Sunteți pe pagina 1din 21

1

Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Tecnologia

Adaptao do Scrum ao Modelo Incremental

Leonardo Bertholdo Lidia Regina de Carvalho Freitas Barban

Leonardo Bertholdo Lidia Regina de Carvalho Freitas Barban

Adaptao do Scrum ao Modelo Incremental

Monografia apresentada Unicamp, junto Faculdade de Tecnologia, como pr-requisito para concluso da Disciplina FT027 Tpicos em Computao (Gesto de Projetos e Qualidade) sob orientao do Prof. Dr. Marcos Augusto F. Borges.

LIMEIRA SP 2010

Bertholdo, Leonardo; Barban, Lidia R. C. F. Adaptao do Scrum ao Modelo Incremental, Limeira, 2010, 18 p. Monografia apresentada Unicamp, junto Faculdade de Tecnologia, como pr-requisito para concluso da Disciplina FT027 Tpicos em Computao (Gesto de Projetos e Qualidade).

Professor Dr. Marcos Augusto F. Borges -----------------------------------------------------------

SUMRIO

1 INTRODUO ............................................................................................................... 1.1 Contexto ....................................................................................................................... 1.2 Justificativa .................................................................................................................. 1.3 Objetivos ...................................................................................................................... 1.4 Organizao do Trabalho ............................................................................................

1 1 1 2 2

2 MODELO INCREMENTAL............................................................................................... 3 3 SCRUM ............................................................................................................................... 5 4 ESTUDO DE CASO ........................................................................................................... 9 4.1 Ambiente do Estudo de Caso .......................................................................................... 9 4.2 Mtodos Utilizados ......................................................................................................... 9 4.3 Descrio do Estudo de Caso ....................................................................................... 10 4.4 Resultados e Constataes ............................................................................................ 10 5 TRABALHOS RELACIONADOS ................................................................................... 12 6 CONCLUSO .................................................................................................................. 13 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS .................................................................................... 14

LISTA DE FIGURAS

Figura 2.1: Modelo incremental ................................................................................................ 3 Figura 3.1: Viso do processo na metodologia Scrum ........................................................... 8 Figura 4.1: Modelo Incremental no produto Gerncia da Planta ............................................ 9

RESUMO
Devido crescente competitividade do mercado atual e aos prazos cada vez mais restritos impostos por seus clientes, as empresas de desenvolvimento de software vem buscando metodologias mais geis para gesto do desenvolvimento de software. H alguns anos, para mitigar os efeitos dessa demanda, muitas empresas adotaram o modelo incremental, cujo principal conceito o desenvolvimento e a entrega incrementais do software. Recentemente, surgiu uma nova abordagem, denominada Scrum, que procurou otimizar ainda mais a entrega do produto de software aos clientes. Pela experincia dos ltimos anos, metodologias geis, como o Scrum, muitas vezes precisam ser adaptadas s reais necessidades da empresa. Como este tipo de adaptao foi ainda pouco estudado, o principal objetivo desta pesquisa contribuir para os estudos de viabilidade relacionados adaptao do Scrum a metodologias mais tradicionais como o modelo incremental. Para isso, apresentado um estudo de caso, que mostra as principais dificuldades e benefcios decorrentes dessa adaptao. Palavras-chave: Modelo incremental, mtodos geis, Scrum.

ABSTRACT
Due to the increasing competitiveness of the current market and the increasingly strict deadlines imposed by their customers, companies software development has been seeking methodologies more agile for management of software development. A few years ago, to mitigate the effects of this demand, many companies have adopted the incremental model, whose main concept is the incremental development and delivery of software. Recently, came a new approach, called Scrum, which sought to further optimize the delivery of the software product to customers. For the experience of recent years, agile methods, like Scrum, often need to be adapted to real companies needs. As this type of adaptation was still little studied, the main objective this survey is to contribute to feasibility studies related to adapting Scrum to more traditional methods such as the incremental model. For this, it is presented a case study that shows the main difficulties and benefits resulting from this adaptation. Keywords: Incremental model, agile methods, Scrum.

