Sunteți pe pagina 1din 20

Histrico - A Empresa

A histria do Banco se confunde com a histria da transformao do Nordeste.


O Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB) uma instituio financeira mltipla criada pela Lei Federal n 1649, de 19.07.1952 , e organizada sob a forma de sociedade de economia mista, de capital aberto, tendo mais de 90% de seu capital sob o controle do Governo Federal. Com sede na cidade de Fortaleza, Estado do Cear, o Banco atua em cerca de 2 mil municpios, abrangendo os nove Estados da Regio Nordeste (Maranho, Piau, Cear, Rio Grande do Norte, Paraba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia), o norte de Minas Gerais (incluindo os Vales do Mucuri e do Jequitinhonha) e o norte do Esprito Santo. Maior instituio da Amrica Latina voltada para o desenvolvimento regional, o BNB opera como rgo executor de polticas pblicas, cabendo-lhe a operacionalizao de programas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e a administrao do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), principal fonte de recursos operacionalizada pela Empresa. Alm dos recursos federais, o Banco tem acesso a outras fontes de financiamento nos mercados interno e externo, por meio de parcerias e alianas com instituies nacionais e internacionais, incluindo instituies multilaterais, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O BNB responsvel pelo maior programa de microcrdito da Amrica do Sul e o segundo da Amrica Latina, o CrediAmigo, por meio do qual o Banco j emprestou mais de R$ 3,5 bilhes a microempreendedores. O BNB tambm opera o Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur/NE), criado para estruturar o turismo da Regio com recursos da ordem de US$ 800 milhes. So clientes do Banco os agentes econmicos e institucionais e as pessoas fsicas. Os agentes econmicos compreendem as empresas (micro, pequena, mdia e grande empresa), as associaes e cooperativas. Os agentes institucionais englobam as entidades governamentais (federal, estadual e municipal) e no-governamentais. As pessoas fsicas compreendem os produtores rurais (agricultor familiar, mini, pequeno, mdio e grande produtor) e o empreendedor informal. O BNB exerce trabalho de atrao de investimentos, apia a realizao de estudos e pesquisas com recursos no-reembolsveis e estrutura o desenvolvimento por meio de projetos de grande impacto. Mais que um agente de intermediao financeira, o BNB se prope a prestar atendimento integrado a quem decide investir em sua rea de atuao, disponibilizando uma base de conhecimentos sobre o Nordeste e as melhores oportunidades de investimento na Regio.

DECRETO-LEI N 1.376, DE 12 DE DEZEMBRO DE 1974 LEI N 7.827, DE 27 DE SETEMBRO DE 1989

Perfil do Banco do Nordeste - Forma de Atuao


Aes complementares concesso do crdito

A atividade que define uma instituio financeira a concesso de crdito. Porm, para cumprir a misso de desenvolvimento em uma regio com muitas potencialidades ainda no exploradas, o Banco do Nordeste entende que o crdito necessrio, mas no deve ser o nico servio oferecido. Com esta convico, o Banco criou diversos instrumentos que lhe possibilitaram atuar mais prximo dos clientes e ampliar suas atividades, indo alm da intermediao financeira, buscando contribuir para garantir a sustentabilidade dos empreendimentos financiados, associada melhoria das condies de vida da populao nordestina. So aes antecedentes e subseqentes concesso de crdito que vm contribuindo para maior efetividade dos recursos aplicados, seja por darem maior capilaridade ao Banco, possibilitando maior aproximao com o cliente e conhecimento de seu negcio, seja por favorecerem a identificao de parceiros para implementao de iniciativas conjuntas, por exemplo, nas reas de pesquisa, assistncia tcnica e apoio comercializao. Dentre as aes e instrumentos criados pelo Banco, destacam-se: os Agentes de Desenvolvimento, as Agncias Itinerantes, as Polticas de Desenvolvimento Territorial, o Crediamigo e o Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste -PRODETUR, no apoio infra-estrutura turstica regional.

Desempenho - Apresentao
O Banco do Nordeste do Brasil S/A um banco de desenvolvimento com operaes focadas principalmente na regio Nordeste do Brasil. Oferecemos um portflio abrangente de produtos e servios a pessoas fsicas e jurdicas, assim como ao governo nos nveis federal, estadual e municipal. Somos controlados pelo governo brasileiro e agimos como um agente para implementao de polticas pblicas e programas de desenvolvimento para a regio Nordeste. Como parte da estratgia do governo para facilitar o desenvolvimento da regio, oferecemos financiamento competitivo para empreendedores de pequeno, mdio e grande porte. Nossas operaes esto centradas sobre o financiamento dos setores produtivos da regio Nordeste (incluindo os setores rural, industrial e comercial), principalmente atravs de emprstimos de longo e curto prazo e operaes de mercados de capitais. Alm de nossas operaes de crdito, O BNB atua com fundos e programas do governo brasileiro, incluindo o (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste) FNE e o FINOR (Nordeste Fundo de Investimento), tambm atua como agente de crdito para o PRONAF ( Programa Nacional de Fortalecimento da cultura dos agentes da Famlia) e como agente operador do FDNE (Fundo de Desenvolvimento do Nordeste).

Planejamento Estratgico 2013-2016


Plano Plurianual do Governo Federal PPA 2012-2015.
O Banco do Nordeste tem como misso: Atuar na promoo do desenvolvimento sustentvel, como Banco Pblico competitivo e rentvel. Sua viso :

Ser o Banco preferido na Regio Nordeste, reconhecido pela excelncia no atendimento e efetividade na promoo do desenvolvimento sustentvel. Seus princpios e valores: Justia Honestidade Democracia Cooperao Disciplina Governana Sustentabilidade Compromisso Confiana Civilidade Transparncia Igualdade Respeito. O direcionamento estratgico do Banco est expresso nas seguintes estratgias: Estratgicas 2013-2016 - Banco do Nordeste

