Sunteți pe pagina 1din 55

CENTRO DE TECNOLOGIA DA UFPB DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA CONSTRUO CIVIL CURSO DE BARRAGENS

UNIDADE I CONSIDERAES BSICAS SOBRE O BARRAMENTO

NDICE DA UNIDADE I 1.1 DADOS GERAIS .1 CONCEITO DE BARRAGEM .2 INFORMAES HISTRICAS .3 FINALIDADES DO BARRAMENTO .4 NECESSIDADE DO BARRAMENTO 1.2 CLASSIFICAO DAS BARRAGENS .1 - CONSIDERAES GERAIS .2 BARRAGENS DE TERRA .3 - BARRAGENS DE ENROCAMENTO .4 BARRAGENS DE CONCRETO .5 CONCEITUAES DA COMISSO BRASILEIRA DE BARRAGENS 1.3 ELEMENTOS DO SISTEMA DE BARRAMENTO .1 CONSIDERAES .2 BACIA HIDROGRFICA .3 BACIA HIDRULICA .4 BARRAGEM PROPRIAMENTE DITA .5 OBRAS COMPLEMENTARES 1.4 FATORES PREDETERMINANTES DE DADO TIPO DE BARRAGEM .1 - CONSIDERAES .2 CONDIES TOPOGRFICAS .3 CONDIES GEOLGICAS .4 MATERIAIS DISPONVEIS .5 CARACTERSTICAS DO VERTEDOR 1.5 DIRETRIZES PARA O PROJETO DE BARRAMENTO .1 CONSIDERAES SOBRE O PROJETO .2 INVESTIGAES NECESSRIAS AO PROJETO .3 ASPECTOS FSICOS INVESTIGADOS .4 ELEMENTOS GERAIS DO PROJETO .5 FORMULAO DO PROJETO 1.6 NOTAS SOBRE BARRAGENS BRASILEIRAS .1 TIPOS MAIS USADOS .2 FINALIDADES PRINCIPAIS .3 MAIORES BARRAGENS BRASILEIRAS .4 DADOS GERAIS SOBRE BARRAGENS EM OPERAO

1 1 4 6

7 8 11 13 21

24 24 25 29 32

34 34 35 37 37

38 39 39 40 41

43 44 44 45

Unidade I - Consideraes Bsicas Sobre o Barramento 1.1 - Dados Gerais 1 - Conceito de Barragem Denomina-se barragem ao elemento estrutural construdo transversalmente ao curso dgua, com o objetivo principal de reter ou represar as guas do mesmo, a fim de atender necessidades especficas. Essas estruturas so obtidas atravs de deposio ordenada e racional de materiais diversos constituindo aterros flexveis (terrosos e rochosos) ou muros rgidos (alvenaria argamassa, concreto simples, concreto armado, etc). 2 - Informaes Histricas A primeira barragem da qual se tem conhecimento foi construda na antiga Caldeia, no Rio Tigres, provavelmente a 4.500 anos a C. e com base numa inscrio feita em placa de argila, teria sido de terra, com ncleo de madeira. Tambm h registros de uma barragem construda no Rio Nilo, perto de Menfis, h 4.000 anos aC. Esta teria sido de alvenaria de pedra e se supe, com altura inferior a 15 metros e comprimento em torno de 450 metros. Foi no Egito, segundo os registros, que se construiu mais barragens na era anterior Crist. Na nossa era, o grande percursor, principalmente de estruturas de terra, foi a ndia. Tem-se informaes de um grande nmero de barragens tambm de terra, construda pelos Romanos, destinadas abastecimento pblico. Em seguida cita-se os Espanhis e rabes (durante a dominao Espanha) como grandes construtores de obras de barramento, incluindo-se diversas em alvenaria de pedras argamassada. Os ingleses, no Egito, construram muitas destas obras, e entre outras,a famosa barragem de Assuam, no Rio Nilo. Tambm se destacaram como grandes construtores os Franceses, Alemes e Russos. Finalmente, os Estados Unidos, a partir do sculo XVIII aceleraram e desenvolveram processos construtivos, inclusive introduzindo a estrutura de enrocamento e dando forte impulso as barragens de concreto. Em resumo, considerando grandes obras (altura igual ou superior a 15 metros), at 1970, estavam em operao, em todo o mundo, 78.000 barragens de diversos tipos e, em processo de construo, 1.200 outras. A ttulo de ilustrao cita-se as 10 maiores barragens realizadas at 1978, acrescendo-se tipos de estrutura altura em metros e pases proprietrios. (Q 1.1)
Q I - I MAIORES BARRAGENS DO MUNDO Nome da Barragem Nurek Grand Dixense Inguri Vajont Mica Sayany Mauvoisin Oroville Chivor Blakar Tipo da Estrutura Terra Gravidade Arco Arco Terra Arco Arco Terra Enrocamento Gravidade Altura 317 285 272 262 242 242 237 236 230 226 Pais Prop. Rssia Sua Rssia Itlia Canad Rssia Sua Est.Unidos Colmbia ndia

Em termos nacionais, a construo de barragens de maior importncia teve incio no presente sculo exceo feita a Barragem de Marmelos concluda em 1883 nas proximidades de Juiz de Fora - MG. Essa obra foi realizada com materiais terrosos e destinava-se a abastecimento. Em 1901 foi concluda a Barragem Edgard de Souza em So Paulo, objetivando a gerao de energia. Esta barragem foi construda em concreto conforme planta da figura 1.1. Em 1955 ela foi alteada para aumento de produo.

Vertedouro

Tiete

Barragem

Usina Geradora

Rio

Figura I.1 - Planta esquematica da Barragem Edgard de Souza no Rio Tiete

Ainda nos primeiros anos do presente sculo, incentivado pelo programa de implantao de reservatrio para combate s secas, foram concludas as Barragens Cedro I (1906) e Acara Mirim (1907) ambas no Cear. A partir da, muitas barragens comearam a ser projetadas no Brasil, destacando-se entre outras as Barragens de Trs Marias (1957) no Rio So Francisco - MG, e Furnas (1958) no alto do Rio Grande, ambas, para regularizao e gerao de energia. Considerando-se a ordem cronolgica de alturas seguidamente maiores, relaciona-se as primeiras Barragens Brasileiras (ver Q.1.2). Em fase de construo, implanta-se o sistema ITAPU cujos parmetros principais so: Altura mxima da barragem 176 m Comprimento Total 1.500 m Volume da Estrutura 11.500.000 m3 Volume de Armazenamento 29x109 m3 Produo Prevista para Geradores 12.600MW

_____________________________________________________________________ 1.2 - Maiores Barragens (em ordem cronolgica) Nome da Barragem Ano de Construo Altura em Metros Rio das Pedras 1909 32 Ituparanga 1914 38 Pedras 1926 51 Mal. Mascarenhas de Morais 1956 72 Trs Marias 1960 75 Furnas 1962 127 Rio Verde 1979 150 So Flix (em final de obras) 160

Casa de Fora Barragem de Gravidade

Paran

Barragem de Enrocamento

Vertedouro

Barragem de Terra

Barragem de Terra

Rio

Figura I.2 - Planta Baixa da Barragem de ITAIPU - Iguau - Paran

Em termos relacionais particularmente no Estado da Paraba foram construdas muitas barragens geralmente para abastecimento pblico. Os principais projetos, enumerados na ordem cronolgica, de maiores alturas, so:

1.3 - Barragens do Estado da Paraba Nome da Barragem Localizao Tipo de Est. Ano de Const. Bodocong Campina Grande Terra 1917 Cedro II Princesa Isabel Terra 1918 Macap Princesa Isabel Terra 1923 Piles Antenor Navarro Terra 1933 Soledade Soledade Terra 1933 Eng. vidos Cajazeiras Enrocamento 1936 Estevo Marinho Curemas Terra 1943 Me D'gua Curemas Gravidade 1956 Boqueiro da Boqueiro Terra 1956 Cabaceiras

Alt. 15 15 16 17 20 47 50 50 56

Macico de Enrocamento

Piranhas

Vertedouro

Rio

Figura I.3 - Barragem Engenheiro vido - Cajazeiras - PB Irrigacao, piscicultura e controle de cheias

A ttulo de ilustrao cita-se as atuais maiores barragens brasileiras em volume dgua represada, altura e comprimento da crista so respectivamente Sobradinho (Rio So Francisco) com 31 bilhes de m3, So Flix (Rio Tocantins) com 160 metros e Itumbiara (Rio Paraba) com 6. 776 quilmetros.

