Sunteți pe pagina 1din 105

Alfabetizao Matemtica

Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes Pacto Nacional pela Alfabetizao na Idade Certa PNAIC - 2014 Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Francely Aparecida dos Santos 1

Referncia
BRASIL, Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Pacto Nacional pela Idade Certa: Caderno de Apresentao. Alfabetizao Matemtica, Braslia: MEC, SEB, 2014. p. 19- 72.

Francely Aparecida dos Santos 2

Roteiro
A criana

e a Matemtica Escolar; Alfabetizao Matemtica; Os saberes das crianas como ponto de partida para o trabalho pedaggico; Direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: a Matemtica como instrumento de formao e promoo humana;
Francely Aparecida dos Santos

Eixos

estruturantes e objetivos dos Direitos de Aprendizagem para a Alfabetizao Matemtica; na perspectiva do letramento Papis do brincas e do jogar na Alfabetizao Matemtica.
Francely Aparecida dos Santos 4

A Criana e a Matemtica Escolar


Quando

pensamos no ensino de Matemtica, o que pensamos? E na atualidade como est? Cabe perguntar: deveria ser diferente? Por qu? Em qu?
Francely Aparecida dos Santos 5

Os

alunos do ciclo de alfabetizao possuem entre 6e 8 anos de idade e, portanto, so crianas; O que as crianas fazem? Como elas brincam? Elas agem de forma diferente ao estarem livres para expressar seu pensamento e quando as obrigamos a dar as respostas que queremos?
Francely Aparecida dos Santos 6

Quando as deixamos desenhar e/ou representar a atividade realizada estamos respeitando a forma de pensar delas e incentivando o processo de autonomia para que elas possam aprender Matemtica;

Francely Aparecida dos Santos 7

Se

delimitarmos espaos fsicos e solicitarmos um nico tipo de registro, estaremos mais prejudicando do que ajudando; Em pouco tempo a criana aprende que no deve pensar e sim adequar-se ao modelo, e nessa situao que ela passa a fazer perguntas do tipo: Professora, de mais ou de menos?
Francely Aparecida dos Santos 8

da Matemtica nos mostra a importncia dos dedos para contar, das mos e dos ps para medir; por que ento na escola insistimos em proibir as crianas de usarem os dedos para calcular?
Francely Aparecida dos Santos 9

A histria

observar a mesma situao com relao oralidade; As crianas tambm falam e compreendem o que fazem mentalmente, inclusive coisas que envolvem operaes matemticas.
Francely Aparecida dos Santos 10

Pode-se

Como

fazer com que meus alunos queiram aprender? Se ns, adultos, nos recusamos a aprender coisas que no sejam necessrias, por que as crianas deveriam pensar de forma diferente? Desta maneira, interessante criarmos situaes de uso legtimo daquilo que pretendemos ensinar.
Francely Aparecida dos Santos 11

Recorrer

aos jogos, brincadeiras e outras prticas sociais nos trazem um grande nmero de possibilidades de tornar o processo de Alfabetizao Matemtica na perspectiva do letramento significativo para as crianas.
Francely Aparecida dos Santos 12

Francely Aparecida dos Santos 13

Francely Aparecida dos Santos 14

Francely Aparecida dos Santos 15

16

Francely Aparecida dos Santos 17

Francely Aparecida dos Santos 18

Francely Aparecida dos Santos 19

Francely Aparecida dos Santos 20

que se espera, no entanto, que os professores sintam-se encorajados a fazer uso dessas coisas que esto presentes em nossos afazeres dirios, em nosso mundo ao redor, e explorem situaes matemticas possveis e desejveis de serem levadas para dentro das salas de aula.
Francely Aparecida dos Santos 21

importante que o tempo vivido na escola no seja visto como um tempo de recluso, como se a vida estivesse l fora, enquanto dentro da escola estivesse o conhecimento isolado do mundo.
Francely Aparecida dos Santos 22