01. Atuar na promoo do desenvolvimento regional sustentvel, como Banco Pblico competitivo e rentvel. Integrar os programas de crdito s aes dos programas Brasil Sem Misria, Crescer, Brasil Maior, Bolsa Famlia e Programa de Fomento s Atividades Produtivas Rurais. 02. Atender mnimo de 50% dos recursos do FNE para o semirido e de 4,5% para cada Estado. 03. Diversificar as fontes de financiamento (BNDES, Fundo de Amparo ao Trabalhador e BID). 04. Promover inovao e difuso tecnolgicas atreladas ao crdito, especialmente para os segmentos de pequeno porte. 05. Incrementar o crdito s exportaes nordestinas. 06. Ampliar a participao de mercado na captao de recursos. 07. Elevar negcios com produtos de seguridade. 08. Elevar nvel de competitividade dos produtos e servios da rea comercial ao padro de mercado, inclusive com novas tecnologias bancrias. 09. Inserir o BNB como depositrio das transferncias da Unio para o Nordeste. 10. Aumentar a produtividade do Programa Crediamigo. 11. Desenvolver novos produtos para o cliente do Crediamigo. 12. Promover incluso financeira, por meio da bancarizao e da educao financeira. 13. Promover novos negcios nos diversos segmentos de clientes por meio de alianas estratgicas. 14. Associar crdito para empreendimentos de pequeno porte aos projetos estruturantes. 15. Oferecer ao cliente produtos e servios com tecnologias mveis. 16. Revisar os processos de crdito e de renegociao de dvidas, reduzindo o tempo de atendimento. 17. Elaborar programas de capacitao do corpo gerencial em estratgias de negociao, gesto de resultados e gesto de equipes. 18. Utilizar tecnologias de ponta e uso intensivo de terminais de atendimento para produtos massificados. 19. Aperfeioar o programa de sucesso. 20. Expandir negcios com franquias e redes de negcios.

Ressalta-se que as definies contidas no Planejamento Estratgico do Banco do Nordeste, com os resultados a alcanar, tm como referncia o Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal. O alinhamento ao PPA 2012-2015 resultou na insero do Banco do Nordeste em 12 Programas Temticos, representando a sua participao nas polticas pblicas do Governo Federal. O gerenciamento dos resultados feito em conjunto com o Planejamento Estratgico 2013-2016.

Os Programas Temticos, com as metas e as iniciativas assumidas pelo Banco, constam no quadro a seguir:

Presidncia da Repblica
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurdicos LEI No 1.649, DE 19 DE JULHO DE 1952.
Cria o Banco do Nordeste do Brasil e d outras providncias. O PRESIDENTE DA REPBLICA , fao saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPTULO I CONSTITUIO DO BANCO Art 1 o Poder Executivo autorizado a promover todos os atos necessrios constituio do Banco do Nordeste do Brasil, como um dos rgos de execuo do programa assistencial previsto no art. 198 da Constituio. Art 2 O Banco do Nordeste do Brasil ser organizado sob a forma de sociedade por aes e os seus estatutos, que dependero de prvia aprovao do Presidente da Repblica, obedecero s linhas gerais consubstanciadas na presente Lei, e aos dispositivos, por esta no derrogados, da legislao bancria e do Decreto-lei n 2.627, de 26 de setembro de 1940. Art 3 O Banco do Nordeste do Brasil ter sede na cidade de Fortaleza. 1 O Banco ter uma filial em cada um dos Estados compreendidos no Polgono das Scas. 2 As filiais de que trata o pargrafo anterior tero, conforme dispuserem os Estados, e guardadas as normas gerais do Banco, autonomia na aplicao dos recursos que, na conformidade do art. 14, couberem aos respectivos Estados. 3 As agncias iro sendo instaladas na rea do Polgono, de modo que haja, em cada Estado, pelo menos uma agncia por 400.000 (quatrocentos mil) habitantes da respectiva rea sca e um mnimo de duas agncias por Estado. CAPTULO II RECURSOS Art 4 Sero os seguintes os recursos do Banco do Nordeste do Brasil: a) capital social; b) parte do fundo a que se refere o art. 1 da Lei n 1.004, de 24 de dezembro de 1949; c) depsitos nas condies que forem fixadas nos Estatutos; d) lucros verificados nas operaes;

e) produto do lanamento de ttulos de sua responsabilidade, nas condies permitidas pela lei. Art 5 O capital inicial do Banco ser de cem milhes de cruzeiros (Cr$100.000.000,00) dividido em aes comuns, nominativas, de mil cruzeiros (Cr$1.000,00) cada uma, das quais o Tesouro Nacional subscrever, no mnimo, setenta por cento (70%), no valor de setenta milhes de cruzeiros (Cr$70.000.000,00), ficando os restantes trinta por cento (30%), no montante de trinta milhes de cruzeiros (Cr$30.000.000,00), destinados abertura de subscrio pblica. 1 Caber ao Tesouro Nacional, se necessrio, completar a quota reservada subscrio particular e no subscrita. 2 o Tesouro Nacional autorizado a subscrever a sua quota inicial de capital com parte do Fundo constitudo em obedincia ao disposto no art. 198, 1, da Constituio Federal. 3 o Poder Executivo autorizado a baixar os atos necessrios ao reajustamento peridico do capital social, conforme a convenincia das operaes do Banco, incorporando parte dos depsitos previstos no artigo seguinte e levando em conta o disposto no art. 17. Art 6 O Tesouro Nacional depositar cada ano, em conta especial no Banco do Nordeste, entre 50% e 80% da incorporao anual do Fundo a que se refere o art. 198, 1, da Constituio, para as operaes referidas no mesmo dispositivo constitucional, in fine , observado sempre o disposto no 3 do art. 1 da Lei n 1.004, de 24 de dezembro de 1949. CAPTULO III ADMINISTRAO Art 7 O Banco ser administrado por uma Diretoria composta de seis membros, sendo um presidente e cinco diretores, com a assistncia de um Conselho Consultivo e de outros rgos previstos na lei ordinria. Art. 7 O Banco ser administrado por uma diretoria composta de cinco membros, sendo um presidente e quatro diretores. (Redao dada pelo Decreto-Lei n 531, de 1969) 1 O Presidente ser de livre nomeao do Presidente da Repblica, entre pessoas de notrio conhecimento dos problemas peculiares regio. 2 Os Diretores sero escolhidos pela forma e prazo que os Estatutos determinarem, no podendo ste ser superior a quatro anos, mas permitida a reeleio. 3 Vetado. 4 As resolues da Diretoria sero tomadas por maioria de votos, cabendo ao Presidente o direito de veto, com recurso para o Ministro da Fazenda. 5 O Conselho Consultivo, constitudo conforme determinarem os estatutos, incluir obrigatriamente o Diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Scas, o Superintendente da Comisso do Vale do So Francisco, um representante de cada um dos Estados diretamente interessados e um representante da agricultura, um da indstria e um do comrcio da regio, escolhidos mediante indicao das federaes regionais, ou organizaes semelhantes, atravs das confederaes nacionais respectivas. (Revogado pelo Decreto-Lei n 531, de 1969) Art. 7 - O Banco ser administrado por uma Diretoria composta de 7 (sete) membros, sendo 1 (um) Presidente e 6 (seis) Diretores, a saber: (Redao dada pela Lei n 7.336, de 1985) I - Diretor de Crdito Geral; (Includo pela Lei n 7.336, de 1985) II - Diretor de Crdito Industrial; (Includo pela Lei n 7.336, de 1985) III - Diretor de Crdito Rural; (Includo pela Lei n 7.336, de 1985) IV - Diretor de Cmbio; (Includo pela Lei n 7.336, de 1985) V - Diretor de Crdito infra-estrutura; e (Includo pela Lei n 7.336, de 1985) VI Diretor de Recursos Humanos e Patrimoniais. (Includo pela Lei n 7.336, de 1985) Pargrafo nico - 1 (um) Diretor ser escolhido dentre os funcionrios do Banco, de carreira, em exerccio ou aposentado. (Includo pela Lei n 7.336, de 1985)

