Sunteți pe pagina 1din 80

Ambiente Econmico Global

Obra de Yukinori Yanagi Fonte: http://farm4.static.flickr.com/3446/3199633945_f87f3f4250.jpg

Autoria: Ivy Judensnaider Pesquisa e Reviso: Elena Knijnik e Pedro Guilherme Brando Baio Gomes

So Paulo SP 2009

Aula 1. A Economia Poltica da Globalizao

1.1.

Diferentes conceitos sobre a Globalizao Na 23a. Bienal de So Paulo, um trabalho deveras interessante do artista Yukinori

Yanagi chamou a ateno: um grande painel de areia colorida representava bandeiras de todos os pases, bandeiras essas que se misturavam medida em que formigas (no caso, savas brasileiras) caminhavam pela obra. Metfora rancorosa, impregnada de ironia, ou mesmo potica aos olhos de alguns, o fato que a corroso das bandeiras nacionais simbolizava para a maioria das pessoas (quela poca e, muito provavelmente, ainda nos dias de hoje), o verdadeiro significado do termo globalizao: o fim dos Estados Nacionais e a vitria triunfante de um mundo sem fronteiras, global. Para Hirst e Thompson (1998, p. 13), a globalizao tornou-se um conceito em moda nas cincias sociais, uma mxima central nas prescries de gurus da administrao, um slogan para jornalistas e polticos de qualquer linha. Segundo Ianni (1997, p. 13),

a descoberta de que a terra se tornou mundo, de que o globo no mais apenas uma figura astronmica, e sim o territrio no qual todos encontram-se relacionados e atrelados, diferenciados e antagnicos essa descoberta surpreende, encanta e atemoriza. Trata-se de uma ruptura drstica nos modos de ser, sentir, agir, pensar e fabular. Um evento heurstico de amplas propores, abalando no s as convices, mas tambm as vises de mundo.

Ao mesmo tempo em que a inexistncia de barreiras geogrficas ou polticas entre os pases reverbera na mente das pessoas, outros significados so tambm atribudos globalizao, e isso de tal forma ocorre que podemos encontrar o termo sendo utilizado tanto para descrever a hegemonia do hambrguer no cardpio alimentar quanto para representar a comunicao via internet, rpida, simultnea e integradora. Na verdade, globalizao significa tanto, que o termo acabou por resultar quase vazio de sentido, e para traar (ao menos) algumas fronteiras demarcadoras necessrio que um esforo especial seja feito para compreendermos seus conceitos, contextualizados no tempo e na

3 histria, entendidos a partir das diferentes correntes ideolgicas daqueles que vm estudando o fenmeno. Afinal, desde que o capitalismo desenvolveu-se na Europa, apresentou sempre conotaes internacionais, multinacionais, transnacionais e mundiais, desenvolvidas no interior da acumulao originria, do mercantilismo, do colonialismo, do imperialismo, da dependncia e da interdependncia (IANNI, 1997, p. 14).

De maneira simplificada, o termo, que passou a ser utilizado na dcada de oitenta, comparece no vocabulrio acadmico ou popular sob duas principais formas: ou no sentido positivo, relacionado ao processo de integrao da economia mundial, ou normativo, prescrevendo e sugerindo estratgias de desenvolvimento baseadas na hegemonia poltica do capital internacional. Segundo Prado (2003, p. 2),

como todo conceito imperfeitamente definido, Globalizao significa coisas distintas para diferentes pessoas. Pode-se, no entanto perceber quatro linhas bsicas de interpretao do fenmeno: (i)- globalizao como uma poca histrica; (ii)- globalizao como um fenmeno sociolgico de compresso do espao e tempo; (iii) globalizao como hegemonia dos valores liberais; (iv) globalizao como fenmeno scio-econmico.

Vejamos, portanto, como cada um desses pontos de vista contribui para a compreenso do fenmeno da globalizao.

1.1.1. A Perspectiva Histrica

Do ponto de vista histrico, o termo faz referncia a vrios e diferentes eventos. Para alguns historiadores, globalizao se refere ao perodo iniciado com o trmino da Guerra Fria1, sendo seu ato fundador a queda do Muro de Berlim2 e a capitulao final do socialismo superioridade do capitalismo ocidental3. Outros preferem situ-la na dcada de

Estado de beligerncia e de confrontos polticos entre Estados Unidos e Unio Sovitica que teve incio aps o final da Segunda Guerra Mundial, quando acordos assinados entre os pases envolvidos no conflito armado dividiram o mundo em duas grandes reas de influncia. 2 Construo que dividiu a Alemanha, uma parte ficando sob domnio do Ocidente e a outra sob influncia da Unio Sovitica. 3 Alguns autores, entretanto, fazem questo de enfatizar que tal socialismo do perodo nada mais era do que um outro formato do capitalismo, daquela vez sob forma estatal.

4 cinqenta quando, aps o trmino da II Guerra, os Estados Unidos iniciaram sucessivas intervenes militares na sia, na Amrica Central e no Oriente Mdio, todas elas com o objetivo de defender os interesses do capital ocidental. Outros datam o processo como tendo incio no sculo XVI, com as grandes navegaes e a ao colonizadora da Europa na Amrica, na frica e na sia. A razo pela qual se defende a descoberta do Novo Mundo como o primeiro patamar do que seria a globalizao que, a partir da, ter-se-ia criado um sistema econmico de interferncia mundial, com importao e exportao de escravos e produtos primrios, e transformador da vida das colnias e dos pases compradores e portadores de tecnologia. Essa transformao seria impulsionada depois pela Revoluo Industrial que, mecanizando os meios de produo e barateando os produtos finais, teria obrigado os pases proprietrios dos meios de produo a procurar mercados consumidores alm dos que j haviam conquistado em seus prprios pases. Na poca, o desenvolvimento da economia dependia muito da expanso geogrfica dos fluxos de transporte, criando-se atravs do comrcio martimo uma rede que permitia transformar em consumidor qualquer habitante, mesmo que de uma regio isolada. A dicotomia entre os pases que detinham novas tecnologias em mos e aqueles que s consumiam o produto final da modernizao foi se reforando, ao passo em que a onda de internacionalizao motivada pela Revoluo Industrial foi se alastrando pelo mundo4.

1.1.2. A perspectiva da compresso do espao e do tempo

No que respeita interpretao relativa compresso do espao e do tempo, h tambm diferentes leituras: tanto o fenmeno pode ser explicado a partir da dissoluo das fronteiras geogrficas (evidenciada pela formao de grandes blocos tais como a Unio Europia), como pela criao de um espao global, comum e virtual. A velocidade da informao, disseminada via web, teria finalmente possibilitado o surgimento da grande aldeia global, nave espacial em que todos a bordo caminhariam rumo a um Espao sem
4

Depois da Primeira e antes da Segunda Guerra Mundial, o mundo experimentaria os resultados danosos economia advindos da Quebra da Bolsa de Nova Iorque. Para se estabilizar totalmente, governos criariam o Estado do Bem-Estar Social, financiando com recursos pblicos as despesas sociais dos cidados (...) e estimulando a gerao de empregos, ao passo em que as polticas monetrias (juros baixos) colaboravam para a expanso do capital privado, pois os cursos dos emprstimos eram baratos, especialmente num contexto de expanso dos mercados (BARBOSA, 2006, p. 32).

5 fronteiras, verdadeira Torre de Babel redimida dos pecados, romntica e utpica. Essa leitura de mundo (imersa na crena do progresso representado pelos avanos tecnolgicos da informtica) teria, em 2001, sua mais completa traduo e receberia tambm o seu maior golpe: perto das oito horas da manh do dia 11 de setembro, em Nova Iorque, os ataques s Torres Gmeas reuniriam todos frente da televiso, acompanhando os trgicos eventos que finalmente marcariam o incio do sculo XXI.

1.1.3. A perspectiva da ideologia

Do ponto de vista ideolgico, globalizao tambm pode significar a hegemonia dos valores liberais. Essa interpretao consideraria o colapso de Bretton Woods5 e as dificuldades do capital internacional aps os choques do petrleo em 1973 e 19796 como demarcadores da formalizao de uma forma de pensar o mundo distante do keynesianismo e do monetarismo7, uma forma alternativa que garantiria o crescimento, desenvolvimento e a distribuio da riqueza. Dignos representantes dessa maneira de interpretar a realidade, Ronald Reagan (nos Estados Unidos) e Margareth Tatcher (na Inglaterra) se encarregariam de propagar o advento do neoliberalismo triunfante, continuao e reinterpretao do liberalismo clssico: se antes as foras de mercado deveriam se libertar das garras da Igreja e dos resqucios do sistema feudal, agora deveriam se colocar contra qualquer coisa que se opusesse mo invisvel dos agentes econmicos. Enfim, a vitria final da revoluo burguesa, como resultado de um acordo das elites econmicas globais libertas de quaisquer entraves para a consolidao hegemnica dos interesses do Capital, foi simbolizada pelo Consenso de Washington8. Em resumo, era o Fim da Histria9, se a considerarmos como a sucesso de embates entre o Capital e o Trabalho.
Acordos firmados em 1944 que deram origem a uma nova ordem monetria mundial e lanaram as bases fundadoras do FMI e do Banco Mundial. 6 Ao poltica dos pases produtores de petrleo que teve o objetivo de aumentar substancialmente o preo do produto. Tal procedimento teve a inteno de pressionar os pases industrializados em relao aos conflitos do Oriente Mdio entre pases rabes e Israel. 7 O keynesianismo o conjunto de teorias desenvolvidas inicialmente por John Maynard Keynes que defendeu, no contexto ps crise econmica de 1929, a interveno do Estado na economia com o objetivo de obter o pleno emprego dos fatores de produo. O monetarismo, por sua vez, se ops ao keynesianismo, argumentando a favor do uso de instrumentos monetrios para a obteno do equilbrio econmico, dentro de um ambiente de no-interveno estatal e liberdade de ao para os agentes econmicos do mercado. 8 Receiturio formulado ao final da dcada de oitenta que preconizou medidas que, se adotadas pelos pases em desenvolvimento e em dificuldades, garantiriam a incluso destas economias no mundo globalizado.
5

1.1.3. A perspectiva econmica

No que respeita interpretao scio-econmica, o termo globalizao est relacionado atuao das empresas multinacionais e internacionalizao da economia mundial. Dessa forma, processos de produo cada vez mais rpidos e dinmicos, bem como a repartio internacional das etapas da produo entre diferentes pases, dariam ao mundo uma nova face: o ps-fordismo10 seria o responsvel pela consolidao de uma economia baseada em processos integrados, um nico e pulsante mercado global onde o capital, as mercadorias, os recursos e pessoas circulariam livremente. Para Prado (2003, p. 4), a globalizao ento poderia ser definida como

a interao de trs processos distintos, que tm ocorrido ao longo dos ltimos 20 anos, e que afetam as dimenses financeira, produtiva-real, comercial e tecnolgica das relaes econmicas internacionais. Estes processos so: a expanso extraordinria dos fluxos internacionais de bens, servios e capitais; o acirramento da concorrncia nos mercados internacionais; e a maior integrao entre os sistemas econmicos nacionais.

Para efeito desta disciplina, vamos considerar a globalizao como um processo que se d a partir da acelerao de intercmbios e fluxos entre os pases do mundo, nos planos econmicos, polticos e social. Mais: dentre todos os planos sob os quais se apresenta, o econmico o que nos interessa, especialmente no que reverbera em outros campos. Assim, a produo de mercadorias em determinados pases significaria mais do que apenas a produo local, uma vez que os locais de produo escolhidos pelas empresas poderiam ser (e costumam ser) pases diferentes daqueles nos quais est instalada sua sede principal, acarretando o que ficou denominado de mundializao da produo. Tambm econmico o plano gerador da abertura nos pases subdesenvolvidos que precisam do capital estrangeiro para se desenvolver e da maior participao do capital internacional, advinda de estratgias financeiras (em especial dos pases desenvolvidos). o plano que pe em xeque estruturas e costumes construdos e mantidos h muito, sobrepondo-se a eles e algumas
Expresso cunhada por Francis Fukuayama, filsofo e poltico de origem nipo-americana. Desenvolvimentos das prticas de produo em escala, inicialmente surgidas na industria automobilstica americana na dcada de 30.
10 9

7 vezes comprometendo a identidade cultural de muitos povos. Assim, a globalizao no significa apenas um processo de expanso dos mercados e de acelerao dos fluxos econmicos entre as fronteiras nacionais. Junto consigo, como um de seus efeitos, surge uma conscincia de que valores morais e sociais fundamentais devem ser estendidos para todos os povos. (BARBOSA, 2006, p. 12)

Dentro desse contexto, a realidade alheia nunca esteve to prxima da realidade de qualquer cidado do mundo, se esse tiver acesso aos meios de comunicao atravs dos quais se d a disseminao dos acontecimentos mundiais. De fato, as interligaes das empresas, das aplicaes financeiras, das exposies da mdia e do fluxo de pessoas nunca afetaram tanto as pessoas, e os reflexos dos resultados da globalizao podem ser observados em quaisquer pases. A questo a desigualdade com que isso se d, podendose dividir nitidamente pases entre aqueles cuja poltica interna afeta com mais peso as polticas de outros pases, e aqueles que so geralmente mais afetados, fazendo desses ltimos dignos da colocao de marginalizados da produo intelectual, poltica e financeira internacional.

O autor ainda lembra: importante ressaltar que o processo de globalizao nunca foi inevitvel; por mais que o isolamento de qualquer nao seja impossvel, tambm improvvel a aplicao de uma nova ordem global, feito que a globalizao no foi ou um processo homogneo e de igual acesso para todos. Para Stiglitz (2007, p. 62),

a grande esperana da globalizao que ela elevar os padres de vida em todo o mundo: dar aos pases pobres acesso aos mercados externos para que possam vender seus produtos, permitir a entrada de investimentos estrangeiros que fabricaro novos produto a preos menores e abrira as fronteiras, de tal modo que as pessoas possam viajar para o exterior a fim de estudar, trabalhar e mandar para a casa dinheiro para ajudar suas famlias e financiar novos negcios,

Esse seria o projeto de globalizao, e o mal estar presente no imaginrio dos polticos, jornalistas e populao em geral encontraria explicao no na globalizao em

8 si, mas no seu mau gerenciamento11. Em resumo, a onda neoliberal hoje caracterizada pelo maior alcance do capital estrangeiro, pela poltica de liberalismo econmico e incentivo privatizao, e pelo crescente surgimento de novas tecnologias apresentaria variaes em termos de aplicabilidade nos pases inseridos no contexto de globalizao, tornando-os suscetveis a crises, a elevao dos juros, ao desemprego e a outros efeitos negativos das polticas da conjuntura mundial. Isso explicaria as crticas que cercam as prticas globalizadoras e as tentativas de controle da economia por parte dos governos no to adeptos ao excesso de liberdade atribuda ao capital do mercado financeiro.

Internacionalizao, mundializao, universalizao, ocidentalizao. So vrios os significados, ora complementares ora opostos. Faz tempo que a reflexo e a imaginao sentem-se desafiadas para taquigrafar o que poderia ser a globalizao do mundo. Essa uma busca antiga, iniciada h muito tempo, continuando no presente, seguindo pelo futuro. No termina nunca (IANNI, 1997, p. 23).

1.2. As dinmicas da globalizao

Se o termo globalizao sugere diferentes significados, podemos entender o fenmeno a partir de suas diferentes dimenses ou dinmicas, assim consideradas: comerciais, produtivas, financeiras e tecnolgicas.

1.2.1. Globalizao Comercial

A globalizao comercial , provavelmente, a dimenso mais facilmente mensurvel. Ao passo em que as pautas dos mercados externos esto cada vez menos atreladas s dos mercados internos, as naes vm procurando se adaptar demanda mundial de produtos e consumidores. Se esse aspecto contribui para uma maior
11

Prova deste mal estar pode ser evidenciado nos sucessivos encontros do Frum Social Mundial, que entre seus debates tem chegado concluso de que as ingerncias da globalizao levam a uma pauperizao do mundo subdesenvolvido e aumento da concentrao de capital no mundo todo. Assim, no teria havido, por parte dos paises mais industrializados, busca por regras justas. Como o processo de globalizao foi pautado politicamente, estes teriam buscado atender seus interesses imediatos, no pensando no bem estar dos pases mais pobres.

9 universalizao dos padres de consumo e das novas tecnologias, pode trazer consigo um acirramento do desemprego e o enfraquecimento de regies produtoras de artigos especficos (BARBOSA, 2006, p. 42).

A anlise de vrias fontes (estatsticas e histricas) nos revela que, a partir dos anos 1950, intensificou-se o processo de abertura do mercado internacional por pases participantes da conjuntura globalizada, fato que pode ser comprovado atravs do coeficiente de abertura, ou seja,

quando o volume de comrcio produo destinada ou proveniente de outros mercados cresce mais rapidamente do que o volume total de produtos fabricados mundialmente, isso indica que as economias esto se abrindo e que os mercados internos perdem importncia como fonte de escoamento da produo local (BARBOSA, 2006. p. 41) .

