Sunteți pe pagina 1din 12

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE MESQUITA RJ.

PARECER TCNICO
CONTAMINAO DE LENOL FRETICO POR METAIS PESADOS
Marcelo Manhes de Amorim Gestor Ambiental CRQIII/RJ N. 03251480 29/07/2011

Parecer Tcnico Contaminao Do Solo E guas Subterrneas Por Metais Pesados, Mesquita RJ. By Marcelo M. Amorim Gestor Ambiental/CRQIII n. 03251480

RESPONSABILIDADE TCNICA

Marcelo Manhes de Amorim Gestor Ambiental CRQIII/RJ N. 03251480

Municpio de Mesquita/RJ Julho 2011

Sumrio
RESUMO _____________________________________________________________ 1

1.0. INTRODUO _____________________________________________________

2.0. OBJETIVO ________________________________________________________

3.0. CARACTERIZAES DA REA E SEU ENTORNO:___________________

4.0. DA CONSTATAO ________________________________________________

5.0. AVALIAO ______________________________________________________

6.0. CONCLUSO _____________________________________________________

7.0 BIBLIOGRAFIAS____________________________________________________

Resumo

Este parecer deve-se aos resultados apresentados aps uma investigao para caracterizao Geoambiental, onde foram apontados aps analise de solo e gua a contaminao do lenol fretico por metais pesados no interior da empresa denominada, Balprensa Indstria e Comrcio de Ferro Ltda. Assim como no raio de 100 metros ao entorno da empresa supracitada. Diante deste fato, o Departamento de Licenciamento e Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente solicitou uma complementao do estudo atravs do laudo Geoambiental complementar e Anlise de Risco baseado na RBCA (RISK-BASED CORRECTIVE ACTION AO. CORRETIVA BASEADA NO RISCO), mtodo de criao de decises baseadas no risco para reas contaminadas, e na Resoluo CONAMA 420/2009.

01

1. INTRODUO O despejo irregular de resduos tem sido uma das principais fontes de contaminao do meio ambiente. Contaminantes como, metais pesados e organoclorados persistentes oriundos das indstrias, hospitais e agroindstria, assim como os hidrocarbonetos que so oriundos de postos de abastecimento.

A falta de gerenciamento adequado com as normas legais, partes destes produtos, especialmente as sobras do processo de produo, acabam dispostas em solo nu e a cu aberto. Metais pesados e organoclorados persistentes no podem ser eliminados, alm da sua reatividade do ponto de vista qumico, o que explica a dificuldade de encontr-los em estado puro na natureza e normalmente apresentam-se em concentraes muito perigosas.

Mesmo em quantidades menores agregados a outros elementos quando lanados na natureza como resduos industriais, so considerados bio-acumulativos, pois so facilmente absorvidos pelos tecidos, seja ele animal ou vegetal. A contaminao possui dinmica prpria, porque o ambiente natural do solo, geralmente cido, recarrega as guas pluviais que diluem os metais pesados liberando-os para consumo humano, vegetal ou animal, que sero arrastados para o subsolo podendo atingir grandes profundidades. Sendo assim, estes metais chegaro ao organismo humano atravs de alimentos ingeridos ou levados pela prpria gua contaminada que acaba sendo utilizada.

Este Parecer Tcnico foi motivado por denncias de disposio irregular de resduos lquidos e slidos no interior da empresa supracitada, e tem o objetivo de avaliar os impactos ambientais ocasionados por esta disposio a solo nu, as sanes a serem aplicadas, assim como as medidas mitigatrias a serem tomadas.

Tambm aproveito para acrescentar que o empreendimento licenciado ambientalmente pelo Instituto Estadual do Ambiente INEA/RJ, e no presente momento encontra-se em processo de renovao da sua Licena de Operao. Empresa: Balprensa Indstria e Comrcio de Ferro Ltda. CNPJ: 33.628.850/0001-98 Localizao: Avenida Coelho da Rocha, 1.196. Bairro Rocha Sobrinho - Mesquita. Coordenadas geogrficas, 2246'35.02"S e 4324'19.22"O.