CAPTULO IV ATRIBUIES Art 8 O Banco do Nordeste do Brasil prestar assistncia, mediante emprstimo, a empreendimentos de carter reprodutivo, na rea do Polgono das Scas, especialmente para: a) despesas que couberem ao tomador de emprestmo para construo de aude por cooperao com o Govrno Federal ou com govrno estadual, at o limite de setenta por cento (70%) do prmio concedido; b) construo de pequenos audes e de barragens submersas, s expensas do interessado; c) perfurao e instalao de poos; d) obras de irrigao; e) aquisio ou construo de silos e construo de armazns e fenis nas fazendas; f) aquisio ou reforma de equipamentos e mquinas agrcolas ou industriais e aquisio de reprodutores e animais de trabalho; g) produo de energia eltrica; h) plantao tcnica e intensiva de rvores prprias ecologia regional, especialmente as xerfilas de reconhecido valor econmico; i) servios e obras de saneamento e desobstruo e limpeza de rios e canais; j) financiamento de safras agrcolas em geral, de preferncia por intermdio de cooperativas agrcolas; k) financiamento, mediante penhor mercantil, dos produtos da regio at o limite mximo de oitenta por cento (80%) de seu valor comercial, ou do preo mnimo, oficialmente fixado; l) construo e instalao de armazns, nos centros de coleta e distribuio, e de usinas de beneficiamento e industrializao de produtos da regio, e que concorram para o desenvolvimento e estabilidade da produo agropecuria; m) desenvolvimento e criao de indstrias, inclusive artesanais e domsticas, que aproveitem matrias-primas locais, que ocupem com maior produtividade as populaes ou que sejam essenciais elevao dos seus nveis de consumo essencial, no Polgono das Scas; n) aquisies, preparo e loteamento de terras para venda de pequenas propriedades rurais, a prazo longo, bem como despesas de transporte e sustento de colono durante o perodo inicial; atendidas, porm, as exigncias da lei bancria comum ou dos estatutos quanto manuteno de reservas em propriedades imobilirias. Art 9 O Banco do Nordeste do Brasil poder fazer emprstimos a Prefeituras Municipais no Polgono das Scas, para qualquer um dos fins previstos nas letras a a i do artigo anterior, e bem assim para a realizao de servios de gua e esgotos, mediante a utilizao dos recursos a que se referem as letras c , d e e , do art. 4. Art 10. Poder ainda o Banco do Nordeste do Brasil realizar, em benefcio de empreendimentos que promovam o desenvolvimento econmico da regio compreendida no

Polgono das Scas, todas as operaes habituais dos corretores e bancos ou sociedades de investimento, permitidas pela lei, como sejam: a) estudar empreendimentos econmicos e oferec-los ao capital privado ou lan-los a subscrio pblica, na rea de sua operao; b) garantir a tomada de determinada quota do capital e o adquirir, para revenda posterior; c) financiar mediante hipoteca; d) adquirir ou construir e ceder em locao, com opo de compra os imveis convenientes instalao de fbricas, uma vez possam les ser facilmente utilizveis por outras emprsas ou para outros fins; e) colaborar com bancos e sociedades de investimentos para a realizao de empreendimentos que correspondam s suas finalidades. Pargrafo nico. Para os fins das letras b a e dste artigo, o Banco poder emitir ttulos de rendimento fixo ou varivel, conforme fr permitido pela lei. CAPTULO V CONDIES DAS OPERAES Art 11. Os prazos, juros e outras condies dos emprstimos sero fixados, atendendo aos aspectos econmicos dos empreendimentos e projetos, existncia dos recursos e finalidade assistencial do Banco. Art 12. Na regulamentao desta lei, ou nos atos constitutivos a que se refere o art. 1, o Poder Executivo determinar a prioridade e as condies, nela no previstas, das operaes do Banco. Art 13. Os recursos da conta especial a que se refere o art. 6, smente podero ser aplicados, para qualquer dos fins previstos no art. 8 desta lei, em emprstimos a agricultores e industriais estabelecidos na rea do Polgono das Scas, inclusive emprsas agrcolas, emprsas industriais e cooperativas. 1 Vetado. 2 Nos casos das letras j a n , os prazos, juros e demais condies sero estabelecidos na conformidade do que dispem os arts. 11 e 12. 3 Vetado. 4 Vetado. Art 14. Vetado. CAPTULO VI DISPOSIES GERAIS Art 15. A parte do capital subscrito pelo Govrno da Unio, de acrdo com os 2 e 3 do art. 5, no ter direito a dividendos, se s aes subscritas por outras pessoas fsicas e jurdicas no couber um dividendo mnimo de 10%. Os dividendos que tocarem Unio no podero ser retirados. Pargrafo nico. No sero abonados juros aos depsitos previstos no art. 6.

