Sunteți pe pagina 1din 7

O OLHAR DO OUTRO

Uma Anlise Imagtica THE OTHERS VIEW


An Image Analysis

CRISTIANE CONSON NUNES*

Resumo: Este artigo foi elaborado atravs da avaliao da fotografia tomada por Olga Leiria, ganhadora do concurso O olhar da mulher sobre Londrina, levando em considerao aspectos como composio, enquadramento, elementos contextuais, cor, contraste, psproduo, entre outros. Esta anlise tambm consiste em demonstrar as interpretaes e sentimentos que esta imagem capaz de gerar em um receptor. Palavras-Chave: fotografia, olhar da mulher, anlise de imagem.

Abstract: This text was elaborated through the photograph evaluation done by Olga Leiria, who was the winner of the O olhar da mulher sobre Londrina (The womans view of Londrina) contest, considering many aspects, such as composition, framing, contextual elements, color, contrast, post-production, among others. This analysis also consists of demonstrating the interpretations and feelings that this image is able to create in the recipient. Keywords: photograph, womans view, image analysis.

Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Especialista em Gesto Contempornea de Recursos Humanos UEL e Ps-Graduanda em Fotografia: prxis e discursos fotogrficos UEL.

Introduo

A fotografia analisada de autoria da fotgrafa Olga Leiria que foi a ganhadora do concurso fotgrafico O olhar da mulher sobre Londrina, realizado pela Secretaria da Mulher juntamente com o Foto Clube de Londrina e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Contou com 47 participantes e um total de 140 fotografias, tendo em vista que cada inscrita poderia enviar at trs fotos, o objetivo era que as mulheres retratassem cenas da cidade e regio que exprimissem seu olhar fotogrfico, as tomadas poderiam ser realizadas em cenrios urbanos ou rurais, sem necessariamente possuir um tema especfico. As fotografias classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugar, assim como as que receberam meno honrosa foram expostas no Museu de Arte de Londrina, entre os dias 25 e 29 de Julho de 2011, aps esse perodo fariam parte de exposies itinerantes. No momento em que um fotgrafo registra uma imagem, seja ele amador ou profissional, no somente utiliza seus conhecimentos tcnicos sobre o manuseio de seu equipamento, mas tambm uma grande parte de sua essncia como pessoa, as escolhas dos elementos que iro compor a fotografia, assim como enquadramento, ngulo e demais fatores sero realizados de acordo com aspectos individuais, tanto no que se refere ao conhecimento intelectual como um sentimento pessoal ou que se deseja passar ao prximo. Se o autor da imagem registra um fato ou cenrio de acordo com seus valores, perspectivas, interesses, sentimentos e conhecimentos, isso quer dizer que a aceitao e apreciao por parte do receptor ocorrer da mesma maneira, sendo assim, para cada indivduo ela apresentar interpretaes diferentes, mesmo se caso mais de uma pessoa a compreendesse da mesma forma ainda poder desenvolver uma carga emocional diferente, tendo em vista que os valores sociais e morais se distinguem. Para Alves (2006, p.26):
Uma representao esttica no algo que se possa traduzir, de forma objetiva e analtica. O significado de uma obra, no um dado objetivo, mas um conjunto de possveis significados espera do olhar do espectador. Reclama a sua participao. Como o olhar do artista, o olhar de cada um de ns est impregnado de experincias, de lembranas, de fantasias... O que quer dizer que cada indivduo tem uma experincia particular no contato com a obra.

2 Anlise da Imagem

Ao se observar a fotografia, a primeira impresso que se tem o fato dela se apresentar de maneira minimalista, parece que a autora tinha a intenso ou o objetivo de retratar essa cena de maneira clara e objetiva, e para isso buscou um enquadramento em que a pessoa fosse o objeto de foco, porm englobando-a em todo o cenrio contextual, demonstrando a grandiosidade do ambiente frente pequenez do ser humano que realiza seu trabalho sozinho. Fica evidente a imagem do trabalhador, que na solido de seu ser, com pacincia executa um servio demorado e cuidadoso, poderia ou no existir outras pessoas no local, mas a fotgrafa atravs do enquadramento realizado buscou evidenciar isso, o homem sem se queixar executa o que lhe foi designado, esta uma das inmeras interpretaes possveis, para cada olhar uma nova histria poder ser contada. A cerca da composio fotogrfica, a cena foi retratada de maneira extremamente eficiente, uma vez que todos os elementos se encontram em harmonia, o homem recebe nfase porem os outros elementos existentes na imagem tambm esto em evidncia. O contraste de cores salta aos olhos, as informaes contidas na fotografia parecem tomar uma mesma importncia. As vinhetas, acrescentadas na ps-produo, serviram para evidenciar e ressaltar ainda mais todos os elementos mencionados, trazendo a

ateno do leitor diretamente para o trabalhador em foco principal, para depois percorrer calmamente todos os outros itens que o envolve. A luz que incide na parte esquerda do indivduo assim como da pintura transversal criou um contorno stil, fazendo com que os planos se descolassem um do outro, assumindo cada um sua prpria dimenso. A repetio simtrica encontrada nos degraus faz com que o quadro ganhe movimento, possvel perceber o ngulo inclinado em que o homem se encontra, assim como se pode imaginar a continuidade existente no ambiente, muito mais amplo do que no quadro apresentado, isso graas ao recorte realizado que favoreceu o entendimento da complexidade e espacialidade do ambiente em questo. Em outras palavras, o que uma fotografia no mostra to importante quanto o que ela revela. (DUBOIS, 1994, p.179)

2.1 O olhar feminino e sua representatividade

No que se refere a imagem dentro da temtica proposta pelo concurso, ou seja, analisar o olhar da mulher, essa fotografia poderia assumir o papel representativo da solido, do abandono ou desiluso. um caminhar sozinho, melanclico, aceitando seu destino, que embora possa parecer em um primeiro momento triste, deve ser vivido, as tarefas tem que continuar a serem feitas, no possvel sentar e esperar, mas agir frente ao que acontece, trabalhar seja quais forem as circunstncias. Sendo a temtica do concurso, assim como da fotografia, voltadas ao olhar feminino, a anlise buscou ser fundamentada neste contexto, de uma maneira mais sentimentalista e menos prtica, por assim dizer.