3 - Finalidades do Barramento Tendo em vista que a construo da barragem objetiva reter ou represar as guas de um curso natural a fim a fim de atender uma ou mais necessidades do homem, considera-se como finalidades de barramento, a utilizao final do sistema barragem-reservatrio de acumulao. As primeiras so:

a) Abastecimento pblico e/ou industrial. Requerido para fornecer uma dada vazo mdia diria a comunidades e parques industriais, a partir de estimativas de consumo. b) Gerao de energia Mecnica e Eltrica. A partir da necessidade de elevar gua ou movimentar turbinas e geradores quer pelo fornecimento de uma vazo constante quer pelo aumento da lmina hidrulica natural do curso dgua. c) Regularizao da vazo de um rio. A partir da necessidade da manuteno de uma certa lmina mdia principalmente para atender a navegao fluvial e vazo mnima para despejos industriais. d) Defesa contra inundaes. Requerido para reduo do transbordamento dos rios por ocasio de grandes enchentes, a partir do aumento verificado na base da onde de cheia (ver fig. 1.4).

Fig. 1.4 Atenuao da onda de cheia e) Desvio do curso dgua. Necessrio nas construes de barragens em rios perenes, projetos de irrigao, aproveitamento de estaes de tratamento, etc. f) Recepo de resduos. Para o caso de atendimento a afluentes de esgoto e/ou despejos industriais. g) Controle de assoreamento. Necessrio em obras auxiliares e projetos maiores, implantados em regies de altos ndices de arrasto slido. h) Recreao. Para atender programas de lazer, clubes aquticos, etc.

Barragem de gravidade

Rio Tapacur

Barragem de terra

Comporta Mvel

Vertedouro

Figura 1.5 - Barragem Tapacur - Recife - PE. Abastecimento e defesa contra inundaes.

4- Necessidade do Barramento Em todos os casos analisados, o sistema dever fornecer uma dada vazo de demanda ou de captao, manter uma lmina jusante ou na seco de operao e/ou oferecer em dado volume armazenvel. Caso a lmina do curso dgua e/ou sua vazo natural no atendam os parmetros requeridos faz-se necessrio o barramento. No grfico da figura 1.6, pode-se visualizar esse problema, considerado QC uma dada vazo necessria de utilizao e manuteno de uma lmina pr-fixada e comparando-a as vazes mxima (Q mx) e mnima (Qmin) no hidrograma do rio.
Q

Qmx

Qmd Qc

Qmn I II III Figura I.6 - Hidrograma de um Rio Perene t

Observando-se a Fig: 1.6 pode-se verificar: a - Se QC < Qmin o curso dgua atende a demanda, em condies naturais. Nesse caso, basicamente, desnecessrio o barramento. b - Se QC > Qmin, durante parte do tempo haver dficit no fornecimento sendo ento necessrio o barramento. Ocorre ainda a necessidade de barramento no caso de QC < Qmin, se requeira uma lmina mais elevada para atendimento a cota mnima de tomadas dgua, desvios para irrigao em mudana do curso natural. c - Se QC > Qmd, o barramento no resolve o problema.
6

1.2 - Classificao das Barragens 1 - Consideraes Gerais Para fins didticos costuma-se classificar as barragens em trs grupos abrangentes, a partir de elementos caractersticos ou de utilizao. A seguir enumerase cada um destes grupos e suas divises principais: a - Primeira: Quanto a destinao final: a1 - Barragem de Armazenamento: Destinada a reter as guas no perodo de cheia para utiliz-las no perodo de estiagem. So empregadas para sistemas de abastecimento, gerao de energia e projetos de irrigao. a2 - Barragem de Derivao: Construda para proporcionar a necessria elevao da lmina dgua, objetivando desviar o curso dgua, atender os canais de irrigao e fornecer cota hidrulica adequada a determinados problemas. a3 - Barragem de Regularizao: Construda para retardar a passagem das ondas de cheia, armazenando os excessos correspondentes ao perodo de enchentes de forma a evitar o transbordamento da calha fluvial a jusante e permitir a manuteno de uma dada vazo controlada ou regularizada, principalmente para melhorar a navegao fluvial. b - Segundo: Quanto a posio relativa do nvel vertente: b1 - Barragens vertedoras ou submersveis: projetada para descarregar as guas excedentes, por sobre o corpo da estrutura que dessa forma deve ser de materiais resistentes a eroso. b2 - Barragens no vertedoras ou insubmersveis: Projetadas com uma elevao adicional no corpo da estrutura, em relao ao nvel mximo de gua represada de forma a evitar o transbordamento da gua excedente por sobre esse corpo. Essa particularidade permite o emprego de materiais granulares, coesivos ou no, desde que devidamente protegida dos efeitos erosivos da gua represada ou das guas pluviais.
NA

Barragem no vertedora Tapacur (Recife - PE)

Barragem Vertedora Itaja Oeste (Tai - SC)

Figura I.7 - Exemplos de Barragens do 2 Grupo

Em geral aproveita-se as particularidades caractersticas destas barragens numa nica estrutura com o trecho submersvel servindo de vertedor. Dessa maneira

tem-se uma estrutura mista, podendo inclusive ser a parte insubmersvel em enrocamento, terra ou associaes concreto/ enrocamento e concreto/ terra (Ex. Barragem ITUMBIARA - Itumbiara - MG, fig. 1.8)

Barragem de Terra

Rio Paranaiba

Barragem de Gravidade

Barragem de Terra

Vertedouro

figura I.8 - Barragem de Itambiara (Itumbiara - MG)

c - Terceiro: Quantos aos materiais predominantes no macio (processo de classificao mais geral e significativo pois leva em conta os materiais que formam a estrutura principal): c1 - Barragens de terra c2 - Barragens de enrocamento c3 - Barragens de concreto Devido a importncia e propriedade deste processo de classificao analisa-se cada tipo isoladamente a fim de detalhar as sub-divises do mesmo. Assim tem-se:

2 - Barragem de Terra Construdas predominantemente com materiais terrosos (solos, pedregulhos, e mataes) fato que possibilita o aproveitamento desses elementos em seu estado natural alm de formar uma estrutura capaz de acomodar-se s solicitaes de base, o que as torna de uso possvel para qualquer tipo de fundao. As barragens de terra se subdividem em diversos tipos com relao aos processos construtivos e deposio dos materiais granulares. Os mais comuns so: c 1.1 - Barragem de Aterro Compactado: Cujo corpo ou macio obtido pela deposio dos materiais granulares em camadas de espessura definida e compactadas individualmente de acordo com condies pr-estabelecidas. Este tipo pode ainda ser dividido em: 1 - Aterro Homogneo: Caracterizada pela predominncia de um nico material de constituio do aterro (fig: 1.9)

Enrocamento de proteo NA

LE

Dreno de p NA Enrocamento de proteo LE Dreno de p (b)

(a)

