Sunteți pe pagina 1din 66

Introduo ao Surfer 9

Tpicos abordados
Apresentao do Surfer: Tela inicial Tela Worksheet Importao de Dados Anlise Estatstica Mapa de Pontos Mapa de Classes Semivariograma
Isotrpico Anisotrpico Modelos

Krigagem Ordinria Construo dos Mapas Interpoladores No Geoestatsticos Retirada de Tendncia Tipos de Mapas Recorte de reas Sobreposio de Mapas Clculo de reas Converso de arquivos

Apresentao - Tela inicial


Barras de Menu

Gerenciador de objetos

Janela Guia

Barra de Ferramentas

Planilha

Barra de Ferramentas

Tela Worksheet
A tela Worksheet pode ser visualizada a partir da opo Menu New/Worksheet, ou pelo cone localizado na Barra de Ferramentas.

Importao dos Dados


As opes File/Open permite visualizao dos dados. Selecione o arquivo Arq_4.dat, caso os dados tenham sido digitados na planilha do programa Surfer. File/Import, importa dados de arquivos com extenso .txt, .xls, dentre outros.

Anlise Estatstica
Para obteno das estatsticas bsicas dos dados, selecione as colunas que contenham as variveis de interesse e use a opo Data/Statistics. Aps a abertura da caixa Statistics marque as estatsticas desejadas,o tipo dos dados (amostra ou populao), se h ttulos na primeira linha, e a forma da apresentao dos resultados (caixa de dilogo ou na prpria planilha)

Anlise Estatstica
Apresentao dos resultados da anlise estatstica ser feita de uma das duas formas possveis.

Mapa de Pontos
Para gerar mapas dos pontos (localizao das amostras), na tela Plot utiliza-se o seguinte caminho File/New Plot. Ainda na barra de menus Map/New/Post Map ou no cone localizado na Barra de ferramentas. Selecione o arquivo de dados Arq_4.xls.

Mapa de Pontos
Aps a seleo do arquivo, o programa gera um mapa onde as duas primeiras colunas de dados so utilizados como coordenadas X e Y respectivamente. Clique com o boto direito sobre o mapa, Properties e na caixa de dialogo, na opo Worksheet Columns, especifique corretamente as colunas com as coordenadas X e Y.

Mapa de Pontos
Confeccionado o mapa dos pontos, clique com o boto direito sobre um dos eixos do mapa, selecione Properties. Essa caixa de dilogo permite a formatao dos eixos do mapa.

Mapa de Pontos

Mapa de Classes
Nesse tipo de mapa associado a cada par de coordenadas X, Y um valor de varivel Z em estudo. Para acess-lo utiliza-se o cone ou Map/New/Classed Post map.

Mapa de Classes
Semelhante ao mapa de pontos, deve-se especificar corretamente as colunas com as coordenadas X, Y e varivel Z (neste exemplo Y1).

Mapa de Classes
Na aba Classes o usurio pode modificar o nmero de classes e formatar os smbolos empregados em cada classe. Ao aluno cabe explorar as demais opes da janela.

Mapa de Classes

Semivariograma
Para a construo do semivariograma experimental selecione Menu Grid/Variogram/New Variogram e escolha o arquivo Arq_4.xls.

Semivariograma
Na aba Data devem ser especificadas as coordenadas X, Y e a varivel Z. Na aba General no campo Max Lag Distance, devemos informar o valor mximo para o qual o semivariograma ser definido, se h tendncia nos dados e se deve ser gerado um relatrio de procedimento.

Semivariograma Isotrpico
Aps a construo do semivariograma, o software ajusta automaticamente um modelo linear aos dados. H necessidade de se ajustar um outro modelo ao variograma experimental.

(1) Clique com o boto direito sobre o grfico e selecione Properties. Na aba Plot marque Pairs, para visualizar o nmero de pontos usados na estimativa de cada valor de varincia.

Semivariograma Isotrpico
Como mostra a figura, o valor da semivarincia referente ao primeiro lag foi calculado utilizando apenas 22 pares de pontos, sendo ideal mais que 50 pares de pontos. Para isso deve-se modificar o nmero de Lags.

