do item e de restaurao do local em que se encontra localizado. A obrigao de cmputo desses custos decorre da aquisio do prprio item ou de seu uso para finalidades distintas da produo de estoque. Podem ser considerados como custos diretamente atribuveis: a) custos de benefcios aos empregados decorrentes diretamente da construo ou aquisio de item do ativo imobilizado; b) custos de preparao do local; c) custos de frete e de manuseio (para recebimento e instalao); d) custos de instalao e montagem; e) custos com testes para verificar se o ativo est funcionando corretamente, aps deduo das receitas lquidas provenientes da venda de qualquer item produzido enquanto se coloca o ativo nesse local e condio (tais como amostras produzidas quando se testa o equipamento); e f) honorrios profissionais.

A NBC TG 16 - Estoques ser aplicada pela entidade aos custos das obrigaes de desmontagem, remoo e restaurao do local em que o item est localizado, quando incorridos, como consequncia do uso desse item para produo do estoque durante esse perodo. As obrigaes decorrentes de custos contabilizados de acordo com a NBC TG 16 ou a NBC TG 27 so reconhecidas e mensuradas de acordo com a NBC TG 25 - Proviso e Passivo e Ativo Contingentes. No so considerados custos de um item do ativo imobilizado:

a) custos de abertura de nova instalao; b) custos incorridos na introduo de novo produto ou servio (incluindo propaganda e atividades promocionais); c) custos da transferncia das atividades para novo local ou para nova categoria de clientes (incluindo custos de treinamento); e d) custos administrativos e outros custos indiretos. O reconhecimento dos custos no valor contbil de um item do ativo imobilizado finalizado quando esse item encontra-se no local e em condies operacionais pretendidas pela entidade. Dessa forma, os custos incorridos no uso ou na transferncia ou reinstalao de um item no so includos no seu valor contbil, tais como: a)custos incorridos durante o perodo em que o ativo capaz de operar nas condies operacionais pretendidas pela administrao no utilizado ou est sendo operado a uma capacidade inferior sua capacidade total; b)prejuzos operacionais iniciais, tais como os incorridos enquanto a demanda pelos produtos do ativo estabelecida; e c)custos de realocao ou reorganizao de parte ou de todas as operaes da entidade. As receitas e despesas relacionadas com as operaes realizadas em conexo com a construo ou o desenvolvimento de um item do ativo imobilizado tidas como no necessrias para deix-lo no local e nas condies de funcionamento pretendidas pela entidade devero ser reconhecidas em conta de resultado nas respectivas classificaes de receitas e despesas. O custo de ativo construdo pela prpria entidade determinado com base nos princpios aplicveis determinao do custo de ativo adquirido. O custo de ativos idnticos produzidos para venda no curso normal das operaes da entidade geralmente corresponde ao custo de ativos construdos para a venda. Dessa forma, qualquer lucro gerado internamente desconsiderado na determinao dos custos, bem como os custos relativos a materiais, mo de obra ou de recursos desperdiados incorridos na construo de um ativo. A NBC TG 20 - Custos de Emprstimos estabelece critrios para o reconhecimento dos juros como componente do valor contbil de um item do ativo imobilizado construdo pela prpria empresa. 5.2.Mensurao do custo O custo de um item do ativo imobilizado corresponde ao preo vista vigente na data do seu reconhecimento. Na situao em que o prazo de pagamento for superior aos prazos normais de crdito, a diferena entre o preo vista e o total de pagamentos dever ser reconhecida como despesa com juros durante o perodo, salvo se puder ser capitalizado de acordo com a NBC TG 20 - Custos de Emprstimos. A aquisio de um ativo imobilizado pode ocorrer por meio de permuta por ativo no monetrio ou conjunto de ativos monetrios e no monetrios. A permuta em tela pode ocorrer com ativos de mesma natureza ou natureza distintas. O custo de um ativo objeto de permuta mensurado pelo seu valor justo, salvo se: a)a operao de permuta no apresenta natureza comercial; ou