Este processo, qual seja, o de crescimento do comrcio mundial, acelerou-se particularmente nos anos 1980 e 1990, o que nos leva a concluir que o incremento da atividade comercial pode caracterizar, seno um fato novo, algo de relevante importncia e que explica a interpretao da globalizao como sendo particularmente um fenmeno de caractersticas comerciais. Tal leitura est, portanto, irremediavelmente ligada extino de barreiras comerciais e prticas protecionistas e ao surgimento de grandes blocos comerciais. Tambm por essa razo ganham excepcional notoriedade as polticas aduaneiras e os acordos comerciais preconizados pela Organizao Mundial do Comrcio (OMC), herdeira das principais conquistas obtidas pelo GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comrcio, estabelecido em 1947). importante, porm, salientar: ainda que o GATT visasse facilitar as relaes comerciais sob a gide da eqidade, a realidade vem revelando profundas diferenas entre o discurso pronunciado e a praxis, o que significa dizer que nem sempre as prticas de naes industrializadas encontram-se em sintonia com o preconizado para os outros, ou seja, nem sempre os pases que mais defendem o livre-comrcio so aqueles que o praticam.

Outra evidncia da intensificao do comrcio mundial a formao de blocos regionais. O comrcio entre os pases dos blocos e entre blocos tem se expandido, visto que

10 os tratados de tarifas alfandegrias e as concesses implicam em reciprocidade e so aplicadas em conjunto. Na Figura 1.1, pode-se ver a localizao geogrfica dos principais blocos econmicos regionais.

Figura 1.1: Mapa dos blocos econmicos regionais

Fonte: http://www.marcoscintra.org/novo/default.asp?idSecao=14

Segundo Barbosa (2006), esses blocos vm se diferenciando em termos das etapas que conseguem alcanar e das dificuldades que logram superar: temos reas denominadas de livre-comrcio caracterizadas pela ausncia de barreiras tarifrias e no-tarifrias entre os pases componentes como a Nafta e a ASEAN; temos tambm as unies aduaneiras caracterizadas pela adoo de tarifas externas comuns para produtos importados como o Mercosul (apesar de incompleto esse processo); h o mercado comum no qual h livre circulao de pessoas, mercadorias e servios como foi a Comunidade Europia no perodo entre 1992 e 1998; finalmente, temos a unio econmica estgio final da unio regional, no qual h uma moeda comum e um s Banco Central para os pases participantes como a Unio Europia desde 1999. evidente que, para se alcanar um estgio deste ltimo tipo, necessrio que inflao, cmbio e juros dos pases sejam compatveis.

11 A Figura 1.2 mostra a abertura comercial desde a Segunda Guerra Mundial, em percentagem do PIB:

Figura 1.2: Abertura comercial desde a Segunda Guerra Mundial (em porcentagem do PIB) (a) 1950-59 23.3 11.2 37.2 21.8 26.3

Pases industrializados Amrica do Norte Leste Europeu Japo Pases em desenvolvimento frica sia Leste Outros (c) Oriente Mdio
Hemisfrio Oriental

1960-69 24.6 11.7 38.9 19.5 28.0 48.2 47.0 17.2 41.5
23.9

1970-79 32.0 17.8 48.7 22.9 34.3 55.1 69.5 19.6 60.4
24.9

1980-89 36.8 21.9 56.9 23.9 38.4 (b) 54.4 87.2 24.0 46.9
27.9

(a) A abertura definida como a soma das exportaes e importaes nominais de mercadorias enquanto uma porcentagem da produo nominal. Os dados agregados so calculados com base nos pesos de paridade do poder de compra (PPC). (b) 1980-87. (c) Excluindo a China. Fonte: World Economic Outlook, outubro de 1994, IMF, tabela 21, p.89 in Hirst e Thompson (1998, p. 52)

Segundo Prado (2003, p. 4), a discusso sobre os aspectos da globalizao comercial no particularmente controversa: se o crescimento do comrcio mundial (...) [se d] a uma taxa de crescimento mdia anual mais elevada do que a do PIB mundial podemos afirmar que h globalizao comercial. Utilizando este critrio, podemos perceber que:

12 a) A relao exportao mundial/PIB mundial apresenta taxas de crescimento at o ano de 1929, a partir de quando passa a decrescer. Tal fato pode ser explicado pela recesso que tomou conta da maioria dos pases, em decorrncia das conseqncias da Quebra da Bolsa de Nova Iorque e da posterior retrao da economia mundial; b) A relao exportao mundial/PIB mundial volta a apresentar taxas de crescimento a partir da dcada de 1950, muito provavelmente por conta dos efeitos benficos do ps-guerra; c) A relao exportao mundial/PIB mundial apresenta substancial crescimento a partir da dcada de 1980 e, de forma mais notvel, a partir dos anos 1990.

1.2.2. Globalizao Produtiva

Por seu turno, a dinmica produtiva refere-se integrao internacional da produo a partir das estruturas produtivas domsticas. Tal processo pode se dar de diferentes formas, tanto envolvendo a distribuio espacial de diversas etapas da produo nos mais diversos pases para aproveitamento de vantagens comparativas, quanto envolvendo a distribuio espacial da produo em termos do Ciclo do Produto. Na primeira situao, empresas fabricariam pedaos do produto nos locais em que essa etapa fosse mais barata, comparativamente. Na segunda, os produtos seriam oferecidos ao mercado segundo uma lgica em que aqueles inovadores e resultantes de pesquisas de ltima gerao seriam primeiramente oferecidos nos mercados mais nobres (Estados Unidos e Europa), chegando aos pases perifricos apenas quando substitudos por outros de tecnologia mais moderna. Assim, haveria mercados de primeira e segunda linha, e a estrutura produtiva das empresas se organizaria segundo esta diviso internacional do mercado atravs da atuao de suas filiais espalhadas por todo o mundo. Principais agentes responsveis pela dinmica produtiva, as empresas multinacionais e que respondem por quase 36% da economia mundial ,

13
podem fazer investimentos em lugares onde os custos so mais baixos, produzir peas num pas para serem transformadas em outros e comercializadas em todo o planeta. Ou seja, por trs da expanso do comrcio, a economia atual regida por uma varivel ainda mais forte: a expanso rpida da produo comandada por empresas que realizam suas atividades fora do seu pas de origem (BARBOSA, 2006, p. 55).

Segundo Barbosa (2006), a caracterstica mais marcante dentre as observadas na expanso da empresa multinacional o alcance da produo em pases que no o da sua sede. Facilitam esse crescimento as polticas de reduo de tarifas e impostos dos pases que procuram por investimentos externos em seu territrio, uma vez que a implantao das multinacionais fora de seu pas de origem, na maioria das vezes, acarreta em desenvolvimento ou, ao menos, valorizao do territrio onde se encontram. As empresas multinacionais tm como rea de atuao muitos setores de produo ou aplicao financeira, sejam eles de eletroeletrnicos, de produtos esportivos, de automveis, de telecomunicaes, de comrcio varejista, de servios tecnolgicos de ponta etc. Segundo definio da Conferncia do Comrcio e Desenvolvimento para as Naes Unidas UNCTAD -, uma empresa multinacional seria aquela que possui ao menos uma filial fora de seu pas de origem.

As multinacionais tiveram origem nos anos 1950, principalmente no setor de minerao e agricultura na Inglaterra. A partir dos anos 1980, elas, individualmente, foram expandindo suas reas de atuao: em grande nmero de casos, uma nica multinacional passou a controlar empresas de diversos setores. Hoje em dia, as empresas multinacionais tm diferentes objetivos como foco. Algumas delas procuram obter produtos primrios em pases subdesenvolvidos (onde a mo de obra e os custos de produo so mais baratos); outras pretendem produzir para o mercado interno do pas onde esto instaladas; outras tm como estratgia uma expanso produtiva pelo mundo, muitas vezes tendo como principal fbrica uma alocada fora de seu pas de origem.

Nos ltimos anos, as multinacionais vm investindo preferencialmente em fuses com outras empresas, ou na abertura de filiais, em detrimento dos investimentos na prpria

14 produo; isso pode ser comprovado pelo nmero cada vez maior de investimentos diretos externos IDEs -, que um demonstrativo do capital que foi utilizado pelas empresas para investir nos pases onde abriram suas filiais. Como j dito, alguns pases em desenvolvimento acreditam muito na melhoria que os investimentos externos podem trazer aos seus pases, sendo ento muito receptivos instalao das multinacionais em seu territrio. No caso brasileiro, pode-se constatar a participao dos investimentos diretos na Figura 1.3, que apresenta dados da participao de grupos estrangeiros no total de aquisies de empresas brasileiras no perodo de 1990 a 1999.

Figura 1.3: Aquisio de Empresas Estrangeiras: participao de grupos estrangeiros (%)

Fonte: http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=geobr_cap4

A economia dos EUA tem participao enorme no ranking mundial das marcas mais caras do mercado, comprovando o quanto a globalizao explica a hegemonia norteamericana nos vrios setores de produo. Todas as decises tomadas pelos outros gigantes da economia no necessariamente somente os do ranking levam em considerao a constituio dos blocos comerciais regionais, o que divide categoricamente o mundo em reas estratgicas. Uma questo a se pensar so as conseqncias das cada vez mais comuns fuses e aquisies de empresas no mercado. O capital vem sofrendo concentrao indita, com a formao de oligoplios poucas empresas com o domnio de certa rea de produo -, o que pode causar apario de cartis acordo entre empresas que elimina a concorrncia e

15 determina os preos, que acabam se elevando. preciso que se instituam rgos de regulamentao da concorrncia, como a Comisso Europia, que j vetou fuses ou tentativas de empresas de adquirir outras, como forma de controlar a expanso cada vez mais acelerada das multinacionais.

1.2.3. Globalizao Financeira

Muito mais visvel do que a dinmica produtiva (e talvez at mesmo mais do que a comercial), a dimenso financeira da globalizao aquela que, segundo Prado (2003, p. 14) diz respeito ao

processo de integrao dos mercados financeiros locais - tais como os mercados de emprstimos e financiamentos, de ttulos pblicos e privados, monetrio, cambial, seguros, etc. - aos mercados internacionais. No limite os mercados nacionais operariam apenas como uma expresso local de um grande mercado financeiro global. Portanto, este fenmeno no trata apenas do crescimento de transaes financeiras com o exterior, mas na integrao dos mercados financeiros nacionais na formao de um mercado financeiro internacional.

Desde a Primeira Guerra Mundial, os fluxos de capital comearam a circular entre os pases e, com mais evidncia e de forma repentina, entre os anos 1950 e 1970 j se estabeleciam regras internacionais com relao circulao de dinheiro global, parte desse fornecido pelo Banco Mundial. Em 1971, chegava ao fim o padro dlar-ouro e aumentavam as oscilaes de moeda, estimulando as aplicaes especulativas. Desde ento, as tais regras pretendem facilitar as transaes de capital pelo mundo, principalmente no que respeita aos fundos de investimento e de penso estabelecidos nos anos 1980. Os governos tm procurado elevar suas taxas de juros com o objetivo de atrair investimentos, e as empresas emitem bnus diretamente no mercado, fazendo com que o dinheiro circule com mais rentabilidade.

Como num gigantesco sistema circulatrio, o sistema financeiro retira renda de todas as fontes dos impostos, dos salrios e dos lucros das empresas sugando-a para aplicaes consideradas mais vantajosas (BARBOSA, 2006, p. 66). A novidade a cada

16 vez menor participao efetiva e necessria dos bancos, cujos papis foram substitudos pelos rgos de fundos de investimento e seguradoras.

Isso faz com que a preocupao de muitas empresas hoje em dia esteja voltada mais para o capital especulativo, valorizando suas aes, do que na produo em si, que depende da conquista de mercados e da aceitao do consumidor.

Nesse cassino especulativo, os derivativos so as fichas nas quais os aplicadores financeiros apostam, aplicadores esses que contam com as inovaes tecnolgicas para melhor acessar informaes que permitam as jogadas certas e mais lucrativas. Alm disso, o dinheiro tambm global: as transaes so facilitadas utilizando-se travellers cheques, moedas de referncia ou mesmo moeda comum (como no caso da Unio Europia, que adotou o euro).

o mercado do capital portador de juros que, conservando a forma dinheiro, viveria de rendimentos, tornando-se hegemnico. Tal dimenso explicaria, inclusive, a dinmica especulativa do prprio capital, sempre em busca do porto mais seguro ou do terreno mais frtil (leia-se, que proporciona menores restries na sua movimentao). o mercado que cresce mais do que a economia real, que cresce mais do que o prprio comrcio mundial, e que cria verdadeiras bolhas ilusrias de riqueza. A Figura 1.4 nos mostra a relao entre o comrcio mundial e os derivativos, dando-nos inclusive uma pista das origens da crise econmica que estourou ao final do ano passado.

17 Figura 1.4: Derivativos X Comrcio Mundial

Fonte: http://www.asip.org.ar/es/seminarios/int031/ponencias/images/carvalho_grafico1.gif

A necessidade de capital para investimento ou para fazer frente aos servios de dividas externas por parte dos pases em desenvolvimento tambm cria a iluso da aldeia monetria global: juros so mantidos em nveis elevados para atrair o capital especulativo, mesmo que esses juros comprometam mais ainda a estrutura do endividamento externo. No toa, vimos ao final do sculo passado e no incio desse inmeras crises que se assemelham nas origens e se diferenciam nos efeitos que provocam: Mxico, Tailndia, Indonsia, Coria do Sul, Brasil e Argentina so alguns que podemos citar. Vale a pena lembrar: enquanto no existir uma autoridade global encarregada de implementa-la [a regulao dos fluxos financeiros internacionais] e as crises no afetarem os pases mais poderosos, a esfera financeira tende a se expandir ainda mais, gerando instabilidade (BARBOSA, 2006, pg. 73).

1.2.4. Globalizao Tecnolgica

Os anos setenta foram marcados pela disseminao da tecnologia de Internet e telefonia celular, alm dos avanos na biotecnologia e do mapeamento gentico. Essa mudana considerada, por alguns, uma verdadeira Terceira Revoluo Industrial, to

18 importante e transformadora quanto a inveno da mquina a vapor e da eletricidade. De fato, no exagero considerar a implantao das novas tecnologias uma revoluo, feito que, desde o primeiro computador em 1946 (na poca, um aparelho gigantesco de valor acima de US$ 125 mil) at agora, a intensidade de sua interferncia foi significativa para quase todos os pases, mesmo queles que no tinham acesso direto a ela. Essa revoluo trouxe satlites e cabos de fibra ptica, alm de avanos nas pesquisas da gentica, e fizeram com que o custo (e qualidade) dos servios de telecomunicaes e da medicina preventiva, respectivamente, abaixasse, tornando-se mais acessvel. mais barato comunicar-se instantaneamente com qualquer lugar do mundo; mais fcil confiar em remdios agora mais resistentes; e mais seguro para as empresas distribuir suas etapas de produo pelo mundo, uma vez que conseguem acompanhar as nuances tanto financeiras quanto culturais necessrias para o comrcio.

Todas essas inovaes foram incentivadas e disseminadas por governos, empresas e universidades, e o maior interesse na adoo desta estratgia culminava na inveno e difuso de novas tecnologias que possibilitassem menor custo e maior produtividade. A informao agora era instrumento central da sociedade, integrando o sistema, flexvel s instabilidades mundiais e adaptvel s exigncias econmicas e sociais. A informao, impulsionada pela globalizao, passou a afetar estruturas em diversos parmetros e intensidades surpreendentes, funcionando quase que como um novo ambiente operacional. Hoje em dia, vrias empresas tm grande parte de suas vendas ocorrendo pela Internet, e muitas delas j dedicam todo um setor de seu gerenciamento ao marketing ou comrcio online.

quase bvio, para qualquer um que repare um pouco nas conseqncias de todo esse processo, para quem esto direcionadas as melhorias advindas da tecnologia: para quem pode ter acesso privado a elas. Ao mesmo tempo em que as ondas tecnolgicas so desenvolvidas em pases desenvolvidos, os resultados obtidos so aplicados nas sociedades dos mesmos pases. Os pases que no tm infra-estrutura disponvel para financiar essa nova mercadoria a informao - acabam participando da excluso digital, comprovada facilmente por dados como os da frica, onde s existem trs telefones a cada 100

19 habitantes, nmero inferior do que o encontrado na rea metropolitana de Tquio. Ou seja, a globalizao pode, em muitos casos, reforar a disparidade econmica entre pases.

Outros fatores so levados em considerao quando da deciso de onde e como investir o capital na rea de pesquisa: preciso avaliar o custo de mo-de-obra, a existncia de parcerias, a presena tecnolgica j estabelecida e a qualidade de vida do local escolhido, entre outros. De qualquer forma, o mundo continua dividido entre as naes desenvolvidas e as subdesenvolvidas e, apesar de aumentar a produtividade e competitividade entre as empresas capitalistas, ainda existem questes a serem trabalhadas, como febres especulativas e crises de produo. O entendimento das diferentes dinmicas do processo globalizador nos leva a concluir: sob forma comercial, financeira, tecnolgica e produtiva, cercada de mgica, mstica ou nmeros, a globalizao um fenmeno que, embora apoiado em muitos quadros de referncia e interpretao, passvel de compreenso e, portanto, implica em escolhas.

