Sunteți pe pagina 1din 73

SISTEMAS DE PRODUO

Prof Eldia Teodoro

Sistemas de Produo Sistema de Produo


Define-se sistema de produo o conjunto de atividades e operaes interrelacionadas envolvidas na produo de bens ou servios.

Dinmica dos sistemas de produo: O sistema de produo sofre influncias e restries internas e externas:
2

Sistemas de Produo

Restries
Internas: - Marketing; - Finanas; - Recursos Humanos. Externas: - Condies econmicas gerais do pas; - polticas e regulaes governamentais; - competio; - tecnologia.

Sistema de Produo
SUBSISTEMA DE CONTROLE

Processo
INSUMOS

De Converso

PRODUTOS E SERVIOS

SUBSISTEMA DE CONTROLE
4

Sistema de Produo Controle dos sistemas de produo Eficcia: a medida de quo prximo se chegou dos objetivos previamente estabelecidos.

Eficincia: a relao entre o que se obteve (output) e o que se consumiu em sua produo (input), medidos na mesma unidade.
5

Introduo aos estudos da Administrao da Produo Sistema de Produo - Ex.: Qual eficincia econmica de uma empresa que incorreu em custos de $150.000,00 para gerar uma receita de $176.000,00? e = output _____ input 176.000,00 _________ = 1,17 ou 117% 150.000,00

Sistema de Produo

Controle dos sistemas de produo


- Desempenho (performance): o grau no qual um sistema fsico ou econmico, atinge seus objetivos. - Produtividade: Dado um sistema de produo, onde recursos (insumos) so combinados para fornecer sadas (produtos e servios), a produtividade refere-se ao melhor ou pior aproveitamento desses recursos, ou seja, ao melhor ou pior rendimento que se possa obter a partir deles.
7

Sistemas de Produo
Classificao Tradicional:

- Sistemas de produo contnua ou de fluxo de linha; - Sistemas de produo por lotes ou por encomenda (fluxo intermitente); - Sistemas de produo para grandes projetos sem repetio;

Classificao Cruzada de SCHROEDER ORIENTAO PARA ESTOQUE ORIENTAO PARA ENCOMENDA

Fluxo em linha

- Refinaria petrleo - Indstria Qumicas - Fbricas de papel

- Veculos especiais - Companhia telefnica - Eletricidade - Mveis sob medida - Peas especiais - Buffet

Fluxo intermitente

- Mveis - Metarlgicas - Restaurante

Projeto

- Arte para exposio - Edifcios - Casas pr- Navios fabricadas - Avies - Fotografias artsticas

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

SISTEMA TOYOTA DE PRODUO - JIT

40

SISTEMA TOYOTA DE PRODUO - STP

O STP surgiu no Japo, sendo sua idia bsica e seu desenvolvimentos creditados a Toyota Motor Company. O STP uma filosofia apoiada no envolvimento total das pessoas, que visa o melhoramento contnuo do processo de produo com garantia de qualidade, mediante eliminao dos desperdcios e a simplicidade operacional, possibilitando a flexibilidade no atendimento das necessidades dos clientes.
41

SISTEMA TOYOTA DE PRODUO - STP

O STP no resultado da aplicao de uma tcnica especfica:

Requer enfoque sistmico e acompanhado de mudanas profundas a nvel tcnico, gerencial, operacional e humano; Dever ser implementado respeitandose as caractersticas operacionais e organizacionais de cada empresa, assim como o meio ambiente onde se desenvolve a empresa.

42

SISTEMA TOYOTA DE PRODUO - STP

Entre os princpios que constituem a filosofia STP, cabe ressaltar os seguintes: Eliminao de perdas (desperdcios); Melhoria contnua; Envolvimento de pessoal; Flexibilidade e simplicidade; Organizao e visibilidade.

43

SISTEMA TOYOTA DE PRODUO - STP

Eliminar o desperdcio significa analisar todas as atividades realizadas na fbrica e eliminar aquelas que no agreguem valor ao produto final: - superproduo quantitativa (quantidade) e temporal (produzir em um momento sem demanda); - Espera; - Transporte (Arranjo fsico); - Processamento (estudo tempos e movimentos); - Estoque (Investimento e espao); - Movimento; - Produo de produtos defeituosos.
44

SISTEMA TOYOTA DE PRODUO - STP

Sistemas empurrados: produo em massa. Operaes tradicionais. So baseados na idia de que melhor antecipar as necessidades futuras de produo e preparar-se para elas (previso de demanda). Sistemas puxados: O JIT usa sistema puxado, para mover os produtos por meio das instalaes. No sistema puxado, a comunicao no JIT, comea ou com a ltima estao de trabalho na linha de produo ou com o cliente e depois trabalha para trs por meio do sistema.
45

SISTEMA TOYOTA DE PRODUO - STP


Reid e Sander (2002), sugerem os seguintes passos: Faa melhorias na qualidade; Reorganize o local de trabalho (layout); Reduza os setups; Reduza tamanho dos lotes e tempos de espera; Implemente mudanas de layout, formando clulas de trabalho; Mude para produo puxada; Desenvolva relacionamento com fornecedores.

46

Reduo de Estoque
PROBLEMAS: - Refugos - Quebras - Longos tempos de preparao

ESTOQUE

Reduo dos estoques para expor os problemas do processo

Kaban (sinal visvel ou carto) um conceito relativo a manufatura JIT, constituindo-se numa ferramenta simples de controle por meio da qual o sistema puxado de produo (o eixo da produo JIT) gerenciado.

JUST IN TIME - Sistema Kanban

TEORIA DAS RESTRIES TOC OPT

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

MRP e MRP II

65

66

67

68

69

70

71

72

73

S-ar putea să vă placă și