Sunteți pe pagina 1din 24

ISSN

0101-4838

249

QUEM O SUJEITO DA PSICANLISE?

Rosa Guedes Lopes*

RESUMO
Este texto correlaciona a tese de Koyr, que credita o advento da cincia moderna ao corte entre o mundo antigo e o moderno, corte responsvel pela perda de Deus como eixo de todos os sentidos do mundo, perda da realidade, conceituada por Freud enquanto operador da constituio subjetiva. Esta correlao se baseia na concepo freudiana de que no h psicologia do sujeito fora de uma psicologia social. Lacan formalizou esta estrutura atravs do axioma: o sujeito sobre quem operamos em psicanlise s pode ser o sujeito da cincia. Palavras-chave: Cincia Moderna; Psicanlise; Sujeito da cincia; Perda da realidade; Corte.

ABSTRACT WHO IS PSYCHOANALYSIS SUBJECT?


This text correlates Koyrs thesis which credits the advent of modern science to the rupture between old and modern worlds, event responsible for the

* Mestre e Doutora em Teoria Psicanaltica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Membro da Associao Ncleo Sephora de Pesquisa sobre o moderno e o contemporneo; Psicanalista aderente da Escola Brasileira de Psicanlise Seo Rio de Janeiro; Professora colaboradora do Curso de Especializao em Teoria Ppsicanaltica e Prtica Clnica Institucional da Universidade Veiga de Almeida (UVA); Especialista em Fundamentos da Psicanlise de Freud a Lacan da Universidade Estcio da S (UNESA).
TEMPO PSICANALTICO,

RIO DE JANEIRO, V.40.2, P.???-???, 2008

Tempo 40.2 1a prova.pmd

249

16/10/2008, 12:59

250 ROSA GUEDES LOPES


loss of God as the worlds line of vision, to loss of reality, conceived by Freud as the subjective constitutions operator. This correlation is based on the Freudian concept that there is no subjects psychology out of a social psychology. Lacan formalized it through the axiom: the subject upon whom we operate in psychoanalysis can only be the subject of science. Keywords: Modern Science; Psychoanalysis; Subject of science; Loss of reality; Rupture.

QUEM O SUJEITO DA PSICANLISE?(1)


O ponto de partida deste texto a frmula lacaniana o sujeito sobre quem operamos em psicanlise s pode ser o sujeito da cincia (LACAN, [1966] 1998: 873). Para Lacan, a descoberta do inconsciente por Freud e a prtica da psicanlise so impensveis antes do advento da cincia moderna, no sculo XVII. Segundo Milner (1996), a frmula lacaniana faz equivaler o sujeito da cincia moderna ao da psicanlise atravs de trs afirmaes: a psicanlise opera sobre um sujeito; h um sujeito da cincia; os dois sujeitos constituem apenas um. Elas pem em jogo a existncia de um axioma do sujeito fundado sob a gide da razo. Este axioma define o sujeito como distinto de toda forma de individualidade emprica (MILNER, 1996: 28), ou seja, radicalmente separado de sua psicologia. Com isso, o campo da psicanlise se separa do da psicologia para se relacionar, em exterioridade interna, ao campo da cincia moderna. A hiptese da existncia de um sujeito da cincia uma extrao lgica que depende da escolha feita por Lacan de uma definio particular do que seja cincia. A expresso sujeito da cincia nomeia o sujeito cujo modo de constituio determinado pelo advento da cincia enquanto moderna. Milner (1996) mostra que essa expresso uma interpretao de Lacan completamente comprometida com a particularidade do advento da cincia moderna, que Koyr (1991) caracteriza pela existncia de um corte entre o mundo antigo e o moderno.
TEMPO PSICANALTICO,

RIO DE JANEIRO, V.40.2, P.???-???, 2008

Tempo 40.2 1a prova.pmd

250

16/10/2008, 12:59

QUEM

O SUJEITO DA PSICANLISE

251

O termo corte advm de corte epistemolgico, conceito fundamental no interior da epistemologia de Bachelard. Ele designa as rupturas ou as mudanas sbitas ocorridas na histria da cincia, de modo a explicar porque o passado de uma cincia atual no se confunde com essa mesma cincia no seu passado (CANGUILHEM, 1977: 15). Bachelard defende a descontinuidade epistemolgica do progresso cientfico (CANGUILHEM, 1977: 20) e no a continuidade que a perspectiva cronolgica advoga por meio da sucesso manifesta de enunciados mais ou menos sistematizados. Sua tese de que o progresso da cincia deve ser avaliado a partir das suas rupturas e no pela sucesso dos fatos se organiza ao redor do conceito de corte epistemolgico e de um novo esprito cientfico, sustentado pelo ideal da extino de qualquer direito do homem de servir-se dos saberes provenientes da tradio antiga, da experincia sensvel ou de seus interesses particulares. Trabalhar com a lgica do corte requer situar o ponto de ruptura entre o antigo e o novo para mostrar porque, sob o nome habitual, perpetuado por inrcia lingstica, se encontra um objeto diferente (CANGUILHEM, 1977: 25). Para Koyr (1991), o advento da cincia moderna se caracteriza pela passagem do cosmo fechado e hierarquicamente ordenado a um universo infinito e homogneo e tributrio do abandono da concepo cosmolgica do mundo em nome de uma concepo de universo como um conjunto aberto e indefinidamente extenso do Ser (KOYR, 1991: 182). O operador deste corte foi a dvida metdica cartesiana. Tomar a dvida como mtodo de obteno de conhecimento rompeu com a episteme antiga e, simultaneamente, fundou a cincia no sentido moderno. Este ato deu origem a uma atitude de inquietude em relao natureza e ao descentramento do homem em relao a todos os seus pontos referenciais (MILNER, 1996). A tese de Koyr (1991) o suporte da hiptese lacaniana da existncia de um sujeito da cincia e tambm o que permite a construo de uma equao entre este sujeito e o sujeito sobre o qual a psicanlise trabalha. Com a expresso sujeito da cincia, Lacan funda
TEMPO PSICANALTICO,

RIO DE JANEIRO, V.40.2, P.???-???, 2008

Tempo 40.2 1a prova.pmd

251

16/10/2008, 12:59

252 ROSA GUEDES LOPES

logicamente a extrao de uma determinada maneira de constituio subjetiva diferente de toda individualidade emprica.