b)a mensurao do valor justo dos ativos recebidos e cedidos no pode ser feita com segurana. O ativo adquirido mensurado dessa forma mesmo que a entidade no consiga dar baixa imediata ao ativo cedido. Se o ativo adquirido no for mensurvel ao valor justo, seu custo determinado pelo valor contbil do ativo cedido. A natureza comercial da operao de permuta dever ser determinada pela entidade, considerando as modificaes geradas nos fluxos de caixa futuros. A operao de permuta tem natureza comercial se: a)a configurao (risco, oportunidade e valor) dos fluxos de caixa do ativo recebido difere da configurao dos fluxos de caixa do ativo cedido; ou b)o valor especfico para a entidade de parcela das suas atividades afetado pelas mudanas resultantes da permuta; e c)a diferena em a ou b for significativa em relao ao valor justo dos ativos permutados. Para fins de determinao da natureza comercial da operao de permuta, o valor especfico da parcela das atividades afetada pela permuta dever estar refletido nos fluxos de caixa aps a sua tributao. A mensurao com segurana do valor justo de um ativo para o qual no existem transaes que podem servir de comparao ocorre: a)quando a variabilidade da faixa de estimativas de valor justo razovel no significativa; ou b)quando a probabilidade de vrias estimativas razoavelmente avaliada e utilizada na mensurao do valor justo. Quando o valor justo do ativo recebido e do ativo cedido mensurado com segurana, o valor justo do ativo cedido usado para determinar o custo do ativo recebido, salvo se o valor justo desse for mais evidente. Quando o item do ativo imobilizado for mantido por arrendatrio em operao de arrendamento mercantil financeiro, seu custo ser determinado de acordo com a NBC TG 06 - Operaes de Arrendamento Mercantil. A reduo por subvenes governamentais do valor contbil de um item do Ativo Imobilizado ser procedida de acordo com a NBC TG CPC 07 - Subveno e Assistncia Governamentais.

6.Mensurao aps o Reconhecimento Quando a opo pelo mtodo de reavaliao for permitida por lei, a entidade deve optar pelo mtodo de custo ou pelo mtodo de reavaliao tratados, respectivamente, nos subtpicos 6.1 e 6.2, como sua poltica contbil e aplicar essa poltica a uma classe inteira de ativos imobilizados. 6.1.Mtodo do custo Procedido ao reconhecimento do ativo, o custo de um item do ativo imobilizado corresponder a um valor, diminudo da depreciao e perda por reduo ao valor recupervel acumuladas.

6.2.Mtodo da avaliao O valor justo e mensurado com confiana de item do ativo imobilizado, aps seu reconhecimento como ativo, poder ser apresentado pelo seu valor reavaliado, quando permitido por lei. O valor reavaliado corresponde ao valor justo vigente na data da reavaliao diminudo da depreciao e perda por reduo ao valor recupervel acumuladas subsequentes. A realizao da reavaliao dever ser feita com regularidade a fim de que o valor contbil do ativo no divirja do seu valor justo apurado na data do fechamento do balano. A determinao do valor justo de terrenos e edifcios feita com base em evidncias do mercado decorrentes de avaliaes feitas por profissionais qualificados. O valor justo de itens de avaliaes e equipamentos geralmente corresponde ao seu valor de mercado determinado nessas avaliaes feitas. Na impossibilidade de determinao do valor justo com base nas avaliaes anteriormente descritas, a entidade poder estim-lo usando uma abordagem de receitas ou de custo de reposio depreciado. A frequncia das reavaliaes, essas quando permitidas por lei, depende das mudanas dos valores justos do ativo imobilizado objeto da reavaliao. Quando o valor justo de um ativo reavaliado difere materialmente do seu valor contbil, exige-se uma nova reavaliao. Aos itens do ativo imobilizado sujeitos a mudanas significativas de seu valor justo, recomenda e considera-se necessria a realizao de reavaliao anual. A depreciao acumulada de um item do ativo imobilizado, na data de sua reavaliao, dever ser: a)atualizada proporcionalmente variao no valor contbil bruto do ativo, para que esse valor, aps a reavaliao, seja igual ao valor reavaliado do ativo. Esse mtodo frequentemente usado quando o ativo reavaliado por meio da aplicao de ndice para determinar o seu custo de reposio depreciado; ou b)eliminada contra o valor contbil bruto do ativo, atualizando-se o valor lquido pelo valor reavaliado do ativo. Esse mtodo frequentemente usado para edifcios. O valor da reavaliao decorrente da atualizao ou da eliminao da depreciao acumulada integra o aumento ou diminuio do valor contbil registrado em conta do patrimnio lquido ou em conta de resultado, conforme ser explicado mais a frente. Quando a reavaliao permitida por lei, ocasio em que um item do ativo imobilizado reavaliado, tem-se como obrigatria a reavaliao de toda a classe daquele ativo imobilizado. Entende-se por classe de ativo imobilizado o agrupamento de ativos de natureza e uso semelhantes nas operaes da entidade. So exemplos de classes individuais: a)terrenos; b)terrenos e edifcios; c)mquinas; d)navios; e)avies; f)veculos a motor; g)mveis e utenslios; e h)equipamentos de escritrio.

