Sunteți pe pagina 1din 2

S ANO 2 de

792 dias de PM no campus

ornal da USP ! e r v i l J
ANO III N 143 SO PAULO quinta-feira, 7 de novembro de 2013 TIRAGEM: 2.000 EXEMPLARES

FORA RODAS E A PM! UNIVERSIDADE pBLICA E GRATUITA! PODER ESTUDANTIL!

www.usplivre.org.br

RODAS PEDIU A TrOPA DE CHOQUE, E A JUStIA AtENDEU

da USP
D
o alto das 143 edies, desde a primeira (que saiu no apagar das luzes da ocupao da reitoria em 2011), agradecemos especialmente aos nossos leitores, fiis e ocasionais, que, a cada edio ecada vez em maior nmero, renovam nossa disposio de continuar na luta, de ampliar e fazer nossa modesta tribuna estudantil chegar cada vez mais longe e a cada vez mais pessoas. Um agradecimento especial aos estudantes que moram no CRUSP e que, por insistncia dos colaboradores do Jornal da USP Livre! se tornaram nossos assinantes, recebendo todas as edies desde o primeiro nmero. Agradecemos o apoio de todos os que ajudaram a manter, que impulsionaram e levaram mais longe nosso pequeno rgo de combate em defesa da autonomia universitria, do fim da ditadura dos reitores, do fim da interveno policial e por uma forma verdadeiramente democrtica de poder na USP, um governo tripartite, com maioria estudantil! Isso o que representa esse jornal: uma ferramenta de luta, um ponto de agrupamento e unio em torno da luta para colocar a universidade a servio do povo que est hoje fora dela. Esse jornal pertence aos seus leitores e, por esse motivo, chamamos todos a tomar parte na sua elaborao, sustentao, distribuio e organizao.

livre!

Jornal

Defender a ocupao e a greve Defender a luta dos estudantes


Depois de dois pedidos negados, desembargador concede reintegrao de posse do prdio da reitoria
Na ltima segunda-feira, dia 4, o Tribunal de Justia de So Paulo (TJ-SP) decidiu pela reintegrao de posse imediata da reitoria do campus Butant da USP. A deciso foi do desembargador Xavier de Toledo e tem carter de liminar (temporrio). A liminar ameaa com a invaso da Tropa de Choque da PM o prdio da reitoria que est ocupado pelos estudantes desde o dia 1 de outubro. A fora policial pode ser requisitada pela reitoria caso os estudantes no desocupem. O desembargador Xavier de Toledo desconsiderou a liminar do dia 15 de outubro, quando o desembargador Jos Luiz Germano havia dado prazo de 60 dias para a desocupao do local. Germano ressaltou que a ocupao estudantil era uma manifestao poltica e devia ser tratada como tal. J para o desembargador Toledo, concedo a liminar pleiteada, a fim de que os alunos e pseudo-alunos abandonem de imediato a reitoria da USP e, se for o caso, requisite-se fora policial, atravs do seu titular com quem antes de proferir o despacho entrei em contato, para a retomada do prdio. O departamento jurdico da reitoria alegou que houve incidentes como depredao, quebra de vidraas e bloqueio de vias da Cidade Universitria promovidos pelos estudantes e o desembargador prontamente acatou o pedido. A deciso judicial que con-

Um VoTo pELa GREVE E a oCupao Um VoTo poR: FoRa Rodas, FoRa PM FIm dos PRoCEssos

A assembleia de ontem decidiu: manter a greve e a ocupao, enfrentar os ataques do reitor-interventor.

cedeu a liminar para a reintegrao de posse da reitoria da USP, praticamente o oposto das decises anteriores, inclusive utilizando de argumentos tpicos da imprensa burguesa e da prpria reitoria para atacar o movimento poltico dos estudantes. Na deciso, o desembargador diz que h notcia da participao dos baderneiros autodenominados black bloc que l permanecem. O texto tambm usa como argumento a queda da USP em um dos rankings de universidades internacionais. Notcia apresentada pela imprensa nos primeiros dias de ocupao e utilizado pelo reitor contra o movimento. No texto do despacho apa-

rece no se pode olvidar que a Universidade de So Paulo, uma das mais conceituadas mundialmente, caiu no ranking anual elaborado pela Times Higher Education. Por certo, a atitude como a que ora se combate, se consubstancia como a pedra de toque deste declnio, tudo em prejuzo do jovem estudante brasileiro. Neste trecho, altamente demagogo e cnico, o desembargador acha um absurdo a ocupao manchar a imagem da USP. Mas sabido que a reitoria implanta gradativamente uma poltica de privatizao da universidade que provoca muito mais prejuzo do jovem estudante brasileiro do que a manifestao dos estudantes.