A escola

tambm um espao de disciplina, de concentrao, de esforos concentrados e coletivos, mas estamos falamos de alfabetizao na idade certa estamos nos referindo a crianas que esto na escola entre seus seis e oito anos de idade, so crianas que frequentemente no conseguem ficar sentadas ouvindo por muito tempo,
Francely Aparecida dos Santos 23

...so crianas saudavelmente ativas e curiosas, e os professores e a escola muito tero a ganhar se souberem mobilizar essas energias na direo da construo de algo que essas crianas sempre mantero com elas: a vontade de aprender mais e a conscincia de estarem aprendendo.
Francely Aparecida dos Santos 24

Alfabetizao Matemtica
Quando

nos juntamos nesse esforo pela alfabetizao, estamos pensando na alfabetizao num sentido amplo e nossa ao pedaggica deve: 1) contribuir para que as crianas compreendam a inteno dos textos que leem, no contexto das prticas de leitura de sua vida cotidiana, dentro e fora da escola;
Francely Aparecida dos Santos 25

2) auxiliar as crianas a entenderem as

diversas funes que a leitura e a escrita assumem na vida social para que tambm possam usufruir dessas funes; 3) promover condies e oportunidades para que as crianas apreciem e produzam textos que lhes permitam compreender e se relacionar melhor com o mundo em que vivem e consigo mesmas nesse mundo.
Francely Aparecida dos Santos 26

Pois,

vivemos numa sociedade marcada e regida pela cultura escrita que circulam e interferem nas atividades da comunidade e no modo como as pessoas organizam sua vida e suas relaes com os outros e com o mundo.
Francely Aparecida dos Santos 27

Os

modos de organizao, de descrio, de apreciao e de anlise do mundo adotados em grande parte das situaes que vivenciamos so marcados pelos processos e pelos recursos de quantificao, de ordenao, de medio e de organizao dos espaos e das formas que os grupos sociais desenvolvem.
Francely Aparecida dos Santos 28

No

mesmo muito difcil perceber a influncia de ideias matemticas, e mesmo a ocorrncia de simbologias e termos tpicos da linguagem matemtica que se ensina na escola, na composio dos textos de grande circulao em diversos campos de atividades de adultos, mas tambm de crianas;
Francely Aparecida dos Santos 29

Precisamos

chamar a ateno para a diversidade de textos com os quais as crianas se deparam e de prticas de leitura e de escrita para as quais a Educao Matemtica poderia contribuir.
Francely Aparecida dos Santos 30

Os

nmeros, suas representaes e a necessidade de operar com quantidades esto presentes em muitas prticas cotidianas e, como temos insistido aqui, compem o nosso modo de ver o mundo, descrev-lo, analis-lo e agir nele e sobre ele.
Francely Aparecida dos Santos 31

Nesse sentindo, a Alfabetizao Matemtica, refere-se ao trabalho pedaggico que contempla tambm relaes com o espao e as formas, processos de medio, registro e uso das medidas, bem como estratgias de produo, reunio, organizao, registro, divulgao, leitura e anlise de informaes, mobilizando procedimentos de identificao e isolamento de atributos, comparao, classificao e ordenao;
Francely Aparecida dos Santos 32

Por

isso, preciso que os alfabetizadores compreendam as ideias matemticas envolvidas; e contribuir para essa compreenso umas das intenes deste material.
Francely Aparecida dos Santos 33

Os saberes das crianas como ponto de partida para o trabalho pedaggico


Dentre

as disciplinas escolares a Matemtica uma das mais antigas, sendo ensinada em praticamente todos os lugares do mundo.
Francely Aparecida dos Santos 34

Aprende-se

matemtica: 1) no dia a dia, observando as coisas ao redor e colocando-as em relao; 2) nas relaes sociais, trocando ideias com os colegas, observando as atividades dos pais em casa ou no trabalho, indo escola ou passeando, observando as coisas da natureza e do lugar em que se vive na cidade, no campo ou na praia,
Francely Aparecida dos Santos 35