Figura I.9 - Barragem de aterro Homogneo (a) Arroio Duro (Rio Arroio - RS); (b) Itutinga (Rio Grande - MG)

2 - Aterro Homogneo Modificado: Caracterizado pela ocorrncia de trechos constitudos de materiais de granulometria grossa (pedregulho, areia e brita) convenientemente dispostos, formando o sistema de drenagem interna da barragem como mostram as figuras 1.10 (a) e (b) que objetiva reduzir a faixa saturada do macio (baixar a linha fretica) e dirigir adequadamente o fluxo dgua percolado.
LE Enrocamento de proteo do talude NA Dreno vertical

Dreno de p

Terreno Natural

(a)

Enrocamento de proteo do talude horizontal (Rip-rap) Filtro de Transio

Dreno Interno

Enrocamento de proteo

(b)

figura I.10 - Barragens de Aterro Homogneo Modificado (a) Terzaghi (Rio Vigrio - RJ); (b) Xavantes (Rio Paranapanema - SP)

3 - Barragens Zoneadas ou Zonadas: Construdas com materiais de diversas granulometrias, dispostos em seces longitudinais bem definidas. Os materiais mais

finos so dispostos na parte central do macio, constituindo o elemento de impermeabilizao (ncleo) e os de granulometria mais grossa, dispostos deste ncleo para as laterais (taludes) formando transies denominadas abas ou espaldares (fig: 1.11 (a) e (b).

LE NA RIP RAP Ncleo Argiloso Filtro de Transio

Tapete Drenante Dreno de P Aterro Misto Enrocamento

Aterro Misto Enrocamento

Aterro Misto Aterro Misto

(a)

LE NA Enrocamento Transies

Areia Grossa e Cascalho Enrocamento

NA

(b)

figura I.11 - Barragens Zonadas: (a) SOBRADINHO (Rio So Francisco - Juazeiro - BA) (a) ITAJAI SUL (Rio Itajai Sul - Ituporanga - SC)

Devido as naturais condies de reforo a estabilidade do ncleo argiloso e melhor posicionamento da linha fretica as barragens zonadas esto sendo preferidas nos novos projetos. Alm disso o aproveitamento de todos os materiais que geralmente ocorrem nas escavaes e nas jazidas ser praticamente total. Evidentemente essa afirmativa esta ligada disponibilidade dos elementos aqui referidos e fundamentalmente, a escassez de material impermevel nas proximidades do sitio da barragem. C 1.2 - Barragem de Aterro Hidrulico: Caracterizada pela conduo e deposio dos materiais granulares no corpo da estrutura, atravs de correntes lquidas dirigidas por tubulaes convenientemente dispostas no sentido longitudinal da barragem. Essa prtica permite a seleo natural do material granular depositando-se os finos no ncleo e gradativamente os de maior granulometria nas laterais da seco. Esse processo tem como inconvenincia a gerao de elevadas tenses neutras no ncleo e aps o desastre da Barragem de Fort Peck nos Estados Unidos, escorregamento do talude de jusante na fase de construo, caiu em desuso.
10

Perfil Final do Projeto Material Depositado pela Corrente

Aterro Prvio (permevel)

Granulao NA Fina Mdia Grossa

Aterro Prvio

Figura I.12 - Construo do Aterro Hidrulico

c 1.3 - Barragem de Aterro Semi-Hidrulico O processo construtivo envolve a compactao mecnica das abas a medida que o ncleo de aterro hidrulico se desenvolve. Finalizando o tpico sobre Barragens de Terra, observa-se que esse tipo no apresenta nenhuma resistncia ao transbordamento requerendo sangradouros construdos fora do corpo estrutural. Alm disso, so susceptveis eroses pluviais e ao de animais cavadores o que lhes impe permanentes cuidados quanto a manuteno e conservao. 3 - Barragens de Enrocamento So macios constitudos de fragmentos rochosos de tamanhos diversos, convenientemente dispostos, que do estabilidade a uma cortina impermevel que pode ser metlica, de concreto, de plstico ou de solo argiloso compactado. Essas barragens necessitam de fundaes resistentes a fim de evitar recalques excessivos que danifiquem o elemento de vedao. Da mesma forma que as barragens de terra, este tipo no permite o transbordamento das guas represadas, carecendo, portanto de sangradouro instalado fora do corpo estrutural. A subdiviso das barragens de enrocamento se caracteriza pelo posicionamento do sistema de vedao, da forma seguinte: c2.1 - Barragem de Enrocamento de Face Impermevel Nesta a cortina impermevel, de ao, concreto armado, ou asfalto, se apia a montante do macio de fragmentos rochosos conforme mostra a fig: 1.13

11

Transio Compactada (30 cm) NA

LE

Placa de concreto armado (cort. imperm.) Parede de Amarrao e Vedao (conc. armado) N. do Firme

Enrocamento Compactado (cam. 10m)

N. Terreno

Figura I.13 - Barragem Foz do Areia (Rio Iguau - Bituruna)

2.2 Barragem de Enrocamento de Ncleo Impermevel Ocorrem duas variaes para o tipo acima referido: 1 - Ncleo Vertical: Caracterizado pelo posicionamento da cortina de vedao segundo a normal base da estrutura, protegida convenientemente por filtros de transio que evitam a migrao de finos para o meio estrutural como se observa na fig: 1.14.
LE NA Transies Ncleo Argiloso (vertical) enrocamento enrocamento Enrocamento Prvio (ensecadeira)

Figura I.14 - Barragem Itaba (Rio Jacu - Jlio de Castilhos/RS)

2 - Ncleo Inclinado: Caracterizado pelo posicionamento da cortina, a montante da linha do eixo em posio oblqua base, como mostra a fig: 1.15

12

NA

Transies Ncleo Argiloso (inclinado)

Enrocamento

Enrocamento

Figura I.15 - Barragem FURNAS (Rio Grande - Alpinpolis - MG)

4 - Barragens de Concreto Metodologias construtivas Historicamente, as tcnicas para construo de barragens de concreto podem ser agrupadas em cinco alternativas bsicas, ao longo de seu desenvolvimento: Pedra argamassada Concreto ciclpico Concreto convencional em blocos Concreto convencional em camada estendida Concreto compactado com rolo CCR As duas primeiras alternativas de metodologias construtivas (pedra argamassada e concreto ciclpico) esto, com raras excees, ultrapassadas e abandonadas. As demais opes so atuais e a deciso por uma delas depende de fatores que envolvem: Concepo estrutural Dimenso da estrutura Custos comparativos Deve ficar entendido que, para algumas estruturas, ou parte delas, como por exemplo nas casas de fora e no vertedouro, o uso de concretos e de mtodos convencionais um imperativo. As metodologias que so discutidas a seguir levam em considerao a possibilidade de poderem ser concorrentes entre si e tambm com barragens de terra ou enrocamento. Metodologia convencional No h uma definio para esta metodologia clssica de construo de barragens, que teve incio no final do sculo XIX, tendo recebido grande desenvolvimento tecnolgico na dcada de 1930 com a construo da barragem de Hoover, no rio Colorado (EUA). De uma forma simples e objetiva pode-se resumir a tecnologia convencional de construo de barragens como: Uso de concreto convencional, com trabalhabilidade e consistncia adequadas para se amoldar s formas e envolver embutidos mediante o emprego de vibradores de imerso.

13

Uso de caambas, caminhes, correias transportadoras, cabos areos, bombas etc. para o transporte do concreto at seu ponto final (bloco).

