Sunteți pe pagina 1din 10

Prof. M.

e Nabor Alves Monteiro

SUMRIO
1.1 Introduo 1.2 Histrico 1.3 Definies Consideraes finais Bibliografia 2 2 6 8 9

|aula

PROJETOS: UM PANORAMA GERAL

01

GESTO DE PROJETOS

Objetivo
Apresentar um panorama geral sobre projetos traando um breve histrico e introduzindo definies iniciais.

1.1 Introduo
Esta aula apresenta um breve histrico e as principais definies sobre os projetos. Nela veremos que os projetos existem desde a Antiguidade, mas que a sistematizao dos conhecimentos referentes aos projetos relativamente recente. Alm disso, tambm vamos conhecer as definies de projetos e seus correlatos como programa e portflio.

1.2 Histrico
Projetos existem desde a antiguidade. Se passarmos nosso olhar sobre a construo das pirmides egpcias, por exemplo, poderemos observar que, para obras grandiosas como estas, houve a necessidade de um gerenciamento de modo a combinar todos os recursos necessrios para o atendimento dos objetivos. Exemplos no faltam nesse sentido, conforme abaixo: Exemplo 1.1: No Egito antigo foram feitas construes monumentais que duram at hoje, testemunhando que aquele povo tinha conhecimento sobre projetos. Exemplo 1.2: Os romanos antigos so famosos at os dias atuais por suas construes como, por exemplo, os aquedutos e o Coliseu;

Figura1.1: Coliseu Romano

GESTO DE PROJETOS

Exemplo 1.3: A Bblia Sagrada conta a histria do xodo do Egito em seu Antigo Testamento. Na narrativa, Moiss movimentou esforos para liberar o povo hebreu do Egito e conduzi-lo pelo deserto at a terra prometida. Esse foi um grande projeto que envolveu um sofisticado planejamento;

Figura1.2: Moiss.

Exemplo 1.4: As Grandes Navegaes que culminaram com as descobertas do caminho martimo para as ndias, da Amrica e do Brasil tambm tiveram caractersticas relacionadas a projetos.

Figura1.3: Caravela Portuguesa

Todos esses empreendimentos envolveram recursos (humanos, materiais e financeiros) e atingiram um resultado nico. Portanto, projeto no algo novo. O que pode ser considerado relativamente novo a sistematizao dos conhecimentos e a criao de metodologias para gesto de projetos. Pode-se considerar que a administrao de projetos consagrou-se na dcada de 1960, por ocasio da corrida espacial. Nessa poca, havia uma grande competio entre a extinta Unio Sovitica e os Estados Unidos para ver quem seria o primeiro homem no espao, o que foi alcanado pelo cosmonauta sovitico Yuri Gagarin e quem pisaria primeiro na lua, objetivo alcanado pelos americanos com o astronauta Neil Armgstron. Apesar de j existente na poca, a administrao de projetos ganhou destaque com os empreendimentos da Agncia Espacial Americana NASA.

PROJETOS: UM PANORAMA GERAL

Figura1.4: Lanamento de foguete. Projeto da NASA.

Atualmente a gesto de projetos est consolidada como disciplina da Administrao. Os projetos podem ser utilizados, por exemplo, para: Desenvolvimento de novos produtos ou servios; Realizao de mudanas estruturais em uma organizao; Desenvolvimento/implantao de um novo sistema de informao; Construo de uma nova planta; Realizao de eventos como Olimpadas ou Copa do Mundo de Futebol; O desenvolvimento de uma campanha de marketing; A obteno da certificao da Qualidade Total na empresa; A implantao de um sistema de gesto ambiental.

GESTO DE PROJETOS

Os projetos tambm podem ser aplicados em vrios setores da vida cotidiana. Nesse sentido, eles podem ser classificados como :

Projetos Empresariais - Utilizados pelas empresas sempre que se pretende aproveitar uma oportunidade de negcio, regar a alguma ameaa do ambiente ou para atender a uma legislao.

Projetos Sociais - Normalmente planejados e executados por organizao no governamentais, procuram preencher lacunas deixadas pelo poder pblico. Como exemplo, podemos citar projetos de incluiso social e digital. Projetos Governamentais - Normalmente so obras pblicas ou modificaes em reas como sade, educao e segurana (implantao de novos modelos).

