Sunteți pe pagina 1din 165

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CINCIAS BIOLGICAS E DA SADE CURSO DE CINCIAS BIOLGICAS

Ana Luiza Dias Abdo Agamme

O ldico no ensino de gentica: a utilizao de um jogo para entender a meiose.

So Paulo 2010

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CINCIAS BIOLGICAS E DA SADE CURSO DE CINCIAS BIOLGICAS

Ana Luiza Dias Abdo Agamme

O ldico no ensino de gentica: a utilizao de um jogo para entender a meiose.

Monografia apresentada ao Centro de Cincias Biolgicas e da Sade, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, como parte dos requisitos exigidos para a concluso do Curso de Biolgicas,modalidade licenciatura.

Cincias

Orientador: Prof. Dr. Ana Paula Pimentel Costa

So Paulo 2010

Devemos, no entanto, reconhecer, como me parece que o homem com todas as suas nobres qualidades ainda sofre em sua priso corprea a indelvel marca de sua humilde origem.(Charles Darwin).

Agradecimentos

Agradeo ao Centro de Cincias Biolgicas e da Sade (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e minha orientadora, a professora doutora Ana Paula Pimentel Costa, por orientar a realizao deste trabalho e contribuir com minha formao. Agradeo tambm aos professores Horcio Bernardo Rosrio e Yur Maria e Souza Tedesco por aceitarem participar da minha banca. Gostaria de agradecer minha famlia por no me deixar desistir e sempre me apoiar durante toda a minha formao, minha me me ajudou durante a confeco do jogo que tema deste trabalho e meu pai que me ajudou no dia da aplicao da atividade. Tambm gostaria de agradecer ao meu namorado, Jef, que me apoiou muito nos momentos difceis e me ajudou a ter motivao para terminar esse trabalho. Agradeo a Deus por fazer tudo isso possvel e gostaria de dedicar esse trabalho memria do meu querido av.

Resumo

Esse trabalho fala sobre o uso de um jogo no ensino de gentica e meiose, que foi aplicado para alunos ingressantes do ensino superior do centro de cincias biolgicas e da sade. O ensino de gentica vem enfrentando muitas dificuldades por ser considerado complexo pela maneira como tem sido feito o ensino, atravs da memorizao e da transmisso recepo de conhecimentos, marcantes no ensino tradicional. No jogo, foram encontradas caractersticas que podem ser utilizadas para potencializar as situaes de aprendizagem, para tanto, o objetivo dessa pesquisa foi desenvolver e aplicar uma atividade ldica no tradicional relativa aos conceitos de meiose e gentica para os alunos, analisar o processo de aprendizagem dos mesmos durante a realizao da atividade, bem como, identificar seus aspectos positivos e negativos. Foram aplicados um pr e um ps teste, a fim de comparar as respostas dos alunos antes e aps a aplicao da atividade, tambm foi aplicado um questionrio para analisar sua opinio sobre diversos aspectos da atividade, foi feita uma filmagem para observar a dinmica da atividade. Os alunos obtiveram um ndice de acerto menor no ps teste do que no pr teste, o que pode ser devido formulao das questes, a respeito do questionrio, assinalaram que gostaram da atividade e que a aplicariam caso fossem professores no ensino mdio, porm, alguns mudariam o material utilizado, foi possvel ver que os alunos interagiram e mostraram interesse por realizar a atividade. O jogo no tem sido valorizado na maioria das escolas, porm, deve-se consider-lo como uma proposta interessante que pode despertar o interesse e causar motivao nos alunos, favorecendo a aprendizagem.

Palavras chave: ensino, gentica, meiose, jogo, ldico, aprendizagem.

Abstract

This work talks about the use of one game in the teaching of genetics and meiosis that was applied for initiating students in college in biologic sciences and health center. Genetics teaching has been facing many difficulties because is consider complex by the way how teaching is made through memorization and transmission-reception of knowledge strong in traditional education. Were found in the game characteristics that can be used to enhance learning experiences for that the objective of this research was develop and apply a nontraditional play activity on meiosis and genetics concepts for students, analyze their learning process during the course of activity and identify its positive and negative aspects. Were applied a pre and a post teste to compare the answer of the students before and after the application of the activity also was applied a questionnaire to analyze their opinions on various aspects of activity, a tape was recorded to observe the dynamic activity. The students had a success rate lower on the posttest than at pretest, which may be due to the formulation of questions, about the questionnaire, indicate that they liked the activity and that they apply if they were high school teachers however, students would change the material used, and it was possible to see that students interacted and showed interest in performing the activity. The game has not been considered in most schools, however, one must consider it as an interesting proposal that may arouse the interest and cause motivation in students, enabling them to learn.

Key words: teaching, genetics, meiosis, game, play, learning.

Sumrio

1. Introduo.....................................................................................................08 2. Referencial terico........................................................................................11 2.1 Algumas consideraes sobre o processo de ensino e aprendizagem...11 2.2 O ensino de gentica e as dificuldades em ensinar a diviso celular......15 2.3 O jogo no processo de ensino e aprendizagem.......................................17 3. Procedimentos metodolgicos.....................................................................20 3.1 Objetivos educacionais........................................................................... 20 3.2 Pblico alvo...............................................................................................20 3.3 Material utilizado.......................................................................................21 3.4 Confeco do jogo....................................................................................21 3.5 Regras do jogo...........................................................................................25 3.5.1 Objetivos...............................................................................................25 3.5.2 Como jogar...........................................................................................25 3.6 Conceitos trabalhados...............................................................................27 3.7 Instrumentos de pesquisa..........................................................................27 4. Resultados...................................................................................................32 4.1 Pr teste...................................................................................................32 4.2 Ps teste..................................................................................................32 4.3 Questionrio.............................................................................................33 4.4 Aplicao do jogo.....................................................................................37 5 Anlise dos dados.........................................................................................41 5.1 Anlise da dinmica da atividade.............................................................47 6.Consideraes finais......................................................................................53 7. Referncias bibliogrficas.............................................................................54 Anexo 1 Problemas de gentica....................................................................57 Anexo 2 Transcrio da filmagem.................................................................70 Anexo 3 Termos de consentimento livre e esclarecido.................................77

1. Introduo O ensino de gentica deve propiciar aos alunos o desenvolvimento do pensamento crtico e a capacidade de se posicionar e opinar sobre temas polmicos como clonagem, transgnicos e reproduo assistida, bem como permitir que o aluno aplique os conhecimentos adquiridos no cotidiano e entenda os princpios bsicos que norteiam a hereditariedade para que saibam como so transmitidas as caractersticas, compreendendo melhor a

biodiversidade. De acordo com os PCNEM (Parmetros curriculares para o ensino mdio), o ensino de biologia desafiador para os educadores, pois os meios de comunicao como televiso, jornais, revistas e internet constantemente divulgam temas relacionados aos temas cientficos, sendo que o papel do professor possibilitar que o aluno relacione estes conhecimentos com os conceitos biolgicos bsicos.
[] o ensino da Biologia deve servir como meio para ampliar a compreenso sobre a realidade, recurso graas ao qual os fenmenos biolgicos podem ser percebidos e interpretados, instrumento para orientar decises e intervenes. (PCN+, p. 36).

No entanto, o ensino de gentica vem enfrentando algumas dificuldades, dentre elas esto: despertar o interesse do aluno, faz-lo entender processos que envolvem conceitos abstratos e descobrir formas de ajudar o aluno a perceber a relao que existe entre os conhecimentos cientficos e o cotidiano. Durante os estgios obrigatrios para as disciplinas da licenciatura, foi possvel escutar nas salas de aula que a gentica uma das matrias mais difceis da biologia. Essa fala pronunciada tanto por alunos, quanto por professores de cincias (ensino fundamental) e biologia (ensino mdio). Os alunos normalmente acham que os conceitos da disciplina so muito abstratos, afinal eles no conseguem enxergar muitos dos objetos de estudo da matria. Tambm, no vem uma relao entre o que esto estudando e suas vidas. Por este motivo, alguns perguntam: Pra que estamos aprendendo

isso? e No que a gente usa isso?. Isso acaba causando um desinteresse em entender a matria. comum que os alunos no tenham uma viso completa do processo. O ensino costuma ser fragmentado e a diviso celular, por exemplo, ensinada separadamente das leis de Mendel. Assim os estudantes no conseguem ou conseguem pouco, relacionar esses conhecimentos. Fica evidente que os conceitos sobre as divises celulares so fundamentais para entender as leis que regem a herana gentica e quando se trata de diviso celular, surgem muitas dvidas que nem sempre so satisfatoriamente sanadas, gerando uma cascata de conceitos errados, prejudicando o ensino e a aprendizagem da gentica em muitos outros campos de seu estudo. Outro problema a preferncia que alguns professores do a aulas sempre expositivas, nas quais o professor expe todo o contedo e o aluno um mero espectador. Tambm h uma cobrana muito grande de exerccios repetitivos que prezam mais a memorizao do que o aprendizado. A maneira tradicional de ensinar esses contedos no explora dos alunos seus conhecimentos prvios no os fazem desenvolver o raciocnio ou a curiosidade para buscar as respostas, j que no lhes so apresentados problemas a serem resolvidos, apenas respostas prontas, quadros preenchidos e ilustraes. Da maneira como vem sendo feito o ensino de gentica, os alunos no so levados a pensar e no encontram uma relao com o cotidiano, apesar de serem contedos muito presentes no dia a dia de qualquer pessoa e estarem cada vez mais representados na mdia O uso de modelos e o desenvolvimento de atividades ldicas podem auxiliar o professor a despertar o interesse dos alunos pela matria de gentica, mais especificamente da diviso celular, ao tornar a visualizao mais fcil, de modo que os alunos possam interagir com o material, diferentemente do que ocorre quando lhes so apresentadas figuras prontas, tambm faz com que a aula

10

seja mais prazerosa, motivando os alunos a participarem e se envolverem no processo. importante tambm utilizar questes problemas, que levem os alunos a buscar as solues, construindo seu conhecimento com a mediao do professor. Como foram apresentadas anteriormente algumas dificuldades em relao ao ensino e aprendizagem na matria de gentica, o objetivo desta pesquisa ser desenvolver e aplicar uma atividade ldica no tradicional relativa aos conceitos de meiose para os alunos ingressantes do ensino superior de uma escola universidade particular de So Paulo, utilizando um modelo de fcil visualizao e manejo pelos alunos que represente os cromossomos durante a diviso celular e analisar o processo de aprendizagem desses alunos durante a realizao da atividade, bem como, identificar os aspectos positivos e negativos da prtica em questo.

11

2. Referencial Terico 2.1 Algumas consideraes sobre o processo de ensino e aprendizagem O ensino no pode ser visto como uma realidade acabada, j que uma atividade humana, portanto, est em constante movimento. Existem vrias abordagens, quando se trata de educao. De acordo com Mizukami (1986), algumas delas so a humana, a tcnica, a cognitiva, a emocional e a sciocultural. Cada uma dessas propostas centrada em determinados fenmenos educacionais. A abordagem tradicional trata-se de uma prtica que persiste ao longo do tempo e na qual podem ser identificadas algumas caractersticas gerais, de acordo com Mizukami (1986). O ensino tradicional possui seu centro no professor, este considerado o detentor do conhecimento e seu propsito transmiti-lo aos outros que ainda no o possuem, ou seja, os alunos. De acordo com Mizukami (1986), essa ideia relaciona-se com o pensamento de que o homem , no incio da vida, uma tbula rasa, na qual so impressas as informaes ao longo da vida. Macedo (1994), ao discutir a viso que o autor chama no construtivista da educao, diz que esta valoriza muito a transmisso de contedos para aqueles que teoricamente no o possuem. O professor no deve dizer: Faa como eu, mas sim: Faa comigo. Esse pensamento de Rosa (2000) mostra que a relao entre professor e aluno pode ser outra, pode haver uma cooperao na construo do conhecimento, tornando o aluno mais autnomo e o professor, um mediador, facilitador da aprendizagem. A escola, no ensino tradicional, deve representar um ambiente em que o aluno no se distraia e o professor deve manter-se distante. A autoridade em

12

sala de aula o professor, impossibilitando uma cooperao entre as duas partes, como diz Mizukami (1986). Coll (1999) contrrio a essa ideia e acredita que o aluno no pode mais ser visto como um ser passivo, receptivo de conhecimentos. Segundo Mizukami (1986), no ensino tradicional, a inteligncia vista como a capacidade de armazenar informaes. Para que um maior nmero de informaes seja assimilada pelos alunos, surge a necessidade de decomp-la com o objetivo de simplifica-la, dessa forma os alunos recebem apenas os resultados prontos desse processo.
Atribui-se ao sujeito um papel insignificante na elaborao e aquisio do conhecimento. Ao indivduo que est adquirindo conhecimento compete memorizar definies, enunciados de leis, snteses e resumos que lhe so oferecidos no processo de educao formal a partir de um esquema atomstico (MIZUKAMI, 1986).

Rosa (2000) acredita que oferecer qualidade educao no est relacionado com o domnio de um grande nmero de contedos pelos professores e alunos, atravs da memorizao, mas sim com algo muito mais complexo, sendo necessria uma mudana. Coll (1999), ao falar da abordagem construtivista, explica que se deve evitar a memorizao e fixao de contedos. A aprendizagem est relacionada com o desenvolvimento, pois no se trata de reproduzir a realidade, mas de realizar uma representao pessoal sobre um contedo que se pretende aprender. Algumas crticas feitas ao ensino tradicional, apontadas por Mizukami (1986) so que nesse tipo de ensino, no permitida a participao do aluno. O mesmo acaba repetindo as informaes transmitidas pelo professor, adquirindo hbitos automticos. Outro autor que fala sobre a viso tradicional ou no construtivista Macedo (1994), para ele, este tipo de ensino opera atravs de paradigmas, ou seja, seguido um padro que fora a reproduo de algo, havendo a repetio de um resultado j esperado. Dessa forma, o aluno fica copiando palavras que muitas

13

vezes no fazem sentido para ele. Para Mizukami (1986) quando isso acontece, a compreenso tida pelo aluno foi apenas parcial, ele no aprendeu realmente. Mizukami (1986) nos lembra de que a escola no esttica e vive sujeita a transformaes. Para Coll (1999), seguir uma receita seria correto se o ensino pudesse ser considerado como algo acabado. Mesmo que o ensino tradicional seja uma prtica que se perpetuou aps muitos anos, surgem novas ideias no mbito da educao. Outra abordagem de ensino a qual Mizukami (1986) estuda a cognitivista ou interacionista. Nesse tipo de ensino, o conhecimento considerado uma construo contnua, sendo que na passagem de um estado de

desenvolvimento ao seguinte, formam-se novas estruturas que antes no existiam. Sendo assim, o verdadeiro conhecimento envolve a compreenso das relaes entre os conhecimentos apresentados e os conhecimentos j existentes, atravs de uma reorganizao mental. Rosa (2000) complementa essa informao ao explicar que o construtivismo fiel ao principio interacionista, cuja tendncia principal demonstrar o papel do sujeito na produo do saber. Esses conhecimentos j existentes em nossa estrutura so os conhecimentos prvios dos quais fala Coll (1999). De acordo com esse autor, ao nos aproximarmos de um novo conhecimento, o interpretamos com base em nossos conhecimentos prvios e modificamos os significados que possuamos, construindo um significado pessoal. Esse processo considerado como a aprendizagem significativa. Essa aprendizagem ser sempre til para que possamos continuar aprendendo, ou seja, ela no finita Coll e Sol (2006). Silva (1998) acredita que os conhecimentos prvios dos alunos podem servir de incio para a construo de novos conhecimentos, portanto, atravs de

14

seu prprio interesse que o aluno se apropria de um objeto e lhe d um significado, sendo a motivao fundamental para que esse processo ocorra. Para que seja possvel a aprendizagem, preciso que exista uma aproximao do contedo, com a finalidade de entend-lo. Para Coll (1999), isso acontece quando so levados em conta os conhecimentos prvios. De acordo com Coll e Sol (2006), a aprendizagem uma construo pessoal que no resulta de uma reproduo da realidade, mas sim, de uma representao pessoal sobre um contedo que se quer aprender, sendo necessrio aproximar-se do objeto com a finalidade de entend-lo. Sol (1999) acredita que os aspectos afetivo-relacionais tambm podem interferir na aprendizagem. Toda atividade do ser humano implica a considerao de duas variveis, a inteligncia e a afetividade, sendo estas duas interdependentes (MIZUKAMI, 1986). Mizukami (1986) diz que a motivao caracterizada por um desequilbrio ou uma necessidade. Sol (1999) acrescenta que a motivao ou interesse ocorre com a quebra do equilbrio inicial, obrigando a pessoa a buscar maneiras de voltar ao novo estado de equilbrio. A aprendizagem se inicia com uma dificuldade, ento surge a necessidade de super-la. O sujeito desenvolve maneiras de buscar uma soluo para o problema, voltando ao estado de equilbrio, como diz Rosa (2000). Uma das crticas feitas por Mizukami (1986) ao ensino tradicional foi o fato de o mesmo focar na quantidade de informaes e no na formao de um pensamento reflexivo e investigativo, j que os dados so fornecidos prontos, sem que o aluno precise pensar na maneira como o processo de aquisio daquele conhecimento ocorreu. Para Rosa (2000), a construo do saber se faz formulando hipteses, testando-as at que o contedo seja entendido e se obtenha o conhecimento.

15

O interesse torna-se importante na aprendizagem medida que, a necessidade de saber desencadeia uma mobilizao cognitiva, dessa maneira, leva o aluno a mobilizar seus esquemas de conhecimento para realizar a tarefa proposta, como discutido por Sol (1999). Esses conhecimentos ento sofrem modificaes e estabelecem-se relaes com os novos conhecimentos. Portanto, o papel do professor nesse novo modelo de educao

(construtivista), de acordo com Rosa (2000) deve ser o de instigar a duvida, despertar o interesse do aluno, causando um desequilbrio, para que este mobilize suas estruturas cognitivas a fim de aprender.

2.2 O ensino de gentica e as dificuldades em ensinar a diviso celular Os conhecimentos a respeito da biologia moderna, como o campo da gentica, esto cada vez mais presentes nas vidas das pessoas, sendo discutidos constantemente na mdia De acordo com Carboni e Soares (2001), a compreenso desses conhecimentos relevante para que se entenda melhor o papel do homem e da cincia na sociedade, bem como, os limites que ela pode alcanar tendo em vista questes como clonagem, transgnicos, clulas tronco, fertilizao in vitro, evoluo, perpetuao e extino das espcies, dentre outras. Lorbieski et al (2010) falam da importncia de se aprender meiose, j que um processo responsvel pela formao dos gametas e perpetuao das espcies,porm,acredita que os alunos esto chegando ao ensino mdio sem uma compreenso adequada da segregao cromossmica e allica nas fases da meiose, o que prejudica o entendimento e torna a aula pesada para os alunos. Campos et al (2003) discutem o fato de que o ensino de gentica envolve conceitos abstratos, de difcil compreenso pelos alunos. Da maneira como tem sido feito o ensino, atravs da memorizao de sequncias de possveis combinaes entre letras, sem que o aluno entenda o que um gene e como

16

ele se comporta de gerao em gerao, a aprendizagem dos conceitos sobre diviso celular muito prejudicada. A gentica vista pelos alunos como um dos contedos mais difceis de biologia, o que se deve ao fato dessa rea exigir que o aluno possua conhecimentos prvios de outras reas, como citologia e biologia molecular e que ele seja capaz de relacionar esses conhecimentos com os contedos de gentica que so apresentados (CARBONI e SOARES, 2001). Uma explicao para o mau aproveitamento apresentado pelos alunos pode ser a maneira como a aula ministrada, normalmente de forma tradicional, em que os alunos so passivos e devem decorar toda a informao transmitida pelo professor. O professor deve adotar em suas prticas medidas que preencham as lacunas deixadas pelo ensino tradicional, em que prevalece a transmisso/recepo de conhecimentos, assim como pensam Campos et al (2003). Para Lorbieski et al (2010), no est sendo feita uma interconexo entre os contedos que deveriam se complementar, e no est sendo feita uma relao com o cotidiano, sendo que os estudantes no esto conseguindo relacionar diviso celular, perpetuao da vida e transmisso de caractersticas. Moreira e Silva (2001) acreditam que o ensino de gentica tem sido feito nas escolas, de maneira geral, de uma forma superficial e que isso ocorre, porque para muitos professores, o assunto relativamente novo e no foi abordado em suas formaes acadmicas, levando a uma insegurana na abordagem dos contedos de gentica e frente s questes levantadas pelos alunos e para estes, os conceitos so muitas vezes abstratos, de difcil compreenso. Braga et al (2009) discutem a respeito das dificuldades de se ensinar a diviso celular, que tem incentivado muitos pesquisadores a buscar estratgias para esse fim, j que o assunto envolve muitos conceitos abstratos, que exigem conhecimentos prvios dos alunos. A dificuldade em compreender a transmisso dos caracteres hereditrios, regidos pelas leis de Mendel observada no ensino mdio e superior,

17

possivelmente devido ao despreparo em contedos anteriores (FABRCIO et al,2006).Isso mostra a importncia em resolver esses problemas,j que os alunos do ensino superior em Biologia podem tornar-se professores da escola bsica amanh. Tendo em vista as dificuldades encontradas em relao ao ensino e aprendizagem de gentica, para Carboni e Soares (2001), interessante procurar modelos e prticas que tornem a aula mais interessante e prazerosa, que busque um levantamento dos conhecimentos prvios dos alunos e os auxilie a fazer relaes com os contedos novos ensinados, facilitando o processo de aprendizagem. Devido s dificuldades no aprendizado da meiose e sua relao com a segregao cromossmica e allica, torna-se necessrio buscar ferramentas que auxiliem o ensino e despertem o interesse do aluno pela aula. 2.3 O jogo no processo de ensino e aprendizagem Antigamente, o jogo era considerado algo intil, no srio. Apenas aps o perodo romntico, passou a ser levado em considerao seu carter educativo. Esse processo histrico foi investigado por Brougre (1998) e por Kishimoto (1999). Huizinga (2004) aponta algumas caractersticas do jogo, tais como o prazer, o carter no srio, a liberdade, a separao dos fenmenos do cotidiano, as regras, o carter fictcio ou representativo e sua limitao no tempo e no espao. Quanto no seriedade do jogo, Brougre (1998) acredita que representa um aspecto positivo, afinal, a prpria frivolidade do jogo torna o mesmo uma experincia original de aprendizagem, de acordo com o autor. O jogo permite a ao intencional (afetividade), construo de representaes mentais (cognio), manipulao de objetos, desempenho de aes sensrio motoras, interaes sociais e tudo isso, segundo Kishimoto (1999), pode

18

potencializar a aprendizagem e d condies para maximizar a construo de conhecimentos. A importncia do jogo e sua seriedade relacionam-se com o investimento psquico (afetos) que ele manifesta. O jogo, como sonho acordado, se ope realidade. A diferena que ele se apia na realidade para fazer dela outra coisa (BROUGRE, 1998). Quanto aos aspectos motivacionais do jogo, pode-se retomar o pensamento de que a aprendizagem significativa ocorre quando nos aproximamos de um novo objeto com nossos significados e nos sentimos desafiados a tentar interpret-lo, modificando os significados que possuamos como foi exposto por Coll e Sol (2006). Sendo assim, aprender se trata de estabelecer relaes entre conhecimentos que j possuamos e os conhecimentos novos. Essa aprendizagem ser sempre til para que possamos continuar aprendendo, ou seja, ela no finita, como diz Sol (2006). Silva (1998) acredita que atravs de seu prprio interesse que o aluno se apropria de um objeto e lhe d um significado, sendo a motivao fundamental para que esse processo ocorra. O ldico tem propriedade de motivao e segundo Kishimoto (1999), tem a capacidade de motivar. Ensinar tambm envolve motivar e o ldico tem o papel de despertar o interesse e a curiosidade para resolver problemas como diz Silva (1998). Vieira et al (2005) apontam a importncia dos espaos no formais para o ensino de cincias, porm devido s dificuldades em sair a campo e realizar experincias, j que algumas escolas no tm laboratrio ou os materiais necessrios, tornam o jogo uma ferramenta interessante e capaz de despertar o interesse por parte dos alunos, permitindo que eles tenham uma noo mais concreta dos contedos de cincias.

