Sunteți pe pagina 1din 3

Atividade a Distncia Mdulo 1 Fsica 2 Licenciatura em Matemtica UAB - IFTM

Datas: 03/04 13/04

GABARITO ATIVIDADE A DISTNCIA

Questo 1 Responda de forma objetiva e completa. a) Diferencie ondas mecnicas de ondas eletromagnticas. Ondas mecnicas so ondas que necessitam de um meio material para se propagar, enquanto ondas eletromagnticas podem se propagar em meios materiais e tambm no vcuo. b) Diferencie ondas transversais de ondas longitudinais. Ondas transversais so aquelas cuja direo de vibrao perpendicular a direo de propagao e ondas longitudinais so aquelas que vibram e propagam em direes paralelas. c) Qual natureza de onda que sempre transversal? As ondas eletromagnticas so ondas essencialmente transversais. Questo 2 Escreva de forma sucinta o que : a) Perodo de uma onda? O perodo o tempo decorrido para se completar uma oscilao. b) Frequncia de uma onda? A frequncia de uma onda o nmero de oscilaes realizadas por essa onda em um intervalo de tempo unitrio. c) Comprimento de onda? a distncia percorrida por um pulso em um tempo igual a um perodo e dado tambm pela distncia consecutiva entre duas cristas ou entre dois vales. Questo 3 Mostre atravs de desenvolvimento matemtico adequado que a velocidade de propagao de uma onda peridica dada por: (comente os passas de seu desenvolvimento matemtico) = Onde: a velocidade de propagao da onda o comprimento de onda a frequncia de oscilao da onda. Sabemos que em um perodo um pulso desloca um comprimento de onda. Assim: = = A velocidade constante pode ser dada por:

= Assim teremos: =

= J que: = 1

Questo 4 Uma onda se propaga em uma corda conforme mostra figura abaixo. Essas ondas so formadas graas ao gerador de ondas preso a extremidade esquerda da corda (Fonte), essa fonte oscila com frequncia de 25 Hz. Ento responda.

a) Qual o comprimento de onda dessa onda. Graficamente possvel notar que o comprimento de onda igual a:
= 4

b) Qual o perodo da onda. Temos: = Assim: 1 = 4 102 25 c) Calcule a velocidade de propagao dessa onda. Temos que: = Ento: = 4 25 = 100 / = 1

Questo 5 Uma onda se propaga em um meio homogneo com uma velocidade 0. Sejam 0 , sua freqncia e 0 seu comprimento de onda nesse meio. Esta mesma onda passa ento a se propagar em outro meio 2 tambm homogneo com uma velocidade 3 0, sejam sua freqncia e seu comprimento de onda nesse outro meio. Assim sendo responda: a) Mostre que o comprimento de onda no segundo meio = 3 0 Sabemos que: 1
2

1
Ento: 0

0
Assim:

2 0 =3

= 0
b) Mostre tambm que a relao entre as frequncias nos dois meio igual a 1, ou seja, = 1.
0

2 3

Como a frequncia da onda no se altera quando a onda muda de meio de propagao teremos logo que a relao necessariamente igual a 1. =1 0 c) O que significa fisicamente o fato dessa relao ser igual a 1? O significado fsico do valor 1 justamente o fato da frequncia nos dois meios de propagao serem iguais. Questo 6 Escreva de forma objetiva o que os fenmenos ondulatrios: a) Difrao.
Difrao o fenmeno pelo qual uma onda distorcida por um obstculo e a condio para que a difrao ocorra que:

Onde as dimenses do obstculo ou fenda.

b) Disperso.
A separao de uma onda em outras de diferentes frequncias depois de passar por algum meio.

c) Polarizao. Uma onda polarizada uma onda que oscila em apenas uma direo sendo possvel polarizar apenas ondas transversais. d) Ressonncia. o aumento da amplitude de oscilao natural de um meio devido a energia absorvida por um onda de frequncia bem prxima ou igual a frequncia natural de oscilao do meio.

S-ar putea să vă placă și