Lanamento com camada estendida A tradicional tecnologia de lanamento do concreto massa convencional, feito em blocos de dimenses definidas e altura de camadas limitadas, passou a ser objeto de investigaes e busca de alternativas a partir do final da dcada de 1950. Com o aumento do nmero e das dimenses das barragens em construo, os objetivos bsicos desta metodologia eram: diminuir a rea de frma aumentar a velocidade dos lanamentos diminuir a mo-de-obra e aumentar mecanizao diminuir as juntas de contrao aumentar a competitividade com barragens de concreto, com barragens de terra e enrocamento Barragem de CCR Concreto Compactado com Rolo Embora haja informaes de que esta tecnologia tenha sido aplicada em bases de pavimentos ainda no final do sculo XIX, nos Estados Unidos e Canad, considerase que a tecnologia da camada estendida aplicada em Alpe-Gera, no inicio dos anos 60, seja a precursora direta do CCR para barragens. Em 1962, na barragem de Shimen, em Formosa, o ncleo de uma ensecadeira com 65,0 m de altura foi executado em CCR. Essa tcnica foi ento denominada Rolled Compacted Concrete RCC. De fato, o grande o impulso para o desenvolvimento do uso do CCR na construo de barragens se deu nos Estados Unidos, no congresso de Asilomar em finais da dcada de 1960, cujo tema principal foi Rapid Construction of Concrete Dams. A partir deste congresso, e de um trabalho nele apresentado pelo prof. Jerome R. Raphael sob o ttulo The Optimum Gravity Dam, que se deu incio ao desenvolvimento de estudos e aplicaes do CCR, cujas etapas bsicas internacionais foram: Estados Unidos, 1972 e 1973 - Corps of Engineers, Execuo de Macios Experimentais e Ensaios de Laboratrio. Paquisto, 1974 - Obra de Tarbela. Aplicao de 2,6 milhes de m3 de CCR na reconstituio de rochas erodidas (pico de 18.000 m3/dia). Japo, 1974 - Ministrio das Construes inicia programa de pesquisas, incluindo CCR, objetivando reduzir custos e prazos na construo de barragens. Japo, 1979 - Construo da barragem de Shimajigawa, com 170.000 m3 de CCR, batizado no Japo com o nome de Rolled Concrete for Dam RCD. Estados Unidos, 1984 - Projetada e construda a primeira barragem totalmente em CCR, chamada Willow Creek, com 52 m de altura, volume de CCR de 329.000 m3 e prazo de lanamento do concreto de 5 meses.

14

No Brasil A experincia brasileira na aplicao do Concreto Compactado com Rolo (CCR) em barragens teve incio em 1976, com a usina hidreltrica de Itaipu, onde foi executado um piso da oficina mecnica da empreiteira, seguindo-se, na mesma obra, a construo de macios experimentais, ensaios de laboratrio e aplicao de CCR no preenchimento de alguns acessos s fundaes da barragem. A primeira Barragem brasileira em CCR foi Saco de Nova Olinda, construda em 1986 na Paraba. O Concreto Compactado com Rolo CCR uma metodologia construtiva relativamente nova, mas que, por seu baixo custo e velocidade de construo, tem se desenvolvido rapidamente, tanto em nvel nacional quanto internacional, proporcionando barragens seguras, econmicas e durveis. A produo do CCR em geral feita em centrais dosadoras e misturadoras contnuas, resultando em uniformidade ao material produzido. O transporte feito com caminhes basculantes ou correias transportadoras, e a compactao desse tipo de concreto feita com rolos compactadores vibratrios lisos, de onde deriva o nome dessa tecnologia. Exemplos de Barragens em CCR:

Fig. 1.16 - Compactao do concreto em Acau

Fig. 1.17 - Detalhe da face de jusante

Fig. 1.18 - Vista da galeria Acau

Fig. 1.19 - Belo Jardim PE (vertedor)

Barragem de Acau - Caractersticas Finalidade: Abastecimento Proprietrio SEMARH/PB Localizao: Rio Paraba Capacidade do Reservatrio 247 x 106 m Construo: 1993 A 1995 Dimenses: altura e comprimento 79 m ; 375 m

15

Volume do Concreto CCR Consumo de Aglomerante

674 (m3x103): Cimento: 64 kg/m3 Pozolana 16 (kg/m3)

Trao tpico para CCR (80 MPa) Cimento: 70 a 80 kg/m3 gua : 110 litros AREIA + P : 900 a 1000 kg BRITA # 2 : 1400 kg

Vantagens da Barragem em CCR Concreto convencional Barragens de Terra ou Enrocamento Maior rapidez de construo (at 2 a 2,5 Menor tempo de construo (menores m/semana volumes 1:4 a 1:5) Largo uso de equipamentos Menores dimenses das estruturas das convencionais (rolos, enchedeiras, etc) tomadas d`gua (perto da barragem) Menores impactos ao meio ambiente Pode ser vertedora Custos menores Pequenas obras de desvio do rio na construo Menores impactos (menos materiais), menos trfico de caminhes, menos poeiras e cicatrizes nas reas de jazidas Menores custos; Pode ser galgada pelas guas durante a construo

Fig. 1.20 -Barragens em Enrocamento - Xing

So construdas de concreto ciclpico, concreto simples ou concreto armado e subdividem-se quando a forma pela qual a estrutura resiste aos esforos oriundos do represamento (esforos hidrostticos) e os transmite s fundaes e/ou ombreiras ou peges em:

16

c3.1 - Barragem de Gravidade - Caracterizada pelo macio constitudo de blocos concretos ciclpico ou concreto simples, que resistem aos esforos hidrostticos apenas pelo peso prprio da estrutura. E por essa razo denominada barragem de peso. A seco transversal basicamente triangular ou trapezoidal sendo a face do talude de montanha vertical, inclinada para montante ou constituda de planos, como mostram as figuras 1.16 (a), (b) e (c ).

NA

NA Galeria de Inspeo

Galeria de Inspeo

(a) Barragem Cachoeira Dourada (Rio Paranaba - GO)

(b) Barragem Jurumirim (Rio Paranapanema - SP) NA

(c) Barragem gua Vermelha (Rio Grande - Indiapor - SP)

Figura I.21 - Modelos de Barragens de Gravidade

As barragens de gravidade apresentam, em planta, a linha de eixo retilnea ou ligeiramente curva (convexidade para montante). Esta ltima variao usualmente denominada arco-gravidadade embora resista aos esforos hidrostticos apenas pelo efeito do peso prprio. Devido a largura considervel da base destas barragens (em geral a relao base altura varia entre 0,6 1,2), o empuxo hidrosttico, (sub-presso hidrosttica) atinge valores elevados, prejudiciais a estabilidade da estrutura. A barragem de gravidade requer fundaes resistentes podendo operar como barragem vertedor no todo ou em parte. Alm disso muito empregada como trecho vertedor das estruturas de terra e enrocamento, em certas condies de projeto.

17

Paran

Trecho em Terra

Trecho em Terra

Trecho em Conc. Gravidade

NA

(b) Vertedor - Perfil em Concreto tipo Gravidade

Rio
(a) Barragem ILHA SOLTEIRA - (Pereira Barreto/SP) Tipo: Misto - Terra e Concreto Gravidade

Figura I.22 - Exemplo de Barragem Mista

c.3.2 - Barragem de Contraforte: Constituda por placas (lajes) ou curvas (abbodas) que recebem numa de suas faces os esforos das guas represadas, transferindo-os a pilares de forma tringular (contrafortes) que por sua vez, transmiteos s fundaes. As barragens de contrafortes, comparadas s de gravidade requerem menor volume de concreto por metro linear (considerando-as de mesma altura). Entretanto, consomem mais cimento por m3 de concreto e necessitam de armadura.

