Sunteți pe pagina 1din 6

FILOSOFIA DO DIREITO E A NATUREZA NO HUMANA

Por: Edna Cardozo Dias* Doutora em Direito pela UFMG

(Fbio Colombini)

A relao do ser humano com animais sempre foi regida pela noo de domnio. Acostumado idia de legitimidade da explorao dos animais e da natureza, o homem tem agido, muitas vezes, com arbitrariedade, torpeza e irresponsabilidade.

No pensamento grego antigo o homem fazia parte do Universo sem qualquer autonomia. A justia do Estado se confundia com as leis da natureza, uma vez que o homem, imerso na totalidade do cosmo obedecia s leis fsicas ou religiosas que o regiam. Esta concepo um jusnaturalismo cosmolgico.

Os pr - socrticos j afirmavam o tema essencial da unidade.

Com a crise tica e moral do sculo V a.C. os sofistas deslocaram o conhecimento do cosmo para o homem. Com os sofistas as indagaes sobre a ordem csmica cedem lugar s indagaes sobre a ordem humana.

a partir de Scrates, com a mxima Conhece-te a ti mesmo que comea o antropocentrismo.

Aristteles em A Poltica argumenta que a famlia se forma da unio do homem com a mulher, do senhor com o escravo. E que a primeira famlia se formou da mulher e do boi feito para a lavra. O boi serve de escravo aos pobres..

Aristteles v no fato do homem ter o dom da palavra uma forma de elevao, ao ser comparado com os outros animais que s tem a voz para expressar o prazer e a dor. Ele v como natural o domnio do homem sobre o animal da mesma forma que para ele natural o domnio do homem que tem idias sobre aquele que s tem a fora. Aristteles inclui o animal na sociedade como escravo.

J nos esticos encontramos a idia de que o direito natural comum a homens e animais. Essa idia de que todos os seres vivos esto sujeitos a uma lei, bem como a um Deus, logos, ratio ou pneuma - um dos princpios fundamentais do estoicismo. Todos os seres vivos participam da ratio universal. Porm preconizavam a idia de que a aplicao da justia apenas para os seres racionais. O estoicismo, de certa forma, o precursor da teoria do contrato social.

Mas, entre os gregos a antropocentria teve uma viso limitada. Com o cristianismo o intelectualismo grego cede lugar ao voluntarismo de Deus As atitudes generalizadas de domnio e maus tratos com os animais encontram respaldo na crena bblica de que Deus outorgou ao homem o domnio sobre todas as criaturas viventes. Tudo isto era mais que uma crena, era um dogma de f. So Thomaz de Aquino afianou o dualismo ecolgico judaico cristo em seu Tratado de Justiaafirmou que Ningum peca por usar uma coisa para o fim a que foi feita. As plantas vivem em funo dos animais e os animais das plantas. Costumava evocar estas palavras de Santo Agostinho: Por justssima ordenao do Criador, a vida e a morte das plantas e dos animais est subordinada ao homem.

O pensamento filosfico ocidental continuou assentado nessa dualidade ontolgica , que criou uma separatividade entre o homem e a natureza, e legitimou toda sorte de explorao dos animais. Assim seguiram o romantismo, o humanismo, o racionalismo, que colocaram o homem no centro do Universo.

O pensador Francis Bacon defendeu uma atitude experimentalista face aos animais e a filosofia de dominao e manipulao da natureza.

Com Descartes o racionalismo atingiu a sua culminncia. Com sua mxima Cogito ergo sum penso, logo existo - reduziu o homem sua mente. Isto alienou o homem da natureza e dos

demais seres humanos, levando a uma absurda desordem econmica, injusta diviso de bens, e uma onda crescente de violncia. Nesta poca difundiu-se na Europa a prtica da vivisseco, que o ato de realizar experimentos em animais vivos.

(Edson Rezendo)

De um lado encontramos em Galileu, Descartes e Newton pensamentos que constituram a base da revoluo tecnolgica e de outro, a linha que comea com Montaigne, Rousseau e Goethe, que defendem o pensamento no manipulador da natureza.

Montaigne acreditava que o Criador nos ps na terra para servi-lo e os animais so como nossa famlia. Pregava o respeito no s pelos animais, mas s rvores e plantas. Montaigne dizia que aos homens devemos justia , mas aos animais devemos solicitude e benevolncia.

Rousseau atribua sociedade a origem de todos os males e a instituio das desigualdades. Em sua 7 caminhada no livro Devaneios de um caminhante solitrio ele critica o uso de animais em experimentos e a viso das plantas como bem utilitrio na confeco de remdios. E afirma que nunca julgou que tanta cincia contribusse para a felicidade da vida. Rousseau se refugiava na natureza para se furtar lembrana dos homens e aos ataques dos maus.

Goethe criticava o ser humano por s valorizar as coisas na medida em que lhe so teis, e por se arrogar o direito de classificar algumas plantas como ervas daninhas, ao invs de v-las como crianas da natureza universal, to amadas por ela quanto o trigo que o homem valoriza e cultiva.

Foi dentro desse pensamento que o filsofo ingls Thomas Hobbes de Malmesbury, com seu livro, o Leviat , fundou a filosofia do direito individual moderno. Dando linguagem o papel de formadora das relaes sociais e polticas, ele excluiu os animais do contrato social. Para a formao do Estado preciso um pacto, para cuja adeso preciso a linguagem.

Locke, precursor do liberalismo ingls, coloca o homem em sua origem como senhor de todas as criaturas inferiores podendo fazer delas o que lhe aprouver. Pregava que, em princpio, tudo pertence a todos e a fora do trabalho pertence a cada um individualmente, o que vem a constituir a primeira forma de propriedade privada. Segundo ele o homem pode se apossar dos frutos e das criaturas da terra. Locke retirou o animal da natureza tornando-o propriedade privada. Dizia que a natureza extra humana no tem vontades e nem direitos, so recursos disposio de toda humanidade.