(2) Clique com o boto direito sobre o grfico e selecione Properties. Dentro da janela Variogram Properties, na aba Experimental, diminua o nmero de lags, 18 por exemplo.

Semivariograma Isotrpico
A reduo do nmero de lags proporciona um aumento no tamanho do lag, aumentando o nmero de pares de pontos usados na estimativa da semivarincia.

Semivariograma Isotrpico
O ajuste de um modelo ao semivariograma experimental ser realizado na aba Model. (3) Remova o modelo Linear (default do Software). (4) Adicione um modelo que mais se ajusta aos dados, no exemplo, o modelo exponencial.

Semivariograma Isotrpico
(5) Marque Nugget Effect no espao Variogram Components e atribua o valor da Varincia do Erro (C0), o ponto em que o modelo intercepta o eixo Y, no exemplo C0 = 2,5.

O Surfer fornece dois parmetros para o clculo do C0:


Error Variance: Erros devido a amostragem e anlises. Pode ser calculada atravs da varincia das diferenas entre as amostras duplicadas. Micro Variance: Erros devido a variabilidade em distncias menores do que a utilizada.

Semivariograma Isotrpico
(6) Selecione Exponential especifique o valor da escala (C1), 6,5 no exemplo, assim teremos o patamar (C0+C1). No campo Lenght (A), o a, atribumos o valor do alcance 140. Para o modelo exponencial, o alcance efetivo definido como a = 3 a

Semivariograma Isotrpico

Semivariograma Anisotrpico
Se o semivariograma experimental apresentar estruturas de variabilidade distintas em diferentes direes deve-se utilizar o semivariograma anisotrpico para a descrio do fenmeno. Existem dois tipos de anisotropia:
Geomtrica: apresenta diferentes alcances para diferentes direes, mas mantm o mesmo modelo e patamar. Zonal: neste caso o patamar varia em diferentes direes mantendo as demais caractersticas constantes. Para a construo do semivariograma anisotrpico deve-se seguir os seguintes passos. (1) Construa o semivariograma normalmente (Grid/Variogram/New Variogram). Neste exemplo ser usado o arquivo Arq_4, varivel Y1.

Semivariograma Anisotrpico
(2) Para verificar a presena de anisotropia, clique sobre o mapa com o boto direito do mouse e selecione Properties. Na guia Experimental define-se as direes em que a anisotropia ser avaliada.

Direction: Direo avaliada. Tolerance: ngulo de abertura para a busca de pares de pontos considerados pertencentes aquela direo. Step Amount: Incremento de direo que ser utilizado ao clicar em Step CCW.

Semivariograma Anisotrpico
(3) Visualize rapidamente o ajuste para todas as direes utilizando Step CCW.

Os ngulos de 45 e 135 apresentam estrutura semelhante, entretanto os angulos de 0 e 90 apresentam variao em relao ao seu alcance, assim deve-se utilizar o ajuste anisotrpico baseado nestas direes.

Semivariograma Anisotrpico
(4) Ajuste o modelo para o ngulo de 0.

Semivariograma Anisotrpico
(5) Na guia Experimental, modifique a direo para o ngulo de 90. Em Model deve-se ajustar o semivariograma para este ngulo, utilizando a ferramenta Anisotropy Ratio. Assim ser gerado um modelo anisotrpico.

Modelos
O Surfer fornece diversos modelos que podem ser utilizados no ajuste.

Krigagem Ordinria
A krigagem um processo de interpolao usado para fornecer uma melhor estimativa de um atributo em locais no amostrados. Para a realizao da Krigagem devemos selecionar no Menu Grid/Data e escolher o arquivo Arq_4.xls. Este procedimento ir gerar um arquivo do tipo .grd que ser utilizado pelo software para gerar os mapas.