19

Para Campos et al (2003), a atividade ldica faz com que os alunos aprendam de uma maneira mais divertida e dinmica, facilitando a aprendizagem significativa. O jogo estimula os alunos, desenvolve sua personalidade, os aproxima dos conhecimentos cientficos e cotidianos e os faz ter uma experincia na soluo de problemas, levando-os a pensar por si prprios, desenvolvendo a criatividade e curiosidade, desenvolve a sensibilidade e afetividade devido ao trabalho em grupo. Para Alves (2004) o ldico proporciona distrao, descontrao e fantasia, servindo como catalisador no momento da aprendizagem, na qual, os alunos sentem-se mais livres para criar, criticar e argumentar. De acordo com Campos et al (2003), o jogo didtico uma ferramenta para o ensino que ajuda a desenvolver a habilidade na resoluo de problemas e atende s

caractersticas da adolescncia. O ldico pode ser uma atividade prazerosa para o aluno, fazendo com que este se sinta motivado a aprender e desenvolver sua criatividade desperte seu interesse pelas cincias e valorize seus conhecimentos prvios (VIEIRA et al 2005). O jogo didtico favorece a construo de conhecimentos, tambm uma alternativa para melhorar o desempenho dos alunos em matrias de difcil entendimento. (CAMPOS et al ,2003). Segundo Moura (1999), o jogo permite que se desenvolva a habilidade de resolver problemas, utilizando estratgias a fim de se alcanar determinados objetivos, alm de fazer o aluno avaliar sua eficcia em obter os resultados. Outro aspecto positivo em relao ao uso do jogo na educao levantado por Brougre (1998) que diz que no jogo, o comportamento se encontra dissociado de (e protegido contra) suas consequncias normais. a que residem simultaneamente a flexibilidade e a frivolidade do jogo. Sendo assim, a gravidade dos fracassos e erros atenuada. Brougre (1998) acredita que no jogo h um processo de integrao social e socializao, portanto, de educao.

20

Moura (1999) fala sobre o desenvolvimento social do aluno atravs do jogo de regras, afinal, nesse tipo de jogo, os sujeitos precisam lidar com regras, desenvolvendo a compreenso de conhecimentos veiculados socialmente. Em contrapartida, Alves (2004), diz que no se deve transformar toda atividade educativa em uma atividade ldica, a fim de esta no perder seu propsito recreativo. Para a autora o ldico deve ser considerado como parte da vida do homem, no apenas por divertimento, mas tambm para fazer parte da sociedade.

3.Procedimentos Metodolgicos 3.1 Objetivos educacionais O objetivo do jogo auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos bsicos de meiose e leis de Mendel. O jogo permitir aos alunos, visualizar melhor o processo de diviso celular, atravs de uma atividade prtica. Atravs do jogo, buscou-se melhorar o entendimento dos alunos sobre questes como: o que acontece com os cromossomos durante a meiose, como eles se separam como eles estavam antes de se separar, onde se localizam os genes nos cromossomos, como se formam os gametas e o que acontece com os genes na formao de um novo indivduo. 3.2 Pblico alvo Escolheu-se trabalhar com alunos ingressantes no ensino superior do curso de cincias biolgicas e farmcia de uma universidade particular de So Paulo. A escolha dos sujeitos de pesquisa baseou-se como inicialmente planejado, pela facilidade de abordagem (flexibilidade de horrio, cooperao maior dos professores dos cursos) e serem maiores de idade (eles prprios poderiam

21

assinar o termo de consentimento livre e esclarecido).Ao mesmo tempo, buscou-se alunos ingressantes, que cursam o primeiro semestre porque se supe que acabaram de sair do ensino mdio, carregando ainda algumas noes bsicas em gentica. Foi considerado o fato de haver a possibilidade de analisar os conceitos de gentica e diviso celular obtidos no ensino mdio, antes que estes alunos tivessem a matria especfica de gentica no curso e revissem os conceitos de meiose e leis de Mendel. Dessa maneira, pensou-se que seria possvel verificar os conhecimentos prvios dos alunos e investigar a aprendizagem de algum conceito aps a aplicao do jogo. Como estes alunos cursam a rea de cincias da sade, espera-se que tenham afinidade por biologia, mas no necessariamente por gentica, podendo trazer contribuies na avaliao da atividade. 3.3 Material Utilizado Bias em formato de macarro de cores diferentes, folhas de EVA de cores diferentes, cartolina colorida, papel carto colorido, barbante, fita dupla face, durx, folha de papel contact transparente, palito de dente, cola de EVA, cola branca, canetinha colorida, tesoura, estilete, saquinho de celofane

transparente. 3.4 Confeco do jogo Cada bia em formato de macarro foi cortada em 4 partes iguais,em seguida,duas dessas partes foram amarradas com um pedao de barbante e fixadas com durex.As duas partes juntas foram utilizadas para representar os cromossomos duplicados com duas cromtides irms.O barbante foi utilizado para representar o centrmero( Figura 01). Uma das cromtides de cada cromossomo foi recortada em certo ponto com um estilete e juntada novamente colocando-se palitos de dente. Dessa forma seria possvel fazer a representao do crossing over (Figura 02).

22

Para representar os genes, foram impressas letras A, a, B e b em uma folha sulfite. Cada letra foi recortada, colada sobre uma folha de EVA na cor branca e passou-se o papel contact por cima da letra para evitar que estragasse (Figura 04). Foram impressos os problemas de gentica que os alunos deveriam resolver, estes foram recortados e colados sobre uma folha de papel carto na cor azul escura (Anexo 2). Foi confeccionado um dado em EVA na cor laranja e em cada quadrado colou-se uma das palavras impressas em folha sulfite e recortadas: boca, nariz, olhos, sobrancelha, cabelo e orelha (Figura 03). Foram impressos diversos desenhos (internet) para representar as partes do rosto: boca, nariz, olhos, cabelo, sobrancelha e orelha. Para cada parte do rosto, havia caractersticas diferentes. Sendo estas: Boca lbios finos e lbios grossos. Nariz nariz arredondado, nariz de palhao, nariz alongado. Olhos olhos verdes, olhos castanhos, olhos tristes, olhos raivosos. Sobrancelha- sobrancelha crespa e sobrancelha lisa. Cabelo cabelo laranja e cabelo azul. Orelha orelha de abano e orelha normal. Os desenhos foram impressos em folha sulfite, pintados com canetinhas coloridas, colados sobre uma folha de EVA branca, passou-se papel contact por cima e recortou-se (Figura 07). Quantos aos tipos de cabelo, um deles foi desenhando em uma folha de EVA laranja e o outro foi desenhado em uma folha de EVA azul, em seguida, foram recortados (Figura 06).

23

Desenhou-se uma forma de um rosto em uma folha de EVA branca (Figura 05) e recortou-se. Atrs do rosto e de cada constituinte dele, colocou-se um pedao de fita dupla face. As peas do jogo foram guardadas em saquinhos de celofane transparente, separadas por tipo de caracterstica. O mesmo foi feito com os cartes problema e com as letras representando os genes.

Figura 01- Par de cromossomos homlogos de cor diferente, confeccionados com bias em formato de macarro, dispostos sobre uma cartolina contendo o desenho dos centrolos para representar a clula.

Figura 02- Corte feito no brao curto do cromossomo para possibilitar a representao do crossing over, trocando pedaos entre cromtides homlogas e unindo-as atravs dos palitos de dente.

24

Figura 03- Dado confeccionado em EVA de cor laranja, utilizado para sortear as caractersticas a serem representadas.

Figura 04- Cartes confeccionados em EVA de cor branca para representar os genes.

25

Figura 05-Rosto confeccionado em EVA na cor branca.

Figura 06-Tipos de cabelo, confeccionados em EVA colorido.

26

Figura 07- Todos os tipos de caractersticas utilizados pelos alunos para completar o rosto do boneco.

3.5 Regras do jogo 3.5.1 Objetivo O objetivo do jogo completar o rosto do boneco, ou seja, colar no rosto em branco, todas as suas partes (boca, nariz, olhos, cabelo, orelha e sombrancelha). Para atingir esse objetivo, os alunos devem representar corretamente os genes nos cromossomos do indivduo (o boneco). 3.5.2 Como jogar Os alunos devem ser divididos em grupos, sendo metade dos grupos nomeados me e a outra metade pai. Cada grupo receber um par de cromossomos, seis letras A e seis letras a e duas folhas de cartolina. Os grupos iro jogar o dado para sortear as caractersticas a ser representadas. Em seguida, recebero a parte do rosto do boneco que tiraram no dado juntamente com um carto problema relacionado a essa mesma caracterstica. Cada pai e me dever colocar os genes nos cromossomos e representar com esse material como devem ser os gametas de seu indivduo, conforme carto problema. Terminada essa etapa, cada pai e me que tiraram um mesmo tipo de caracterstica devero se juntar e representar como seria um cruzamento entre seus indivduos, devendo fazer a representao do gentipo nos cromossomos do filho desse casal, conforme carto problema. No final, um representante de cada grupo, agora formado por um pai e uma me, dever colar no rosto a parte com a caracterstica correspondente ao seu problema.

27

O processo ser repetido at que o rosto do boneco esteja completo. As caractersticas representadas no mesmo cromossomo sero diferenciadas atravs dos genes B e b. Isso acontecer caso um grupo represente dois tipos de caractersticas. Os alunos podero trabalhar com o crossing over, atravs da troca de pedaos entre suas cromtides homlogas. Isso pode ser feito retirando-se cuidadosamente o pedao cortado de cada cromtide e colocando-o na cromtide do cromossomo homlogo. Ao fazer isso, ser possvel verificar se algo muda no gentipo de seus indivduos e se isso acarreta mudanas no fentipo. 3.6 Conceitos trabalhados Sero revisados os conceitos de cromossomos homlogos, cromtides irms, meiose, leis de Mendel, crossing over, fentipo e gentipo, e localizao dos genes nos cromossomos. 3.7 Instrumentos de pesquisa Foi elaborado um pr teste e um ps teste, ambos contendo trs questes sobre os conceitos mais gerais que foram trabalhos durante o jogo. A finalidade desses testes foi a de comparar os erros e acertos dos alunos antes e aps ser aplicada a atividade, sendo possvel verificar se foi possvel aprender ou relembrar algum conceito. Com o pr teste foi possvel verificar as maiores dificuldades que os alunos possuam antes da atividade. J o ps teste teve a finalidade de investigar se o jogo melhorou ou no o entendimento dos alunos sobre os conceitos trabalhos. As questes do pr teste e as informaes dadas aos participantes por escrito foram as seguintes: O teste a seguir ir conter trs questes dissertativas que devero ser respondidas caneta.

28

A finalidade das questes de verificar seus conhecimentos prvios sobre o assunto que ser tratado durante a atividade. O tempo para responder s questes ser de 10 minutos.

1. Qual a relao entre a meiose e a lei de Mendel (da segregao dos fatores)? 2. Qual a constituio cromossmica das clulas filhas em relao clula me, ao final da meiose? 3. Qual a importncia da ocorrncia do crossing over durante a meiose? As questes do ps teste e as instrues dadas aos participantes por escrito foram as seguintes: O teste a seguir ir conter trs questes dissertativas que devero ser respondidas caneta. A finalidade das questes de verificar seus conhecimentos prvios sobre o assunto que ser tratado durante a atividade. O tempo para responder s questes ser de 10 minutos.

1. Qual a importncia biolgica da meiose. Justifique sua resposta? 2. Se uma clula com quatro cromossomos sofrer meiose, quantos cromossomos tero as clulas filhas? 3. O que acontece durante a formao dos gametas que permite a segregao dos genes? Foi feita uma anlise quantitativa, comparando os acertos e erros dos alunos a essas questes antes e depois da aplicao da atividade. Para Santos e

29

Gamboa (1995) esse tipo de pesquisa concebe a verdade como objetiva e prope modelos estatsticos. Alm disso, foi aplicado um questionrio contendo seis questes de mltipla escolha, algumas questes contendo um espao em branco para comentrios. O objetivo da aplicao do questionrio foi o de avaliar a opinio dos alunos sobre a atividade. As respostas ao questionrio foram analisadas de forma qualitativa e quantitativa. Santos e Gamboa (1995) consideram que a anlise quantitativa permite que o pesquisador conhea as coisas como realmente so gerando um conhecimento pblico que pode ser reproduzido por outros pesquisadores que utilizarem o mesmo instrumento. O questionrio de opinio pessoal e as instrues dadas aos participantes por escrito foi o seguinte:
O questionrio a seguir possui a finalidade de avaliar a atividade. Assinale a alternativa que julgar mais adequada e justifique quando for solicitado. O tempo para responder ao questionrio ser de 10 minutos. Ao terminar, entregue ao pesquisador. Obrigada pela sua colaborao com esta pesquisa!

1. A respeito da atividade desenvolvida, classifique-a:

( ) Boa

( ) Regular

30

( ) Ruim

Observaes: 2. Para voc, qual foi o nvel de dificuldade da atividade? ( ) Muito difcil

( ) Difcil

( ) Mais ou menos

( ) Fcil

( ) Muito fcil

3. Quais foram as principais dificuldades apresentadas durante o desenvolvimento da atividade?

( ) Trabalho em grupo ( ) Entendimento do que se era para fazer ( ) Material utilizado

31

( ) Visualizao na prtica dos conhecimentos tericos obtidos em aula ( ) Resoluo do problema apresentado ( ) Outros. Qual (is)?

_____________________________________________________ 4. Se voc fosse um professor do ensino mdio, aplicaria esta atividade? ( ) Sim

( ) No Justifique sua resposta:

5-Foi possvel aprender algum conceito de gentica com a realizao dessa atividade? ( ) Sim Quais:______________________________________

( ) No 6 Quais so as maiores dificuldades hoje apresentadas no processo de aprendizado da gentica?

( ) Falta de atividades prticas

( ) Pouca discusso da aplicao dos conhecimentos no dia a dia

32

( ) Contedo terico complexo

( ) Visualizao dos fenmenos a nvel celular e biomolecular

( ) Pouco acesso a softwares e modelos experimentais

( ) Outros : A pesquisa qualitativa,ao contrrio da quantitativa, no produz generalizaes para se construir um conjunto de leis do comportamento humano, como dizem Santos e Gamboa (1995). De acordo com Ludke e Andr (2008) a pesquisa qualitativa tem o ambiente natural como fonte principal de dados e o pesquisador como instrumento. A filmagem da aplicao do jogo (Anexo 1) possibilitou que fosse feita uma observao a fim de se coletar dados para a anlise. Essa observao possibilita um contato direto do pesquisador com o objeto de estudo, sendo considerado o melhor teste de verificao da ocorrncia de determinado fenmeno, por Ludke e Andr (2008). 4. Resultados 4.1 Pr teste A primeira questo apresentou um ndice de acerto de 40 %, a segunda questo obteve um ndice de acerto de 60 % e a terceira questo, de 80 %.

33

80 70 60 50 40 30 20 10 0 1 Questo 2 Questo 3 Questo

acertou errou

Grfico 1 Relao de acertos e erros das 3 questes que compunham o questionrio Pr Teste

4.2 Ps teste A primeira questo apresentou um ndice de acerto de 80 %, a segunda questo, obteve um ndice de acerto de 40 % e a terceira questo obteve um ndice de acerto de 40%.

80 70 60 50 40 30 20 10 0 1 Questo 2 Questo 3 Questo

Leste Oeste

Grfico 2 Relao de acertos e erros das 3 questes que compunham o questionrio Ps teste.

60 50 40 30 20 10 0 Pr teste Ps teste Acerto Erro

34

Grfico 3 Comparativo de erros e acertos entre os questionrios Pr teste e Ps teste.

4.3 Questionrio Quanto primeira questo, 100 % dos alunos classificaram a atividade como sendo boa. Quanto ao nvel de dificuldade avaliado na segunda questo, 80 % achou mais ou menos e o restante, achou difcil. Sobre as dificuldades encontradas durante o desenvolvimento da atividade, das quais tratava a terceira questo, 20 % apontaram o entendimento do que era pra fazer, 40 % responderam outros e completaram: lembrar a matria, 40 % dos alunos respondeu duas alternativas, sendo que destes: 20% apontaram entendimento do que era pra fazer e visualizao na prtica dos conhecimentos tericos obtidos em sala de aula, 20 % apontou material utilizado e visualizao na prtica dos conhecimentos tericos obtidos em sala de aula. 100 % dos alunos responderam que aplicaria esta atividade caso fossem professores no ensino mdio. As justificativas foram: tendo essa atividade junto com a aula terica facilita o entendimento, pois uma forma prtica na qual possvel melhorar o entendimento, ajuda a memorizar e definir melhor o conceito, mas com massinha, pois seria mais fcil o manuseio. A quinta questo investigava se os alunos aprenderam algum conceito de gentica com a aplicao da atividade e 80% dos alunos responderam que sim. Eles deviam dizer que conceitos foram estes, aparecendo as seguintes justificativas: relembrar o processo, o processo como um todo, lembrar o crossing over e a lei de Mendel, a diviso dos cromossomos. Por fim, a sexta questo indagava a opinio dos alunos sobre quais so as maiores dificuldades hoje apresentadas no processo de aprendizado da gentica. Nessa questo, 20 % dos alunos responderam que era pouco acesso a softwares e modelos experimentais, 20 % respondeu falta de atividades

35

prticas, 60 % dos alunos responderam a duas alternativas, sendo que: 20 % responderam falta de atividades prticas e pouca discusso da aplicao dos conhecimentos no dia a dia, 20 % respondeu pouca discusso da aplicao dos conhecimentos no dia a dia e visualizao dos fenmenos a nvel celular e biomolecular, 20 % respondeu falta de atividades prticas e contedo terico complexo.

100 80 60 40 20 0 1 Questo boa regular ruim

Grfico 4 Avaliao pelos alunos sobre a atividade desenvolvida

80 70 60 50 40 30 20 10 0 2 Questo

muito difcil difcil mais ou menos fcil muito fcil

Grfico 5 Avaliao pelos alunos sobre o nvel de dificuldade da atividade desenvolvida

36

40 35 30 25 20 15 10 5 0 3 questo + ++ +++ ++++

Grfico 6 Relaciona as principais dificuldades encontradas pelos alunos durante o desenvolvimento da atividade.

Legenda : (+) entendimento do que era para fazer, (++) entendimento do que era para fazer e visualizao na prtica dos conhecimentos tericos obtidos em sala de aula, (+++)- material utilizado e visualizao na prtica dos conhecimentos tericos obtidos em sala de aula, (++++) outros: lembrar a matria.

100 80 60 Sim 40 20 0 4 Questo No

Grfico 7 Avalia se os alunos de nvel superior aplicariam o teste caso fossem professores de biologia e ministrassem a matria de gentica aos alunos de ensino mdio

37

80 70 60 50 40 30 20 10 0 5 Questo

Sim No

Grfico 8 Relaciona o aprendizado dos alunos participantes pelos conceitos de gentica com a aplicao da atividade.

20 15 10 5 0 6 questo + ++ +++ ++++ +++++

Grfico 09- ndice de resposta na sexta questo s alternativas: pouco acesso a softwares e modelos experimentais (+), falta de atividades prticas (++), falta de atividades prticas e pouca discusso da aplicao dos conhecimentos no dia a dia (+++), pouca discusso da aplicao dos conhecimentos no dia a dia e visualizao dos fenmenos a nvel celular e biomolecular falta de atividades prticas e contedo terico complexo (+++++).

4.4 Aplicao do jogo Cinco voluntrios participaram da pesquisa, sendo trs alunos do primeiro semestre de biologia e dois alunos do ltimo semestre de farmcia de uma universidade particular de So Paulo. Os alunos do curso de farmcia foram convidados, pois no dia da aplicao da atividade apenas trs alunos da biologia puderam participar. Embora estejam no ltimo semestre de seu curso, esses alunos tiveram a matria de gentica apenas no primeiro semestre e j no lembravam muito bem os conceitos, podendo trazer contribuies ao trabalho.

38

Foi realizada uma filmagem a fim de observar a dinmica da atividade, essa gravao foi transcrita posteriormente, coletando-se dados para auxiliar na anlise. A pesquisadora entrou no laboratrio, esperou que os alunos se organizassem e pediu que formassem grupos. Como havia apenas cinco alunos, uma dupla sentou-se em uma bancada, e um trio sentou-se em outra bancada. Os grupos foram montados de modo que pelo menos um aluno da farmcia ficasse junto com um aluno da biologia. Foi explicado que eles receberiam um pr teste contento trs questes bsicas sobre gentica e meiose. Foi explicado que esse teste possua a finalidade de avaliar os conhecimentos que os alunos j possuam antes do jogo. Eles no deveriam colocar seus nomes, pois no seriam identificados. Foi dito a eles que seriam questes fceis, que eles teriam cerca de 10 minutos para entregar e depois seriam feitas as explicaes sobre como seria o jogo. Foi dado o tempo para que os alunos terminassem de responder as questes. Os alunos entregaram, sendo as folhas guardadas em uma pasta. Em seguida, explicou-se que na dupla, um seria o pai e outro seria a me. No trio, dois alunos seriam o pai e um aluno seria a me. Foi entregue para cada pai e me, uma cartolina e um par de cromossomos homlogos, sendo cada cromossomo de uma cor diferente. Ento, explicou-se que cada pai e cada me deveriam representar como ficariam os gametas formados por aquele indivduo aps eles sortearem uma caracterstica a ser representada e tirassem um carto problema. Logo depois, a pesquisadora levou para os grupos os dados e eles sortearam a caracterstica que iriam representar.

39

Eles tambm receberam os genes para colocar nos cromossomos e as partes do rosto com caractersticas diferentes, correspondentes as que sortearam por meio do dado. A dupla ficou com a caracterstica cor de olhos e o seguinte problema: Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui olhos castanhos e a mulher possui olhos verdes. Imaginem ainda que a caracterstica cor de olho seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Olho castanho uma caracterstica dominante e olho verde uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua olhos verdes. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. O trio ficou com a caracterstica cor de cabelo e tiraram o seguinte problema: Imaginem que vocs so um casal em que o homem cabelo laranja e a mulher cabelo laranja. Imaginem ainda que a caracterstica cor de cabelo seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Cabelo laranja uma caracterstica dominante e cabelo azul uma caracterstica recessiva.