1 INTRODUO
Nesse captulo so apresentados o contexto em que se insere este trabalho acadmico, bem como os propsitos que levaram sua realizao. Tambm mostrada uma breve descrio da estrutura do trabalho desenvolvido. 1.1 Contexto Nos ltimos anos, devido a mudanas no ambiente de negcios, as empresas de desenvolvimento de software comearam a sofrer crescentes presses para reduzir o time-tomarket. Isso se deveu principalmente competitividade do mercado atual e aos prazos cada vez menos flexveis impostos pelos clientes. Visando atender s novas exigncias, essas empresas comearam a buscar modelos mais geis para gesto de projetos de desenvolvimento de software. Como alternativa, muitas empresas adotaram o modelo incremental, que combina conceitos do modelo clssico, tambm conhecido como modelo em cascata, com a abordagem evolucionria da prototipao e da iterao de processo. Conforme Sommerville (2007), No modelo incremental, um sistema dividido em incrementos que possuem conjuntos de funcionalidades. O primeiro incremento definido com as funcionalidades mais prioritrias, e os incrementos subsequentes so definidos com as funcionalidades adicionais. Cada incremento desenvolvido e validado entregue ao cliente, que pode coloc-lo em operao e assim comear a usufruir antecipadamente de parte do sistema solicitado. H poucos anos, surgiu uma nova abordagem para gesto de projetos de desenvolvimento de software denominada Scrum. Trata-se de uma metodologia gil que utiliza conceitos semelhantes aos contemplados no modelo incremental, porm introduz uma srie de elementos que procuram otimizar ainda mais a entrega peridica de incrementos funcionais do produto aos clientes. Entre as principais peculiaridades do Scrum esto: a organizao dos recursos em equipes pequenas e multidisciplinares, as iteraes dos incrementos (chamadas de sprints) normalmente mais curtas e o forte envolvimento do cliente durante todo o processo de desenvolvimento. 1.2 Justificativa A implantao de metodologias formatadas, como o modelo incremental e o Scrum, nem sempre so a melhor opo para uma empresa de desenvolvimento de software que deseja otimizar suas entregas e a satisfao de seus clientes. Em alguns casos, nem todos os

conceitos utilizados em uma metodologia podem ser implementados no ambiente da empresa, e outros conceitos considerados importantes para a empresa podem no ser contemplados pela metodologia escolhida. Em situaes como essa, o que normalmente ocorre uma adaptao da metodologia s necessidades da empresa. Esta adaptao muitas vezes acaba por criar uma abordagem hbrida prpria da empresa, que pode envolver inclusive conceitos de diversas metodologias. A adaptatividade uma das caractersticas mais marcantes de metodologias geis como o Scrum. No entanto, a adaptao dessas metodologias aos modelos tradicionais de desenvolvimento de software relativamente recente e, por este motivo, ainda pouco pesquisada. Somando-se a este cenrio a forte demanda por processos de desenvolvimento de software mais geis, nota-se a importncia da disseminao das recentes experincias de combinao entre os modelos tradicionais e as novas metodologias geis. 1.3 Objetivos O principal objetivo deste trabalho contribuir para a evoluo dos conhecimentos relacionados aos processos de adaptao de metodologias geis a modelos tradicionais de desenvolvimento de software. Mais especificamente, tem como intuito obter informaes sobre a viabilidade da adaptao do Scrum ao modelo incremental. Para isso, alm de estudar as duas metodologias, foi utilizado como embasamento, um caso real de adaptao da metodologia Scrum ao modelo incremental. Com isso, foi possvel elencar as principais dificuldades enfrentadas durante a transio do modelo formatado (Incremental) para o modelo hbrido (Incremental/ Scrum), alm dos benefcios decorrentes dessa adaptao. 1.4 Organizao do Trabalho Este trabalho contm uma introduo que composta pelo contexto, a justificativa, o objetivo e a organizao do trabalho. No segundo captulo, apresentado o modelo incremental de desenvolvimeno de software com suas principais caractersticas. O captulo 3 descreve os conceitos mais importantes da metodologia para gesto de projetos de desenvolvimento de software Scrum. O quarto captulo expe um estudo de caso, onde ocorre a adaptao do Scrum ao modelo incremental vigente em uma empresa. O captulo 5 cita alguns trabalhos relacionados a esta pesquisa. Por fim, o ltimo captulo apresenta s concluses obtidas com este trabalho.