Projetos Pessoais A maioria das pessoas sonha com uma vida melhor. Para que essa conquista seja concretizada precisam de projetos. So exemplos de projetos pessoais um curso de ps-graduao, casar, fazer uma viagem internacional, etc. Podemos observar que em quase todos os casos anteriores, o projeto vem trazer algum tipo de mudana. Mas, em qual contexto encontramos aplicaes para os projetos? nas turbulncias do ambiente atual, no qual esto inseridas as organizaes, que a gesto de projetos encontrou terreno frtil para seu crescimento. Rabechini Jr. e Carvalho (2003, p.3) fazem uma descrio do cenrio em que os administradores modernos atuam:

PROJETOS: UM PANORAMA GERAL

As empresas tm passado por um processo de transformao, organizando-se para poder dar respostas eficazes e rpidas, aos problemas ambientais, especialmente, aqueles que se referem competio e posicionamento de mercado. Estas respostas so um conjunto de aes ou atividades que refletem a competncia da empresa em aproveitar oportunidades, incluindo, portanto, sua capacidade de agir rapidamente, respeitando as limitaes de tempo, custo e especificaes. Essa descrio bem o esprito de projetos, os quais se adaptam perfeitamente a esse cenrio. por isso que muitas empresas tm adotado a gesto de projetos, de modo a poderem sobreviver e/ou adquirir vantagem competitiva em tal ambiente. Bouer e Carvalho (2005, p.348) apresentam uma viso semelhante quando expem que: Projetos tornaram-se um importante instrumento de mudana e desenvolvimento nas organizaes. As principais mudanas organizacionais e as iniciativas para gerar vantagens competitivas tm sido executadas, em sua maior parte, atravs de projetos organizacionais. Dessa forma, a disciplina gerenciamento de projetos vem ganhando destaque dentro dos modelos de administrao e tem-se transformado num fator relevante para prover velocidade, robustez, consistncia e excelncia operacional na consecuo de projetos. Ou seja, os projetos so importantes em funo de fornecer a agilidade necessria para que as organizaes possam enfrentar as adversidades do ambiente. Mas, afinal de contas, o que so projetos?

1.3 Definies
A seguir veremos alguns conceitos de projetos. Para Maximiano (2008, p. 4), projeto : Empreendimento temporrio ou sequncia de atividades com comeo, meio e fim programados; Algo que tem por objetivo fornecer um produto singular, dentro de restries oramentrias. De acordo com Dinsmore e Silveira Neto (2005, p.137), um projeto um esforo temporrio realizado para criar um produto ou servio nico, diferente de alguma maneira de todos os outros produtos e servios. Possui incio e fim definidos, utiliza recursos, dirigido por pessoas e obedece a parmetros de custo, tempo e qualidade. Na concepo de Kerzner (2002, p.17), trata-se de um empreendimento com objetivo identificvel, que consome recursos e opera sob presses de prazos, custos e qualidade. Valeriano (1998, p.19) entende projeto como um conjunto de aes, executadas de forma coordenada por uma organizao transitria, ao qual so colocados os insumos necessrios para, em um dado prazo, alcanar um objetivo determinado.

GESTO DE PROJETOS

A Norma 10006 da ABNT define projeto como sendo um processo nico, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para incio e trmino, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos especficos, incluindo limitaes de tempo, custo e recursos. A instituio de referncia global na gesto de projetos o PMI Project Management Institute (Instituto de Gesto de Projetos), criado em 1996 nos Estados Unidos. O PMI tem como objetivo o avano dos conhecimentos sobre gerenciamento de projetos e a promoo do profissionalismo e da tica em gesto de projetos. Esse instituto publica e atualiza periodicamente o livro A Guide to the Project Management BodyofKnowledge (um guia com o conjunto de conhecimentos sobre gesto de projetos), conhecido como PMBOK, cujo objetivo estabelecer um conjunto com as melhores prticas da rea. Ao contrrio do que muitos imaginam, o PMBOK no considerado uma metodologia. O PMBOK define projeto como um esforo temporrio para criar um produto, servio ou resultado nico. (PMI/PMBOK, 2008, p.1). O carter temporrio dos projetos significa que tem data para incio e para trmino. O trmino do projeto se d quando os objetivos so atingidos ou quando o projeto abandonado. Cada projeto tem como resultado um produto ou resultado nico. Em nosso entendimento, consideramos projeto como um conjunto de atividades concentradas em torno de um objetivo comum, gerado por uma demanda interna ou externa (ou ambas) organizao, que necessita de recursos especficos e que tem incio e fim determinados, com gesto especfica. Um projeto uma estrutura provisria dentro da organizao, ou seja, para a realizao de um projeto montada uma estrutura departamental que ser extinta ao final desse. Alm do conceito de projeto, existem outros relacionados como programa e portflio. Vejamos as definies do PMBOK: Programa - Um grupo de projetos relacionados gerenciados de modo coordenado para a obteno de benefcios e controle que no estariam disponveis se eles fossem gerenciados individualmente. Por exemplo: o programa espacial americano composto por diversos projetos para desenvolvimento de tecnologias especficas. No Brasil temos o PAC Programa de Acelerao do Crescimento que engloba diversos projetos, assim como o Programa Minha Casa Minha Vida. Maximiano (2008) define Programa como um grupo, famlia ou conjunto de projetos administrados de forma coordenada. Portflio - Um conjunto de projetos ou programas e outros trabalhos agrupados para facilitar o gerenciamento eficaz desse trabalho, a fim de atender aos objetivos de negcios estratgicos. Os projetos ou programas do portflio podem no ser necessariamente interdependentes ou diretamente relacionados. Podemos tambm entender Portflio como uma carteira de projetos dos quais um ou alguns podero ser executados de acordo com a necessidade e/ou disponibilidade de recursos da organizao. O gerenciamento do portflio inclui identificao, priorizao, autorizao, gerenciamento e controle de projetos, programas e outros trabalhos relacionados, para atingir objetivos de negcios estratgicos. Falamos anteriormente sobre o ambiente no qual as empresa esto inseridas. Muitas delas visando sobrevivncia e ao crescimento elaboram o planejamento estratgico. O plano estratgico desdobrase em diversas aes como melhoria de processos, lanamento de novos produtos, treinamento de pessoal, implantao de novos sistemas e modernizao de mquinas e equipamentos. Para cada uma dessas aes so necessrios projetos para ser efetivao. Nesta aula voc aprendeu o que so projetos, portflio e programa. Nas prximas aulas veremos