(a) Planta Baixa

(b) Seo Transversal

Figura I.23 - Barragem Lajes (Ribeiro das Lajes - Pira - RJ)

Devido aos espaos livres entre os contrafortes, os esforos de sub-presso so menores e alm disso, esses espaos se prestem a instalao de aparelhos e tubulaes. As barragens de contrafortes, de acordo com as ligaes das lajes ou abbodas aos pilares, so classificados como: 1 - Rgidas: Caracterizada pela construo de placas solidrias aos contrafortes.
18

2 - Articuladas: Nas quais as lajes se apoiam nos contrafortes dos quais so independentes, conforme mostra a fig: 1.18

(a) Rgidas

(b) Articuladas

Figura I.24 - Detalhe da Articulao da Laje da Barragem de Contraforte

As barragens articuladas possibilitam maior flexibilidade da estrutura como um todo, favorecendo sua adequao a fundaes menos resistentes. C3.3 - Barragem de Arco: Caracterizada por apresentar em planta, seguimento longitudinal curvo (convexidade voltada para montante) e transmitir os esforos hidrostticos aos encontros ou peges. Devido a reduzida largura da base em relao as demais estruturas de concreto, esse tipo esta sujeito a menores esforos de subpresso. Entretanto, em face do efeito de arco os esforos de compresso nas ombreiras so elevadssimos o que implica haver necessidade de implant-las em vales estreitos, de encostas resistentes. A relao largura da base - altura estrutural nessas barragens chega a 0,1 o que as torna bastante esbeltas e econmicas em termos de consumo de concreto por metro linear (na direo longitudinal). Da mesma forma que as barragens de gravidade e contrafortes, estas tambm funcionam como estruturas submersveis facilitando assim, o posicionamento de vertedor. As barragens de arco so pouco utilizadas no Brasil em razo da no ocorrncia de vales adequados, em forma de V ou U, caractersticos de encostas resistentes. A fig: 1.19 mostra a barragem CAPOTE, primeira construda no Brasil (1958) do tipo arco de raio constante.

19

Figura I.25 - Barragem CAPOTE

As barragens de arco, a partir das caractersticas das curvaturas intra e extradorso, classificam-se em: 1 - Barragem de raio constante: Tipo definido por seguimentos horizontais que tm aproximadamente o mesmo raio de curvatura. Apresentam a face de montante geralmente vertical e adaptam-se bem a vales em forma de U (ver fig: 1.20)
NA

Figura I.26 - Barragem em Arco de Raio Constante

Barragem de ngulo constantes: tipo definido por seguimentos horizontais curvos com, aproximadamente, mesmo ngulo central que resulta em raios de curvatura sucessivamente maiores, a partir da base. Essas estruturas so mais adequadas e vales em forma de V para os quais mantm o efeito de arco, nas diversas cotas (ver fig: 1.21)

20

NA

Figura I.27 - Barragem em Arco de ngulo Constante

5 - Conceituaes da Comisso Brasileiras de Barragens Finalizando o tpico sobre Tipos de Barragens, seleciona-se, de acordo com a Comisso Tcnica do Comit Brasileiro de Grandes Barragens, as principais conceituaes de estrutura de barramento, observados na leitura tcnica. (Fonte: Revista Construo Pesada - 1976) 1 - Barragem Ambursem - Denominao antiga das barragens de contraforte de lajes planas. 2 - Barragem em Arco - Estruturas com curvaturas para montante que transmite a maior parte das cargas ou presses para as ombreiras, ao invs da base da barragem. 3 - Barragem Arco Gravidade - Tipo de barragem de gravidade que apresenta o seguimento longitudinal ligeiramente arqueado. 4 - Barragem Mvel - Barragem provida de uma srie de comportas, cujo objetivo regularizar vazes ou nveis dgua a montante, sem caracterizar a formao do reservatrio. 5 - Barragem Contraforte - Estrutura constituda de uma face (montante), impermevel apoiada a intervalos por uma srie de suportes denominados contrafortes. 6 - Barragem de Peso Aliviada - Barragem de gravidade estrutura vazada tornando-se basicamente uma barragem de contrafortes independentes. 7 - Barragem de Concreto - Estrutura constituda de areia natural ou artificial e agregado grado, misturados com cimento portland ou similar. 8 - Barragem em Arco com ngulo Constante - Tipo de barragem no qual cada seguimento horizontal tem aproximadamente o mesmo ngulo central resultando no mesmo raio de curvatura junto a base. 9 - Barragem em Arco com Raio Constante - Tipo caracterizado por seguimentos horizontais que tem aproximadamente o mesmo raio de curvatura. 10 - Barragem de Concreto Ciclpico - Tipo de gravidade constituda de pedra de mo ou maiores, transportadas com guindastes, argamassadas com concreto. 11 - Barragem de Derivao - Estrutura cuja principal funo desviar a gua de um curso dgua para a tabulao, canal, tnel o ou outro curso dgua, possu indo acumulao nula ou desprezvel. 12 - Barragem em Arco com Dupla Curvatura - Barragem em arco, esbelta, curvada no plano vertical. Sua seco transversal apresenta usualmente a parte

21

superior projetada para jusante, enquanto a parte central se projeta para montante. tambm denominada Barragem Abboda. 13 - Barragem de Material Natural - Estrutura construda de materiais naturais escavados e colocados sem adio de quaisquer ligantes no inerentes ao prprio material natural. Tais materiais so normalmente obtidos junto ou perto do stio da barragem e usualmente referidos pelo tipo: terra, enrocamento ou aterro hidrulico. 14 - Barragem de Laje Plana - Tipo de contraforte, na qual a face de montante uma laje plana relativamente fina, de inclinao pronunciada e suportada a intervalos, por contrafortes. A laje usualmente de concreto armado. 15 - Barragem de Gravidade - Tipo de barragem construda de concreto simples ou alvenaria de pedra argamassada, ou ambos, contando exclusivamente com o peso prprio para sua estabilidade. Tem seco transversal aproximadamente triangular, sendo a largura da base uma funo da altura, a fim de garantir a estabilidade da estrutura, contra o tombamento, escorregamento e deformao das fundaes. 16 - Barragem de Gravidade Aliviada - Tipo de barragem de gravidade com o interior vazado no sentido longitudinal. 17 - Barragem de Terra - Barragem construda de material argiloso compactado com seces homogneas ou zoneadas e contendo mais de 50% de material terroso. 18 - Barragem de Terra de Seco Homognea - Macio construdo s de material argiloso, mais ou menos uniforme, exceto drenos internos, tapetes drenantes e enrocamentos de proteo. 19 - Barragem de Alvenaria - Macio construdo de pedras, tijolos ou blocos, argamassados com cimento, cal ou tipos similares de ligantes para argamassas. 20 - Barragem de Arcos Mltiplos - Tipo contraforte, na qual a face de montante constituda por uma srie de arcos, apoiados nas extremidades, a contrafortes. 21 - Barragem de Abbodas Mltiplas - Tipo contraforte, na qual a face da montante formada por uma srie de cascas ou abbodas, esfricas ou de dupla curvatura. 22 - Barragem no Vertedora - Barragem ou seco de barragem projetada para no ser galgada pelas guas. 23 - Barragem Ogiva - Denominao americana das barragens vertedoras de seco transversal em forma de S ou ogiva. 24 - Barragem Pr-moldada - Barragem de concreto constituda principalmente de grandes blocos ou seces moldadas antes de serem transportadas para colocao no macio. 25 - Barragem de Enrocamento - Estrutura constituda de enrocamento com ncleo impermevel e filtros tendo sua estabilidade dependente do enrocamento, lanado ou compactado, o qual deve representar mais de 50% do macio. 26 - Barragem de Aterro Compactado - Macio de terra ou rocha, no qual o material colocado em camadas e compactado com o uso de equipamento apropriado. 27 - Barragem de Sela - Barragem auxiliar construda com qualquer tipo de material, numa zona baixa ou sela, na margem do reservatrio. 28 - Barragem Cogumelo - Estrutura de contraforte, na qual as extremidades da placa de montante so alargadas para cobrir a distncia entre os contrafortes. 29 - Barragem de Terra Zonada - Tipo de barragem de terra que constituda, segundo sua seco transversal, de zonas de materiais selecionados de diferentes graus de porosidade, permeabilidade e densidade.