Depois de Hobbes e Locke a natureza no humana ficou fora do contrato social ou subjugada.

Na cultura ocidental, em sua vertente liberal e socialista o direito natural se limitava natureza humana. O liberalismo e o socialismo outorgaram ao homem o ttulo de rei da criao. E este pensamento tomou fora depois das revolues francesas e industrial. Tanto que na Declarao dos Direitos do Homem est dito: Todo homem. No se reconhecem direitos para a natureza no humana. S em outubro de 1978, quase duzentos anos depois a Organizao das Naes Unidas - ONU proclamou a Declarao Universal dos Direitos dos Animais, onde est dito: Todos os animais nascem iguais perante a vida e tem os mesmos direitos existncia.

O filsofo francs Michel Serres, em seu livro Le Contrat Naturel ( ditions Bourin, Frana, 1990) defende a idia de que chegada a hora de substituirmos a Teoria do Contrato Social ( de Hobbes), pela Teoria do Contrato Natural.

Para Serres a histria comea com a guerra e a guerra um estado de direito, pois pode ser conceituada como o fechamento e estabilizao de envolvimentos violentos por decises jurdicas. A guerra supe um acordo prvio e esse acordo se confunde com o contrato social. Para ele, portanto, Hobbes estava enganado ao dizer que a guerra de todos contra todos precede o contrato social. Para Serres, ao contrrio, a guerra que nos protege contrato a reproduo indefinida da violncia.

O homem deve buscar o estado de paz e o amor, e para tal deve renunciar ao contrato social primitivo para firmar um novo pacto com o mundo: o contrato natural.

Serres preconiza a reviso conceitual do direito natural de Locke, pelo qual o homem o nico sujeito de direito.

O mundo que foi visto como nosso senhor, depois se tornou nosso escravo, em seguida passou a ser visto como nosso hospedeiro, e agora temos que admitir que , na verdade, nosso simbiota.

O homem parasita da natureza e do mundo, filho do direito de propriedade, tudo tomou e no deu nada. A Terra hospedeira deu tudo e no tomou nada. Um relacionamento correto ter que se assentar na reciprocidade. Tudo que a natureza d ao homem ele deve restituir.

Hoje a filosofia e a cincia j admitem a unidade do cosmo. E nessa unidade no h hierarquia. Os componentes dos tomos e partculas atmicas so padres dinmicos que no existem como entidades isoladas, mas como partes de uma rede inseparvel de interaes. Os fsicos modernos nos mostram que toda matria - tanto na terra como no espao externo - est envolvida numa contnua dana csmica . Tudo no espao est conectado a tudo mais, e nenhuma parte dele fundamental. As propriedades de qualquer parte so determinadas, no por alguma lei fundamental, mas pelas propriedades de todas as demais partes. O fsico Heisenberg, ao estudar o mundo material, mostrou-nos a unidade essencial de todas as coisas e eventos. O mundo est envolvido em uma grande unidade, nenhum elemento est isolado, nem na extenso presente nem na histria. tomos e mundos so levados por um s impulso e o resultado disso a vida.

Talvez quando o ltimo tigre asitico ou a ltima arara azul vierem a falecer o homem passar a refletir sobre esta rede. Ou quando a ltima floresta tropical for destruda e o clima global mudar matando nossa espcie, ento o homem poder sentir na pele o que esta rede.

a mesma concluso a que chegam os msticos partindo do reino interior, enquanto os fsicos partem do reino exterior.

Esta maneira nova que os fsicos nos mostram de ver o Universo a essncia do Tao, fundado por Lao - Ts ; e do Zen, que nos ensina a no nos apegarmos ao pensamento dos contrrios, dos opostos. O Ser em sua plenitude est unido a tudo que vive. Essa unidade abole todas as diferenas. O ensinamento da unidade a essncia do Zen e do Tao.

Esta , tambm, a cosmoviso dos pr-socrticos, que concederam ao cosmo uma alma. Logos, o princpio a alma do mundo.

A diferena cosmoviso pr - socrtica para a das sociedade orientais consiste no fato dessas sacralizarem a natureza enquanto que os gregos interrogavam sua natureza para descobrir o seu segredo.

Esta teoria renasceu sob o nome de Gaia, a Terra viva, atravs do biolgo ingls James Lovelock, para quem a Terra um ser vivo, capaz de se regular a si mesma e ao prprio clima.

Estamos retornando viso holstica dos lendrios gregos que habitavam o logos.

Para reconhecermos os direitos dos animais temos que repensar muitas coisas e mudar nossas relaes com o ambiente. Os animais so seres, que como o homem, esto profundamente absorvidos pela aventura de viver. Aquele que no sente compaixo pelos animais no tem o direito de falar das torturas humanas. Para as mos do justo tudo que vive sagrado.

O movimento de libertao dos animais exigir um altrusmo maior que qualquer outro, o feminismo, o racismo, j que os animais no podem exigir a prpria libertao. Como seres mais conscientes temos o dever no s de respeitar todas as formas de vida, como o de tomar as providncias para evitar o sofrimento de outros seres.

Os humanos so os nicos seres que esto na posio de ajudar e guiar os menos desenvolvidos dando um exemplo de cooperao e auxlio. So os nicos seres capazes de transformar a si mesmo e ao mundo.

Um dia o homem descobrir um poder superior ao atmico - o do amor. O verdadeiro amor, o nico, capaz de transformar o mundo. Neste dia o homem se conscientizar de que possui um dever csmico, e ento, s ento, poder dizer que o rei de toda criao, o filho de Deus na terra.

* Presidente da LPCA

S-ar putea să vă placă și