O dilogo de Rodas se resume Tropa de Choque da PM Esta uma demonstrao incontestvel de que em nenhum momento o reitor Joo Grandino Rodas esteva disposto a negociar as pautas dos estudantes. Este o terceiro pedido de reintegrao de posse feito pela reitoria que s realizou uma reunio de negociao aps o prazo de 60 dias do desembargador Germano. A inteno de Rodas retirar os estudantes do prdio da reitoria fora e no negociar as reivindicaes. Os estudantes devem resistir e impedir mais este ataque da reitoria da USP contra o movimento estudantil.

Participem da prxima reunio aberta do Jornal da USP Livre! Nessa sexta-feira, 8 de novembro, s 15h - ponto de encontro na gora, em frente ao Bandejo.
Contribua voc tambm!
Colaboradores do jornal da USP Livre! Fizeram uma arrecadao financeira na assembleia desta quarta-feira com a venda do folheto "Votar para reitor, no! Dirigir a universidade!", da coleo Cadernos do Jornal da USP Livre!, e com contribuies voluntrias. O valor arrecadado suficiente para a publicao de duas semanas de edio impressa do Jornal da USP Livre!

Todos Assembleia, derrotar as manobras e fazer valer a vontade da maioria


O DCE aprovou, de contrabando, na votao de uma questo de ordem sobre se encerraramos a assembleia ou no, a realizao de uma nova assembleia nessa quinta-feira (7/11). A votao foi feita no final da assembleia desta quarta-feira, dia 6/11, depois de terem sido derrotados na questo da continuidade da greve, e de, inclusive, uma parte dos estudantes j terem sado do plenrio. Foi uma uma votao tumultuada pelos inmeros alarmes falsos de que a polcia estaria na universidade em peso para desocupar a reitoria naquele mesmo momento.

PRECISO RESISTIR AO GOLPE E AO JOGO SUJO DO DCE QUE O REITOR PEDIU A DEUS

Nessa quinta, s 18h no Vo da Hist/Geo

Toda a manobra tem o seguinte sentido prtico: - aprovaram realizar uma nova assembleia, no dia seguinte assembleia que derrotou a proposta defendida pela reitoria e pelo DCE, para tentar anular a deciso tomada pela maioria dos presentes na quarta-feira - a assembleia dessa quinta-feira tem tudo para ser menor do que a de quarta, que tinha mais de 1.300 pessoas. O motivo simples: no est sendo convocada por nin-

gum, muito menos o DCE. No h tempo para convoc-la. Mas isso no vai impedir o DCE de levar seus macac@s de auditrio para aplaudir o fim da greve e reverter a deciso tomada por uma assembleia muito maior, menos de 24 horas antes.

O MOTIVO DA MANOBRA: PASSAR A PERNA EM QUEM LUTA E DEFENDE A GREVE E A OCUPAO


O nico motivo para tanto tentar reverter na marra, em uma assembleia esvaziada, a deciso democraticamente tomada pela

maioria nessa quarta-feira. Esto preparando a traio que no conseguiram passar na assembleia dessa quarta contra os estudantes que esto lutando de verdade e que j rejeitaram o acordo-farsa que o reitor quer nos enfiar goela abaixo. Precisamos combater em duas frentes nesse momento: para continuarmos e aprofundarmos nossa luta contra a ditadura em que vivemos na USP, preciso derrotar as manobras e a prfida traio preparada pelos partidos que dirigem o DCE, Psol e PSTU, que so inimigos da luta de verdade, que querem usar a luta dos outros como pano de fundo para sua encenao eleitoreira.

Jornal da USP livre!


2

OS PUPILOS DO Senhor Rei...tor


novela comea com o DCE em primeiro plano, que depois de 70 anos doou sua sede ao Reitor, passando a funcionar em barraces, depois sem funcionar e sem barraces, sem prestigio, foi assumido por pupilos de partidos polticos nanicos, Surge, nomeado pelo Governo Real Geral, vindo de um Largo distante, a figura do Senhor Rei...tor tomando conta de todas as cenas e de todos os espaos. Esse Senhor Rei...tor atende aos interesses da aristocracia superior e inferior, aumentos de salrios calam a boca de todos. O Senhor Rei...tor, reina e requisita uma Armada Inspetoria para tomar conta de todos os pupilos. A qualquer indcio de transgresso ou a qualquer reao ao seu governo, envia seus inspetores armados para aplacar os nimos. Nesse momento o DCE desaparece de cena e deixa o Senhor Rei...tor punir com a sua Armada Inspetoria os 72 que ousaram questionar seus atos. A Armada pretende envia-los para as masmorras. Uma novidade surge na cena: O Governo Real Geral corre o risco de cair nas mos de um novo personagem que surge vencedor, o PT e assim a aristocracia tradicional perderia o poder e as benesses. Ento arquittam um plano para retirar o Governo geral do controle da nomeao do senhor reitor: O Rei TOr deveria ser escolhido entre eles sem a interferncia do Governo Geral e fazem os pupilos do DCE acreditarem que poderiam

Vivi para ouvir!