3) em atividades de lazer quanto na prtica de esportes, nas brincadeiras e jogos, lendo um livro de histrias ou ainda 4) prestando ateno no noticirio que se ouve no rdio ou se v passar na televiso.
Francely Aparecida dos Santos 36

Aproveitar

as curiosidades dos alunos e explorar situaes e contextos problematizveis uma das tarefas da didtica da matemtica, partindo da sua cultura e das histrias de vida, das experincias e conhecimentos prvios das crianas.
Francely Aparecida dos Santos 37

Direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: a Matemtica como instrumento de formao e promoo humana

Francely Aparecida dos Santos 38

De

acordo com dados informados pelo Ministrio da Educao (MEC), o Brasil tinha em 2012, cerca de oito milhes de crianas de 6, 7 e 8 anos de idade matriculadas em 108 mil escolas distribudas por todo o territrio.
Francely Aparecida dos Santos 39

De

acordo com o ministrio, os dados do Censo 2010 revelam que a mdia nacional de crianas no alfabetizadas aos 8 anos no Pas de 15,2%. No entanto, os ndices variam muito. Por exemplo, enquanto no Paran so 4,9%, Alagoas atinge 35%.
Francely Aparecida dos Santos 40

Lembramos

que alfabetizar todas as crianas brasileiras at os 8 anos de idade, ao fim do 3.o ano do Ensino Fundamental, a principal meta do Pacto Nacional pela Alfabetizao na Idade Certa.
Francely Aparecida dos Santos 41

nesse contexto que se discute direito de aprendizagem. Mas o que significa direito? uma pergunta complexa, que supe tambm respostas complexas.
Francely Aparecida dos Santos 42

acordo com dicionrios jurdicos, a palavra direito possui vrios significados. Pode ser pensada como sistema de normas de conduta imposto por um conjunto de instituies para regular as relaes sociais, o que os juristas chamam de direito objetivo.
Francely Aparecida dos Santos 43

De

Tambm

pode ser pensada como a faculdade concedida a uma pessoa para mover a ordem jurdica em favor de seus interesses, o que os juristas chamam de direitos subjetivos.
Francely Aparecida dos Santos 44

Cidadania

seria a expresso dos direitos de todos e no privilgio dos setores mais favorecidos da sociedade, ou seja, expressaria um conjunto de direitos que confere pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo.
Francely Aparecida dos Santos 45

De acordo com a Rede Brasileira de Educao para Direitos Humanos (RBEDH, 2001), Direitos Humanos so: histricos, naturais, indivisveis e interdependentes; reclamveis e universais. Tambm afirma que o momento histrico atual corresponde ao reconhecimento da nova cidadania como o conjunto de deveres e direitos individuais, sociais, econmicos, polticos e culturais, pressupondo a vigncia de um Estado Democrtico de Direito.

Francely Aparecida dos Santos 46

A definio

de direitos e objetivos de aprendizagem tambm se insere num movimento que compreende a educao escolar como uma ferramenta para mudana social. Nessa perspectiva transformadora, aprender uma atividade que mobilizada a partir da realidade objetiva, da situao real de vida do educando (CANDAU, 2003).
Francely Aparecida dos Santos 47

DIREITOS E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA MATEMTICA

Como destacam Campos e Nunes (1994), o saber matemtico tem importncia capital no desenvolvimento e no uso de tecnologias, as quais tm funcionado como um fator importante no estabelecimento e na manuteno de desigualdades.
Francely Aparecida dos Santos 48

A superao

das desigualdades e o exerccio pleno da autonomia e da soberania exigem, portanto, a apropriao democrtica dos conhecimentos matemticos.

