Sunteți pe pagina 1din 20

MUDANA SOCIAL E DIREITO: ASPECTOS POLTICOS

A questo poltica. Participao e mobilizao popular e Direito. Redes sociais e responsabilidade: setor pblico, privado e terceiro setor. Movimentos sociais e ampliao da cidadania. Politizao das relaes comunitrias.
SOCIOLOGIA JURDICA E JUDICIRIA - AULA 12

CIDADANIA

A origem do conceito de cidado vem da Grcia; Segundo Pinsky A cidadania no uma definio estanque, mas um conceito histrico (varia no tempo e no espao); Na Grcia criou-se a Tradio da cidadania Poltica - sociedade ideal e justa, onde os indivduos deviam ser portadores de virtudes cvicas (exclui escravos, mulheres e estrangeiros), Cidadania que confere direitos polticos;

CIDADANIA
A cidadania pertencia a esfera pblica, e a esfera privada deveria a ela se subordinar;

Gregos razes Romanos Estatuto baseado em direitos e deveres (cidados pela lei e propriedade); Max Weber assinala que no perodo medieval a condio de ser cidado era ser membro de uma cidade;

Na fase do iluminismo emergiram duas outras concepes de cidadania ao redor do conceito de sociedade civil:

Primeira, liberal - situou a cidadania em termos de sociedade de mercado e os direitos de posse; Segunda - associou-a democracia moderna e ao pensamento republicano, enfatizando a cidadania em termos de direitos cvicos e polticos.(T. Hobbes, J.
Locke, A Smith);

Janoski (1998) tericas:

destaca

trs

abordagens

A Concepo Liberal: Trata os direitos como direitos contratuais (a cada direito uma obrigao modelo romano). Com o liberalismo surgem os Direitos civis; (naturais e de soberania nacional). A Declarao dos Direitos do Homem de 1789 firmou a propriedade como direito supremo. (o homem tinha direitos por ser proprietrio e no por se membro da Plis). Para Diderot , propriedade faz o cidado.

Locke justificava a diferenciao de direitos entre o povo e a burguesia; Critica feminista a cidadania liberal (perpetua as mulheres como cidads de segunda classe); Racionalismo sc. XVIII Muda a concepo de cidado (educao como instruo); Sc. XIX ( cidadania se estende atravs do direito a educao); Sec. XX - Destaca-se teoria sociolgica Marshall - Estabeleceu uma tipologia dos direitos em: civis; polticos e sociais.

A concepo de cidadania se amplia e disciplinar no s os direitos como os deveres; ltimas dcadas do sc. XX Outras concepes: Cidadania Coletiva; Diferenciada; Cosmopolita; e Planetria.

O que ir definir a cidadania um processo onde encontram-se as redes de relaes, conjuntos de prticas (sociais, econmicas, polticas e culturais) tramas de articulaes que explicam... e esto abertas para que se redefinam as relaes dos indivduos e grupos com o Estado (John,2005). A esfera pblica assegura, garante e normatiza os direitos, por isso o Estado sempre elemento referencial definidor.

PARTICIPAO
Como um processo de vivncia que imprime sentido e significado a um grupo ou movimento social, tornando-o protagonista de sua histria, desenvolvendo uma conscincia crtica desalienadora, agregando fora sociopoltica a esse grupo ou ao coletiva, e gerando novos valores e uma cultura poltica nova.

Autonomia

O que significa autonomia? Entendemos que a autonomia se obtm quando se adquire a capacidade de ser um sujeito histrico, que sabe ler e re-interpretar o mundo; Quando o sujeito adquire uma linguagem que possibilite participar de fato, compreender e se expressar por conta prpria.

O que um sujeito autnomo?

o sujeito que vem e aceita as diferenas e individualidades das pessoas e das regies do mundo.
Acatam e assumem a diversidade cultural. Aprendem a dialogar com a diferena e o diferente, sem ter como meta aniquil-los ou vencer a qualquer custo.

Sentido - Significado

Sentido direo, diretriz, orientao destino que conduza desdobramentos.


Significado o conceito de algo, como ele se define. Os sujeitos que participam das aes coletivas. So conceitos, no so fixos, eternos ou imutveis. So ferramentas dinmicas que nos ajudam a decodificar alguma coisa.

Cultura poltica

o conjunto de valores, crenas, atitudes, comportamento sobre poltica entendida como algo alm da poltica partidria.
Poltica com P maisculo, relativa a arte da argumentao e do debates sobre vrios temas. Ela envolve smbolos, signos e mitos que catalisam os sentimentos, as crenas, compartilhadas sobre as aes dos indivduos ou grupos.

Um projeto democrtico

No pode estar centrado em verdades absolutas, hierarquias.

dogmas,

A lgica da incerteza o persegue e possibilita construsse permanente. H sempre o consenso e o dissenso.

Cultura e direitos culturais

Os direitos aparecem como demanda e reivindicao em diferentes formas: Direitos sociais, polticos, econmicos, humanos e culturais. Destaque direito a diferena das denominadas minorias, que, na realidade so a maioria da populao.

Questionamentos

O que de fato direito cultural neste contexto? So as questes e problemticas relacionadas a vrias dimenses do ser humano, exemplo: raa, faixas etrias... Como podemos educar articulando a diferena? em direitos humanos,

O problema no negar um plo e afirmar outro, mas sim termos uma viso dialtica da relao entre igualdade e diferena.

Com a sociedade democrtica os membros da sociedade civil deixa de ter a autonomia como eixo estruturante;

O descentramento do sujeito e a emergncia de uma pluralidade de atores conferiu ao conceito de cidadania a mesma relevncia do de autonomia nos ano 80;

A cidadania nos anos 90 foi incorporada nos discursos oficiais, e foi ressignificada para a idia de participao civil;

A mudana do cenrio poltico atual amplia o termo sociedade civil;

Nesse contexto, a importncia da participao da sociedade civil se faz para democratizar as a gesto pblica, visando atender no apenas as questes emergenciais; Para Betinho ... o poder est na sociedade civil, no no Estado. O Estado Instrumento

As ONGs Organizaes No-Governamentais.

Nos anos 70-80, as ONGs eram instituies de apoio aos movimentos sociais e populares, estavam por detrs deles na luta contra o regime militar e pela democratizao o pas. Nesta fase, as ONGs se preocupavam em fortalecer a representatividade das organizaes populares, ajudavam a prpria organizao a se estruturar, e muitas delas trabalhavam numa linha de conscientizao dos grupos organizados.

S-ar putea să vă placă și