22

30 - Barragem de Aterro Hidrulico - Macio construdo de argila, silte, areia, cascalho ou rocha, geralmente de material dragado, transportado para o local de aplicao por suspenso em gua. 31 - Grande Barragem - Definida como estruturas de altura igual ou superior a 15 metros, medida do ponto mais baixo da fundao at o coroamento. Tambm se aplica a barragem entre 10 e 15 metros desde que satisfaam pelo menos a uma das seguintes condies: a - Comprimento da crista superior a 500 m; b - Capacidade do reservatrio superior a 100.000m3; c - Capacidade mxima do vertedor, superior a 2.000 m3/s d - Barragens em fundaes que apresentam problemas incomuns; e - Projetos no convencionais.

Dique A Serra do Velho Eugnio

Dique B Canal de Aduo

Ilha da Cachoeira

Dique D Figura I.28 - Sistema Geral de Sobradinho

Ri o oS o isc nc Fra
Sistema Estrutural e Casa de Fora Canal de Esvaziamento Canal de Eclusa Barragem de Terra Dique C Serra da Batateira

Serra do sobradinho

Canal de Navegao

23

1.3 - Elementos do Sistema de Barramento 1 - Consideraes Neste tpico ser detalhada a nomenclatura geral do sistema de barramento, sistema este constitudas da estrutura principal (a barragem propriamente dita), das obras secundrias (vertedouro, tomadas dgua, eclusa, etc.), da bacia de acumulao (bacia hidrulica) e da bacia de contribuio (bacia hidrogrfica). A nomenclatura e principais conceitos foram organizados pelo Comit Brasileiro de Grandes Barragens, tendo real importncia bsica na medida que normaliza, em termos nacionais, se denominaes usuais na prtica do barramento. para esse fim, sero considerados quatro sub-sistemas a seguir detalhados: 2 - Bacia Hidrogrfica A bacia hidrogrfica, bacia de drenagem ou de captao, relativa e uma dada seco do curso dgua, formada pelos terrenos com caimento para aquela seo de tal forma que o escoamento superficial aflua a mesma. Conseqentemente a rea superficial limitada pelo divisor de guas relativo a seco considerada.

flu

en

te s
Ri o
Aflue n tes

Principal

s ente Aflu

Divisor de guas

Figura 1.29 - Bacia Hidrogrfica relativa a seo AB

Os principais elementos desses sub-sistemas so: 1 - Curso dgua - canal natural de escoamento das guas pluviais. 2 - Eixo do curso dgua - lugar geomtrico dos pontos mdios tomados na superfcie das guas, segundo seces transversais levantadas na calha principal. 3 - Leito do curso dgua - parte do terreno natural que fica coberto pelas guas, por ocasio das cheias normais. 4 - Talvegue - lugar geomtrico dos pontos de maior profundidade verificados no leito do curso dgua. 5 - Linha de cumiada (divisor de guas) - lugar dos pontos que separam bacia hidrogrficas adjacentes.

24

6 - Declividade da bacia - ndice representativo do caimento mdio da superfcie coletora de guas pluviais. 7 - Declividade do curso dgua - ndice representativo do caimento do caimento do talvegue. 8 - Perfil longitudinal do curso dgua - representao no plano cotado, do desenvolvimento do talvegue em relao a um dado nvel de referncia.
Divisor Topogrfico Divisor Fretico Superfcie do TerrenoNatural Eixo do Curso D'gua Talvegue

Len

ol

tico Fre
Camada Impermevel a - corte da seo transversal (perfil litolgico)

Cota no Talvegue

d1 Dm

d - declividade do trecho Dm - declividade mdia Perfil Longitudinal

d2 d3 Comp. Talvegue b- perfil longitudinal e declividade do curso d'gua

Fig. 1.30 - Elementos do curso dgua

3 - Bacia Hidrulica. A bacia hidrulica compreende a parte da rea de drenagem que contm as guas represadas, isto , a superfcie inundada pelas guas do reservatrio.

25

Divisor de guas Curvas de Nvel Bsicas

Curso D'gua Bacia Hidrogrfica Bacia Hidrulica

Barragem

Barragem Eixo da Barragem

a - situao na bacia hidrogrfica Figura I.31 - Bacia Hidrulica

b - topografia bsica

Os elementos principais desse sub-sistema so: 1 - Reservatrio de acumulao - lago criado pela construo da barragem.

Figura I.32 - Reservatrio de Acumulao

2 - Volume do reservatrio - capacidade total do lao limitado pela bacia hidrulica, talude de montante da barragem e superfcie mxima das guas acumuladas. 3 - rea do reservatrio - rea da superfcie das guas correspondente ao nvel mximo de armazenamento. 4 - Comprimento do reservatrio - distncia mxima medida sobre a rea do reservatrio, a partir da barragem, na direo do curso dgua principal. 5 - Margem do reservatrio - faixa do terreno imediatamente a cima e ao longo do limite superior da bacia hidrulica.

26

6 - Faixa de domnio do reservatrio - rea correspondente a bacia hidrulica e margem considerada pertencente ao sistema da reservao geralmente sujeito a desapropriaes. 7 - Fetch - maior distncia em linha reta, medida a partir da barragem, sobre a superfcie das guas considerando o reservatrio cheio.

Margem do Reservatrio

te

n lue Af

Afluente

F1

Rio

Pr inc l ipa

F2 F3

Reservatrio

Barragem

Figura I.33 - Detalhe do Fetch

8 - Volumes caractersticos do reservatrio - armazenamentos parciais ou volumes compreendidos entre superfcies determinadas do reservatrio. So os seguintes: 8.1 - Volume morto ou de poro - parte do volume fsico que objetiva compensar perdas da capacidade do reservatrio, devido ao processo contnuo de assoreamento. 8.2 - Volume inativo - parte do volume fsico, mantido como reserva de operao e somente utilizado em situaes eventuais. 8.3 - Volume ativo ou volume til - correspondente ao armazenamento necessrio as utilizaes requeridas pelo sistema como irrigao, abastecimento, gerao de energia, etc. 8.4 - Volume de sobreelevao - Armazenamento eventual e varivel mantido acima da superfcie que contm a cota do vertedor. Corresponde ao excesso que ser descarregado pelo sangradouro.