, enfim, a face mais dinmica da globalizao, qual seja, a tecnolgica que, muito provavelmente, se presta a redimir os malefcios que, em geral, so atribudos ao processo da globalizao. Redime, porque impregna de beleza e modernidade um processo que, no raras vezes, visto como danoso, gerador de desigualdade social e extremamente predatrio. Redime, porque se justifica por meio das geringonas tecnolgicas, da panacia da internet, dos brinquedos eletrnicos, da iluso da aldeia global criada pelas redes digitais e de fibras pticas. O mundo todo pode ser aqui. O mundo visto pelas pginas do google logo pela manh j no mais o mesmo daquele percebido nas pginas do mesmo sistema de busca noite. Ele se transforma rapidamente, sempre se modificando em funo da capacidade absurda do homem de avanar cada vez mais e mais no conhecimento. O mapa do ser humano est pronto e, portanto, o da realidade tambm, e tudo graas ao poder mgico da tecnologia.

20

Aula 2. A globalizao: variveis relacionadas ao sucesso e ao fracasso do modelo

2.1. Obstculos globalizao

Terrorismo, fome, guerra, governos ditatoriais. Todos esses so fatores que criam obstculos globalizao econmica. Mas, se o Fim da Histria o aqui e agora, se a Guerra Fria teve fim, se o receiturio de Washington to bom, como ser possvel que um modelo como o globalizador possa encontrar dificuldades na sua propagao pela aldeia global? Talvez porque, mesmo em tempos de Paz (se que se pode chamar de pacfico o sculo em que vivemos), a construo de uma economia de mercado e instituies democrticas no tarefa fcil (BARBOSA, 2006, p. 84). Corrupo, desmandos e eleies fraudulentas parecem conspirar contra os valores democrticos. Alguns adversrios dos valores neoliberais, se no conspiram, ao menos torcem para que o projeto globalizador d com os burros ngua. Mas, afinal, o que neoliberalismo?

Inspirado no liberalismo dos sculos XVIII e XIX, o neoliberalismo de agora reafirma valores que defendem a menor intromisso do Estado na dinmica de mercado, devendo o poder pblico se voltar para um conjunto limitado de tarefas, tais como a defesa nacional, a regulao jurdica da propriedade e a execuo de algumas polticas sociais (BARBOSA, 2006, p. 88). Quase que em oposio ao Estado do Bem Estar, aqui se preconiza o Estado Mnimo: mnima interveno, mnimas barreiras ao livre-comrcio, impostos mnimos, benefcios sociais mnimos. Sobrevivero os pases que melhor souberem aproveitar as oportunidades do mercado. Sobrevivero as empresas que mais rapidamente encontrarem vantagens competitivas. Sobrevivero os que forem mais capazes.

Aparentemente, muito da fala neoliberal no encontrou eco nos diversos continentes em que se propagou, quer dizer, muito do receiturio neoliberal se perdeu no caminho em funo da recusa do paciente ao qual se pretendeu administr-lo: assim que, apesar do discurso globalizador, os Estados Nacionais continuam firmes e fortes. Assim que, apesar

21 da defesa da mo invisvel do mercado, o Estado vem sendo chamado para apagar o fogo das crises cclicas e globais do capital. Contrariamente teoria do fim das barreiras geogrficas, ao Estado que foi atribuda a tarefa de

impedir que o processo de globalizao instaure uma sociedade


segmentada entre includos e excludos. Para isso, os Estados Nacionais (...) [investem] em cincia e tecnologia, qualificao profissional, (...) [e estimula] os seus sistemas produtivos, aumentando a competitividade do pas, alm de erradicar os bolses de misria (BARBOSA, 2006, p. 92).

A ao conjunta de organismos internacionais e multilaterais tambm , ao mesmo tempo, disseminadora e controladora do fenmeno da globalizao. Embora a interveno econmica acontea por meio do FMI e do Banco Mundial, outros organismos vm buscando formas alternativas de auxlio aos pases em desenvolvimento ou em dificuldades: so os fruns, as Organizaes No-Governamentais, as diversas agncias da ONU, e at mesmo bancos e instituies privadas. A OMC, herdeira dos primevos acordos do GATT, tambm tem se pautado no sentido de funcionar como tribunal das contendas comerciais entre pases. Afinal, se no forem criadas novas leis e mecanismos que permitam maior autonomia e maior participao no crescimento do comrcio para os pases subdesenvolvidos, cedo ou tarde estes pases (BARBOSA, 2006, p. 97) podero optar por outros modelos de desenvolvimento.

O discurso neoliberal tambm encontra dificuldades para garantir sua hegemonia ideolgica ao no responder de forma adequada ao problema da fome e da misria que assolam o mundo. Segundo Judensnaider (2009), informaes da FAO revelam que

so aproximadamente 920 milhes de famintos no mundo e, deste total, aproximadamente trinta por cento so crianas. Na Cpula do Milnio, a meta estabelecida era de reduzir a fome pela metade at o ano de 2015. Dentre as recomendaes da Fora Tarefa Contra a Fome, preconizou-se o planejamento e execuo de polticas integradas para agricultura, nutrio e desenvolvimento rural, acesso terra, intensificao de pesquisas, apoio pequena propriedade e agricultura de subsistncia, programas de assistncia e proteo com

22
foco nas grvidas, lactantes, bebs e crianas, restaurao e conservao dos recursos naturais essenciais para a segurana alimentar. Ao final de 2008 j se considerava a meta impossvel de ser atingida ...12 (...) Segundo WWF-Brasil, o balano das condies ambientais revela que caso o modelo atual de consumo e degradao ambiental no seja superado, possvel que os recursos naturais entrem em colapso a partir de 2030, quando a demanda pelos recursos ecolgicos ser o dobro do que a Terra pode oferecer13. A mesma fonte afirma: nossa pegada ecolgica (rea necessria para produzir o que consumimos em termos de recursos naturais e absorver as emisses de carbono) excede perto de 30% a capacidade de regenerao do mundo.

a fome que pode ser mapeada. Na Figura 2.1, v-se representada a fome no mundo por proporo de pessoas subnutridas. A leitura atenta nos leva a perceber a existncia de um quadro extremamente desfavorvel do ponto de vista da desigualdade social, e evidncia emprica disso a ocorrncia de verdadeiros bolses de fome nas regies centrais da frica e da sia.

Mais: misria gera mais misria. Coincidentemente, tambm a regio africana a que mais sofre com a escassez de gua, esse bem que um dia foi livre de valor econmico e que, no futuro, provavelmente ser o mais precioso da humanidade.

Na Figura 2.2, temos o mapa da catstrofe ambiental da escassez da gua.

Qual o custo de um programa srio como esse? Algumas fontes mensuram aproximadamente 25 milhes de dlares por ano para a obteno dessas metas at 2015...Bem menos que os 3 trilhes de dlares estimados por Joseph Stiglitz e Linda J. Bilmes em relao ao custo da Guerra no Iraque at agora, e detalhadamente estudados em A guerra de US$ 3 trilhes O custo real do conflito no Iraque. 13 Mais informaes podem ser obtidas em http://www.wwf.org.br/informacoes/index.cfm?uNewsID=16180 ; nesse site encontra-se disponvel, tambm, o download do Relatrio Planeta Vivo 2008.

12

23 Figura 2.1: Proporo de Pessoas Subnutridas (1998/2000)

Fonte: http://www.feedingminds.org/info/world_h_pt.htm

Figura 2.2: Escassez de gua

Fonte: http://www.portugaliza.net/numero05/bol05n05.htm

24

a contrapartida promessa de um mundo justo, em que as riquezas se distriburam naturalmente, sob fora das mos invisveis da economia do mercado. Segundo Barbosa (2006, p. 107),

o aumento da desigualdade entre pases ricos e pobres e o crescimento da pobreza tanto nos pases desenvolvidos como nos subdesenvolvidos esteve relacionado abertura dos mercados e ao crescimento desordenado da esfera financeira, propiciando a expanso do desemprego e do emprego informal na grande maioria dos pases, ainda que em ritmos e com significados diferentes.

No Quadro 2.3 a seguir, vemos o nmero de desempregados por pases.

Quadro 2.3: Pases com maior nmero de desempregados Pases Nmero de desempregados (milhes de pessoas) ndia Rssia Brasil Indonsia China Estados Unidos Alemanha Japo 39,987 9,050 7,715 6,987 6,537 5,834 4,288 3,345

Fonte: Mrcio Porchmann, Organismos Multilaterais, Unicamp, In Barbosa, 2006, p. 110

Segundo Ianni (1997, p. 205), a sociedade global o cenrio mais amplo do desenvolvimento desigual, combinado e contraditrio (...), que se expressam diversidades, localismos, singularidades, particularismos ou identidades. E, to complexas so as suas

25 caractersticas que, desde 1990, economistas vm procurando estudar as diferenas sociais a partir de outros parmetros que no os de Produto Interno Bruto (PIB) ou renda mdia. Assim, desenvolveu-se o IDH, ndice que busca medir o desenvolvimento humano a partir de algumas variveis:

Alm de computar o PIB per capita, depois de corrigi-lo pelo poder de compra da moeda de cada pas, o IDH tambm leva em conta dois outros componentes: a longevidade e a educao. Para aferir a longevidade, o indicador utiliza nmeros de expectativa de vida ao nascer. O item educao avaliado pelo ndice de analfabetismo e pela taxa de matrcula em todos os nveis de ensino. A renda mensurada pelo PIB per capita, em dlar PPC (paridade do poder de compra, que elimina as diferenas de custo de vida entre os pases). (PNUD Brasil)14.

O IDH varia de zero a um, de tal forma que, quanto mais prximo de zero, menor o desenvolvimento humano, e quanto mais prximo de um, maior o desenvolvimento do ponto de vista no apenas do avano econmico, mas de outras caractersticas, tais como sociais, culturais e polticas, indicadoras da qualidade de vida. A Figura 2.4 indica a posio dos pases com maior, menor e mdio IDH.

Figura 2.4: ndices de Desenvolvimento Humano 2005

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/images/20050906-idh.gif
14

Disponvel em http://www.pnud.org.br/idh/ .

26

a aldeia global, o grande cinema multidimensional em que cidados de primeira linha assistem ao mundo das primeiras poltronas confortveis, enquanto os restantes se comprimem para tentar enxergar algo. o ambiente econmico global em que se observam diferentes riquezas e semelhantes misrias, e que chega aos nossos olhos como uma fotografia precisa das diferenas e desigualdades sociais desse admirvel mundo novo que, por enquanto, reside apenas nas nossas esperanas.

2.2. As multinacionais

Segundo Chesnais (1996), no existe um consenso a respeito dos atributos que caracterizam uma multinacional. Uma primeira tentativa de definio sugeria que empresas multinacionais eram aquelas com filiais industriais em pelo menos seis pases. O nmero de filiais caiu para um depois de algum tempo, mas o rgo da ONU responsvel pelo acompanhamento dessas empresas, a UNCTAD, acompanha as 100 mais transnacionais. Esses grupos possuam, em 1990, um total de ativos de cerca de 3,2 trilhes de dlares. A Figura 2.5. revela as maiores multinacionais sediadas no Brasil, e a Figura 2.6 mostra as principais multinacionais por faturamento.

Figura 2.5: Multinacionais no Brasil

Fonte: http://www.terra.com.br/istoedinheiro/503/fotos/marcas_09_pop.jpg

27

Figura 2.6. Dez principais multinacionais brasileira por faturamento

Fonte: http://www.observatoriosocial.org.br/portal/images/stories/infograf/ied-br10.gif

A multinacional surge como uma empresa nacional de grande porte, como parte de um processo de acumulao de capital. Essa estratgia de acumulao tem base nacional, mas pensada no plano global; assim, a ajuda que a empresa tiver do seu Estado origem fundamental dentro dessa estratgia.

O atributo referente ao nmero de filiais o que mais perdeu importncia no que diz respeito definio de o que uma multinacional. Novas estratgias so, por exemplo, a das filiais intermedirias, com as quais as multinacionais investem em empresas de pequeno porte de outros pases para que produzam peas a serem utilizadas na elaborao do produto final dentro da montadora situada no pas central.

As multinacionais so grupos ou cadeias dominadas por uma matriz. Essa matriz encontra-se geralmente no pas de origem e seu poder sobre o resto da cadeia se d pelo controle que tem sobre os fluxos de capital produtivo ou no enviado para as outras partes.

28 Para Chesnais (1996), a nova multinacional a multinacional que se relaciona com outras empresas nacionais e internacionais , buscando maximizar as possibilidades de lucro. Esse novo estilo de multinacional busca, atravs da relao e da aplicao de capital em outras empresas, aumentar seu prprio valor, pois isso pode alavancar a sua capacidade tecnolgica. O valor da empresa deixa de estar vinculado somente capacidade produtiva e passa a estar tambm vinculado sua relao com outras empresas: essa relao com outras empresas observada por investidores que aplicam nas aes da multinacional.

A multiplicao das participaes minoritrias de companhias coligadas, das participaes em cascata e, sobretudo, de numerosos acordos de terceirizao e de cooperao intra-empresas, que levaram ao surgimento das chamas empresas rede, no teve como nico efeito tornar muito permeveis e indistintas as fronteiras da companhia. Tambm acarretou a incorporao, ao lucro, de receitas que se resolvem em crditos sobre a atividade de outra companhia, sob a forma de punes sobre seus resultados brutos (CHESNAIS, 1996, p. 78)

Segundo Chesnais (1996), a multinacional constri entre a sua matriz e suas filiais o que chama de mercado interno. A multinacional que assimila uma pequena (ou mdia) empresa aumenta seu mercado interno, e a grande empresa levada a assimilar seus parceiros comerciais menores, pois existe uma tendncia - imposta pelas imperfeies do mercado - de aumento de custo nas transaes.

A participao no capital e na gesto de uma empresa e na repartio de seus resultados financeiros, sem subscrio de capital, que a caracterstica fundamental das novas formas, mais uma expresso dessa capacidade que o capital concentrado possui, de crescer alimentando-se de um componente rentista. Ao longo dos anos 19751990, os pases industrializados tambm assistiram a uma notvel ampliao do leque de formas de apropriao e centralizao, pela grande empresa, de valores produzidos, fora das fronteiras de companhia, por outras empresas menores, ou mais vulnerveis, a este ou aquele titulo (CHESNAIS, 1996, p. 82).

29 importante ressaltar, tambm, que as multinacionais operam em um mercado oligopolista, em que um pequeno nmero de empresas oferece bens e servios ao mercado, normalmente controlando preos e, no raras vezes, estabelecendo estratgias de colaborao por meio ilcitos (conluios ou cartis). Essa relao oligopolista pode ou no envolver investimentos em capital, mas est sempre envolvida com a promoo dos interesses das empresas no mundo. Ainda, necessrio ressaltar que o comportamento oligopolista no concebido como forma das companhias se defenderem das imperfeies deste mercado, mas, ao contrrio, como forma de criar novas falhas, para se beneficiarem e se protegerem de quaisquer comportamentos predatrios inteis. Essa estratgia causa danos aos fornecedores e aos consumidores e tem, como objetivo, reduzir o nmero de concorrentes globais, aumentando o mercado interno, os ganhos e a proteo s tecnologias dos processos produtivos.

2.3.O Investimento Estrangeiro Direto

O papel dos IED j foi muito subestimado do ponto de vista histrico. Nos anos 1880, o grau de industrializao chegou a ser aproximadamente igual ao dos anos 1960-70. O volume dos investimentos estrangeiros em 1914, por exemplo, principalmente focados nas matrias-primas bsicas, era similar ao observado em 1966.

Segundo Chesnais (1996, p. 55), conforme a definio adotada pelo FMI em 1977, o IED designa um investimento que visa a adquirir um interesse duradouro em uma empresa cuja explorao se d em outro pas que no o do investidor, sendo o objetivo deste ltimo influir efetivamente na gesto da empresa em questo, e essa uma modalidade capitalista praticada desde o sculo XIX, quando empresas inglesas e francesas partiram em busca de novos mercados e oportunidades, especialmente no Novo Mundo.

30

Apesar da importncia do IED, poucos foram os pensadores e economistas que se ocuparam com a questo. Dentre aqueles que teorizaram sobre o capital, Lnin foi um dos procurou fazer uma anlise mais trabalhada, incorporando, alm da concentrao e centralizao do capital (monoplios), o movimento do capital monetrio (desigual e geralmente direcionado aos bancos) e a exportao do capital (em contraposio de mercadorias), fator que considerava de maior relevncia.

Michalet, por sua vez, definiu trs modalidades principais da internacionalizao do capital: a) intercmbio comercial; b) investimento produtivo no exterior; c) fluxos de capital monetrio (ou capital financeiro). Essas modalidades teriam origem nos trs ciclos definidos por Marx: capital mercantil, capital produtivo de valor e de mais-valia -, e capital monetrio.