2 MODELO INCREMENTAL
Podemos definir o modelo incremental como um processo de ciclo de vida iterativo e incremental com caractersticas do ciclo de vida seqencial (TRAMMELL, 1996). No modelo em cascata as fases so seqenciais: os requisitos so definidos, o projeto do sistema criado, implementado e testado, feita a integrao e teste de sistema para finalmente entrar em produo. O modelo incremental combina elementos do modelo em cascata aplicado de maneira iterativa (PRESSMAN, 2006), ou seja, a cada incremento fornecida uma parte do sistema aos clientes. O cliente define quais so os servios principais e a partir da identificao dos servios feito o levantamento de requisitos e mapeado o primeiro incremento. Os processos de especificao, projeto, implementao e testes so feitos a cada incremento at o produto final ser entregue ao cliente gerando um sistema completo, conforme mostra a Figura 2.1.

Figura 2.1: Modelo incremental Quando um modelo incremental usado, o primeiro incremento freqentemente chamado de ncleo do produto (PRESSMAN, 2006) . O ncleo do produto serve de base para os outros incrementos.

A cada incremento entregue ao cliente desenvolvido um plano para o prximo incremento. Este processo feito a cada termino e incio dos incrementos e tem por objetivo alterar o ncleo do produto para atender o cliente (PRESSMAN, 2006). A interao do usurio primordial no desenvolvimento incremental principalmente na definio dos principais servios e no retorno (feedback) da utilizao do sistema. As principais caractersticas do modelo incremental segundo Sommerville (2007) so: Os processos de especificao, projeto e implementao so concorrentes. O sistema desenvolvido em uma srie de incrementos. Ferramentas de apoio ao desenvolvimento interativo. De acordo com Sommerville (2007), as vantagens do desenvolvimento incremental so: Entrega dos incrementos ao cliente, ou seja, partes do sistema em funcionamento. Participao dos clientes ou usurios no processo de desenvolvimento incremental. Alguns dos problemas do desenvolvimento incremental segundo Sommerville (2007) so: Problemas no gerenciamento de grandes sistemas Problemas em montar um contrato para atender ambas as partes interessadas

3 Mtodologias geis e SCRUM


Em 2001 um grupo de pesquisadores se reuniu com o intuito de criar melhores prticas para o desenvolvimento de software. Do resultado da reunio criou-se O Manifesto para Desenvolvimento gil de Software (MANIFESTO GIL, 2001), modificando a importncia dos valores aplicados no desenvolvimento de software: Estamos descobrindo melhores modos de desenvolvimento de software fazendo-o e ajudando outros a faz-lo. Por meio deste trabalho passamos a valorizar: Indivduos e interaes mais que processos e ferramentas Software em funcionamento mais que documentao abrangente Colaborao com o cliente mais que negociao de contratos Responder a mudanas mais que seguir um plano O manifesto tambm apresentou 12 princpios: Nossa maior prioridade satisfazer o cliente atravs da entrega contnua e adiantada de software com valor agregado. Mudanas nos requisitos so bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento. Processos geis tiram vantagem das mudanas visando vantagem competitiva para o cliente. Entregar frequentemente software funcionando, de poucas semanas a poucos meses, com preferncia menor escala de tempo. Pessoas de negcio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto. Construa projetos em torno de indivduos motivados. D a eles o ambiente e o suporte necessrio e confie neles para fazer o trabalho. O mtodo mais eficiente e eficaz de transmitir informaes para e entre uma equipe de desenvolvimento atravs de conversa face a face. Software funcionando a medida primria de progresso. Os processos geis promovem desenvolvimento sustentvel. Os patrocinadores, desenvolvedores e usurios devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente.

Contnua ateno excelncia tcnica e bom design aumenta a agilidade. Simplicidade essencial e deve ser assumida em todos os aspectos do projeto. As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes autoorganizadas. Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e ento refina e ajusta seu comportamento de acordo com a necessidade. Definir um processo como gil significa permitir que a equipe possa adaptar e aperfeioar tarefas, manter apenas os trabalhos essenciais implementados, simplificar os trabalhos essenciais, fazer entregas incrementais do software funcionando ao cliente o mais rpido possvel (PRESSMAN, 2006). Scrum uma metodologia gil de desenvolvimento de software, seu nome est relacionado a uma atividade que ocorre durante o jogo de rugby onde o grupo de jogadores se juntam ao redor da bola e trabalham juntos para mover a bola pelo campo (PRESSMAN, 2006). Os princpios do Scrum so compatveis com o manifesto gil: Pequenas equipes. O processo precisa ser adaptado para garantir que o melhor produto seja produzido. Produzir incrementos de software. Trabalho de desenvolvimento dividido. Teste e documentao so realizados durante todo o desenvolvimento. Os princpios do Scrum norteiam o processo de desenvolvimento de software que tem as seguintes atividades: levantamento de requisitos, anlise, projeto, evoluo e entrega. [Pressman, 2006] Os papis no Scrum so: Product Owner, Scrum Master e Time. Scrum Master: Responsvel por garantir o entendimento do processo do Scrum, responsvel por motivar e treinar a equipe. Product Owner: Responsvel pela priorizao de requisitos que devem ser implementados, ou seja, responsvel pelo gerenciamento do Product Backlog (lista de funcionalidades que sero implementadas no projeto).

