Sunteți pe pagina 1din 2

Espao Anima

Helena Petrovna Blavatsky : Biografia


Contribuio de Tamaris Fontanella

Helena Petrovna Blavtsky nasceu em Ekaterinoslav, na Ucrnia, zero hora de 30 para 31 de julho, a nica noite em que, segundo uma crena popular russa, os espritos do mal no tem nenhum poder.

Era de sangue real, e aparentada com as mais nobres famlias da velha Rssia. Deixava todos esses privilgios, honrarias e riquezas, puramente materiais, com o fim nico de dedicar-se verdadeira felicidade humana, que a da Iluminao pelos conhecimentos reais ou divinos, ou melhor, que conduzem o homem Meta desejada. Um dos efeitos mais preciosos de sua misso, o de impelir os homens a estudar e destruir neles todo fanatismo.

As qualidades de H.P.B. acham-se to acima do nvel ordinrio, que resultam completamente estranhas para a maioria das pessoas. Todos os que a conheceram concordaram em que possua extraordinrio poder espiritual; que gozava de incrvel capacidade para realizar trabalhos intensos, e pacincia sobre-humana para levar a cabo seu ideal e o cumprimento da vontade do Mestre.

Possua sinceridade sem limites, manifestada em toda a expresso de sua alma ardente, na espontaneidade de suas cartas, como em cada detalhe de sua vida cheia de sofrimento. Blavatsky foi sempre varivel: diferente de quantos a rodeavam, diferente dela mesma, diferente at o ponto de se ver nela personalidade diversa, e algumas vezes opostas. Permaneceu sendo a Esfinge e partiu levando consigo seu segredo, o que acontece com aqueles que passam pela vida incompreendidos.

Helena foi uma dessas pessoas, em que uns nao vem seno a fraude e a impostura, enquanto outros descobrem o jogo de foras raras. Desempenhou, na formao da Sociedade Teosfica, uma atividade a toda prova. A Teosofia fez numerosos adeptos na Amrica e na ndia; e dali se espalhou pela Europa. Zelosamente guardados nos altares de certos templos, que so centros de "iniciao", os ensinamentos msticos escritos na lingua tibetana ou signos ideogrficos, so apresentados sob forma simblica.

Essas sentenas indecifrveis para os no iniciados, tem uma origem pr-budismo, e so a expresso das idias orientais sobre os problemas da alma e do mundo. Em suas peregrinaes e visitas s escolas ocultistas da ndia, H.P.B. aprendeu a decifrar esses livros sagrados. Retendo, de memria, algumas das estancias ai contidas, as traduziu e compos um pequeno tratado, chamado "A Voz do Silncio", obra das mais admirveis no gnero.

indiscutvel que a teoria da reencarnao fez mais amplo o campo do pensamento popular, trazendo s especulaes religiosas um auxlio necessrio. E isto um grande passo, associado ao nome de Blavatsky. Ela e os que a seguem construiram uma ponte sobre o abismo que ficava entre o materialismo do Ocidente e o ocultismo e a metafsica do Oriente. Difundiram a fraternidade humana e nos fizeram pensar na possibilidade, de uma religio universal com bases mais amplas que os possibilidades reconciliadoras do Cristianismo sonham hoje. S vivia realmente noite, quando abandonava seu corpo para ir ao encontro dos Mestres.

Ela disse que muita coisa que escreveu lhe foi ditada enquanto dormia. Com efeito escreveu com correo em latim,
http://espacoanima.com/site Fornecido por Joomla! Produzido em: 9 September, 2009, 03:57

Espao Anima

grego, hebraico, snscrito, o que nem sequer podia ler em estado normal. Aos dezoito anos, encontrou fisicamente seu Mestre, em Londres. o mesmo que ela via a seu lado desde a infncia como verdadeiro Anjo Protetor, e que a livrara em vrios momentos de grave perigo. Conheceu o Coronel Olcott em 1873, e com ele fundou em Nova York em 1875, a Sociedade Teosofica.

Blavatsky foi universalmente mal compreendida. Ofuscando o mundo pela lei de sua doutrina que a maioria no conseguiu alcanar, porque era completamente nova, a olharam com receio, e os representantes da ignorncia cientfica, saturados de vaidade, chamaram-na "a maior impostora do sculo" porque suas mentes estreitas no puderam elevarse grandeza de seu espirito. Em 1877 publicou "Isis sm Veu" que, como "A Doutrina Secreta" (Seu "Magnus Opus", publicada em 1888), lhe foi em parte ditada, em parte inspirada... O contedo dessas duas obras, principalmente a segunda, representa a evoluo passada, presente e futura da humanidade e que ser, durante dcadas, o livro de texto do Ocultismo. Depois traduziu "A Voz do Silncio", escreveu a "Chave da Teosofia", "No Pas das Montanhas Azuis, "Pelas Grutas e Selvas do Indosto", "Narraes Ocultistas", "Glossrio Teosofico", "Ocultismo Pratico".

http://espacoanima.com/site

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 9 September, 2009, 03:57

S-ar putea să vă placă și