02

O Laudo foi confeccionado com base na legislao ambiental vigente: Lei Municipal 474/2008, Lei Complementar 002/2002 Cdigo Municipal de Meio Ambiente (legislao Municipal) CONAMA 273/2000, CONAMA 420/2009 (legislao Federal), Dz. 1841; R.2. (legislao Estadual), NBR 13.786 e Decreto N 6.957, de 9 de setembro de 2009 (legislao Federal). 2. OBJETIVOS O presente trabalho foi conduzido com o objetivo de mensurar os impactos Ambientais e as medidas emergenciais a serem tomadas, assim como as sanes previstas em lei para o impacto gerado.

3. CARACTERIZAES DA REA E SEU ENTORNO A rea estudada situa-se Localizao: Avenida Coelho da Rocha, 1.196. Bairro Rocha Sobrinho - Mesquita. Coordenadas geogrficas, 2246'35.02"S e 4324'19.22"O. A vizinhana do empreendimento constituda por residncias uni familiares e pequenos comrcios, igreja e prdios comerciais. Sua classificao segundo a NBR 13.782 de Classe 2. A Regio est includa na Bacia Hidrogrfica do Sarapu.

3.2. Caracterizao do Empreendimento A referida empresa exerce a atividade de comercializao (compra e venda) de sucatas metlicas. A sucata transportada por caminhes ao ptio da empresa, onde realizada a sua pesagem, separadas, prensadas enfardadas e acondicionadas para novo destino.

3.1. Significado do Meio Fsico na Organizao do Ambiente Urbano A rea investigada abrange a esquerda do Rio Sarapu, condicionando a drenagem geral para este corpo hdrico, seguindo em direo Baia de Guanabara. Porm o sentido do fluxo do relevo fretico estudado segue da direo de SE-NW, sendo o aqufero do tipo confinado-livre.

Esta rea pertence bacia do Rio Sarapu. s atividades antrpicas causadoras de grandes transformaes na paisagem local. As mais evidentes e impactantes podem ser assim organizadas:

03

1. Indstrias e postos de abastecimento; 2. Urbanizao (condomnios).

Fig. 1 Vista da rea. Imagem: Google.

4. DA CONSTATAO Com base no estudo Geoambiental Complementar e a sua respectiva Anlise de Risco, onde as anlises de gua apresentadas apontaram ndices de contaminao por metais pesados superiores tabela da Resoluo CONAMA 420/2009, na rea estudada. 4.1. Empresas Responsveis pelo Estudo Geoambiental e Anlise: CSM Consultoria em Saneamento e Meio Ambiente Ltda. Endereo: Rua Crispim, n. 56. Centro - Mesquita. Laboratrio INNOLAB do Brasil Ltda: Endereo: Rua Sacadura Cabral, n. 236 - Bairro da Sade - RJ

04

5. AVALIAO De acordo com o laudo Geoambiental Complementar e a sua respectiva Anlise de Risco, entende-se que os moradores das proximidades da empresa correm riscos diretos de contaminao, uma vez que foi constatado o uso de poos artesianos por residncias vizinhas ao empreendimento. A gua do aqufero fretico, na rea da indstria em questo encontra-se contaminada por alumnio, antimnio, arsnio, cdmio, cromo, chumbo, ferro, mangans, mercrio, nquel, selnio e zinco. Os constituintes como o Alumnio, Ferro, Mangans, Mercrio esto relacionados, principalmente, a aceitao da gua para consumo humano, e os demais ao risco potencial de efeito deletrio sobre a sade humana. O chumbo, mercrio, cdmio, cromo e arsnio so metais que no existem naturalmente em nenhum organismo, nem desempenham funes nutricionais ou bioqumicas em microorganismos, plantas ou animais. A presena desses metais em organismos vivos prejudicial mesmo em pequenas concentraes. A identificao e o controle das possveis fontes de poluio desses constituintes so procedimentos que devero ser realizados, a fim de minimizar tais efeitos.

Diante do exposto acima, recomenda-se a melhoria dos sistemas de proteo, medidas emergenciais de conteno da pluma, restrio para consumo humano da gua do aqufero fretico no local, aes de remediao e ampliao da investigao do raio de 100 metros para 300 metros. Por fim, que com base na responsabilidade objetiva, a empresa dever localizar os poos artesianos utilizados para consumo humano, a princpio na delimitao da pluma pelo estudo apresentado, e suprir os seus usurios com gua potvel de boa qualidade, providenciando locais de sua armazenagem, de forma a no comprometer a sua potabilidade.