Krigagem Ordinria
Na caixa de dilogo subsequente especificamos as colunas das coordenadas X, Y e da varivel Z para a qual semivariograma foi ajustado, o mtodo de interpolao (krigagem) e a pasta onde ser criado o arquivo Y1.grd. A opo Advanced Options permite a seleo dos parmetros do variograma ajustado pelo boto Get Variogram.

Krigagem Ordinria
Para a validao dos modelos ajustados, utiliza-se a Validao Cruzada. Aps a seleo do semivariograma ajustado (Get Variogram) selecione a opo Cross Validate. Ser gerado um relatrio com as estatsticas do procedimento.

Krigagem Ordinria
O prximo passo criar os mapas. Observe o local e o nome do arquivo que ser criado. Clique OK. O arquivo ser criado, sendo necessrio abri-lo para a visualizao do mapa, conforme mostrado no prximo slide.

Construo dos Mapas


Para construir um mapa de contorno, na barra de menus Map/New/Contour Map, ou no cone na Barra de Ferramentas. Depois de criado voc pode mudar as propriedades do mapa. Com o boto direito sobre o interior do mapa selecione Properties. Na aba General marque as opes Fill Contours e Smooth Contours, para preencher e suavizar as linhas, respectivamente.

Construo dos Mapas


Na aba Levels ser mostrado a escala e as propriedades de linha e de contorno do mapa. Para alterar a escala do mapa clique em Level, onde ser mostrado o valor Mnimo e Mximo da escala do mapa, o Intervalo do contorno e os Dados limites do grid do arquivo.

Para diminuir o nmero de classes, deve-se aumentar o valor do intervalo de classes.

Construo dos Mapas


Na aba Fill ser apresentado uma caixa de dilogo que permite atribuir cores aos valores da escala do mapa. Para a seleo de um gradiente de cores clique em Foreground Colour. No n esquerdo abaixo do espectro de cores, escolha a cor na paleta de cores. O espectro de cores agora varia de branco para o vermelho. Tambm pode-se escolher cores aleatrias para cada intervalo de classes, para isto clique sobre o quadrante de escala desejado (Aba Levels) e selecione a cor desejada.

Interpoladores No Geoestatsticos
Alm do mtodo da Krigagem, o Surfer fornece alguns mtodos de interpolao que no levam em conta a estrutura espacial existente, por isso so denominados de Interpoladores No Geoestatsticos. Inverso da Distncia: utiliza a distncia mdia ponderada para o clculo. Ele no extrapola valores alm daqueles encontrados no arquivo de dados, mas tende a desenhar crculos ou olhos-de-boi em torno de cada ponto de dados.

Curvatura Mnima: tenta encaixar uma superfcie a todos os valores de dados usando uma abordagem iterativa. Uma desvantagem desse mtodo a extrapolao de valores extremamente grandes ou pequenos.
Mtodo de Shepard Modificado: combina o mtodo de inverso distncia com um algoritmo de alisamento. Ele tende a acentuar o efeito de olhosde-boi do mtodo do inverso distncia. Ele pode extrapolar valores fora do intervalo dos dados.

Interpoladores No Geoestatsticos
Vizinho natural: usa uma mdia ponderada das observaes vizinhas. Este mtodo gera bons contornos a partir de conjuntos de dados denso. Ele no gera dados em regies sem observaes e no extrapola valores maiores que o intervalo dos dados. Vizinho Mais Prximo: usa o ponto mais prximo para atribuir um valor a um n da rede. Este mtodo no extrapolar valores alm do intervalo dos dados. Regresso Polinomial: processa os dados de modo que as tendncias subjacentes em grande escala e padres sejam mostrados. usado para anlise de superfcie de tendncia. Este mtodo pode extrapolar valores fora do intervalo de Z. Funo de Base Radial: semelhante a krigagem (no leva em considerao o semivariograma), mas produz resultados ligeiramente diferentes.

