Sunteți pe pagina 1din 2

1

O que filosofia? O homem no um sujeito passivo como os animais. Ele quer saber o porqu das coisas, o porqu da prpria vida. Enquanto o homem comum procura responder essas questes sem mtodo e sem continuidade, o filsofo procura de forma aprofundada, sistemtica e contnua responder sobre os muitos problemas que atormentam a mente humana. A filosofia uma forma de saber e no delimitada como as demais cincias experimentais, pois ela estuda tudo. Segundo Aristteles, a filosofia estuda as causas ltimas de todas as coisas. Outros filsofos definiram a filosofia como o estudo da linguagem, ou do ser, ou da arte, e assim por diante, ou seja, acabaram por demonstrar que a filosofia estuda tudo. So duas as razes que nos fazem concluir que a filosofia estuda tudo. A primeira razo que tudo que pode ser examinado a nvel cientfico, tambm pode ser examinado filosoficamente. As cincias no adentram em problemas supostamente resolvidos ou existenciais. A filosofia no se contenta com as explicaes cientficas e busca sempre que possvel ir mais fundo ou olhar por outro ngulo. A segunda razo que as cincias estudam uma parte da realidade, enquanto a filosofia estuda o todo, o universo em sua totalidade. O saber filosfico possui um carter prprio e especfico. Esse saber caracterizado por trs qualidades: o instrumento de trabalho, o mtodo e o escopo. O instrumento de trabalho utilizado pela filosofia a razo. No se usa mquinas e os instrumentos cognitivos, como a imaginao e os sentidos, s so teis no incio. O mtodo baseia-se no raciocnio e um pouco tambm na intuio. Dentre os mtodos de raciocnio, os mais importantes so a induo e a deduo. A induo pretende entender os princpios primeiros dos fatos e a deduo busca iluminar os fatos para compreend-los melhor. O escopo ou finalidade da filosofia o prprio conhecimento, mesmo que no tenha utilidade prtica. Ao contrrio das demais cincias, que buscam, geralmente, uma vantagem. Os principais problemas estudados pelos filsofos so: a lgica, que procura a exatido do raciocnio; a epistemologia, que se preocupa com o valor do conhecimento; a metafsica, que busca o fundamento ltimo das coisas em geral; a cosmologia, que se ocupa da constituio essencial das coisas em geral, da sua origem e do seu devir, mudana; a

psicologia, que ocupa-se da natureza humana e de suas faculdades; a teodicia, que pesquisa o problema religioso; a tica, que estuda a moral, a virtude e a felicidade; a poltica, ocupando-se da origem e estrutura do Estado; a esttica, preocupando-se com o belo e com a arte; a antropologia cultural, estudando a cultura; a axiologia, estudando os valores. Quem quer se tornar especialista em filosofia deve estudar muito os problemas acima citados. Como este livro dirigido aos principiantes, cada problema ser analisado e sero propostas solues por diversos autores de acordo com sua poca. Dois novos problemas introduzidos so o da cultura e o dos valores, considerados teis para solucionar problemas de nossa civilizao atual.

O que ser cidado? Ser cidado ser cnscio de seus deveres ou obrigaes e de seus direitos. procurar pensar de forma coletiva, tendo em mente que melhorias para si podem ser momentneas, enquanto melhorias para a coletividade, em geral, so mais duradouras e sero usufrudas por todos, resultando em sociedades mais evoludas, mais saudveis e, consequentemente, mais prsperas. tambm agir de modo equilibrado, no apenas cobrando seus direitos e se esquecendo de cumprir com seus deveres.

S-ar putea să vă placă și