40

Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua cabelo azul. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Os alunos foram orientados a representar como ficariam os gametas de seus indivduos, colocando os genes nos cromossomos no lugar que achassem melhor, e quando tivessem terminado, deveriam mostrar como seria o filho do casal. Quando conseguissem concluir esta etapa, deveriam pegar a parte do rosto correta e colocar no rosto (que foi colado na lousa) a fim de completar o boneco no final do jogo (Figura 08). Durante a atividade, a pesquisadora conferiu o trabalho dos grupos, verificando e sanando eventuais erros que apareceram nas representaes, procurando explicar como se dava o processo. Quando os alunos terminaram de completar o boneco, pediu-se que eles representassem o crossing over, trocando os pedaos entre as cromtides que eles achassem mais adequadas. Pediu-se que eles verificassem se mudava alguma coisa no boneco aps eles fazerem isso. Aps ser finalizada esta etapa, explicou-se aos alunos que eles receberiam um ps teste e um questionrio. Explicou-se que a finalidade do ps teste seria verificar se eles haviam aprendido alguma coisa com a atividade e do questionrio, ver se eles gostaram se mudariam alguma coisa, ou seja, para avaliar a atividade em si. Ao trmino do tempo, os alunos entregaram as folhas preenchidas. Agradeceu-se a presena de todos e encerrou-se a atividade. A dupla terminou o trabalho em menos tempo do que o trio, os dois grupos conseguiram representar duas caractersticas cada. Surgiram muitas duvidas

41

durante a realizao da atividade, tendo a pesquisadora procurado auxiliar os grupos quando necessrio.

Figura 08: Como ficou o rosto do boneco ao final do trabalho dos grupos.

Os alunos que participaram da atividade assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido e uma carta de informao ao sujeito de pesquisa. Tambm havia uma carta de informao e um termo de consentimento destinado instituio onde foi aplicada a atividade. O projeto de pesquisa recebeu a aprovao do comit de tica da Universidade (Anexo 3).

42

5.Anlise dos dados A comparao dos resultados entre o pr e o ps teste mostrou que o entendimento sobre a relao entre a meiose e a lei de Mendel permaneceu o mesmo. Isso pde ser constatado atravs da correspondncia entre o ndice de acerto da primeira questo do pr teste e a terceira questo do ps teste. Fazer uma relao entre esses conhecimentos uma das maiores dificuldades encontradas no ensino de gentica. Isso acontece porque na maioria das escolas, a meiose ensinada em um ano escolar e a gentica ensinada separadamente, em outro ano escolar. Esse um dos grandes problemas relacionados com o ensino de gentica, como diz Lorbieski et al (2010), no est sendo feita uma interconexo entre os contedos que deveriam se complementar,dessa forma,os alunos no conseguem relacionar a meiose segregao dos genes. Segundo Moreira e Silva (2001), a gentica exige do aluno conhecimentos prvios em diversas reas, como: Biologia Molecular (estrutura das molculas que organizam a estrutura e funcionamento da clula), Citologia

(compreendendo as diferentes etapas do ciclo celular e os processos de diviso), Citogentica e fundamentos de raciocnio matemtico (Fraes, Probabilidades, Regra de Trs). necessrio que o aluno seja capaz de relacionar seus conhecimentos prvios com os novos contedos, como dito por Fabrcio et al (2006).Para os autores,os alunos devem assim,utilizar o raciocnio lgico para relacionar a transmisso das caractersticas hereditrias com a meiose e entender que esta responsvel pela gametognese.

A segunda questo do pr e do ps teste verificava se os alunos entendiam que na meiose, eram formadas clulas com metade do nmero cromossmico em relao clula me. Esse conceito importante, pois exige que os alunos saibam que os cromossomos se separam na formao dos gametas durante a

43

diviso meitica, permitindo dessa forma, a reproduo sexual, j que os gametas se uniro na formao de novos indivduos. O ndice de acerto foi menor no ps teste do que no pr teste. Isso pode ser devido a prpria formulao das questes, pois no pr teste pediu-se que os alunos respondessem qual seria a constituio cromossmica das clulas

filhas em relao clula me, ao final da meiose e na questo correspondente do ps teste,pediu aos alunos que respondessem : se uma clula com quatro cromossomos sofrer meiose, quantos cromossomos tero as clulas filhas?.Os conceitos abordados foram os mesmos,as questes do pr teste e as do ps teste possuam correspondncia,mas estavam em ordem diferente e foi utilizada uma linguagem diferente. possvel que a questo do pr teste leve o aluno a resgatar conceitos memorizados de sua formao durante o ensino mdio, j que conceitos como esse so geralmente decorados de modo que os alunos sabem responder que na meiose formam-se 4 clulas filhas com metade da constituio cromossmica da clula me,mas no entendem por que. J a questo do ps teste exige um pouco mais de raciocnio, embora o conceito trabalhado seja o mesmo em relao questo do pr teste, o aluno precisava fazer a diviso, talvez por isso tiveram um pouco mais de dificuldade. O entendimento sobre a importncia biolgica da meiose, cobrada na primeira questo do ps teste, apresentou um ndice de 80 % de acerto e em todas as respostas, apareceu o crossing over, sendo sua importncia cobrada na terceira questo do pr teste, que apresentou o mesmo ndice de acerto. Isso mostra que os alunos entendem a importncia da meiose, apesar de no entenderem to bem o processo. Saber esses conceitos ajuda os alunos a entenderem muitos dos processos envolvidos com a expanso do

conhecimento cientfico e da biotecnologia. Carboni e Soares (2001) acreditam que esses conhecimentos so importantes para compreender o mundo, os limites e possibilidades da Cincia e o papel do homem na sociedade.

44

De acordo com Carboni e Soares (2001), est cada vez mais presente na mdia discusses a respeito de transgnicos, clulas tronco, clonagem, engenharia gentica e reproduo assistida. Para acompanhar esses temas, podendo posicionar-se a respeito (j que envolvem problemas ticos), necessrio que os alunos entendam a diviso celular e as leis bsicas que envolvem a gentica, a transmisso das caractersticas e a formao dos gametas. A anlise das respostas ao questionrio permite notar que os alunos gostaram da experincia. Isso pode ser devido ao carter prtico e descontrado do jogo. Muitos autores discutem a no seriedade do jogo, dentre eles esto Huizinga (2004), Brougre (1998) e Kishimoto (1999). Todos eles dizem que o jogo historicamente est ligado ao no srio e Brougre (1998) acredita que nessa frivolidade do jogo que reside seu carter educativo, pois o jogo apresenta uma afetividade. Essa afetividade estaria relacionada com a motivao que o jogo capaz de trazer para os alunos, como dito por Kishimoto (1999). Silva (1998) tambm fala dos aspectos motivacionais do jogo, j que este estimula a curiosidade dos alunos para resolver problemas. Um problema causa incmodo, surgindo a necessidade de resolv-lo. Para Sol (1999), aprender pressupe uma mobilizao cognitiva desencadeada por um interesse, este interesse parte de um desequilbrio (incmodo) que vai levar o sujeito a mobilizar suas estruturas cognitivas, a fim de voltar ao estado de equilbrio, ou seja, haver uma construo de conhecimento. Pressupe-se que o jogo, portanto, desperte o interesse e curiosidade do aluno para resolver o problema que lhe proposto. Alm disso, seu carter no srio, no real e divertido, permite que haja um aprendizado ao mesmo tempo em que proporciona um momento de descontrao e liberdade. O jogo permite a ao intencional (afetividade), construo de representaes mentais (cognio), manipulao de objetos e desempenho de aes sensrio-

45

motoras e interaes sociais, podendo ser utilizado para potencializar as situaes de aprendizagem (KISHIMOTO, 1999). O nvel de dificuldade foi classificado como mais ou menos pelos alunos, apenas um aluno achou difcil. Dessa forma, no se exigiu demais dos alunos, nem se subestimou sua capacidade. Mizukami (1986) acredita que o desequilbrio causado por um problema deve ser adequado ao nvel de desenvolvimento que o aluno se encontra. Quanto s dificuldades encontradas durante o desenvolvimento da atividade, o maior ndice de resposta foi lembrar a matria. Isso pode indicar novamente o hbito que os alunos apresentam em memorizar os contedos, sem entender o que eles esto decorando. O ensino tradicional marcado pela transmisso e recepo de contedos. O aluno se torna um ser passivo, que memoriza as informaes que o professor passa como diz Mizukami (1986). Para a autora, nesse tipo de ensino, o importante que o conhecimento seja conseguido, independente do interesse e vontade do aluno. Como geralmente no despertado o interesse, o aluno no para pensar e fazer crticas a respeito daquele conhecimento, no havendo uma

aprendizagem significativa, que de acordo com Sol (1999), sempre existir e sempre ser til para a aquisio de novos conhecimentos. A visualizao na prtica dos conhecimentos tericos obtidos em sala de aula foi uma resposta que apresentou um ndice relativamente alto. A gentica uma matria considerada complexa pelos alunos, justamente por no ser possvel essa visualizao. Isso pode ser amenizado atravs de aulas prticas e jogos educativos. Para Vieira et al (2005),a dificuldade em se ministrar aulas prticas,devido falta de laboratrios e materiais em muitas escolas,tornam o jogo uma ferramenta importante do ensino e aprendizagem.

46

No ensino tradicional, a maioria das aulas expositiva, como citado por Mizukami (1986). Isso pode explicar a dificuldade em visualizar na prtica os contedos que so ensinados. A utilizao de modelos para representar os componentes celulares, de modo que os alunos possam manej-los, pode ajudar a contornar essa dificuldade. Vinte por cento dos alunos apontaram material utilizado, talvez por que o material utilizado para representar os cromossomos fosse relativamente grande e por ser enrolado em barbante, necessitando que os alunos cortassem os centrmeros para fazer a separao. Um diferencial desse material o tamanho, pois permite uma melhor visualizao tanto por parte dos alunos, do que est acontecendo com os cromossomos, onde esto localizados os genes, como ocorre o crossing over, como por parte do professor, que pode ver mais facilmente os erros e acertos dos alunos, podendo fazer a mediao necessria. Porm, podem-se procurar outros materiais que apresentem os mesmos resultados e possuam um manejo mais fcil. Outras dificuldades foram apontadas, como entendimento do que era para fazer. Talvez tivesse sido melhor entregar juntamente com o material, as regras do jogo, o que complementaria a explicao dada pela pesquisadora. provvel que a explicao no tenha sido suficientemente clara, isso pode ser explicado pela falta de experincia da pesquisadora em ministrar aulas, porm, uma prtica constante pode trazer melhoras nesse aspecto. Todos os alunos responderam que se fossem professores do ensino mdio, aplicariam esta atividade. Esse foi um resultado positivo, pois mostra que os alunos encontraram no jogo, uma ferramenta pedaggica interessante, que pode facilitar o ensino e aprendizagem. Oitenta por cento dos alunos respondeu que foi possvel aprender algum conceito de gentica. A maioria dos alunos escreveu que conseguiram relembrar o processo como um todo, quando tiveram que justificar suas

47

respostas. Um aluno respondeu que pde aprender a diviso dos cromossomos e outro aluno, que aprendeu o crossing over e a lei de Mendel. Atravs das respostas dos alunos sobre seu aprendizado, pode-se notar que o jogo pode ser utilizado tanto para revisar conceitos que j foram trabalhados em sala de aula, como para introduzir alguma matria ou at mesmo, ensinar algum contedo de difcil compreenso pelos alunos. O jogo permite a ao intencional (afetividade), construo de representaes mentais (cognio), manipulao de objetos, desempenho de aes sensrio motoras, interaes sociais e tudo isso, segundo Kishimoto (1999), pode potencializar a aprendizagem e d condies para maximizar a construo de conhecimentos. Kishimoto (1999) refora a importncia do jogo ao dizer que suas propriedades permitem o acesso do aluno a vrios tipos de conhecimentos e habilidades. Ao analisar a opinio dos alunos sobre quais so as maiores dificuldades hoje apresentadas no processo de ensino e aprendizado da gentica, nota-se que houve um empate entre as alternativas assinaladas, o que mostra que os alunos do igual importncia s seguintes dificuldades: pouco acesso a softwares e modelos experimentais, falta de atividades prticas, pouca discusso da aplicao dos conhecimentos no dia a dia, visualizao dos fenmenos a nvel celular e biomolecular e contedo terico complexo. Fica evidente que o ensino de gentica possui muitos obstculos a serem enfrentados. Dentre eles esto a herana que os alunos trazem do ensino tradicional. Para Campos et al (2003),esse ensino feito nas

escolas,geralmente fazendo os alunos memorizarem sequncias de possveis combinaes entre letras, sem que o aluno entenda o que um gene e como ele se comporta de gerao em gerao, prejudicando a aprendizagem dos conceitos sobre diviso celular.

48

Carboni e Soares (2001) acreditam que o ensino de gentica tem sido feito de maneira superficial e que isto ocorre pelo fato de serem contedos novos, que muitos professores no dominam e por serem considerados complexos e difceis de entender pelos alunos. Lorbieski et al (2010) falam que no est havendo uma interconexo entre os contedos e que no est sendo feita uma relao com o cotidiano.Esses fatores podem prejudicar muito o entendimento da matria,pois o conhecimento torna-se fragmentado,e os alunos no conseguem entender os motivos para aprend-lo.No existe uma contextualizao. De acordo com os PCN +, preciso inverter essa tradio de ensinar a biologia como conhecimento descontextualizado, independente de vivncias e de prticas reais e coloc-la como um meio para compreender a realidade, perceber e interpretar os fenmenos biolgicos e orientar decises e intervenes. Por todos esses problemas, citados pelos alunos, o entendimento dos contedos de gentica e diviso celular fica comprometido. preciso que sejam apresentadas propostas inovadoras, prticas pedaggicas que

despertem o interesse do aluno pela matria, o que facilitar muito o ensino e a aprendizagem. Dentre essas propostas esto a utilizao do jogo, a elaborao de aulas prticas, a utilizao de modelos que os alunos possam manusear, a utilizao de softwares dentre outras. Esses recursos estimulam a motivao, fundamental para que a aprendizagem ocorra,assim como a criatividade,a socializao, a observao, o raciocnio na soluo de problemas e aproxima os alunos dos fenmenos biolgicos. No foi possvel verificar se os alunos de biologia e de farmcia apresentaram a mesma margem de acertos e erros afinal eles no foram identificados nos testes e questionrio. Porm seria interessante em outra oportunidade fazer essa comparao para saber como esto os conceitos de gentica dos alunos que esto se formando em farmcia.

49

5.1 Anlise da dinmica da atividade


Dilogo 01: Aluno 2 : pra por nome? Aluno 1 : No pode n! Pesquisadora: No, vocs no vo ser identificados. Aluno 2 : Amm!

O dilogo acima ocorreu no momento de entregar os pr testes, o aluno 2,ao dizer amm por no ter que ser identificado,brincou com a possibilidade de algum ver suas respostas e avali-lo.Com isso,pode-se sentir a presso que os alunos sofrem nos momentos de avaliao,pelo medo de errar,mesmo que tenha sido na forma de brincadeira.
Dilogo 02 : Pesquisadora: Ento, eu vou dividir vocs em grupos. A pesquisadora dirigiu-se a um dos grupos e indicou os alunos: Voc vai ser a me e voc vai ser o pai. A no ser que vocs queiram trocar. Para o outro grupo, a pesquisadora disse: Aqui pode ser dois pais e uma me (risos). Aluno 1 : um casal moderno! Pesquisadora, dirigindo-se a todos os alunos: Eu vou entregar pra vocs a cartolina. Ela serve para representar a clula, mas no deu pra fazer mais redondinha, ento vocs vo ter que imaginar. Pesquisadora: Vocs podem pegar mais (cartolinas) se precisarem.

Essa passagem mostra as orientaes que a pesquisadora passou aos grupos para o desenvolvimento do trabalho. As orientaes foram passadas

50

por etapas, mas talvez fosse melhor entregar um protocolo e explicar todas as etapas antes de comear o jogo, dessa forma, no ficariam tantas dvidas na hora de iniciar a atividade. Essas dvidas podem ser notadas no dilogo 03:
Pesquisadora: Agora vou entregar os cromossomos. Aluno 3 referindo-se aos genes : Onde a gente coloca? para colar? Pesquisadora: pra colar os genes nos cromossomos. Aluno 4: Nos cromossomos? Pesquisadora: Uhum. Onde voc quiser colocar. Aluno 4 : T bom j.

Alm de mostrar que os alunos ficaram em dvida sobre as orientaes passadas pela pesquisadora, tambm mostra que h dvidas sobre a localizao dos genes, os alunos apresentaram dificuldades sobre onde deveriam coloc-los nos cromossomos. Isso mostrado na seguinte passagem:
Pode-se observar um dos alunos apoiando os genes nos braos dos cromossomos, na parte terminal.

Outro problema encontrado foi a disposio dos cromossomos na clula. As clulas feitas de cartolina possuam os centrolos feitos de EVA e os alunos precisavam colocar os cromossomos na clula de modo que houvesse uma separao correta. O trio estava com a clula virada e a pesquisadora os orientou a colocar na posio correta, como consta no dilogo 04:
Pesquisadora dirigindo-se ao aluno 1 : Voc pode virar a clula?Ela t ao contrrio na verdade. Orientadora: de comprido. Aluno 1: Qual a diferena de um para o outro?

51

Pesquisadora: que ele precisa ficar orientado para o centrolo, pra separar certo depois. Aluno 1: Ah,t.

Esse episdio mostra que os alunos apresentam dificuldades em entender o conceito de separao dos cromossomos homlogos, orientados pelo fuso celular. Outra dificuldade apresentada pelos alunos durante a realizao do jogo foi relacionar a formao dos gametas e a meiose com a primeira lei de Mendel. Com o desenvolvimento do jogo e as orientaes passadas, foi possvel melhorar esse entendimento, mesmo que de forma geral.
Dilogo 05: Pesquisadora: Bom, ento agora vocs tm que fazer os gametas, como vo ficar. Vocs tm aqui os cromossomos da me e do pai. Aluno 4 : Bom,como assim?A gente tem como e como vai ficar. Pesquisadora: Ento n, os cromossomos, eles esto duplicados. Ai, o que vai acontecer na meiose? Aluno 4 :Vai formar os gametas. Pesquisadora: Ento, ai voc precisa... Aluno 5: Fazer essa diviso. Pesquisadora: Isso! Aluno 5 : Bingo! Aluno 4 : pra demonstrar? Pesquisadora: Demonstrar como vo ficar os gametas de vocs, os cromossomos que vo ter cada um. Dilogo 06:

52

Orientadora dirigindo-se ao trio: Agora voc montou os gametas. Como vo ser os gametas? Aluno 1: Eles vo ser A.... Orientadora: T, ento representa. Pesquisadora: Ento, vocs dois so o pai e voc a me, ai na meiose o que vai acontecer? Aluno 2 : Eles vo separar. Pesquisadora: Ento tem que representar o que vai acontecer com esses cromossomos.

Percebeu-se um apego s tabelas utilizadas na escola bsica para explicar os cruzamentos entre dois indivduos. Nota-se na fala dos dois grupos que elas auxiliam no raciocnio desses problemas. Isso pode ser porque na maioria das escolas, de ensino tradicional, essas tabelas so utilizadas para ensinar gentica e os alunos aprenderam assim, sentindo-se mais seguros ao apoiarse nelas, ou por no terem tido contato com outras formas de pensar esses problemas, relacionando com o processo de meiose, por exemplo.
Dilogo 07: Aluno 4 : T.E isso aqui,precisa fazer? (Mostrou um esquema que a dupla fez com o cruzamento entre seus indivduos, utilizando as letras representando os genes). Pesquisadora: No, se quiser fazer pra te ajudar, pode fazer. A seguinte passagem mostra a fala de um aluno sobre as tabelinhas Aluno 1 : difcil sem aquela tabelinha que a gente fazia,a gente cruzava as informaes.

Campos et al (2003) criticam o uso dessas tabelas,ao dizer que no adianta o aluno fazer as possveis combinaes entre as letras,sem que ele entenda o conceito de gene e saiba como ele se comporta de gerao em gerao. Mizukami (1986) ao falar sobre a abordagem cognitivista de ensino, diz que o mesmo deve ser baseado na soluo de problemas e no na aprendizagem de

53

frmulas, nomenclaturas e definies. Isso levar produo de processos e no produtos de aprendizagem. As tabelas podem auxiliar o aluno a organizar seu raciocnio, porm no devem ser utilizadas como nico recurso pedaggico, tendo em vista que reforam a memorizao e no o aprendizado. importante que os alunos entendam o processo e saibam raciocinar sobre ele. Quando a pesquisadora foi conferir o trabalho do trio, que havia formado os gametas notou-se que o grupo fez a representao em uma cromtide com o A e na outra cromtide irm, com o a. Isso mostra que existem deficincias no entendimento de conceitos importantes em meiose como, por exemplo, saber que aquele cromossomo est em meiose 1,portanto est duplicado,sendo que suas duas cromtides devem ser idnticas,o que garantir a segregao,a qual est relacionada com a lei de Mendel,permitindo que se formem os gametas corretamente.Essa dificuldade pde ser vista ao analisar o dilogo 08:
Pesquisadora: Vocs conseguiram j? Pesquisadora: Ento, tem um probleminha aqui, vocs fizeram aqui o A e aqui o a (em cromtides irms). Mas voc tem que lembrar que no comeo tem uma clula que tem esse, o A e tambm tem esse, o a. Ai o que vai acontecer? Aluno 1 :Na meiose 1 vai separar,vai formar as duas clulas filhas... Pesquisadora: E o que tem que ter antes pra que ela possa se separar? Aluno 1 : Ah,precisa ter os dois cromossomos. Pesquisadora: Ento no comeo, como esto os cromossomos? Aluno 1 : Ah!Esto duplicados! Pesquisadora: Isso, ento, se eu tenho um A aqui, essa a cromtide irm, ela tem que ser igual porque ela vem do cromossomo que se duplicou. Aluno 1 :Hum, verdade.

54

Pesquisadora: Vocs pensaram direitinho, s isso que vocs fizeram errado. Aluno 2 : Ai tem dois cromossomos duplicados,cada um vai pra uma clula,depois vo formar as quatro clulas filhas com os cromossomos. Pesquisadora: Isso mesmo.

Com a mediao feita pela pesquisadora, o aluno conseguiu chegar ao pensamento correto. A relao professor aluno deve permitir que seja feita uma orientao, levando os alunos a explorar os objetos, porm, sem que eles recebam as respostas prontas, como diz Mizukami (1986). Quando tinham terminado de representar os gametas e iam formar o filho pedido no problema, um aluno junta com ajuda de um barbante um cromossomo que veio do pai com um cromossomo que veio na me. Tambm visto um erro conceitual envolvido com a duplicao dos cromossomos para que se separem posteriormente. Juntando com um centrmero o cromossomo que veio do pai, com o que veio da me, estariam indicando um cromossomo duplicado. Ao analisar a dinmica da atividade, foi possvel observar que o clima da sala foi de descontrao, os alunos interagiram nos grupos e com a pesquisadora, mostrando que o jogo ajuda a estimular o trabalho em grupo. Isso importante, pois, de acordo com Mizukami (1986), cada membro apresenta uma faceta da realidade e a discusso permite que essas idias sejam socializadas e que seja feita uma escolha sobre a ao a se realizar.