(Uma nova velha novela pastelo da USP que no remake do SBT)

Durante a Assembleia dos Estudantes de Letras da USP, noturno, estou distribuindo panfletos no espao que fica entre a biblioteca e o prdio do meio, quando dois seguranas terceirizados que conversam e do uma olhada na assembleia me chamam. Aproximo-me meio desconfiado, penso que eles me repreendero porque estou panfletando (ou porque a relao entre os negros e as foras de segurana, seja quais forem elas, sempre tensa, para usar um eufemismo), mas logo afasto essa impresso. Eles apenas esto curiosos: Olha, a gente est aqui ouvindo um pessoal falando em vitria, mas isso de bandejo, de busp, era o que estava nos eixos da greve no incio? No, realmente... E quais eram os eixos mesmo? Tinha Fora, Rodas, estatuinte, n? No, na verdade no tinha Fora, Rodas. Acho que como o ltimo ano dele, a galera nem se preocupou em colocar isso em pauta. Mas os eixos tinham a ver com a democratizao da universidade, como diretas j, por uma estatuinte livre e soberana, pela devoluo dos blocos k e l, contra a represso, por cotas na universidade... E eles no to dando nada disso, pelo que eu estou ouvindo? No, realmente no esto... Nossa, mas ento tem muito frouxo a no movimento de vocs. Como que tem gente defendendo sair de greve se no ganhou nada disso? No viram os bancrios, os policiais civis? Quando o patro chega e oferece muito menos do que eles esto pedindo, eles dizem no tem negcio, e ningum volta a trabalhar. Se vocs cedem agora, depois de s um ms parados, ano que vem quando precisar de novo a reitoria vai oferecer qualquer coisa porque sabem que vocs abrem as pernas. Vocs tinham que chegar l e falar , aqui tem seis eixos, o que vocs podem oferecer pra gente? Dois? No, ento no tem negociao, volta a conversar com a gente quando quiser dar pelo menos quatro. At l, todo mundo parado. Pois ... L embaixo, algum no microfone diz que os funcionrios e os professores no entraram em greve. Escuta, a no curso de letras, quantos alunos tem? Acho que uns cinco, seis mil. Mas com uma quantidade dessa no precisa esperar professor e funcionrio! Cinco mil estudantes j d pra fazer uma presso danada... Pois ... Emiliano Augusto

participar da festa. Abandonado, sem sede, sem prestgio e rfo, o DCE atende ao chamamento do senhor Reitor, o senhor Reitor promete tudo atender, fazer o DCE participar. Os pupilos do DCE passam ento a ser OS PUPILOS DO SENHOR REITOR e participam das manobras para vender aos demais pupilos a ideia de afastar o Governo Real Geral da escolha do Senhor Rei...tor. Os Senhor Rei...tor acolhe seus pupilos afaga, promete que eles participaro da administrao do Reino, que sero respeitados como nobres. OS PUPILOS DO SENHOR REITOR a tudo acreditavam, a tudo obedeciam. Os maus surgem em cena, eles falam que o REI...TOR no de confiana, que ele jogou a inspetoria armada contra os pupilos, tomou posse da casa do DCE, tirou todos os recursos da entidade, enviou outros pupilos para a cadeia, expulsou do Reino outros,. Afundou o ensino no Reino. O REITOR NO DE CONFIANA bradam em cena. OS PUPILOS DO SENHOR REITOR nada ouviam, diziam que era inveja, que era cime do amor do Senhor Rei...tor nutria por eles. Eles eram agora poderosos, decidiam. Porm no dia marcado para participarem da Assembleia da Corte do SENHOR REI..TOR, a porta da sala de Assembleia do Reitor o CUUSP, trancada e s permite a entrada da aristocracia. Os pupilos ficam do lado de fora tristes, surpresos e irados. do se trata da restrio de um direito; ou tambm da autenticidade de documentos e, se comprovado que os documentos apresentados so invlidos, a presumida boa-f do agente pblico retroativamente questionada. Por isso o Comandante da UPP est sendo protegido, pois se trata de suspeita grave, e foi necessrio que ele colocasse a barba de molho. Ao aceitar a condio aviltante de um cadver oculto se o corpo aparecer vivo, visto que no houve pedido de desligamento, ser um crcere privado a UZP se coloca na humlima condio de atentar contra o Estado de Direito, pois est se recusando a declarar qual a condio de Katya (ou morta, ou desaparecida, ou vtima de uma grande fraude) e tambm quebra o princpio bsico do direito informao e apresentao de documentos pblicos. por essa razo que existem atas e certides: porque o Estado responsvel pelas aes de seus agentes, e deve fornecer justificativas, finalidades e motivaes de suas aes, ou ento se trata de uma tirania ou ditadura. Preste ateno: autoritarismo uma prtica lamentvel, mas aqui muito pior: se trata de atentado aos direitos humanos. Ao contrrio do Amarildo da Rocinha, os cartazes de Onde est Katya foram banidos, e o Comandante da UPP da Katya alicia estudantes e professores a fingirem que ela foi responsvel pelo acon-

