Sunteți pe pagina 1din 11

1

FACULDADE ASSIS GURGACZ_FAG


Cascavel - PR.

AGRONOMIA
Normas Resumidas Para TCC I Projeto 2014/1
a. O projeto (TCC I) deve ser protocolado at a data limite de 05 de maio de 2014. Deve ser protocolado: uma (1) cpia colorida sem encadernao acompanhada da ficha de acompanhamento do TCC I;

b. O Projeto ser avaliado seguindo as diretrizes: - Nota de 0 a 3,0 atribuda pelo professor orientador; - Nota de 0 a 6,0 atribuda pelo professor corretor do projeto. - Nota de 0 a 1,0 atribuda pelo professor da disciplina de TCC I ( Professora Me. Vvian Fernanda Gai). c. As notas da Disciplina de Concluso de Curso Projeto (TCC I) sero lanadas no sistema sagres at o dia 9 de junho de 2014.

d. Os alunos devem procurar a professora de TCC I pelo menos uma (1) vez durante o perodo de realizao do projeto.

e. de responsabilidade o orientado buscar o auxlio do professor orientador e do professor responsvel pela disciplina de TCC.

f. As informaes gerais sobre a Disciplina TCC I e o modelo que deve ser seguido para a redao do projeto podem ser acessados no site da FAG. Caminho de acesso: 1GRADUAO (parte superior da pgina); 2- AGRONOMIA; 3- TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO (menu no lado direito da pgina).

Normas Resumidas Para TCC I Projeto Sequncia:


a) Ttulo;

b) Nome(s) do(s) autor(es): Nome(s) do(s) autor(es), deve(m) aparecer centralizados abaixo do ttulo seguidos do nmero do autor em sobrescrito. As credenciais, bem como o endereo eletrnico, devem aparecer em rodap (no final da pgina, esquerda como no modelo no final);

c) Resumo na lngua do texto: Com, no mximo, 250 palavras, seguido das palavras-chave (3 a 5).

d) Ttulo em lngua estrangeira;

e) Resumo em lngua estrangeira: verso do resumo na lngua do texto, para idioma de divulgao internacional (em ingls Abstract);

f) Palavras-chave em lngua estrangeira;

g) Introduo;

h) Material e Mtodos;

i) Referncias.

j) Apndice(s) (NBR 6022:2003): documento complementar elaborado pelo autor do trabalho;

k) Anexos.

3 Normas Resumidas Para Realizao do TCC I O texto deve ser digitado no editor de texto Word, em espao 1,5, fonte Times New Roman, corpo 12, folha formato A4, margens: de 3,0 cm margem superior; 2,0 cm margem inferior; 3,0 cm margem esquerda e 2,0 cm margem direita. Com pginas numeradas (canto superior direito), com texto justificado e linhas numeradas. As normas seguem o padro do MANUAL PARA ELABORAO E APRESENTAO DE TRABALHOS ACADMICOS da Faculdade Assis Gurgagcz disponvel no site da FAG (acadmico OnLine).

APRESENTAO DO ARTIGO CIENTFICO O artigo cientfico deve ter, no mximo, 20 pginas, incluindo-se as ilustraes (tabelas e figuras). A ordenao do artigo deve ser feita como descrito a seguir, ou como modelo no final: Ttulo, autoria, endereos institucionais e eletrnicos, Resumo, Palavras-chave, ttulo em ingls, Abstract, Key words, Introduo, Material e Mtodos, Agradecimentos, Referncias, tabelas e figuras. O ttulo, o resumo e as palavras-chave devem ser vertidos fielmente para o ingls. No texto, os nomes em latim dever ser digitados em itlico, inclusive a expresso et al. Ttulo Deve ser grafado em letras minsculas, exceto a letra inicial, em negrito e centralizado. Deve ser claro e conciso. Nomes dos autores Grafar os nomes dos autores com letra inicial maiscula, por extenso, separados por vrgula; os dois ltimos so separados pela conjuno "e" e estarem centralizados. O ltimo sobrenome de cada autor deve ser seguido de um nmero em algarismo hindu-arbico, em forma de expoente, correspondente respectiva chamada de endereo e credencial do autor. Credenciais e endereo dos autores As credenciais, bem como o endereo eletrnico, devem aparecer em nota de rodap (no final da pgina);

Resumo

4 O termo Resumo deve ser grafado em letras minsculas, exceto a letra inicial, na margem esquerda, sem tabulao, em negrito, separado do texto por dois pontos. Deve conter, no mximo, 250 palavras, incluindo nmeros, preposies, conjunes e artigos. O espaamento dever ser o simples (resumo e palavras-chave).