Francely Aparecida dos Santos 49

Muitas

expresses j foram utilizadas para representar objetivos listados no documento citado acima: competncias, descritores, indicadores de desempenho, expectativas de aprendizagem, so algumas delas. Neste material de formao adotamos Direitos de Aprendizagem, pois compreendemos a educao escolar como direito social.
Francely Aparecida dos Santos 50

I. Utilizar caminhos prprios na construo do conhecimento matemtico, como cincia e cultura construdas pelo homem, atravs dos tempos, em resposta a necessidades concretas e a desafios prprios dessa construo.
Francely Aparecida dos Santos 51

II. Reconhecer regularidades em diversas situaes, de diversas naturezas, compar-las e estabelecer relaes entre elas e as regularidades j conhecidas.

Francely Aparecida dos Santos 52

III. Perceber a importncia da utilizao de uma linguagem simblica universal na representao e modelagem de situaes matemticas como forma de comunicao.
Francely Aparecida dos Santos 53

IV. Desenvolver o esprito investigativo, crtico e criativo, no contexto de situaesproblema, produzindo registros prprios e buscando diferentes estratgias de soluo.
Francely Aparecida dos Santos 54

V. Fazer uso do clculo mental, exato, aproximado e de estimativas. Utilizar as Tecnologias da Informao e Comunicao potencializando sua aplicao em diferentes situaes.
Francely Aparecida dos Santos 55

Os eixos estruturantes Nmeros e operaes Pensamento algbrico; Espao e forma/Geometria; Grandezas e Medidas; Tratamento da Informao/ Estatstica e Probabilidade.
Francely Aparecida dos Santos 56

Pacto prev um amplo sistema de avaliao, que inclui registro e anlise de resultados que induzem ao atendimento mais eficaz aos alunos em seu percurso de aprendizagem.

Francely Aparecida dos Santos 57

sentido, o professor desempenha um papel essencial nos processos que visam a assegurar os direitos de aprendizagem propostos para Matemtica. Precisa ento ser visto como um profissional e no como um tarefeiro. Precisa estudar, planejar e reavaliar suas prticas de ensino.
Francely Aparecida dos Santos 58

Nesse

Eixos estruturantes e objetivos dos Direitos de Aprendizagem para a Alfabetizao Matemtica na perspectiva do letramento

Francely Aparecida dos Santos 59

I. O aluno deve utilizar caminhos prprios na construo do conhecimento matemtico; II. O aluno deve reconhecer e estabelecer relaes entre regularidades em diversas situaes; III. O aluno deve perceber a importncia das ideias matemticas como forma de comunicao;
Francely Aparecida dos Santos 60

IV. O aluno deve desenvolver seu esprito investigativo, crtico e criativo, no contexto de situaes-problema, produzindo registros prprios e buscando diferentes estratgias de soluo
Francely Aparecida dos Santos 61

V. O aluno deve fazer uso do clculo mental, exato, aproximado e de estimativas, utilizando as Tecnologias da Informao e Comunicao em diferentes situaes
Francely Aparecida dos Santos 62

Nmeros e Operaes estabelecer relaes de semelhana e de ordem, utilizando critrios diversificados para classificar, seriar e ordenar colees; identificar nmeros em diferentes funes, por exemplo: indicando quantidade, posio ou ordem e medida;
Francely Aparecida dos Santos 63

quantificar

elementos de uma coleo utilizando estratgias variadas como: correspondncia termo a termo, contagem oral, pareamento, estimativa e correspondncia de agrupamentos; comunicar quantidades obtidas, utilizando a linguagem oral, os dedos da mo ou materiais substitutivos aos da coleo;
Francely Aparecida dos Santos 64

representar

graficamente quantidades de colees ou de eventos utilizando registros no convencionais e notao numrica; compartilhar, confrontar, validar e aprimorar os registros das suas produes, nas atividades que envolvem a quantificao numrica; ler e escrever nmeros em diferentes portadores.
Francely Aparecida dos Santos 65

Pensamento Algbrico
estabelecer critrios para agrupar, classificar e ordenar objetos, considerando diferentes atributos; reconhecer padres de uma sequncia para identificao dos prximos elementos, em sequncias de sons e formas ou padres numricos simples; produzir padres em faixas decorativas, em sequncias de sons e formas ou padres numricos simples.

