Sunteți pe pagina 1din 11

TERRITRIO E USOS DOS ESPAOS PBLICOS DA CIDADE DE ILHUS BAHIA

EVALDO DO NASCIMENTO BORGES


Mestrando em Geografia (Modalidade MINTER), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

evaldoborges@uol.com.br LILIANE MATOS GES


Mestranda em Geografia (Modalidade MINTER), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

lilianemg@ige.unicamp.br ARLEUDE BORTOLLOZI


Docente do Programa de Ps graduao da Geografia -IG - Instituto de Geocincias da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).Orientadora. Pesquisadora do NEPAM ( Ncleo de Estudos e Pesquisas Ambientais ) UNICAMP arleude@unicamp.br

RESUMO Ilhus uma cidade litornea adaptada ao turismo, conhecida internacionalmente pelos livros do escritor Jorge Amado e emancipada em 1881, aps sucessivos desmembramentos da capitania de So Jorge dos Ilhus. Est inserida na Regio Administrativa do Litoral Sul da Bahia e se consolidou efetivamente com a cultura do cacau em 1890. A cidade fruto de desdobramentos, polticas de usos do territrio e formao do municpio. Ilhus, dialeticamente falando, espao de contradies. O municpio e a sede administrativa, juntos formam uma unidade territorial que representam um espao legalmente reconhecido pelo Estado e federao brasileira. Entretanto, a populao e a dinmica econmica e poltica exerceram papel desestabilizador dessa unidade, levando mudanas no territrio. Portanto, so objetivos principais deste trabalho mostrar historicamente como ocorreu a formao territorial de Ilhus, e comentar sobre os usos dos espaos pblicos da cidade, tendo como referncia as praas. Metodologicamente procura reunir dados histricos sobre a cidade de Ilhus, e estabelecer o dilogo entre as informaes obtidas na pesquisa e o discurso terico pautado no uso do territrio buscando revelar a tenuidade das fronteiras administrativas e possveis contradies das suas polticas pblicas urbanas.

Palavras-chave: territrio; cidade; usos; espao e polticas pblicas.

TERRITRIO E USOS DOS ESPAOS PBLICOS DA CIDADE DE ILHUS BAHIA Introduo

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

Ilhus uma cidade litornea adaptada ao turismo e conhecida internacionalmente pelos livros do escritor Jorge Amado e emancipada em 1881, aps sucessivos desmembramentos da capitania de So Jorge dos Ilhus. Est inserida na Regio Administrativa do Litoral Sul da Bahia e se consolidou efetivamente com a cultura do cacau, que em 1890 ganhou status de monocultura, tornando-se responsvel pelos melhores resultados da exportao para o Estado da Bahia durante o seu apogeu (ANDRADE, 2003).

Ilhus, dialeticamente falando, um espao de contradies. O municpio e a sede administrativa, juntos formam uma unidade territorial que representam um espao legalmente reconhecido pelo Estado e federao brasileira. Entretanto, a populao e a dinmica econmica e poltica exerceram papel desestabilizador dessa unidade, levando mudanas no territrio. Apesar de compreender formao territorial e o uso dos espaos pblicos como duas categorias distintas na anlise espacial, nossa idia aproxim-las, j que nesse caso em particular, existe um ponto de convergncia que a compreenso do municpio de Ilhus. Portanto. o objetivo desse trabalho mostrar historicamente como ocorreu a formao territorial de Ilhus, e comentar sobre o uso dos espaos pblicos da cidade, tendo como referncia as praas. Os procedimentos metodolgicos sero realizados a partir de anlise documental do Plano Diretor Participativo de Ilhus (PDPI, 2006), adquirido junto Prefeitura Municipal de Ilhus; de descries baseadas na observao do funcionamento e uso das praas do centro da cidade, utilizadas nesse ensaio como smbolo representativo do espao pblico; do documento elaborado pela Superintendncia de Estudos Econmicos e Sociais da Bahia (SEI, 2003), que versa sobre a evoluo territorial e administrativa do Estado da Bahia; de Mapas elaborados a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE, 2007); assim como bibliografias que ajudem a compreender a formao territorial de Ilhus e o uso dos espaos pblicos. As praas pblicas nesse estudo tm importncia singular por compor e acompanhar a dinmica da cidade e de certa forma tambm ser alvo de territorialidades diretas nos seus espaos. Buscar-se- metodologicamente reunir dados histricos sobre o territrio de Ilhus, e estabelecer o dilogo entre essas informaes e o discurso terico pautado no uso do

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

territrio. Mostrando a tenuidade das fronteiras administrativas e buscando a relao entre as informaes. Elucidar como ocorre o processo de usos do espao pblico tomando como referncia simblica o uso das praas pblicas do centro da cidade na tentativa de dar conta dos objetivos propostos neste trabalho.