5.1. Dos Riscos Sade Cromo: Geralmente, no se considera que o cromo metlico e os compostos de cromo (III) sejam um risco para a sade. Trata-se de um elemento essencial para o ser humano, porm em altas concentraes txico. Cromo(VI) um carcingeno humano reconhecido e muitos trabalhadores so expostos a este composto qumico. O contato da pele com compostos de cromo causa dermatite alrgica e, mais raramente, pode provocar ulceraes na pele formando cicatrizes e at perfuraes do septo nasal. Mangans: Nocivo por inalao e ingesto. A exposio profissional substncia ou mistura pode provocar efeitos adversos para a sade como: Os ps podem irritar o trato respiratrio, a pele e os olhos. Os sintomas so tremores, febre, mal-estar e dores musculares. A exposio crnica a nveis respiratrios baixos de poeira de mangans durante um perodo de tempo prolongado pode resultar em manganismo, uma doena do sistema nervoso central

05

semelhante Doena de Parkinson, problemas de postura, espasmos musculares e alteraes comportamentais. Ferro: Tanto o excesso como a deficincia de ferro podem causar problemas no organismo. O envenenamento por ferro chamado de hemocromatose. Seu excesso nos humanos pode causar: anorexia, tontura, fadiga e dores de cabea. Cdmio: Provoca alteraes no sistema nervoso central e no sistema respiratrio. Compromete ossos e rins. Ocasiona edema pulmonar, cncer pulmonar e irritao no trato respiratrio. Analogamente ao mercrio afeta o sistema nervoso e os rins. Provoca perda de olfato, formao de um anel amarelo no colo dos dentes, reduo na produo de glbulos vermelhos e remoo de clcio dos ossos. classificado pela IARC (International Agency for Research on Cncer) como carcinognico do grupo 1. Zinco: A inalao de grandes quantidades de zinco (como p de zinco ou fumos de fundio ou de solda) pode causar uma doena a curto prazo especfico chamado febre dos fumos metlicos, que geralmente reversvel quando exposio ao zinco cessa. No entanto, muito pouco se sabe sobre os efeitos a longo prazo da respirar o p de zinco e vapores. Se grandes doses de zinco (10-15 vezes maior que a RDA) sejam tomadas por via oral, at mesmo para um curto espao de tempo, clicas estomacais, nuseas e vmitos podem ocorrer. Ingerindo altos nveis de zinco durante vrios meses pode causar anemia, danos no pncreas, e os nveis de diminuio de alta lipoprotenas de densidade (HDL). Alumino: alumnio mal absorvido por via oral. A taxa de absoro do alumnio depositado no pulmo desconhecida e a sua biodisponibilidade depende das caractersticas das partculas. Descreve-se na literatura danos ao sistema nervoso na absoro de doses elevadas de alumnio, nos indivduos submetidos dilise renal, chegando a produzir danos graves e at letais Mercrio: Afeta o sistema nervoso central, provocando leses no crtex e na capa granular do crebro. Alteraes em rgos do sistema cardiovascular. Acumula-se no sistema nervoso, principalmente no crebro, medula e rins. Provoca perda de coordenao dos movimentos, dificuldade no falar, comer e ouvir, alm de atrofia e leses renais, urogenital e endcrino. 5.2. Avaliao no Aspecto Jurdico

Uma atividade lcita, mas potencialmente poluidora, causando dano, pode resultar em responsabilidade mesmo que o agente tenha operado sem culpa. Neste caso se for confirmado que a fonte da contaminao partiu da empresa o ato caracteriza a responsabilidade objetiva pela contaminao da rea e o seu entorno, colocando em risco a populao que vive nas proximidades da empresa, e faz uso da gua de poos artesianos.

06

6 - CONCLUSES Considerando o estabelecido no Cdigo Municipal de Meio Ambiente, Lei Complementar 002/2002, Art. Art. 9 - proibido depositar, dispor, descarregar, enterrar, queimar, infiltrar ou acumular no solo, resduos de natureza poluente, em qualquer estado de matria;

Considerando o estabelecido no Cdigo Municipal de Meio Ambiente, Lei Complementar 002/2002, Art. 110 So infraes Ambientais: XIX - causar poluio de qualquer natureza que possa trazer dano sade ou ameaar o bem estar do indivduo ou da coletividade;