6.Consideraes Finais O objetivo desse trabalho foi elaborar e aplicar um jogo sobre a meiose e as leis de Mendel para os alunos do ensino superior de uma universidade particular de So Paulo. Para isso, utilizou-se um modelo para representar os

55

cromossomos durante a diviso celular confeccionado com boiais em formato de macarro. Alm disso, objetivou-se analisar o processo de aprendizagem desses alunos aps a realizao da atividade e identificar atravs da opinio dos alunos, os aspectos positivos e negativos da prtica em questo. Durante a realizao da atividade, foi possvel notar que houve uma motivao por parte dos alunos, para executar a tarefa. Isso nos mostra a propriedade do jogo de despertar o interesse e estimular o raciocnio e a criatividade ao ser proposto um problema. O jogo tambm possibilita a socializao e promove o trabalho em grupo, dessa forma, exercita a habilidade dos alunos em respeitar as diferentes opinies e tomar decises. Foi possvel perceber que os alunos gostaram da experincia e que conseguiram aprender ou pelo menos rever conceitos bsicos de meiose e gentica, o que mostra que jogo pode ser utilizado no apenas para brincar, mas tambm para aprender. importante lembrar que nem todas as atividades de ensino devem ser feitas atravs de jogos, dessa forma, o jogo perderia seu carter divertido, que ajuda a estimular o aprendizado. O jogo aparece como uma proposta diferente do que feito nas escolas em que prevalece o ensino tradicional, nas quais prevalece a fala do professor e o aluno predominantemente passivo aquisio de conhecimentos, sendo considerada uma maneira interessante de ensinar contedos mais complexos.

56

7. Referncias Bibliogrficas ALVES, R. M. Atividades ldicas e jogos no ensino fundamental. gt 08 Educao infantil e ensino fundamental. BRASIL, MEC, Secretaria de Educao. Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio (PCNEM), Parte III Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias. Braslia: MEC, 1998. BRASIL, SEMTEC. PCNs+ Ensino Mdio: orientaes educacionais complementares aos Parmetros Curriculares Nacionais. Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias. Braslia: MEC, SEMTEC, 2002. BROUGRE, G. Jogo e educao. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998. CAMPOS, L. M. L., A. K. C. Felcio & T. M. Bortoloto. A produo de jogos didticos para o ensino de cincias e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem, Caderno dos Ncleos de Ensino, 35-48, 2003. CARBONI, P. B. SOARES, M. A. M.A gentica molecular no ensino mdio. FABRICIO, M F L; JFILI, Z M S; SEMEN, L S M; LEO, A M A C. A COMPREENSO DAS LEIS DE MENDEL POR ALUNOS DE BIOLOGIA NA EDUCAO BSICA E NA LICENCIATURA. Ensaio Pesquisa em educao em cincias. Minas Gerais: UFMG. Volume 08/ nmero 1 julho de 2006. HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. So Paulo:Editora Perspectiva / EDUSP, 5 edio, 2004. KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e educao. So Paulo: Cortez, 1999.

57

LORBIESKI, R.; RODRIGUES, L. S. Sanches; DARCE; L. P.G. Trilha meitica: o jogo da meiose e das segregaes cromossmica e allica. Revista Gentica na Escola, 05.01, 25-33, 2010. LDKE, M.; ANDR, M.E.D.A. Pesquisa em educao: abordagens qualitativas. So Paulo: EPU, 1986. MACEDO, L. De.Ensaios construtivistas.4 ed.So Paulo: Casa do

Psciclogo,1994. MOREIRA, M. C. A.; SILVA, E. P. Concepes Prvias: uma reviso de alguns resultados sobre Gentica e Evoluo. Encontro Regional de Ensino de Biologia. Niteri, 2001.504p. MIZUKAMI, MARIA DA GRAA NICOLETTI. Ensino, as abordagens do processo. So Paulo: EPU, 1986. ROSA, SANNY S. da (2000): Construtivismo e mudana, So Paulo, Cortez Editora. SANTOS, A dos. INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE ITUMBIARA - ULBRACURSO DE CINCIAS: LICENCIATURA PLENA EM BIOLOGIA. Itumbiara, junho, 2008. SANTOS FILHO, Jos Camilo Dos; GAMBOA, Silvio Snchez (Org.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 5. Ed. So Paulo: Cortez, 2002. SILVA, A. M. T. B. da. O ldico na relao ensino-aprendizagem das cincias: resignificando a motivao. In: Reunio Anual da ANPEd. n 27, 2004, Caxambu. SOL, ISABEL & COLL, CSAR. 2006. Os professores e a concepo construtivista. In Csar Coll e outros, O construtivismo na sala de aula, pp. 9-28. 6 edio. So Paulo: tica.

58

SOL, ISABEL. 2006. In Csar Coll e outros. Disponibilidade para a aprendizagem e sentido da aprendizagem, pp. 29-49. 6 edio. So Paulo: tica. VIEIRA, V.; BIANCONI, M. Lucia e DIAS, M. Espaos no-formais de ensino e o currculo de cincias. Cienc. Cult. [online]. 2005, v. 57, n. 4, pp. 21-23. ISSN00096725.

59

Anexo 1 - Problemas de gentica Tipo de boca Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui lbios finos e a mulher possui lbios grossos. Imaginem ainda que a caracterstica tipo de lbios seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Lbios finos uma caracterstica dominante e lbios grossos uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua lbios finos. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui lbios grossos e a mulher possui lbios finos. Imaginem ainda que a caracterstica tipo de lbios seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Lbios finos uma caracterstica dominante e lbios grossos uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles.

60

Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua lbios finos. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui lbios finos e a mulher possui lbios grossos. Imaginem ainda que a caracterstica tipo de lbios seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Lbios finos uma caracterstica dominante e lbios grossos uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua lbios grossos. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Imaginem que vocs so um casal em que tanto o homem quanto a mulher possuem lbios finos. Imaginem ainda que a caracterstica tipo de lbios seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Lbios finos uma caracterstica dominante e lbios grossos uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua lbios grossos. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino.

61

Tipo de sobrancelha Imaginem que vocs so um casal em que tanto o homem quanto a mulher possuem sobrancelha crespa. Imaginem ainda que a caracterstica tipo de sobrancelha seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Sobrancelha crespa uma caracterstica dominante e sobrancelha lisa uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua sobrancelha crespa. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui a sobrancelha crespa e a mulher possui sobrancelha lisa. Imaginem ainda que a caracterstica tipo de sobrancelha seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Sobrancelha crespa uma caracterstica dominante e sobrancelha lisa uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles.

62

Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua sobrancelha crespa. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino.

Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui a sobrancelha crespa e a mulher possui sobrancelha lisa. Imaginem ainda que a caracterstica tipo de sobrancelha seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Sobrancelha crespa uma caracterstica dominante e sobrancelha lisa uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua sobrancelha lisa. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui a sobrancelha lisa e a mulher possui sobrancelha crespa. Imaginem ainda que a caracterstica tipo de sobrancelha seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Sobrancelha crespa uma caracterstica dominante e sobrancelha lisa uma caracterstica recessiva.

63

Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua sobrancelha crespa. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino.

Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui a sobrancelha crespa e a mulher possui sobrancelha lisa. Imaginem ainda que a caracterstica tipo de sobrancelha seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Sobrancelha crespa uma caracterstica dominante e sobrancelha lisa uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua sobrancelha lisa. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Cor dos olhos Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui olhos castanhos e a mulher possui olhos verdes. Imaginem ainda que a caracterstica cor de olho seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores).

64

Olho castanho uma caracterstica dominante e olho verde uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua olhos verdes. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino.

Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui olhos castanhos e a mulher possui olhos verdes. Imaginem ainda que a caracterstica cor de olho seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Olho castanho uma caracterstica dominante e olho verde uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua olhos castanhos. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui olhos verdes e a mulher possui olhos castanhos. Imaginem ainda que a caracterstica cor de olho seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores).

65

Olho castanho uma caracterstica dominante e olho verde uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua olhos verdes. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino.

Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui olhos castanhos e a mulher possui olhos verdes. Imaginem ainda que a caracterstica cor de olho seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Olho castanho uma caracterstica dominante e olho verde uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua olhos castanhos. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui olhos castanhos e a mulher possui olhos castanhos. Imaginem ainda que a caracterstica cor de olho seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores).

66

Olho castanho uma caracterstica dominante e olho verde uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua olhos verdes. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Tamanho de orelha Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui orelha de abano e a mulher possui orelha pequena. Imaginem ainda que a caracterstica tamanho da orelha seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Orelha de abano uma caracterstica dominante e orelha pequena uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua orelha de abano. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui orelha pequena e a mulher possui orelha de abano. Imaginem ainda que a caracterstica tamanho de orelha seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores).

67

Orelha de abano uma caracterstica dominante e orelha pequena uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua orelha de abano. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino.

Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui orelha de abano e a mulher possui orelha de abano. Imaginem ainda que a caracterstica tamanho da orelha seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Orelha de abano uma caracterstica dominante e orelha pequena uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua orelha pequena. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui orelha pequena e a mulher possui orelha de abano. Imaginem ainda que a caracterstica tamanho da orelha seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores).

68

Orelha de abano uma caracterstica dominante e orelha pequena uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua orelha de abano. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Tipo de nariz Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui nariz arredondado e a mulher nariz alongado. Imaginem ainda que a caracterstica tipo de nariz seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Nariz alongado uma caracterstica dominante e nariz arredondado uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua nariz alongado. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui nariz arredondado e a mulher nariz alongado. Imaginem ainda que a caracterstica tipo de nariz seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores).

69

Nariz alongado uma caracterstica dominante e nariz arredondado uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua nariz arredondado. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino.

Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui nariz alongado e a mulher nariz alongado. Imaginem ainda que a caracterstica tipo de nariz seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Nariz alongado uma caracterstica dominante e nariz arredondado uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua nariz arredondado. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui nariz alongado e a mulher nariz arredondado. Imaginem ainda que a caracterstica tipo de nariz seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores).

70

Nariz alongado uma caracterstica dominante e nariz arredondado uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua nariz alongado. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Cor de cabelo Imaginem que vocs so um casal em que o homem cabelo laranja e a mulher cabelo azul. Imaginem ainda que a caracterstica cor de cabelo seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Cabelo laranja uma caracterstica dominante e cabelo azul uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua cabelo laranja. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Imaginem que vocs so um casal em que o homem cabelo azul e a mulher cabelo laranja. Imaginem ainda que a caracterstica cor de cabelo seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores).

71

Cabelo laranja uma caracterstica dominante e cabelo azul uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua cabelo laranja. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino.

Imaginem que vocs so um casal em que o homem cabelo laranja e a mulher cabelo azul. Imaginem ainda que a caracterstica cor de cabelo seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Cabelo laranja uma caracterstica dominante e cabelo azul uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua cabelo laranja. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Imaginem que vocs so um casal em que o homem cabelo laranja e a mulher cabelo laranja. Imaginem ainda que a caracterstica cor de cabelo seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores).

72

Cabelo laranja uma caracterstica dominante e cabelo azul uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua cabelo azul. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino.

73

Anexo 2 Transcrio da filmagem da atividade No momento da entrega dos pr teste ocorreu o seguinte dilogo: Aluno 2 : pra por nome? Aluno 1 : No pode n! Pesquisadora: No, vocs no vo ser identificados. Aluno 2 : Amm! Orientaes para o desenvolvimento da atividade: Pesquisadora: Ento, eu vou dividir vocs em grupos. A pesquisadora dirigiu-se a um dos grupos e indicou os alunos: Voc vai ser a me e voc vai ser o pai. A no ser que vocs queiram trocar. Para o outro grupo, a pesquisadora disse: Aqui pode ser dois pais e uma me (risos). Aluno 1 : um casal moderno! Pesquisadora, dirigindo-se a todos os alunos: Eu vou entregar pra vocs a cartolina. Ela serve para representar a clula, mas no deu pra fazer mais redondondinha, ento vocs vo ter que imaginar. Pesquisadora: Vocs podem pegar mais (cartolinas) se precisarem. Pesquisadora: Agora vou entregar os cromossomos. Aluno 3 referindo-se aos genes : Onde a gente coloca? para colar? Pesquisadora: pra colar os genes nos cromossomos. Aluno 4: Nos cromossomos?

74

Pesquisadora: Uhum. Onde voc quiser colocar. Aluno 4 : T bom j. Pesquisadora dirigindo-se ao aluno 1 : Voc pode virar a clula?Ela t ao contrrio na verdade. Orientadora: de comprido. Aluno 1: Qual a diferena de um para o outro? Pesquisadora: que ele precisa ficar orientado para o centrolo, pra separar certo depois. Aluno 1: Ah,t. Dilogo que ocorreu entre a dupla e a pesquisadora: Pesquisadora: Bom, ento agora vocs tm que fazer os gametas, como vo ficar. Vocs tm aqui os cromossomos da me e do pai. Aluno 4 : Bom,como assim?A gente tem como e como vai ficar. Pesquisadora: Ento n, os cromossomos, eles esto duplicados. Ai, o que vai acontecer na meiose? Aluno 4 :Vai formar os gametas. Pesquisadora: Ento, ai voc precisa... Aluno 5: Fazer essa diviso. Pesquisadora: Isso! Aluno 5 : Bingo! Aluno 4 : pra demonstrar?

75

Pesquisadora: Demonstrar como vo ficar os gametas de vocs, os cromossomos que vo ter cada um. Aluno 4 : T.E isso aqui,precisa fazer? (Mostrou um esquema que a dupla fez com o cruzamento entre seus indivduos, utilizando as letras representando os genes). Pesquisadora: No, se quiser fazer pra te ajudar, pode fazer. Dilogo que ocorreu entre o trio e a pesquisadora: Aluno 2: E tem que cortar? Pesquisadora: Pode cortar, precisa separar mesmo. Pesquisadora: Depois eu tenho barbante se precisar juntar denovo. Pesquisadora: Vocs querem mais clulas, tem aqui. Ou vocs vo fazer ai mesmo?Se vocs quiserem rabiscar a cartolina para fazer as divises, tudo bem. Aluno 1:Ah,no tem problema,a gente aqui mesmo ( na bancada). Aluno 3: Eu vou colocar aqui,j tem um espao mesmo.(Referindo-se a colocar o gene apoiado no corte feito no cromossomo). Pesquisadora: Ah, no tem problema, faz do jeito que voc achar. Orientadora dirigindo-se ao trio: Agora voc montou os gametas. Como vo ser os gametas? Aluno 1: Eles vo ser A.... Orientadora: T, ento representa. Pesquisadora: Ento, vocs dois so o pai e voc a me, ai na meiose o que vai acontecer?

76

Aluno 2 : Eles vo separar. Pesquisadora: Ento tem que representar o que vai acontecer com esses cromossomos. Aluno 4 :Eu no vou fazer tudo denovo! (risos). Pesquisadora: No vo fazer? (risos). Aluno 3: A gente podia pegar um pedacinho,depois troca. Referindo-se parte que estava cortada na cromtide. Pesquisadora: ,se der tempo de fazer mais coisinhas,a gente faz o crossing over. Aluno 3: T. Pesquisadora: T cortadinho por causa disso. Orientadora: A gente partiu de uma clula que era filha, agora a gente vai formar o gameta. Aluno 1 : So duas clulas. Orientadora: . Aluno 1: Elas esto com um par de cromossomos. meiose,do par vo formar dois. Pesquisadora: O que tem no comeo? Aluno 1: Ento no comeo tem os dois que esto... Pesquisadora:Tem os dois. Aluno 1 :Um t ligado no outro e cada um fica em uma clula filha. Pesquisadora: Uhum.

77

Aluno 1: Ai vai ter a...segregao. Aluno 1 :Ai quando junta,vai ficar. Orientadora: Voc tem que lembrar que um do pai e aquele l da me. Aluno 1: Ah. Orientadora: Entendeu?Voc vai ter que formar os gametas. Ai depois um gameta daqui com um gameta dali vai dar o filho que voc quer formar. Pesquisadora: Vocs j acabaram essa parte?Ento agora vocs vo fazer o filho que est pedindo no probleminha. Orientadora: Vocs j sabem quais so os gametas, ento um gameta com outro gameta vai dar o filho. Aluno 3: Ah,tem que ver se mulher. Aluno 2: No,t falando que menino. Aluno 2: Me d um a.( O aluno junta com ajuda de um barbante um cromossomo que veio do pai com um cromossomo que veio na me). Aluno 1 : difcil sem aquela tabelinha que a gente fazia,a gente cruza as informaes. Orientadora: V ai como vai ser esse indivduo que vocs esto fazendo. A dupla termina o trabalho e cola o desenho dos olhos verdes no rosto que estava colado na lousa.A pesquisadora dirige-se a esses alunos: Pesquisadora: Pode girar o dado pra pegar outra caracterstica. Pesquisadora: Vocs tm que voltar ao inicial. Aluno 4: Posso te entregar os olhos?

78

Pesquisadora: Pode! Pesquisadora: Ah, vocs tiraram os A e a, n? Aluno 5: Tiramos.Quer que a gente coloque denovo? Pesquisadora: Seria bom, pra diferenciar vocs vo usar os B e b agora. Aluno 5 : A gente monta denovo,rapidinho. Pesquisadora: T. A pesquisadora dirige-se ao trio: Pesquisadora: Vocs conseguiram j? Pesquisadora: Ento, tem um probleminha aqui, vocs fizeram aqui o A e aqui o a (em cromtides irms). Mas voc tem que lembrar que no comeo tem uma clula que tem esse, o A e tambm tem esse, o a. Ai o que vai acontecer? Aluno 1 :Na meiose 1 vai separar,vai formar as duas clulas filhas... Pesquisadora: E o que tem que ter antes pra que ela possa se separar? Aluno 1 : Ah,precisa ter os dois cromossomos. Pesquisadora: Ento no comeo, como esto os cromossomos? Aluno 1 : Ah!Esto duplicados! Pesquisadora: Isso, ento, se eu tenho um A aqui, essa a cromtide irm, ela tem que ser igual porque ela vem do cromossomo que se duplicou. Aluno 1 :Hum, verdade. Pesquisadora: Vocs pensaram direitinho, s isso que vocs fizeram errado.

79

Aluno 2 : Ai tem dois cromossomos duplicados,cada um vai pra uma clula,depois vo formar as quatro clulas filhas com os cromossomos. Pesquisadora: Isso mesmo. Pesquisadora: Acho que d tempo de vocs fazerem mais um. O trio cola o cabelo azul no rosto que estava colado na lousa.

CARTA DE INFORMAO AO SUJEITO DE PESQUISA O presente trabalho se prope a desenvolver e aplicar uma atividade ldica no tradicional relativa aos conceitos de meiose para os alunos do ensino mdio de uma escola particular de So Paulo, utilizando um modelo de fcil visualizao e manejo pelos alunos que represente os cromossomos durante a diviso celular e analisar o processo de aprendizagem desses alunos durante a realizao da atividade, bem como, identificar os aspectos positivos e negativos da prtica em questo. Os dados para o estudo sero coletados a partir da aplicao de questionrios e observaes. Este material ser posteriormente analisado, garantindo-se sigilo absoluto sobre as questes respondidas, sendo resguardado o nome dos participantes, bem como a identificao do local da coleta de dados. A divulgao do trabalho ter finalidade acadmica, esperando contribuir para um maior conhecimento do tema estudado. Aos participantes cabe o direito de retirar-se do estudo em qualquer momento, sem prejuzo algum. Ser realizada uma filmagem, a fim de registrar a dinmica da atividade, facilitando sua posterior anlise. As imagens sero utilizadas apenas para coletar dados para a pesquisa e no sero divulgadas. Os dados coletados sero utilizados no trabalho de concluso de curso (TCC) da licenciatura do curso de Cincias Biolgicas (CB) do Centro de Cincias Biolgicas e da Sade (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O material e o contato interpessoal oferecero riscos mnimos aos colaboradores e instituio. Quaisquer dvidas que existirem agora ou a qualquer momento podero ser esclarecidas, bastando entrar em contato pelo telefone abaixo mencionado. De acordo com estes termos, favor assinar abaixo. Uma cpia deste documento ficar com a instituio e outra com os pesquisadores. ......................................................... Nome e assinatura do pesquisador .......................................................... nome e assinatura do orientador Telefone para contato: __________________ TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO Pelo presente instrumento, que atende s exigncias legais, o(a) senhor(a)

_______________________________, sujeito de pesquisa, aps leitura da CARTA DE

80

INFORMAO AO SUJEITO DA PESQUISA, ciente dos servios e procedimentos aos quais ser submetido, no restando quaisquer dvidas a respeito do lido e do explicado, firma seu CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO de concordncia em participar da pesquisa proposta. Fica claro que o sujeito de pesquisa ou seu representante legal podem, a qualquer momento, retirar seu CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO e deixar de participar do estudo alvo da pesquisa e fica ciente que todo trabalho realizado torna-se informao confidencial, guardada por fora do sigilo profissional. So Paulo,... de ..............................de.................. Assinatura do sujeito ou seu representante legal

CARTA DE INFORMAO INSTITUIO Esta pesquisa tem como intuito desenvolver e aplicar uma atividade ldica no tradicional relativa aos conceitos de meiose para os alunos do ensino mdio de uma escola particular de So Paulo, utilizando um modelo de fcil visualizao e manejo pelos alunos que represente os cromossomos durante a diviso celular e analisar o processo de aprendizagem desses alunos durante a realizao da atividade, bem como, identificar os aspectos positivos e negativos da prtica em questo. A coleta de dados ser feita a partir de questionrios e ou observaes. Para tal solicitamos a autorizao desta instituio para a triagem de colaboradores, e para a aplicao de nossos instrumentos de coleta de dados; o material e o contato interpessoal oferecero riscos mnimos aos colaboradores e instituio. As pessoas no sero obrigadas a participar da pesquisa, podendo desistir a qualquer momento. Todos os assuntos abordados sero utilizados sem a identificao dos colaboradores e instituies envolvidas. Quaisquer dvidas que existirem agora ou a qualquer momento podero ser esclarecidas, bastando entrar em contato pelo telefone abaixo mencionado. De acordo com estes termos, favor assinar abaixo. Uma cpia deste documento ficar com a instituio e outra com os pesquisadores. Obrigado.

.......................................................... ....................................................... Nome e assinatura do pesquisador Instituio: _______________ Telefone para contato: ______________ nome e assinatura do orientador

81

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO Pelo presente instrumento que atende s exigncias legais, o(a) senhor (a) ____________________________________, representante da instituio, aps a leitura da Carta de Informao Instituio, ciente dos procedimentos propostos, no restando quaisquer dvidas a respeito do lido e do explicado, firma seu CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO de concordncia quanto realizao da pesquisa. Fica claro que a instituio, atravs de seu representante legal, pode, a qualquer momento, retirar seu CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO e deixar de participar do estudo alvo da pesquisa e fica ciente que todo trabalho realizado torna-se informao confidencial, guardada por fora do sigilo profissional. So Paulo,....... de ..............................de.................. _________________________________________Assinatura do representante da instituio

Ana Luiza Dias Abdo Agamme

O ldico no ensino de gentica: a utilizao de um jogo para entender a meiose.

Monografia apresentada ao Centro de Cincias Biolgicas e da Sade, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, como parte dos requisitos exigidos para a concluso do Curso de Cincias Biolgicas.

Trabalho aprovado em dezembro de 2010

_________________________________________________

Prof. Dr. Ana Paula Pimentel Costa

82

(Orientador Universidade Presbiteriana Mackenzie)

AGAMME, Ana Luiza Dias O ldico no ensino de gentica : a utilizao de um jogo para entender a meiose. Ana Luiza Dias Abdo Agamme / So Paulo, 2010. 80p. Monografia apresentada Universidade Presbiteriana Mackenzie como parte dos requisitos exigidos para a concluso do Curso de licenciatura em Cincias Biolgicas Orientador: Prof. Dr. Ana Paula Pimentel Costa 1. Ensino de gentica 2. Jogos educativos I. Ttulo. II. COSTA,Ana Paula Pimentel Orientador. CDD

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CINCIAS BIOLGICAS E DA SADE CURSO DE CINCIAS BIOLGICAS

Ana Luiza Dias Abdo Agamme

O ldico no ensino de gentica: a utilizao de um jogo para entender a meiose.