Palavras-chave A expresso palavras-chave, seguida de dois pontos, deve ser grafada em letras minsculas, exceto a letra inicial e em negrito. Deve ser separada do resumo por um espao. No devem conter palavras que componham o ttulo (ideais trs palavras).

Abstract e key words Seguem o mesmo padro do resumo e palavras-chave.

Introduo A palavra Introduo deve ser centralizada na pgina e grafada com letras minsculas, exceto a letra inicial, e em negrito. Deve apresentar a justificativa para a realizao do trabalho, situar a importncia do problema cientfico a ser solucionado e estabelecer sua relao com outros trabalhos publicados sobre o assunto. O ltimo pargrafo deve expressar o objetivo, de forma coerente com o descrito no incio do Resumo.

Material e Mtodos A expresso Material e Mtodos deve ser centralizada na pgina e grafada em negrito; Os termos, Material e Mtodos devem ser grafados com letras minsculas, exceto as letras iniciais. Caso possua subttulos os mesmos devero aparecer em itlico.

Referncias A palavra Referncias deve ser centralizada na pgina e grafada em negrito, com letras minsculas, exceto a letra inicial. Devem ser normalizadas de acordo com as normas vigentes da ABNT. Devem ser apresentadas em ordem alfabtica dos nomes dos autores, separados por ponto-e-vrgula, sem numerao.

5 Devem apresentar os nomes de todos os autores da obra. Devem conter os ttulos das obras ou dos peridicos grafados em negrito. Devem ser grafadas em espaamento simples, com um espao entre elas. Exemplos devem seguir o MANUAL PARA ELABORAO E APRESENTAO DE TRABALHOS ACADMICOS da Faculdade Assis Gurgagcz disponvel no site da Fag (acadmico OnLine).

Citaes No so aceitas citaes, cujos dados no tenham sido publicados. Indicar com preciso a fonte utilizada na citao. Existem dois tipos de citao: as indiretas ou livres e as diretas ou textuais. Citaes Indiretas ou Livres (Parfrases): As ideias ou informaes obtidas em outras fontes so reformuladas e redigidas, sem alterar o sentido, pelo autor do trabalho. Ex.1: Segundo Alves (2000), o desenvolvimento da cincia e da tecnologia se baseia no conhecimento que adquirimos acerca das causas e efeitos dos fenmenos. No caso de o autor aparecer somente depois do trmino da sentena, dever vir o sobrenome entre parnteses, todo em letras maisculas, seguido de vrgula e do ano de publicao da obra citada. Ex.2: O desenvolvimento cientfico e tecnolgico decorre dos avanos do conhecimento sobre as causas e efeitos dos fenmenos (ALVES, 2000). Quando a obra for escrita por mais de um autor, a citao segue os modelos apresentados nos exemplos abaixo: Ex. 3: Para Libneo, Oliveira e Toschi (2003), a gesto democrtica da escola pblica deve pautar-se por diversos princpios, alm da eleio direta de diretores. Ex. 4: A gesto democrtica da escola pblica deve pautar-se por diversos princpios, alm da escolha direta dos diretores (LIBNEO; OLIVEIRA; TOSCHI, 2003).

Citaes Diretas Citaes diretas so trechos, apresentados no trabalho, retirados de outros textos e autores, com transcrio literal, reconhecidas e identificadas como tal. necessrio sempre indicar a fonte de onde esto sendo retirados os trechos e acrescent-la na relao das Referncias. As citaes diretas podem ser curtas ou longas.

Citaes Diretas Curtas So as citaes que ocupam at trs linhas no trabalho e no no texto original que est sendo citado. Elas so transcritas entre aspas duplas, dentro do prprio pargrafo do texto que est sendo escrito, sem alterar o espaamento entre as linhas e sem alterar a fonte Ex.1: Ao tratar do tema argumentao, Carraher (2002, p.5) afirma que as funes dos argumentos so to diversas quanto os motivos que nos levam a nos comunicar com os outros. Usam-se aspas simples, tambm, para indicar citaes no interior da citao. Ex.2: Segundo Severino, [...] vm se tornando comum nos diversos encontros as Apresentaes de Psteres, que so apresentaes de trabalhos via cartazes, com fotos, figuras, esquemas e textos concisos, referentes a alguma atividade proposta. (SEVERINO, 2002, p. 180)

Citaes Diretas Longas So todas as citaes diretas que compreendem mais de trs linhas no trabalho. Nessa modalidade, as citaes so transcritas em pargrafo distinto, com recuo de 4 cm em relao a margem esquerda, sem recuo de pargrafo, com fonte em tamanho 10 ( -2 em relao a fonte do texto), sem o uso de aspas, com espaamento entrelinhas simples, distante do pargrafo anterior e posterior por espao duplo.