Algumas caractersticas fazem do IED algo particular dentre os vrios tipos de transaes financeiras. Eles no tm uma liquidez imediata (no podem simplesmente ser cobrados vista, no se reduzem a uma transao pontual), fazem parte de uma dimenso intertemporal dos acordos e implicam a transferncia de direitos patrimoniais e de poder econmico.

Alm disso, envolvem uma estratgia envolvida na natureza duradoura desses investimentos, feito que, ao penetrar um pas que no o de origem, o capital tem conseqncias que podem alterar em muito o carter de apropriao tanto do investidor quanto do pas receptor.

31

Figura 2.7: Investimentos estrangeiros: principais definies

Os investimentos estrangeiros podem ser efetuados sob forma de investimentos diretos ou de investimentos de carteira. Embora essa distino seja s vezes difcil, por razes contbeis, jurdicas ou estatsticas, considera-se um investimento estrangeiro como investimento direto quando o investidor detm 10% ou mais das aes ordinrias ou do direito de voto numa empresa. Esse critrio, embora arbitrrio, foi adotado porque estima-se que tal participao seja um investimento a longo prazo, permitindo a seu proprietrio exercer influencia sobre as decises de gesto da empresa. J um investimento estrangeiro inferior a 10% ser contabilizado como investimento de carteira. Considera-se que os investidores de carteira no exercem influencia sobre a gesto de uma firma da qual possuem aes. carteira de investimentos designa o conjunto dos depsitos bancrios e das aplicaes financeiras sob forma de ttulos pblicos ou privados. Os fluxos de investimento direto, qualquer que seja seu destino, representam a soma dos seguintes elementos: - Aportes lquidos de capital pelo investidor direto, sob forma de compra de aes ou quotas, aumento de capital ou criao de empresas; - Emprstimos lquidos, incluindo emprstimos a curto prazo e adiantamentos feitos pela matriz a sua filial; - Lucros no distribudos (reinvestidos). Uma firma A considerada filial de uma firma B, se a firma B tiver o direito de indicar ou destituir a maioria dos membros do conselho de administrao da firma A, ou se possuir mais da metade do direito de voto de seus acionistas. Uma firma A uma firma filiada a uma firma B, se esta ltima possuir menos de 50% do direito de voto dos acionistas da primeira, mas participar ativamente da gesto da firma A. Esta ser sempre considerada Omo filiada que ela exera poder efetivo na gesto da firma A. (Nos Estados Unidos, uma firma A no pode ser considera como filiada a uma firma B se esta no possuir pelo menos 10% do direito de voto da firma A, mesmo que exera poder de deciso real sobre a firma A.) Uma firma constitui uma holding quando sua funo consiste em deter investimentos ou crditos de outras firmas, no mesmo ou num terceiro pas. Ela considerada como sociedade financeira e, em certos pases, pode empregar apenas um pequeno nmero de pessoas, o necessrio para manter os livros em dia. Freqentemente, a escolha geogrfica da sede das holdings depende das vantagens fiscais oferecidas pelos pases receptores. Dfinition de rfrence dtaille des invesrissements directs internationaux, OCDE, 1992 in Franois Chesnais, A Mundializao do Capital, 1996, p. 56.

32 Os dados numricos disponveis a respeito dos IEDs no so precisos, j que a prpria definio carece de rigor: assim, no passam de indicadores de nvel e de tendncia, uma vez que difcil mensurar interesse duradouro ou mesmo objetivo de influir na gesto da empresa. O que se pode concluir que, nas ltimas dcadas, houve um aumento significativo dos investimentos de carteira, explicados pelas suas rentabilidade imediata e grande volatilidade.

Segundo Chesnais (1996, p. 64),

em meados da dcada de 70, diversos tipos de incentivos e de restries impulsionaram as empresas a optar por aquisies/fuses, num momento de farta disponibilidade e contando com novos instrumentos criados no contexto da globalizao financeira. Em muitos setores, especialmente os de alta intensidade de P&D ou de produo de massa, a evoluo tecnolgica reforou o peso dos custos fixos (especialmente sob a forma de despesas elevadas de P&D), que essas empresas precisavam recuperar, produzindo para mercados mundiais; bem como as vantagens de poderem aprovisionar, escala mundial, certos insumos essenciais, especialmente os de ordem cientfica e tecnolgica. Em indstrias j oligopolistas no plano nacional, a nica maneira de atingir eficazmente esses objetivos penetrar em outros mercados, pelo investimento direto.

Essa estratgia, evidentemente, acirrou a concorrncia entre os oligoplios mundiais. Por outro lado, percebia-se a cada vez menor participao dos pases em desenvolvimento na recepo de investimentos diretos mundiais, o que s se alterou quando da recesso dos pases da OCDE na dcada de 1990. Nesse perodo, sete pases do Sudeste Asitico e trs da Amrica Latina foram os maiores receptores desses investimentos. Desde ento, percebe-se que as transies financeiras entre Europa, Estados Unidos e Japo s tm se intensificado, deixando de fora os pases j excludos da cooperao tecnolgica e reforando a interdependncia entre essas trs potncias da economia, conforme podemos observar na Figura 2.8.

33

Figura 2.8. Os dez maiores pases em desenvolvimento receptores de fluxos e estoques acumulados de IED - 1993
Pases receptores Pases em desenvolvimento Dez maiores pases em desenvolvimento receptores (B) Porcentagem B/A China Cingapura Argentina Malsia Mxico Indonsia Tailndia Hong Kong Colmbia Taiwan Pr-memria Porcentagem dos nove maiores Receptores, excluindo a China Fluxos 73.351 Pases Receptores Pases em desenvolvimento (A) Dez maiores pases em desenvolvimento receptores (B) Porcentagem B/A China Cingapura Indonsia Mxico Brasil Malsia Arbia Saudita Argentina Hong Kong Tailndia Acum. 500.896

58.009 79 27.515 6.829 6.305 5.206 4.901 2.004 1.715 1.667 950 917

336.997 67 57.172 50.802 44.146 41.912 40.371 26.936 22.463 21.701 17.669 13.824

42

Porcentagem dos nove maiores Receptores, excluindo a China

56

Fonte: UNCTAD, Diviso de companhias Transnacionais e Investimento, com base no FMI, fita de balana de pagamentos, obtida em junho de 1995; dados da Secretaria da OCDE; fontes oficiais nacionais, in Franois Chesnais, A Mundializao do Capital, 1996, p. 66.

2.4. Concentrao de Capital e Estratgias Descentralizadas Com o crescimento das fuses e incorporaes, em especial na dcada de 1980, as multinacionais criaram um mercado cada vez mais restrito s grandes empresas. Devido a esse quadro, o grau de dependncia entre empresas aumentou, criando o chamado oligoplio. Julga-se que uma situao de oligoplio surge quando as quatro maiores companhias de um setor controlam mais de 25% do mercado; porm, existem diferentes graus de oligoplio.

os oligoplios altamente concentrados so aqueles onde as oito primeiras empresas controlam mais de 90% do mercado e as quatro primeiras, de 65% a 75%; no caso dos oligoplios muito concentrados, as oito primeiras companhias detm entra 85% e 90% e as quatro

34
primeiras, entra 60% e 65%; por fim, os oligoplios moderadamente concentrados co aqueles em que o controle , respectivamente de 70% a 85% e de 50% a 65% (CHESNAIS, 1996, p. 94)

Esse quadro representa uma disputa global dos mercados ao mesmo tempo que uma cooperao, feito que a relao entre esses agentes muito estreita, devido ao nmero reduzido de agentes; a relao em si representa uma barreira entrada de novos agentes no mercado.

As multinacionais adquirem filiais, ou atravs de fuso ou atravs da compra de participao acionria, com os objetivos de: verticalizar/integrar a produo, segundo a percepo de vantagens comparativas; de conquistar parcelas significativas do mercado; e de racionalizar sua produo do ponto de vista mundial. A ao estratgica dessas multinacionais acaba gerando verdadeiros oligoplios internacionais e, segundo Chesnais (1996), j houve tentativas de construir mecanismos que permitissem a identificao dessa concentrao oligopolista. No entanto, os interesses do capital internacional foram mais fortes, embora se saiba (e cada vez mais) que esse processo (de criao de oligoplios internacionais) necessita ser acompanhado de perto: evidente que, caso uma ou mais empresas saiam do mercado, estariam surgindo ento verdadeiros monoplios de alcance global.

A regra de capitalismo globalizado a concentrao da oferta e no a sua exceo. Segundo Chesnais (1996, p. 100),

a economia industrial contempornea oferece uma srie de abordagens, mais complementares do que contrapostas, procurando compreender por que, na etapa hoje alcanada de funcionamento de um capitalismo muito internacionalizado, estruturas de oferta concentradas so antes a regra do que a exceo.

Uma das abordagens procura estudar os motivos que impulsionam a formao destes grandes oligoplios est no fato de os investimentos, especialmente os relacionados

35 tecnologia, serem extremamente elevados, tornando mais difcil a entrada de concorrentes.

Segundo Chesnais (1996), outra abordagem entende que a criao de vantagens diferenciadas gerada pelo domnio de bons processos de produo, de criao de tecnologias novas e de aprendizado. Juntos, esses fatores criam vantagens suficientes para que somente poucas empresas tomem a frente do mercado por terem vantagens estruturais, podendo investir novamente na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e processos que aumentem ainda mais suas vantagens sobre os concorrentes.

Os economistas tambm procuram estudar o papel das economias de escala como vetor de formao de oligoplios internacionais: existe um custo inerente a todas as transaes industriais e comerciais; as empresas que desenvolvem formas de internalizar essas transaes reduzem custos. Segundo Chesnais (1996), as dificuldades gerenciais para se vender em um mundo globalizado so igualmente importantes, pois a superao dessas dificuldades envolve uma gama de informaes, tornando indispensvel um setor que produza informao a respeito do mercado, tecnologia e ambientes financeiros favorveis a investimentos. Alm disso, a informao permite uma reduo de custos nas transaes e internalizaes, sendo as telecomunicaes agentes que permitem grande empresa acompanhar as relaes que tem com outras empresas.

Para Chesnais (1996), em oposio internalizao existe a externalizao: se a internalizao a centralizao das transaes dentro do mercado interno, a externalizao sua fragmentao, com o mesmo objetivo de reduo de custos. Sendo assim, o termo usado para designar as novas formas de terceirizao que as multinacionais vm usando para reduzir seus custos de transao. Essa nova forma constitui uma relao assimtrica que afirma o poder da grande empresa.

36
Elas [as multinacionais] simplesmente dispem de uma nova gama de procedimentos e de meios de ao para organizar, reforar e consolidar as deficincias de mercado, na perspectiva de estabelecer formas estveis de dominao oligopolista, que foram afetadas pela crise, pela passagem do oligoplio domstico para o oligoplio mundial e pelas profundas mudanas tecnolgicas (CHESNAIS, 1996, p. 105).

Dentre os grupos estrangeiros bem sucedidos nessa estratgia de formao de oligoplios internacionais, destacam-se os japoneses.

Figura 2.9: Maiores empresas do Japo

Fonte: http://revistahometheater.uol.com.br/hotsites/japaohightech/images/empresas_.jpg

37 So duas as principais estratgias que as empresas japonesas adotam:

a) O keiretsu, que envolve cooperao e fluxos constantes de informaes entre os membros do grupo;

b) O toyotismo, uma outra forma japonesa de gesto profissional, de pessoal e estoque, uma forma de deslocalizao da produo de parte dos componentes, anteriormente fabricados na fbrica central do grupo, para empresas juridicamente independentes, [que] constitui uma ruptura radical com os princpios da internalizao (CHESNAIS, 1996, p. 106). Essa forma tem como objetivo manter a coero sobre os terceirizados, afirmando o poder da grande empresa atravs de exigncias.

Assim sendo, de forma geral, as empresas-rede formam-se em funo:

a) Dos elevados custos nos investimentos em pesquisa e desenvolvimento; b) Da necessidade de romper com estruturas hierrquicas locais, organizando e gerenciando nveis de comando em funo das vantagens da rede como um todo; c) Das possibilidades de negociar em melhores condies com fornecedores; d) Das possibilidades de acessar e se apropriar de inovaes tecnolgicas desenvolvidas por pequenas empresas ou instituies de ensino; e) Das possibilidades de melhor gesto dos fluxos de produo, especialmente daqueles que envolvem custos e so fundamentais para a formao de preos.

38

Aula 3. Globalizao: os movimentos e processos

3.1. Mundializao, Regulao e Depresso longa

Em outubro de 2008, o mundo foi atingido com a notcia de que uma nova crise econmica assolaria o planeta, com conseqncias to trgicas quanto as da Quebra da Bolsa americana em 1929. Segundo Judensnaider (2009), Delfin Netto, em palestra proferida na Universidade Paulista naquela ocasio, opinou que estaramos vivendo mais
uma das tantas crises da histria do capitalismo. O mundo no vai acabar, nas suas palavras. Do ponto de vista da economia de mercado, (...) [isto ] absolutamente correto. Analisemos a histria econmica mundial: desde o sculo XVIII, o mundo vem caminhando lentamente no sentido de se organizar sob estruturas bsicas que so conhecidas como sendo de economias de mercado. De forma simplificada, e considerando o perodo dos Setecentos at o sculo XXI, poderamos identificar trs grandes momentos de inflexo do Capital, a saber, a primeira grande depresso do final do sculo XIX, a grande depresso dos anos 30 e as crises do final da dcada de 70. Em cada uma delas, o sistema de mercado deu um jeito de resolver a situao: inicialmente, avanou em direo a novos mercados por meio de estratgias imperialistas, e que isso tenha acabado em guerra assunto com o qual economistas do mainstream no costumam se preocupar. Na de 30, entre as duas grandes guerras mundiais, o Capital, reconhecendo a inabilidade das suas mos invisveis, atribuiu ao Estado o papel de tirar a economia de mercado do imenso buraco em que havia se metido. Depois, cansado da imobilidade qual estava sujeito por fora da mo visvel do Estado, arquitetou o Grande Discurso da Globalizao, sedimentando, ao longo do caminho, os caminhos para a liberdade do capital atravs de incurses militares em pases estrangeiros e a institucionalizao de organismos financeiros internacionais (Judensnaider, 2009).

O capitalismo um sistema que funciona por meio de falhas, e essa uma de suas caractersticas mais estudadas ao longo de toda a histria do pensamento econmico. Ele funciona de forma cclica, e podem ser notados, se analisados seus movimentos, perodos de expanso seguidos de momentos de depresso. Na verdade, o sistema necessita falhar, por que esta a oportunidade que cria um ambiente propcio s inovaes tecnolgicas.

39

Figura 3.1: Ciclos econmicos e inovao tecnolgica

Fonte: http://w3.ufsm.br/mundogeo/geopolitica/more/tecnologia_arquivos/image011.jpg

Esses movimentos cclicos funcionam da seguinte forma:

a) inicialmente, considerados certos nveis de investimentos e inovaes tecnolgicas, a economia tende a crescer; b) o crescimento, no longo prazo, apresenta taxas decrescentes; quer dizer, a economia continua a crescer, porm, a taxas decrescentes; c) a queda nas taxas de lucros provoca depresses; d) para escapar das depresses, o capital sai em busca de outras inovaes tecnolgicas e, novamente, volta a crescer.

A partir dos estudos do russo Kondratieff, podemos descrever os ciclos do capitalismo da seguinte forma:

40 a) 1o ciclo: expanso, de 1790 a 1815; depresso, de 1815 a 1842; b) 2o ciclo: expanso, de 1842 a 1870; depresso, de 1870 a 1895; c) 3o ciclo: expanso, de 1895 a 1920; depresso, de 1920 a 1945; d) 4o ciclo: expanso, de 1945 a 1970; depresso, de 1970 a 1985; e) 5o ciclo: expanso, de 1985 a 2005, na opinio de alguns economistas.

Segundo Chesnais (1996, p. 301),

a economia mundial passou por vrios sobressaltos ou choques monetrios e financeiros, cuja configurao foi complexa e variada e cuja freqncia parece ter-se acelerado. So os acidentes financeiros disparatados e recorrentes, nascidos da globalizao financeira (...) [e que] no podem ser considerados como uma simples somatria de fatos isolados. Exigem ser abordados como um todo, partindo da hiptese de que formam um sistema.

Os dados mostram que a economia mundial, ao menos se levarmos em considerao um perodo de tempo a partir dos anos noventa, est vivendo um perodo de longa depresso: isso pode ser observado pelas estatsticas de queda no nmero de novos empregos criados, queda de salrios, aumento dos dficits pblicos, aumento da pobreza.