CINCIA MODERNA: UM ADVENTO


A cincia moderna um sistema de pensamento indito, originado da evoluo do pensamento cientfico no mundo antigo e medieval e de uma ao que fez incidir um corte entre esses mundos e o mundo moderno (KOYR, 1991). Com Koyr, estabelecerei as bases das operaes que deram lugar ao novo pensamento, caracterizado por romper com os elementos que permitiram o seu surgimento. Segundo esse autor, os primrdios da idade moderna dependem dos pensadores da Renascena, cujas idias contm os elementos que compuseram a revoluo responsvel pelo fim da Idade Mdia: o ponto de vista humano no lugar do teocentrismo medieval; o problema moral no lugar dos problemas metafsicos e religiosos; o ponto de vista da ao no lugar do problema da salvao. Koyr (1991) considera o cristianismo um elemento importante na passagem do mundo antigo ao moderno, por se caracterizar pela reduo da pluralidade dos deuses gregos a um nico Deus concebido como criador. Na Idade Mdia, a releitura da filosofia grega, luz do cristianismo, teve grande relevncia para o advento da modernidade. Diante do que a religio ensina, o filsofo medieval deve justificar sua atividade filosfica e, diante da filosofia, justificar a existncia da religio. A filosofia medieval se insere no interior de uma religio revelada. Este o sistema fechado de pensamento com o qual Koyr caracteriza o esprito da Idade Mdia, onde, luz do cristianismo, as obras de Plato e Aristteles tornam-se doutrinas ou atitudes metafsicas e morais. O platonismo medieval se caracteriza pelos seguintes traos: primazia da alma; doutrina das idias; o iluminismo que suporta e refora o inatismo de Plato; o mundo sensvel concebido como um plido reflexo da realidade das idias; o apriorismo e o matematismo.
TEMPO PSICANALTICO,

RIO DE JANEIRO, V.40.2, P.???-???, 2008

Tempo 40.2 1a prova.pmd

252

16/10/2008, 12:59

QUEM

O SUJEITO DA PSICANLISE

253

A concepo epistemolgica e metafsica do platonismo medieval se organiza em torno da alma, enquanto imagem divina. Por esta via, provar a existncia de Deus torna-se o problema central da metafsica medieval. Estas provas se baseiam nos princpios de causalidade e finalidade. Elas se apiam nos graus de perfeio que permitem concluir pela perfeio suprema e infinita do Deus finito como medida e fonte da perfeio parcial e infinita da alma humana, concebida como imortal, mas encerrada num corpo mortal (KOYR, 1991). O aristotelismo medieval mais do que uma filosofia ou uma atitude religiosa: uma cincia. Cristianizado, torna-se o fundamento do ensino do Ocidente. Interessa-se pelo estudo do mundo (e no pelo da alma) e da natureza, criada por Deus, mas pertencente criatura. O mundo (mvel, mutante, submetido ao devir e ao tempo) se ope Natureza (conjunto hierarquizado e ordenado de naturezas com existncia prpria) e a Deus (imutvel e supratemporal). Concebe o homem como animal racional e mortal. No sendo estranho e nem superior ao mundo, ele uma natureza entre outras no mundo. A noo de natureza central. Abrange corpo e alma e faz a unidade de ambos. Portanto, enquanto ato do prprio homem, o pensamento engaja sua natureza (corpo e alma) e faz do sensvel o domnio prprio do conhecimento. Em Aristteles, impossvel pensar a cincia sem o ponto de partida na percepo sensvel (KOYR, 1991). Sentir e elaborar, recordar e imaginar, liberta o homem da presena efetiva da coisa percebida. A abstrao (capacidade de pensar sem a presena da coisa) o grau superior do ato de pensar que permite ao homem fazer cincia, distinguindo-o dos outros animais. No entanto, mesmo afastando-se da sensao, o pensamento abstrato da cincia aristotlica no rompe com ela. No possvel aceitar a existncia de qualquer contradio entre a experincia e o pensamento abstrato, que inimaginvel fora do percurso do efeito causa, do ato ao agente. S assim se consegue chegar a Deus, provar e demonstrar Sua existncia e, ento, adquirir a noo de Deus. Deus assegura a ordem csmica
TEMPO PSICANALTICO,

RIO DE JANEIRO, V.40.2, P.???-???, 2008

Tempo 40.2 1a prova.pmd

253

16/10/2008, 12:59

254 ROSA GUEDES LOPES

do pensamento filosfico medieval;. faz dela uma estrutura finita e hierrquica. A fsica de Aristteles caracteriza a realidade por princpios de ordem que hierarquizam os seres reais um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar (KOYR, 1991: 156-158). Nela, o movimento , em essncia, um estado transitrio, porque a concepo de lugar natural requer a ordem como esttica. Entre Plato e Aristteles, a linha divisria clara. O primeiro reivindica uma posio superior para as matemticas, atribuindo-lhes um valor real e uma posio definitiva no campo da fsica. J o segundo toma as matemticas como cincias abstratas, portanto, de valor inferior fsica e metafsica, que tratam do ser real. Alm disso, sustenta a experincia como nica base necessria fsica, que deve edificar-se sobre a percepo. Para Koyr (1991), a incompreenso das matemticas em Aristteles revela um aspecto mais grave: a negao do infinito em favor de uma sntese. Por acreditar que o livro da natureza foi escrito com caracteres geomtricos (matemticos), Galileu se alinha Plato. Prova que o movimento governado por nmeros. Assim, refuta e ultrapassa o argumento aristotlico. Destri sua sntese. Substitui o mundo real da experincia cotidiana por um mundo geomtrico e explica o real pelo impossvel (KOYR, 1991). Definir o real pelo impossvel o modo como Koyr (1991) define a atividade do novo esprito cientfico, de Bachelard, e tambm o que suporta sua tese da existncia de um corte entre o esprito do mundo antigo e o do mundo moderno. Segundo ele, a mentalidade do esprito renascente se resume na frmula tudo possvel (KOYR, 1991: 48). Tomar o real como impossvel implica poder deduzir que, se tudo possvel, que nada verdade. e se nada seguro, s o erro certo (KOYR, 1986: 25). Nessa perspectiva, a fundao do mundo moderno coloca, de partida, um problema: se tudo possvel e se nada verdade, ento, no h mais verdade? Se h, quem a garante?
TEMPO PSICANALTICO,