A formao territorial do municpio A formao das primeiras vilas e cidades no Brasil remonta os tempos do descobrimento e a forma de ocupao criada a partir das Capitanias Hereditrias e Sesmarias. O municpio de Ilhus formado a partir da doao de terras, feitas por D. Joo III em 1534 ao fidalgo Jorge de Figueiredo Correia. Suas timas condies geogrficas, permitindo aproximao tranqila das caravelas (meio de transporte da poca) e tambm a fcil implantao das fortificaes para a defesa foram condio precpua, regra de manuteno e sobrevivncia da vila, marcando tambm o estabelecimento de outras capitanias (ANDRADE, 2003) e (BARROS, 2004). Mas a vila de So Jorge dos Ilhus teve suas particularidades na constituio do seu municpio e sede administrativa. A princpio a Capitania de So Jorge dos Ilhus (fig.01) eram terras que se estendiam da ponta meridional da Ilha de Itaparica (prximo atual cidade de Salvador) at a barra do rio Jequitinhonha (atualmente municpio de Belmonte) e adentrando o continente pelo serto em terra firme mesma largura, ou quanto pudesse entrar e fosse domnio da Coroa portuguesa, conforme relata (BARBOSA, 2003, p. 24). Sendo assim, a Capitania de So Jorge dos Ilhus, que obedecia aos limites estabelecidos no Tratado de Tordesilhas, se estendiam at onde, hoje, so os estados de Tocantins e Gois. Jos Carlos Vinhes em sua obra sobre Ilhus mostra o quanto importante comparar as mudanas de dimenso territorial, da Capitania, e o que ocorreu at a formao do municpio. interessante comparar essa imensido territorial, com as dimenses atuais do municpio de Ilhus, aps sucessivos desmembramentos que ocorreram (VINHES, 2001, p.33-34). Outra inferncia importante sobre a capitania se referia geografia. A localizao era sempre comentada pelos historiadores citando a abundncia dos recursos hdricos, a vegetao exuberante e a possibilidade de prosperidade do lugar.

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

Toda Capitania era abundantssima de mananciais, sendo as chuvas mui freqentes; e o terreno, montanhoso e coberto de vegetao vigorosa, prometia a este distrito, quando bem cultivado, toda sorte de riqueza e de prosperidade (BARROS, 2004, p.50).

Figura 01: rea subscrita da extinta Capitania de Ilhus e em destaque municpios criados posteriormente.

A formao territorial de Ilhus nos coloca diante de situaes anteriores legislao vigente e a elaborao de conceitos e a apreenso sobre o uso do territrio tratado por (SANTOS, 1994; SANTOS e SILVEIRA, 2001; SILVA, 2006; BONFIM, 2009), pois a posse das terras era feita atravs de Carta Rgia emitida pelo Rei de Portugal e no existiam tcnicas precisas de demarcao de reas, nem reflexes sobre o uso do territrio. Ou seja, apesar da relao de poder, a posse territorial era subjetiva e deliberada.

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

A formao de um sistema de Governo Geral no Brasil substituiu a doao de capitanias por sesmarias, que eram reas de terra infinitamente menores, contribuindo com a fragmentao do territrio. Outro aspecto relevante identificado na constituio brasileira de 1824, atravs da lei 1996/22, que facultou s provncias subdividirem seus territrios, o que antes dependia do poder central (SEI, 2003). Isso provavelmente foi o comeo do fim para formao de um municpio to grande como o da capitania de Ilhus pretendia ser. Partindo para uma anlise mais contempornea, houve uma fragmentao do territrio, do poder e o uso tambm foi pulverizado. No era mais uma capitania e um donatrio, mas, vrios donos de terras produzindo, articulando suas demandas e ampliando sua influncia e poder. E o poder (Donos de Terras), sempre esteve presente no Poder (Estado) e na produo do espao enquanto formao do territrio representado por fronteiras. Raffestin (1993) faz uma distino que elucida a diferena entre Poder (Estado) e o poder que aqui nos atribumos (donos de terras). O primeiro e mais fcil de cercar porque se manifesta por intermdio dos aparelhos complexos que encerram o territrio, controlam a populao e dominam os recursos (ibidem, p. 52). J o segundo poder se esconde por traz do primeiro e se manifesta por ocasio da relao (ibidem, p. 53), dessa forma, mais difcil de identificar e questionar sua atuao. O mapa (fig. 02) apresentado, mostra a configurao e os limites atuais do municpio de Ilhus com destaque para a mancha urbana, mostrando a quanto se resumiu a capitania aps seus desdobramentos ao longo de cinco sculos de dinmica territrial desse espao.