A globalizao e sua esfera financeira colabora para a manuteno do estgio depressivo da economia: ela se alimenta dos setores produtivos, faz uso do capital financeiro para criar riquezas per si, cria bolhas especulativas, estoura e afeta empresas e setores da economia real. o ciclo vicioso do capital, que se manifesta atravs dos ciclos alternados de expanso e retrao. Na Figura 3.2, podemos ver os encadeamentos da mundializao, de forma esquemtica:

41 Figura 3.2: Encadeamentos da Mundializao

in Franois Chesnais, A Mundializao do Capital, p. 305

42

O atual cenrio da economia mundial nos leva a alimentar algumas esperanas: provvel que, finalmente, os grupos dominantes percebam a necessidade de um maior controle da movimentao do capital especulativo e a importncia de criar mecanismos de proteo social aos pases em desenvolvimento e aos grupos sociais mais marginalizados. Se isso no for feito, caminharemos de crise em crise, concentrando cada vez mais riqueza e gerando mais desigualdade.

3.2. As possibilidades de desenvolvimento

Foi ao final da Segunda Guerra que se criou, com o apoio de 150 pases, a Organizao das Naes Unidas (ONU), com o objetivo de cumprir, enfim, a misso de prevenir o mundo das guerras que haviam destrudo o mundo no comeo do sculo XX. Com os efeitos da crise de 1929 ainda rondando o imaginrio poltico mundial, criaram-se duas instituies: o Fundo Monetrio Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM). O FMI passou a ser responsvel pela superviso do bom andamento do sistema financeiro global, enquanto o Banco Mundial se responsabilizava por promover o desenvolvimento global atravs de emprstimos condicionados a ajustes econmicos internos (ajustes esses preconizados pelo Fundo). Na poca, boa parte do mundo em desenvolvimento ainda estava colonizada; essas instituies eram clubes dos pases ricos, a sua governana refletia essa condio. Eles estabeleceram regras da velha turma para aumentar o seu controle. (STIGLITZ, 2007, p. 81).

Segundo Stigliz (2007), mudanas importantes aconteceram no panorama econmico mundial recentemente. O economista, que Premio Nobel e ex-funcionrio graduado do Banco Mundial, observou uma mudana nas discusses dentro do Frum Econmico Mundial a partir de 2004. At ento, o frum, uma reunio de empresrios e governos do mundo, apenas discutia as vantagens da abertura dos mercados; em 2004, comearam os primeiros questionamentos. Afinal, suas instituies econmicas mais importantes, FMI e Banco Mundial, haviam falhado ao cumprir com seus compromissos de desenvolvimento e manuteno do sistema financeiro.

43

Logo, os problemas econmicos causados aos pases em desenvolvimento fizeramse presente, com constantes reclamaes: questionavam-se as polticas unilaterais dos pases desenvolvidos, principalmente dos Estados Unidos, gerando debate a respeito de acordos comerciais mais justos.

At mesmo nos pases economicamente bem sucedidos, alguns trabalhadores e algumas comunidades foram afetados de forma negativa pela globalizao. Enquanto a revoluo nas comunicaes globais aumenta a conscincia dessas disparidades [...] esses desequilbrios globais so moralmente inaceitveis e politicamente insustentveis (STIGLITZ, 2007, p. 67).

Uma das grandes reclamaes dizia respeito ao crdito bancrio para pequenos negcios, j que os grandes bancos preferiam negociar com as grandes multinacionais, o que dificultava o crdito para as pequenas empresas e pequenos agricultores que, alm de enfrentar a concorrncia com produtos de outros pases, sofriam com a dificuldade em encontrar recursos financeiros no mercado.

A globalizao da pobreza era mais um fator de descontentamento. Anlises mostravam um aumento no desemprego global entre 1996 e 2002, inclusive em pases desenvolvidos: os ricos ficavam cada vez mais ricos e os pobres tinham dificuldades em manter sua renda. Em 73 pases estudados pela Comisso Mundial sobre as Dimenses Sociais da Globalizao, concluiu-se que, alm da alta do desemprego, 59% dos pases presenciavam situaes de desigualdades sociais crescentes, e apenas 5% viam uma queda na desigualdade social. .

Segundo Stiglitz (}2007), pode-se concluir, vinte anos aps o Consenso de Washington: as regras do jogo da globalizao foram criadas para dar vantagens aos pases industrializados, e mesmo as novas regras que vm sendo criadas continuam a prejudicar preferencialmente os pases mais pobres. A manuteno dos subsdios rurais dentro dos pases desenvolvidos e a retirada dos subsdios para a indstria dentro dos pases em desenvolvimento funcionam como freio para o desenvolvimento destes que, sem dispor do capital nacional necessrio para a industrializao, so obrigados a abrir suas fronteiras

44 para empresas estrangeiras. A conseqncia que so mantidas leis trabalhistas j ultrapassadas e o salrio mnimo estagnado, pois os governos sofrem com a constante presso de perder milhares de postos de trabalho: a aplicao de uma lei trabalhista que entre em confronto com os interesses da empresa pode fazer com que a empresa abandone o pas. Ainda: o modelo econmico normalmente sugerido e muitas vezes imposto pelo capital internacional nem sempre apropriado para as realidades locais. Segundo Stiglitz (2007), a globalizao no deve significar apenas a disseminao do modelo angloamericano econmico e cultural, como vem acontecendo, sob o risco de provocar desequilbrio e descontentamento.

Segundo Stiglitz (2007), a fragilidade e vulnerabilidade das economias dos pases em desenvolvimento sugerem que a dependncia econmica em relao ao capital das instituies internacionais acabe por pautar a agenda desses governos, fazendo com que sejam obrigados a adequar suas polticas conforme os interesses de corporaes transnacionais com interesses externos. Geram-se problemas polticos tambm quando o FMI e o Banco Mundial condicionam emprstimos a uma agenda de ajustes econmicos, como, por exemplo, privatizaes de setores estratgicos da economia ou reduo de subsdios agrcolas, entre outras medidas prejudiciais ao mercado interno dos pases em desenvolvimento e vida dos cidados. Problemas previdencirios so freqentes, pois, nos pases endividados, o dinheiro da previdncia social acaba sendo usado para pagar ou minimizar os servios da dvida. Alis, normalmente, nos pases em desenvolvimento, os programas sociais so os primeiros a serem sacrificados em prol da estabilidade econmica e cumprimento dos acordos internacionais junto aos bancos.

Outro aspecto levantado pelos crticos globalizao que o processo tem pouco se ocupado com fatores aparentemente no econmicos como, por exemplo, a preservao do meio ambiente. Este tem sido um tema recorrente na ultima dcada, e que vem ganhando status junto aos pases preocupados com a questo da sustentabilidade. A relao entre globalizao e sade ambiental quase um consenso, e entende-se que os reflexos a longo prazo so catastrficos: a modernizao de pases como China e ndia aumentou a demanda

45 por energia e o planeta no tem meios de suportar esse aumento. Segundo Judensnaider (2009),

Uma estatstica interessante (divulgada pelo WWF-Brasil) mostra que uma camiseta de algodo requer 2900 litros de gua para ser produzida. A permanecer as atuais taxas de consumo e crescimento populacional, o esgotamento dos recursos hdricos mundiais pode ocorrer por volta de 205315 . A calota de gelo polar no rtico est desaparecendo em funo do aquecimento global, e s no desaparecer totalmente por que provvel que as reservas mundiais de petrleo e gs natural no sejam suficientes para produzir a quantidade necessria de dixido de carbono que possa derret-la por completo. Mesmo as fontes mais otimistas so categricas ao afirmar: ainda que possamos identificar e explorar novos poos de petrleo, quase certo que esse sculo ser o ltimo da Era do Petrleo.

Segundo

Stiglitz (2007), em 2002, na Conferncia Internacional sobre

Financiamento ao Desenvolvimento, realizada no Mxico, cinqenta chefes de Estado se comprometeram a aumentar a sua ajuda ao subdesenvolvimento com 0,7% do produto interno bruto (PIB), porm, poucos cumpriram com as suas promessas. A reduo da pobreza global est condicionada tambm ao perdo da dvida externa dos pases pobres. No ano de 2005, durante a reunio do G-8, tomou-se a deciso de perdoar a dvida dos 18 pases mais pobres do mundo (14 deles na frica) com o FMI e o Banco Mundial. Tal medida, embora parea ser a soluo, no adianta para resolver o problema: se problemas estruturais no forem resolvidos, estes pases se vero novamente obrigados a pedir dinheiro emprestado16.

As solues para o problema das dvidas externas e da globalizao da pobreza so inmeras. Sugere-se que a ajuda financeira aos pases em dificuldades venha sob a forma de doaes, ao invs de emprstimos de recursos, posteriormente cobrados. Afinal, a concesso de emprstimos no traz necessariamente desenvolvimento, mas sim
Recomenda-se a leitura de Recursos Hdricos, agricultura irrigada e meio ambiente, de Vital Pedro da Silva Paz, Reges Eduardo Franco Teodoro e Fernando Campos Mendona, disponvel em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662000000300025&lng=pt&nrm=iso . 16 importante lembrar que problemas com dividas externas no so problemas dos pases em desenvolvimento ou subdesenvolvidos. A Rssia tambm sofre para cumprir as suas obrigaes com o FMI e Banco Mundial.
15

46 instabilidade, j que a entrada de capital especulativo, embora til no curto prazo, compromete no longo prazo e torna vulnerveis as economias17.

Finalmente, Stiglitz (2007) sugere acordos mais justos em relao aos juros cobrados por financiamentos externos. A grande dificuldade na busca de acordos mais justos reside no fato de as economias dominantes ganharem muito com a atual situao; afinal, o sistema de regras de mercado no democrtico. No FMI, somente os Estados Unidos tem poder de veto, sendo o presidente do Banco Mundial nomeado com o apoio do presidente americano. Os pases subdesenvolvidos, em desenvolvimento, e mesmo a China, que se tornou uma grande potncia, so subrepresentados nas disputas comerciais, no tendo, portanto, poder poltico para proteger suas economias.

A soluo dos problemas gerenciais da globalizao passa por uma democratizao da globalizao.

3.3. Os movimentos relativos ao comrcio exterior e a busca por relaes comerciais justas

Segundo Stiglitz (2007), entre muitos motivos, a crise de 1929 foi disseminada (quer dizer, foi alm dos efeitos imediatos da Quebra da Bolsa americana) pelo fechamento das barreiras comercias de pases que viram suas economias entrarem em depresso. Esse processo prejudicou as exportaes de outros pases que, com o objetivo de evitar o aumento dos dficits pblicos, tambm dificultavam a entrada de produtos estrangeiros em seus territrios, causando o que os economistas chamam de circulo vicioso. Aps 1945, com o fim da Segunda Grande Guerra, os Estados do mundo, buscando dar maior estabilidade ao sistema financeiro, criaram a Organizao Internacional do Comrcio.

bom lembrar que o capital especulativo retirado imediatamente do pas que apresentar o menor sinal de instabilidade

17

47

Em 1950, os Estados Unidos rejeitaram a proposta de uma OIC devido ao temor da parte de alguns conservadores e de algumas empresas de que ela levaria a uma violao da soberania nacional e uma regulamentao excessiva. A Organizao Mundial do Comrcio (OMC) ganhou existncia somente 45 anos mais tarde (STIGLITZ, 2007, p. 156).

O GATT (Acordo Geral Sobre Tarifas e Comrcio), por sua vez, foi um acordo feito entre os pases de alta industrializao sobre produtos manufaturados, onde cada pas trataria os produtos dos outros sobre o princpio da no discriminao. Durante a rodada do Uruguai (1986), finalizada na rodada de Marrakesh (1994), a OMC foi criada para propiciar uma expanso mais rpida dos acordos comerciais do que havia ocorrido sobre o GATT, alcanou novas reas como servios e direitos de propriedade intelectual (STIGLITZ, 2007, p. 157). Embora com aplicao reduzida, a OMC proporcionava alguns mecanismos de retaliao aos pases que ferissem as regras de comrcio, embora os resultados mostrassem que pases ricos e poderosos, normalmente, ganhavam as barganhas.

Durante a rodada de Seattle, em 1999, intensos protestos acabaram por se transformar em grandes marcos histricos do incio das lutas anti-globalizao do capital. Dez anos aps a rodada do Uruguai, os pases industrializados ainda no tinham cumprido suas promessas de reduo do subsdio agrcola e diminuio de tarifas a produtos txteis. Em contrapartida, os pases em desenvolvimento j tinham aberto seus mercados e concordado com as novas regras da propriedade intelectual, embora sofressem para concorrer com seus produtos no mercado global; afinal, os subsdios dentro dos pases desenvolvidos continuavam.

Essa conjuntura, apesar de desfavorvel para alguns pases em desenvolvimento, foi muito boa para naes como China e ndia que, sabendo aproveitar a oportunidade, tiveram as portas dos mercados europeus e americanos abertas para os seus produtos manufaturados. A vantagem comparativa dos donos do jogo dizia respeito a produtos manufaturados, mas a indstria chinesa, por exemplo, deu um salto tremendo e tornou-se muito competitiva quarenta anos depois, encontrando mercados abertos para os seus produtos.

48

Segundo Stiglitz (2007), uma nova rodada da OMC comeou em Doha18, no ano de 2001, sob o retrico nome de rodada do desenvolvimento. Embora realizada para tratar de questes mundiais relativas ao desenvolvimento, o cenrio foi outro: os pases pobres, ao invs de serem ouvidos e atendidos nas suas reivindicaes, se confrontaram com tentativas da UE e dos EUA de abrir os mercados para servios dependentes de mo de obra muito qualificada como, por exemplo, no setor de servios.

Durante a reunio em Cancun (2003), tambm no houve acordo que beneficiasse os pases em desenvolvimento, mas apenas muitas manifestaes, alm de uma tragdia: o presidente da Via Campesina da Coria do Sul, o Sr Lee, se matou em protesto durante as manifestaes. Segundo Stiglitz (2007, p. 163),

apesar de continuarem a se recusar a fazer concesses em agricultura ou em qualquer outra questo importante de interesses dos pases em desenvolvimento deixando de cumprir suas promessas , os pases desenvolvidos insistiram em impor seu temrio prprio de deduo das tarifas e abertura do acesso aos bens e servios que a Unio Europia e os Estados Unidos queriam exportar. [...] Havia um risco real de que essa nova rodada, em vez de desfazer os desequilbrios do passado, os piorasse. [...] em toda a sua histria, as negociaes sobre comrcio jamais haviam acabado em tanto desarranjo.

A globalizao vem gerando muitos custos aos pases em desenvolvimento, j que seus benefcios parecem no compensar problemas como a perda da soberania nacional, aumento do desemprego e perda do poder aquisitivo, entre outros. Segundo Stiglitz (2007, p. 139), vrias barreiras sutis, mas eficazes, foram mantidas. Essa globalizao assimtrica ps os pases em desenvolvimento em desvantagem e os deixou em situao pior do que estariam num regime de comrcio realmente livre e justo.

Imaginou-se que, sendo Doha a cidade escolhida, seria mais fcil criar obstculos para a ao dos manifestantes que protestavam contra decises que, se sabia, seriam tomadas.

18

49

Mesmo assim, acordos comerciais mais justos no resolvem todos os efeitos negativos causados pela globalizao: problemas infra-estruturais como o transporte e a adequao aos padres dos mercados externos so grandes impedimentos ao desenvolvimento dos pases pobres.

A abertura unilateral dos pases desenvolvidos tambm no soluciona os problemas causados pela instabilidade advinda da globalizao, j que os trabalhadores dos pases em desenvolvimento no tm as mesmas facilidades que os dos pases desenvolvidos como, por exemplo, indenizaes que facilitem a passagem de um emprego para o outro, ou oportunidades profissionais abertas por um sistema educacional eficiente.

O modelo globalizador implica na existncia de perdedores e entende que o livre comrcio, embora traga riquezas para o pas como um todo, acaba por parar na mo de poucos, criando economias ricas habitadas por povos pobres.

Vejamos o exemplo do NAFTA (representado na Figura 3.3), Acordo de Livre Comrcio da Amrica do Norte, criado em 1992 entre Estados Unidos, Canad e Mxico, na poca a maior rea de livre comrcio do mundo, com um PIB total de 9 trilhes de dlares.

50

Figura 3.3: NAFTA

Fonte: http://www.facom.ufba.br/com112_2000_1/geo_on_line/nafta.htm

Segundo Stiglitz (2007), a equipe econmica americana considerou que o acordo no traria grandes efeitos para a economia americana: seu efeito mais positivo seria o nivelamento econmico trazido pelo livre comrcio, diminuindo a imigrao ilegal do Mxico para os EUA. O NAFTA criou um maior grau de dependncia entre as economias mexicana e americana e, nos primeiros 10 anos de acordo, acarretou uma significativa baixa no crescimento da renda per capita do Mxico, e as promessas de crescimento de 7% ao ano foram confrontadas com um crescimento efetivo de 1,6% ao ano. O descumprimento da promessa de crescimento e a manuteno de subsdios agrcolas dentro dos EUA fizeram com que os produtores mexicanos perdessem com a competio dentro

51 do mercado mexicano. Um acordo mais justo teria eliminado os subsdios agricultura americana e suas restries de produtos agrcolas, como acar para os Estados Unidos (STIGLITZ, 2007, pg. 141). Ainda, barreiras no tarifrias so usadas pelos EUA para blindar seu mercado interno. Um exemplo: quando os tomates mexicanos chegaram ao mercado americano, passaram a competir com os de seus produtores. O congresso americano, pressionado, tentou acusar o governo mexicano de dumping. Houve distoro na avaliao dos preos e o governo mexicano, para evitar um processo, subiu o preo do tomate. A dependncia mexicana gera distores em certos setores de sua economia: a produo de pequenas peas acarretou, em certas regies do Mxico, o aumento do emprego; posteriormente, esse aumento, impulsionado pela alta da produo, foi freado e depois reduzido pela diminuio da produo de bens em que essas peas eram usadas e pela entrada da China no mercado, competindo com as mesmas peas. Segundo Stiglitz (2007), o NAFTA preocupa-se mais com as taxas tributrias do que com questes infraestruturais, e a reduo de tarifas no resolve todos os problemas: a necessidade de investimentos infra-estruturais mais que necessria para o crescimento econmico. Como o NAFTA no prev investimentos nessa rea, o Mxico comeou a sentir o peso da concorrncia chinesa, que investe duas vezes mais em pesquisa e infra estrutura.