RIO DE JANEIRO, V.40.2, P.???-???, 2008

Tempo 40.2 1a prova.pmd

254

16/10/2008, 12:59

QUEM

O SUJEITO DA PSICANLISE

255

A cincia moderna evolui margem da Renascena, marcada pelo ideal de retrica e por uma produo literria caracterizada pela demonologia e livros de magia. Para Koyr (1991), a credulidade e a crena na magia so efeitos da destruio da fsica, da metafsica e da ontologia aristotlica. A ontologia mgica se situa entre a ontologia divina e a cartesiana. A credulidade sem limites a conseqncia subjetiva da perda de Deus como eixo forte que suportava a ordem csmica finita e hierarquizada. Ao afirmar que a ontologia divina substituda por uma ontologia mgica, Koyr (1991) corrobora a tese freudiana de que impossvel que o homem viva fora do registro da crena porque a iluso estrutural e ineliminvel (FREUD, [1933] 1977). Portanto, sob o termo ontologia est em jogo um objeto: a crena. Embora o objeto parea o mesmo, a crena em Deus da Renascena se estrutura de um modo completamente descontnuo em relao da Idade Mdia. A falta de Deus como o eixo simblico forte que discrimina o certo, o errado e o absurdo no deixa vazio o lugar da crena. Sem o eixo simblico forte, ela prolifera na Renascena de um modo novo, mgico, imaginrio. A sada da Renascena se d com Galileu, o primeiro a acreditar que tudo o que existe no mundo se submete forma geomtrica, ou seja, matematizao. O abandono da percepo sensvel como fonte privilegiada de conhecimento e a declarao de que o conhecimento intelectual o nico e exclusivo meio de apreender a essncia do real so os efeitos desta crena (KOYR, 1991). Galileu funda uma nova tradio que Descartes aprofundou: a de despojar os objetos de todas as qualidades atravs do empirismo e da matematizao (MILNER, 1996). At Galileu, o mundo real era o que se oferecia aos sentidos. Com ele e a partir dele, presenciamos uma ruptura entre o mundo percebido pelos sentidos e o mundo real, ou seja, o mundo da cincia, (...) a prpria geometria materializada, (...) realizada (KOYR, 1991: 55). A cincia moderna ergue-se sobre a base da fsica galileana e de sua interpretao cartesiana. O cogito testemunha que a cincia moderna requer a geometrizao analtica do pensamento, ou seja, o pensamento despido de todas as suas qualidades sensveis. Trata-se
TEMPO PSICANALTICO,

RIO DE JANEIRO, V.40.2, P.???-???, 2008

Tempo 40.2 1a prova.pmd

255

16/10/2008, 12:59

256 ROSA GUEDES LOPES

de operar sobre um real supostamente puro: uma frmula cujo sentido resume-se mnima articulao entre letras ou nmeros. A natureza tem estrutura racional (KOYR, 1991). Descartes formulou os princpios da nova cincia (o pensamento sem qualidades) e da nova cosmologia (o universo infinito e sem hierarquia). Sua revoluo intelectual produziu uma revoluo cientfica. Ele afirma a certeza da razo promovendo um giro a partir do ceticismo recebido como herana do Renascimento: no lugar de sofrer a dvida, exerce-a metodicamente. Seu gesto de ruptura e de esvaziamento. Fazer tbula rasa dos saberes da tradio, de toda forma de autoridade e do mundo sensvel, torna negativos todos os sentidos da originados (KOYR, 1986). Com a dvida hiperblica, Descartes destri a base de todas as provas tradicionais (o Cosmo hierarquizado) e sua estrutura lgica (a impossibilidade da construo de uma srie infinita). A hierarquia e a finitude, a autoridade da Igreja e a realidade do Estado, formavam o eixo ao redor do qual, at ento, todo saber se constitua como verdadeiro e todas as significaes relativas ao Cosmo se mantinham fixas. O gesto cartesiano liberta a razo de qualquer tradio ou percepo sensvel para construir o sistema verdadeiro das cincias e do Universo. A verdade se correlaciona razo, agora desembaraada das idias obscuras e confusas da tradio e dos sentidos. Ao exercer a dvida no lugar de sofr-la, maneira dos cticos, Descartes dominou-a e fez dela critrio para distinguir o verdadeiro do falso e situar as idias que formaro o universo do novo esprito. As nicas idias claras e verdadeiras, as que no apresentam razes para se continuar duvidando, so as idias matemticas, por isso, o mtodo cartesiano ordenado essencialmente a partir da matemtica (KOYR, 1986). A essncia ou o esprito do raciocnio matemtico sempre estabelecer, inventar relaes precisas entre os objetos, lig-los por sries ordenadas. Razo sinnimo de proporo ou de relao que, por si mesma, estabelece uma ordem e se desenvolve em srie. Este o pensamento que funda a tradio moderna (KOYR, 1986).
TEMPO PSICANALTICO,

RIO DE JANEIRO, V.40.2, P.???-???, 2008

Tempo 40.2 1a prova.pmd

256

16/10/2008, 12:59

QUEM

O SUJEITO DA PSICANLISE

257

O SUJEITO SEM QUALIDADES


Com o gesto cartesiano, o campo do sentido, antes universalizado, fixado pelas provas tradicionais, se pluraliza na particularidade dos objetos que a linguagem matemtica consegue recortar ao ser usada como instrumento por um sujeito. Atravs dela se pode traduzir qualquer relao numrica em relao espacial e vice-versa. do mesmo modo, ela cria o sujeito separado de sua histria ou de qualquer tipo de tradio, porque o priva do sentido gozado com seu gesto. A linguagem matemtica afirma a existncia do sujeito mediante sua relao direta com o pensamento sem qualidades. A equao penso, sou a nica verdade da qual no se pode duvidar. Ao ligar a existncia certeza do ato de pensar, Descartes a dissocia de tudo o que no seja racional. Assim, separa a existncia e seus possveis atributos, separao que se torna um ideal para a cincia moderna. O advento da cincia moderna produz um pensamento sem qualidades, cujo correlato um sujeito sem qualidades. Para Milner (1996), ao sujeito da cincia:
... no lhe conviro as marcas qualitativas da individualidade emprica, seja ela psquica ou somtica; tampouco lhe conviro as propriedades qualitativas de uma alma: ele no mortal nem imortal, puro nem impuro, justo nem injusto, pecador nem santo, condenado nem salvo; no lhe conviro nem mesmo as propriedades formais que durante muito tempo havamos imaginado constitutivas da subjetividade como tal: ele no tem nem Si, nem reflexividade, nem conscincia. (MILNER, 1996: 33)

A realizao da geometria em Galileu e a aplicao do cartesiano mtodo da dvida, ordenado pela matemtica, tiveram como conseqncia a produo de objetos desprovidos das qualidades sensveis (MILNER, 1996). Entendo que se trata da eliminao da relao direta entre o real e a realidade, que era garantida pela tradio, pela
TEMPO PSICANALTICO,

RIO DE JANEIRO, V.40.2, P.???-???, 2008

Tempo 40.2 1a prova.pmd

257

16/10/2008, 12:59

258 ROSA GUEDES LOPES

palavra proveniente da voz de Deus, que detinha o poder de nomear o real como realidade. O gesto de Descartes introduziu uma perda no campo do saber: a da garantia da voz de Deus como referente nico. Sem ela, o sujeito fica despossudo das razes que explicam o mundo e sua prpria existncia e o saber se reduz a proposies matemticas das quais derivam objetos sem qualidades. O prprio sujeito reduzido a uma equao penso, sou - e se torna um sujeito sem qualidades. Produzir o sujeito sem qualidades no lugar da falta instaurada pela ausncia de Deus j fazer um tratamento da falta; recuper-la de um modo completamente novo, que a sutura. Para Lacan ([1954-1955] 1987), houve uma radical mudana de perspectiva na passagem da realidade empiricamente constituda extrao do real por meio da geometrizao do pensamento e do uso da dvida metdica. No lugar de partir da tradio, da experincia sensvel, da intuio ou da religio, ou seja, do plano imaginrio, a cincia moderna parte do plano simblico em sua funo criadora.