A reavaliao dos itens de cada classe do ativo imobilizado ocorre simultaneamente com o intuito de se afastar a reavaliao seletiva de ativos e a divulgao de montantes nas demonstraes contbeis que sejam uma combinao de custos e valores em datas diferentes. Todavia, uma classe de ativos pode se sujeitar reavaliao rotativa, desde que finalizada em perodo curto e mantida atualizada. Na situao em que a reavaliao acarretar aumento do valor contbil do ativo, respectivo aumento dever ser creditado em conta especfica do patrimnio lquido. Contudo, quando o aumento do valor contbil referir-se reverso de decrscimo de reavaliao do mesmo ativo anteriormente reconhecido no resultado, a parcela correspondente a esse aumento dever ser reconhecida contabilmente em conta de resultado. Contrariamente, se a reavaliao resultar em diminuio do valor contbil do ativo, a parcela correspondente ao decrscimo de valor dever ser reconhecida contabilmente em conta de resultado. Na hiptese de ser apurado saldo de reserva de reavaliao, a entidade dever registrar contabilmente a diminuio do ativo a dbito de conta do patrimnio lquido em contrapartida a crdito da conta de reserva de reavaliao, at o seu limite. A transferncia para lucros acumulados do saldo relativo reavaliao acumulada do item do Ativo Imobilizado includo no patrimnio lquido somente poder ser efetivada com a realizao efetiva da reserva. Referida realizao poder ocorrer com a baixa ou com a alienao do ativo. A transferncia supramencionada de parte da reserva tambm poder ocorrer durante o perodo de uso do ativo pela entidade. Nessa situao, o valor da reserva objeto de transferncia corresponde diferena entre a depreciao calculada com base no valor contbil do ativo e a depreciao que teria sido reconhecida com base no custo histrico do ativo. As transferncias para lucros acumulados no transitam pelas contas de resultado. Na hiptese de serem verificados efeitos do imposto de renda decorrentes da reavaliao do ativo imobilizado, referidos efeitos devero ser reconhecidos contabilmente e divulgados em conformidade com as disposies constantes na NBC TG 32 - Tributos sobre o Lucro.

6.3.Depreciao obrigatria a depreciao separada dos componentes de um item do ativo imobilizado que apresentem custo relevante em relao ao custo total daquele mesmo item. O valor inicialmente reconhecido de um item do ativo imobilizado ser alocado aos componentes significativos desse item para ser depreciado separadamente. Exemplos de depreciao em separado aplicam-se estrutura e aos motores da aeronave, sendo irrelevante que sua propriedade seja da entidade ou obtida por meio de arrendamento mercantil financeiro, bem como aquisio de ativo imobilizado sujeito a arrendamento mercantil operacional. A vida til e o mtodo de depreciao aplicveis a um componente significativo de um item do ativo imobilizado podem ser os mesmos de outro componente significativo do mesmo item. Esses componentes podem ser agrupados no clculo da despesa de depreciao. A depreciao em separado de alguns componentes de um item do ativo imobilizado resulta em depreciao separada da parcela remanescente desse item, parcela essa correspondente a componentes de um item que no possuem individualmente