Como ento operacionalizar a proposta de livre comrcio? O conceito foi formulado, ao menos teoricamente, pelo pai de economia moderna, o ingls Adam Smith. Ele imaginou que, em um mundo sem livre comrcio, o trnsito de pessoas de pases com menor aquisio de capital (na forma de maquinrio e tecnologia) e, portanto, com baixos salrios - para pases que detm capital necessrio para investir em altas tecnologias por sua vez com altos salrios seria muito grande. Fazendo analogia com o iderio smithiniano e o modelo globalizador, poderamos concluir: a globalizao permite que as pessoas fiquem em seus pases e tenham acessos aos bens produzidos em outros pases. Um pas onde a mo de obra barata pode oferecer seus produtos de baixa tecnologia para os pases de alta industrializao. Os pases com mo de obra barata e baixa tecnologia, por sua vez, podem consumir os bens de alta tecnologia (inclusive bens de produo), o que causar um aumento da demanda por mo de obra, gerando assim aumento nos salrios. No entanto, a correspondncia entre os dois modelos (liberal e neoliberal) no se d de forma

52 completa: o lado negativo desse cenrio cor-de-rosa a possibilidade de que se percam empregos na medida em que eles se transferem de um pas para outro por exemplo os americanos compram bens baratos feitos na China em vez de em seu prprio pas (STIGLITZ, 2007, pg. 145).

Esse quadro mais alarmante em pases em desenvolvimento que, devido falta de infra-estrutura, no dispem dos meios necessrios para criar novos postos de trabalho para os trabalhadores que ficam desempregados. Isso causa um problema poltico mesmo para os governos a favor da globalizao: fomentar suas exportaes significa conviver com as restries s suas importaes, tornando mais difcil a manuteno dos postos de trabalho. A histria provou que o mundo proposto por Adam Smith, com a sua teoria da liberalizao dos mercados, est longe de ser aplicada de forma tranqila. Trabalhadores dos pases desenvolvidos sofrem com a perda de direitos conquistados aps anos de lutas trabalhistas; as empresas sugerem que a reduo de salrios e de outros direitos manter a empresa no pas e que no longo prazo as coisas vo se resolver. A verdade que, aps 20 anos de globalizao, os trabalhadores tm motivos para descontentamento com a perda de seus direitos.

Segundo Stiglitz (2007), o setor que mais sofre com a instabilidade causada pela globalizao o do emprego, j que qualquer aumento da produo no exterior pode gerar dficit no emprego local. Observa-se que a concorrncia com produtos estrangeiros (barateados pelo baixo preo da mo de obra ou desvalorizao da moeda) tambm provoca crises na indstria interna: empresas fecham e prejudicam seus fornecedores, observando-se um aumento da insegurana no sistema produtivo como um todo.

Quando a moeda da Coria foi desvalorizada, as exportaes coreanas de ao para os Estados Unidos aumentaram e os metalrgicos americanos protestaram. Quando o Brasil tem uma boa safra de laranjas, os plantadores de laranja da Flrida pedem ajuda e, s vezes, a obtm por meio dos mecanismos protecionistas no-tarifrios (STIGLITZ, 2007, p. 148)

Para competir com a invaso de produtos estrangeiros, os governos so obrigados a reduzir outros impostos, alm dos impostos alfandegrios j reduzidos pelo processo de

53 globalizao, e essa reduo busca aumentar a competitividade dos produtos internos, assim como diminuir os recursos para investimentos em infraestrutura. Ao final do processo, as deficincias geradas pela falta de investimentos minam as possibilidades de exportao de pequenos produtores, que vem seus custos aumentados pela falta de infraestrutura em setores como o transporte. Para Stiglitz (2007, p. 150),

a questo : qual a melhor maneira de aprender Alguns sustentam que a melhor maneira e provavelmente a nica- de aprender a produzir ao produzir ao, como fez a Coria do Sul quando investiu na siderurgia. Na poca, sua vantagem comparativa era plantar arroz. Mas, mesmo que os agricultores coreanos se tornassem os produtores de arroz mais eficientes do mundo, suas rendas ainda seriam limitadas. O governo coreano deu-se conta de que, se quisesse desenvolver o pas, teria de transformar sua economia de agrcola para industrial.

Segundo Stiglitz (2007), o conceito de indstria nascente um argumento dado por pases que buscam blindar seu ptio industrial dos ataques dos produtos estrangeiros. Um pas que busca aumentar a sua indstria txtil impe taxas mais altas importao destes produtos. Isso rebatido pelos defensores do livre mercado: empresas podero dar lucro e se tornar competitivas a longo prazo, necessitando apenas de emprstimos para enfrentar os tempos difceis. A realidade prova que as empresas tm dificuldades em encontrar crdito para esses emprstimos, e os prprios opositores ao argumento da economia nascente leia-se Estados Unidos e Japo j fizeram uso do crdito estatal e do mesmo argumento antes (vale lembrar que o argumento era muito comum na Europa do sc. XIX e no Japo durante os anos 1960). Para Stiglitz (2007), alguns governos efetivamente acabaram com essas polticas e retiram a blindagem de suas indstrias, porm, a boa vontade para acabar com as ditas tticas protecionistas depende do grau de barganha dentro de organizaes como FMI e a OMC. Mais forte que o argumento da indstria nascente o argumento da economia nascente. Trata-se de um argumento dado por pases de matriz agrcola que, buscando passar matriz industrial, restringem atravs de barreiras tarifrias a entrada de bens manufaturados, criando melhores condies para o desenvolvimento da indstria interna. Ademais, um setor industrial grande e crescente (e as tarifas sobre os bens manufaturados) propicia receitas com as quais o governo pode financiar a educao, infra-

54 estrutura e outros ingredientes necessrios para o crescimento de base ampla (STIGLITZ, 2007, p. 152). O crescimento de base ampla proporciona aos pases aumento das exportaes, o que se provou correto no caso do leste asitico.

O livre comrcio parece injusto por que h vantagens dos pases desenvolvidos sobre os pases desenvolvidos. Por terem matrizes agrcolas, os pases em desenvolvimento sofrem com os subsdios que so permitidos nos setores produtivos dos pases desenvolvidos, e participam da disputa comercial em desvantagem.

Stiglitz (2007) lembra que h que se considerar tambm o aspecto das vantagens comparativas, ou seja, cada pas desenvolve as suas potencialidades de acordo com suas possibilidades, e o confronto entre possibilidades de um pas e impossibilidades de outro faz com que o mercado se mantenha equilibrado. A aplicao do conceito mostrou-se mais complexa do que o formulado teoricamente, pois a regulao do mercado implica em que nenhuma empresa do mundo poderia, competindo em p de igualdade, ganhar das empresas americanas que dispem dos maiores recursos. A partir deste princpio, qualquer empresa que ganhasse dos EUA estaria praticando dumping, o que na verdade no acontece.

Outra questo que diz respeito justia e equidade nas relaes comerciais est relacionada propriedade intelectual.
Sempre haver a necessidade de contrabalanar o desejo dos inventores de proteger suas descobertas e os incentivos que essa proteo proporciona e as necessidades do pblico que se beneficia do acesso mais amplo do conhecimento, com uma resultante acelerao do ritmo de descoberta e os preos mais baixos que vm da competio (Stiglitz, 2007, p. 196).

Este um aspecto fundamental quando relacionado aos medicamentos de doenas que assolam todos os continentes do mundo, mas que atinge, de forma especial, os pases em desenvolvimento, como pode ser visto na Figura 3.4.

55

Figura 3.4: Mapa da Aids

Fonte: http://www.agenciaaids.com.br/site/images/Mapa_Aids.jpg

Segundo Judensnaider (2009), dados da FAO revelam que

mais de um bilho de pessoas no mundo vivem com menos de um dlar por dia. Outros 2.7 bilhes lutam para sobreviver com menos de dois dlares por dia. A pobreza nos pases em desenvolvimento, no entanto, vai muito alm da pobreza de renda. (...) Todos os anos, morrem onze milhes de crianas, a maioria das quais com menos de cinco anos; e mais de seis milhes morrem devido a causas totalmente evitveis como a malria, a diarria e a pneumonia19 . Pior: a cada trinta segundos, morre uma criana na frica vtima de alguma dessas doenas.

19

Conforme apresentado em http://www.pnud.org.br/milenio/numeroscrise.php .

56

O grande dilema dos pases em desenvolvimento continua sendo: devem eles crescer no mercado internacional ou investir seus ganhos no subsdio do seu setor agrcola ou em infra-estrutura, especialmente na sade de suas populaes? Essa uma questo que o modelo globalizador ainda no respondeu.

3.4. A tecnologia

A tecnologia vem ocupando um papel cada vez maior dentro das empresas: o setor de pesquisa e desenvolvimento (P&D) fundamental na concorrncia ou cooperao entre agentes. Os investimentos em P&D s so superados pelos investimentos em defesa e energia. Talvez por conta dessa posio estratgica, possvel perceber que os maiores investimentos em P&D esto concentrados nas maiores empresas e em seus pases de origem.

Em 1988, os pases da OCDE [organizao para o comrcio e desenvolvimento econmico] gastaram um total de cerca de 285 bilhes de dlares, (255 bilhes em 1985) em P&D, Desse total, os EUA respondem por quase metade (138 bilhes de dlares, ou seja, 48,4%), os pases da CEE por pouco mais de um quarto (27,7%), e o Japo por 17,9% (51 bilhes de dlares) e o conjunto dos demais pases, por apenas 6% (CHESNAIS, 1996, p.141).

Para Chesnais (1996), desde os anos 70 possvel observar que a relao entre o que se chama de cincia pura e a produo de tecnologia industrial cada vez mais estreita. A indstria tem financiado pesquisas cientficas direcionadas para seus ramos de interesse, porm, o alto custo da P&D faz com que as empresas-rede busquem cooperar, e as multinacionais busquem alianas estratgicas, evitando maiores riscos e perda de investimentos. Esse aspecto cooperativo fator crucial na concorrncia, pois as empresas que tm um leque maior de relaes dispem de grandes vantagens na elaborao de novos produtos que exigem uma fuso de diferentes tecnologias.

57 Alguns empreendimentos tecnolgicos de alto custo s podem ser feitos coletivamente, sendo assim, oligoplios locais fazem acordos e alianas visando assegurarse frente concorrncia global. Esses acordos prevem troca de infra-estrutura em P&D com apoio de seus pases de origem. Os acordos mais significativos vm ocorrendo nas indstrias militares e espaciais. Nas empresas em que o setor tecnolgico ocupa lugar de primazia, o laboratrio costuma ser instalado em seu pas de origem. Porm, alguns pases menores (por exemplo, a Sua), em funo da necessidade de escoar com mais rapidez sua produo, costumam fazer da localizao da P&D no exterior parte da estratgia empresarial (CHESNAIS, 1996).

Para Chesnais (1996), so trs os principais tipos de laboratrios: o primeiro, o laboratrio de apoio, aquele laboratrio de pequena escala, usado para adequar os produtos s demandas locais. O segundo tipo, o laboratrio especializado, mais raro, geralmente com maior presena na indstria farmacutica, onde a empresa abre laboratrios em vrios pases e coordena suas pesquisas globalmente. E, finalmente, h o terceiro tipo, que o laboratrio relativamente autnomo, que recebe a permisso para criar uma linha de produtos especficos para cada localidade, muitas vezes ligada a setores estratgicos da economia local, acompanhando seu crescimento tecnolgico.

Outras empresas costumam descentralizar a rea de P&D, como o caso das telecomunicaes. Pesquisas da dcada de 1970 mostram que os empresrios americanos e europeus relutavam em abrir laboratrios fora do pas origem, porm, com o avano das telecomunicaes, esse problema foi resolvido e as empresas passaram a abrir laboratrios no exterior. As relaes usurios-produtores tambm so observadas na hora de decidir abrir um laboratrio fora do pas de origem, pois, como a rea de marketing, o setor de P&D deve ser integrado realidade local. A tendncia que os setores mais estratgicos fiquem no pas de origem e os laboratrios locais fiquem responsveis por criar linhas de produtos condizentes com as realidades nacionais e baseados nas novas tecnologias criadas no centro (CHESNAIS, 1996).

58 O caso japons difere do resto, pois a criao de laboratrios fora do pas teve incio em 1985, mas representa apenas 1% da P&D das empresas, o que um nmero muito baixo em comparao com aos da Sua ou Finlndia. Seus laboratrios esto, em sua esmagadora maioria, dentro dos Estados Unidos, e visam apenas adequar as tecnologias produzidas no centro para as demandas do mercado americano.

Segundo Chesnais (1996), na Europa se encontram os maiores nveis de deslocalizao da P&D, pois a internacionalizao das empresas europias se deu mais cedo. Esse alto grau de deslocalizao se d tambm pelos inmeros acordos entre as grandes empresas europias que cooperam internacionalmente, embora seja sabido que a maior parte dos depsitos de patentes, mesmo dos pases europeus, se d nos EUA.

3.5. A integrao por meio do comrcio exterior

Modelo excludente, mas que integra naes por meio do comrcio exterior, especialmente por meio da ao das multinacionais: assim a globalizao. As multinacionais buscam fazer investimentos em pases com possibilidades de mercado, ou seja, lugares em que existam facilidades em encontrar mo de obra qualificada e mercado consumidor. Por esse motivo, vrios pases pobres ficam de fora do fluxo de mercadorias e investimentos por no dispor das facilidades buscadas pelas empresas.

O comrcio global no teve incio em uma disputa justa entre agentes comuns: ele e sempre foi hierarquizado, e carrega at os dias de hoje as marcas de sua origem e de como foi construdo. A relao que foi criada com os pases colonizados, que hoje formam o terceiro mundo, coloca esses pases em uma posio de inferioridade dentro do mercado global. Os pases europeus j caminham para o capitalismo desde o sculo XVI, mas os fluxos de capital e recursos sequer chegaram frica negra onde, por exemplo, no existe mo de obra qualificada, tampouco indstria bsica para oferecer insumos necessrios para empresas maiores. Segundo Chesnais (1996), esse exemplo no se aplica apenas frica, mas a todos os pases do chamado Terceiro Mundo, provavelmente em funo do processo

59 colonizador de cada regio. Esses processos histricos refletem, hoje, uma tendncia dos pases do centro de se concentrarem em blocos continentais.

Essa construo histrica levou o sistema de intercmbio mundial a se constituir da seguinte forma: blocos regionais hegemnicos so formados ao redor dos EUA, UE, e Japo, caracterizando o chamado processo de regionalizao, levando conseqentemente marginalizao dos pases fora desse processo. Os pases que so includos ou excludos desses processos so escolhidos pela lgica do investimento, da incorporao, das possibilidades de mercado e do lucro. E os pases em desenvolvimento, quando inclusos nesses processos, tem que concorrer com empresas dos pases desenvolvidos, que dispem de um leque de recursos diferenciados, pois a liberalizao fez cair por terra os conceitos de estrangeiro e nacional quando o assunto competio no mercado. Logo, as vantagens diferenciam os perdedores dos vencedores.

A taxa de crescimento do comrcio exterior superior ao PIB um fenmeno do capitalismo contemporneo, pois, durante o sculo XIX e incio do sculo XX, a criao do comrcio interno acarretada pelo incio da indstria e pela produo agrcola garantiam a acumulao de capital, sendo a nica exceo a Inglaterra, que no meio do sculo XVIII j se via obrigada a exportar, invadindo o mundo com suas manufaturas. A invaso de produtos ingleses gerou um movimento de proteo das indstrias na Alemanha e Estados Unidos.

Para Chesnais (1996), toda a expanso comercial visava garantir matrias-primas baratas para as indstrias dos pases em desenvolvimento industrial no fim do sculo XIX. Foi durante a crise de 1929, com a queda das demandas internas, que as empresas e governos perceberam na exportao a soluo para se esvaziar os estoques, analogamente os pases aumentam suas barreiras aduaneiras. O comrcio cresceu ainda mais no psguerra, quando o protecionismo dos anos 1930 foi posto em cheque e a ideologia do livre comrcio ganhou corpo.