A PERDA EM JOGO NO CORTE ENTRE O ANTIGO


E O MODERNO

O caminho do geomtrico mais ou menos visual para a abstrao completa (BACHELARD, [1938] 2003: 7-8) ideal da cincia implica, de sada, a perda da percepo da coisa. O objeto, a coisa, desaparece. Torna-se um significante, uma criao decorrente da linguagem matemtica usada como instrumento por um sujeito, uma inveno do cientista. ele e no mais Deus - o responsvel pela introduo de um nome que sutura a ausncia de relao direta entre real e realidade. Responder disjuno entre a percepo e o pensamento pela via da criao simblica marca a mudana de perspectiva em jogo nessa passagem. O sujeito da cincia se funda nesta atitude nova, indita. Ele se extrai como agente um significante
TEMPO PSICANALTICO,

RIO DE JANEIRO, V.40.2, P.???-???, 2008

Tempo 40.2 1a prova.pmd

258

16/10/2008, 12:59

QUEM

O SUJEITO DA PSICANLISE

259

em sua funo criadora de novas tradies - no mesmo ponto onde a descrena em Deus e em todo saber da tradio antiga poderia tlo aniquilado. A criao vence o desencantamento com o mundo e com Deus, vivido na Renascena. Esse giro funda o homem moderno em bases racionais. Sob os auspcios da razo, ele se cr completamente liberado da posio anterior de submisso s significaes existentes. Ao faz-lo, situa-se como significante nico, novo, isto , no articulado na cadeia da tradio antiga com a qual rompeu, mas fundador de uma nova. do ponto de vista intelectual, a conscincia de si j um tratamento para a falta que Descartes introduziu no mundo com a sua dvida metdica. A existncia unificada ao ato de pensar produz um eu fundado na razo, que tem como projeto ser o homem expropriado de seus atributos, despossudo de seu humanismo, geometrizado, matematizado, tornado letra. Seu ideal ser algo que vale por si, por sua boa forma. No entanto, embora objetivasse banir todas as iluses para alcanar a certeza, o cogito tropea em uma questo racional: quem garante que a existncia se sustenta no pensamento? Quanto tempo dura essa garantia se o cogito s assegura o ser no instante mesmo em que o pensamento emerge? Para que a existncia humana possa durar como fato de razo diretamente vinculada ao pensamento, preciso demonstrar o que a garante: a existncia da idia de Deus, provada por sua perfeio e infinitude. Isso lhe permite suplantar o gnio maligno e, assim, impedir que o pensamento seja novamente afetado pela dvida, arriscando a existncia. deste modo que Descartes trata a falta da voz de Deus como organizadora de todos os sentidos. No se pode duvidar de que se pensa porque todo eu penso homlogo a penso Deus. O pensamento torna-se, efetivamente, garantia da existncia porque se conclui na conscincia de si, que implica a conscincia de Deus, independentemente do que se pense (KOYR, 1986). Entretanto, contrariamente ao ideal que a cincia quer alcanar, a psicanlise demonstra que passar do pensamento existncia
TEMPO PSICANALTICO,

RIO DE JANEIRO, V.40.2, P.???-???, 2008

Tempo 40.2 1a prova.pmd

259

16/10/2008, 12:59

260 ROSA GUEDES LOPES

j introduzir o pensamento como qualificado e no o pensamento puro, sem qualidades. Segundo Lacan, a equao penso-sou captura o sujeito de modo mortfero, pois o aliena na suposio de haver um significante que o represente a conscincia de si. O eu no um sujeito sem qualidades, mas um objeto particular na experincia do sujeito, um objeto libidinal (LACAN, [1954-1955] 1987). Mas no este o principal aspecto que Lacan destaca no cogito cartesiano. No lugar de passar imediatamente do pensamento qualificado existncia, Lacan deixa a existncia entre aspas(2), suspensa insistncia do pensamento sem qualidades, isto , operatividade da dvida, ao vazio proveniente da completa ausncia de representao para o ser afetado pela perda de seus balizamentos. Com isso, acentua a inexistncia da relao entre os significantes e situa o sujeito como puro ato de pensar, pura enunciao. A disjuno entre o eu penso e o eu sou d lugar ao pensamento sem qualidades. Contrariamente a Descartes, Lacan localiza a certeza no ato de pensar e no na existncia da decorrente. Assim, no lugar de enfatizar a equao mortfera entre o pensamento e a existncia, ele revela a potncia criadora contida no gesto de separao daquele filsofo em relao tradio. A escolha de Lacan evidencia a semelhana estrutural existente entre o automatismo de repetio, suscitado pela negao da qualidade atravs da dvida, e a instalao da mquina simblica. A remisso de um significante a outro tem como efeito que o significante no consiga significar-se a si mesmo, que os sentidos sejam esvaziados. o que permite nomear o sujeito como um pensar sem qualidades. Ao esvaziamento do pensamento corresponde o advento do sujeito como sujeito sem qualidades. O sujeito da cincia, ou da razo, o modo como Lacan nomeia esta posio subjetiva ideal, assptica, sem predicao, oriunda da radical separao entre o eu penso e o eu sou, e no o sujeito mortificado pelo significante. A mquina a estrutura como desvinculada da atividade do sujeito. O mundo simblico o mundo da mquina (LACAN, [1954-1955] 1987: 66). Ele funciona como pura injuno formal, automtica, sem nenhuma considerao pelo saber da tradio ou pela continTEMPO PSICANALTICO,