relevncia. Quando a entidade possui estimativas diferentes para aqueles componentes, pode ser necessria a aplicao de tcnicas ou conhecimentos de aproximao para depreciar a parcela remanescente de modo que sejam mantidos o seu padro de consumo e/ou vida til. A entidade pode escolher depreciar separadamente os componentes de um item que no tenham custo significativo em relao ao custo total do item. A despesa de depreciao de cada perodo deve ser reconhecida em conta de resultado a menos que seja includa no valor contbil de outro ativo. A prtica contbil determina que a depreciao do perodo seja reconhecida contabilmente em conta de resultado. Todavia, na situao em que os benefcios econmicos futuros incorporados ao ativo imobilizado forem aproveitados para a produo de outros ativos, a depreciao, como elemento integrante do custo desse outro ativo, dever ser computada no seu valor contbil. Exemplos da assertiva supracitada a incluso: a)da depreciao de mquinas e equipamentos de produo nos custos de produo de estoque, em conformidade com a NBC TG 16 Estoques; e b)da depreciao de ativos imobilizados usados para atividades de desenvolvimento no custo de um ativo intangvel, em conformidade com a NBC TG 04 - Ativo Intangvel. 6.3.1. Valor deprecivel e perodo de depreciao O valor correspondente depreciao de um ativo poder ser apropriado pela entidade no decurso de sua vida til estimada. A reviso do valor residual e da vida til de um ativo feita, no mnimo, ao final de cada exerccio. No caso das expectativas serem diferentes das anteriores, a mudana dever ser registrada contabilmente como mudana de estimativa contbil em conformidade com a NBC TG 23 - Polticas Contbeis, Mudanas de Estimativa e Retificao de Erro. O reconhecimento contbil da depreciao feito ainda que o valor justo do ativo seja superior ao seu valor contbil, desde que o valor residual no exceda a esse ltimo. A necessidade de se proceder depreciao de bens do ativo imobilizado no afastada por sua reparao e manuteno. O valor deprecivel de um ativo determinado aps a deduo de seu valor residual. Na prtica, o valor residual de um ativo frequentemente no significativo e por isso imaterial para o clculo do valor deprecivel. Admite-se a possibilidade de aumento do valor residual de um ativo. A despesa de depreciao ser zero enquanto o valor residual subsequente for igual ou superior ao seu valor contbil. O processo de depreciao do ativo iniciado quando este disponibilizado para uso, em local e em condio de operacionalidade na forma estimada pela entidade. A depreciao de um ativo cessa quando: a)da sua classificao como mantido para venda; b)da sua incluso em um grupo de ativos classificados de acordo com a NBC TG 31 Ativo no Circulante Mantido para Venda e Operao Descontinuada; ou

c)quando da baixa do ativo. Frisa-se que o trmino do processo de depreciao dar-se- pela ocorrncia de uma das trs situaes supramencionadas, sendo definitiva aquela que ocorrer primeiro. Dessa forma, quando esse depreciado. A despesa de decorrente do a depreciao no cessa pela ociosidade apresentada pelo ativo, ou retirado do seu uso normal, salvo quando j estiver totalmente depreciao poder ser igual a zero enquanto no ocorrida a produo uso ou funcionalidade do ativo imobilizado.