Art 16. O Banco do Nordeste do Brasil operar, sempre que possvel, em colaborao com outros bancos e de preferncia atravs de agncias locais de bancos nacionais, particularmente os de carter cooperativo ou de contrle da Unio e dos Estados e Municpios. Pargrafo nico. O Banco do Nordeste do Brasil dar preferncia, igualmente, s operaes por intermdio de cooperativas, e a financiamentos diretos a essas entidades, para as quais sero estabelecidas condies mais favorveis. Art 17. O Poder Executivo, ao adotar as providncias autorizadas no 3 do art. 5, e ao regulamentar as operaes do Banco, levar em conta a necessidade de um nvel mnimo de liquidez, a fim de reforar a reserva lquida constituda para socorro s populaes atingidas pelas scas. Pargrafo nico. O regulamento estabelecer os favores especiais que devam ter os tomadores de emprstimo nos anos de sca, sob a forma de reduo, iseno ou adiamento de pagamento de juros e amortizaes, conforme a natureza das operaes e a gravidade local do flagelo. Art 18. O Departamento Nacional de Obras Contra as Scas e outros rgos pblicos prestaro ao Banco a assistncia tcnica que estiver a seu alcance. Pargrafo nico. O Banco, por sua vez, colaborar, atravs do Escritrio Tcnico de estudos econmicos, que manter, no exame dos problemas da regio a cargo do Departamento Nacional de Obras Contra as Scas. Art 19. O Banco apresentar anualmente ao Poder Executivo, at 31 de janeiro, relatrio sbre suas atividades, o qual ser remetido ao Congresso juntamente com a conta de movimento, a que se refere o art. 11 da Lei n 1.004. Art 20. o Poder Executivo autorizado a dar a garantia do Tesouro para os depsitos e os ttulos emitidos pelo Banco do Nordeste, bem como para os emprstimos que faa no estrangeiro, destinados a empreendimentos econmicos e que sejam prviamente submetidos ao exame e aprovao dos rgos prprios da administrao federal. Art 21. A parte da reserva a que se refere o 1 do art. 198 da Constituio, e que no seja depositada no Banco do Nordeste ou integrada no seu capital, na forma desta Lei, poder constituir depsito especial no Banco do Brasil, para atender finalidade do 1 do art. 1 da Lei n 1.004, conforme as condies que forem contratadas entre ste e o Govrno. Art 22. O Poder Executivo, ouvido o Conselho da Superintendncia da Moeda e do Crdito, poder autorizar a que no Banco do Nordeste possam ser realizados, em condies equiparadas s do Banco do Brasil, depsitos do Tesouro e de rgos e entidades pblicas, depsitos judiciais e outros depsitos ou tomada de ttulos, determinados pela Lei a instituies pblicas ou subordinadas a contrle pblico em suas aplicaes financeiras. Pargrafo nico. Os rgos e entidades pblicas cuja atuao, no todo ou em parte, se faa na rea do Polgono das Scas, utilizaro sempre que isso no prejudique suas atividades, quanto aos recursos financeiros mobilizados na regio, os servios bancrios do Banco do Nordeste. Art 23. O art. 1 e seu 3 da Lei n 1.004, de 24 de dezembro de 1949, passam a ter a seguinte redao: "Art. 1 A Lei oramentria consignar, anualmente, uma dotao global correspondente a 1% (um por cento) da renda tributria prevista da Unio, para constituir o depsito especial de que trata o 1 do art. 198 da Constituio Federal."

" 3 Em nenhuma hiptese, a reserva especial, sem aplicao, destinada ao socorro s populaes durante as calamidades, poder ser inferior quantia correspondente a 1% (um por cento) da renda tributria prevista." Art 24. vedado ao Banco do Nordeste do Brasil conceder emprstimos a pessoas fsicas ou jurdicas que no sejam estabelecidas no Polgono das Scas ou que no tenham atividades na referida rea. Art 25. Os servidores do Banco do Nordeste do Brasil, excetuados os Diretores e os ocupantes de cargos tcnicos, definidos no Regulamento, sero admitidos mediante concurso. Art 26. So revogados os arts. 3 a 10 da Lei n 1.004, de 24 de dezembro de 1949, e as disposies em contrrio. Art 27. Esta Lei entrar em vigor na data da sua publicao. Rio de Janeiro, 19 de julho de 1952; 131 da Independncia e 64 da Repblica. GETLIO VARGAS Horcio Lafer lvaro de Souza Lima Osvaldo Carij de Castro Este texto no substitui o publicado no DOU de 24.7.1952

Agroamigo - Apresentao
Criado em 2005, o Agroamigo o Programa de Microfinana Rural do Banco do Nordeste, operacionalizado em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania (INEC) e o Ministrio do Desenvolvimento Agrrio (MDA). Em sete anos de atuao, tornou-se o maior programa de microfinana rural da Amrica do Sul. O Programa se prope a melhorar o perfil social e econmico do agricultor(a) familiar do Nordeste e norte de Minas Gerais, atendendo, de forma pioneira no Brasil, a milhares de agricultores(as) familiares, enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), com exceo dos grupos A e A/C. Com metodologia prpria, adaptada s condies do meio rural, cuja principal caracterstica o atendimento integral, a partir da forte presena do Assessor de Microcrdito nas comunidades, o Programa incentiva o desenvolvimento de atividades produtivas agropecurias e no agropecurias. Em 2012, o Agroamigo, inicialmente voltado para o grupo B do Pronaf, ou seja, agricultores rurais com renda anual de at R$ 20mil, passou a contar com o Agroamigo Mais, que atende operaes de at R$ 15 mil e se destina aos demais grupos do Pronaf, exceto A e A/C. Assim, o Agroamigo, em reposta a necessidade de expanso, passa a ter dois produtos. Um voltado para agricultores com renda bruta familiar nos ltimos 12 (doze) meses, de at R$ 20 mil, com financiamentos de at R$ 3.500,00; outro direcionado a agricultores com renda bruta familiar, nos ltimos 12 (doze) meses, mxima de R$ 360 mil, em financiamentos de at R$ 15 mil e um limite total de endividamento de R$ 30 mil em operaes contratadas no Agroamigo. Em 2014, o Agroamigo Mais j est sendo operacionalizado pelas 170 Unidades de atuao do Programa, atendendo a 1.954 municpios.

Na posio de Dezembro/2013, o Agroamigo conta com carteira acumulada de R$ 4,6 bilhes, correspondentes a cerca de 2,3 milhes de operaes contratadas. Com uma carteira ativa de R$ 1,68 bilho, contando com mais de 817 mil operaes ativas

Reconhecimento

O trabalho realizado pelo Agroamigo vem sendo reconhecido, inclusive, internacionalmente. Destaca-se o prmio da ALIDE, recebido em 2009, em reconhecimento s boas prticas nas instituies financeiras de desenvolvimento e como produto inovador de crdito. Em 2010, o Agroamigo concorreu ao Premio ENAP de prticas inovadoras na gesto pblica federal, tendo sido agraciado com o 2 lugar. No VIII Prmio Relatrio Bancrio, realizado em 2012, o Agroamigo foi contemplado com o 1 lugar na categoria Excelncia - Melhor em Produtos e Servios para Incluso Financeira pela iniciativa na bancarizao do agricultores familiares.
Objetivos Conceder crdito orientado e acompanhado, de forma gradativa e sequencial. Atender aos clientes na prpria comunidade, por meio do Assessor de Microcrdito Rural. Expandir, de forma quantitativa e qualitativa, o atendimento com reduo de custos para o cliente. Agilizar o processo de concesso do crdito. Promover a incluso financeira do(a) agricultor(a) familiar e seu acesso aos produtos e servios do Banco. Sensibilizar os(as) agricultores(as) familiares quanto importncia da educao financeira. Conscientizar os(as) agricultores(as) quanto necessidade de explorao sustentvel do meio ambiente.

