Sunteți pe pagina 1din 6

Bloqueio Continental

No comeo do sculo XIX, o continente europeu vivia as agitaes polticas e militares causadas pelo domnio napolenico. A Frana conquistava diversos territrios e modernizava a sua economia a contragosto das diversas monarquias que repudiavam o processo revolucionrio daquele pas. Entre esses opositores estava a Inglaterra, uma das poucas, seno a nica, naes que tinham condies econmicas e blicas de se contrapor ao governo de Napoleo Bonaparte. Ciente do poder de sua mais importante rival, Napoleo Bonaparte resolveu tomar uma medida de natureza autoritria, ao divulgar o chamado Bloqueio Continental. Lavrado em 21 de novembro de 1806, o documento estabelecia que todos os portos da Europa deveriam fechar suas portas para as embarcaes inglesas. Desse modo, a Frana expandiria o seu mercado consumidor ao mesmo tempo em que enfraqueceriam as finanas de sua mais poderosa rival nos campos de batalha. Do ponto de vista prtico, a exigncia francesa tinha natureza autoritria e no poderia ser imediatamente seguida pelas vrias naes que apoiavam e dependiam, economicamente, das manufaturas inglesas. Uma das situaes mais complicadas se dava com o caso de Portugal, nao que servia de porta de entrada para a Europa Continental e dependia largamente dos produtos industrializados britnicos. Militarmente, os portugueses no teriam como resistir a um ataque das tropas de Napoleo Bonaparte ao seu territrio. Economicamente, era impossvel que os portugueses abrissem mo do consumo das mercadorias britnicas. Mediante esse impasse, Dom Joo VI, prncipe regente da poca, passou a adotar uma postura indefinida junto s duas potncias que o pressionavam. Preferindo aliar-se aos ingleses, o reino de Portugal assinou uma conveno secreta, na qual ficava decidida a transferncia do governo portugus para o Brasil. Enquanto os ingleses se comprometiam a defender o territrio lusitano contra a Frana, a Coroa Portuguesa entregava sua esquadra e garantia a abertura dos portos brasileiros para os ingleses. No dia 29 de novembro de 1807, diversas embarcaes saram de Portugal levando a nobreza e a Famlia Real daquele pas ao Brasil.

A vinda para o Brasil


No incio do sculo XIX Napoleo Bonaparte era imperador da Frana. Ele queria conquistar toda a Europa e para tanto derrotou os exrcitos de vrios pases. Mas no conseguiu vencer a marinha inglesa. Para enfrentar a Inglaterra, Napoleo proibiu todos os pases europeus de comercializar com os ingls. Foi o chamado Bloqueio Continental. Nessa poca, Portugal era governado pelo prncipe regente Dom Joo. Como Portugal era um antigo aliado da Inglaterra, Dom Joo ficou numa situao muito difcil: se fizesse o que Napoleo queria, os ingleses invadiriam o Brasil, pois estavam muito interessados no comrcio brasileiro; se no o fizesse, os franceses invadiriam Portugal. A soluo que Dom Joo encontrou, com a ajuda dos aliados

ingleses, foi transferir a corte portuguesa para o Brasil. Em novembro de 1807 Dom Joo com toda a sua famlia e sua corte partiram para o Brasil sob a escolta da esquadra inglesa. 15 mil pessoas vieram para o Brasil em quatorze navios trazendo suas riquezas, documentos, bibliotecas, colees de arte e tudo que puderam trazer. Quando o exrcito de Napoleo chegou em Lisboa, s encontrou um reino abandonado e pobre. O prncipe regente desembarcou em Salvador em 22 de janeiro de 1808. Ainda em Salvador Dom Joo abriu os portos do Brasil aos pases amigos, permitindo que navios estrangeiros comerciassem livremente nos portos brasileiros. Essa medida foi de grande importncia para a economia brasileira. De Salvador, a comitiva partiu para o Rio de Janeiro, onde chegou em 08 de maro de 1808. O Rio de Janeiro tornou-se a sede da corte Portuguesa. Com a chegada da Famlia Real ao Brasil, novos tempos para a colnia.