Time (Equipe): Responsvel pela execuo e implementao das funcionalidades. Eventos com durao fixa empregados no Scrum: Sprint Planning Release: Reunio de Planejamento da Release Sprint Planning Meeting: Reunio de Planejamento da Sprint Sprint Daily Scrum: Reunio Diria Sprint Review: Reviso da Sprint Sprint Retrospective: Restrospectiva da Sprint O principais artefatos do Scrum so: O Sprint: uma interao de duas a quatro semanas, todas as sprint tem como resultado um incremento do produto que pode ser entregue. O Product Backlog: Lista priorizada do que o produto precisa ou pode ter. Backlog da Sprint: Lista de tarefas para produzir o Backlog do Product em um incremento entregvel. Burndown: uma medida, pode variar dentro do contexto. Podemos ter um Burndown de Sprint para medir o quanto falta ds tarefas dentro do tempo do Sprint. Relacionamento entre os papis, artefatos e eventos descritos na Figura 3.1: O Product Owner, juntamente com o Scrum Master so responsvel por manter a lista priorizada de requisitos que devem ser implementados do Product Backlog. A cada Sprint, o time decide quais itens do Product Backlog sero implementados Sprint Backlog em uma reunio especial denominada Sprint Planning Meeting. O time responsvel por implementar a funcionalidade escolhida e demostrar ao Product Owner do Sprint Sprint Review. No final do Sprint o time faz uma reviso do trabalho Retrospectiva do Sprint. Uma reunio diria de 15 minutos denominada Daily Scrum realizada. Na Daily Scrum, cada desenvolvedor deve responder a trs perguntas: O que eu fiz desde a ltima Daily Scrum?

O que eu vou fazer hoje? Existe algum obstculo que me impea de fazer o trabalho?

Figura 3.1: Viso do processo na metodologia Scrum

4 ESTUDO DE CASO
O propsito deste estudo de caso adquirir conhecimento e experincia nos processos de adaptao de metodologias geis a modelos tradicionais de desenvolvimento de software por meio de um caso real. Em particular, espera-se contribuir com novas informaes sobre a viabilidade da adaptao do Scrum ao modelo incremental tradicional. 4.1 Ambiente do Estudo de Caso O ambiente escolhido para esse estudo de caso foi o de uma empresa de grande porte que atua, entre outros segmentos, no desenvolvimento de aplicaes voltadas para a rea de telecomunicaes. Esta empresa desenvolve um produto de software denominado Gerncia da Planta, o qual tem como principais clientes grandes operadoras do setor de telecomunicaes. Basicamente, este produto tem como finalidade gerenciar todas as informaes relacionadas infra-estrutura da rede de telefonia instalada em campo, bem como os servios que esta infraestrutura prov aos assinantes da operadora. At pouco tempo, a empresa utilizava o modelo incremental puro nos projetos de evoluo e manuteno deste produto, conforme ilustra a Figura 4.1. No entanto, h alguns meses, passou a introduzir alguns conceitos da metodologia gil Scrum em seu processo de desenvolvimento de software.

Projeto GP-5.2
Verso 5.2 Verso 5.2
Patch 5.2.1

Verso 5.2
Patch 5.2.1 Patch 5.2.2

Figura 4.1: Modelo Incremental no produto Gerncia da Planta

4.2 Mtodos Utilizados Devido introduo do Scrum ainda estar em um estgio experimental, no foram encontradas fontes textuais que explanassem detalhadamente como est se dando a adoo deste novo paradigma.