So Paulo 2010

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CINCIAS BIOLGICAS E DA SADE CURSO DE CINCIAS BIOLGICAS

Ana Luiza Dias Abdo Agamme

O ldico no ensino de gentica: a utilizao de um jogo para entender a meiose.

Monografia apresentada ao Centro de Cincias Biolgicas e da Sade, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, como parte dos requisitos exigidos para a concluso do Curso de Biolgicas,modalidade licenciatura.

Cincias

Orientador: Prof. Dr. Ana Paula Pimentel Costa

So Paulo 2010

Devemos, no entanto, reconhecer, como me parece que o homem com todas as suas nobres qualidades ainda sofre em sua priso corprea a indelvel marca de sua humilde origem.(Charles Darwin).

Agradecimentos

Agradeo ao Centro de Cincias Biolgicas e da Sade (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e minha orientadora, a professora doutora Ana Paula Pimentel Costa, por orientar a realizao deste trabalho e contribuir com minha formao. Agradeo tambm aos professores Horcio Bernardo Rosrio e Yur Maria e Souza Tedesco por aceitarem participar da minha banca. Gostaria de agradecer minha famlia por no me deixar desistir e sempre me apoiar durante toda a minha formao, minha me me ajudou durante a confeco do jogo que tema deste trabalho e meu pai que me ajudou no dia da aplicao da atividade. Tambm gostaria de agradecer ao meu namorado, Jef, que me apoiou muito nos momentos difceis e me ajudou a ter motivao para terminar esse trabalho. Agradeo a Deus por fazer tudo isso possvel e gostaria de dedicar esse trabalho memria do meu querido av.

Resumo

Esse trabalho fala sobre o uso de um jogo no ensino de gentica e meiose, que foi aplicado para alunos ingressantes do ensino superior do centro de cincias biolgicas e da sade. O ensino de gentica vem enfrentando muitas dificuldades por ser considerado complexo pela maneira como tem sido feito o ensino, atravs da memorizao e da transmisso recepo de conhecimentos, marcantes no ensino tradicional. No jogo, foram encontradas caractersticas que podem ser utilizadas para potencializar as situaes de aprendizagem, para tanto, o objetivo dessa pesquisa foi desenvolver e aplicar uma atividade ldica no tradicional relativa aos conceitos de meiose e gentica para os alunos, analisar o processo de aprendizagem dos mesmos durante a realizao da atividade, bem como, identificar seus aspectos positivos e negativos. Foram aplicados um pr e um ps teste, a fim de comparar as respostas dos alunos antes e aps a aplicao da atividade, tambm foi aplicado um questionrio para analisar sua opinio sobre diversos aspectos da atividade, foi feita uma filmagem para observar a dinmica da atividade. Os alunos obtiveram um ndice de acerto menor no ps teste do que no pr teste, o que pode ser devido formulao das questes, a respeito do questionrio, assinalaram que gostaram da atividade e que a aplicariam caso fossem professores no ensino mdio, porm, alguns mudariam o material utilizado, foi possvel ver que os alunos interagiram e mostraram interesse por realizar a atividade. O jogo no tem sido valorizado na maioria das escolas, porm, deve-se consider-lo como uma proposta interessante que pode despertar o interesse e causar motivao nos alunos, favorecendo a aprendizagem.

Palavras chave: ensino, gentica, meiose, jogo, ldico, aprendizagem.

Abstract

This work talks about the use of one game in the teaching of genetics and meiosis that was applied for initiating students in college in biologic sciences and health center. Genetics teaching has been facing many difficulties because is consider complex by the way how teaching is made through memorization and transmission-reception of knowledge strong in traditional education. Were found in the game characteristics that can be used to enhance learning experiences for that the objective of this research was develop and apply a nontraditional play activity on meiosis and genetics concepts for students, analyze their learning process during the course of activity and identify its positive and negative aspects. Were applied a pre and a post teste to compare the answer of the students before and after the application of the activity also was applied a questionnaire to analyze their opinions on various aspects of activity, a tape was recorded to observe the dynamic activity. The students had a success rate lower on the posttest than at pretest, which may be due to the formulation of questions, about the questionnaire, indicate that they liked the activity and that they apply if they were high school teachers however, students would change the material used, and it was possible to see that students interacted and showed interest in performing the activity. The game has not been considered in most schools, however, one must consider it as an interesting proposal that may arouse the interest and cause motivation in students, enabling them to learn.

Key words: teaching, genetics, meiosis, game, play, learning.

Sumrio

1. Introduo.....................................................................................................08 2. Referencial terico........................................................................................11 2.1 Algumas consideraes sobre o processo de ensino e aprendizagem...11 2.2 O ensino de gentica e as dificuldades em ensinar a diviso celular......15 2.3 O jogo no processo de ensino e aprendizagem.......................................17 3. Procedimentos metodolgicos.....................................................................20 3.1 Objetivos educacionais........................................................................... 20 3.2 Pblico alvo...............................................................................................20 3.3 Material utilizado.......................................................................................21 3.4 Confeco do jogo....................................................................................21 3.5 Regras do jogo...........................................................................................26 3.5.1 Objetivos...............................................................................................26 3.5.2 Como jogar...........................................................................................26 3.6 Conceitos trabalhados...............................................................................27 3.7 Instrumentos de pesquisa..........................................................................27 4. Resultados...................................................................................................32 4.1 Pr teste...................................................................................................32 4.2 Ps teste..................................................................................................33 4.3 Questionrio.............................................................................................34 4.4 Aplicao do jogo.....................................................................................37 5 Anlise dos dados.........................................................................................42 5.1 Anlise da dinmica da atividade.............................................................49 6. Consideraes finais........................................................................54.

Referncias bibliogrficas.................................................................................56 Anexo 1 Problemas de gentica Anexo 2 Transcrio da filmagem Anexo 3 Termos de consentimento livre e esclarecido

1. Introduo O ensino de gentica deve propiciar aos alunos o desenvolvimento do pensamento crtico e a capacidade de se posicionar e opinar sobre temas polmicos como clonagem, transgnicos e reproduo assistida, bem como permitir que o aluno aplique os conhecimentos adquiridos no cotidiano e entenda os princpios bsicos que norteiam a hereditariedade para que saibam como so transmitidas as caractersticas, compreendendo melhor a

biodiversidade. De acordo com os PCNEM (Parmetros curriculares para o ensino mdio), o ensino de biologia desafiador para os educadores, pois os meios de comunicao como televiso, jornais, revistas e internet constantemente divulgam temas relacionados aos temas cientficos, sendo que o papel do professor possibilitar que o aluno relacione estes conhecimentos com os conceitos biolgicos bsicos.
[] o ensino da Biologia deve servir como meio para ampliar a compreenso sobre a realidade, recurso graas ao qual os fenmenos biolgicos podem ser percebidos e interpretados, instrumento para orientar decises e intervenes. (PCN+, p. 36).

No entanto, o ensino de gentica vem enfrentando algumas dificuldades, dentre elas esto: despertar o interesse do aluno, faz-lo entender processos que envolvem conceitos abstratos e descobrir formas de ajudar o aluno a perceber a relao que existe entre os conhecimentos cientficos e o cotidiano. Durante os estgios obrigatrios para as disciplinas da licenciatura, foi possvel escutar nas salas de aula que a gentica uma das matrias mais difceis da biologia. Essa fala pronunciada tanto por alunos, quanto por professores de cincias (ensino fundamental) e biologia (ensino mdio). Os alunos normalmente acham que os conceitos da disciplina so muito abstratos, afinal eles no conseguem enxergar muitos dos objetos de estudo da matria. Tambm, no vem uma relao entre o que esto estudando e suas vidas. Por este motivo, alguns perguntam: Pra que estamos aprendendo

isso? e No que a gente usa isso?. Isso acaba causando um desinteresse em entender a matria. comum que os alunos no tenham uma viso completa do processo. O ensino costuma ser fragmentado e a diviso celular, por exemplo, ensinada separadamente das leis de Mendel. Assim os estudantes no conseguem ou conseguem pouco, relacionar esses conhecimentos. Fica evidente que os conceitos sobre as divises celulares so fundamentais para entender as leis que regem a herana gentica e quando se trata de diviso celular, surgem muitas dvidas que nem sempre so satisfatoriamente sanadas, gerando uma cascata de conceitos errados, prejudicando o ensino e a aprendizagem da gentica em muitos outros campos de seu estudo. Outro problema a preferncia que alguns professores do a aulas sempre expositivas, nas quais o professor expe todo o contedo e o aluno um mero espectador. Tambm h uma cobrana muito grande de exerccios repetitivos que prezam mais a memorizao do que o aprendizado. A maneira tradicional de ensinar esses contedos no explora dos alunos seus conhecimentos prvios no os fazem desenvolver o raciocnio ou a curiosidade para buscar as respostas, j que no lhes so apresentados problemas a serem resolvidos, apenas respostas prontas, quadros preenchidos e ilustraes. Da maneira como vem sendo feito o ensino de gentica, os alunos no so levados a pensar e no encontram uma relao com o cotidiano, apesar de serem contedos muito presentes no dia a dia de qualquer pessoa e estarem cada vez mais representados na mdia O uso de modelos e o desenvolvimento de atividades ldicas podem auxiliar o professor a despertar o interesse dos alunos pela matria de gentica, mais especificamente da diviso celular, ao tornar a visualizao mais fcil, de modo que os alunos possam interagir com o material, diferentemente do que ocorre quando lhes so apresentadas figuras prontas, tambm faz com que a aula

10

seja mais prazerosa, motivando os alunos a participarem e se envolverem no processo. importante tambm utilizar questes problemas, que levem os alunos a buscar as solues, construindo seu conhecimento com a mediao do professor. Como foram apresentadas anteriormente algumas dificuldades em relao ao ensino e aprendizagem na matria de gentica, o objetivo desta pesquisa ser desenvolver e aplicar uma atividade ldica no tradicional relativa aos conceitos de meiose para os alunos ingressantes do ensino superior de uma escola universidade particular de So Paulo, utilizando um modelo de fcil visualizao e manejo pelos alunos que represente os cromossomos durante a diviso celular e analisar o processo de aprendizagem desses alunos durante a realizao da atividade, bem como, identificar os aspectos positivos e negativos da prtica em questo.

11

2. Referencial Terico 2.1 Algumas consideraes sobre o processo de ensino e aprendizagem O ensino no pode ser visto como uma realidade acabada, j que uma atividade humana, portanto, est em constante movimento. Existem vrias abordagens, quando se trata de educao. De acordo com Mizukami (1986), algumas delas so a humana, a tcnica, a cognitiva, a emocional e a sciocultural. Cada uma dessas propostas centrada em determinados fenmenos educacionais. A abordagem tradicional trata-se de uma prtica que persiste ao longo do tempo e na qual podem ser identificadas algumas caractersticas gerais, de acordo com Mizukami (1986). O ensino tradicional possui seu centro no professor, este considerado o detentor do conhecimento e seu propsito transmiti-lo aos outros que ainda no o possuem, ou seja, os alunos. De acordo com Mizukami (1986), essa ideia relaciona-se com o pensamento de que o homem , no incio da vida, uma tbula rasa, na qual so impressas as informaes ao longo da vida. Macedo (1994), ao discutir a viso que o autor chama no construtivista da educao, diz que esta valoriza muito a transmisso de contedos para aqueles que teoricamente no o possuem. O professor no deve dizer: Faa como eu, mas sim: Faa comigo. Esse pensamento de Rosa (2000) mostra que a relao entre professor e aluno pode ser outra, pode haver uma cooperao na construo do conhecimento, tornando o aluno mais autnomo e o professor, um mediador, facilitador da aprendizagem. A escola, no ensino tradicional, deve representar um ambiente em que o aluno no se distraia e o professor deve manter-se distante. A autoridade em

12

sala de aula o professor, impossibilitando uma cooperao entre as duas partes, como diz Mizukami (1986). Coll (1999) contrrio a essa ideia e acredita que o aluno no pode mais ser visto como um ser passivo, receptivo de conhecimentos. Segundo Mizukami (1986), no ensino tradicional, a inteligncia vista como a capacidade de armazenar informaes. Para que um maior nmero de informaes seja assimilada pelos alunos, surge a necessidade de decomp-la com o objetivo de simplifica-la, dessa forma os alunos recebem apenas os resultados prontos desse processo.
Atribui-se ao sujeito um papel insignificante na elaborao e aquisio do conhecimento. Ao indivduo que est adquirindo conhecimento compete memorizar definies, enunciados de leis, snteses e resumos que lhe so oferecidos no processo de educao formal a partir de um esquema atomstico (MIZUKAMI, 1986).

Rosa (2000) acredita que oferecer qualidade educao no est relacionado com o domnio de um grande nmero de contedos pelos professores e alunos, atravs da memorizao, mas sim com algo muito mais complexo, sendo necessria uma mudana. Coll (1999), ao falar da abordagem construtivista, explica que se deve evitar a memorizao e fixao de contedos. A aprendizagem est relacionada com o desenvolvimento, pois no se trata de reproduzir a realidade, mas de realizar uma representao pessoal sobre um contedo que se pretende aprender. Algumas crticas feitas ao ensino tradicional, apontadas por Mizukami (1986) so que nesse tipo de ensino, no permitida a participao do aluno. O mesmo acaba repetindo as informaes transmitidas pelo professor, adquirindo hbitos automticos. Outro autor que fala sobre a viso tradicional ou no construtivista Macedo (1994), para ele, este tipo de ensino opera atravs de paradigmas, ou seja, seguido um padro que fora a reproduo de algo, havendo a repetio de um resultado j esperado. Dessa forma, o aluno fica copiando palavras que muitas

13

vezes no fazem sentido para ele. Para Mizukami (1986) quando isso acontece, a compreenso tida pelo aluno foi apenas parcial, ele no aprendeu realmente. Mizukami (1986) nos lembra de que a escola no esttica e vive sujeita a transformaes. Para Coll (1999), seguir uma receita seria correto se o ensino pudesse ser considerado como algo acabado. Mesmo que o ensino tradicional seja uma prtica que se perpetuou aps muitos anos, surgem novas ideias no mbito da educao. Outra abordagem de ensino a qual Mizukami (1986) estuda a cognitivista ou interacionista. Nesse tipo de ensino, o conhecimento considerado uma construo contnua, sendo que na passagem de um estado de

desenvolvimento ao seguinte, formam-se novas estruturas que antes no existiam. Sendo assim, o verdadeiro conhecimento envolve a compreenso das relaes entre os conhecimentos apresentados e os conhecimentos j existentes, atravs de uma reorganizao mental. Rosa (2000) complementa essa informao ao explicar que o construtivismo fiel ao principio interacionista, cuja tendncia principal demonstrar o papel do sujeito na produo do saber. Esses conhecimentos j existentes em nossa estrutura so os conhecimentos prvios dos quais fala Coll (1999). De acordo com esse autor, ao nos aproximarmos de um novo conhecimento, o interpretamos com base em nossos conhecimentos prvios e modificamos os significados que possuamos, construindo um significado pessoal. Esse processo considerado como a aprendizagem significativa. Essa aprendizagem ser sempre til para que possamos continuar aprendendo, ou seja, ela no finita Coll e Sol (2006). Silva (1998) acredita que os conhecimentos prvios dos alunos podem servir de incio para a construo de novos conhecimentos, portanto, atravs de

14

seu prprio interesse que o aluno se apropria de um objeto e lhe d um significado, sendo a motivao fundamental para que esse processo ocorra. Para que seja possvel a aprendizagem, preciso que exista uma aproximao do contedo, com a finalidade de entend-lo. Para Coll (1999), isso acontece quando so levados em conta os conhecimentos prvios. De acordo com Coll e Sol (2006), a aprendizagem uma construo pessoal que no resulta de uma reproduo da realidade, mas sim, de uma representao pessoal sobre um contedo que se quer aprender, sendo necessrio aproximar-se do objeto com a finalidade de entend-lo. Sol (1999) acredita que os aspectos afetivo-relacionais tambm podem interferir na aprendizagem. Toda atividade do ser humano implica a considerao de duas variveis, a inteligncia e a afetividade, sendo estas duas interdependentes (MIZUKAMI, 1986). Mizukami (1986) diz que a motivao caracterizada por um desequilbrio ou uma necessidade. Sol (1999) acrescenta que a motivao ou interesse ocorre com a quebra do equilbrio inicial, obrigando a pessoa a buscar maneiras de voltar ao novo estado de equilbrio. A aprendizagem se inicia com uma dificuldade, ento surge a necessidade de super-la. O sujeito desenvolve maneiras de buscar uma soluo para o problema, voltando ao estado de equilbrio, como diz Rosa (2000). Uma das crticas feitas por Mizukami (1986) ao ensino tradicional foi o fato de o mesmo focar na quantidade de informaes e no na formao de um pensamento reflexivo e investigativo, j que os dados so fornecidos prontos, sem que o aluno precise pensar na maneira como o processo de aquisio daquele conhecimento ocorreu. Para Rosa (2000), a construo do saber se faz formulando hipteses, testando-as at que o contedo seja entendido e se obtenha o conhecimento.

15

O interesse torna-se importante na aprendizagem medida que, a necessidade de saber desencadeia uma mobilizao cognitiva, dessa maneira, leva o aluno a mobilizar seus esquemas de conhecimento para realizar a tarefa proposta, como discutido por Sol (1999). Esses conhecimentos ento sofrem modificaes e estabelecem-se relaes com os novos conhecimentos. Portanto, o papel do professor nesse novo modelo de educao

(construtivista), de acordo com Rosa (2000) deve ser o de instigar a duvida, despertar o interesse do aluno, causando um desequilbrio, para que este mobilize suas estruturas cognitivas a fim de aprender.

2.2 O ensino de gentica e as dificuldades em ensinar a diviso celular Os conhecimentos a respeito da biologia moderna, como o campo da gentica, esto cada vez mais presentes nas vidas das pessoas, sendo discutidos constantemente na mdia De acordo com Carboni e Soares (2001), a compreenso desses conhecimentos relevante para que se entenda melhor o papel do homem e da cincia na sociedade, bem como, os limites que ela pode alcanar tendo em vista questes como clonagem, transgnicos, clulas tronco, fertilizao in vitro, evoluo, perpetuao e extino das espcies, dentre outras. Lorbieski et al (2010) falam da importncia de se aprender meiose, j que um processo responsvel pela formao dos gametas e perpetuao das espcies,porm,acredita que os alunos esto chegando ao ensino mdio sem uma compreenso adequada da segregao cromossmica e allica nas fases da meiose, o que prejudica o entendimento e torna a aula pesada para os alunos. Campos et al (2003) discutem o fato de que o ensino de gentica envolve conceitos abstratos, de difcil compreenso pelos alunos. Da maneira como tem sido feito o ensino, atravs da memorizao de sequncias de possveis combinaes entre letras, sem que o aluno entenda o que um gene e como

16

ele se comporta de gerao em gerao, a aprendizagem dos conceitos sobre diviso celular muito prejudicada. A gentica vista pelos alunos como um dos contedos mais difceis de biologia, o que se deve ao fato dessa rea exigir que o aluno possua conhecimentos prvios de outras reas, como citologia e biologia molecular e que ele seja capaz de relacionar esses conhecimentos com os contedos de gentica que so apresentados (CARBONI e SOARES, 2001). Uma explicao para o mau aproveitamento apresentado pelos alunos pode ser a maneira como a aula ministrada, normalmente de forma tradicional, em que os alunos so passivos e devem decorar toda a informao transmitida pelo professor. O professor deve adotar em suas prticas medidas que preencham as lacunas deixadas pelo ensino tradicional, em que prevalece a transmisso/recepo de conhecimentos, assim como pensam Campos et al (2003). Para Lorbieski et al (2010), no est sendo feita uma interconexo entre os contedos que deveriam se complementar, e no est sendo feita uma relao com o cotidiano, sendo que os estudantes no esto conseguindo relacionar diviso celular, perpetuao da vida e transmisso de caractersticas. Moreira e Silva (2001) acreditam que o ensino de gentica tem sido feito nas escolas, de maneira geral, de uma forma superficial e que isso ocorre, porque para muitos professores, o assunto relativamente novo e no foi abordado em suas formaes acadmicas, levando a uma insegurana na abordagem dos contedos de gentica e frente s questes levantadas pelos alunos e para estes, os conceitos so muitas vezes abstratos, de difcil compreenso. Braga et al (2009) discutem a respeito das dificuldades de se ensinar a diviso celular, que tem incentivado muitos pesquisadores a buscar estratgias para esse fim, j que o assunto envolve muitos conceitos abstratos, que exigem conhecimentos prvios dos alunos. A dificuldade em compreender a transmisso dos caracteres hereditrios, regidos pelas leis de Mendel observada no ensino mdio e superior,

17

possivelmente devido ao despreparo em contedos anteriores (FABRCIO et al,2006).Isso mostra a importncia em resolver esses problemas,j que os alunos do ensino superior em Biologia podem tornar-se professores da escola bsica amanh. Tendo em vista as dificuldades encontradas em relao ao ensino e aprendizagem de gentica, para Carboni e Soares (2001), interessante procurar modelos e prticas que tornem a aula mais interessante e prazerosa, que busque um levantamento dos conhecimentos prvios dos alunos e os auxilie a fazer relaes com os contedos novos ensinados, facilitando o processo de aprendizagem. Devido s dificuldades no aprendizado da meiose e sua relao com a segregao cromossmica e allica, torna-se necessrio buscar ferramentas que auxiliem o ensino e despertem o interesse do aluno pela aula. 2.3 O jogo no processo de ensino e aprendizagem Antigamente, o jogo era considerado algo intil, no srio. Apenas aps o perodo romntico, passou a ser levado em considerao seu carter educativo. Esse processo histrico foi investigado por Brougre (1998) e por Kishimoto (1999). Huizinga (2004) aponta algumas caractersticas do jogo, tais como o prazer, o carter no srio, a liberdade, a separao dos fenmenos do cotidiano, as regras, o carter fictcio ou representativo e sua limitao no tempo e no espao. Quanto no seriedade do jogo, Brougre (1998) acredita que representa um aspecto positivo, afinal, a prpria frivolidade do jogo torna o mesmo uma experincia original de aprendizagem, de acordo com o autor. O jogo permite a ao intencional (afetividade), construo de representaes mentais (cognio), manipulao de objetos, desempenho de aes sensrio motoras, interaes sociais e tudo isso, segundo Kishimoto (1999), pode

18

potencializar a aprendizagem e d condies para maximizar a construo de conhecimentos. A importncia do jogo e sua seriedade relacionam-se com o investimento psquico (afetos) que ele manifesta. O jogo, como sonho acordado, se ope realidade. A diferena que ele se apia na realidade para fazer dela outra coisa (BROUGRE, 1998). Quanto aos aspectos motivacionais do jogo, pode-se retomar o pensamento de que a aprendizagem significativa ocorre quando nos aproximamos de um novo objeto com nossos significados e nos sentimos desafiados a tentar interpret-lo, modificando os significados que possuamos como foi exposto por Coll e Sol (2006). Sendo assim, aprender se trata de estabelecer relaes entre conhecimentos que j possuamos e os conhecimentos novos. Essa aprendizagem ser sempre til para que possamos continuar aprendendo, ou seja, ela no finita, como diz Sol (2006). Silva (1998) acredita que atravs de seu prprio interesse que o aluno se apropria de um objeto e lhe d um significado, sendo a motivao fundamental para que esse processo ocorra. O ldico tem propriedade de motivao e segundo Kishimoto (1999), tem a capacidade de motivar. Ensinar tambm envolve motivar e o ldico tem o papel de despertar o interesse e a curiosidade para resolver problemas como diz Silva (1998). Vieira et al (2005) apontam a importncia dos espaos no formais para o ensino de cincias, porm devido s dificuldades em sair a campo e realizar experincias, j que algumas escolas no tm laboratrio ou os materiais necessrios, tornam o jogo uma ferramenta interessante e capaz de despertar o interesse por parte dos alunos, permitindo que eles tenham uma noo mais concreta dos contedos de cincias.