Citao de Citao: Quando se utilizar certa informao, colhida de outra fonte que no a original, deve se usar a expresso apud, que significa citado por (a traduo de Apud: junto a, em, por). Obs.: Esse recurso somente deve ser utilizado em caso de muita necessidade. A fonte segunda precedida da expresso apud. Ex.1: Nas citaes diretas curtas, que ficam no pargrafo do texto, dispe-se assim: Segundo Berger (2001, apud OLIVEIRA, 2004, p.26) o socilogo, como cientista, tenta ser objetivo, controlar suas preferncias e preconceitos pessoais. Do exemplo acima, depreende-se que o aluno, ao ler o texto escrito por Oliveira, selecionou um conceito de Berger, que fora citado por aquele autor. Berger, que fora citado por Oliveira.

7 Ex.2: Nas citaes diretas longas, os dois autores ficam, geralmente, dentro dos parnteses, no final da citao: (FREUD apud SILVA, 2002, p.104). Neste caso, o texto lido fora escrito por Silva, mas o conceito escolhido fora o de Freud. Citao de mais de trs ou mais autores: Cita-se o primeiro autor seguido da expresso "et al." (abreviatura da expresso latina "et alii", que significa "e outros"). Outras tipos de citaes devem seguir o MANUAL PARA ELABORAO E APRESENTAO DE TRABALHOS ACADMICOS da Faculdade Assis Gurgagcz disponvel no site da Fag (acadmico OnLine).

Tabelas As tabelas devem ser numeradas seqencialmente, com algarismo hindu-arbico, e apresentadas no decorrer do texto. Devem ser auto-explicativas. Seus elementos essenciais so: ttulo, cabealho, corpo (colunas e linhas) e coluna indicadora dos tratamentos ou das variveis. Os elementos complementares so: notas-de-rodap (fonte 10 e espaamento simples) e fontes bibliogrficas. O ttulo, sem ponto no final, deve ser precedido da palavra Tabela e o algarismo hindu-arbico, separado por trao, em negrito; o restante do ttulo no dever estar em negrito, ser claro, conciso e completo. Se utilizar mais de uma linha, as demais devero vir alinhadas primeira letra da primeira linha do ttulo. Tabela nica no h necessidade de numerao. Todas as unidades de medida devem ser apresentadas segundo o Sistema Internacional de Unidades. As tabelas devem ser editadas em arquivo Word, usando os recursos do menu Tabela; com espaamento simples. No devem ser fechadas nas bordas e sem trao para separao de colunas.

8 Tabela - Ttulo Cabealho Corpo

Fonte Nota

Ilustraes Qualquer que seja o tipo de ilustrao, sua identificao aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, grfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu nmero de ordem de ocorrncia no texto, em algarismos arbicos, travesso e do respectivo ttulo. Aps a ilustrao, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatrio, mesmo que seja produo do prprio autor), legenda, notas e outras informaes necessrias. As ilustraes devem seguir as normas do MANUAL PARA ELABORAO E APRESENTAO DE TRABALHOS ACADMICOS da Faculdade Assis Gurgagcz disponvel no site da Fag (acadmico OnLine).

9 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 Abstract: Transcrever o resumo, em sua totalidade para o ingls. Key words: transcrever as palavras-chave para o ingls. Introduo A palavra Introduo deve ser centralizada na pgina e grafada com letras minsculas, exceto a letra inicial, e em negrito. Deve apresentar a justificativa para a realizao do trabalho, situar a importncia do problema cientfico a ser solucionado e estabelecer sua relao com outros trabalhos publicados sobre o assunto. O ltimo pargrafo deve expressar o objetivo, de forma coerente com o descrito no incio do Resumo. Voc pode sobrescrever este texto, que j est na formatao correta. Ateno: Tome cuidado para no alter-la (fontes, espaamento e margens) e no se esquea de salvar este arquivo como um documento do Word. O texto deve ser digitado no editor de texto Word, em espao 1,5, fonte Times New Roman, corpo 12, folha formato A4, margens: margem superior - 3,0 cm; margem inferior 2,0 cm; margem esquerda 3,0 cm e margem direita 2,0cm. Com pginas numeradas (canto superior direito), com texto justificado e linhas numeradas.
1