Francely Aparecida dos Santos 66

Geometria
representar informalmente a posio de pessoas e objetos e dimensionar espaos por meio de desenhos, croquis, plantas baixas, mapas e maquetes, desenvolvendo noes de tamanho, de lateralidade, de localizao, de direcionamento, de sentido e de vistas; reconhecer seu prprio corpo como referencial de localizao e deslocamento no espao (em cima e embaixo, acima e abaixo, frente e atrs, direita e esquerda, dentro e fora);

Francely Aparecida dos Santos

67

identificar diferentes pontos de referncias para a localizao de pessoas e objetos no espao, estabelecendo relaes entre eles e expressando-as atravs de diferentes linguagens: oralidade, gestos, desenho, maquete, mapa, croqui, escrita; observar, experimentar e representar posies de objetos em diferentes perspectivas, considerando diferentes pontos de vista e por meio de diferentes linguagens;

Francely Aparecida dos Santos 68

reconhecer

padres de uma sequncia para identificao dos prximos elementos, em sequncias de sons e formas ou padres numricos simples; produzir padres em faixas decorativas, em sequncias de sons e formas ou padres numricos simples.
Francely Aparecida dos Santos 69

O eixo Espao e Forma ou Geometria divido em dois grandes objetivos: o primeiro relativo a localizao e movimentao e o segundo trata das formas geomtricas. Para que a criana possa construir noes de localizao e movimentao no espao fsico para a orientao espacial em diferentes situaes do cotidiano dever, no Ciclo de Alfabetizao: identificar e descrever a movimentao de objetos no espao a partir de um referente, identificando mudanas de direo e de sentido.
Francely Aparecida dos Santos 70

Grandezas e Medidas
experimentar situaes cotidianas ou ldicas, envolvendo diversos tipos de grandezas: comprimento, massa, capacidade, temperatura e tempo; construir estratgias para medir comprimento, massa, capacidade e tempo, utilizando unidades no padronizadas e seus registros; compreender o processo de medio, validando e aprimorando suas estratgias;

Francely Aparecida dos Santos 71

reconhecer

os diferentes instrumentos e unidades de medidas correspondentes; selecionar e utilizar instrumentos de medida apropriados grandeza (tempo, comprimento, massa, capacidade), com compreenso do processo de medio e das caractersticas do instrumento escolhido;
Francely Aparecida dos Santos 72

comparar grandezas de mesma natureza, por meio de estratgias pessoais e uso de instrumentos de medida conhecidos fita mtrica, balana, recipientes de um litro; ler resultados de medies realizadas pela utilizao dos principais instrumentos de medidas: rgua, fita mtrica, balana, recipiente graduado; produzir registros para comunicar o resultado de uma medio.

Francely Aparecida dos Santos 73

comparar

o comprimento de dois ou mais objetos de forma direta (sem o uso de unidades de medidas convencionais) para identificar: maior, menor, igual, mais alto, mais baixo; identificar a ordem de eventos em programaes dirias, usando palavras como: antes, depois;
Francely Aparecida dos Santos 74

reconhecer

a noo de intervalo e perodo de tempo para o uso adequado na realizao de atividades diversas; construir a noo de ciclos por meio de perodos de tempo definidos atravs de diferentes unidades: horas, semanas, meses e ano;
Francely Aparecida dos Santos 75

unidades de tempo dia, semana, ms, bimestre, semestre, ano e utilizar calendrios e agenda; estabelecer relaes entre as unidades de tempo dia, semana, ms, bimestre, semestre, ano; realizar a leitura de horas, comparando relgios digitais e analgicos de ponteiro;
identificar
Francely Aparecida dos Santos 76

estimar

medida de comprimento, massa, capacidade, temperatura e tempo; comparar intuitivamente capacidades de recipientes de diferentes formas e tamanhos;
Francely Aparecida dos Santos 77

identificar

os elementos necessrios para comunicar o resultado de uma medio e produo de escritas que representem essa medio; reconhecer cdulas e moedas que circulam no Brasil e de realizar possveis trocas entre cdulas e moedas em funo de seus valores em experincias com dinheiro em brincadeiras ou em situaes de interesse das crianas.
Francely Aparecida dos Santos 78