RIO DE JANEIRO, V.40.2, P.???-???, 2008

Tempo 40.2 1a prova.pmd

260

16/10/2008, 12:59

QUEM

O SUJEITO DA PSICANLISE

261

gncia do encontro da linguagem com um corpo. A base do individualismo(3) como ideologia moderna est na crena na conscincia de si como ponto de origem da subjetividade e no recalque do supereu, ou seja, da dvida do significante com a tradio. Esse processo atualiza e presentifica sempre o momento do corte com a autoridade e com a tradio e evidencia, mais alm do gosto pela razo, a instaurao de outro tipo de gosto, pelo encontro com o vazio que o corte fez existir no mundo e que promove a criao. A mquina simblica comemora sempre o novo. O que Lacan ressalta na sua equao dos sujeitos completamente indito em relao a Descartes, que estanca a dvida metdica provando a existncia de Deus justo no ponto onde a certeza do penso, sou emerge como passvel de ser corroda. O sistema cartesiano liberta o homem da dvida e da incerteza (KOYR, 1986) ao preo de apagar tanto a diviso constitutiva da subjetividade (FREUD, [1940] 1977) quanto o fato de que o eu uma unidade alienada, virtual (LACAN, [1954-1955] 1987). Quando Lacan retoma a dvida metdica como sinnima da instalao da ordem simblica, ele tambm celebra a morte da autoridade e da tradio. No entanto, tal como Freud, destaca uma conseqncia distinta da de Descartes: a mquina simblica estabelece o movimento pulsional para alm do eu, que se torna uma extrao secundria exigncia de trabalho instaurada pela pulso. Nestes termos, Lacan estabelece uma homologia entre a estrutura da pulso e a estrutura significante. No lugar do sujeito amalgamado conscincia de si, destaca-se a fenda que caracteriza o circuito pulsional pelo reencontro com o fracasso do funcionamento do sistema de pensamento como inventor de um existente em si. porque no existe relao entre o significante e o significado que aquilo que num momento significante de uma coisa pode, no instante seguinte, passar a ser significante de outra (LACAN, [1956-1957] 1995). A criao um ato infundado do qual o prprio sujeito no se distingue. por essa razo que a cincia tende a se instalar como nova tradio, cuja conseqncia, como afirma Coelho dos Santos (2005), a promoo do esquecimento desse arbitrrio. O sujeito
TEMPO PSICANALTICO,

RIO DE JANEIRO, V.40.2, P.???-???, 2008

Tempo 40.2 1a prova.pmd

261

16/10/2008, 12:59

262 ROSA GUEDES LOPES

da cincia, sujeito sem qualidades, reduz-se, por isso mesmo, a um pensar que no se pensa a si mesmo, que no se identifica a um em si, tampouco reflexividade ou conscincia porque ele se reduz ao ato infundado da criao. Ele idntico prpria origem, pura contingncia, um isso pensa. uma posio compatvel com a vida? Freud ([1920] 1977, [1923a] 1977) mostrou que o funcionamento, alm do princpio do prazer, no se ocupa com a vida, apenas com o circuito da satisfao pulsional. Neste nvel, o significante no puro. Afetado pela libido, ele retorna como fixao, ou seja, como sentido gozado pelo circuito pulsional pr-edpico. Destacar-se como objeto um modo de tratar o corte estrutural que instaura o vazio constitutivo da subjetividade. Entretanto, assim posicionado, o sujeito no consegue pensar a si mesmo. O inconsciente testemunha a diviso subjetiva, dimenso da verdade pela qual a cincia no se interessa e que a psicanlise recolhe. Ele atesta a impossibilidade de expropriar o sujeito dos laos libidinais que conformam e atualizam as modalidades primitivas de satisfao pulsional (FREUD, [1905] 1977), que representam os modos privilegiados de lao do sujeito com o objeto. O inconsciente em jogo nesse tipo de satisfao pulsional o isso (FREUD, [1923a] 1977). A coordenao entre os complexos de dipo e de castrao o operador estrutural do modelo de aparelho psquico trazido luz por Freud na segunda tpica (FREUD, [1923b] 1977). O mito edpico a expresso psquica da situao familiar qual todas as crianas esto destinadas, em decorrncia do fato de precisarem ser cuidadas por seus genitores por um perodo de tempo prolongado (FREUD, [1940] 1977). Sua operatividade, porm, deixa um resduo ineliminvel, um resto pulsional auto-ertico que no se inclui no trabalho exercido pela funo paterna e comparece como pura exigncia de trabalho psquico. Ao criar a psicanlise, Freud reintroduziu a realidade psquica na considerao cientfica, isto , a maneira singular, sintomtica(4), como retorna o tratamento dado por cada sujeito diviso psquica
TEMPO PSICANALTICO,

RIO DE JANEIRO, V.40.2, P.???-???, 2008

Tempo 40.2 1a prova.pmd

262

16/10/2008, 12:59

QUEM

O SUJEITO DA PSICANLISE

263

oriunda do seu encontro com a diferena sexual ou, nas palavras de Coelho dos Santos, o mito particular por meio do qual o sujeito estrutura a relao do desejo ao desejo do Outro (COELHO DOS SANTOS, 2001: 144). O mal-estar, que Freud ([1930] 1977) conceituou como intrnseco ao processo civilizatrio, efeito, segundo Miller (1997), do n que se estabelece no plano pulsional entre satisfao e dor. O conceito lacaniano de gozo inclui a clivagem interna da libido existente desde Freud. Se a libido tambm pulso de morte, o sujeito padece dela. O gozo implica satisfao na prpria interdio. A pulso freudiana uma exigncia que encontra satisfao apesar de tudo, uma demanda articulada no inconsciente, que produz sua prpria satisfao. de tal modo que o dito o sujeito est feliz seja a definio do sujeito (MILLER, 1997: 374-376). A libido a presentificao como tal do desejo, definido como desejo do Outro. a energia psquica do desejo, o ponto nodal pelo qual a pulsao do inconsciente est ligada realidade sexual (LACAN, [1964] 1988: 146). Ela torna presente a condio original do sujeito como objeto de investimento libidinal pelo desejo do Outro. Fao a hiptese da existncia de uma correlao estrutural entre a excluso das origens promovida pelo advento da cincia moderna e a perda de uma parte da realidade, ou seja, a diviso psquica que constitui todo sujeito como uma modalidade de negao da castrao. da reincidncia dessa negao decorre o aprofundamento da distncia entre os produtos da razo (dentre os quais, o prprio sujeito) e sua origem, o desejo. Segundo Coelho dos Santos (1999), os trs tipos de defesa contra a diviso psquica Verdrngung, Verwerfung e Verleugnung so trs modos de dizer no (Ver) diferena sexual e a cada um deles corresponde uma maneira de retorno da parte da realidade que no encontra expresso na ordem simblica. Estes trs modos so, respectivamente, o recalque neurtico, a rejeio psictica e o desmentido perverso. Lacan ([1955-1956] 1988) conceituou como foracluso (Verwerfung) a operao por meio da qual ocorre a rejeio de um
TEMPO PSICANALTICO,