O Senhor Rei...tor que tanto os amava e que eles tinham aprendido a amar e defender os tinha trado. O clmax ocorre quando do nada algum aparece com uma marreta, OS PUPILOS DO Senhor Rei...tor esto irados, querem pelo menos fazer uma traquinagem, e fazem, no conseguindo arrombar a porta do CUUSP (era uma fortaleza), ocuparam o Hall de entrada e no saram por algumas horas. Quando tentaram sair no deu, os pupilos maus tinham chegado e defenderam a permanncia para obrigar o Senhor Rei...tor a fazer o prometido. O senhor reitor no gostou dessa atitude e parou de conversar com seus pupilos e foi ao chefe dos inspetores e ordenou que o chefe enviasse a Armada Inspetoria para retirar seus pupilos do seu Hall. A grande virada na novela ocorre quando o Chefe dos Inspetores pede para que o Senhor Rei...tor converse e abra o pote de docinhos para seus pupilos comerem na frente dele. O Senhor Rei...tor no atende e ento o chefe dos inspetores vendo que o senhor reitor autoritrio e vive no passado no deixa ele faa mal aos seus pupilos. O SENHOR REITOR ento d um golpe de mestre nos seus pupilos pedindo para eles assumirem uma traquinagem, que eles eram maus, que haviam quebrado o RELGIO OFICIAL DO REINO, que se assumissem isso ele daria uma balinha para eles. OS PUPILOS DO Senhor Rei...tor acreditaram tecido, pois deveria ter se submetido ao assdio do sargento, e no ter se jogado da escadaria onde ela desapareceu. Curiosamente, o principal suspeito pelo desaparecimento pertence a um agrupamento poltico que costuma falar em direitos das mulheres, mas ignora completamente que a Katya teve seu cadver ocultado por se recusar a pertencer a um determinado tipo de mulher.

que o SENHOR REITOR tinha voltado a ama-los e assumiram ter quebrado o RELGIO OFICIAL DO REINO. Nesse meio tempo um novo personagem surge, o block dos pupilos blac maus, quebraram a muralha de madeira do novo reino, acenderam uma fogueira e fizeram a dana de guerra dentro do Hall novo castelo do REI...TOR. O senhor Reitor ento foi a outro inspetor geral, um que fosse mais confivel e apresentou o RELGIO OFICIAL DO REINO quebrado pelos seus pupilos, argumentando que o Block dos pupilos blac maus, que eles tanto temem, estavam dentro do reino. OS PUPILOS DO Senhor Rei... tor se agitaram, foram rapidamente indicar ao senhor reitor que devolveriam seu Hall, que pediam perdo e que ele no usasse a vara de marmelo. Logo acataram o coro fora Black do blocos, fora bloc, dos maus temos de manter o REITOR no poder e correram a entregar o Hall de entrada do velho castelo ao Reitor. Para OS PUPILOS DO Senhor Rei...tor esta pronta a vara de marmelo, Mas e para os meninos maus? Sero abandonados a guilhotina novamente? Ela tambm esta pronta. O final infeliz como toda novela da USP.

Engenheiro, Advogado, bacharel e licenciado em letras e j assistiu a todas essas novelas folhetins

Lus Rodrigues

OCULTAO DE CADVER NA UZP: ONDE EST A KATYA?