60 A marginalizao dos pases em desenvolvimento se d tambm porque a maior parte dos fluxos de mercado dos pases desenvolvidos acontece dentro desse prprio bloco. Percebe-se que a industrializao asitica acentuou ainda mais o processo de excluso e subordinao dos pases mais pobres, pois entre 1966 e 1987, a participao dos novos pases industrializados nas exportaes mundiais passou de 1.1% para 5,5%, enquanto todos os outros pases do Sul juntos (incluindo pases exportadores de petrleo) viram sua participao diminuir de 22.9% para 15,4%. (Chesnais, 1996, p. 219). Alm disso, as inovaes tecnolgicas contribuem para o processo de marginalizao e excluso quando criam possibilidades de substituio das matrias primas produzidas nos pases em desenvolvimento, quebrando mais um fluxo de sada de mercadoria e impedindo a entrada de capital no pas.

As multinacionais so os grandes agentes no sistema de intercmbio, agindo atravs de um sistema de intragrupo e obtendo uma maior lucratividade atravs do processo de internalizao. O tamanho desse tipo de operao to grande que em 1991, 38% das exportaes e 40% das importaes japonesas foram intercmbios intragrupos (Chesnais, 1996, p. 227). Outra estratgia das multinacionais para reduzir os custos dos intercmbios necessrios para a produo de produtos a terceirizao ou internalizao dentro do pas anfitrio, gerando matria prima ou produto intermedirio para a sua filial. J nos pases em desenvolvimento, os fluxos de intercmbio so, em sua maioria, entre a filial e a matriz e vice-versa, o que novamente no gera divisas para o pas anfitrio.

Alm da influncia das multinacionais, existe a influncia do exemplo de integrao entre pases do ento mercado comum europeu. Na sia, foi o Japo o grande catalisador poltico, buscando uma integrao e cooperao entre pases, provavelmente por observar que os plos regionais tm mais vigor e menos riscos, no que diz respeito a trocas e investimentos, do que os plos principais.

61

Aula 4. Globalizao: seus impactos e tendncias

4.1. A Globalizao e os recursos naturais

Um pas rico em recursos naturais pode se considerar abenoado ou amaldioado? Segundo Stiglitz (2007), no Azerbaijo, por exemplo, ao serem descobertas novas fontes do recurso, houve expressiva valorizao territorial; no entanto, os empresrios, assim que se esgotaram os poos, deixaram o pas semi-abandonado, enquanto boa parte da populao continuava pobre. A partir do sculo XXI, no mesmo lugar, houve outro boom, dessa vez devido construo de novos oleodutos. Em ambas as situaes, ficou clara a estratgia dos investidores: aproveitar e sugar os recursos naturais ao mximo, e depois partir. Na Nigria, a populao foi obrigada a defrontar-se com o mesmo tipo de problema. L tambm houve um boom do petrleo, mas, poca, em pleno regime militar, no houve crescimento econmico apesar do grande volume de exportaes: aumentaram apenas as taxas de pobreza e criminalidade. Em Serra Leoa, um conflito interno entre autoridades e rebeldes pela posse de diamantes deixou 75 mil mortos e 2 milhes de deslocados.

O caso do Chile tambm exemplar. Segundo Judensnaider (2007),

A economia chilena, ao final do sculo XIX e incio do XX, era de natureza monoextrativista e latifundiria, exportando salitre e importando manufaturados; caracterizava-se, portanto, por uma alta vulnerabilidade s oscilaes de preo do nitrato no mercado internacional. (...) O oro blanco vindo das minas passou a ser a principal atividade econmica do Chile, aps o abandono paulatino da monocultura agrcola. (...) Assim, em 1890, 52% das rendas obtidas em exportao vinham do comrcio do salitre, e quase 60% da explorao salitreira estavam nas mos de estrangeiros, especialmente ingleses. O salitre continuou como sustentculo da economia chilena at 1929: no mnimo, representaria 45% das rendas com exportao at 1923. De 1924 a 1929 perderia participao na pauta de exportaes do Chile, decrescendo continuamente, e alcanando no mais que 23% em 1929. A partir desta data, a economia chilena daria impulso (...) [ao processo] de substituio do salitre pelo cobre, especialmente em funo da queda internacional dos preos do nitrato ocasionada pela concorrncia da produo, na Alemanha, do amonaco sinttico, similar ao salitre (substituio essa levada a cabo com eficincia j que, durante o

62
perodo da II Guerra Mundial, o cobre chileno responderia por 18% de todo o metal consumido no conflito).(...) Atualmente, o cobre representa 30% do total de exportaes chilenas, e o Chile responsvel por 40% das exportaes mundiais do metal.

Do salitre ao cobre, da explorao inglesa explorao americana. Ainda hoje, apesar do crescimento e de ser modelo de aplicao do neoliberalismo, o Chile tem sua economia em grande parte atrelada exportao de seus recursos naturais e, portanto, significativamente vulnervel s oscilaes internacionais de preo.

Dos recursos naturais, um dos mais valiosos o petrleo, essencial para o crescimento capitalista at que se encontre outra fonte alternativa de energia. A Figura 4.1 mostra as maiores reservas mundiais de petrleo.

Figura 4.1: Maiores Reservas de Petrleo, em bilhes de barris

Fonte: http://f.i.uol.com.br/folha/dinheiro/images/0810575.gif

Estaro estes pases destinados riqueza? A histria mostra que nem sempre a mera propriedade de vastas reservas de algum recurso natural tido como essencial garantia de

63 crescimento ou desenvolvimento. Segundo Stiglitz (2007), os pases em desenvolvimento, ricos em recursos naturais, raramente conseguem se ver livres da dependncia que acabam mantendo com a atividade de explorao, alm de enfrentarem dificuldades com as flutuaes de preo no mercado internacional. H tambm disputas entre pases fronteirios, especialmente quando uma nao tem reserva de algum recurso valioso e outra no; mais conflito ainda quando as fronteiras foram demarcadas pelas antigas potncias coloniais, como se observa no caso do Iraque. Essas disputas muitas vezes acabam por motivar movimentos de independncia ou conflitos armados para garantir a posse do recurso.

A posse de recursos naturais valiosos tambm gera violncia, seja ela na forma de instabilidade poltica ou sob a forma de corrupo, uma vez que muitos governantes acabam por administr-los como se privados fossem (e o Oriente Mdio prdigo em exemplos deste tipo). A riqueza gera poder, o poder que possibilita que a classe dominante mantenha essa riqueza (STIGLITZ, 2007, p. 238). Ainda, h conflitos entre o governo e as empresas responsveis pela explorao dos recursos naturais: so inmeros os casos em que as multinacionais obrigam o governo a pagar pela explorao das reservas, mesmo que no haja demanda suficiente.

Mesmo quando h privatizao de empresas estatais (que em momentos anteriores detinham o monoplio da explorao de recursos naturais), podem ocorrer prejuzos para o pas possuidor de reservas. Com demasiada freqncia o pas perde duas vezes: primeiro, com o contrato injusto ou a privatizao, depois com o tumulto poltico e ateno adversa da comunidade internacional de investimentos, quando feita uma tentativa de endireitar as coisas (STIGLITZ, 2007, p. 247). No caso da Arbia Saudita, por exemplo, o dinheiro conseguido com o petrleo foi gasto em propriedades londrinas e armas, e as chances de se recuperar o dinheiro desperdiado so pequenas.

Outro problema enfrentado pelos pases que exploram recursos naturais a fragilidade econmica decorrente da atividade de extrao/explorao: como os preos flutuam no mercado internacional, esses pases, alm de contarem com menos programas

64 econmicos e sociais de preveno, tornam-se mais vulnerveis ao no conseguir arcar com o pagamento de emprstimos contratados no perodo de alta de preos. Esses efeitos se fazem sentir at mesmo na adoo de polticas cambiais: no caso de valorizao cambial, facilitam-se importaes e dificultam-se exportaes, aumentando dficits pblicos e causando desaquecimento da economia em outros setores.

Da mesma forma que a posse de recursos naturais no garante o crescimento, a falta deles no significa obstculo ao desenvolvimento. Alguns pases representam exemplos a serem seguidos, como a Noruega, que reconheceu a limitao dos seus recursos naturais, criando um bom fundo de estabilizao; a Botsuana, cujo crescimento econmico anual beira o dos Tigres Asiticos; e a Malsia, que conseguiu entrar no grupo dos pases recentemente industrializados.

Segundo Stiglitz (2007), h medidas a serem tomadas por parte dos pases desenvolvidos que podem minimizar as dificuldades que enfrentam os pases em desenvolvimento ricos em recursos naturais. Para o economista, os pases desenvolvidos podem aconselhar politicamente, podem servir de modelo, podem dificultar a venda de armas. Tambm possvel ajudar no estabelecimento de normas e limitar, atravs de um rgo internacional, os danos ambientais. No entanto, o paradoxo da abundncia inevitvel: h um problema primordial: o bem-estar dos pases em desenvolvimento ricos em recursos naturais depende de quanto eles obtm por esses recursos; o bem-estar das empresas ricas dos pases industriais avanados depende do quo pouco elas pagam por eles (STIGLITZ, 2007, p. 267).

4.2. O movimento do capital financeiro e o nus da dvida

Segundo Stiglitz (2007), a dvida externa, sem dvida, um problema de enorme importncia para os pases em desenvolvimento: por causa do pagamento dos juros e outros servios da dvida, eles se vem obrigados a sacrificar parte substancial da riqueza que poderia ser investida em outros setores, desacelerando o crescimento econmico e privando a populao de muitos dos benefcios que lhes deveriam ser garantidos. Dessa forma,

65 enquanto o esperado seria que o dinheiro transitasse dos pases ricos aos pobres, o que ocorre o caminho oposto: o aumento do montante devido por causa das taxas de juros provoca a transferncia inversa. Os pases devedores ficam sujeitos s flutuaes das taxas (tanto de cmbio quanto de juros) e s diminuies de sua receita, riscos que teoricamente deveriam ser tomados pelos mais fortes, que, por sua vez, no avaliam as condies reais do devedor de pagar o que lhe cabe.

O desequilbrio entre o prestamista sofisticado e o receptor menos esclarecido no podia ser mais completo. (...) O pas se v muitas vezes diante de duas escolhas desagradveis: o calote, que traz consigo o temos do colapso econmico, ou aceitar a ajuda, que traz consigo a perda da soberania econmica (STIGLITZ, 2007, p. 336).

Segundo Stiglitz (2007), tambm no existem leis que determinem procedimentos quando da impossibilidade de pagar a dvida. As alternativas encontradas so a reestruturao da dvida (apenas seu adiamento); o perdo dela; ou o calote (cuja conseqncia mais sria a moratria). Em contrapartida, doutrinas que sugeriam que a fora militar deveria ser utilizada como forma de presso para pagamento da dvida j no so mais aceitas pela comunidade internacional (sendo a Doutrina Drago em homenagem ao ex-ministro exterior da Argentina do sculo XIX uma das mais conhecidas).

Outro grande problema em relao ao endividamento externo diz respeito herana que o governo que realiza o emprstimo deixa ao seu sucessor: ao emprestar, o governo tem em mente quo lucrativo o emprstimo pode ser, deixando a cobrana aos seus sucessores. Normalmente, esse tipo de estratgia gera emprstimos acima do necessrio, e acima das possibilidades concretas de devoluo por parte do pas.

Quando a dvida assume valores exorbitantes, o FMI empresta dinheiro para o pas organizar um fundo e pagar seus outros emprstimos s vezes at privados na chamada operao socorro, como aconteceu no Leste Asitico (STIGLITZ, 2007). O FMI e o Banco Mundial tambm so responsveis pela mensurao do risco da volatilidade dos devedores: o valor da dvida aumenta quando o valor da moeda local entra em queda ou quando taxas de juros sobem, o que pode ser causado por crises em outros pases, como no

66 caso da Moldvia-Rssia (na ocasio, a ltima no conseguiu arcar com os servios de sua dvida, causando desvalorizao da moeda e afetando a economia do pas vizinho, que se viu impossibilitado tambm de saldar seus emprstimos).

Acontece tambm de os pases ricos, ao verem instabilidade em outros pases, exigirem o pagamento imediato de suas dvidas, ao invs de oferecem maiores recursos para emprstimo, visto que disso que o pas ento em crise est precisando. Alm disso, os emprstimos a curto prazo so os mais incentivados pelos reguladores, pois os bancos podem ter mais controle do pagamento e exigi-lo quando preciso.

O caso do mau gerenciamento da dvida externa da Argentina tambm exemplar: como outros pases da Amrica Latina, contraiu vrios emprstimos na dcada de 1970, quando as taxas de juros eram timas (quase negativas). Na dcada de 1980, para tentar conter a inflao, os EUA elevaram em 20% as taxas de juros, deixando os argentinos incapazes de lidar com seu servio de dvida. Houve ento um perdo inadequado, que parou o pas por um tempo, e, somente no final da dcada, a Argentina conseguiu perdo efetivo de suas dvidas, voltando a crescer e chegando mesmo a passar por um boom econmico. A exploso no consumo e a eficcia da privatizao escondiam indicadores ruins e, em 1998, com a crise financeira mundial, as taxas de juros globais subiram e as importaes excederam as exportaes, levando o pas a recorrer a emprstimos de valores elevados novamente. Em 2002, o pas passou pelo auge de sua crise econmica, e parou de pagar a dvida, fazendo com que o valor do peso casse para um tero. Em meio a todas as turbulncias, o FMI exigiu que a Argentina pagasse o que devia, mas, depois de muitas negociaes e de uma postura muito firme frente s outras exigncias da instituio, a Argentina pagou s uma frao (34%) do valor total devido, conseguindo escapar da declarao de inadimplncia. Depois disso, sem aderir ao pacote de propostas do FMI, o pas voltou a crescer (STIGLITZ, 2007).

O caso do Brasil tambm modelar. Desde a dcada de 1970, a nossa dvida externa explodiu, basicamente em funo de dois fatores: a alta dos preos por causa dos choques do petrleo em 1973 e 1979 e a opo pelo crescimento e pela manuteno de uma poltica

67 desenvolvimentista. No governo FHC, a estrutura da nossa dvida sofreu uma transformao que acabou por deixar uma herana bastante pesada para o seu sucessor, j que essa mudana atrelou boa parte da dvida no valor do dlar, enquanto outra parte ficava atrelada s taxas de juros. Se pensarmos que para o sucesso do Plano Real foi necessria a valorizao da moeda nacional e a elevao da taxa de juros (ou para conter a atividade econmica ou para atrair a vinda de capital estrangeiro), teremos uma boa medida das dificuldades que at hoje o governo brasileiro enfrenta para saldar e honrar os compromissos da dvida. A Figura 4.2. mostra a evoluo do nosso endividamento externo.

Figura 4.2: Evoluo da Dvida Externa

Fonte: http://brasil.indymedia.org/images/2006/12/370020.jpg

Segundo Stiglitz (2007), para monitorar a situao dos pases endividados, o FMI criou um programa chamado HIPC highly indebted poor countries , no qual cabia instituio reconhecer naes que no seriam capazes de saldar suas dvidas externas. No entanto, os critrios estabelecidos pelo FMI foram rigorosos demais, alm da instituio ter se valido do programa para impor medidas saneadoras aos pases devedores. Somente 28 pases conseguiram, com muita luta, fazer parte do seleto grupo sendo que, desses, apenas 19 conseguiram perdo total das dvidas.

Existem tambm dvidas moralmente duvidosas, como aquelas contradas por governos no democrticos com o objetivo de mant-los no poder ou com intenes ainda

68 piores, como se viu nos casos da Nigria, Iraque e Etipia, por exemplo. Segundo Stiglitz (2007), de extrema importncia conceder emprstimos, desde que condicionalmente; quer dizer, desde que os fins sejam lcitos e o emprego deles destinado ao bem estar social. As dvidas privadas tambm representam um grande problema aos pases em desenvolvimento, visto que o governo acaba nacionalizando os passivos das companhias privadas em troca do perdo dvida, usando para isso recursos pblicos que a sociedade gostaria que fossem utilizados de outra forma.

Ainda, em alguns pases, os estados e municpios tambm contraem dvidas que acabam sendo absorvidas pelo Governo Federal, por absoluta impossibilidade dos primeiros de honrarem os seus compromissos. No Brasil, esse quadro apenas mudou a partir do programa de estabilizao do Plano Real, quando ficou claro que a Unio no mais absorveria os prejuzos causados pela contratao indiscriminada de emprstimos por parte das unidades da federao.

Podemos acompanhar: na Figura 4.3., a evoluo das dvidas dos governos federal, estadual e municipal, alm das dvidas das estatais; na Figura 4.4., a evoluo da dvida pblica brasileira.

69 Figura 4.3.: Divida interna lquida dos governos federal, estadual e municipal, e das estatais

Fonte: http://www.ecen.com/content/eee6/divipub2.htm

Figura 4.4: Dvida Pblica Brasileira

Fonte: http://www.ecen.com/content/eee6/divipub2.htm

70

4.3. O sistema global de reservas

Algo de profundamente errado acontece com o sistema financeiro mundial: o dinheiro escorre na direo errada, indo dos pobres para os ricos. O pas mais rico do mundo, os Estados Unidos, no consegue viver com seus prprios meios e toma emprestado 2 bilhes de dlares por dia de pases mais pobres (STIGLITZ, 2007, p. 380).