Crediamigo - Apresentao
Hoje com 15 anos, o Crediamigo o maior Programa de Microcrdito Produtivo Orientado da Amrica do Sul, que facilita o acesso ao crdito a milhares de empreendedores pertencentes aos setores informal ou formal da economia (microempresas, enquadradas como Microempreendedor Individual, Empresrio Individual, Autnomo ou Sociedade Empresria). O Crediamigo faz parte do Crescer - Programa Nacional de Microcrdito do Governo Federal uma das estratgias do Plano Brasil Sem Misria para estimular a incluso produtiva da populao extremamente pobre. O Programa atua de maneira rpida e sem burocracia na concesso de crditos em grupo solidrio ou individual. Grupo solidrio consiste na unio voluntria e espontnea de pessoas interessadas em obter o crdito, assumindo a responsabilidade conjunta no pagamento das prestaes. A metodologia do aval solidrio consolidou o Crediamigo como o maior programa de microcrdito do pas, possibilitando o acesso ao crdito a empreendedores que no tinham acesso ao sistema financeiro.

Associado ao crdito, o Crediamigo oferece aos empreendedores acompanhamento e orientao para melhor aplicao do recurso, a fim de integr-los de maneira competitiva ao mercado. Alm disso, o Programa de Microcrdito do Banco do Nordeste abre conta corrente para seus clientes, sem cobrar taxa de abertura e manuteno de conta, com o objetivo de facilitar o recebimento e movimentao do crdito. Outras Informaes:

Os documentos necessrios para o cadastro de um o cliente do Crediamigo so CPF, Documento de Identificao com foto e Comprovante de Residncia atual. O atendimento ao cliente do Crediamigo personalizado, feito no prprio local do empreendimento; O emprstimo liberado de uma s vez em no mximo sete dias teis aps a solicitao; Os valores iniciais variam de R$ 100,00 a 6.000,00, de acordo com a necessidade e o porte do negcio; Os emprstimos podem ser renovados e evoluir at R$ 15.000,00, dependendo da capacidade de pagamento e estrutura do negcio, permanecendo esse valor como endividamento mximo do cliente.

Servios de Arrecadao
O Banco do Nordeste tem a soluo certa para arrecadao de tributos e contas.
O Banco do Nordeste tambm promove o desenvolvimento da regio prestando servio de arrecadao de tributos (Federais, Estaduais e Municipais) e de concessionrias de servios pblicos (gua, luz e telefone) com rapidez, segurana e comodidade. Voc, gestor pblico, reduza seus custos administrativos e promova o crescimento das receitas do seu Municpio / Estado / Unio, elegendo o Banco do Nordeste como agente arrecadador de seus tributos, dadas as vantagens abaixo enumeradas de melhoria da receita pblica e comodidade dos contribuintes: -> O Banco do Nordeste envia os registros dos documentos arrecadados noite na forma de arquivos eletrnicos. -> O Banco do Nordeste tambm oferece um sistema que permite a transferncia de arquivos a cada quinze minutos, possibilitando aos conveniados a verificao dos pagamentos rapidamente. Nesse caso, o conveniado dever estar apto para recepcionar os arquivos dentro da sistemtica; -> Se o contribuinte for cliente do Banco, seus tributos podem ser pagos pela internet ou nos terminais de autoatendimento de nossas agncias localizadas em toda a regio Nordeste, norte de Minas Gerais e do Esprito Santo. BANCO DO NORDESTE PODER ARRECADAR OS SEGUINTES TRIBUTOS Federais

IR Imposto de Renda (recebido atravs de DARF Documento de Arrecadao Federal) II - Imposto de Importao (recebido atravs de DARF) IE Imposto de Exportao (recebido atravs de DARF) IPI Imposto sobre Produtos Industrializados (recebido atravs de DARF) FGTS Fundo de Garantia por Tempo de Servios (recebido atravs de GFIP Guia de Recolhimento do FGTS e Informaes da Previdncia) INSS Instituto Nacional da Seguridade Social (recebido atravs de GPS Guia de Previdncia Social) ITR Imposto Territorial Rural (recebido atravs de DARF) IOF Imposto sobre Operaes Financeiras Contribuies (recebido atravs de DARF) Estaduais ICMS Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios; IPVA Imposto sobre a Propriedade de Veculos Automotores; ITCD Imposto sobre a Transmisso de Causa Mortis e Doeao de Quaisquer Bens ou Direitos

Municipais IPTU - Imposto Predial e Territorial; ISSQN - Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza.

Convnios e Repasses - OGU


Para garantir o sucesso de sua gesto e o crescimento da nossa Regio.
O Banco do Nordeste, na qualidade de Agente do Governo Federal atua como depositrio de recursos de CONVNIOS e como Mandatrio da Unio nos CONTRATOS de REPASSE provenientes de Transferncias Voluntrias do Oramento Geral da Unio OGU para Estados, Municpios e entidades no governamentais. No Nordeste o que do Nordeste: A opo dos Estados e Municpios pelo Banco do Nordeste como depositrio dos recursos de convnios garante a permanncia de tais recursos na Regio, propiciando sustentabilidade e fortalecimento da economia e do desenvolvimento local. Como optar pelo Nordeste atravs dos Convnios: Quando do cadastro das propostas no SICONV, basta que Estados e Municpios opte pelo Banco do Nordeste como depositrio desses recursos. SICONV: O Banco do Nordeste est habilitado a operar atravs do SICONV em todos os seus aplicativos, inclusive com OBTV. Contratos de Repasse: Atuando como Mandatrio da Unio, o Banco do Nordeste realiza a transferncia desses recursos federais atravs de contrato pactuado junto aos rgos Gestores dos Programas de Transferncia Voluntria. Acesse o Portal de Convnios