2.2 A importncia e contextualizao do ttulo na fotografia A fotografia recebeu o ttulo de Acabou, este nome foi inteligentemente escolhido pela autora e se encaixa perfeitamente as informaes contidas na imagem, uma bela fotografia intitulada de maneira coerente, explicativa e criativa acrescenta valor intelectual e esttico fotografia, tendo em vista que gera novas informaes a serem lidas e compreendidas, que viro ao encontro as interpretaes realizadas com a leitura da imagem,

fazendo ento com que o contexto entre fotografia e ttulo se encaixe harmoniosamente, fechando um ciclo de uma produo com qualidade, que gera interesse e prende a ateno do receptor. Kossoy (2007, p.55) comprova a importncia que os textos atribuem s imagens:
Da mesma forma, no que se refere recepo, no podemos perder de vista a elasticidade das interpretaes que as imagens propiciam ao longo de sua trajetria. Devemos conviver com esta eterna ambiguidade da fotografia; um documento etnogrfico ou arquitetnico pode ser compreendido como um meio de conhecimento, uma fonte histrica, mas tambm pode, ao mesmo tempo, ser utilizado como ferramenta de propaganda, geradora ou confirmadora de preconceitos, sempre dependendo dos textos (legendas, ttulos, contextos) que acompanham tais imagens, de sua diagramao, dos veculos em que so inseridas e dos receptores que as apreciam.

Receber o nome de Acabou motivou a realizao de novas leituras dentro desta mesma, uma vez que os elementos visuais contidos por si s eram passveis de gerar muitos significados, quando um texto atribudo, na forma de ttulo ou legenda, essas possibilidades de multiplicam, fazendo com que o leitor passe a imaginar o que de fato acabou, seria um trabalho rduo, um ciclo da vida ou alguma circunstncia difcil. Portanto, a gerao de significado imensurvel, cada um levar aspectos de sua prpria vida para atribuir determinados significados que culminaro em gerao de sensaes e sentimentos, sejam de identificao ou rejeio, com o objeto e contexto retratados. Para Camargo (1999, p.125) a leitura esttica , por sua vez, uma tomada de posio diante do objeto fotogrfico, seno diante do mundo, no isenta de tendncias, gostos, preferencias e paixes, no um olhar inocente, mas um olhar engajado e envolvido no ser e estar no mundo agora.

Consideraes finais

A fotografia um objeto representativo da realidade seja de quem a executa ou a observa, o belo ou repulsivo, o interessante ou desprezvel, o til ou desinteressante. Todos esses fatores sero incorporados e determinados a partir das individualidades de cada executor e receptor. O ser humano ao decorrer da vida acumula experincias, conhecimentos e vivncias, em tudo o que ele realiza, estes fatores estaro implcitos, por vezes se apresentaro

de forma mais efetiva e visvel, por outras de maneira mais amena e imperceptvel, mas de fato ao se executar um trabalho ou apreciar o realizado pelo outro levar consigo aspectos pessoais. Ao tomar uma fotografia o conhecimento e essncia do fotgrafo nelas esto contidos, assim como sua intencionalidade, portanto seu maior objetivo deve ser agradar e suprir as necessidades de informao do seu pblico alvo seja ele um cliente, a sociedade ou simplesmente o prprio fotgrafo, tendo em vista que mltiplas interpretaes e sensaes podero ser posteriormente geradas ao leitor, que por vezes o prprio executor, assim sendo a imagem cumpre o papel de chegar e atingir determinadas pessoas, sem a necessidade eminente de agradar ou atribuir os mesmos significados a todos. Assim como salienta Joly (2002, p.44):
Porm, se persistirmos em nos proibir de interpretar uma obra sob o pretexto de que no se tem certeza de que aquilo que compreendemos corresponde s intenes do autor, melhor parar de ler ou contemplar qualquer imagem de imediato. Ningum tem a menor idia do que o autor quis dizer; o prprio autor no domina toda a significao da imagem que produz.

Referncias

ALVES, Carla Juliana Galvo. A leitura da imagem... Uma aprendizagem significativa. In: LIMOLI, Loredana (Org.), MENDONA Ana Paula Ferreira (Org). Nas fronteiras da linguagem: leitura e produo de sentido. Londrina: Editorial Mdia, 2006. CAMARGO, Isaac Antonio. Reflexes sobre o pensamento fotogrfico: introduo s imagens, fotografia e seu ensino. 2. ed. rev. e ampl. - Londrina: Ed. UEL, 1999. DUBOIS, Philippe. O ato fotogrfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1994. JOLY, Martine. Introduo anlise da imagem. 5ed. Campinas: Papirus, 2002. KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia: o efmero e o perptuo. Cotia: Ateli Editorial, 2007.

S-ar putea să vă placă și