Os emprstimos citados por Stiglitz (2007) e com os quais os Estados Unidos se mantm vm da compra de ttulos feita pelos pases em desenvolvimento que os transferem para seus sistemas de reserva. A alta liquidez dos ttulos (bom para quando o pas precisar de dinheiro vivo) atraente o suficiente para fazer com que os pases acreditem que vale a pena a baixa renda de juros. Alm disso, o dinheiro em reserva (a maioria em dlares) permite administrar a taxa cambial com mais folga e, ainda por cima, administrar os riscos aos quais esto expostas as economias locais: a quantia a ser reservada geralmente representa alguns meses de importao para cobrir momentos de necessidade pelos quais os pases podem vir a passar.

As quantias guardadas em reservas vm aumentando significativamente, provavelmente porque muitos pases perceberam a instabilidade da economia mundial quando tiveram que lidar com a crise do Leste Asitico de 97, e passaram a perceber as reservas como alternativa aos emprstimos do FMI.

O problema maior est na rentabilidade das reservas, em torno de 1 a 2%; se investidas em outros projetos, a renda alcanaria de 10 a 15%. A diferena entre o que poderia ser ganho e o que de fato ganho chamado, pelos economistas, de custos de oportunidade.

Tambm ocorre a transferncia do setor pblico do pas em desenvolvimento para o privado. As dvidas contradas pelas empresas privadas acabam se tornando passivos de

71 responsabilidade do governo, o que compromete os oramentos pblicos e impede investimentos em obras de infraestrutura e de interesse social. Para Stiglitz (2007), o dinheiro utilizado para comprar os ttulos que constituiro a reserva poderia ser utilizado para estimular a economia global, gerando empregos ou contribuindo na demanda de bens e servios (demanda agregada global).

Para perceber a magnitude do problema, observemos que as economias mundiais guardam mais de 4,5 trilhes de dlares de reservas, que aumentam a uma taxa de cerca de 17% ao ano. Em outras palavras, a cada ano, em torno de 750 bilhes de dlares de poder de compra so removidos da economia mundial, um dinheiro que efetivamente enterrado (Stiglitz, 2007, p. 397).

Os Estados Unidos, por sua vez, no se importam com os dficits que vm acumulando, desde que sua economia continue crescendo ainda mais quando o dinheiro emprestado a juros baixos. E como se d o processo, especialmente em relao aos dficits fiscais e comerciais? Segundo Stiglitz (2007), o pas da moeda reserva vende sua moeda ou ttulos do Tesouro para outros pases, uma vez que no consegue arcar com os gastos pblicos as pessoas investem mais do que poupam e importa mais do que exporta. O dinheiro que toma emprestado serve para equilibrar a balana, mas, quando o dficit fiscal aumenta (com o aumento dos emprstimos pblicos), geralmente o dficit comercial tambm o faz (a no ser que a poupana privada aumente ou os investimentos privados diminuam). Alm do mais, a exportao de ttulos no gera empregos, como faz a exportao de qualquer outro bem ou servio.

claro que os Estados Unidos podem devolver o que devem. Mas, como o crescente endividamento, h um risco tambm crescente de uma reduo do valor real da dvida pela inflao. At mesmo um leve aumento na taxa de inflao pode ter grandes efeitos na depreciao do valor real da dvida (STIGLITZ, 2007, p. 391). A confiana no dlar ficou abalada com a percepo do mercado em relao crescente dvida dos Estados Unidos e, ultimamente, alguns bancos centrais vm compondo suas reservas com outras moedas, como anunciou a China em 2005.

72 Segundo Stiglitz (2007), outro fator importante na gesto financeira a diversificao. Para no deixar seu dinheiro de reserva sujeito s variaes de uma s moeda, o melhor que o pas tem a fazer comprar em moedas diferentes (como, por exemplo, o euro, embora a Europa no pretenda ser a referncia da moeda reserva, porque isso faria com que a moeda ficasse muito cara e dificultasse as exportaes).

4.4. Democratizando a globalizao

Vimos, ao longo de todo o texto, as origens, dinmicas e conseqncias da globalizao, modelo integrador mas injusto, e que vem provocando desigualdades, tanto entre pases como dentro das prprias economias nacionais. O sculo XX foi o sculo dos paradoxos. (...) Mas a desigualdade no diminuiu. Ao contrrio, mantm-se e h, inclusive, indicadores de que tenha aumentado nas ltimas dcadas (Paiva, 2002a, p. 2).

O modelo globalizador alvo de crticas: pases centrais ou perifricos, polticos, acadmicos, representantes de importantes segmentos da sociedade, todos so unnimes em apontar os problemas de um processo que s vem criando desigualdade e injustia. Segundo Stiglitz (2007, p. 411),

supunha-se que a globalizao traria benefcios sem precedentes para todos. Contudo, curiosamente, ela passou a ser vilipendiada tanto no mundo em desenvolvimento como no desenvolvido. Os Estados Unidos e a Europa vem a ameaa da terceirizao; os pases em desenvolvimentos vem os pases industriais avanados inclinando o regime mundial contra eles. Os dois lados vem os interesses das grandes empresas serem promovidos custa de outros valores.

No apenas os pases ricos ficaram mais ricos e os pases pobres ficaram mais pobres. Dentro de cada nao, os que eram ricos continuaram ricos e concentrando a maior parte da riqueza; em contrapartida, os pobres continuaram excludos e, na verdade, dada a face tecnolgica e inovadora da revoluo globalizadora, a excluso tornou-se maior ainda.

73 Em resumo, podemos dizer que as possibilidades de mudana tornaram-se mais improvveis, e a mobilidade social mais complexa. Sachs (1994, p. 9) j anunciava que, de acordo com as estimativas do UNDP, entre 1975 e o ano 2000 a produo global da economia no mundo mais que (...) [duplicaria], enquanto que o total de empregos (...) [aumentaria] em menos de 50%. Portanto, no se trata apenas de estabelecer regras justas nas relaes entre pases, mas de defender modelos econmicos que permitam a gerao de empregos e a adoo de polticas sociais agressivas que possam fazer contrapartida aos efeitos malficos do receiturio neoliberal. Qualquer poltica econmica deve, assim, partir do princpio que desenvolvimento requer, acima de tudo, bem estar social.

O Brasil no escapou dos efeitos da globalizao, tanto positivos quanto negativos. Desde o governo Collor, as polticas nacionais vm se pautando pela abertura comercial e pela adoo das polticas preconizadas pelo capital internacional.

Assim, se por um lado o pas percebeu um incremento significativo no aumento quantitativo da produo e na posse de bens tecnolgicos, aumentou tambm, e de forma inequvoca, a desigualdade social. A Figura 4.5 mostra as transformaes da Curva de Lorenz, da dcada de 60 at os anos 90. Lembre-se:

a Curva de Lorenz a curva que se forma pela unio dos pontos bidimensionais onde em um eixo (eixo y) temos a proporo acumulada da renda apropriada e no outro (eixo x) a proporo acumulada da populao. Quando a distribuio perfeita, a Curva de Lorenz assume a forma de uma reta de 45. Nesse caso, a proporo da renda apropriada sempre igual proporo acumulada da populao: 10% da populao ganham 10% da renda, 20% da populao ganham 20% da renda, etc (segundo nota tcnica no. 14 do Instituto de Pesquisa e Estratgia Econmica do Cear IPECE)20.

20

Disponvel em http://www.ipece.ce.gov.br/publicacoes/notas_tecnicas/NT_14.pdf.

74 Figura 4.5: Evoluo do bem-estar, pobreza e desigualdade no Brasil

Fonte:http://ppe.ipea.gov.br/index.php/ppe/article/view/789/729

Mais: no apenas a renda vem se distribuindo de forma mais injusta, como a participao do trabalho na composio do PIB vem decrescendo, ano a ano.

Figura 4.6: Composio do PIB no Brasil no perodo 1990-2004

Fonte:http://www.scielo.br/img/revistas/pci/v13n1/a06tab01.gif

75 Segundo Sachs (1994, p. 8),

os trs grupos de pases do Sul, do Leste e do Norte, em resumo vivem hoje, sob formas e intensidades diferentes, o problema do desemprego estrutural e do subemprego, bem como o conseqente fenmeno de marginalizao social, excluso e segregao. Alm disso, esses pases tm pago um alto preo ambiental por seu indito crescimento econmico na segunda metade deste sculo.

Pensar na democratizao da globalizao requer, portanto, que sejam repensadas as estratgias de crescimento e desenvolvimento, e no somente no que diz respeito gerao do presente, mas, especialmente, das geraes futuras. Os crticos da globalizao resumem a questo da seguinte forma: necessrio, mais do que nunca, rever as polticas preconizadas pelo Consenso de Washington. Segundo Sachs (1994, p. 9),

Qual ser, neste contexto, o efeito de uma abertura indiscriminada das economias, prescrita igualmente ao Sul e ao Leste, pelo chamado consenso de Washington? Que critrios devem ser usados para distinguir a competitividade genuna da espria? Enquanto at pases industrializados mais avanados acham difcil manter a atual velocidade de mudana tecnolgica, de que forma evitar que a destrutividade criativa, postulada por Schumpeter, se transforme em destrutividade tout court? Que lugar deveria ser reservado, nas estratgias de desenvolvimento, para a abertura do mercado interno e para os no-comercializveis?.

As sugestes para um desenvolvimento que incorpore tica envolvem, portanto:

a) polticas de sustentabilidade, que considerem premente a necessidade de um uso mais racional dos recursos naturais; b) fortalecimento das instituies e rgos internacionais responsveis pela vigilncia da paz e da justia; c) incluso social e tecnolgica das naes menos favorecidas e, dentro de todas as naes, incluso social e tecnolgica dos grupos sociais marginalizados; d) a proteo s polticas sociais, colocando sua existncia como condio na concesso de emprstimos e financiamentos para naes em desenvolvimento; e) apoio aos pequenos e mdios negcios, em todos os pases;

76 f) apoio s tcnicas de uso intensivo de mo-de-obra, especialmente nos projetos financiados com recursos internacionais;

Democratizar a globalizao significa desenvolvimento sustentvel com justia social. Segundo Paiva (2002, p. 5),

Um dos principais desafios nos nossos dias o de encontrar o caminho do desenvolvimento econmico sustentvel que simultaneamente resulte em ganhos de produtividade, de renda per capita e de justia social. Se para crescer a economia tem que buscar cada vez maior eficincia e buscar a melhor alocao dos recursos escassos, isto no pode resultar em excluso de segmentos crescentes da populao. Da mesma maneira, o desenvolvimento deve ser sustentvel na sua dimenso temporal, vale dizer, manter-se ao longo dos anos sem comprometer os recursos que deveriam estar disponveis s geraes futuras. Assim, os desafios da busca da eqidade tem duas dimenses: sua relao com a eficincia e sua relao com o meioambiente e com o equilbrio fiscal permanente.

Para que isso acontea necessrio, portanto, que os emprstimos feitos a naes em desenvolvimento no funcionem como verdadeiras camisas-de-fora, o que significa dizer que os pases no devem abrir mo de seus projetos nacionais de desenvolvimento para pagar os servios das dvidas externas. Pelo contrrio, para Sachs (1994, p. 18), o financiamento da dvida, dentro de limites razoveis, deveria ser condicionado ao incentivo do trabalho gerido por mtodos altamente intensivos de mo-de-obra, uma vez que a reserva de bens salariais elstica. Da mesma forma, governos no devem ser obrigados a declinar das polticas sociais, como se essas fossem possveis apenas para os pases ricos. O mesmo autor acrescenta: ao invs de tratar os Welfare States como um luxo acessvel apenas aos pases ricos, os pases em desenvolvimento poderiam inverter a seqncia histrica seguida pelos industrializados. Naqueles pases onde grassam a pobreza, a excluso e o desemprego, o Welfare State necessidade imediata (SACHS, 1994, p. 18).

Democratizar a globalizao significa criar instituies internacionais eficazes e imparciais. Segundo Stiglitz (2007, p. 421),

77
os repetidos fracassos do FMI na gesto de crises da dcada passada foram o coup de grace, aps anos de insatisfao com seus programas na frica e em outros lugares, inclusiva a austeridade abusiva que imps a essas naes. O fracasso dos pases que seguiram as diretrizes ideolgicas do Consenso de Washington propostas pelo FMI e o Banco Mundial e o contraste com o sucesso em andamento dos pases do Leste Asitico (...) no ajudaram a restaurar a confiana nessas instituies.

Democratizar a globalizao significa diminuir o dficit democrtico na gesto das questes econmicas mundiais. Se nosso texto se iniciou com uma imagem, a das bandeiras dos muitos pases sendo corrodas por formigas, ns o encerramos com outra imagem: no apenas o Frum Social Mundial ocorrendo simultaneamente ao Frum Econmico de Davos, mas os dois fruns trabalhando em conjunto o que no pode estar separado no tempo, no espao e na histria da humanidade. Figura 4.721: Davos e Belm, 2009

21

Montagem feita a partir de imagens das seguintes fontes: http://www.galizacig.com/avantar/opinion/30-12009/forum-social-mundial-o-ano-do-futuro, http://www.outubrovermelho.com.br/2009/02/02/direto-doforum-social-mundial-2009/, http://www.rfi.fr/actufr/articles/109/article_77887.asp, http://www.flickr.com/photos/worldeconomicforum/374705913/.

78

Segundo Stiglitz (2007, p. 441), as coisas no devem ser assim. Podemos fazer a globalizao funcionar, no apenas para os ricos e poderosos, mas para todos, inclusive aqueles que vivem nos pases mais pobres. A tarefa ser longa e rdua. J esperamos demais. O momento de comear agora. Em outras palavras, como escreveu Thiago de Mello (1978) em Para os que viro:

tempo sobretudo de deixar de ser apenas a solitria vanguarda de ns mesmos. Se trata de ir ao encontro. ( Dura no peito, arde a lmpida verdade dos nossos erros) Se trata de abrir o rumo.

79 Bibliografia

BARBOSA, Alexandre de Freitas. O mundo globalizado: poltica, sociedade e economia. 3a. ed. So Paulo: Contexto, 2006. 130 p. CHESNAIS, Franois. A mundializao do capital. So Paulo: Xam, 1996. 336 p. GOVERNO DO ESTADO DO CEAR. Instituto de Pesquisa e Estratgia Econmica do Cear (ipece). Secretaria Do Planejamento E Coordenao (seplan). O ndice de Gini como medida da concentrao de renda. Fortaleza, 2006. 14 v. Disponvel em: <http://www.ipece.ce.gov.br/publicacoes/notas_tecnicas/NT_14.pdf>. Acesso em: 20 maio 2009. HIRST, Paul; THOMPSON, Grahame. Globalizao em questo: A economia internacional e as possibilidades de governabilidade. Petrpolis: Editora Vozes, 1998. 364 p. IANNI, Octavio. Teorias da globalizao. 4a. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1997. 226 p. JUDENSNAIDER, Ivy. Santa Maria de Iquique, h cem anos. Texto publicado em 25 de novembro de 2007. Disponvel em: <http://www.lainsignia.org/2007/noviembre/cul_025.htm>. Acesso em: 21 maio 2009. JUDENSNAIDER, Ivy. Cronica de uma crise anunciada. Texto publicado em maro de 2009. Disponvel em: <http://www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=1185>. Acesso em: 21 maio 2009. PAIVA, Paulo. tica e Desenvolvimento. Disponvel em: <http://www.iadb.org/ETICA/documentos/pai_etica-p.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2008. PAIVA, Paulo. Sobre tica, Economia e Boa Governana. Disponvel em http://www.iadb.org/ethics/Documentos/pai_sobre-p.pdf. Acesso em: 01 ago. 2008. PNUD, Brasil. Desenvolvimento Humano e IDH. Disponvel em: <http://www.wwf.org.br/informacoes/index.cfm?uNewsID=16180>. Acesso em: 01 mar. 2009. PRADO, Luiz Carlos Delarme. Globalizao: notas sobre um conceito controverso. IE-UFRJ. 2003. Disponvel em: <http://www.ie.ufrj.br/prebisch/pdfs/17.pdf>. Acesso em: 21 maio 2009. SACHS, Ignacy., 1994. O problema da democracia econmica e social. Estudos Avanados, USP, 8(21) 7-20. Disponvel em < http://www.scielo.br/pdf/ea/v8n21/02.pdf>. Acesso em 21 maio 2009.

80

STIGLITZ, Joseph E.. Globalizao: como dar certo. So Paulo: Companhia Das Letras, 2007. 523 p. WWF, Brasil. Relatrio mostra que crdito ambiental do planeta se esgotar em 2030. Texto publicado em 28 de outubro de 2008. Disponvel em: <http://www.wwf.org.br/informacoes/index.cfm?uNewsID=16180>. Acesso em: 21 maio 2009.

S-ar putea să vă placă și