Sunteți pe pagina 1din 2

2. Lista de Exerccios de Fsica IV Prof.

Gerson Pech
Interferncia Experimento de Young Filmes Finos

1.

Duas ondas luminosas no ar, de comprimento de onda de 400 nm, esto inicialmente em fase. A primeira atravessa um bloco de vidro de espessura L e ndice de refrao n1 = 1,60. A segunda atravessa um bloco de plstico com a mesma espessura e ndice de refrao n2 = 1,50. (a) Qual o (menor) valor de L para que as ondas saiam dos blocos com uma diferena de fase de 5,65 rad? (b) Se as ondas forem superpostas em uma tela, qual ser o tipo de interferncia resultante?

2. Duas ondas luminosas no ar, de comprimento de onda 600 nm. Esto inicialmente em fase. As ondas passam por camadas de plstico, com L1 = 4 m, L2 = 3,5 m, n1 = 1,40 e n2 = 1,60. (a) Qual ser a diferena de fase, em comprimentos de onda, quando as ondas sarem dos dois blocos? (b) Se as ondas forem superpostas numa tela, que tipo de interferncia ser observada?

3. Em um experimento de Young, a distncia entre as fendas de 5 mm e as fendas esto a 1m da tela de observao. Duas figuras de interferncia podem ser vistas na tela, uma produzida por uma luz com comprimento de onda de, 480 nm e outra por uma luz de comprimento de onda de 600 nm. Qual a distncia na tela entre as franjas de terceira ordem (m = 3) das duas figuras de interferncia?

4. Na Fig. abaixo, S1 e S2 so fontes que produzem ondas em fase, de mesma amplitude e com o mesmo comprimento de onda. A distncia entre as fontes d = 3 . Determine a maior distncia a partir de S1, ao longo do eixo x, para a qual as duas ondas se anulam totalmente por interferncia destrutiva. Expresse esta distncia em comprimentos de onda. S1

x
S2

5. No experimento de Young a tela est a 4m, o ponto P est a 20,5 cm do centro da figura de interferncia, a distncia entre as fendas 4,5 m e o comprimento de onda = 580 nm. (a) Determine a posio do ponto P na figura de interferncia, indicando o mximo ou mnimo em que o ponto P est, ou o mximo ou mnimo entre os quais est o ponto. (b) Calcule a razo entre a intensidade Ip no ponto P e a intensidade no centro da figura de interferncia.

6. Uma onda luminosa de comprimento de onda 585 nm incide perpendicularmente em uma pelcula de sabo (n=1,33) de espessura 1,21 m, suspensa no ar. A luz refletida pelas duas superfcies do filme sofre interferncia destrutiva ou construtiva? Justifique quantitativamente.

7. Uma lente com ndice de refrao maior do que 1,3 revestida com um filme fino transparente de ndice de refrao 1,25 para eliminar por interferncia a reflexo de uma luz de comprimento de onda que incide perpendicularmente lente. Qual a menor espessura possvel para o filme?

8. Um petroleiro avariado derrama leo (n = 1,2) no mar criando uma grande mancha na superfcie da gua (n = 1,3). (a) Se voc est sobrevoando a mancha de avio, a fim de inspecionar o local, com o sol a pino em uma regio onde a espessura da mancha de 460 nm, e olha diretamente para baixo, para que comprimento(s) de onda da luz visvel a reflexo mais forte? (b) Se voc mergulhou para observar a mancha de baixo, para que comprimento(s) de onda da luz visvel a intensidade da luz transmitida mxima?

9. Na fig. abaixo um feixe de luz ( = 683 nm) incide perpendicularmente na placa superior de um par de placas de vidro que esto em contato na extremidade esquerda. O ar entre as placas se comporta como um filme fino e um observador situado acima das placas v uma figura de interferncia. As placas tm 120 mm de comprimento e esto separadas por uma distncia de 48 m na extremidade direita. Quantas franjas claras so vistas por um observador que olha para baixo atravs da placa superior?
luz incidente

10. Uma onda se propaga em uma nanoestrutura com 1500 nm de comprimento. Quando um pico da onda est em uma das extremidades da estrutura, existe um pico ou um vale na outra extremidade se o comprimento de onda (a) 0,5 m; (b) 1 m.

S-ar putea să vă placă și