Educao Estatstica
cones, smbolos, signos, cdigos; em diversas situaes e em diferentes configuraes (anncios, grficos, tabelas, rtulos, propagandas), para a compreenso de fenmenos e prticas sociais; formular questes sobre fenmenos sociais que gerem pesquisas e observaes para coletar dados quantitativos e qualitativos;

Francely Aparecida dos Santos 79

coletar, organizar e construir representaes prprias para a comunicao de dados coletados (com ou sem o uso de materiais manipulveis ou de desenhos); ler e interpretar listas, tabelas simples, tabelas de dupla entrada, grficos; elaborar listas, tabelas simples, tabelas de dupla entrada, grfico de barras e pictricos para comunicar a informao obtida, identificando diferentes categorias;

Francely Aparecida dos Santos 80

produzir

textos escritos a partir da interpretao de grficos e tabelas; problematizar e resolver situaes a partir das informaes contidas em tabelas e grficos;
Francely Aparecida dos Santos 81

reconhecer,

na vivncia, situaes determinsticas e probabilsticas; identificar maior ou menor chance de um evento ocorrer.

Francely Aparecida dos Santos 82

Papis do brincar e do jogar na Alfabetizao Matemtica


No

brincar podemos encontrar tanto a aplicao do conhecimento escolar quanto do conhecimento espontneo, que so dois tipos de conhecimentos considerados como participantes da cultura infantil.
Francely Aparecida dos Santos

83

As

atividades ldicas permitem a gerao de realidades diferenciadas, algumas delas presentes tambm em outros contextos fora da escola;

Francely Aparecida dos Santos 84

Por

conta disso, a liberdade ser uma caracterstica fundamental no modo como a atividade ldica ser realizada em sala de aula enquanto espao de produo, de gerao de novas formas de pensar, de se constituir inteligentemente, mesmo num contexto estruturado em sistema de regras.
Francely Aparecida dos Santos 85

revela-se, pois, como espao de constituio da inteligncia, uma vez que, respeitando o sistema de regras imposto, o jogador se tornar capaz de dar respostas inusitadas e inesperadas por aqueles com quem partilha a atividade.
Francely Aparecida dos Santos 86

Jogar

fundamental que, de incio, tais respostas sejam localmente validadas, para posterior validao em campo mais amplo, o que se constitui em mais uma finalidade da ao pedaggica.
Francely Aparecida dos Santos 87

O jogo visto como atividade de gerao, proposio, resoluo e validao de problemas 1) As regras: no so rgidas, elas podem ser descritas de forma tanto explcita quanto ficarem implcitas ao longo da atividade;
Francely Aparecida dos Santos 88

2) Os jogadores : so os sujeitos que participam da atividade; 3) A situao : constituda por situaes-problema, que requerem tomadas de deciso, por meio de mobilizao de conceitos, propriedades, julgamentos;
Francely Aparecida dos Santos 89

4) A incerteza quanto ao resultado que faz com que o sujeito continue a participar da atividade, porque o mesmo no est seguro quanto ao seu resultado. Durante a atividade o sujeito trabalha com a probabilidade de ganho ou de perda. A probabilidade dever influenciar na intensidade de participao e no desenvolvimento de suas estratgias e tticas.
Francely Aparecida dos Santos

90

O professor como elaborador e propositor de jogos para favorecer aprendizagens matemticas


No jogo infantil, ganhar ou perder ligado competncia de cada participante, de maneira isolada ou cooperativa, de criar ou impor situaes-problema aos adversrios, ou ainda, capacidade de resolver problemas colocados por adversrios durante a atividade ldica.

