Sunteți pe pagina 1din 6

Parentalidade do mesmo sexo e resultados das crianas: um exame mais detalhado

da seco de estudos sobre parentalidade gay e lsbica da American Psychological Association

Loren Marks1
Artigo publicado em SOCIAL SCIENCE RESEARCH, 2012; 41 (4): 735 DOI:10.1016/J.SSRESEARCH.2012.03.006

Resumo: em 2005, a American Psychological Association (APA) emitiu um resumo oficial sobre parentalidade gay e lsbica. Este resumo inclui a afirmao: no se encontrou um nico estudo que tenha revelado que os filhos de pais gays ou lsbicas estejam em significativa desvantagem em qualquer aspeto, relativamente aos filhos de pais heterossexuais (p. 15). O presente artigo examina de perto esta afirmao e 59 estudos publicados, citados pela APA para o apoiar. Sete perguntas centrais abordam as seguintes questes: (1) amostragem homognea, (2) ausncia de grupos de comparao, (3) caractersticas da comparao de grupos, (4) dados contraditrios, (5) o mbito limitado do desempenho estudado das crianas, (6) escassez de dados de resultados de longo prazo, e (7) falta de capacidade estatstica da APA. A concluso de que as afirmaes fortes, incluindo as feitas pela APA, no foram empiricamente garantidas. Sugerem-se recomendaes para pesquisas futuras. Palavras-chave: mesmo sexo, pais, lsbicas, gays

1 LOUISIANA STATE UNIVERSITY; 341 SCHOOL OF HUMAN ECOLOGY; BATON ROUGE, LA 70803; E-MAIL: LORENM@LSU.EDU;

FAX: (225)578-2697

Concluses
Em 2005, a American Psychological Association afirmou: no se encontrou um nico estudo que tenha revelado que crianas em parentalidade gay ou lsbica esto em significativa desvantagem em qualquer aspeto, relativamente aos filhos de pais heterossexuais

O estudo formula 7 questes que discutem a validade cientfica desta afirmao:

1. Qual a diversidade cultural, tnica e econmica dos lares gay / lsbicos abordados na literatura que suporta o Resumo da APA?

Resumo da resposta pergunta 1: fazendo uma reviso de uma dcada de estudos sobre famlias do mesmo sexo, Patterson (2000), a autora do Resumo da APA dos Resultados da Pesquisa sobre Parentalidade Homossexual, relatou a tendncia dos pesquisadores de parentalidade do mesmo sexo em selecionar amostras de lsbicas privilegiadas. Especificamente, e citando grande parte da pesquisa envolveu pequenas amostras que so predominantemente de mulheres brancas, bem-educadas [e] de classe mdia (p. 1064). De fato, na lista de referncia constante do Resumo dos Resultados da Pesquisa da APA (pginas 15 - 22), no h estudos que se foquem em famlias afro -americanas, latino americanas, ou asitico-americanas e diversos outros estudos no incluem, de todo, famlias minoritrias. Alm disso, quase no h estudos que examinem especificamente os resultados de crianas de pais gays. Embora a maioria dos estudos sobre parentalidade do mesmo sexo tenham sido realizadas com lsbicas brancas, bem-educadas, de classe mdia a alta, este grupo tem sido, vrias vezes empregue por estudiosos neste domnio como representativo de parentalidade gay e lsbica , incluindo daqueles que esto em minoria, os pobres e menos instrudos.

2. Quantos estudos de parentalidade gay / lsbica no tinham um grupo de comparao heterossexual?

Resumo da resposta pergunta 2: das 59 publicaes citadas pelo Resumo da APA na seo de bibliografia intitulada - Estudos empricos especificamente relacionadas com pais gays e as suas crianas (pp. 23-45) , apenas 33 se baseiam numa comparao com um grupo heterossexual, enquanto 26 no o fazem ( 44,1 por cento). Assim, quase metade dos Estudos empricos especificamente relacionadas com pais gays e as suas crianas referenciados no Resumo da APA (pp. 23-45) no permitem ter uma base de comparao entre esses dois grupos.

3. Quando havia grupos de comparao, que grupos foram comparados?

Resumo da resposta pergunta 3: a maior parte dos estudos sobre parentalidade do mesmo sexo reportam que no h diferenas significativas entre os grupos. No entanto os grupos formados por mulheres brancas, educadas, de classe mdia a alta de mes lsbicas, tm sido tipicamente selecionados para representar a parentalidade do mesmo sexo, enquanto que as mes heterosexuais solteiras, tm sido repetidamente selecionadas, para representar os pais heterossexuais, em pelo menos uma dzia de estudos. Casais heterossexuais que coabitam tambm tm sido utilizados ocasionalmente, mas quase nenhum estudo dos que servem de base ao Resumo da APA, usou famlias intactas com base no casamento, como explicitamente selecionado para grupo de comparao heterossexual.

4. Existe algum estudo cientificamente vivel que contradiga a declarao da APA de que no h um nico estudo que tenha descoberto que os filhos de pais gays ou lsbicas estejam em desvantagem em qualquer aspeto significativo, relativamente a crianas de pais heterossexuais?

Resumo da resposta pergunta 4: num estudo desenvolvido por um especialista em metodologia (Sarantakos, 1996), foram encontradas vrias diferenas significativas entre famlias intactas e homossexuais em oito reas. Sarantakos concluiu Em geral, o estudo mostrou que as crianas de casais casados so mais propensas a ter bons resultados na escola em termos acadmicos e sociais, do que as crianas em lares em regime de coabitao e homossexuais. Este estudo, porm, foi rejeitado no Resumo da APA por uma nota de rodap e no tido em considerao nas reivindicaes da APA.