27

Volume de Sobrelevao

Volume til

Volume Inativo

Volume de Poro

Figura I.34 - Volumes Caractersticos do Reservatrio

9 - Nveis caractersticos do reservatrio - elevaes correspondentes a cotas bem definidas como cota superior do poro, cota do vertedor, etc. Os principais so: 9.1 - Nvel mximo do reservatrio - correspondente a elevao mxima das guas ou seja, a cota obtida pela cheia do projeto. (Inclui a sobreelevao). 9.2 - Nvel normal do armazenamento - elevao correspondente a cota mxima de reteno ou seja, a cota do vertedor. 9.3 - Nvel mnimo de operao - menor nvel de rebaixamento no qual so mantidas as condies de operao. Nmx
Nnormal Nmn

Nporo

Figura I.35 - Nveis caractersticos do reservatrio

28

4 - Barragem Propriamente Dita Como j foi definido, compreende a estrutura artificial de barramento, geradora de represamento e/ou elevao do nvel das guas de um rio. Pode-se considerar como elementos bsicos da barragem, 1) a fundao - constituda pelo terreno que suporta diretamente essa estrutura e 2) o macio estrutural ou corpo da barragem, cujos planos limites recebem denominaes prprias (Fig.1.30)

Em termos conceituais, os elementos citados na fig. 1.29 seguem listados: 1 - Fundao - camada da superfcie que suporta diretamente a estrutura. 2 - Base - parte inferior da barragem que fica diretamente em contato com a fundao. 3 - Corpo ou macio - elemento estrutural do barramento limitado pelas superfcies externas (paramentos e crista) e pela fundao. 4 - Crista - superfcie superior da estrutura, no incluindo muros de proteo ou corrimes. 5 - Paramento - superfcie de limitao do macio a montante (paramento ou talude de montante) e a jusante (paramento ou talude de jusante). 6 - P - encontro com a superfcie superior da fundao, do talude de montante (p de montante) e do talude de jusante, (p de jusante). Complementando os elementos pertencentes a estrutura de barramento, de acordo com a Comisso Brasileira do Comit de Grandes Barragens, seguem-se: 7 - Ncleo Impermevel - trecho do macio de uma barragem de terra zoneada ou de enrocamento, constitudo de materiais granulares de baixa permeabilidade, objetivando limitar a percolao. 8 - Parede de vedao (septo ou muro de vedao) - muro esbelto rgido ou deformvel de concreto de estaca prancha ou outro material colocado sob a barragem e penetrando na fundao ,para reduzir a limites aceitveis a quantidade de gua de percolao da mesma. 9 - Diagrama (revestimento de vedao) - zona impermevel de pequena espessura, executada com materiais diversos como concreto, concreto asfltico, solo cimento, ao, cobre, plstico, etc., freqentemente construda sobre o talude de montante, em barragens de terra ou de enrocamento. 10 - Trincheira de vedao (cut-off) - trincheira escavada abaixo do nvel geral da base de uma barragem, para ligar a zona impermevel da mesma, camada impermevel mais profunda, na fundao.

29

11 - Cortina de Injeo - zona da fundao tornada impermevel, atravs de injees de cimento, produtos qumicos ou materiais correlatos, executados a partir de furos realizados na fundao. 12 - Dreno de P - camada drenante colocada no p do talude de jusante, para coletar a gua percolada pelo macio. 13 - Filtro - zona do macio, constituda de material granular adjacente aos drenos (zonas de transio) com a finalidade de evitar a migrao de material fino para o sistema drenante. 14 - Tapete de Drenagem - camada de material permevel destinada a coletar as guas que percolam atravs da barragem ou sua fundao e colocada a jusante do ncleo impermevel e/ou entre a base (parte da jusante) e a fundao. 15 - Tapete de Montante - camada de material de permeabilidade baixa, geralmente horizontal, estendendo-se para a montante e objetivando aumentar o caminho de percolao sob a barragem. 16 - Enrocamento de Proteo (Riprap) - camada de grandes pedras, blocos premoldados ou outro material, colocada nos taludes da barragem, para proteg-los da ao das ondas e eroso pluvial. 17 - Proteo do Talude - revestimento superior do talude, objetivando proteger as faces da ao das ondas e/ou da eroso pluvial. Pode ser de concreto, concreto asfltico,empedramento (rip rap) cobertura vegetal, etc. 18 - Borda Livre - distncia vertical entre o nvel do coroamento da barragem e cada um dos nveis caractersticos do armazenamento. Da os termos, borda livre mnima at a cota correspondente a mxima cheia e borda livre normal at a cota correspondente a crista do vertedor. 19 - Borda Livre Molhada - trecho de borda livre, correspondente a sobreelevao das guas. 20 - Parapeito - estruturas das extremidades do coroamento, para a proteo de pedestres e veculos ou funo ornamental. 21 - Muro de Proteo contra ondas - parapeito da borda de montante - em geral mais alto e de estrutura fechada. 22 - Galeria - acesso ou tnel dentro do macio, para permitir inspees, injees e posicionamento de tubos e drenos. 23 - Altura Estrutural da barragem - distncia total tomada na vertical entre o ponto mais baixo da superfcie da fundao e a crista da barragem.

30

24 - Altura Hidrulica da Barragem - altura referida a capacidade de acumulao medida desde a cota do talvegue, no p da barragem, at o nvel normal de armazenamento. 25 - Altura da Trincheira de Vedao - distncia entre a parte mais baixa da base e o fundo da trincheira. 26 - Eixo de Barragem - plano vertical ou superfcie curva de referncia entre as ombreiras, em relao ao qual a barragem projetada e locada. 27 - Largura da Base - largura mxima de projeto de uma barragem, na sua base, medida horizontalmente entre as faces de montante e jusante, medida perpendicularmente ao eixo. 28 - Largura da Crista Largura da parte superior da barragem, definida pela distncia horizontal entre as faces de montante e jusante, medida perpendicularmente ao eixo. 29 - Comprimento da Crista - distncia entre as extremidades da barragem, medida no coroamento. Inclui-se o vertedor tomada dgua e, eventualmente eclusa, desde que formem uma estrutura contnua com a barragem. 30 - Seco Transversal - representao grfica da seco reta da barragem. So usuais a seco transversal mxima, correspondente a maior altura estrutural (geralmente no eixo do curso dgua) e a seco transversal mdia (mdia das seces transversais) tal que o produto pelo comprimento da crista resulta no volume do macio. 31 - Banqueta ou Berma - patamar inserido no talude para alargamento da barragem, construo de calhes de drenagem e/ou correo de instabilidade.

31

5 - Obras Complementares Este subsistema compreende as estruturas de complementao do conjunto de barragem - reservatrio. As principais so: d.1 - VERTEDOURO - estrutura destinada a descarregar o volume excedente do reservatrio. Seus principais elementos so: 1 - Canal de Entrada - trecho de calha ligando o reservatrio ao vertedor. 2 - Soleira do Vertedor - parte superior da estrutura vertedora, construda na cota correspondente ao nvel mximo de armazenamento. 3 - Canal de Sada - canal inclinado, usualmente separado da barragem, para conduzir o excesso de volume dgua do reservatrio para a calha do rio, a jusante da barragem. 4 - Muro Guia - Muro construdo na face do talude de jusante de uma estrutura vertedora, a fim de formar os limites laterais do vertedor ou calha. 5 - Calha do vertedor - canal natural ou artificial, utilizado para o escoamento na estrutura vertedora. 6 - Bacia de dissipao - bacia, canal, reservatrio natural ou artificial, formado a jusante da barragem principal, normalmente por meio de uma estrutura

32

submersa ou pequena barragem auxiliar, objetivando proteger o leito do rio contra a eroso provocada pela descarga do vertedor. 7 - Capacidade do Vertedor - vazo mxima que possvel descarregar pela estrutura vertedora.

d.2 - ENSECADEIRA - estrutura temporria isolando ou protegendo parte ou toda rea de construo a fim de que esta possa ser executada a seco. d.3 - ECLUSA - estrutura constituda principalmente de um canal controlado por compotas, no qual o nvel dgua pode ser elevado ou rebaixado para possibilitar embarcaes, transporem a estrutura da barragem ou circundarem a mesma. d.4. - CASA DE FORA - estrutura construda para permitir a instalao de turbinas geradores e equipamentos eltricos mecnicos e de transio. d.5 - CONDUTO FORADO - conduto ou tnel para dirigir as guas do reservatrio s turbinas de uma usina hidroeltrica. d. 6. - TOMADA DGUA - estrutura na face da montante da barragem ou reservatrio, destinado a dirigir a gua para um conduto, tnel ou canal. d.7. - COMPORTA - dispositivo mecnico para controlar vazes em vertedores, tomadas dgua e dispositivos de descarga.