PROJETOS: UM PANORAMA GERAL

quais so suas caractersticas e componentes.

Consideraes finais
Nesta aula tivemos os primeiros contatos com os projetos. Nela pudemos entender que os projetos surgiram muito antes de ter esse nome. Desde tempos remotos, encontramos vrios exemplos de empreendimentos que podem ser chamados de projetos. Por falar nisso, vimos tambm que projetos so empreendimentos temporrios que buscam um objetivo especfico. Nas prximas aulas vamos nos aprofundar mais atravs do conhecimento das caractersticas e componentes dos projetos.

GESTO DE PROJETOS

Bibliografia
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10006: Gesto da qualidade: diretrizes para a qualidade no gerenciamento de projetos. Rio de Janeiro, 2000. BOUER, R.; CARVALHO, M. M. Metodologia singular de gesto de projetos: condio suficiente para a maturidade em gesto de projetos? Revista Produo. So Paulo, v.15, n.3, p.347-361, set/dez. 2005. CARVALHO, Marly Monteiro; RABECHINI JR., Roque. Construindo competncias para gerenciar projetos: teoria e casos. So Paulo: Atlas, 2005. CARVALHO, Marly Monteiro; RABECHINI JR., Roque. (Orgs.) Gerenciamento de projetos na prtica. So Paulo: Atlas, 2006. DINSMORE, P. C.; SILVEIRA NETO, F. H. Gerenciamento de projeto e o fator humano: conquistando resultados atravs das pessoas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005. FERNANDES, E.; SCATOLIN, F. D.; CLEMENTE, A. Projetos estratgicos. In: CLEMENTE A. (Org.) Projetos empresariais e pblicos. So Paulo: Atlas, 1998. p. 59-68. KERZNER, H. Gesto de projetos: as melhores prticas. Porto Alegre: Bookman, 2002. MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administrao de projetos: como transformar ideias em resultados. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2008. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A guide to the project management body of knowledge. 4th ed. Newtown Square, 2008. RABECHINI JR., R.; CARVALHO, M. M. Perfil das competncias em equipes de projetos. RAE-eletrnica. So Paulo, v.2, n.1, jan-jun. 2003. Disponvel em: <http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.
br/files/artigos/10.1590_S1676-56482003000100018.pdf>. Acesso em: 16 dez. 2013.

VALERIANO, D. L. Moderno gerenciamento de projetos. So Paulo: Prentice Hall, 2005. _______________. Gerenciamento estratgico e administrao por projetos. So Paulo: Pearson Education, 2001. _______________. Gerncia em projetos: pesquisa, desenvolvimento e engenharia. So Paulo: Makron Books, 1998.

PROJETOS: UM PANORAMA GERAL

Todos os direitos reservados. Universidade Guarulhos, Guarulhos, So Paulo. IMPRESSO CONSCIENTE: Voc sabia que cada rvore produz, em mdia, 50 quilos de papel? Logo, 50 quilos de papel economizados salvam uma rvore. Vamos colaborar com o planeta! Evite desperdcios: utilize a impresso racionalmente.

S-ar putea să vă placă și