Rota da vinda da famlia real ao Brasil

Benefcios externos para o Brasil-externo


A economia portuguesa havia muito encontrava-se subordinada inglesa. Da relutncia de Portugal em aderir incondicionalmente ao bloqueio. Napoleo resolveu o impasse ordenado a invaso do pequeno reino ibrico. Sem chances de resistir ao ataque, a famlia real transferiuse para o Brasil em 1808, sob proteo inglesa. Comeou ento, no Brasil, o processo que iria desembocar, finalmente, na sua emancipao poltica. Sem poder responder negativa ou positivamente ao ultramatum francs por ocasio do Bloqueio Continental, a situao de Portugal refletia com toda a clareza a impossibilidade de manter o status quo 2. Pressionada por Napoleo, mas incapaz de lhe opor resistncia britnica, a Corte portuguesa estava hesitante. Qualquer opo significaria, no mnimo, o desmoronamento do sistema colonial ou

do que ele ainda restava. A prpria soberania encontrava-se ameaada, sem que fosse possvel vislumbrar uma soluo aceitvel. Nesse contexto, destacou-se o papel desempenhado por Strangford, que, como representante diplomtico ingls, soube impor, sem vacilao, o ponto de vista da Coroa britnica. Para corte de Lisboa colocou-se a seguinte situao: permanecer em Portugal e sucumbir ao domnio napolenico ou retirar-se para o Brasil. Esta ltima foi a soluo defendida pela Inglaterra.

Benefcios para o Brasil-Interno


Cultura
Alm das mudanas comerciais, a chegada da famlia real ao Brasil tambm causou um rebolio cultural e educacional. Nessa poca, foram criadas escolas como a Academia Real Militar, a Academia da Marinha, a Escola de Comrcio, a Escola Real de Cincias, Artes e Ofcios, a Academia de belas-artes e dois Colgios de Medicina e Cirurgia, um no Rio de Janeiro e outro em Salvador. Foram fundados o Museu Nacional, o Observatrio Astronmico e a Biblioteca Real, cujo acervo era composto por muitos livros e documentos trazidos de Portugal. Tambm foi inaugurado o Real Teatro de So Joo e o Jardim Botnico. Uma atitude muito importante de dom Joo foi a criao da Imprensa Rgia. Ela editou obras de vrios escritores e tradues de obras cientficas. Foi um perodo de grande progresso e desenvolvimento. O Teatro de So Joo inaugurado em 1818. 1 nmero de A Gazeta do Rio de Janeiro.

Poltica
Com a instalao da corte no Brasil, o Rio de Janeiro tornou-se a sede do imprio portugus e Dom Joo teve de organizar toda a administrao brasileira. Criou trs ministrios: o da Guerra e Estrangeiros, o da Marinha e o da Fazenda e Interior; instalou tambm os servios auxiliares e indispensveis ao funcionamento do governo, entre os quais o Banco do Brasil, a Casa da Moeda, a Junta Geral do Comrcio e a Casa da Suplicao ( Supremo Tribunal). A 17 de dezembro de 1815 o Brasil foi elevado a reino e as capitanias passaram em 1821 a chamar-se provncias. Em 1818 com a morte da rainha D. Maria I, a quem Dom Joo substitua, deu-se no Rio de Janeiro a proclamao e a coroao do Prncipe Regente, que recebeu o ttulo de Dom Joo VI. A aclamao de D. Joo VI deu-se nos sales do Teatro de So Joo.

Economia
Depois da chegada da famlia real duas medidas de Dom Joo deram rpido impulso economia brasileira: a abertura dos portos e a permisso de montar indstrias que haviam sido proibidas por Portugal anteriormente. Abriram-se fbricas, manufaturas de tecidos comearam a surgir, mas no progrediram por causa da concorrncia dos tecidos ingleses. Bom resultado teve, porm, a produo de ferro com a criao da Usina de Ipanema nas provncias de So Paulo e Minas Gerais.

Outras medidas de Dom Joo estimularam as atividades econmicas do Brasil como: Construo de estradas; Os portos foram melhorados. Foram introduzidos no pas novas espcies vegetais, como o ch; Promoveu a vinda de colonos europeus.

A produo agrcola voltou a crescer. O acar e do algodo, passaram a ser primeiro e segundo lugar nas exportaes, no incio do sculo XIX. Neste perodo surgiu o caf, novo produto, que logo passou do terceiro lugar para o primeiro lugar nas exportaes brasileiras.