Folha de Pagamento
Deposite o recurso de pagamento dos salrios dos servidores estaduais e municipais no Banco do Nordeste e deixe o resto por nossa conta.
Pagar o salrio dos servidores de forma simples e direta no deve ser mais problema para os Recursos Humanos da administrao pblica (estadual e municipal), ante a soluo que o Banco do Nordeste tem: Atravs da ferramenta Nordeste Empresarial, a transferncia de arquivos totalmente eletrnica e o crdito do salrio feito diretamente na conta corrente do servidor; O recurso creditado na conta corrente do servidor isento de tarifa; Alm dessa comodidade, o servidor pblico passa a contar com uma ampla linha de produtos e servios de nossas agncias, alm de saques em canais alternativos de terminais conveniados (Banco24Horas, Banco do Brasil, etc), disponibilizados em todo o Brasil. Como Contratar A solicitao do servio deve ser feita em qualquer agncia Banco do Nordeste que o rgo Pblico mantm sua conta corrente; Disponibilizamos todas as informaes necessrias operacionalizao eletrnica do processo de folha de pagamento, layout, operacionalizao, tarifas. Para os Servidores Aproveite os benefcios que iro facilitar a sua vida, conhea os produtos e servios disponveis Para Voc.

Investimentos
Solues para Investimentos no Setor Pblico.
O Banco do Nordeste possui uma linha completa de Investimentos para o Setor Pblico com as melhores taxas do mercado. Conhea nossos produtos: FUNDOS DE INVESTIMENTO BNB FI Curto Prazo - Setor Pblico Investimento que apresenta gesto conservadora, sendo a carteira composta por ttulos pblicos federais, com liquidez e rentabilidade compatveis s aplicaes realizadas nesses ttulos. BNB FI Renda Fixa - Setor Pblico Previdncia Destinado exclusivamente a receber recursos dos regimes prprios da previdncia social

institudos pelo Governo Federal, Governo dos Estados, Distrito Federal e Municpios, que desejam investir em fundo com risco inerente a ttulos pblicos federais. BNB FIC FI Aes Dividendos Uma das opes para o investidor que procura equilibrar a relao retorno/risco de sua carteira prpria. Este fundo investe 95% do seu patrimnio na aquisio de cotas de fundo de aes de companhias que apresentam histrico consistente de distribuio de dividendos. Conhea outras opes de Fundos de Investimento.

OUTROS PRODUTOS DE INVESTIMENTO Depsitos a Prazo - CDB e RDB Ttulos nominativos pr ou ps-fixados, em que a taxa e o prazo so negociados pelo investidor. Produto que conta com a segurana, rentabilidade e liquidez oferecidas pelo Banco do Nordeste. Poupana O Banco do Nordeste faz de tudo para o seu dinheiro crescer, ou melhor, render. por isso que voc, correntista ou no do Banco, pode aplicar os seus recursos financeiros e obter rendimentos mensais com a Poupana do Banco do Nordeste. E voc tem ainda a opo de abrir uma Poupana corrente, com rendimentos similares aos da Poupana convencional.

Judicirio
O Banco do Nordeste coloca disposio produtos e servios direcionados aos rgos do Poder Judicirio, que necessitam realizar movimentao e transaes bancrias.
Depsitos Judiciais O Banco do Nordeste administra os depsitos judiciais, oferecendo vantagens exclusivas para o seu recebimento, gerenciamento e liquidao. Veja: Comodidade na consulta dos saldos e extratos atualizados dos depsitos judiciais via Internet; Impresso de Guias de depsito e levantamento; Recebimento de Custas Judiciais e Emolumentos, mediante convnio de arrecadao; Recebimento de depsitos judiciais via TED Judicial, ou em qualquer agncia do Banco do Nordeste; Interligao de sistemas com Tribunais, permitindo a melhoria e agilidade na prestao do servio de recebimento e liquidao de depsitos judiciais; Para o depositante, o Banco do Nordeste oferece um sistema exclusivo que permite a realizao e levantamento de Depsitos Judiciais. Se voc for nosso cliente, poder fazer a quitao da Guia de Depsito Judicial pelo Nordeste Eletrnico, com maior comodidade e segurana ou em qualquer agncia bancria. Sistema de Depsitos Judiciais: Acesse o Sistema.

* Informamos que a partir de 13 de junho de 2011 entrou em funcionamento o Posto de Atendimento Bancrio no Frum Clvis Bevilqua, onde podero ser realizados recebimentos de Depsitos Judiciais.

Recebimento de Custas Judiciais O Banco do Nordeste dispe de tecnologia para o recebimento de custas judiciais, mediante convnio de arrecadao. Os rgos do Judicirio podem acessar esse servio de forma prtica, cmoda e segura. Utilizamos cdigo de barras, padro FEBRABAN e as guias e os boletos podem ser confeccionados pelo Banco do Nordeste, conforme as necessidades do tribunal. O gerenciamento feito de forma eletrnica e segura, incluindo o envio e recepo de arquivos, bem como o repasse dos recursos arrecadados. Conhea tambm outros tributos arrecadados pelo Banco.

Crdito
Programas de crdito para o Setor Pblico, com foco no desenvolvimento.
PMAT Programa de Modernizao da Administrao Tributria e da Gesto dos Setores Sociais Bsicos Programa de financiamento, com recursos do BNDES, destinado a apoiar projetos de investimentos voltados melhoria da eficincia, qualidade e transparncia da gesto pblica, visando modernizao da administrao tributria e qualificao do gasto pblico nos Municpios. Provias Programa de Intervenes Virias Linha de crdito, com recursos do BNDES, que tem por objetivo financiar a aquisio de mquinas e equipamentos nacionais novos, cadastrados no BNDES, destinados a intervenes em vias pblicas, rodovias e estradas. PMI Projetos Multissetoriais Integrados Urbanos Linha de financiamento que visa apoiar projetos multissetoriais integrados, previamente selecionados pelo Ministrio das Cidades. Esses projetos integram o planejamento e as aes dos agentes municipais em diversos setores, para solucionar problemas estruturais dos centros urbanos. Programa Caminho da Escola Renovar e ampliar a frota de veculos de transporte escolar destinada ao transporte dirio de alunos da educao bsica da rede pblica residentes, prioritariamente, na zona rural dos sistemas estadual, distrital e municipal, por meio de financiamento, exclusivamente por meio de Instituies Financeiras Credenciadas.

PRODEPRO Programa de Desenvolvimento Produtivo da Regio Nordeste Programa de financiamento, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), destinados aos Governos Estaduais, para aplicao em obras de infraestrutura necessrias para superar os gargalos das principais cadeias produtivas da regio, contemplando ainda elaborao de estudos e projetos de obras pblicas e PPPs e fortalecimento institucional voltado para a atrao de investimentos, promoo de exportaes e estruturao de concesses e PPPs.