5. Que tipos de resultados foram investigados ?

Resumo da resposta pergunta 5: o presente estudo documenta que, enquanto uma poro de artigos sobre parentalidade do mesmo sexo aborda questes de gnero e assuntos relacionados, a mesma alegao no pode ser feita para uma mirade de variveis crticas de preocupao social e econmica, nomeadamente : (a) sade, mortalidade e risco de suicdio, (b) abuso de drogas e lcool, (c) criminalidade e encarceramento, (d) pobreza inter-geracional, (e ) contribuio para a educao ou para a fora de trabalho, (f) atividade sexual precoce e maternidade precoce, e (g) taxas de divrcio como adultos. Na verdade, essas questes crticas receberam quase nenhuma ateno no estudo revisto por pares sobre parentalidade do mesmo sexo, que serviu de base para a alegao do Resumo da APA de 2005.

6. O que que se sabe sobre a evoluo a longo prazo de crianas de pais gays e lsbicas?

Resumo da resposta pergunta 6 : o leitor lembrado que a maioria dos resultados em destaque na pergunta 5 no so perfeitamente observveis at ao final de adolescncia e incio e meados da vida adulta. A resposta emprica pergunta sobre o que conhecido sobre os resultados da parentalidade gay e lsbica e de longo prazo (ie , adulto) que no temos nenhuma base emprica para responder , pois no h nenhum estudo revisto por

pares, em grande escala, que tenha seguido crianas objeto de parentalidade do mesmo sexo atravs do tempo e at meados de idade adulta.

7. Ser que os estudos nesta rea cometeram o erro de tipo II e concluram prematuramente que os casais heterossexuais e casais gays e lsbicos produzem resultados de parentalidade semelhantes?

Resumo da resposta pergunta 7: os estudos sobre parentalidade do mesmo sexo no tm utilizado amostras suficientemente grandes para superar a possibilidade, ou probabilidade, do erro de tipo II, e assim aumentam substancialmente [a] probabilidade de no encontrar diferenas ou mesmo de no as encontrar. Alm disso, crticas significativas prestadas pelos especialistas em metodologia de pesquisa social Lerner e Nagai (2001) no foram citados no Resumo da APA de 2005. Se a concluso a ser tirada de que no h diferenas de parentalidade entre pares do mesmo sexo e casais heterossexuais, tal concluso no pode ser retirada no momento atual, dado que este problema com o erro de tipo II, contamina toda literatura sobre parentalidade do mesmo sexo. O Manual de Publicao da APA exorta os investigadores a levar a srio a fora das estatsticas e regularmente fornecer provas de poder estatstico adequado e efeito de tamanho. No entanto, uma reviso dos 59 artigos citados no Resumo APA (pp. 23-45) , revelou que apenas alguns obedeceram a esta exortao. Um exame adicional indicou ainda que dos estudos de comparao, zero estudos atingiram o requisito mnimo de 393 para se encontrar o efeito estatstico de tamanho pequeno (Small Size Effect). Na verdade, apenas dois estudos de comparao atingiram metade do requisito mnimo.

Concluso
Regressando questo primordial deste estudo: estaremos a testemunhar o surgimento de uma nova forma de famlia que (ao contrrio de famlias em regime de coabitao, divorciado, ou famlias monoparentais ) fornece um contexto para as crianas que

equivalente de famlia intacta? Mesmo depois de uma leitura extensiva dos estudos sobre parentalidade do mesmo sexo, o autor no pode oferecer uma resposta de tipo sim ou no de alta confiabilidade e baseada em dados. Os dados so insuficientes para suportar uma forte afirmao de qualquer das formas e, portanto, insuficientes para produzir uma declarao binria definitiva. Essa declarao no seria fundamentada na cincia. So necessrios estudos representativos, de grande amostra muitos deles, incluindo estudos de alta qualidade longitudinais (i.e. , quadro B). Embora alguns adversrios da parentalidade do mesmo sexo tenham feito exageros flagrantes , inversamente, alguns pesquisadores de pais do mesmo sexo parecem implicitamente ter respondido de forma excecionalmente clara pela sentena de que nenhuma diferena entre parentalidade do mesmo sexo e pais heterossexuais existe desde 1992 , um exame mais atento leva concluso de que as afirmaes fortes, incluindo as feitas pela APA, no foram empiricamente garantidas.

As concluses cientficas neste domnio sero mais claras medida que os pesquisadores: (a) passem de amostras de convenincia pequenas, para maiores amostras nacionalmente representativas , (b) examinem cada vez mais as preocupaes crticas sociais e econmicas que surgem durante a adolescncia e a idade adulta , (c) incluam amostras mais diversificadas de famlias de pais do mesmo sexo (por exemplo , pais gays, minorias raciais, e sem estatuto socioeconmico mdio-alto) , (d ) incluam famlias heterossexuais intactas, baseadas em casamento como grupos de comparao e ( e) reconheam e respondam s crticas metodolgicas de especialistas como esforo para aperfeioar e acrescentar validade e rigor aos resultados.

Em relao a este ltimo ponto, particularmente vital que j no seja ignorada a dimenso estatstica. Tomar estas medidas ajudar a conduzir o campo de estudo em direo a respostas mais matizadas e cientificamente informadas, respondendo a questes significativas que afetam as famlias e as crianas.

S-ar putea să vă placă și