Interpoladores No Geoestatsticos
Triangulao com Interpolao Linear: calcula um nico conjunto de tringulos a partir dos pontos de dados, e usa uma interpolao linear em cada tringulo para o clculo dos ns da rede. Tende a produzir contornos angulares para pequenos conjuntos de dados. No extrapola valores de Z alm do intervalo de dados.
Mdia Mvel: mais utilizado para grandes conjuntos de dados (mais de 1000 pontos de dados). Extrai as tendncias em escalas intermedirias e as grandes variaes de conjuntos de dados. Dados Mtricos: usado para criar redes de informao sobre os dados. Polinmio local: mais aplicvel a conjuntos de dados que so localmente suavisados (vizinhos extremamente semelhantes).

Interpoladores No Geoestatsticos

e
d

a) Inverso da Distncia; b) Curvatura Mnima; c) Mtodo de Shepard Modificado; d) Vizinho Natural; e) Vizinho Mais Prximo

Interpoladores No Geoestatsticos

f) Regresso Polinomial; g) Funo de Base Radial; h) Triangulao com Interpolao Linear; i) Mdia Mvel; j) Dados Mtricos; k) Polinmio Local.

Retirada de Tendncia
Embora para a maioria dos dados no haja a necessidade de retirada de tendncia, esta deve-ser feita caso seja verificada sua presena. Para isto deve-se informar a presena de tendncia em dois momentos: construo do semivariograma e construo dos mapas.
(1) Construo do semivariograma: Grid/Variogram/New Variogram escolha o arquivo Q_laranja.xls. Na aba Data escolha os parmetros (X,Y,Z) varivel R1. Na aba General selecione a opo de ajuste da superfcie de tendncia, neste caso ajuste Linear.

Retirada de Tendncia
(2) Em seguida faa o ajuste do semivariograma, conforme demonstrado anteriormente.

a) Semivariograma com tendncia; b) semivariograma sem tendncia

Retirada de Tendncia
(3) O prximo passo criar o mapa a partir do semivariograma ajustado. Utilize o seguinte caminho: Grid/Data/Q_laranja.xls. Na caixa de dilogo aberta, selecione os parmetros X,Y,Z, o interpolador e o nome e local do arquivo (.grd) que ser gerado. Ainda nesta caixa selecione Advance Options. Nesta nova caixa, selecione o tipo de superfcie de tendncia (Linear) e o semivariograma ajustados (Get Variogram).

Retirada de Tendncia
(4) Abra o mapa gerado. Note que a escala do mapa a mesma dos dados originais, ou seja, o mapa j est pronto no havendo necessidade de nenhuma correo devido a retirada da tendncia.

Tipo de Mapas
A Barra de ferramentas Mapa ou Menu Map, exibe as opes para a criao de mapas a partir de arquivos .grd, gerados no Surfer ou em outros programas. As ferramentas so: Contour Map, Image Map, Shaded Relief Map, Grid Vector Map, Wireframe e 3D Surface. Seguem alguns exemplos .
Mapa de contorno Mapa de imagem Mapa de relevo das sombras

Tipo de Mapas
Mapa de vetores Mapa de wireframe

Mapa de superficie 3D

Recorte de reas
Frequentemente utiliza-se dados provindos de reas no regulares. Embora, a maioria dos interpoladores produza dados em locais onde no h observaes, estas estimativa no so confiveis e devem ser retiradas do mapa final. Para o recorte deve-se seguir o seguinte procedimento:

(1) Construo de um mapa de localizao das amostras. Map/Post Map/New Post Map ou o cone com posterior seleo da planilha que contenha as coordenadas das amostras (X,Y). O arquivo utilizado ser prediction.xls.

Recorte de reas
(2) Com o mapa selecionado, utilize o procedimento Map/Digitize. Com o cursor demarca-se alguns pontos contornando o mapa (seguindo sempre a mesma direo sentido horrio ou antihorrio). Note que as coordenadas de cada local so armazenadas em uma janela Digit.bln. Quando terminar salve o arquivo da janela na extenso .bln.