RIO DE JANEIRO, V.40.2, P.???-???, 2008

Tempo 40.2 1a prova.pmd

263

16/10/2008, 12:59

264 ILKA FRANCO FERRARI

significante primordial do campo simblico, responsvel por fornecer todos os significados do mundo e ordenar todas as relaes que se estabelecem entre eles(5). Ao rechaar os saberes tradicionais, o ato que produziu a cincia moderna desvelou o funcionamento autnomo do significante, isto , que ele funciona separado dos significados institudos. Foi isso o que permitiu que a razo matemtica criasse relaes que existem apenas no campo da lgica. Segundo Lacan ([1955-1956] 1988), a extrao de uma lei natural a extrao de uma frmula insignificante. A alegria do matemtico cresce na mesma proporo em que sua lei vai se despindo de significados. A excluso dos saberes tradicionais revelou que o significante no est referido s coisas enquanto existentes no mundo, mas sua ausncia. Isso prova que o objeto inventado, extrado, recortado pelo uso da linguagem matemtica e a ela identificado. Ele realidade lgica. Mas o que a psicanlise desvela que esta realidade lgica se encontra encarnada numa estrutura que inclui um sujeito como seu inventor, ou seja, inclui um lao libidinal do sujeito com o objeto criado. por isso que Freud ([1933] 1977) afirma que a obstinao da cincia em direo abstrao, sua exigncia de que se separe do conhecimento tudo o que iluso e o que resultado de exigncias emocionais, deixa abertos os caminhos que levam psicose (FREUD, [1933] 1977: 195). na psicose que as palavras so tratadas como idnticas s coisas (FREUD, [1915a] 1977). Lacan ([1955-1956] 1988) observa que a estrutura cientfica s existe ali onde h Erklren (clareza, explicao). Isso no implica significao mecnica ou algo similar, mas recurso ao significante como fundamento nico de toda estruturao cientfica concebvel (LACAN, [1955-1956] 1988: 218). Portanto, tudo o que comparece no real como parecendo estar do lado de fora das relaes significantes estabelecidas pela cincia moderna, isto , tudo o que Freud conceituou como realidade psquica, tomado pela cincia como obstculo epistemolgico e precisa ser rechaado (BACHELARD, [1934] 2000). Trata-se do retorno no real daquilo que recusado na ordem simblica (LACAN, [1955-1956] 1988).
TEMPO PSICANALTICO,

RIO DE JANEIRO, V.40.2, P.???-???, 2008

Tempo 40.2 1a prova.pmd

264

16/10/2008, 12:59

NO

SCULO DA BIOLOGIA: O CORPO ERGENO

265

Isso significa que o sujeito no reconhece o seu vnculo libidinal com o objeto. Levar o ideal da cincia ao limite implica exigir que o sujeito se separe de tudo o que se apresenta como impedimento racionalidade, de toda verdade que no faa parte de um sistema geral, de toda experincia que no se ligue a um mtodo experimental geral e de toda observao anunciada numa falsa perspectiva de verificao (BACHELARD, [1938] 2003). o que Bachelard enfatiza ser necessrio alcanar na relao dos cientistas com o campo do conhecimento. No entanto, o que a investigao psicanaltica demonstra que o sujeito da cincia no consegue comparecer como um sujeito sem qualidades porque a libido se faz presente como um tipo de carter do qual ele no abre mo. Diante de sua presena, a resposta da cincia a de negar-lhe o seu lugar estrutural. Ora, o ato de negar a diviso subjetiva e suas conseqncias psquicas implica, a priori, o reconhecimento da estrutura na qual o desejo humano se sustenta e, logo em seguida, um julgamento condenatrio sobre ela (FREUD, [1925] 1977; LACAN, [1966] 1998; HYPPOLITE, [1954] 1998). Isso me permite afirmar que o que Bachelard conceitua como obstculo epistemolgico(6) a expresso psquica do retorno do recalcado. Portanto, o gesto da cincia no expulsou completamente a iluso. Apenas a recalcou. Minha tese a de que, com a criao da psicanlise, Freud responde ao gesto da cincia moderna. Ele reinsere na considerao cientfica a dimenso da realidade psquica como dimenso recalcada do saber sob a forma de verdade. O objetivo da cincia equacionar o sujeito ao nmero, fazer dele um sujeito sem qualidades. Para a psicanlise, isso impossvel e completamente imaginrio. Diferentemente da cincia, a psicanlise no pretende tomar a realidade psquica como obstculo epistemolgico que deve ser eliminado, mas como a nica realidade possvel. Sua tarefa localizar o que comparece como obstculo para o sujeito, reintroduzi-lo no campo do pensamento e manej-lo de um modo diferente do da cincia para dissolver o inconsciente, reduzi-lo sua estrutura mnima, separando o inconsciente como saTEMPO PSICANALTICO,

RIO DE JANEIRO, V.40.2, P.???-???, 2008

Tempo 40.2 1a prova.pmd

265

16/10/2008, 12:59

266 ROSA GUEDES LOPES

ber mtico, que mortifica o sujeito porque recalca o campo do desejo, e seu ponto de origem (Urverdrngung), o significante que afeta o corpo e o vivifica. No se pode trazer luz o sujeito da cincia, sujeito da criao, seno pelos caminhos do sujeito do inconsciente. Isto me permite afirmar que o sujeito da cincia, sujeito da psicanlise por excelncia, no o sujeito do inconsciente. O sujeito sem qualidades uma extrao lgica dedutvel por um tratamento analtico levado ao seu termo. No entanto, isso no quer dizer que o processo analtico produza, ao fim e ao cabo, um sujeito sem qualidades. Na medida em que a psicanlise parte da castrao no nvel da diferena sexual, o campo do significante no pode ser um campo sem qualidades. No nvel da criao do sujeito, o significante sua afetao. A psicanlise no desvincula o advento do sujeito do advento do desejo que o gerou e cada sujeito deve ser levado a se responsabilizar por este vnculo libidinal que o constituiu enquanto tal. Segundo Coelho dos Santos (1999), a cincia se constitui por um ato denegatrio do qual a psicanlise no participa. Atravs de seus esforos bem intencionados, a cincia desconhece a diviso subjetiva pela qual o sujeito sustenta o desejo. Com isso, ignora que os outros objetos (que comparecem como obstculos atravs do cientista) implicam uma topologia que faz corpo com a diviso do sujeito e presentificam, no campo mesmo do percebido, a parte elidida como propriamente libidinal (COELHO DOS SANTOS, 1999: 69). Trata-se, segundo Lacan ([1965-1966] 2003), de uma topologia que permite restabelecer a presena do prprio percipiens no campo em que, no entanto, ele perceptvel (...) nos efeitos da pulso (LACAN, [19651966] 2003: 224). O modo denegatrio pelo qual a cincia trata o plano pulsional o que suporta a hiptese de que o corte que instaurou um hiato entre o antigo e o moderno pode ser usado como equivalente do que Freud ([1924] 1977) conceituou como perda de uma parte da realidade na neurose e na psicose. Ao contrrio dos ideais asspticos produzidos pelo advento da cincia moderna, Freud ([1900] 1977) descobriu o inconsciente como
TEMPO PSICANALTICO,