19

Para Campos et al (2003), a atividade ldica faz com que os alunos aprendam de uma maneira mais divertida e dinmica, facilitando a aprendizagem significativa. O jogo estimula os alunos, desenvolve sua personalidade, os aproxima dos conhecimentos cientficos e cotidianos e os faz ter uma experincia na soluo de problemas, levando-os a pensar por si prprios, desenvolvendo a criatividade e curiosidade, desenvolve a sensibilidade e afetividade devido ao trabalho em grupo. Para Alves (2004) o ldico proporciona distrao, descontrao e fantasia, servindo como catalisador no momento da aprendizagem, na qual, os alunos sentem-se mais livres para criar, criticar e argumentar. De acordo com Campos et al (2003), o jogo didtico uma ferramenta para o ensino que ajuda a desenvolver a habilidade na resoluo de problemas e atende s

caractersticas da adolescncia. O ldico pode ser uma atividade prazerosa para o aluno, fazendo com que este se sinta motivado a aprender e desenvolver sua criatividade desperte seu interesse pelas cincias e valorize seus conhecimentos prvios (VIEIRA et al 2005). O jogo didtico favorece a construo de conhecimentos, tambm uma alternativa para melhorar o desempenho dos alunos em matrias de difcil entendimento. (CAMPOS et al ,2003). Segundo Moura (1999), o jogo permite que se desenvolva a habilidade de resolver problemas, utilizando estratgias a fim de se alcanar determinados objetivos, alm de fazer o aluno avaliar sua eficcia em obter os resultados. Outro aspecto positivo em relao ao uso do jogo na educao levantado por Brougre (1998) que diz que no jogo, o comportamento se encontra dissociado de (e protegido contra) suas consequncias normais. a que residem simultaneamente a flexibilidade e a frivolidade do jogo. Sendo assim, a gravidade dos fracassos e erros atenuada. Brougre (1998) acredita que no jogo h um processo de integrao social e socializao, portanto, de educao.

20

Moura (1999) fala sobre o desenvolvimento social do aluno atravs do jogo de regras, afinal, nesse tipo de jogo, os sujeitos precisam lidar com regras, desenvolvendo a compreenso de conhecimentos veiculados socialmente. Em contrapartida, Alves (2004), diz que no se deve transformar toda atividade educativa em uma atividade ldica, a fim de esta no perder seu propsito recreativo. Para a autora o ldico deve ser considerado como parte da vida do homem, no apenas por divertimento, mas tambm para fazer parte da sociedade.

3.Procedimentos Metodolgicos 3.1 Objetivos educacionais O objetivo do jogo auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos bsicos de meiose e leis de Mendel. O jogo permitir aos alunos, visualizar melhor o processo de diviso celular, atravs de uma atividade prtica. Atravs do jogo, buscou-se melhorar o entendimento dos alunos sobre questes como: o que acontece com os cromossomos durante a meiose, como eles se separam como eles estavam antes de se separar, onde se localizam os genes nos cromossomos, como se formam os gametas e o que acontece com os genes na formao de um novo indivduo. 3.2 Pblico alvo Escolheu-se trabalhar com alunos ingressantes no ensino superior do curso de cincias biolgicas e farmcia de uma universidade particular de So Paulo. A escolha dos sujeitos de pesquisa baseou-se como inicialmente planejado, pela facilidade de abordagem (flexibilidade de horrio, cooperao maior dos professores dos cursos) e serem maiores de idade (eles prprios poderiam

21

assinar o termo de consentimento livre e esclarecido).Ao mesmo tempo, buscou-se alunos ingressantes, que cursam o primeiro semestre porque se supe que acabaram de sair do ensino mdio, carregando ainda algumas noes bsicas em gentica. Foi considerado o fato de haver a possibilidade de analisar os conceitos de gentica e diviso celular obtidos no ensino mdio, antes que estes alunos tivessem a matria especfica de gentica no curso e revissem os conceitos de meiose e leis de Mendel. Dessa maneira, pensou-se que seria possvel verificar os conhecimentos prvios dos alunos e investigar a aprendizagem de algum conceito aps a aplicao do jogo. Como estes alunos cursam a rea de cincias da sade, espera-se que tenham afinidade por biologia, mas no necessariamente por gentica, podendo trazer contribuies na avaliao da atividade. 3.3 Material Utilizado Bias em formato de macarro de cores diferentes, folhas de EVA de cores diferentes, cartolina colorida, papel carto colorido, barbante, fita dupla face, durx, folha de papel contact transparente, palito de dente, cola de EVA, cola branca, canetinha colorida, tesoura, estilete, saquinho de celofane

transparente. 3.4 Confeco do jogo Cada bia em formato de macarro foi cortada em 4 partes iguais,em seguida,duas dessas partes foram amarradas com um pedao de barbante e fixadas com durex.As duas partes juntas foram utilizadas para representar os cromossomos duplicados com duas cromtides irms.O barbante foi utilizado para representar o centrmero( Figura 01). Uma das cromtides de cada cromossomo foi recortada em certo ponto com um estilete e juntada novamente colocando-se palitos de dente. Dessa forma seria possvel fazer a representao do crossing over (Figura 02).

22

Para representar os genes, foram impressas letras A, a, B e b em uma folha sulfite. Cada letra foi recortada, colada sobre uma folha de EVA na cor branca e passou-se o papel contact por cima da letra para evitar que estragasse (Figura 04). Foram impressos os problemas de gentica que os alunos deveriam resolver, estes foram recortados e colados sobre uma folha de papel carto na cor azul escura (Anexo 2). Foi confeccionado um dado em EVA na cor laranja e em cada quadrado colou-se uma das palavras impressas em folha sulfite e recortadas: boca, nariz, olhos, sobrancelha, cabelo e orelha (Figura 03). Foram impressos diversos desenhos (internet) para representar as partes do rosto: boca, nariz, olhos, cabelo, sobrancelha e orelha. Para cada parte do rosto, havia caractersticas diferentes. Sendo estas: Boca lbios finos e lbios grossos. Nariz nariz arredondado, nariz de palhao, nariz alongado. Olhos olhos verdes, olhos castanhos, olhos tristes, olhos raivosos. Sobrancelha- sobrancelha crespa e sobrancelha lisa. Cabelo cabelo laranja e cabelo azul. Orelha orelha de abano e orelha normal. Os desenhos foram impressos em folha sulfite, pintados com canetinhas coloridas, colados sobre uma folha de EVA branca, passou-se papel contact por cima e recortou-se (Figura 07). Quantos aos tipos de cabelo, um deles foi desenhando em uma folha de EVA laranja e o outro foi desenhado em uma folha de EVA azul, em seguida, foram recortados (Figura 06).

23

Desenhou-se uma forma de um rosto em uma folha de EVA branca (Figura 05) e recortou-se. Atrs do rosto e de cada constituinte dele, colocou-se um pedao de fita dupla face. As peas do jogo foram guardadas em saquinhos de celofane transparente, separadas por tipo de caracterstica. O mesmo foi feito com os cartes problema e com as letras representando os genes.

Figura 01- Par de cromossomos homlogos de cor diferente, confeccionados com bias em formato de macarro, dispostos sobre uma cartolina contendo o desenho dos centrolos para representar a clula.

Figura 02- Corte feito no brao curto do cromossomo para possibilitar a representao do crossing over, trocando pedaos entre cromtides homlogas e unindo-as atravs dos palitos de dente.

24

Figura 03- Dado confeccionado em EVA de cor laranja, utilizado para sortear as caractersticas a serem representadas.

Figura 04- Cartes confeccionados em EVA de cor branca para representar os genes.

25

Figura 05-Rosto confeccionado em EVA na cor branca.

Figura 06-Tipos de cabelo, confeccionados em EVA colorido.

26

Figura 07- Todos os tipos de caractersticas utilizados pelos alunos para completar o rosto do boneco.

3.5 Regras do jogo 3.5.1 Objetivo O objetivo do jogo completar o rosto do boneco, ou seja, colar no rosto em branco, todas as suas partes (boca, nariz, olhos, cabelo, orelha e sombrancelha). Para atingir esse objetivo, os alunos devem representar corretamente os genes nos cromossomos do indivduo (o boneco). 3.5.2 Como jogar Os alunos devem ser divididos em grupos, sendo metade dos grupos nomeados me e a outra metade pai. Cada grupo receber um par de cromossomos, seis letras A e seis letras a e duas folhas de cartolina. Os grupos iro jogar o dado para sortear as caractersticas a ser representadas. Em seguida, recebero a parte do rosto do boneco que tiraram no dado juntamente com um carto problema relacionado a essa mesma caracterstica. Cada pai e me dever colocar os genes nos cromossomos e representar com esse material como devem ser os gametas de seu indivduo, conforme carto problema. Terminada essa etapa, cada pai e me que tiraram um mesmo tipo de caracterstica devero se juntar e representar como seria um cruzamento entre seus indivduos, devendo fazer a representao do gentipo nos cromossomos do filho desse casal, conforme carto problema. No final, um representante de cada grupo, agora formado por um pai e uma me, dever colar no rosto a parte com a caracterstica correspondente ao seu problema.

27

O processo ser repetido at que o rosto do boneco esteja completo. As caractersticas representadas no mesmo cromossomo sero diferenciadas atravs dos genes B e b. Isso acontecer caso um grupo represente dois tipos de caractersticas. Os alunos podero trabalhar com o crossing over, atravs da troca de pedaos entre suas cromtides homlogas. Isso pode ser feito retirando-se cuidadosamente o pedao cortado de cada cromtide e colocando-o na cromtide do cromossomo homlogo. Ao fazer isso, ser possvel verificar se algo muda no gentipo de seus indivduos e se isso acarreta mudanas no fentipo. 3.6 Conceitos trabalhados Sero revisados os conceitos de cromossomos homlogos, cromtides irms, meiose, leis de Mendel, crossing over, fentipo e gentipo, e localizao dos genes nos cromossomos. 3.7 Instrumentos de pesquisa Foi elaborado um pr teste e um ps teste, ambos contendo trs questes sobre os conceitos mais gerais que foram trabalhos durante o jogo. A finalidade desses testes foi a de comparar os erros e acertos dos alunos antes e aps ser aplicada a atividade, sendo possvel verificar se foi possvel aprender ou relembrar algum conceito. Com o pr teste foi possvel verificar as maiores dificuldades que os alunos possuam antes da atividade. J o ps teste teve a finalidade de investigar se o jogo melhorou ou no o entendimento dos alunos sobre os conceitos trabalhos. As questes do pr teste e as informaes dadas aos participantes por escrito foram as seguintes: O teste a seguir ir conter trs questes dissertativas que devero ser respondidas caneta.

28

A finalidade das questes de verificar seus conhecimentos prvios sobre o assunto que ser tratado durante a atividade. O tempo para responder s questes ser de 10 minutos.

1. Qual a relao entre a meiose e a lei de Mendel (da segregao dos fatores)? 2. Qual a constituio cromossmica das clulas filhas em relao clula me, ao final da meiose? 3. Qual a importncia da ocorrncia do crossing over durante a meiose? As questes do ps teste e as instrues dadas aos participantes por escrito foram as seguintes: O teste a seguir ir conter trs questes dissertativas que devero ser respondidas caneta. A finalidade das questes de verificar seus conhecimentos prvios sobre o assunto que ser tratado durante a atividade. O tempo para responder s questes ser de 10 minutos.

1. Qual a importncia biolgica da meiose. Justifique sua resposta? 2. Se uma clula com quatro cromossomos sofrer meiose, quantos cromossomos tero as clulas filhas? 3. O que acontece durante a formao dos gametas que permite a segregao dos genes? Foi feita uma anlise quantitativa, comparando os acertos e erros dos alunos a essas questes antes e depois da aplicao da atividade. Para Santos e

29

Gamboa (1995) esse tipo de pesquisa concebe a verdade como objetiva e prope modelos estatsticos. Alm disso, foi aplicado um questionrio contendo seis questes de mltipla escolha, algumas questes contendo um espao em branco para comentrios. O objetivo da aplicao do questionrio foi o de avaliar a opinio dos alunos sobre a atividade. As respostas ao questionrio foram analisadas de forma qualitativa e quantitativa. Santos e Gamboa (1995) consideram que a anlise quantitativa permite que o pesquisador conhea as coisas como realmente so gerando um conhecimento pblico que pode ser reproduzido por outros pesquisadores que utilizarem o mesmo instrumento. O questionrio de opinio pessoal e as instrues dadas aos participantes por escrito foi o seguinte:
O questionrio a seguir possui a finalidade de avaliar a atividade. Assinale a alternativa que julgar mais adequada e justifique quando for solicitado. O tempo para responder ao questionrio ser de 10 minutos. Ao terminar, entregue ao pesquisador. Obrigada pela sua colaborao com esta pesquisa!

1. A respeito da atividade desenvolvida, classifique-a:

( ) Boa

( ) Regular

30

( ) Ruim

Observaes: 2. Para voc, qual foi o nvel de dificuldade da atividade? ( ) Muito difcil

( ) Difcil

( ) Mais ou menos

( ) Fcil

( ) Muito fcil

3. Quais foram as principais dificuldades apresentadas durante o desenvolvimento da atividade?

( ) Trabalho em grupo ( ) Entendimento do que se era para fazer ( ) Material utilizado

31

( ) Visualizao na prtica dos conhecimentos tericos obtidos em aula ( ) Resoluo do problema apresentado ( ) Outros. Qual (is)?

_____________________________________________________ 4. Se voc fosse um professor do ensino mdio, aplicaria esta atividade? ( ) Sim

( ) No Justifique sua resposta:

5-Foi possvel aprender algum conceito de gentica com a realizao dessa atividade? ( ) Sim Quais:______________________________________

( ) No 6 Quais so as maiores dificuldades hoje apresentadas no processo de aprendizado da gentica?

( ) Falta de atividades prticas

( ) Pouca discusso da aplicao dos conhecimentos no dia a dia

32

( ) Contedo terico complexo

( ) Visualizao dos fenmenos a nvel celular e biomolecular

( ) Pouco acesso a softwares e modelos experimentais

( ) Outros : A pesquisa qualitativa,ao contrrio da quantitativa, no produz generalizaes para se construir um conjunto de leis do comportamento humano, como dizem Santos e Gamboa (1995). De acordo com Ludke e Andr (2008) a pesquisa qualitativa tem o ambiente natural como fonte principal de dados e o pesquisador como instrumento. A filmagem da aplicao do jogo (Anexo 1) possibilitou que fosse feita uma observao a fim de se coletar dados para a anlise. Essa observao possibilita um contato direto do pesquisador com o objeto de estudo, sendo considerado o melhor teste de verificao da ocorrncia de determinado fenmeno, por Ludke e Andr (2008). 4. Resultados 4.1 Pr teste A primeira questo apresentou um ndice de acerto de 40 %, a segunda questo obteve um ndice de acerto de 60 % e a terceira questo, de 80 %.

33

80 70 60 50 40 30 20 10 0 1 Questo 2 Questo 3 Questo

acertou errou

Grfico 1 Relao de acertos e erros das 3 questes que compunham o questionrio Pr Teste

4.2 Ps teste A primeira questo apresentou um ndice de acerto de 80 %, a segunda questo, obteve um ndice de acerto de 40 % e a terceira questo obteve um ndice de acerto de 40%.

80 70 60 50 40 30 20 10 0 1 Questo 2 Questo 3 Questo

Leste Oeste

Grfico 2 Relao de acertos e erros das 3 questes que compunham o questionrio Ps teste.

60 50 40 30 20 10 0 Pr teste Ps teste Acerto Erro

34

Grfico 3 Comparativo de erros e acertos entre os questionrios Pr teste e Ps teste.

4.3 Questionrio Quanto primeira questo, 100 % dos alunos classificaram a atividade como sendo boa. Quanto ao nvel de dificuldade avaliado na segunda questo, 80 % achou mais ou menos e o restante, achou difcil. Sobre as dificuldades encontradas durante o desenvolvimento da atividade, das quais tratava a terceira questo, 20 % apontaram o entendimento do que era pra fazer, 40 % responderam outros e completaram: lembrar a matria, 40 % dos alunos respondeu duas alternativas, sendo que destes: 20% apontaram entendimento do que era pra fazer e visualizao na prtica dos conhecimentos tericos obtidos em sala de aula, 20 % apontou material utilizado e visualizao na prtica dos conhecimentos tericos obtidos em sala de aula. 100 % dos alunos responderam que aplicaria esta atividade caso fossem professores no ensino mdio. As justificativas foram: tendo essa atividade junto com a aula terica facilita o entendimento, pois uma forma prtica na qual possvel melhorar o entendimento, ajuda a memorizar e definir melhor o conceito, mas com massinha, pois seria mais fcil o manuseio. A quinta questo investigava se os alunos aprenderam algum conceito de gentica com a aplicao da atividade e 80% dos alunos responderam que sim. Eles deviam dizer que conceitos foram estes, aparecendo as seguintes justificativas: relembrar o processo, o processo como um todo, lembrar o crossing over e a lei de Mendel, a diviso dos cromossomos. Por fim, a sexta questo indagava a opinio dos alunos sobre quais so as maiores dificuldades hoje apresentadas no processo de aprendizado da gentica. Nessa questo, 20 % dos alunos responderam que era pouco acesso a softwares e modelos experimentais, 20 % respondeu falta de atividades

35

prticas, 60 % dos alunos responderam a duas alternativas, sendo que: 20 % responderam falta de atividades prticas e pouca discusso da aplicao dos conhecimentos no dia a dia, 20 % respondeu pouca discusso da aplicao dos conhecimentos no dia a dia e visualizao dos fenmenos a nvel celular e biomolecular, 20 % respondeu falta de atividades prticas e contedo terico complexo.

100 80 60 40 20 0 1 Questo boa regular ruim

Grfico 4 Avaliao pelos alunos sobre a atividade desenvolvida

80 70 60 50 40 30 20 10 0 2 Questo

muito difcil difcil mais ou menos fcil muito fcil

Grfico 5 Avaliao pelos alunos sobre o nvel de dificuldade da atividade desenvolvida

36

40 35 30 25 20 15 10 5 0 3 questo + ++ +++ ++++

Grfico 6 Relaciona as principais dificuldades encontradas pelos alunos durante o desenvolvimento da atividade.

Legenda : (+) entendimento do que era para fazer, (++) entendimento do que era para fazer e visualizao na prtica dos conhecimentos tericos obtidos em sala de aula, (+++)- material utilizado e visualizao na prtica dos conhecimentos tericos obtidos em sala de aula, (++++) outros: lembrar a matria.

100 80 60 Sim 40 20 0 4 Questo No

Grfico 7 Avalia se os alunos de nvel superior aplicariam o teste caso fossem professores de biologia e ministrassem a matria de gentica aos alunos de ensino mdio

37

80 70 60 50 40 30 20 10 0 5 Questo

Sim No

Grfico 8 Relaciona o aprendizado dos alunos participantes pelos conceitos de gentica com a aplicao da atividade.

20 15 10 5 0 6 questo + ++ +++ ++++ +++++

Grfico 09- ndice de resposta na sexta questo s alternativas: pouco acesso a softwares e modelos experimentais (+), falta de atividades prticas (++), falta de atividades prticas e pouca discusso da aplicao dos conhecimentos no dia a dia (+++), pouca discusso da aplicao dos conhecimentos no dia a dia e visualizao dos fenmenos a nvel celular e biomolecular falta de atividades prticas e contedo terico complexo (+++++).

4.4 Aplicao do jogo Cinco voluntrios participaram da pesquisa, sendo trs alunos do primeiro semestre de biologia e dois alunos do ltimo semestre de farmcia de uma universidade particular de So Paulo. Os alunos do curso de farmcia foram convidados, pois no dia da aplicao da atividade apenas trs alunos da biologia puderam participar. Embora estejam no ltimo semestre de seu curso, esses alunos tiveram a matria de gentica apenas no primeiro semestre e j no lembravam muito bem os conceitos, podendo trazer contribuies ao trabalho.

38

Foi realizada uma filmagem a fim de observar a dinmica da atividade, essa gravao foi transcrita posteriormente, coletando-se dados para auxiliar na anlise. A pesquisadora entrou no laboratrio, esperou que os alunos se organizassem e pediu que formassem grupos. Como havia apenas cinco alunos, uma dupla sentou-se em uma bancada, e um trio sentou-se em outra bancada. Os grupos foram montados de modo que pelo menos um aluno da farmcia ficasse junto com um aluno da biologia. Foi explicado que eles receberiam um pr teste contento trs questes bsicas sobre gentica e meiose. Foi explicado que esse teste possua a finalidade de avaliar os conhecimentos que os alunos j possuam antes do jogo. Eles no deveriam colocar seus nomes, pois no seriam identificados. Foi dito a eles que seriam questes fceis, que eles teriam cerca de 10 minutos para entregar e depois seriam feitas as explicaes sobre como seria o jogo. Foi dado o tempo para que os alunos terminassem de responder as questes. Os alunos entregaram, sendo as folhas guardadas em uma pasta. Em seguida, explicou-se que na dupla, um seria o pai e outro seria a me. No trio, dois alunos seriam o pai e um aluno seria a me. Foi entregue para cada pai e me, uma cartolina e um par de cromossomos homlogos, sendo cada cromossomo de uma cor diferente. Ento, explicou-se que cada pai e cada me deveriam representar como ficariam os gametas formados por aquele indivduo aps eles sortearem uma caracterstica a ser representada e tirassem um carto problema. Logo depois, a pesquisadora levou para os grupos os dados e eles sortearam a caracterstica que iriam representar.

39

Eles tambm receberam os genes para colocar nos cromossomos e as partes do rosto com caractersticas diferentes, correspondentes as que sortearam por meio do dado. A dupla ficou com a caracterstica cor de olhos e o seguinte problema: Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui olhos castanhos e a mulher possui olhos verdes. Imaginem ainda que a caracterstica cor de olho seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Olho castanho uma caracterstica dominante e olho verde uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua olhos verdes. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. O trio ficou com a caracterstica cor de cabelo e tiraram o seguinte problema: Imaginem que vocs so um casal em que o homem cabelo laranja e a mulher cabelo laranja. Imaginem ainda que a caracterstica cor de cabelo seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Cabelo laranja uma caracterstica dominante e cabelo azul uma caracterstica recessiva.