O consumo dos benefcios econmicos futuros incorporados ao ativo ocorre principalmente por meio de seu uso. Referidos benefcios econmicos podero ter sua eficcia reduzida diante de fatores como obsolescncia tcnica ou comercial e desgaste normal do ativo imobilizado. Dessa forma, na determinao da vida til de um ativo imobilizado, devero ser considerados os seguintes fatores: a)uso esperado do ativo que avaliado com base na capacidade ou produo fsica esperadas do ativo; b)desgaste fsico normal esperado, que depende de fatores operacionais tais como: o nmero de turnos durante os quais o ativo ser usado, o programa de reparos e manuteno e o cuidado e a manuteno do ativo enquanto estiver ocioso; c)obsolescncia tcnica ou comercial proveniente de mudanas ou melhorias na produo, ou de mudana na demanda do mercado para o produto ou servio derivado do ativo; d)limites legais ou semelhantes no uso do ativo, tais como: as datas de trmino dos contratos de arrendamento mercantil relativos ao ativo. A vida til de um ativo determinada de acordo com a sua utilidade estimada pela entidade. A poltica de gesto de ativos da entidade pode considerar a alienao de ativos aps um perodo determinado ou aps o consumo de uma proporo especfica de benefcios econmicos futuros incorporados no ativo. Por isso, a vida til de um ativo pode ser menor do que a sua vida econmica. A estimativa da vida til do ativo uma questo de julgamento baseado na experincia da entidade com ativos semelhantes. Os terrenos e os edifcios so ativos separveis cuja contabilizao se d de forma individualizada, ainda que adquiridos em conjunto. Os terrenos, com algumas excees, tais como pedreiras e locais de aterro, apresentam vida til ilimitada, razo pela qual no se sujeitam depreciao. Os edifcios tem vida til limitada e, por isso, so ativos depreciveis. O aumento de valor de um terreno no qual um edifcio esteja construdo no afeta o valor contbil do edifcio. A parcela contbil do terreno relativa a custos de desmontagem, remoo e restaurao do local depreciada no decurso dos benefcios econmicos gerados por esses custos incorridos. Em alguns casos, o prprio terreno pode ter vida til limitada, sendo depreciado de modo a refletir os benefcios a serem dele retirados. 6.3.2.Mtodo de depreciao O padro de consumo pela entidade dos benefcios econmicos futuros demonstrado por meio do mtodo de depreciao.

A reviso do mtodo de depreciao aplicvel a um ativo dever ser feita, no mnimo, ao trmino de cada exerccio social. Verificada alterao relevante no padro de consumo dos benefcios econmicos futuros estimados pela entidade, o mtodo de depreciao dever ser alterado, cuja mudana dever ser registrada contabilmente em conformidade com a NBC TG - Polticas Contbeis, Mudana de Estimativa e Retificao de Erro. O mtodo de depreciao apresenta algumas variaes disponibilizadas para uso pela entidade para determinao do valor deprecivel de um ativo no decurso de sua vida til, dentre as quais destacamos: a)mtodo da linha reta, na qual se apura despesa no decurso de toda a vida til do ativo, desde que no alterado o seu valor residual; b)mtodo dos saldos decrescentes, na qual se apura despesa decrescente no decurso de toda a vida til do ativo; c)mtodo de unidades produzidas, na qual a despesa apurada baseia-se no uso ou produo do ativo estimados. Um dos trs mtodos de depreciao supramencionados poder ser escolhido pela entidade, desde que melhor reflita o padro de consumo dos benefcios econmicos futuros estimados e incorporados ao ativo. O mtodo escolhido dever ser aplicado consistentemente entre perodos, a no ser que exista alterao nesse padro. 6.4.Reduo ao valor recupervel de ativos A apurao de eventual parte de valor irrecupervel de um item do ativo imobilizado ser realizada em conformidade com a NBC TG 01 - Reduo ao Valor Recupervel de Ativos. De acordo com a NBC TG 01 sero determinadas as diretrizes para reviso do valor contbil dos ativos da entidade, determinao do seu valor recupervel e momento para reconhecimento ou reverso de perda por reduo ao valor recupervel. 6.5.Indenizao de perda por desvalorizao A indenizao recebida de terceiros por itens do ativo imobilizado objetos de desvalorizao, perda ou abandono dever ser reconhecida contabilmente em conta de resultado quando referida indenizao for disponibilizada para recebimento. Desvalorizaes ou perdas de itens do ativo imobilizado, pagamentos ou reclamaes relativas a indenizaes de terceiros e qualquer aquisio ou construo posterior de ativos de substituio so eventos econmicos separados, contabilizados separadamente conforme segue: a)as desvalorizaes de itens do ativo imobilizado so reconhecidas contabilmente de acordo com a NBC TG 01; b)a baixa de itens do ativo imobilizado obsoletos ou alienados determinada de acordo com a NBC TG 27; c)a indenizao de terceiros por itens do ativo imobilizado que tenham sido desvalorizados, perdidos ou abandonados reconhecida em conta de resultado quando a indenizao se for disponibilizada para recebimento; e d)o custo de itens do ativo imobilizado restaurados, adquiridos ou construdos para reposio determinado de acordo com a NBC TG 27.