Francely Aparecida dos Santos 91

criana ao jogar tenta procedimentos que no tentaria em situaes reais fora do seu mundo ludoimaginrio;
Francely Aparecida dos Santos 92

A perspectiva

da liberdade de ao, que caracteriza a atividade ldica, cria um espao de tenso epistemolgica e metodolgica quando se trata da utilizao de jogos no espao escolar da sala de aula de Matemtica, uma vez que h necessidade, por parte do professor, da construo de conceitos e procedimentos matematicamente vlidos;
Francely Aparecida dos Santos

93

A atividade matemtica presente no jogo possui duas dimenses que devem ser consideradas como requisitos para o seu desenvolvimento: a atividade matemtica proposta pela estrutura ldica do jogo sugeridos pelo educador estrutura fsica e as regras e a atividade matemtica gerada pelos alfabetizandos a partir das relaes estabelecidas com a estrutura do jogo proposto pelo adulto- professor.
Francely Aparecida dos Santos 94

jogo atividade sempre reelaborada e ressignificada pela criana no processo de sua assimilao da atividade ldica proposta no contexto educativo. O jogo no propriedade do adulto, mas da criana, que est efetiva e integralmente em ao cognitiva e emocional.
Francely Aparecida dos Santos 95

Isso supe uma definio de requisitos pedaggicos de olhar e conceber os jogos que visam a aprendizagem matemtica que considere os dois momentos igualmente importantes para a anlise do jogo, e, em decorrncia, para sua validao: uma anlise a priori, do jogo, como proposio, e uma segunda anlise a posteriori do jogo, como atividade desenvolvida pelas crianas.

Francely Aparecida dos Santos 96

A anlise

da atividade matemtica no jogo e as possveis aprendizagens realizadas devem levar em considerao a interdependncia fundamental entre estas duas dimenses que caracterizam os dois momentos de determinao de definio de anlise dos requisitos para sua validao.
Francely Aparecida dos Santos 97

papel do professor no apenas da oferta do jogo, mas: a) realizar intervenes e mediaes no processo do jogo, realizar provocaes, b) acompanhar a realizao da atividade pela criana e pelo grupo, c)avaliar as capacidades e necessidades, estimulando a verbalizao das estratgias utilizadas, exteriorizando seus pensamentos, instigando outras possibilidades.
Francely Aparecida dos Santos 98

brincar como um mediador do conhecimento e de representaes sociais da Matemtica pode se tornar um objeto de estudo dos educadores matemticos e daqueles que querem ensinar matemtica tendo o contexto sociocultural como fonte primeira de produo do conhecimento do aluno.
Francely Aparecida dos Santos 99

Constatamos

que a garantia da aprendizagem matemtica no brincar est ligada participao das regras matemticas nas regras do brincar e uma desejvel e necessria mediao pedaggica realizada pelo educador no ambiente ldico na busca de garantia de aprendizagens pelo caminho da autonomia..
Francely Aparecida dos Santos 100

Seis grandes categorias possveis de conceber a mediao do educador no jogo da criana, educador esse que tem por objetivo a realizao de determinadas aprendizagens possveis a partir da estrutura ldica (MUNIZ, 2010).
Francely Aparecida dos Santos 101

1) Quando h uma transferncia do

jogo espontneo para uma situao escolar; 2) Realizao de um debate sobre o jogo espontneo aps a realizao da atividade ldica; 3) Transferncia do jogo espontneo uma situao escolar onde o aluno deve responder s questes colocadas pelo professor ao longo da atividade;
Francely Aparecida dos Santos 102

4) A transferncia do jogo espontneo sala de aula ou outro espao escolar onde o professor um dos jogadores; 5) O professor adapta o jogo que inicialmente era espontneo e presente na cultura ldica infantil.
Francely Aparecida dos Santos 103

6) O professor cria e oferece um jogo s crianas que totalmente novo em funo de um ou mais objetivos educativos.

Francely Aparecida dos Santos 104

Nosso

desafio: Como podemos conceber uma transferncia da atividade matemtica nos jogos espontneos para a sala de aula?

Francely Aparecida dos Santos 105

S-ar putea să vă placă și