10

Por este motivo, para coletar os dados para a anlise do estudo de caso foi utilizada a tcnica de entrevistas. Os entrevistados foram escolhidos de acordo com o conhecimento e a vivncia que tinham nos projetos de evoluo e manuteno deste produto. So eles: dois coordenadores de projeto e dois lderes de equipe (equivalente ao papel de Scrum Master). 4.3 Descrio do Estudo de Caso Conforme foi dito, os projetos relacionados ao produto Gerncia da Planta utilizavam o processo de desenvolvimento baseado no modelo incremental. Com base nas entrevistas realizadas, foram observadas as seguintes mudanas com a introduo de conceitos da metodologia Scrum: Os recursos passaram a ser divididos em equipes, sendo que cada uma delas passou a ser responsvel por uma feature do projeto dentro de um sprint do projeto. Essas equipes so pequenas (at 10 pessoas) e multidisciplinares, envolvendo pessoas das reas de requisitos, desenvolvimento, banco de dados e testes. Cada equipe passou a contar com um lder de equipe (algo equivalente ao papel do Scrum Master), que atua como uma facilitador removendo eventuais obstculos. Cada feature do conjunto de features do projeto (Product Backlog) passou a ser desenvolvida em um sprint que normalmente dura at 4 semanas. Passaram a ser realizadas as Daily Meetings, que na verdade ocorrem em dias alternados. O grfico Burndown Chart, que mostra a quantidade de horas restantes para a concluso do sprint em funo do tempo, passou a ser utilizado. 4.4 Resultados e Constataes Pode-se notar que apenas alguns conceitos do Scrum foram utilizados puramente; alguns foram adaptados e outros no implementados. Mesmo com a implementao parcial desta metodologia, j foi possvel observar alguns impactos positivos decorrentes da quebra do paradigma do modelo incremental puro. A anlise dos resultados desta mudana ainda est na fase de coleta de indicadores, porm j foi percebida uma considervel melhora na interao entre os membros das diferentes reas (requisitos, codificao, banco de dados e testes) envolvidas nos projetos. De acordo com as anlises iniciais, outro efeito positivo foi uma pequena reduo nos esforos.

11

Uma das constataes desse estudo de caso est relacionada multidisciplinaridade da equipes que recomendada pelo Scrum. Em outras palavras, cada um dos integrantes da equipe deveria teoricamente possuir conhecimento genrico das diferentes reas, que abrangem a especificao, a construo e a validao do software. O ponto negativo dessa caracterstica que muitas vezes um especialista pode acabar se envolvendo com assuntos que no so de seu domnio, o que faz com que seu potencial no seja totalmente aproveitado. Outra considerao a ser feita com relao aos recursos humanos, que o lder da equipe (papel que equivale ao Scrum Master) normalmente um especialista da rea de codificao, e o ideal seria que fosse algum com conhecimento genrico de outras reas tambm, como requisitos e testes. Ainda relacionado questo da liderana, foi constatado que apesar de existir um papel semelhante ao do Scrum Master e um dos conceitos do Scrum ser o autogerenciamento das equipes , no modelo adaptado deste estudo de caso ainda persiste o papel do coordenador de projeto. Nesse modelo, as equipes e os sprints so organizados por feature do projeto (o conjunto dessas features equivale ao Product Backlog). Pelo Scrum, ao final de cada sprint, deveria ser entregue ao cliente um software com valor de negcio agregado. No entanto, como as funcionalidades do produto em questo so grandes e muito interdependentes tornase difcil organizar os sprints de modo que cada um deles consiga entregar um software com real valor de negcio. Por exemplo: no sprint 1 ser desenvolvida a funcionalidade A, porm esta funcionalidade somente faz sentido se for integrada funcionalidade B, a qual ser desenvolvida no sprint 2. Nesse exemplo, pode-se ver que no faz sentido entregar o software no sprint 1, j que esta entrega no agregar nenhum valor ao seu negcio para o cliente. Devido a esta forte interdependncia entre as funcionalidades do produto, os resultados dos sprints intermedirios no so entregues ao cliente. Tambm pode-se notar que, por motivos de disponibilidade, no h envolvimento do cliente (papel que seria equivalente ao Product Owner) em tempo integral. Para simular este papel, quando necessrio tratar alguma questo referente ao produto que est sendo desenvolvido, existe uma pessoa da rea de requisitos que faz a interface com o cliente. Por fim, como os integrantes que compem as equipes no trabalham prximos fisicamente, tambm foi observado que a falta de um leiaute adequado pode dificultar relativamente a comunicao interna da equipe.