A volta da famlia real a Lisboa


Tanto movimento por aqui provocou a indignao do outro lado do Atlntico. Afinal, o Brasil deixara de ser uma simples colnia. Nosso pas tinha sido elevado condio de Reino Unido a Portugal e Algarves. Quer dizer, enquanto a famlia real esteve por aqui, a sede do reino foi o Rio de Janeiro, que recebeu muitas melhorias. Enquanto isso, em Portugal, o povo estava empobrecido com a guerra contra Napoleo e o comrcio bastante prejudicado com a abertura dos portos brasileiros. Os portugueses estavam insatisfeitos e, em 1820, estourou a Revoluo Liberal do Porto, cidade ao norte de Portugal. Os rebeldes exigiram a volta de dom Joo e a expulso dos governantes estrangeiros. Queriam tambm que o comrcio do Brasil voltasse a ser feito exclusivamente pelos comerciantes portugueses. Cedendo s presses de Portugal, dom Joo voltou em 26 de abril de 1821. Deixou, contudo, seu filho dom Pedro como regente do Brasil. Assim, agradava aos portugueses e aos brasileiros que tinham lucrado com a vinda da corte portuguesa para o Brasil, especialmente com a abertura dos portos. ainda continua dependendo dos outros pases, possuindo uma dvida externa muito alta. Os estrangeiros continuam invadindo o nosso pas montando empresas estrangeiras em nosso pas, e com isso as nossas riquezas acabam indo para fora enquanto isso nosso pas continua tento desemprego, pessoas miserveis, baixo salrios, etc, e os pases que aqui se estalam quase no pagam impostos e enviam grandes remessas de dinheiro para seu pas de origem deixando ele cada vez mais rico as custas de nosso pas. Por tudo isso, ainda falta muita coisa para conseguirmos nossa total independncia, e para isso acontecer muita coisa precisa ser mudada em nosso pas. As riquezas produzida com o trabalho do brasileiro deve contribuir para elevar o nvel de vida da nossa populao, a vida dos brasileiros deve ser mais respeitada e protegida e para isso ainda temos que lutar muito ainda para que possamos conseguir realmente a nossa total independncia.

Concluso
Enquanto o Brasil era colnia de Portugal, o Brasil enfrentou com bravura e venceu os piratas, os franceses e os holandeses. Ocorreram muitas lutas internas e muitos perderam a sua vida para tentar tornar seu pas livre e independente de Portugal. Essa luta durou mais de trezentos anos. O processo da Independncia foi muito longo e por ironia do destino foi um portugus que a proclamou. Em 07 de Setembro de 1822, Dom Pedro filho do rei de Portugal Dom Joo VI, pressionado pelas Cortes de Lisboa para retornar a imediatamente para Portugal , pois o interesse das Cortes eram a recolonizao do Brasil e tambm sofrendo presses do povo brasileiro ele s margens do Ipiranga proclama a independncia do Brasil e definitivamente separando-se de Portugal. Porm a independncia do Brasil no ocorreu em todas as provncias do Brasil, as provncias da Bahia, do Maranho, do Piau, do Gro-Par e da Cisplatina, ainda estavam dominadas pelos portugueses e precisaram de muitas lutas para que elas tornassem tambm independentes. Essas lutas se estenderam at 1823. Depois de todas as provncias estarem independentes, houve a necessidade do reconhecimento da Independncia por parte das outras naes. O primeiro pas da Amrica a reconhecer a nossa independncia foi os Estados Unidos. Os pases europeus o reconhecimento foi mais difcil, e o Brasil teve at que pagar uma indenizao Portugal, depois de demoradas conversaes a Independncia do Brasil foi reconhecida por todas as naes europia e em 1826 o Brasil firmou sua posio de pas independente no cenrio internacional. Mais ser que o Brasil conseguiu realmente a sua independncia ? Acho que a resposta sim e no ao mesmo tempo. Porque o Brasil atualmente tem seu governo, formado por brasileiros, e no mais uma colnia de outro pas. Mas por outro lado ele ainda continua dependendo dos outros pases, possuindo uma dvida externa muito alta. Os estrangeiros continuam invadindo o nosso pas montando empresas estrangeiras em nosso pas, e com isso as nossas riquezas acabam indo para fora enquanto isso nosso pas continua tento desemprego, pessoas miserveis, baixo salrios, etc, e os pases que aqui se estalam quase no pagam impostos e enviam grandes remessas de dinheiro para seu pas de origem deixando ele cada vez mais rico as custas de nosso pas. Por tudo isso, ainda falta muita coisa para conseguirmos nossa total independncia, e para isso acontecer muita coisa precisa ser mudada em nosso pas. As riquezas produzida com o trabalho do brasileiro deve contribuir para elevar o nvel de vida da nossa populao, a vida dos brasileiros deve ser mais respeitada e protegida e para isso ainda temos que lutar muito ainda para que possamos conseguir realmente a nossa total independncia.

S-ar putea să vă placă și