Sunteți pe pagina 1din 1

CLOUD COMPUTING: A ALAVANCA ESTRATGICA QUE POSICIONA A SUA ORGANIZAO EM DIREO AOS NOVOS DESAFIOS

Cludia Roberto
Gesto de Produto, PT Empresas

LIBERTAO DE CAPITAL
As solues cloud caracterizam-se pela ausncia de investimento inicial (CAPEX) e por modelos de pricing pay-per-use, o que por um lado reduz o seu custo total (TCO) e por outro minimiza o risco financeiro associado aos novos projetos, uma vez que a subscrio de servios realizada de forma sustentada e continuada medida que as necessidades de negcio o exigem.

DESENVOLVIMENTO
O modelo cloud computing por si uma alavanca para novas oportunidades de negcio. As condies proporcionadas pela competitividade, pela libertao de capital, pela otimizao de processos e de utilizao, permitem gerar novas estratgias de desenvolvimento e de agilidade na criao de novos servios e no endereamento de novos mercados.

O desenvolvimento de novas estratgias empresariais de posicionamento num mercado em recesso envolve inevitavelmente a necessidade de ultrapassar desafios internos de maximizao de eficincia, atravs da reduo de custos operacionais, otimizao de processos e aumento da produtividade. Revisitar o modelo de negcio explorando novos servios, endereando novos mercados numa estratgia de diversificao, expanso ou mesmo internacionalizao uma abordagem estratgica que exige uma resposta gil, econmica e controlada das TI. Tendo em conta os atuais desafios, o modelo cloud computing potencia um conjunto de benefcios que se traduzem em fortes vantagens competitivas. O driver para o crescimento econmico vai acelerar a criao de mais negcios na nuvem.

OTIMIZAO DE PROCESSOS
O modelo cloud computing fomenta a estandardizao de processos pelo recurso automao de workflows e promove agilidade pela dinmica do real-time. Estes mecanismos fomentam uma nova abordagem interna de mudana organizacional, reduzindo tempos nos processos de negcio, gerindo pontos de controlo, potenciando uma anlise estruturada por reporting e SLAs. A melhoria de processos, em tempos de durao e gesto, evidente especialmente nos processos de aquisio de infraestruturas, implementao e configurao de aplicaes, updates e gesto de alteraes.

SOLUES CLOUD
A Portugal Telecom tem vindo a reforar a sua aposta estratgica na inovao como enabler de eficincia dos seus clientes. A oferta de Solues Cloud PT uma referncia de pioneirismo nacional potenciando redues de custo TI, aumento de produtividade e mobilidade. O novo data center PT na Covilh, projeto j considerado de referncia pelo nvel de eficincia energtica (PUE de 1.2), sendo um dos maiores a nvel europeu, dota a PT de uma proposta de valor diferenciadora e competitiva escala internacional. Os servios de gesto cloud computing da PT so reconhecidos com a certificao ISO 20000. As ofertas de Unified Communications e Private Cloud PT so certificadas pela Cisco, sendo a PT atualmente Managed Services Channel Partner da Cisco.

COMPETITIVIDADE
O modelo cloud computing um driver de eficincia, permitindo rentabilizar ao mximo os recursos j existentes na organizao. O acesso virtualizao e a plataformas partilhadas, a gesto centralizada e o modelo de orquestrao automtico (na distribuio e gesto de capacidade) potenciam ganhos mpares na utilizao dos recursos fsicos disponveis. Esta utilizao sustentvel de recursos tem um impacto direto na estrutura de custos TI, reforado pela flexibilidade e escalabilidade do modelo cloud, que permite dispor da capacidade realmente necessria e ajustada s necessidades do negcio a cada momento eliminando desperdcios fsicos e financeiros associados a subutilizao e/ou ausncia de resposta adequada e atempada a situaes imprevistas. Estes fatores conduzem a um posicionamento mais competitivo, quer de um ponto de vista da margem de negcio, assim como do time-tomarket do cliente.

UTILIZAO
Ao disponibilizar uma plataforma de servios dinmica, a arquitetura cloud permite, sempre que o negcio o exija, de modo transparente, o acesso imediato a novas aplicaes e/ou novos recursos. O acesso a novas aplicaes facilitado quer pela sua disponibilizao na rede e acesso atravs do portal self-care, como pelo pricing inerente disponibilizao as a service. O prprio modelo, com custos indexados utilizao efetiva de recursos, proporciona nveis superiores de autonomia, controlo e mobilidade.

S-ar putea să vă placă și