Considerando o estabelecido no Cdigo Municipal de Meio Ambiente, Lei Complementar 002/2002, Art. 44 - Consideram-se de preservao permanente, as florestas e demais formas de vegetao natural situadas: II - ao redor de lagos e lagoas ou reservatrios de guas, naturais ou artificiais; Considerando o estabelecido no Cdigo Municipal de Meio Ambiente, Lei Complementar 002/2002, Art. 110 - So infraes ambientais: XII - emitir ou despejar efluentes ou resduos slidos, lquidos ou gasosos, causadores de degradao ambiental, em desacordo com o estabelecido na Legislao;

Considerando o estabelecido na Lei n. 474 de 03 de setembro de 2008, que Dispe Sobre as Sanes Administrativas Derivadas de Condutas Lesivas ao Meio Ambiente no Municpio de Mesquita, e d Outras Providncias., no Art. 60 - Causar poluio de qualquer natureza em nveis tais que resultem ou possam resultar em danos sade humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruio significativa da flora: Multa de R$ 1.000,00 (mil reais) a R$ 50.000.000,00 (cinqenta milhes de reais), ou multa diria. IV lanar resduos slidos, lquidos ou gasosos ou detritos, leos ou substncias oleosas em desacordo com as exigncias estabelecidas em leis ou regulamentos; VII descumprimento do Cdigo Municipal de Meio Ambiente Lei Complementar 002/2002. Considerando o estabelecido na Lei n. 474 de 03 de setembro de 2008, que Dispe Sobre as Sanes Administrativas Derivadas de Condutas Lesivas ao Meio Ambiente no Municpio de Mesquita, e d Outras Providncias., no Art. 89 - Poluir o solo por lanamento de resduos slidos ou lquidos: Multa de R$ 1.000,00 (mil reais) a R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais). Considerando o estabelecido na Lei n. 474 de 03 de setembro de 2008, que Dispe Sobre as Sanes Administrativas Derivadas de Condutas Lesivas ao Meio Ambiente no Municpio

07

de Mesquita, e d Outras Providncias., no Art. 91 - Causar degradao ambiental que provoque eroso, deslizamento, desmoronamento ou modificao nas condies hidrogrficas ou superficiais: Multa de R$ 1.000,00 (mil reais) a R$ 1.000.000,00 (Hum milho de reais).

Recomendo: que a empresa geradora do resduo seja multada em R$ 200.000,00 (duzentos


mil reais) por no cumprir as medidas de controle ambiental exigidas nas condicionantes de sua licena, alm da disposio e acondicionamento de resduos lquidos e slidos em solo nu, que resultem ou possam resultar em contaminao do solo e lenol fretico, causando danos sade humana. Tambm recomendo que medidas emergenciais de conteno da pluma e a ao de remediao sejam realizadas de imediato na rea da empresa. Dessa forma, caso haja confirmao que a fonte da contaminao partiu da empresa a remediao dever ser realizada de acordo com a extenso da pluma. Atender o que se pede nos pargrafos quinto e sexto do capitulo 5. Avaliao, desse parecer. Esta sano foi baseada nas circunstncias agravantes, levando em considerao a gravidade dos fatos, tendo em vista os motivos da infrao e suas consequncias. Motivos estes que afetam ou expe a perigo, de maneira grave, a sade pblica e danos ao meio ambiente, podendo tambm causar danos propriedade alheia e atingindo reas urbanas ou quaisquer assentamentos humanos.

________________________________ Marcelo Manhes Amorim Diretor de Licenciamento e Controle Ambiental Mat. 60/002-594 Gestor Ambiental CRQIII N. 03251480

7 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
DE MELLO SOARES, ITAMAR DE AZEVEDO, JOO LCIO. Microbiologia Ambiental. Embrapa Meio Ambiente 2008. 647p. ABREU, M. A. Evoluo Urbana do Rio de Janeiro (4 edio). Rio de Janeiro: Instituto Pereira Passos, 2006. 156 p. INTERNET. REGINA MARIA G FRANCKLIN - guas e guas (3 Edio). Editora: JORGE MACEDO, 2009, 1027p. ANTNIO JOS TEIXEIRA GUERRA E SANDRA BAPTISTA DA CUNHA. Impactos Ambientais Urbanos no Brasil (3 Edio). Editora: Bertrand Brasil, 2005, 416p. PAULO AFFONSO LEME MACHADO Direito Ambiental Brasileiro (19 Edio). Editora: Malheiros, 2011. 08

S-ar putea să vă placă și