12

5 TRABALHOS RELACIONADOS
Fagundes (2008) faz uma comparao entre os processos propostos pelos mtodos geis Scrum, XP (Extreme Programming), FDD (Feature Driven Development) e ASD (Adaptive Software Development), visando a auxiliar a equipe de desenvolvimento na escolha do mtodo que melhor se adapte a suas expectativas. Para fazer a comparao, foram utilizadas as tradicionais atividades do modelo incremental. Para cada atividade apresentada uma descrio da tarefa correspondente em cada mtodo analisado. Maral (2008) apresenta um mapeamento entre o CMMI e a metodologia gil Scrum, mostrando as diferenas entre eles e identificando como as organizaes esto adotando prticas complementares em seus projetos para tornar essas duas abordagens mais integrveis. A pesquisa pode ser til para organizaes que seguem o modelo CMMI e esto planejando melhorar a agilidade dos seus processos, ou para ajudar as organizaes a definir um novo modelo de gesto do projetos baseando-se em ambas as metodologias. Szimanski (2009) expe um estudo de caso onde ocorre a extenso da metodologia gil Scrum para as reas de processo do MPS.BR nvel G aplicada em uma pequena fbrica de software. Segundo os autores, o estudo realizado pode contribuir de forma relevante para organizaes que desejam promover a melhoria da qualidade dos seus produtos, por meio da introduo de prticas geis no seu processo de desenvolvimento de software mantendo a compatibilidade com o MPS.BR.

13

6 CONCLUSO
Esta pesquisa foi realizada com a finalidade de contribuir para a evoluo dos conhecimentos relacionados aos processos de adaptao de metodologias geis a formas tradicionais de desenvolvimento de software, como o modelo incremental. De certa forma, podemos considerar o modelo incremental como um precursor do Scrum, pois um dos principais conceitos desta ltima metodologia a entrega peridica de software com valor de negcio est alinhado com a essncia do modelo incremental. Com o estudo de caso foram levantadas algumas questes que merecem reflexo como: a dificuldade notria em se implantar integralmente os conceitos de metodologias geis em um ambiente que utiliza um modelo mais tradicional, as possveis desvantagens da multidisciplinaridade das equipes e a dificuldade em se implementar de forma confivel e eficiente o autogerenciamento das equipes. Tambm foi possvel notar alguns obstculos existentes para se realizar entregas com real valor de negcio e de forma incremental, em situaes onde as funcionalidades do produto so grandes e muito interdependentes. Baseado no estudo realizado, pode-se concluir que a deciso de adotar metodologias geis no processo de desenvolvimento de software depende de vrios fatores como: a complexidade do produto de software, a maturidade e o comprometimento das equipes, a disponibilidade do cliente, a cultura da empresa, entre outros. Como no existem prescries prontas que considerem as inmeras combinaes destas variveis, a adoo dessas metodologias demandar sempre uma anlise aprofundada em cada caso, para avaliar quando e como dever ser implantada ou adaptada a metodologia escolhida.

14

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
FAGUNDES, P. B.; DETERS, J. I.; SANTOS, S. S. Comparao entre os processos dos mtodos geis: XP, SCRUM, FDD e ASD em relao ao desenvolvimento iterativo incremental. E-Tech: Atualidades Tecnolgicas para Competitividade Industrial. Florianpolis, v. 1, n. 1, p. 37-46, 1. sem. 2008. MANIFESTO GIL. Apresenta texto sobre o <http://agilemanifesto.org/>. Acesso em: 15 jun. 2010. manifesto gil. Disponvel em:

MARAL, A. S. C. et al. Blending Scrum practices and CMMI project management process areas. Innovations in Systems and Software Engineering, Londres, v. 4, n. 1, p.17-29, abr. 2008. PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software. 6 ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2006. 40, 41, 60, 69, 70 p. SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 8 ed. So Paulo: Pearson, 2007. 552 p. SZIMANSKI, F.; ALBUQUERQUE, J.; FURTADO, F. Implementando maturidade e agilidade em uma fbrica de software atravs de Scrum e MPS.BR nvel G. In: XI Encontro de Estudantes de Informtica do Tocantins, 2009, Palmas. Anais do XI Encontro de Estudantes de Informtica do Tocantins. Palmas: Centro Universitrio Luterano de Palmas, 2009. p. 161-170. TRAMMELL, C. J. et al. The incremental development process in Cleanroom software engineering. Decision Support Systems 17, 1996, 55-71 p.

S-ar putea să vă placă și