RIO DE JANEIRO, V.40.2, P.???-???, 2008

Tempo 40.2 1a prova.pmd

266

16/10/2008, 12:59

QUEM

O SUJEITO DA PSICANLISE

267

a verdadeira realidade psquica, ou seja, o fracasso do sujeito em comparecer isento de qualidades. Essa outra dimenso da verdade d as razes pelas quais os homens no se tornam completamente adultos, livres e autodeterminados (COELHO DOS SANTOS, 1999: 118). Explica porque, na verdade, eles nunca conseguem dar as costas s modalidades de agir, pensar e sentir herdadas da experincia dos antepassados (COELHO DOS SANTOS, 1999: 118). Ao contrrio, mostra sua submisso a essa herana sob a forma de uma exigncia superegica transmitida pela tradio, pelos ideais construdos ao longo da histria, pelas estruturas da linguagem e pelo discurso (COELHO DOS SANTOS, 1999: 118). No lugar de exibir um sujeito sem qualidades, o inconsciente atesta a presena no sujeito de uma herana inerradicvel relativa sua dependncia do Outro. Portanto, a descoberta do inconsciente atesta que o gesto da cincia moderna de expulsar do campo do conhecimento todos os saberes oriundos da tradio no erradicou completamente a iluso, apenas a submeteu ao recalque. Mostra que o sujeito no se confunde com a conscincia e que, no lugar da unidade ideal suposta pela equao cartesiana penso, logo sou, o sujeito se apresenta como dividido. Seu status o de fenda, corte (LACAN, [1966] 1998). Alm disso, o inconsciente prova no a existncia de uma segunda conscincia em ns, mas a existncia de atos psquicos que carecem de conscincia (FREUD, [1915b] 1977: 196). Evidencia que o ideal no um puro artigo de razo, ou seja, no deriva de uma escolha racional, mas articula-se ao desejo do Outro, representado pelos pais (COELHO DOS SANTOS, 1999: 118). O inconsciente atesta que a realidade psquica o fundamento da f, do sentido, do sonho e de toda a crena. Ele aponta que os processos mentais pelos quais se constitui acabam por substituir a realidade externa pela realidade psquica (FREUD, [1915b] 1977). Isso coloca em relevo o desejo inconsciente, definido a partir de Lacan ([1954-1955] 1988) como desejo do Outro. Para Freud, a constituio subjetiva se vincula castrao, uma realidade perturbadora e traumtica. Segundo Coelho dos Santos (1999), o estatuto da no inscrio em Freud, ou seja, o estatuto da
TEMPO PSICANALTICO,

RIO DE JANEIRO, V.40.2, P.???-???, 2008

Tempo 40.2 1a prova.pmd

267

16/10/2008, 12:59

268 ROSA GUEDES LOPES

perda da realidade, bastante localizado em uma corrente psquica que repudia a castrao. No entanto, ela no pode abolir o reconhecimento da castrao, que se presentifica atravs de outros pensamentos e suas respectivas estruturas de linguagem (COELHO DOS SANTOS, 1999: 56-57). Diferentemente de Freud, no decorrer de seu ensino, Lacan ([1969-1970] 1992) distingue o mito edipiano e as estruturas de linguagem. Essa distino se mostrou crucial para orientar a escolha da abordagem sobre a natureza do inconsciente definido por ele como estrutura de linguagem. Concordo com Coelho dos Santos (1999) que a estrutura de linguagem que melhor define o inconsciente lacaniano a que Freud ([1915b] 1977) usa para definir o inconsciente na psicose: tomar as palavras como as prprias coisas. Essa concepo tem afinidade com o que resulta da dvida hiperblica usada como elemento que possibilitou o advento da cincia moderna: o desvelamento da atividade autnoma da mquina simblica. Essa via aprofunda a importncia do vazio, da castrao, do real, e implica conceber o inconsciente como pura articulao significante (COELHO DOS SANTOS, 1999: 72-73). Como efeito, o sujeito pode ser definido como significante sem significado, significante puro, objeto que no significa nada. Na neurose, a perda da realidade se configura pelo retorno metafrico do recalcado e o pai a metfora por excelncia da castrao. Enquanto metfora, ele torna obscuro que, em essncia, o significante no tem qualidades, ou seja, no significa nada. No que se refere psicose, as palavras so tomadas como as prprias coisas. Portanto, no remetem a significados recalcados. Colar as palavras s coisas elevar as primeiras dignidade do objeto causa do desejo, transformar as palavras nas prprias coisas, tom-las como idnticas. Na psicose, a verdade no comparece como enigma que se deixa esconder na palavra, maneira da neurose. Ela a prpria palavra. Em decorrncia, o sujeito no se divide entre o saber e a verdade, entre o desejo e o gozo. Ele no tem dvida, mas certeza. O psictico fica exposto castrao sem poder recorrer
TEMPO PSICANALTICO,

RIO DE JANEIRO, V.40.2, P.???-???, 2008

Tempo 40.2 1a prova.pmd

268

16/10/2008, 12:59

QUEM

O SUJEITO DA PSICANLISE

269

defesa da autocensura(7). Desse modo, o inconsciente a prpria estrutura de linguagem e o sujeito se reduz aos objetos produzidos por essa estrutura (COELHO DOS SANTOS, 1999). Portanto, a perda da realidade confina em todo seu rigor com a exposio [do sujeito] ao inconsciente como a pura atividade da linguagem (COELHO DOS SANTOS, 1999: 61), isto , com a linguagem funcionando desatrelada de qualquer sentido prvio, de qualquer tradio. Destacado da origem, o significante puro, objeto sem significado, portanto, ponto de separao entre o sujeito e a prpria origem. O inconsciente como manifestao psquica representa a verdade relativa ao modo de gozo da perda estrutural. Ele fala desse gozo. A verdade se funda pelo ato de que fala, e no dispe de outro meio para faz-lo. Por essa razo, o inconsciente que a diz (...) estruturado como uma linguagem. Dizer que a verdade fala dizer que no existe metalinguagem e que a falta do verdadeiro sobre o verdadeiro propriamente o lugar do Urverdrngung, do recalque originrio que atrai para si todos os outros (LACAN, [1966] 1998: 882). Este trajeto terico me permite formular agora, como tese, a minha hiptese inicial: o gesto cartesiano que instaura um corte entre o mundo antigo e o moderno, conceituado por Koyr como constitutivo da cincia moderna, tem a mesma estrutura, ou seja, topologicamente homlogo ao que Freud ([1924] 1977) conceituou como perda de uma parte da realidade na neurose e na psicose. A perda da realidade pode ser usada para falar do que Freud conceituou como Spaltung do sujeito. Esse ponto original simultaneamente constitutivo do sujeito da cincia, sujeito sem qualidades, e do sujeito do inconsciente, que pensa onde no e onde no pensa. A parte perdida da realidade - a que inscreveria a relao entre o real e a realidade ou a relao entre os sexos - o que retorna no real de modo sintomtico. Bachelard a conceituou como obstculo epistemolgico. No entanto, alm de obstculo, preciso lembrar que a resposta sintomtica, ou seja, o advento do sujeito, simultaneamente a causa, a origem de tudo o que da ordem da criao.
TEMPO PSICANALTICO,