H mais de trs meses, h um cadver desaparecido, no Curso de Ps Lavrao em Histria da Carochinha. A aluna Katya foi retirada do Sistema J-nus, sem documentao vlida e sem aprovao na respectiva CPGgue. Isso significa que no h certido de bito. No entanto, a Secretaria da UPP afirmou que foi um desligamento a pedido, por e-mail. Esse pedido no existe, e, se existisse, seria invlido. Ainda assim, o Comandante da UPP de Histria da Carochinha, sob o risco de depositar atestado falso junto a instncias superiores da Favela, insistiu em afirmar que ocorreu o desligamento a pedido. Esse comandante conhecido, no por ser assassino, mas por atirar pelas costas, alm de utilizar outros membros da corporao que no tm ficha suja para o auxiliarem nas execues e queima de arquivo. Ele tambm alicia menores, que no podem ser responsabilizados pelos atos do bando do sargento. Para alguns representantes discrentes eleitos, temerrio fazer acusaes sem provas. Ora, as provas das arbitrariedades e ilegalidades foram apresentadas. Alm disso, conforme o Cdigo de Processo Civil art. 333, cabe ao administrador pblico o nus da prova, quan-

RACIONAL O DEBATE SOBRE O FIM DA REITORIA?


Em virtude de uma questo desse teor na favela de Histria da Carochinha, por que os diversos grupos polticos no discutem a proposta de FIM DA REITORIA? Alguns estudantes j devem ter ouvido falar em Aristteles, Montesquieu, Rousseau ou Marx, e tambm que todas as formas de governo e prticas de administrao pblica foram primeiramente idealizadas, aps o questionamento de outras formas, j arcaicas e ineficientes. Por que o movimento estudantil DA PRPRIA UZP no pode ser pioneiro nesse debate, e de fato levar a cabo uma nova forma de gerir a universidade, que no suponha cetro e coroa, tapetes persas felpudos ou, em verso tecnolgica, cumprir o expediente assistindo vdeos relaxantes? Ser que essas

prticas so mais racionais do que concretizar um novo modelo de administrao pblica? A reitoria nas universidades um trao medieval que, via de regra, serve para proteger interesses feudais no seio das instituies de pesquisa. Ela est em descompasso com a modernidade, com os laboratrios de pesquisa cientfica e com os novos anseios da sociedade, e principalmente com o srio problema do trabalho servil e da indignidade humana crescente. Ser que a reitoria est contribuindo para combater as ideias nazi-fascistas que vo ganhando corpo na mdia e no imaginrio popular? Onde est a racionalidade da Pr-Reitoria de Ps-Graduao, que simplesmente aceita passivamente que uma pesquisadora exmia e com a dissertao concluda seja simplesmente banida da instituio? Como acreditar que se trata da melhor universidade da Amrica Latina, se a racionalidade e o direito foram ignorados? Como pode merecer credibilidade a reitoria, que prefere chamar as foras armadas ao invs de criar um espao minimamente dialgico? Como acreditar na reitoria, se ela se recusa a atender ao princpio bsico do Estado de Direito, que consiste em apresentar documentos e atestados dos corpos vivos e dos mortos?

Comit de Busca aos Desaparecidos

A Notcia do futuro
A edio de nmero de 6962, de 7 de novembro de 2012, do jornal MetroNews publicou uma matria intitulada Estudantes da USP aceitam proposta e encerram a greve. A notcia completamente falsa foi dada pelo jornal baseada na informao da direo do DCE que anunciou o fim da greve e da

A prova cabal da traio do DCE

Jornal Metr News divulga notcia falsa a respeito do fim da greve e da ocupao ocupao antes mesmo da assembleia geral que ocorreu na quarta-feira, dia 6. DIZ O TEXTO: A reintegrao no chegou a ser feita porque o Diretrio Central dos Estudantes da USP j vinha tratando da desocupao e o fim da greve com a reitoria desde o ltimo dia 31, quando uma proposta de negociao com a reelaborao do estatuto da instituio foi apresentado aos alunos pela

direo da universidade. A notcia falsa. A greve e a ocupao foram mantidas, bem como a rejeio ao acordo com votao que resultou em 562 favorveis ao fim da greve e 757 contrrios ao fim da greve e ocupao e contra o acordo Rodas/DCE. Mesmo sendo falsa, a notcia do Metro News revela o que est por trs da insistncia do DCE no fim da greve e da ocupao: No s a vontade dos diretores da entidade, mas tambm a do reitor, do governo do PSDB e da imprensa burguesa.

R.D.

Bom, como os leitores j devem ter percebido, esta edio est lotada de textos. Mas isso bom, muito bom! No tem nenhum espao em branco onde enfiar uma piadinha sem graa. o fim, por enquanto, do diagramador intrometido. Boa leitura.

S-ar putea să vă placă și