7.Baixa A baixa do valor contbil de um item do ativo imobilizado ocorrer: a)por ocasio de sua venda; ou b)quando no h expectativa de benefcios econmicos futuros com a sua utilizao ou venda. Os ganhos ou perdas apurados quando da baixa de um item do ativo imobilizado devero ser reconhecidos contabilmente em conta de resultado no momento de baixa desse item, salvo quando a NBC TG 06 determine outro procedimento em operaes de venda e leaseback. Os ganhos supramencionados no devem ser classificados contabilmente como receita de venda. Os ativos destinados locao para terceiros e objeto de venda devero ser transferidos para o estoque por seu valor contbil, quando cessada sua disponibilizao para locao, cessada e mantida a sua destinao para venda. Nessa situao, os ativos imobilizados destinados venda passam a ser considerados, a partir da mudana de estimativa da entidade, como estoques, sujeitos s peculiaridades prescritas na NBC TG 16 - Estoques. A receita decorrente da venda dos ativos imobilizados sob a ptica anteriormente abordada dever ser reconhecida contabilmente de acordo com a NBC TG 30 - Receitas. A alienao de um item do ativo imobilizado poder ocorrer por meio de: a)venda; b)arrendamento mercantil financeiro; c)doao, dentre outros. A data de alienao de item do ativo imobilizado ser determinada de acordo com os critrios previstos na NBC TG 30. As disposies constantes na NBC TG 06 apenas se aplicam s alienaes em operaes de venda e leaseback. O custo de substituio de parte do item do ativo imobilizado e sujeito ao reconhecimento do valor contbil na forma abordada no tpico 4 do presente estudo dever ser baixado, independentemente, de a parte substituda estar sendo depreciada separadamente ou no. Na hiptese em que o valor contbil da parte substituda no for praticvel para a entidade, poder ser utilizado por essa o custo de substituio como indicador do custo da parcela substituda na poca em que foi adquirida ou construda. Os ganhos ou perdas decorrentes da baixa de um item do ativo imobilizado sero determinados pela diferena entre o valor lquido da venda, quando houver, e o valor contbil do item. A parcela a receber pela venda de um item do ativo imobilizado dever ser reconhecida inicialmente pelo seu valor justo. Para os pagamentos efetuados a prazo, o montante recebido dever ser registrado inicialmente pelo seu valor equivalente vista. A diferena entre o valor nominal da remunerao e seu valor presente dever ser reconhecida como receita de juros em conformidade com a NBC TG 30, demonstrandose o efetivo rendimento da importncia a receber.

8.Divulgao As demonstraes contbeis devem divulgar, para cada classe de ativo imobilizado: a)os critrios de mensurao utilizados para determinar o valor contbil bruto; b)os mtodos de depreciao utilizados; c)as vidas teis ou as taxas de depreciao utilizadas; d)o valor contbil bruto e a depreciao acumulada (mais as perdas por reduo ao valor recupervel acumuladas) no incio e no final do perodo; e e)a conciliao do valor contbil no incio e no final do perodo demonstrando: e.1)adies; e.2)ativos classificados como mantidos para venda ou includos em um grupo classificados como mantidos para venda de acordo com a NBC TG 31 - Ativo no Circulante Mantido para Venda e Operao Descontinuada e outras baixas; e.3)aquisies por meio de combinaes de negcios; e.4)aumentos ou redues decorrentes de reavaliaes nos termos dos itens 31, 39 e 40 da NBC TG 27 e perdas por reduo ao valor recupervel de ativos reconhecidas ou revertidas diretamente no patrimnio lquido de acordo com a NBC TG 01 - Reduo ao Valor Recupervel de Ativos; e.5)provises para perdas de ativos, reconhecidas em conta de resultado, de acordo com a NBC TG 01 - Reduo ao Valor Recupervel de Ativos; e.6)reverso de perda por reduo ao valor recupervel de ativos, apropriada no resultado, de acordo com a NBC TG 01 - Reduo ao Valor Recupervel de Ativos; e.7)depreciaes; e.8)variaes cambiais lquidas geradas pela converso das demonstraes contbeis da moeda funcional para a moeda de apresentao, incluindo a converso de uma operao estrangeira para a moeda de apresentao da entidade; e e.9)outras alteraes. As demonstraes contbeis tambm devem divulgar: a)a existncia e os valores contbeis de ativos, cuja titularidade restrita, como os ativos imobilizados formalmente ou na essncia oferecidos como garantia de obrigaes e os adquiridos mediante operao deleasing conforme a NBC TG 06 - Operaes de Arrendamento Mercantil; b)o valor dos gastos reconhecidos no valor contbil de um item do ativo imobilizado durante a sua construo; c)o valor dos compromissos contratuais advindos da aquisio de ativos imobilizados; e d)se no for divulgada separadamente no corpo da demonstrao do resultado, o valor das indenizaes de terceiros por itens do ativo imobilizado que tenham sido desvalorizados, perdidos ou abandonados, includo no resultado.