Modelo - Deve ser grafado em letras minsculas, exceto a letra inicial, em negrito e centralizado, deve ser claro e conciso Vvian Fernanda Gai1 e Ana Paula Moraes Mouro2 Resumo: O termo Resumo deve ser grafado em letras minsculas, exceto a letra inicial, na margem esquerda, sem tabulao, em negrito, separado do texto por ponto. Deve conter, no mximo, 250 palavras, incluindo nmeros, preposies, conjunes e artigos. Palavras-chave: A expresso palavras-chave, seguida de dois pontos, deve ser grafada em letras minsculas, exceto a letra inicial e em negrito. No devem conter palavras que componham o ttulo, separando-as por vrgulas. ex.: palavra1, palavra2, palavra3. (ideal trs palavras). Ttulo em ingls

Zootecnista. Mestre em Produo Animal (UEM). Professora da Faculdade Assis Gurgacz Pr.

viviangai@fag.edu.br
2

Engenheira Agronma. Mestre em Agronomia (UEL). Coordenadora do Curso de Agronomia da Faculdade

Assis Gurcacz Pr. anamourao@fag.edu.br

10 35 36 37 38 39 40 41 42 Material e Mtodos A expresso Material e Mtodos deve ser centralizada na pgina e grafada em negrito; Os termos Material e Mtodos devem ser grafados com letras minsculas, exceto as letras iniciais. Caso possua subttulos os mesmos devero aparecer em itlico. Tabela 1 pH (H2O e CaCl2) em Neossolo Quartzarnico, em funo da aplicao de sulfato de amnio e uria, como fontes de nitrognio -------------------pH -------------------Fontes de nitrognio H2 O CaCl2 Sulfato de amnio 5,6 a 5,1 a Uria 5,7 a 5,2 a CV (%) 6,4 6,0 Teste F Fontes (F) n.s. n.s. Doses (D) ** ** Interao F x D * * R.L. ** ** R.Q. ** **
Mdias, seguidas de mesma letra, dentro de cada parmetro, no diferem entre si, pelo teste de tukey, a 5% de probabilidade. CV = Coeficiente de variao; R.L. = Regresso Linear; R.Q. = Regresso Quadrtica n.s.; * e ** significam no significativo, significativo a 5 e 1% de probabilidade, respectivamente.

43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67

Pode-se observar na Figura 1, que o pH (H2O e CaCl2) diminuiu significativamente em funo da aplicao de doses de nitrognio, nas duas fontes utilizadas, bla bla bla Bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla. Xkwy dfasodfasdjoituqoas ifuanfu asdfjadfuadfaet qaos fafuaotoa fnasdufa

foiaufdfjoqur df adfuaosdf apifuaodjfas odfaodf asodif adfuasodf adpfuaslfjadfa;fj;qtopqufd oljf pafoasdflafpoadfajfla .

11 68 69 70 Figura 1 pH (H2O) de um Neossolo Quartzarnico, em funo da aplicao de nitrognio, oriundo da uria e sulfato de amnio. ** = significativo a 1% de probabilidade.
6,8 6,4 6

pH (H2O)

5,6 5,2 4,8 4,4 4 y = -0,0046x + 6 R = 0,83**


2 2

Uria Sulfato de amnio 100 150 200

y = -0,0068x + 6,38 R = 0,90** 0 50

71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86

DOSES DE NITROGNIO (mg dm-3)

Referncias BOTREL, M.C.G.; MACHADO, R.P.; SANTOS, M.M.S. Cultivo de rvores na Regio Sul do Brasil. Cascavel: Editora X, 2008. 114p. SILVA, T.R.B.; LEITE, V.E.; SILVA, A.R.B.; VIANA, L.H. Adubao nitrogenada em cobertura na mamona em plantio direto. Pesquisa Agropecuria Brasileira, Braslia, v.42, n.9, p.1357-1359, 2007. SILVA, T.R.B.; TAVARES, C.A. Aplicao superficial de corretivos no desenvolvimento do milho. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIA DO SOLO, 31, 2007, Gramado. Anais. Gramado: UFPel, 4p.

S-ar putea să vă placă și