40

Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua cabelo azul. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Os alunos foram orientados a representar como ficariam os gametas de seus indivduos, colocando os genes nos cromossomos no lugar que achassem melhor, e quando tivessem terminado, deveriam mostrar como seria o filho do casal. Quando conseguissem concluir esta etapa, deveriam pegar a parte do rosto correta e colocar no rosto (que foi colado na lousa) a fim de completar o boneco no final do jogo (Figura 08). Durante a atividade, a pesquisadora conferiu o trabalho dos grupos, verificando e sanando eventuais erros que apareceram nas representaes, procurando explicar como se dava o processo. Quando os alunos terminaram de completar o boneco, pediu-se que eles representassem o crossing over, trocando os pedaos entre as cromtides que eles achassem mais adequadas. Pediu-se que eles verificassem se mudava alguma coisa no boneco aps eles fazerem isso. Aps ser finalizada esta etapa, explicou-se aos alunos que eles receberiam um ps teste e um questionrio. Explicou-se que a finalidade do ps teste seria verificar se eles haviam aprendido alguma coisa com a atividade e do questionrio, ver se eles gostaram se mudariam alguma coisa, ou seja, para avaliar a atividade em si. Ao trmino do tempo, os alunos entregaram as folhas preenchidas. Agradeceu-se a presena de todos e encerrou-se a atividade. A dupla terminou o trabalho em menos tempo do que o trio, os dois grupos conseguiram representar duas caractersticas cada. Surgiram muitas duvidas

41

durante a realizao da atividade, tendo a pesquisadora procurado auxiliar os grupos quando necessrio.

Figura 08: Como ficou o rosto do boneco ao final do trabalho dos grupos.

Os alunos que participaram da atividade assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido e uma carta de informao ao sujeito de pesquisa. Tambm havia uma carta de informao e um termo de consentimento destinado instituio onde foi aplicada a atividade. O projeto de pesquisa recebeu a aprovao do comit de tica da Universidade (Anexo 3).

42

5.Anlise dos dados A comparao dos resultados entre o pr e o ps teste mostrou que o entendimento sobre a relao entre a meiose e a lei de Mendel permaneceu o mesmo. Isso pde ser constatado atravs da correspondncia entre o ndice de acerto da primeira questo do pr teste e a terceira questo do ps teste. Fazer uma relao entre esses conhecimentos uma das maiores dificuldades encontradas no ensino de gentica. Isso acontece porque na maioria das escolas, a meiose ensinada em um ano escolar e a gentica ensinada separadamente, em outro ano escolar. Esse um dos grandes problemas relacionados com o ensino de gentica, como diz Lorbieski et al (2010), no est sendo feita uma interconexo entre os contedos que deveriam se complementar,dessa forma,os alunos no conseguem relacionar a meiose segregao dos genes. Segundo Moreira e Silva (2001), a gentica exige do aluno conhecimentos prvios em diversas reas, como: Biologia Molecular (estrutura das molculas que organizam a estrutura e funcionamento da clula), Citologia

(compreendendo as diferentes etapas do ciclo celular e os processos de diviso), Citogentica e fundamentos de raciocnio matemtico (Fraes, Probabilidades, Regra de Trs). necessrio que o aluno seja capaz de relacionar seus conhecimentos prvios com os novos contedos, como dito por Fabrcio et al (2006).Para os autores,os alunos devem assim,utilizar o raciocnio lgico para relacionar a transmisso das caractersticas hereditrias com a meiose e entender que esta responsvel pela gametognese.

A segunda questo do pr e do ps teste verificava se os alunos entendiam que na meiose, eram formadas clulas com metade do nmero cromossmico em relao clula me. Esse conceito importante, pois exige que os alunos saibam que os cromossomos se separam na formao dos gametas durante a

43

diviso meitica, permitindo dessa forma, a reproduo sexual, j que os gametas se uniro na formao de novos indivduos. O ndice de acerto foi menor no ps teste do que no pr teste. Isso pode ser devido a prpria formulao das questes, pois no pr teste pediu-se que os alunos respondessem qual seria a constituio cromossmica das clulas

filhas em relao clula me, ao final da meiose e na questo correspondente do ps teste,pediu aos alunos que respondessem : se uma clula com quatro cromossomos sofrer meiose, quantos cromossomos tero as clulas filhas?.Os conceitos abordados foram os mesmos,as questes do pr teste e as do ps teste possuam correspondncia,mas estavam em ordem diferente e foi utilizada uma linguagem diferente. possvel que a questo do pr teste leve o aluno a resgatar conceitos memorizados de sua formao durante o ensino mdio, j que conceitos como esse so geralmente decorados de modo que os alunos sabem responder que na meiose formam-se 4 clulas filhas com metade da constituio cromossmica da clula me,mas no entendem por que. J a questo do ps teste exige um pouco mais de raciocnio, embora o conceito trabalhado seja o mesmo em relao questo do pr teste, o aluno precisava fazer a diviso, talvez por isso tiveram um pouco mais de dificuldade. O entendimento sobre a importncia biolgica da meiose, cobrada na primeira questo do ps teste, apresentou um ndice de 80 % de acerto e em todas as respostas, apareceu o crossing over, sendo sua importncia cobrada na terceira questo do pr teste, que apresentou o mesmo ndice de acerto. Isso mostra que os alunos entendem a importncia da meiose, apesar de no entenderem to bem o processo. Saber esses conceitos ajuda os alunos a entenderem muitos dos processos envolvidos com a expanso do

conhecimento cientfico e da biotecnologia. Carboni e Soares (2001) acreditam que esses conhecimentos so importantes para compreender o mundo, os limites e possibilidades da Cincia e o papel do homem na sociedade.

44

De acordo com Carboni e Soares (2001), est cada vez mais presente na mdia discusses a respeito de transgnicos, clulas tronco, clonagem, engenharia gentica e reproduo assistida. Para acompanhar esses temas, podendo posicionar-se a respeito (j que envolvem problemas ticos), necessrio que os alunos entendam a diviso celular e as leis bsicas que envolvem a gentica, a transmisso das caractersticas e a formao dos gametas. A anlise das respostas ao questionrio permite notar que os alunos gostaram da experincia. Isso pode ser devido ao carter prtico e descontrado do jogo. Muitos autores discutem a no seriedade do jogo, dentre eles esto Huizinga (2004), Brougre (1998) e Kishimoto (1999). Todos eles dizem que o jogo historicamente est ligado ao no srio e Brougre (1998) acredita que nessa frivolidade do jogo que reside seu carter educativo, pois o jogo apresenta uma afetividade. Essa afetividade estaria relacionada com a motivao que o jogo capaz de trazer para os alunos, como dito por Kishimoto (1999). Silva (1998) tambm fala dos aspectos motivacionais do jogo, j que este estimula a curiosidade dos alunos para resolver problemas. Um problema causa incmodo, surgindo a necessidade de resolv-lo. Para Sol (1999), aprender pressupe uma mobilizao cognitiva desencadeada por um interesse, este interesse parte de um desequilbrio (incmodo) que vai levar o sujeito a mobilizar suas estruturas cognitivas, a fim de voltar ao estado de equilbrio, ou seja, haver uma construo de conhecimento. Pressupe-se que o jogo, portanto, desperte o interesse e curiosidade do aluno para resolver o problema que lhe proposto. Alm disso, seu carter no srio, no real e divertido, permite que haja um aprendizado ao mesmo tempo em que proporciona um momento de descontrao e liberdade. O jogo permite a ao intencional (afetividade), construo de representaes mentais (cognio), manipulao de objetos e desempenho de aes sensrio-

45

motoras e interaes sociais, podendo ser utilizado para potencializar as situaes de aprendizagem (KISHIMOTO, 1999). O nvel de dificuldade foi classificado como mais ou menos pelos alunos, apenas um aluno achou difcil. Dessa forma, no se exigiu demais dos alunos, nem se subestimou sua capacidade. Mizukami (1986) acredita que o desequilbrio causado por um problema deve ser adequado ao nvel de desenvolvimento que o aluno se encontra. Quanto s dificuldades encontradas durante o desenvolvimento da atividade, o maior ndice de resposta foi lembrar a matria. Isso pode indicar novamente o hbito que os alunos apresentam em memorizar os contedos, sem entender o que eles esto decorando. O ensino tradicional marcado pela transmisso e recepo de contedos. O aluno se torna um ser passivo, que memoriza as informaes que o professor passa como diz Mizukami (1986). Para a autora, nesse tipo de ensino, o importante que o conhecimento seja conseguido, independente do interesse e vontade do aluno. Como geralmente no despertado o interesse, o aluno no para pensar e fazer crticas a respeito daquele conhecimento, no havendo uma

aprendizagem significativa, que de acordo com Sol (1999), sempre existir e sempre ser til para a aquisio de novos conhecimentos. A visualizao na prtica dos conhecimentos tericos obtidos em sala de aula foi uma resposta que apresentou um ndice relativamente alto. A gentica uma matria considerada complexa pelos alunos, justamente por no ser possvel essa visualizao. Isso pode ser amenizado atravs de aulas prticas e jogos educativos. Para Vieira et al (2005),a dificuldade em se ministrar aulas prticas,devido falta de laboratrios e materiais em muitas escolas,tornam o jogo uma ferramenta importante do ensino e aprendizagem.

46

No ensino tradicional, a maioria das aulas expositiva, como citado por Mizukami (1986). Isso pode explicar a dificuldade em visualizar na prtica os contedos que so ensinados. A utilizao de modelos para representar os componentes celulares, de modo que os alunos possam manej-los, pode ajudar a contornar essa dificuldade. Vinte por cento dos alunos apontaram material utilizado, talvez por que o material utilizado para representar os cromossomos fosse relativamente grande e por ser enrolado em barbante, necessitando que os alunos cortassem os centrmeros para fazer a separao. Um diferencial desse material o tamanho, pois permite uma melhor visualizao tanto por parte dos alunos, do que est acontecendo com os cromossomos, onde esto localizados os genes, como ocorre o crossing over, como por parte do professor, que pode ver mais facilmente os erros e acertos dos alunos, podendo fazer a mediao necessria. Porm, podem-se procurar outros materiais que apresentem os mesmos resultados e possuam um manejo mais fcil. Outras dificuldades foram apontadas, como entendimento do que era para fazer. Talvez tivesse sido melhor entregar juntamente com o material, as regras do jogo, o que complementaria a explicao dada pela pesquisadora. provvel que a explicao no tenha sido suficientemente clara, isso pode ser explicado pela falta de experincia da pesquisadora em ministrar aulas, porm, uma prtica constante pode trazer melhoras nesse aspecto. Todos os alunos responderam que se fossem professores do ensino mdio, aplicariam esta atividade. Esse foi um resultado positivo, pois mostra que os alunos encontraram no jogo, uma ferramenta pedaggica interessante, que pode facilitar o ensino e aprendizagem. Oitenta por cento dos alunos respondeu que foi possvel aprender algum conceito de gentica. A maioria dos alunos escreveu que conseguiram relembrar o processo como um todo, quando tiveram que justificar suas

47

respostas. Um aluno respondeu que pde aprender a diviso dos cromossomos e outro aluno, que aprendeu o crossing over e a lei de Mendel. Atravs das respostas dos alunos sobre seu aprendizado, pode-se notar que o jogo pode ser utilizado tanto para revisar conceitos que j foram trabalhados em sala de aula, como para introduzir alguma matria ou at mesmo, ensinar algum contedo de difcil compreenso pelos alunos. O jogo permite a ao intencional (afetividade), construo de representaes mentais (cognio), manipulao de objetos, desempenho de aes sensrio motoras, interaes sociais e tudo isso, segundo Kishimoto (1999), pode potencializar a aprendizagem e d condies para maximizar a construo de conhecimentos. Kishimoto (1999) refora a importncia do jogo ao dizer que suas propriedades permitem o acesso do aluno a vrios tipos de conhecimentos e habilidades. Ao analisar a opinio dos alunos sobre quais so as maiores dificuldades hoje apresentadas no processo de ensino e aprendizado da gentica, nota-se que houve um empate entre as alternativas assinaladas, o que mostra que os alunos do igual importncia s seguintes dificuldades: pouco acesso a softwares e modelos experimentais, falta de atividades prticas, pouca discusso da aplicao dos conhecimentos no dia a dia, visualizao dos fenmenos a nvel celular e biomolecular e contedo terico complexo. Fica evidente que o ensino de gentica possui muitos obstculos a serem enfrentados. Dentre eles esto a herana que os alunos trazem do ensino tradicional. Para Campos et al (2003),esse ensino feito nas

escolas,geralmente fazendo os alunos memorizarem sequncias de possveis combinaes entre letras, sem que o aluno entenda o que um gene e como ele se comporta de gerao em gerao, prejudicando a aprendizagem dos conceitos sobre diviso celular.

48

Carboni e Soares (2001) acreditam que o ensino de gentica tem sido feito de maneira superficial e que isto ocorre pelo fato de serem contedos novos, que muitos professores no dominam e por serem considerados complexos e difceis de entender pelos alunos. Lorbieski et al (2010) falam que no est havendo uma interconexo entre os contedos e que no est sendo feita uma relao com o cotidiano.Esses fatores podem prejudicar muito o entendimento da matria,pois o conhecimento torna-se fragmentado,e os alunos no conseguem entender os motivos para aprend-lo.No existe uma contextualizao. De acordo com os PCN +, preciso inverter essa tradio de ensinar a biologia como conhecimento descontextualizado, independente de vivncias e de prticas reais e coloc-la como um meio para compreender a realidade, perceber e interpretar os fenmenos biolgicos e orientar decises e intervenes. Por todos esses problemas, citados pelos alunos, o entendimento dos contedos de gentica e diviso celular fica comprometido. preciso que sejam apresentadas propostas inovadoras, prticas pedaggicas que

despertem o interesse do aluno pela matria, o que facilitar muito o ensino e a aprendizagem. Dentre essas propostas esto a utilizao do jogo, a elaborao de aulas prticas, a utilizao de modelos que os alunos possam manusear, a utilizao de softwares dentre outras. Esses recursos estimulam a motivao, fundamental para que a aprendizagem ocorra,assim como a criatividade,a socializao, a observao, o raciocnio na soluo de problemas e aproxima os alunos dos fenmenos biolgicos. No foi possvel verificar se os alunos de biologia e de farmcia apresentaram a mesma margem de acertos e erros afinal eles no foram identificados nos testes e questionrio. Porm seria interessante em outra oportunidade fazer essa comparao para saber como esto os conceitos de gentica dos alunos que esto se formando em farmcia.

49

5.1 Anlise da dinmica da atividade


Dilogo 01: Aluno 2 : pra por nome? Aluno 1 : No pode n! Pesquisadora: No, vocs no vo ser identificados. Aluno 2 : Amm!

O dilogo acima ocorreu no momento de entregar os pr testes, o aluno 2,ao dizer amm por no ter que ser identificado,brincou com a possibilidade de algum ver suas respostas e avali-lo.Com isso,pode-se sentir a presso que os alunos sofrem nos momentos de avaliao,pelo medo de errar,mesmo que tenha sido na forma de brincadeira.
Dilogo 02 : Pesquisadora: Ento, eu vou dividir vocs em grupos. A pesquisadora dirigiu-se a um dos grupos e indicou os alunos: Voc vai ser a me e voc vai ser o pai. A no ser que vocs queiram trocar. Para o outro grupo, a pesquisadora disse: Aqui pode ser dois pais e uma me (risos). Aluno 1 : um casal moderno! Pesquisadora, dirigindo-se a todos os alunos: Eu vou entregar pra vocs a cartolina. Ela serve para representar a clula, mas no deu pra fazer mais redondinha, ento vocs vo ter que imaginar. Pesquisadora: Vocs podem pegar mais (cartolinas) se precisarem.

Essa passagem mostra as orientaes que a pesquisadora passou aos grupos para o desenvolvimento do trabalho. As orientaes foram passadas por etapas, mas talvez fosse melhor entregar um protocolo e explicar todas as

50

etapas antes de comear o jogo, dessa forma, no ficariam tantas dvidas na hora de iniciar a atividade. Essas dvidas podem ser notadas no dilogo 03:
Pesquisadora: Agora vou entregar os cromossomos. Aluno 3 referindo-se aos genes : Onde a gente coloca? para colar? Pesquisadora: pra colar os genes nos cromossomos. Aluno 4: Nos cromossomos? Pesquisadora: Uhum. Onde voc quiser colocar. Aluno 4 : T bom j.

Alm de mostrar que os alunos ficaram em dvida sobre as orientaes passadas pela pesquisadora, tambm mostra que h dvidas sobre a localizao dos genes, os alunos apresentaram dificuldades sobre onde deveriam coloc-los nos cromossomos. Isso mostrado na seguinte passagem:
Pode-se observar um dos alunos apoiando os genes nos braos dos cromossomos, na parte terminal.

Outro problema encontrado foi a disposio dos cromossomos na clula. As clulas feitas de cartolina possuam os centrolos feitos de EVA e os alunos precisavam colocar os cromossomos na clula de modo que houvesse uma separao correta. O trio estava com a clula virada e a pesquisadora os orientou a colocar na posio correta, como consta no dilogo 04:
Pesquisadora dirigindo-se ao aluno 1 : Voc pode virar a clula?Ela t ao contrrio na verdade. Orientadora: de comprido. Aluno 1: Qual a diferena de um para o outro?

51

Pesquisadora: que ele precisa ficar orientado para o centrolo, pra separar certo depois. Aluno 1: Ah,t.

Esse episdio mostra que os alunos apresentam dificuldades em entender o conceito de separao dos cromossomos homlogos, orientados pelo fuso celular. Outra dificuldade apresentada pelos alunos durante a realizao do jogo foi relacionar a formao dos gametas e a meiose com a primeira lei de Mendel. Com o desenvolvimento do jogo e as orientaes passadas, foi possvel melhorar esse entendimento, mesmo que de forma geral.
Dilogo 05: Pesquisadora: Bom, ento agora vocs tm que fazer os gametas, como vo ficar. Vocs tm aqui os cromossomos da me e do pai. Aluno 4 : Bom,como assim?A gente tem como e como vai ficar. Pesquisadora: Ento n, os cromossomos, eles esto duplicados. Ai, o que vai acontecer na meiose? Aluno 4 :Vai formar os gametas. Pesquisadora: Ento, ai voc precisa... Aluno 5: Fazer essa diviso. Pesquisadora: Isso! Aluno 5 : Bingo! Aluno 4 : pra demonstrar? Pesquisadora: Demonstrar como vo ficar os gametas de vocs, os cromossomos que vo ter cada um. Dilogo 06:

52

Orientadora dirigindo-se ao trio: Agora voc montou os gametas. Como vo ser os gametas? Aluno 1: Eles vo ser A.... Orientadora: T, ento representa. Pesquisadora: Ento, vocs dois so o pai e voc a me, ai na meiose o que vai acontecer? Aluno 2 : Eles vo separar. Pesquisadora: Ento tem que representar o que vai acontecer com esses cromossomos.

Percebeu-se um apego s tabelas utilizadas na escola bsica para explicar os cruzamentos entre dois indivduos. Nota-se na fala dos dois grupos que elas auxiliam no raciocnio desses problemas. Isso pode ser porque na maioria das escolas, de ensino tradicional, essas tabelas so utilizadas para ensinar gentica e os alunos aprenderam assim, sentindo-se mais seguros ao apoiarse nelas, ou por no terem tido contato com outras formas de pensar esses problemas, relacionando com o processo de meiose, por exemplo.
Dilogo 07: Aluno 4 : T.E isso aqui,precisa fazer? (Mostrou um esquema que a dupla fez com o cruzamento entre seus indivduos, utilizando as letras representando os genes). Pesquisadora: No, se quiser fazer pra te ajudar, pode fazer. A seguinte passagem mostra a fala de um aluno sobre as tabelinhas Aluno 1 : difcil sem aquela tabelinha que a gente fazia,a gente cruzava as informaes.

Campos et al (2003) criticam o uso dessas tabelas,ao dizer que no adianta o aluno fazer as possveis combinaes entre as letras,sem que ele entenda o conceito de gene e saiba como ele se comporta de gerao em gerao. Mizukami (1986) ao falar sobre a abordagem cognitivista de ensino, diz que o mesmo deve ser baseado na soluo de problemas e no na aprendizagem de

53

frmulas, nomenclaturas e definies. Isso levar produo de processos e no produtos de aprendizagem. As tabelas podem auxiliar o aluno a organizar seu raciocnio, porm no devem ser utilizadas como nico recurso pedaggico, tendo em vista que reforam a memorizao e no o aprendizado. importante que os alunos entendam o processo e saibam raciocinar sobre ele. Quando a pesquisadora foi conferir o trabalho do trio, que havia formado os gametas notou-se que o grupo fez a representao em uma cromtide com o A e na outra cromtide irm, com o a. Isso mostra que existem deficincias no entendimento de conceitos importantes em meiose como, por exemplo, saber que aquele cromossomo est em meiose 1,portanto est duplicado,sendo que suas duas cromtides devem ser idnticas,o que garantir a segregao,a qual est relacionada com a lei de Mendel,permitindo que se formem os gametas corretamente.Essa dificuldade pde ser vista ao analisar o dilogo 08:
Pesquisadora: Vocs conseguiram j? Pesquisadora: Ento, tem um probleminha aqui, vocs fizeram aqui o A e aqui o a (em cromtides irms). Mas voc tem que lembrar que no comeo tem uma clula que tem esse, o A e tambm tem esse, o a. Ai o que vai acontecer? Aluno 1 :Na meiose 1 vai separar,vai formar as duas clulas filhas... Pesquisadora: E o que tem que ter antes pra que ela possa se separar? Aluno 1 : Ah,precisa ter os dois cromossomos. Pesquisadora: Ento no comeo, como esto os cromossomos? Aluno 1 : Ah!Esto duplicados! Pesquisadora: Isso, ento, se eu tenho um A aqui, essa a cromtide irm, ela tem que ser igual porque ela vem do cromossomo que se duplicou. Aluno 1 :Hum, verdade.

54

Pesquisadora: Vocs pensaram direitinho, s isso que vocs fizeram errado. Aluno 2 : Ai tem dois cromossomos duplicados,cada um vai pra uma clula,depois vo formar as quatro clulas filhas com os cromossomos. Pesquisadora: Isso mesmo.

Com a mediao feita pela pesquisadora, o aluno conseguiu chegar ao pensamento correto. A relao professor aluno deve permitir que seja feita uma orientao, levando os alunos a explorar os objetos, porm, sem que eles recebam as respostas prontas, como diz Mizukami (1986). Quando tinham terminado de representar os gametas e iam formar o filho pedido no problema, um aluno junta com ajuda de um barbante um cromossomo que veio do pai com um cromossomo que veio na me. Tambm visto um erro conceitual envolvido com a duplicao dos cromossomos para que se separem posteriormente. Juntando com um centrmero o cromossomo que veio do pai, com o que veio da me, estariam indicando um cromossomo duplicado. Ao analisar a dinmica da atividade, foi possvel observar que o clima da sala foi de descontrao, os alunos interagiram nos grupos e com a pesquisadora, mostrando que o jogo ajuda a estimular o trabalho em grupo. Isso importante, pois, de acordo com Mizukami (1986), cada membro apresenta uma faceta da realidade e a discusso permite que essas idias sejam socializadas e que seja feita uma escolha sobre a ao a se realizar.