Recorte de reas
(3) Abra o arquivo salvo no bloco de notas. A primeira linha contem dois nmeros: o primeiro refere-se ao nmero de pontos criados durante o contorno e o segundo se refere ao processo de recorte do surfer (o ou 1). O nmero 1 exclui o interior do polgono, se 0 o exterior do polgono excluido. Portanto troque o nmero 1 por 0. Como nosso objetivo a construo de um polgono. A primeira e a ltima coordenada devem ser a mesmas, portanto copie a primeira coordenada e cole no final do arquivo, e lembre-se de alterar o nmero de pontos (some 1). Salve o arquivo.

Recorte de reas
(4) O prximo passo criar o arquivo recortado a partir do arquivo j criado normalmente. Para isto deve-se seguir o caminho: Grid/Blank/seleo do arquivo gerado normalmente/seleo do arquivo Blank (.bln)/salve o arquivo criado (arquivo de sada).

Recorte de reas
(5) Abra o arquivo de sada criado (ex. Cd_out.grd) no cone .

Sobreposio de Mapas
A sobreposiao de mapas um processo simples. Na barra de menus Grid/Data, escolha o arquivo.

Sobreposio de Mapas
Na opo Gridding Method, escolha o mtodo de interpolao. O arquivo ser salvo na extenso .grd

Sobreposio de Mapas
Para gerar o mapa 3D, na barra de menus Map/3D Wireframe, escolha o arquivo, gerado anteriormente.

Sobreposio de Mapas
Para a sobreposio ser necessrio um mapa de contorno da mesma rea.

Sobreposio de Mapas
Na barra de menu Map/New/Contour Map

Sobreposio de mapas
Formate o mapa, para melhor visualizao.

Sobreposio de mapas
Para a sobreposio clique sobre o cone
Objetos segure e arraste ate acima do cone

no Gerenciador de
.

Clculo de reas
Diversos softwares realizam o clculo de reas mapeadas. O Surfer realiza este procedimento em vrias etapas, onde em cada uma delas deve-se calcular valores de rea acima e abaixo de determinado nvel de corte. Aps o mapa ser criado (no exemplo utilizaremos o arquivo criado anteriormente Cd_out.grd) basta seguir o seguinte caminho: Grid/Volume/Seleo do arquivo desejado.

Clculo de reas
Na caixa de dilogo Grid Volume determina-se o nvel de corte da rea desejada. Utilize como nvel de corte os valores de intervalo da legenda do mapa. Neste caso utilizaremos 0.3; 0.9; 1.5; 2.1; 2.7; 3.3. Ser gerado um relatrio onde os valores de reas acima e abaixo do nvel escolhido sero apresentados, bem como a rea total e a rea ocultada (Blank) do mapa.

Positive Planar Area: representa a rea que apresenta valores acima do nvel de corte adotado. Negative Planar Area: representa a rea que apresenta valores abaixo do nvel de corte adotado.

Clculo de reas
Escolhendo todos os nveis da escala, obtm-se por diferena entre elas, a rea referente a cada intervalo de classe.

Escala 0.3-0.9 0.9-1.5 1.5-2.1 2.1-2.7 2.7-3.3 3.3Blank Total

rea 1.62 7.43 3.54 0.46 0.03 0.00 8.87 21.94

O valor da rea depender das unidades das coordenadas utilizadas. Utilizando coordenadas UTM a unidade resultante ser m2.

Converso de Arquivos
O Surfer propicia a converso dos arquivos .grd para outras diversas extenses. Alm de objetivar a utilizao de arquivos em diversos outros programas, h uma converso muito til para anlises estatsticas (DAT XYZ). A extenso .grd produz um arquivo com linhas e colunas, j a extenso .dat gerada a partir da converso para DAT XYZ, produz arquivos com as variveis apenas em uma linha, facilitando quaisquer anlises estatsticas complementares (ex. correlao entre mapas)

.grd

.dat

Crditos
Coordenador: Prof. Dr. Gener Tadeu Pereira

Diagramao: Daniel De Bortoli Teixeira Ssara Rocha Oliveira

Alan Rodrigo Panosso


Apoio: Equipe CSME
*texto com hiperlink, clique sobre o nome para acessar

OBRIGADO! www.csme.com.br
atendimento@csme.com.br 16-3209.2601

S-ar putea să vă placă și