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

Figura 02: Localizao do municpio de Ilhus BA. Fonte: IBGE (2007) Elaborao: GES, L. M. (2010)

. O germe da formao de lugarejos, vilas, municpios e cidades tiveram participao massiva dos ciclos de produo ou especializao produtiva, pois isso contribuiu para que aventureiros e forasteiros se instalassem nos lugares em busca de melhores condies de sobrevivncia. Muitos municpios se formaram a partir de vilas ou distritos que com o passar dos tempos foram se desenvolvendo economicamente e irradiando seu crescimento a partir de um

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

ncleo central em todas as direes, e por questes de poder poltico, requerendo sua autonomia territorial em relao ao municpio que estava filiada. De acordo com Galli (2009, p.43), No territrio brasileiro as especializaes territoriais assumem a forma do municpio, sobretudo pelo poder poltico do local, que torna uma atividade econmica qualquer como imagem-produto de sua cidade. Ilhus e muitas outras cidades da regio que se formaram posteriormente tiveram sua imagem associada cultura do cacau e a criao de gado. Nesse caso em particular, Ilhus foi zona fomentadora na difuso e formao de novos municpios, pois, desde a sua condio de sede primria da antiga capitania e em seguida sendo nomeada comarca distrital, teve o seu poder diminudo e acabou perdendo rea territorial, concedidas pelo Estado na formao de novos municpios. Somente a capitania de So Jorge dos Ilhus foi responsvel pela formao de cinquenta e cinco novos municpios (SEI, 2003). Logicamente que isso no aconteceu de forma passiva, muitos foram os embates polticos na defesa territorial do municpio.

Os usos dos espaos pblicos na cidade Para se falar em uso do espao pblicos primeiro cabe entender como se constitui esse espao. Grosso modo poderiamos conceitu-lo como espaos de convivncia social, no entanto, quando se faz um trabalho de empiricizao o espao pblico ganha conceitos mais consistentes. Leite (2004), falando sobre a poltica dos usos diz que a convergncia entre as categorias espao e ao que permitem a existncia de um espao pblico. Essa interseco no resulta de um mero somatrio de categorias distintas, mas deve ser compreendida como resultante da convergncia prtica entre o exerccio de uma sociabilidade pblica e os espaos que por ela so construidos (ibidem, p. 287). pautado nesse discusso que elegemos a praa. Sabemos que h uma necessidade de o homem relacionar-se com o meio e com outros de sua espcie. As praas pblicas so um recorte das cidades propcio a atender essa demanda, pois possuem locais de encontro e interao entre os seus frequentadores quando se compartilha o mesmo banco de uma praa e se desfruta a mesma paisagem. As paisagens das praas so cheias de significados, pois no decorrer do tempo e da histria das cidades, elas esto sempre mudando. Com isso, seu contedo est sempre precisando ser desvendado pelo pesquisador e observador. Luchiari (2001, p. 13) diz que:

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

tomada pelo indivduo, a paisagem forma e aparncia. Seu verdadeiro contedo s se revela por meio das funes sociais que lhe so constantemente atribudas no desenrolar da histria. Formalmente o uso do espao pblico est subescrito nas polticas pblicas das cidades, de forma elementar para pequenas cidades e formalizado a partir do plano diretor urbano, obrigatrio todos os municpios com mais de vinte mil habitates segundo o artigo 182 da constituio federal de 1988 (BRASIL, 2010). Ilhus uma cidade que desde a dcada de 1930 traa planos diretores com vistas ao melhor funcionamento da cidade: Plano Da Rin, 1933; Plano Queiroz, 1936; O PLAMI, 1969; Plano Prochinik, 1977; O PUB, 1979 (revisado em 2001 para adequar-se ao Estatuto da Cidade); e o PDPI, 2006; (OLIVEIRA, O. M. G. 2008, p.96) Para dar corpo a essa discusso foram escolhidas cinco praas pblicas: Praa Cairu, Praa Ruy Barbosa, Praa Castro Alves, Praa Don Eduardo e Praa J.J. Seabra, justificadas pela relao do uso e apropriao que a populao faz desses lugares. Os usos do espao pblico esto subentendidos em quase todo Plano Diretor Participativo de Ilhus (PDPI, 2006), no entanto, aqui pontuamos, apenas alguns, relevantes e que podem ser comentados atravs do uso das praas. Um dos temas descritos no plano diretor se refere Poltica Urbana. O artigo n8, fala da importncia dos espaos pblicos, com reas insubstituveis para a expanso da vida coletiva. Das praas avaliadas, trs delas esto cumprindo sua funo nesse quesito, atravs de festas populares, comcios, campanhas de vacinao, shows, feiras e apresentaes de teatros realizadas em seus espaos. Isso so eventos que se realizam no decorrer do ano, principalmente entre os meses mais quentes. O artigo n9, tambm referente Poltica Urbana e versa sobre a elevao da qualidade de vida do cidado, promovendo a incluso social e reduzindo as desigualdades. Deve se comentar que o centro da cidade, composta de residncias de classe mdia/alta e casas comerciais, no tem espao para a populao de baixa renda. No entanto, as praas como espaos pblicos que a priori no distigue classes sociais, permitem que outros faam uso do espao pblico (os ambulantes, a baiana do acaraj, o flanelinha, o mendingo, etc...). nesse ponto somente a Praa Ruy Barbosa no atende essa demanda, est abandonada e necessitando ser revitalizada.

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

Outra proposio do PDPI fala sobre o Desenvolvimento Humano. Em seu artigo n34, diz que a distribuio de equipamentos e servios sociais deve respeitar e privilegiar as reas de urbanizao precria. Isto , contemplar os bairros pobres da cidade. Segundo contato com um dos articuladores do setor de planejamento e que trabalhou na elaborao do PDPI do municpio, todos os loteamentos aprovados pela prefeitura deve reservar 10% para criao de reas verdes. Mas a maioria dos bairros pobres que se formam no so fruto de loteamentos aprovados e sim reas que no deveriam ser ocupadas pela populao. Da quase impossvel pensar em reas verdes ou praas, em espaos residuais, muito menos estrutur-las, o que seria de responsabilidade da prefeitura. Na seo que versa sobre a Poltica Municipal de Assistncia Social, o artigo n49, fala da promoo de recursos e ateno, garantindo proteo e incluso social da populao no circuito dos direitos da cidadania. Nesse quesito as informaes colhidas junto as bancas de revista e taxitas que trabalham nas praas, apenas a praa J.J. Seabra tem recetemente sido utilizada para campanhas de vacinao e dia da conscincia do meio ambiente. O plano diretor do municpio, quando comenta sobre a Poltica Municipal de Cultura, em seu artigo n55, enfatiza que deve haver a promoo da ocupao cultural dos espaos pblicos da cidade. Ainda fazendo o contra ponto com as praas, somente as praas Ruy Barbosa e Cairu, no se esquadram nessa ocupao, mas por motivos distintos. A primeira pelo abandono e a segunda por se localizar em uma rotatria de alto fluxo de veculos, o que dificulta o acesso e elaborao de eventos. Na seo que fala das Operaes Urbanas Consorciadas, o artigo n173, cita a criao ou ampliao de espaos abertos de uso e gozo pblico. Atualmente apenas a Praa Cairu tem sido alvo dessa adoo ou operao consorciada atravs da parceria da prefeitura com uma rede de supermercado da cidade. Essa parceria pblico/privado no trato e controle de alguns espaos como praas e outros logradouros de uso coletivo, ainda so modelos embrionrios de gesto do espao pblico no municpio estudado e, portanto, objeto de investigao mais aprofundado em outra etapa da pesquisa. Ainda este artigo n173, comenta sobre a recuperao e revitalizao de equipamentos e espaos degradados fsica ou socialmente e que se encontram subutilizados. Das praas visitadas e verificadas, apenas a Praa Ruy Barbosa, se enquadra nessa categoria de espao subutilizado.