6.Consideraes Finais O objetivo desse trabalho foi elaborar e aplicar um jogo sobre a meiose e as leis de Mendel para os alunos do ensino superior de uma universidade particular de So Paulo. Para isso, utilizou-se um modelo para representar os

55

cromossomos durante a diviso celular confeccionado com boiais em formato de macarro. Alm disso, objetivou-se analisar o processo de aprendizagem desses alunos aps a realizao da atividade e identificar atravs da opinio dos alunos, os aspectos positivos e negativos da prtica em questo. Durante a realizao da atividade, foi possvel notar que houve uma motivao por parte dos alunos, para executar a tarefa. Isso nos mostra a propriedade do jogo de despertar o interesse e estimular o raciocnio e a criatividade ao ser proposto um problema. O jogo tambm possibilita a socializao e promove o trabalho em grupo, dessa forma, exercita a habilidade dos alunos em respeitar as diferentes opinies e tomar decises. Foi possvel perceber que os alunos gostaram da experincia e que conseguiram aprender ou pelo menos rever conceitos bsicos de meiose e gentica, o que mostra que jogo pode ser utilizado no apenas para brincar, mas tambm para aprender. importante lembrar que nem todas as atividades de ensino devem ser feitas atravs de jogos, dessa forma, o jogo perderia seu carter divertido, que ajuda a estimular o aprendizado. O jogo aparece como uma proposta diferente do que feito nas escolas em que prevalece o ensino tradicional, nas quais prevalece a fala do professor e o aluno predominantemente passivo aquisio de conhecimentos, sendo considerada uma maneira interessante de ensinar contedos mais complexos.

56

7. Referncias Bibliogrficas ALVES, R. M. Atividades ldicas e jogos no ensino fundamental. gt 08 Educao infantil e ensino fundamental. BRASIL, MEC, Secretaria de Educao. Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio (PCNEM), Parte III Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias. Braslia: MEC, 1998. BRASIL, SEMTEC. PCNs+ Ensino Mdio: orientaes educacionais complementares aos Parmetros Curriculares Nacionais. Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias. Braslia: MEC, SEMTEC, 2002. BROUGRE, G. Jogo e educao. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998. CAMPOS, L. M. L., A. K. C. Felcio & T. M. Bortoloto. A produo de jogos didticos para o ensino de cincias e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem, Caderno dos Ncleos de Ensino, 35-48, 2003. CARBONI, P. B. SOARES, M. A. M.A gentica molecular no ensino mdio. FABRICIO, M F L; JFILI, Z M S; SEMEN, L S M; LEO, A M A C. A COMPREENSO DAS LEIS DE MENDEL POR ALUNOS DE BIOLOGIA NA EDUCAO BSICA E NA LICENCIATURA. Ensaio Pesquisa em educao em cincias. Minas Gerais: UFMG. Volume 08/ nmero 1 julho de 2006. HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. So Paulo:Editora Perspectiva / EDUSP, 5 edio, 2004. KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e educao. So Paulo: Cortez, 1999.

57

LORBIESKI, R.; RODRIGUES, L. S. Sanches; DARCE; L. P.G. Trilha meitica: o jogo da meiose e das segregaes cromossmica e allica. Revista Gentica na Escola, 05.01, 25-33, 2010. LDKE, M.; ANDR, M.E.D.A. Pesquisa em educao: abordagens qualitativas. So Paulo: EPU, 1986. MACEDO, L. De.Ensaios construtivistas.4 ed.So Paulo: Casa do

Psciclogo,1994. MOREIRA, M. C. A.; SILVA, E. P. Concepes Prvias: uma reviso de alguns resultados sobre Gentica e Evoluo. Encontro Regional de Ensino de Biologia. Niteri, 2001.504p. MIZUKAMI, MARIA DA GRAA NICOLETTI. Ensino, as abordagens do processo. So Paulo: EPU, 1986. ROSA, SANNY S. da (2000): Construtivismo e mudana, So Paulo, Cortez Editora. SANTOS, A dos. INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE ITUMBIARA - ULBRACURSO DE CINCIAS: LICENCIATURA PLENA EM BIOLOGIA. Itumbiara, junho, 2008. SANTOS FILHO, Jos Camilo Dos; GAMBOA, Silvio Snchez (Org.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 5. Ed. So Paulo: Cortez, 2002. SILVA, A. M. T. B. da. O ldico na relao ensino-aprendizagem das cincias: resignificando a motivao. In: Reunio Anual da ANPEd. n 27, 2004, Caxambu. SOL, ISABEL & COLL, CSAR. 2006. Os professores e a concepo construtivista. In Csar Coll e outros, O construtivismo na sala de aula, pp. 9-28. 6 edio. So Paulo: tica.

58

SOL, ISABEL. 2006. In Csar Coll e outros. Disponibilidade para a aprendizagem e sentido da aprendizagem, pp. 29-49. 6 edio. So Paulo: tica. VIEIRA, V.; BIANCONI, M. Lucia e DIAS, M. Espaos no-formais de ensino e o currculo de cincias. Cienc. Cult. [online]. 2005, v. 57, n. 4, pp. 21-23. ISSN00096725.

59

Anexo 1 - Problemas de gentica Tipo de boca Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui lbios finos e a mulher possui lbios grossos. Imaginem ainda que a caracterstica tipo de lbios seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Lbios finos uma caracterstica dominante e lbios grossos uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua lbios finos. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui lbios grossos e a mulher possui lbios finos. Imaginem ainda que a caracterstica tipo de lbios seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Lbios finos uma caracterstica dominante e lbios grossos uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles.

60

Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua lbios finos. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui lbios finos e a mulher possui lbios grossos. Imaginem ainda que a caracterstica tipo de lbios seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Lbios finos uma caracterstica dominante e lbios grossos uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua lbios grossos. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Imaginem que vocs so um casal em que tanto o homem quanto a mulher possuem lbios finos. Imaginem ainda que a caracterstica tipo de lbios seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Lbios finos uma caracterstica dominante e lbios grossos uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua lbios grossos. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino.

61

Tipo de sobrancelha Imaginem que vocs so um casal em que tanto o homem quanto a mulher possuem sobrancelha crespa. Imaginem ainda que a caracterstica tipo de sobrancelha seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Sobrancelha crespa uma caracterstica dominante e sobrancelha lisa uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua sobrancelha crespa. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui a sobrancelha crespa e a mulher possui sobrancelha lisa. Imaginem ainda que a caracterstica tipo de sobrancelha seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Sobrancelha crespa uma caracterstica dominante e sobrancelha lisa uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles.

62

Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua sobrancelha crespa. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino.

Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui a sobrancelha crespa e a mulher possui sobrancelha lisa. Imaginem ainda que a caracterstica tipo de sobrancelha seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Sobrancelha crespa uma caracterstica dominante e sobrancelha lisa uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua sobrancelha lisa. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui a sobrancelha lisa e a mulher possui sobrancelha crespa. Imaginem ainda que a caracterstica tipo de sobrancelha seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Sobrancelha crespa uma caracterstica dominante e sobrancelha lisa uma caracterstica recessiva.

63

Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua sobrancelha crespa. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino.

Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui a sobrancelha crespa e a mulher possui sobrancelha lisa. Imaginem ainda que a caracterstica tipo de sobrancelha seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Sobrancelha crespa uma caracterstica dominante e sobrancelha lisa uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua sobrancelha lisa. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Cor dos olhos Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui olhos castanhos e a mulher possui olhos verdes. Imaginem ainda que a caracterstica cor de olho seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores).

64

Olho castanho uma caracterstica dominante e olho verde uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua olhos verdes. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino.

Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui olhos castanhos e a mulher possui olhos verdes. Imaginem ainda que a caracterstica cor de olho seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Olho castanho uma caracterstica dominante e olho verde uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua olhos castanhos. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui olhos verdes e a mulher possui olhos castanhos. Imaginem ainda que a caracterstica cor de olho seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores).

65

Olho castanho uma caracterstica dominante e olho verde uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua olhos verdes. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino.

Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui olhos castanhos e a mulher possui olhos verdes. Imaginem ainda que a caracterstica cor de olho seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Olho castanho uma caracterstica dominante e olho verde uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua olhos castanhos. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui olhos castanhos e a mulher possui olhos castanhos. Imaginem ainda que a caracterstica cor de olho seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores).

66

Olho castanho uma caracterstica dominante e olho verde uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua olhos verdes. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Tamanho de orelha Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui orelha de abano e a mulher possui orelha pequena. Imaginem ainda que a caracterstica tamanho da orelha seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Orelha de abano uma caracterstica dominante e orelha pequena uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua orelha de abano. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui orelha pequena e a mulher possui orelha de abano. Imaginem ainda que a caracterstica tamanho de orelha seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores).

67

Orelha de abano uma caracterstica dominante e orelha pequena uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua orelha de abano. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino.

Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui orelha de abano e a mulher possui orelha de abano. Imaginem ainda que a caracterstica tamanho da orelha seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Orelha de abano uma caracterstica dominante e orelha pequena uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua orelha pequena. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui orelha pequena e a mulher possui orelha de abano. Imaginem ainda que a caracterstica tamanho da orelha seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores).

68

Orelha de abano uma caracterstica dominante e orelha pequena uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua orelha de abano. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Tipo de nariz Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui nariz arredondado e a mulher nariz alongado. Imaginem ainda que a caracterstica tipo de nariz seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Nariz alongado uma caracterstica dominante e nariz arredondado uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua nariz alongado. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui nariz arredondado e a mulher nariz alongado. Imaginem ainda que a caracterstica tipo de nariz seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores).

69

Nariz alongado uma caracterstica dominante e nariz arredondado uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua nariz arredondado. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino.

Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui nariz alongado e a mulher nariz alongado. Imaginem ainda que a caracterstica tipo de nariz seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Nariz alongado uma caracterstica dominante e nariz arredondado uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua nariz arredondado. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Imaginem que vocs so um casal em que o homem possui nariz alongado e a mulher nariz arredondado. Imaginem ainda que a caracterstica tipo de nariz seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores).

70

Nariz alongado uma caracterstica dominante e nariz arredondado uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua nariz alongado. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Cor de cabelo Imaginem que vocs so um casal em que o homem cabelo laranja e a mulher cabelo azul. Imaginem ainda que a caracterstica cor de cabelo seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Cabelo laranja uma caracterstica dominante e cabelo azul uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua cabelo laranja. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Imaginem que vocs so um casal em que o homem cabelo azul e a mulher cabelo laranja. Imaginem ainda que a caracterstica cor de cabelo seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores).

71

Cabelo laranja uma caracterstica dominante e cabelo azul uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua cabelo laranja. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino.

Imaginem que vocs so um casal em que o homem cabelo laranja e a mulher cabelo azul. Imaginem ainda que a caracterstica cor de cabelo seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores). Cabelo laranja uma caracterstica dominante e cabelo azul uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua cabelo laranja. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino. Imaginem que vocs so um casal em que o homem cabelo laranja e a mulher cabelo laranja. Imaginem ainda que a caracterstica cor de cabelo seja condicionada por um par de genes, obedecendo primeira lei de Mendel (lei da segregao dos fatores).

72

Cabelo laranja uma caracterstica dominante e cabelo azul uma caracterstica recessiva. Represente o gentipo dos indivduos (homem e mulher) nos pares de cromossomos homlogos, mostre como sero constitudos os gametas de cada um deles. Em seguida, realize um cruzamento a fim de obter um filho que possua cabelo azul. Quando terminar, represente no boneco o fentipo do menino.

73

Anexo 2 Transcrio da filmagem da atividade No momento da entrega dos pr teste ocorreu o seguinte dilogo: Aluno 2 : pra por nome? Aluno 1 : No pode n! Pesquisadora: No, vocs no vo ser identificados. Aluno 2 : Amm! Orientaes para o desenvolvimento da atividade: Pesquisadora: Ento, eu vou dividir vocs em grupos. A pesquisadora dirigiu-se a um dos grupos e indicou os alunos: Voc vai ser a me e voc vai ser o pai. A no ser que vocs queiram trocar. Para o outro grupo, a pesquisadora disse: Aqui pode ser dois pais e uma me (risos). Aluno 1 : um casal moderno! Pesquisadora, dirigindo-se a todos os alunos: Eu vou entregar pra vocs a cartolina. Ela serve para representar a clula, mas no deu pra fazer mais redondondinha, ento vocs vo ter que imaginar. Pesquisadora: Vocs podem pegar mais (cartolinas) se precisarem. Pesquisadora: Agora vou entregar os cromossomos. Aluno 3 referindo-se aos genes : Onde a gente coloca? para colar? Pesquisadora: pra colar os genes nos cromossomos. Aluno 4: Nos cromossomos?

74

Pesquisadora: Uhum. Onde voc quiser colocar. Aluno 4 : T bom j. Pesquisadora dirigindo-se ao aluno 1 : Voc pode virar a clula?Ela t ao contrrio na verdade. Orientadora: de comprido. Aluno 1: Qual a diferena de um para o outro? Pesquisadora: que ele precisa ficar orientado para o centrolo, pra separar certo depois. Aluno 1: Ah,t. Dilogo que ocorreu entre a dupla e a pesquisadora: Pesquisadora: Bom, ento agora vocs tm que fazer os gametas, como vo ficar. Vocs tm aqui os cromossomos da me e do pai. Aluno 4 : Bom,como assim?A gente tem como e como vai ficar. Pesquisadora: Ento n, os cromossomos, eles esto duplicados. Ai, o que vai acontecer na meiose? Aluno 4 :Vai formar os gametas. Pesquisadora: Ento, ai voc precisa... Aluno 5: Fazer essa diviso. Pesquisadora: Isso! Aluno 5 : Bingo! Aluno 4 : pra demonstrar?

75

Pesquisadora: Demonstrar como vo ficar os gametas de vocs, os cromossomos que vo ter cada um. Aluno 4 : T.E isso aqui,precisa fazer? (Mostrou um esquema que a dupla fez com o cruzamento entre seus indivduos, utilizando as letras representando os genes). Pesquisadora: No, se quiser fazer pra te ajudar, pode fazer. Dilogo que ocorreu entre o trio e a pesquisadora: Aluno 2: E tem que cortar? Pesquisadora: Pode cortar, precisa separar mesmo. Pesquisadora: Depois eu tenho barbante se precisar juntar denovo. Pesquisadora: Vocs querem mais clulas, tem aqui. Ou vocs vo fazer ai mesmo?Se vocs quiserem rabiscar a cartolina para fazer as divises, tudo bem. Aluno 1:Ah,no tem problema,a gente aqui mesmo ( na bancada). Aluno 3: Eu vou colocar aqui,j tem um espao mesmo.(Referindo-se a colocar o gene apoiado no corte feito no cromossomo). Pesquisadora: Ah, no tem problema, faz do jeito que voc achar. Orientadora dirigindo-se ao trio: Agora voc montou os gametas. Como vo ser os gametas? Aluno 1: Eles vo ser A.... Orientadora: T, ento representa. Pesquisadora: Ento, vocs dois so o pai e voc a me, ai na meiose o que vai acontecer?

76

Aluno 2 : Eles vo separar. Pesquisadora: Ento tem que representar o que vai acontecer com esses cromossomos. Aluno 4 :Eu no vou fazer tudo denovo! (risos). Pesquisadora: No vo fazer? (risos). Aluno 3: A gente podia pegar um pedacinho,depois troca. Referindo-se parte que estava cortada na cromtide. Pesquisadora: ,se der tempo de fazer mais coisinhas,a gente faz o crossing over. Aluno 3: T. Pesquisadora: T cortadinho por causa disso. Orientadora: A gente partiu de uma clula que era filha, agora a gente vai formar o gameta. Aluno 1 : So duas clulas. Orientadora: . Aluno 1: Elas esto com um par de cromossomos. meiose,do par vo formar dois. Pesquisadora: O que tem no comeo? Aluno 1: Ento no comeo tem os dois que esto... Pesquisadora:Tem os dois. Aluno 1 :Um t ligado no outro e cada um fica em uma clula filha. Pesquisadora: Uhum.

77

Aluno 1: Ai vai ter a...segregao. Aluno 1 :Ai quando junta,vai ficar. Orientadora: Voc tem que lembrar que um do pai e aquele l da me. Aluno 1: Ah. Orientadora: Entendeu?Voc vai ter que formar os gametas. Ai depois um gameta daqui com um gameta dali vai dar o filho que voc quer formar. Pesquisadora: Vocs j acabaram essa parte?Ento agora vocs vo fazer o filho que est pedindo no probleminha. Orientadora: Vocs j sabem quais so os gametas, ento um gameta com outro gameta vai dar o filho. Aluno 3: Ah,tem que ver se mulher. Aluno 2: No,t falando que menino. Aluno 2: Me d um a.( O aluno junta com ajuda de um barbante um cromossomo que veio do pai com um cromossomo que veio na me). Aluno 1 : difcil sem aquela tabelinha que a gente fazia,a gente cruza as informaes. Orientadora: V ai como vai ser esse indivduo que vocs esto fazendo. A dupla termina o trabalho e cola o desenho dos olhos verdes no rosto que estava colado na lousa.A pesquisadora dirige-se a esses alunos: Pesquisadora: Pode girar o dado pra pegar outra caracterstica. Pesquisadora: Vocs tm que voltar ao inicial. Aluno 4: Posso te entregar os olhos?

78

Pesquisadora: Pode! Pesquisadora: Ah, vocs tiraram os A e a, n? Aluno 5: Tiramos.Quer que a gente coloque denovo? Pesquisadora: Seria bom, pra diferenciar vocs vo usar os B e b agora. Aluno 5 : A gente monta denovo,rapidinho. Pesquisadora: T. A pesquisadora dirige-se ao trio: Pesquisadora: Vocs conseguiram j? Pesquisadora: Ento, tem um probleminha aqui, vocs fizeram aqui o A e aqui o a (em cromtides irms). Mas voc tem que lembrar que no comeo tem uma clula que tem esse, o A e tambm tem esse, o a. Ai o que vai acontecer? Aluno 1 :Na meiose 1 vai separar,vai formar as duas clulas filhas... Pesquisadora: E o que tem que ter antes pra que ela possa se separar? Aluno 1 : Ah,precisa ter os dois cromossomos. Pesquisadora: Ento no comeo, como esto os cromossomos? Aluno 1 : Ah!Esto duplicados! Pesquisadora: Isso, ento, se eu tenho um A aqui, essa a cromtide irm, ela tem que ser igual porque ela vem do cromossomo que se duplicou. Aluno 1 :Hum, verdade. Pesquisadora: Vocs pensaram direitinho, s isso que vocs fizeram errado.

79

Aluno 2 : Ai tem dois cromossomos duplicados,cada um vai pra uma clula,depois vo formar as quatro clulas filhas com os cromossomos. Pesquisadora: Isso mesmo. Pesquisadora: Acho que d tempo de vocs fazerem mais um. O trio cola o cabelo azul no rosto que estava colado na lousa.

80

CARTA DE INFORMAO AO SUJEITO DE PESQUISA O presente trabalho se prope a desenvolver e aplicar uma atividade ldica no tradicional relativa aos conceitos de meiose para os alunos do ensino mdio de uma escola particular de So Paulo, utilizando um modelo de fcil visualizao e manejo pelos alunos que represente os cromossomos durante a diviso celular e analisar o processo de aprendizagem desses alunos durante a realizao da atividade, bem como, identificar os aspectos positivos e negativos da prtica em questo. Os dados para o estudo sero coletados a partir da aplicao de questionrios e observaes. Este material ser posteriormente analisado, garantindo-se sigilo absoluto sobre as questes respondidas, sendo resguardado o nome dos participantes, bem como a identificao do local da coleta de dados. A divulgao do trabalho ter finalidade acadmica, esperando contribuir para um maior conhecimento do tema estudado. Aos participantes cabe o direito de retirar-se do estudo em qualquer momento, sem prejuzo algum. Ser realizada uma filmagem, a fim de registrar a dinmica da atividade, facilitando sua posterior anlise. As imagens sero utilizadas apenas para coletar dados para a pesquisa e no sero divulgadas. Os dados coletados sero utilizados no trabalho de concluso de curso (TCC) da licenciatura do curso de Cincias Biolgicas (CB) do Centro de Cincias Biolgicas e da Sade (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O material e o contato interpessoal oferecero riscos mnimos aos colaboradores e instituio. Quaisquer dvidas que existirem agora ou a qualquer momento podero ser esclarecidas, bastando entrar em contato pelo telefone abaixo mencionado. De acordo com estes termos, favor assinar abaixo. Uma cpia deste documento ficar com a instituio e outra com os pesquisadores. ......................................................... Nome e assinatura do pesquisador .......................................................... nome e assinatura do orientador Telefone para contato: __________________ TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO Pelo presente instrumento, que atende s exigncias legais, o(a) senhor(a)

_______________________________, sujeito de pesquisa, aps leitura da CARTA DE INFORMAO AO SUJEITO DA PESQUISA, ciente dos servios e procedimentos aos quais ser submetido, no restando quaisquer dvidas a respeito do lido e do explicado, firma seu CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO de concordncia em participar da pesquisa proposta. Fica claro que o sujeito de pesquisa ou seu representante legal podem, a qualquer momento, retirar seu CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO e deixar de participar do estudo alvo da pesquisa e fica ciente que todo trabalho realizado torna-se informao confidencial, guardada por fora do sigilo profissional. So Paulo,... de ..............................de.................. Assinatura do sujeito ou seu representante legal

81

CARTA DE INFORMAO INSTITUIO Esta pesquisa tem como intuito desenvolver e aplicar uma atividade ldica no tradicional relativa aos conceitos de meiose para os alunos do ensino mdio de uma escola particular de So Paulo, utilizando um modelo de fcil visualizao e manejo pelos alunos que represente os cromossomos durante a diviso celular e analisar o processo de aprendizagem desses alunos durante a realizao da atividade, bem como, identificar os aspectos positivos e negativos da prtica em questo. A coleta de dados ser feita a partir de questionrios e ou observaes. Para tal solicitamos a autorizao desta instituio para a triagem de colaboradores, e para a aplicao de nossos instrumentos de coleta de dados; o material e o contato interpessoal oferecero riscos mnimos aos colaboradores e instituio. As pessoas no sero obrigadas a participar da pesquisa, podendo desistir a qualquer momento. Todos os assuntos abordados sero utilizados sem a identificao dos colaboradores e instituies envolvidas. Quaisquer dvidas que existirem agora ou a qualquer momento podero ser esclarecidas, bastando entrar em contato pelo telefone abaixo mencionado. De acordo com estes termos, favor assinar abaixo. Uma cpia deste documento ficar com a instituio e outra com os pesquisadores. Obrigado.

.......................................................... ....................................................... Nome e assinatura do pesquisador Instituio: _______________ Telefone para contato: ______________ TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO Pelo presente instrumento que atende s exigncias legais, o(a) senhor (a) ____________________________________, representante da instituio, aps a leitura da Carta de Informao Instituio, ciente dos procedimentos propostos, no restando quaisquer dvidas a respeito do lido e do explicado, firma seu CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO de concordncia quanto realizao da pesquisa. Fica claro que a instituio, atravs de seu representante legal, pode, a qualquer momento, retirar seu CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO e deixar de participar do estudo alvo da pesquisa e fica ciente que todo trabalho realizado torna-se informao confidencial, guardada por fora do sigilo profissional. So Paulo,....... de ..............................de.................. _________________________________________Assinatura do representante da instituio nome e assinatura do orientador

82

Ana Luiza Dias Abdo Agamme

O ldico no ensino de gentica: a utilizao de um jogo para entender a meiose.

Monografia apresentada ao Centro de Cincias Biolgicas e da Sade, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, como parte dos requisitos exigidos para a concluso do Curso de Cincias Biolgicas.

Trabalho aprovado em dezembro de 2010

_________________________________________________

Prof. Dr. Ana Paula Pimentel Costa (Orientador Universidade Presbiteriana Mackenzie)

83

S-ar putea să vă placă și