FINOR - Apresentao
O incentivo fiscal para o desenvolvimento da Regio Nordeste
O Fundo de Investimentos do Nordeste - FINOR um benefcio fiscal concedido pelo Governo Federal, criado pelo Decreto-Lei n 1.376, de 12/12/1974, e reformulado pela Lei n 8.167, de 16/01/1991, regulamentada pelo Decreto n 101, de 17/04/1991, com modificaes introduzidas pela Medida Provisria n 2.199-14, de 24/08/2001 (ltima reedio da MP n 2.058, de 23/08/2000). Constitudo de recursos aplicados em aes e debntures, destina-se a apoiar financeiramente empreendimentos instalados ou que venham a se instalar na rea de atuao da Superintendncia do Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE. O objetivo contribuir para o desenvolvimento econmico da Regio Nordeste e parte dos Estados de Minas Gerais e Esprito Santo, alm de ser um investimento atrativo para as empresas contribuintes do imposto de renda de todo o Pas.

Agricultura Familiar
Saiba o porqu da Agricultura Familiar
A agricultura familiar responsvel pela produo dos principais alimentos consumidos pela populao brasileira: 84 % da mandioca, 67 % do feijo; 54 % do leite; 49 % do milho, 40 % de aves e ovos e 58 % de sunos. No Nordeste a agricultura familiar responsvel por 82,9 % da ocupao de mo de obra no campo. Considerando a importncia scioeconmica desse segmento produtivo, o Banco do Nordeste, em conformidade com os princpios de desenvolvimento econmico e social que nortearam sua criao, financia a agricultura familiar atravs do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar PRONAF. Como forma de maximizar suas aes para o processo de operacionalizao, acompanhamento e orientao tcnica aos agentes produtivos, o Banco do Nordeste desenvolve parcerias com entidades pblicas e privadas, com destaque para a existente com o Ministrio do Desenvolvimento Agrrio MDA. Conhea as diretrizes da poltica do Banco do Nordeste de apoio Agricultura Familiar

Priorizao do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste - FNE e recursos do Tesouro Nacional como fontes financiadoras; Adoo da metodologia de microcrdito produtivo orientado para o PRONAF, atravs do programa Agroamigo; Incentivo atividade no agrcola no meio rural; Estmulo s atividades de maior valor agregado; Apoio estruturao de cadeias produtivas; Fortalecimento das parcerias para viabilizar assistncia tcnica e capacitao; Incentivo utilizao de tecnologia de convivncia com a seca.

Sobre o Nordeste - FNE


A reduo das desigualdades sociais e regionais preconizada pela Constituio Federal brasileira, suscitando a existncia de polticas pblicas que promovam a diminuio das diferenas inter e intrarregionais, mediante a democratizao de investimentos produtivos que impulsionem o desenvolvimento econmico com a correspondente gerao de emprego e renda. Criado em 1988 (artigo 159, inciso I, alnea "c" da Constituio da Repblica Federativa do Brasil e artigo 34 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias) e regulamentado em 1989 (Lei n 7.827, de 27/09/1989), o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) um instrumento de poltica pblica federal operado pelo Banco do Nordeste que objetiva contribuir para o desenvolvimento econmico e social do Nordeste, atravs da execuo de programas de financiamento aos setores produtivos, em consonncia com o plano regional de desenvolvimento, possibilitando, assim, a reduo da pobreza e das desigualdades. Provido de recursos federais, o FNE financia investimentos de longo prazo e, complementarmente, capital de giro ou custeio. Alm dos setores agropecurio, industrial e agroindustrial, tambm so contemplados com financiamentos os setores de turismo, comrcio, servios, cultural e infraestrutura. Os recursos do Fundo representam ingressos adicionais para o Nordeste, mas no substituem outros fluxos financeiros do Governo Federal, de rgos repassadores ou do prprio BNB. Por definio legal, no se sujeita a injunes de polticas conjunturais de contingenciamento de crdito, tendo em vista a convenincia e a necessidade de se assegurar a continuidade das inverses de desenvolvimento regional. Atualmente, o FNE atende a 1.990 municpios situados nos nove estados que compem a regio Nordeste e no Norte dos estados do Esprito Santo e de Minas Gerais, incluindo os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, contempando com acesso ao crdito os segmentos empresariais de empreendedores individuais, produtores, empresas, associaes e cooperativas de produo. O Fundo operacionalizado em respeito s diretrizes legais, tais como: destinao de pelo menos metade dos recursos para o semirido; ao integrada com as instituies federais sediadas na Regio; tratamento preferencial aos mini, micro e pequenos empreendedores; preservao do meio ambiente; conjugao do crdito com a assistncia tcnica; democratizao do acesso ao crdito e apoio s atividades inovadoras. Na medida em que o Fundo prioriza o atendimento a mini, e pequenos produtores rurais, a micro e pequenas empresas, regio semirida e aos municpios localizados em microrregies

de baixa renda, dinmicas e estagnadas no mbito da Poltica Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), refora-se a importncia desse instrumento de poltica de fomento para o desenvolvimento. Dessa forma, o planejamento da ao desenvolvimentista e a integrao de polticas, programas e aes em mltiplas escalas, desde o intraurbano ao mesorregional, so fundamentais para assegurar uma maior eficincia na utilizao dos recursos pblicos e maior efetividade na interveno nas economias locais. Nesse contexto, o FNE Itinerante, fruto de uma parceria entre o Ministrio da Integrao Nacional (MI) e a Superintendncia de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), tem por objetivo beneficiar, por meio da divulgao das linhas de financiamento do FNE, as micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais, instaladas naqueles municpios que apresentam maiores dificuldades de acesso ao sistema bancrio. Os eventos do FNE Itinerante caracterizamse pela oferta de palestras tcnicas e informativas, atendimento negocial individual dos participantes e pelo agendamento de visitas gerenciais a microempresrios e microempreendedores individuais (para maiores informaes, acessar o Relatrio do FNE Itinerante 2013 no link disponvel no final da pgina). O Banco do Nordeste, anualmente, elabora e submete ao MI e Sudene, proposta de aplicao de recursos por meio da Programao do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, a qual contempla, dentre outros aspectos, as estratgias de ao e os programas de financiamento, alm dos planos estaduais de aplicao de recursos. O processo de elaborao da Programao FNE 2014, alm da observncia legislao que regulamenta os fundos constitucionais, adotou metolodogia participativa, a partir da realizao de reunies de trabalho em cada um dos Estados que compem a rea de abrangncia do Fundo, envolvendo representantes dos governos Federal, estaduais e municipais, bem como representantes do setor produtivo e da sociedade civil organizada. Em 2014, a Programao do FNE manter o tratamento diferenciado e favorecido aos projetos de mini e pequenos produtores rurais, s micro e pequenas empresas, aos empreendimentos produtivos localizados em espaos prioritrios definidos pela PNDR, principalmente no que se refere ao percentual de limite de financiamento.

