Sunteți pe pagina 1din 9

Colides

Quando adicionamos solutos em solventes damos origem a trs tipos de sistemas: solues, suspenses e colides. Em um sistema, quando as partculas so muito pequenas e no podem ser vistas a olho nu, dizemos que uma Disperso Coloidal ou colide. Definindo: Disperso coloidal uma disperso onde as partculas dispersas tm um tamanho mdio compreendido entre 1 e 100 nanmetros (nm), denominadas partculas coloidais.

Os colides podem ser micelares, moleculares ou inicos. Colides micelares: as partculas dispersas so compostas por agregados de tomos. Colides moleculares: so formados por macromolculas. Colides inicos: sua composio feita por ons. As disperses coloidais podem ser classificadas de vrias maneiras, dependendo do tipo de partcula coloidal e do meio que est dissolvida, tambm chamado de meio dispergente. Aerossol: so colides onde um slido ou um lquido disperso em um gs. Exemplo: fumaas e neblinas.

Sol: um slido disperso em um lquido. Exemplo: colas, gomas em geral, em medicamentos como o leite de magnsia. Disperses coloidais na forma de sol podem ser vistas at no organismo de seres vivos, na forma de clulas vegetais e animais, de sangue e muitos outros fluidos biolgicos. Observao: O nome colide provm de uma goma arbica chamada cola. Emulso: consiste na disperso de um lquido em outro lquido. Exemplo: o leite, a manteiga, maionese, creme chantily. A maionese um sistema coloidal porque as gotinhas de leo se encontram dispersas no vinagre com auxlio da gema de ovo. Espuma: formada por um gs disperso em meio slido ou em meio lquido Exemplo: espuma de barbear. Gel: formado por um lquido disperso em um slido. Exemplo: gelias.

Os colides podem ser classificados de acordo com o estado fsico da fase dispersa e da fase contnua, tal como se indica na tabela seguinte:

Fase Dispersa Gs Nenhum (todos os gases so miscveis) Espuma Espuma slida Lquido Aerosol Lquido Emulso Gel Slido Aerosol Slido Sol Sol Slido

Gs Fase Contnua

Lquido Slido

Exemplos e classificao de coloides


Na tabela abaixo esto alguns diferentes tipos de coloides segundo o estado das fases contnua e dispersa: Disperso Lquido Aerossol lquido,

Gs Gs Dispergente Lquido No existe. Todos os gases so solveis entre si. Espuma lquida, Exemplo: espuma de sabo, creme de

Slido Aerossol slido,

Exemplos: nuvem, Exemplos: fumaa, neblina p em suspenso Emulso, Sol, Exemplos: leite, mel, maionese, Exemplo: tintas , vidros coloridos,

barbear, chantilly Espuma slida, Slido Exemplo: pedrapomes, poliestireno expandido

cremes, sangue Gel,

sangue Sol slido,

Exemplo: cristal de Exemplos: gelatina, rubi, cristal de safira, queijo, geleia ligas metlicas

Uma das caractersticas dos colides a movimentao rpida, aleatria, desordenada e catica das partculas da fase dispersa. Este fenmeno denomina-se movimento browniano. Uma outra caracterstica dos colides o efeito Tyndall, que a capacidade que as partculas coloidais tm de dispersar a luz quando esta atravessa um meio coloidal, o que as permite distinguir das solues.

O estudo dos colides iniciou-se em 1860, quando o qumico escocs Thomas Graham observou que substncias como o amido, a cola ou a gelatina se difundiam muito mais lentamente quando colocadas em gua do que o acar ou o sal de cozinha. Alm disso verificou que estas substncias no cristalizavam, ao contrrio do acar e do sal de cozinha. Graham decidiu chamar esta classe de substncias (com este tipo comportamento) colide, do grego kllas (cola, gordura) + edos (forma).

Os colides, abundantemente presentes no quotidiano, tm uma influncia e um impacto considerveis no Homem. So exemplos de colides o leite, a maionese, o fumo, o nevoeiro, as nuvens, o sangue, a gelatina, as natas batidas, a laca, a neblina, a pedrapomes, a pasta dentfrica, o champ, a matria particulada do ar ou a cerveja.

S-ar putea să vă placă și