A escolha do mtodo de depreciao e a estimativa da vida til dos ativos so prticas de julgamento. Dessa forma, a divulgao dos mtodos adotados e das estimativas das vidas teis ou das taxas de depreciao fornece aos usurios das demonstraes contbeis informao que lhes permite revisar as polticas selecionadas pela administrao e facilita comparaes com outras entidades. Por razes semelhantes, necessrio divulgar: a)a depreciao, reconhecida em conta de resultado ou como parte do custo de outros ativos, durante o perodo; e b)a depreciao acumulada ao trmino do perodo. De acordo com as disposies constantes na NBC TG 23, a natureza e o efeito de mudana de estimativa contbil que resulte em impactos no perodo vigente ou futuros devero ser divulgados pela entidade. A divulgao supramencionada relativa aos ativos imobilizados poder resultar em mudanas de estimativas referentes a: a)valores residuais; b)custos estimados de desmontagem, remoo ou restaurao de itens do ativo imobilizado; c)vidas teis; e d)mtodos de depreciao. Os itens dos ativos imobilizados registrados contabilmente por meio de valores apurados aps suas reavaliaes, quando essas forem permitidas legalmente, imputa entidade a divulgao: a)da data efetiva da reavaliao; b)uso ou no de avaliador independente; c)dos mtodos e premissas significativos aplicados estimativa do valor justo dos itens; d)se o valor justo dos itens foi determinado diretamente a partir de preos observveis em mercado ativo ou baseado em transaes de mercado realizadas sem favorecimento entre as partes ou se foi estimado usando outras tcnicas de avaliao; e)o valor contbil que teria sido reconhecido se os ativos tivessem sido contabilizados de acordo com o mtodo de custo para cada classe de ativo imobilizado reavaliado; e f)a reserva de reavaliao, indicando a mudana do perodo e quaisquer restries na distribuio do saldo aos acionistas. Em conformidade com a NBC TG 01, devero ser divulgadas pela entidade informaes relativas aos ativos imobilizados com perda de valor, alm daquelas descritas nos subitens e.4 e e.6 do item e do presente tpico. As informaes a seguir listadas tambm podem apresentar relevncia para as necessidades dos usurios das demonstraes contbeis: a)o valor contbil do ativo imobilizado que esteja temporariamente ocioso;

b)o valor contbil bruto de qualquer ativo imobilizado totalmente depreciado que ainda esteja em operao; c)o valor contbil de ativos imobilizados retirados de uso ativo e no classificados como mantidos para venda de acordo com o Pronunciamento Tcnico CPC 31 - Ativo no Circulante Mantido para Venda e Operao Descontinuada; e d)o valor justo do ativo imobilizado quando este for materialmente diferente do valor contbil apurado pelo mtodo do custo. 9.Disposio Transitria Os requisitos abordados no subtpico 5.2 do presente estudo relativos mensurao inicial de um item do ativo imobilizado adquirido em operaes de permuta de ativos devem ser aplicados, prospectivamente, apenas a transaes contratadas ou iniciadas pela entidade aps o incio da vigncia da NBC TG 27.

FONTE: CENOFISCO

S-ar putea să vă placă și