Nordeste Territorial - Apresentao


Investir nas cadeias produtivas para desenvolver a Regio
Para fortalecer a economia, expandir a gerao de emprego e renda na regio Nordeste e no norte dos Estados de Minas Gerais e Esprito Santo, o Banco do Nordeste apia os arranjos produtivos locais (APLs) com a sua Poltica de Desenvolvimento Territorial. Conjunto de aes articuladas que combinam crdito, capacitao, assistncia tcnica, inovao tecnolgica e polticas pblicas das diferentes esferas governamentais, a Poltica de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste garante a estruturao dos arranjos produtivos locais e a insero de empreendedores nas principais cadeias produtivas da regio. E um dos pilares dessa Poltica a estratgia NORDESTE TERRITORIAL, marca do Banco do Nordeste na estruturao dos APLs. Por meio dela, focaliza-se a atuao em determinadas

atividades econmicas, eleitas com base nas vocaes locais, e a partir de escolhas realizadas em articulao com as comunidades e com fruns de representao institucional e social. por meio da Estratgia NORDESTE TERRITORIAL que o Banco do Nordeste, atuando em parceria com outras instituies e com os empresrios locais, atende s necessidades de crdito e de organizao produtiva dos APLs. Sempre com o intuito de beneficiar a agricultura familiar, os mini e pequenos produtores rurais, as MPEs e as empresas de mdio e de grande porte. Setores que formam as redes de negcios e constituem a economia regional. Contando com o apoio de uma estrutura de 175 Agncias Regionais e 195 Agentes de Desenvolvimento, a Estratgia NORDESTE TERRITORIAL contribui para a operacionalizao dos PRONAF A, Jovem e Semirido; do Programa Nacional de Documentao da Trabalhadora Rural (PNDTR); do Programa de Aquisio de Alimentos (PAA-Conab); do Programa Nacional de Alimentao Escolar - Merenda Escolar (PNAE); da estratgia de Inovao e Difuso Tecnolgica; do Programa Territrios da Cidadania, apoio s micro e pequenas empresas, bem como para a realizao das demais aes do Banco do Nordeste que envolvam articulao institucional e mobilizao social em nvel dos municpios, dos territrios e dos estados. por meio dessas aes, que o Banco do Nordeste, considerando as determinaes das polticas governamentais - incluindo os programas de seleo e fortalecimento dos APLs, do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio (MDIC) -, visa contribuir para a cooperao entre os elos das cadeias produtivas regionais, gerando crescimento econmico com distribuio de renda, incluso social e erradicao da pobreza.

Prodetur - Apresentao
Ampliando as atividades tursticas do Nordeste
O Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (PRODETUR/NE) um programa de crdito para o setor pblico (Estados e Municpios) que foi concebido tanto para criar condies favorveis expanso e melhoria da qualidade da atividade turstica na Regio Nordeste, quanto para melhorar a qualidade de vida das populaes residentes nas reas beneficiadas. O PRODETUR/NE financiado com recursos do BID e tem o Banco do Nordeste como rgo Executor. A rea de abrangncia do PRODETUR/NE compreende os nove Estados Nordestinos, alm do norte de Minas Gerais e Esprito Santo, onde sua atuao ocorre por meio do financiamento de obras de infra-estrutura (saneamento, transportes, urbanizao e outros), projetos de proteo ambiental e do patrimnio histrico e cultural, projetos de capacitao profissional e fortalecimento institucional das administraes de estados e municpios. O programa foi desenvolvido a partir de estudos encomendados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES) no comeo da dcada de 90, para se identificar as atividades econmicas que apresentariam vantagens competitivas caso desenvolvidas na regio Nordeste. A concluso desses estudos identificou que uma das oportunidades mais viveis para a regio era o Turismo, pelo fato da Regio Nordeste apresentar recursos cnicos e culturais significativos, alm de mo-de-obra em abundncia e com custos relativamente baixos. Com isso, para financiar atividades nestas quatro reas, o BNDES inaugurou em 1994 o Programa Nordeste Competitivo (PNC). A iniciativa em turismo do PNC foi apoiada pelo Banco

Interamericano de Desenvolvimento (BID). Aps negociaes envolvendo a extinta SUDENE, o Banco do Nordeste (BNB), o BID, o ento Ministrio dos Esportes e Turismo e os Estados do Nordeste, foi criado oPRODETUR/NE, cuja primeira fase foi iniciada ainda em 1994. O PRODETUR/NE-I foi concludo e a verso completa do Relatrio Final est disponvel neste site. Atualmente, o PRODETUR/NE est em sua segunda fase. Nesta, o Ministrio do Turismo (MTur) participa do Programa por meio do aporte da maior parte da contrapartida local, bem como compe o Grupo de Trabalho, juntamente com o BNB, para a anlise dos planos tursticos e projetos por ele apoiados. Busca-se, a partir da implementao do PRODETUR/NE, lanar bases para o desenvolvimento organizado e contnuo da atividade turstica na Regio. Essa seo do PRODETUR/NE est organizada de modo a:

Disponibilizar informaes bsicas sobre o PRODETUR/NE I e PRODETUR/NE II, com descries sobre objetivos, componentes, principais resultados e situao atual de duas fases do Programa (acesso via menu lateral).

Apresentar informaes sobre os Plos Tursticos dos estados Nordeste e norte de Minas Gerais e Esprito Santo e respectivos Conselhos de Turismo, desenvolvimento do PRODETUR/NE II. associados ao

Disponibilizar o Regulamento Operacional do PRODETUR/NE II e informaes adicionais sobre o mesmo. Disponibilizar os Planos de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentvel PDITSdos plos tursticos envolvidos no Programa. Disponibilizar material adicional relacionado ao PRODETUR/NE e Links para instituies relacionadas ou que interagem/interferem com o Programa. Funcionar como canal aberto e permanente para disponibilizar informaes a respeito do PRODETUR/NE e para receber contribuies/comentrios sobre este Programa, por meio do Sistema Fale Conosco do Banco do Nordeste do Brasil.

S-ar putea să vă placă și