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

As proposies do PDPI so ideais, no entanto, o conhecimento sobre a cidade nos permite inferir que h uma contradio tcita entre formalizao documental e a interveno efetiva nos espaos pblicos da cidade de Ilhus. Dentre os pontos que foram abordados foram destacados os seguintes: ser que podemos dizer que o PDPI est sendo aplicado na gesto dos espaos pblicos da cidade? Ou ainda, quais so os empecilhos para que determinadas aes saiam do papel e possam ser executadas? Esperamos que em outra etapa da investigao, alm das perguntas levantadas algumas respostas e revelaes tambm possam aparecer.

Consideraes Finais Provavelmente falsa a idia de que quanto maior o territrio, maiores so as possibilidades de problemas estruturais e de gesto. Nesse sentido, retorna as preocupaes com o territrio fundamentado nos seus usos, como diria Santos (1994, p. 15) o uso do territrio, e no territrio em si mesmo que faz dele objeto de anlise social. Pautado nisso, consideramos que o municpio de Ilhus, mesmo com toda perda territorial, reduo da rea demogrfica do municpio e conflitos provenientes dessa mudana, no deixou de somar problemas relacionados sua ocupao e usos dos espaos pblicos. possvel que as entrevistas como parte integrante da pesquisa e que ainda no foram realizadas, nos ajude a entender e fazer proposies para melhoria dos usos dos espaos pblicos da cidade. A observao direta nos permite dizer que a cidade de Ilhus reproduz o que acontece em todas as outras cidades brasileiras em funo dos interesses das elites proprietrias do pas, responsveis por um modo hegemnico de produo do espao, a especulao imobiliria e a m distribuio renda so provas disso.

BIBLIOGRAFIA: ANDRADE, M. P. Ilhus: passado e presente. 2 ed. Ilhus: Editus, 2003. 144p. BARBOSA, C. R. A. Notcias Histricas de Ilhus. 4ed. Ilhus: Grfica e editora Mesquita Ltda, 2003. 226p. BARROS, F. B. Memrias sobre o municpio de Ilhus. 3ed. Ilhus: Editus, 2004. 163p. BONFIM, N. R. Noo Social de Territrio: em busca de um conceito didtico em geografia: a territorialidade. Ilhus: Editus, 2009. 101p.

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

10

BRASIL, Constituio da Repblica Federativa do. 1988. Disponvel em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituiao.htm. Acesso em: 08 Junho 2010. GALLI, T. B. Uso do territrio e fronteiras internas: o caso da proposta de redesenho fronteirio do municpio de Holambra. 2009. 205 f. Tese (Doutorado) Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geocincias, Campinas, 2009. LEITE, R. P. Contra-usos da cidade: lugares e espao pblico na experincia urbana contempornea. Campinas, SP: UNICAMP; Aracaju, SE: UFS, 2004. LUCHIARI, M. T. D. P. A (Re) Significao da Paisagem no Perodo Contemporneo. In: ROSENDAHL, Z. CORRA, R. L. (org.). Paisagem, Imaginrio e Espao. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. 228 p. OLIVEIRA, O. M. G. A expanso urbana da cidade de Ilhus Bahia e a ocupao dos Manguezais: o caso do bairro So Domingos. 2008. 205 f. Dissertao (Mestrado) Universidade Federal da Bahia. Escola Politcnica, 2008. PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO DE ILHUS. Secretria de Planejamento, Ilhus: 2006. 151p. RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. So Paulo: tica, 1993. 269p. SANTOS, M. O retorno ao territrio. In: SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L.; SOUZA, M. A. A. (orgs) Territrio, Globalizao e Fragmentao. So Paulo: Hucitec, 1994. SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: territrio e sociedade no incio do sculo XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001. 471p. SILVA, S. B. M.; SILVA, B. C. N. Estudos sobre globalizao, territrio e Bahia. 2 Ed. Salvador: UFBA, 2006. 216p. Superintendncia de Estudos Econmicos e Sociais da Bahia (SEI). Evoluo territorial e administrativa do Estado da Bahia: um breve histrico. Salvador: SEI, 2003. VINHES, J. C. So Jorge dos Ilhus: da capitania ao fim do sculo XX. Ilhus: Editus, 2001. 352p.

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

11

S-ar putea să vă placă și