RIO DE JANEIRO, V.40.2, P.???-???, 2008

Tempo 40.2 1a prova.pmd

269

16/10/2008, 12:59

270 ROSA GUEDES LOPES

REFERNCIAS

BIBLIOGRFICAS

BACHELARD, G. (1934/2000). O novo esprito cientfico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. ______. (1938/2003). A formao do esprito cientfico. Rio de Janeiro: Contraponto. CANGUILHEM, G. (1977). Ideologia e racionalidade nas cincias da vida. Lisboa: Edies 70. COELHO DOS SANTOS, T. (1999). As estruturas freudianas da psicose e sua reinveno lacaniana. In: Birman, J. (org.). Sobre a psicose. (pp.4573). Rio de Janeiro: Contracapa. ______. (2001). Quem precisa de anlise hoje? O discurso analtico: novos sintomas e novos laos sociais. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. ______. (2005). A cincia e a verdade na formao do psicanalista lacaniano. Acheronta: Revista de Psicoanlisis y cultura, n. 22, dez./2005. Disponvel em: <www.acheronta.org>. Acesso em 23/05/2008. DUMONT, L. (2000). O individualismo: uma perspectiva antropolgica da ideologia moderna. Rio de Janeiro: Rocco. FREUD, S. (1900/1977). A interpretao de sonhos. Obras Completas, ESB, v. IV e V. Rio de Janeiro: Imago. ______. (1905/1977). Trs ensaios sobre a teoria da sexualidade. Obras Completas, ESB, v. VII. Rio de Janeiro: Imago. ______. (1915a/1977). Represso. Obras Completas, ESB, v. XIV. Rio de Janeiro: Imago. ______. (1915b/1977). O inconsciente. Obras Completas, ESB, v. XIV. Rio de Janeiro: Imago. ______. (1920/1977). Alm do princpio do prazer. Obras Completas, ESB, v. XVIII. Rio de Janeiro: Imago. ______. (1923a/1977). Organizao genital infantil. Obras Completas, ESB, v. XIX. Rio de Janeiro: Imago. ______. (1923b/1977). O ego e o id. Obras Completas, ESB, v. XIX. Rio de Janeiro: Imago.
TEMPO PSICANALTICO,

RIO DE JANEIRO, V.40.2, P.???-???, 2008

Tempo 40.2 1a prova.pmd

270

16/10/2008, 12:59

QUEM

O SUJEITO DA PSICANLISE

271

______. (1924/1977). A perda da realidade na neurose e na psicose. Obras Completas, ESB, v. XIX. Rio de Janeiro: Imago. ______. (1925/1977). A negativa. Obras Completas, ESB, v. XIX. Rio de Janeiro: Imago. ______. (1930/1977). Mal-estar na civilizao. Obras Completas, ESB, v. XXI. Rio de Janeiro: Imago. ______. (1933/1977). Conferncia XXXV: A questo de uma Weltanschauung. Obras Completas, ESB, v. XXII. Rio de Janeiro: Imago. ______. (1940/1977). A diviso do ego no processo de defesa. Obras Completas, ESB, v. XXIII. Rio de Janeiro: Imago. HYPPOLITE, J. (1954/1998). Comentrio falado sobre a Verneinung de Freud. In: LACAN, J. Escritos. (pp. 893-902). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. KOYR, A. (1986). Consideraes sobre Descartes. Lisboa: Editorial Presena. ______. (1991). Estudos de Histria do Pensamento Cientfico. Rio de Janeiro: Forense Universitria. LACAN, J. (1954-1955/1987). O Seminrio, livro 2: o eu na teoria de Freud e na tcnica da psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. ______. (1955-1956/1988). O Seminrio, livro 3: as psicoses. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. ______. (1956-1957/1995). O Seminrio, livro 4: as relaes de objeto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. ______. (1964/1988). O Seminrio, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. ______. (1966/1998). Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. MALEVAL, J.-C. (2002). La forclusin del Nombre del Padre. Buenos Aires: Paids. MILLER, J.-A. (1997). Lacan elucidado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. MILNER, J.-C. (1996). A obra clara Lacan, a cincia, a filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.

TEMPO PSICANALTICO,

RIO DE JANEIRO, V.40.2, P.???-???, 2008

Tempo 40.2 1a prova.pmd

271

16/10/2008, 12:59

272 ROSA GUEDES LOPES

NOTAS
1

Este trabalho integra a pesquisa da tese de doutorado em teoria psicanaltica O desejo do analista e o discurso da cincia, desenvolvida no Programa de Ps-Graduao em Teoria Psicanaltica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2007, sob a orientao da Profa. Dra. Tania Coelho dos Santos, com o fomento da CAPES. Trata-se de uma referncia de Milner (1996) forma entre aspas como Lacan ([1966] 1998: 879) grafa a segunda clusula do cogito cartesiano Penso: logo existo. Dumont (2000: 21) a referncia que autoriza designar pela palavra individualismo a configurao ideolgica moderna. Por forma sintomtica nomeio o modo substitutivo como cada sujeito responde sexuadamente impossibilidade de abandonar a satisfao experimentada na relao primordial com o objeto, ou seja, de como se presentifica a satisfao pulsional com o objeto real, originalmente perdido. Observo que, durante o desenvolvimento do conceito de foracluso, Lacan separa a Verwerfung caracterstica da psicose e a Verwerfung fundadora do sujeito, correlata da Austossung (expulso primordial) relativa Bejahung (afirmao instauradora da ordem simblica). No recalque originrio (Urverdrngung), a expulso de um elemento sustenta a afirmao dos outros. J o rechao promovido pela Verwerfung psictica incide sobre um significante fundamental, portador da lei, um primeiro corpo de significante que deveria ter sido inscrito no campo da simbolizao primordial. Ver Maleval (2002, cap. II). Pelo conceito de obstculo epistemolgico, Bachelard ([1938] 2003) nomeia tudo o que se incrusta no conhecimento no-questionado, os pontos onde o progresso cientfico estanca, regride ou inerte. Segundo Coelho dos Santos (1999: 48), a autocensura a diviso que o sujeito experimenta quando acolhe, reconhece, admite uma representao desprazerosa para si. Freud descobriu que essa representao est relacionada representao paterna investida com libido na fantasia.

Recebido em: 10/3/2008 Aceito em: 7/4/2008


TEMPO PSICANALTICO,

RIO DE JANEIRO, V.40.2, P.???-???, 2008

Tempo 40.2 1a prova.pmd

272

16/10/2008, 12:59

S-ar putea să vă placă și