33

d.8. - GRADE - estrutura de tela ou barras, colocadas na entrada de condutos forados ou dispositivos de descarga da barragem, para impedir a entrada de troncos, madeiras ou detritos flutuantes no reservatrio. d.9 - VERTEDOR AUXILIAR - vertedor adicional projetado para operar em intervalos no freqentes, durante cheias extraordinrias e sob condies de emergncia. tambm denominado vertedor de emergncias.

Fig. 1.40 - Obras Complementares barragem CACONDE (Rio Pardo Caconde - SP) d.10 - BOTAFORA - local escolhido para depositar os refugos da construo e eventualmente participar do conjunto estrutural. 1.4 - Fatores Predeterminantes De Dado Tipo De Barragem. 1 - Consideraes A escolha do melhor ou mais adequado tipo de barragem para determinado stio, requer uma anlise cuidadosa das caractersticas de cada, correlacionando-as s condies fsicas do stio, destinao do barramento, fatores econmicos, de segurana e polticos. Fundamentalmente, o custo total das vrias opes permitir ao projetista, recomendar o tipo que melhor atende a dada situao. Entre os fatores predeterminantes desta escolha, os quais devem ser analisados sem conjunto, destacam-se: 2 - Condies Topogrficas Dita o tipo que melhor se adapta s caractersticas superficiais do stio. Vales estreitos sugerem barragens submersveis (concreto), enquanto vales largos, caractersticos de regies erodveis, sugerem, barragens insubmersveis (terra e enrocamento). A topografia permitir analisar o posicionamento do vertedor que, em geral, pesar fortemente no custo da obra.
34

Fig. 1.41. - Caractersticas Topogrficas do Boqueiro.

3 - Condies Geolgicas Das Fundaes E Ombreiras: As principais caractersticas fsicas do Boqueiro, resistncia e estanqueidade, dependem das condies geolgicas e espessura dos estratos subjacentes que iro suportar a barragem, alm da inclinao e permeabilidade desses estratos e relao dos mesmos com camadas vizinhas. Em rpida anlise, destacam-se os seguintes tipos geolgicos de fundao: b1 - FUNDAO EM ROCHA: o tipo ideal para qualquer barragem, devido a elevada resistncia e possibilidade de controlar a eroso e a percolao (no caso de ocorrerem alteraes estruturais da rocha). b2 - FUNDAO EM AREIA GROSSA OU CASCALHO: permite boa compactao e estabilidade, sendo a levada impermeabilidade, o fator que requerer tratamento especial. Em geral esta fundao se presta para barragens de terra, enrocamento e eventualmente, gravidade.

35

Fig. 1.42 - Situaes Geolgicas do Boqueiro b3 - FUNDAO EM AREIA FINA OU SILITE: requer cuidados especiais com relao a assentamentos excessivos e permeabilidade. Esses extratos so propcios a formao de eroso regressiva (piping) devendo por isso operar a gradientes bastante inferiores ao gradiente crtico. Pela possibilidade de migrao dos finos para o macio permevel, essa fundao necessita de proteo adequada (filtros de transio). b4 - FUNDAO EM ARGILA: favorece grandes assentamentos no caso de argila no consolidada e por essa razo, requer estudos especiais para determinar as caractersticas de consolidao e resistncia. Nesse tipo, no se adaptam as barragens de concreto e enrocamento. b5 - FUNDAES NO HOMOGNEAS: caracterizadas pela ocorrncia de extratos no homogneos. Necessitam uniformizao e convenientemente tratadas, atendem as barragens de terra, enrocamento, contrafortes e pequenas barragens de gravidade.

36

Fig.1.43 - Situaes Geolgicas de Boqueiro. 4- Materiais Disponveis A ocorrncia de materiais adequados a cada tipo de barragens, localizados o mais prximo do stio, constituir o mais importante fator de reduo de custos e, portanto, pesar fortemente na escolha de tipo da barragem. Os principais materiais utilizados so: c1 - solo para aterros, valas e ncleo impermevel; c2 - areia e cascalho para filtros e espaldares; c3 - rocha para drenos e enrocamentos; c4 - agregado (areia e brita) para concreto, drenos, etc. c5 - aglomerantes para cortinas de vedao e concretos em geral. Deve-se observar que a reduo dos gastos com transporte, principalmente dos materiais necessrios em maior quantidade, minimizar o custo das obras e por isso a escolha deve ser fortemente condicionada a existncia destes materiais, junto ao local de implantao da barragem. 5 - Caractersticas Do Vertedor O vertedor um elemento importante do sistema de barramento. Frequentemente suas dimenses e restries ao local de implantao, sero fatores decisivos na escolha do tipo da barragem. A capacidade do vertedor a funo da vazo mxima que ocorrer na seco da barragem (para dado perodo de recorrncia) e pode levar a obra de tal porte que sua estrutura se torna mais onerosa que a prpria barragem, colocando-a, em termos de escolha, na dependncia do vertedor. No caso do vertedor necessitar de grandes escavaes em materiais adequados a estrutura do barramento, o aproveitamento destes materiais j seria uma orientao para escolha da barragem, de forma a aproveit-los. Outras vezes, recorre-se a

37

estruturas mistas de concreto terra - enrocamento, constituindo-se a parte de concreto, na estrutura vertedora e os seguimentos, de enrocamento e/ou terra. Ainda com relao a vertedor, as condies topogrficas podero permitir essa estrutura pouco onerosa, caso ocorram os acidentes superficiais descritos na figura 1.43, os quais, em geral, levam oposies de barragens insubmersveis (terra ou enrocamento). Para gargantas estreitas, de vertentes ngremes, sem posio topogrfica para o vertedor as opes sero barragens de concreto, provavelmente arco ou gravidade.

Limite do armazenamento natural

Garganta secundria

LE (vetedouro) LE (barragem) Garganta principal

Figura I.44 - Topografia adequada ao posicionamento do sangradouro fora do corpo da barragem

1.5 - Diretrizes do Projeto de Barragens 1 - Consideraes Sobre o Projeto O projeto para construo de uma barragem requer uma anlise detalhada das necessidades a atender, alternativas de atendimento e justificativa de custos, atravs de consideraes ordenadas, constituintes de um plano geral, desde a idia inicial, avaliao dos meios disponveis e alternativas possveis, at a deciso final de execuo e operao.

38

A elaborao do projeto requer portanto uma metodologia de trabalho apropriada, tendo em vista o grande nmero de fatores a serem levados em considerao e o vulto dos oramentos envolvidos. Em resumo preciso analisar a viabilidade do projeto em termos de: a - atendimento a uma necessidade social ou econmica. b - adequacidade do citado atendimento; c - obteno de benefcios que justifiquem os custos do projeto. 2 - Investigaes Necessrias ao Projeto No h regra fixa para determinar a extenso das investigaes necessrias ao projeto de uma barragem. O projeto geralmente injustificvel se o custo das investigaes alcana valores muito elevados, prximo aos da obra construda. Entretanto, quando a reduo dos custos se faz a partir da eliminao de parte das investigaes necessrias, geralmente ocorrem gastos imprevistos na fase de construo e operao que aumentam consideravelmente os custos totais e atrasam o desenvolvimento dos trabalhos. As investigaes para o projeto constituem basicamente trs etapas. 1 - ETAPA DE RECONHECIMENTO - na qual observa-se dados gerais e estudos sucintos dos possveis locais se implantao da obra calcados em fotografias areas, restituies expeditas e mapas geolgicos. Essa etapa permite fundamentar o prosseguimento das investigaes ou encerr-las. 2 - ETAPA DE VIABILIDADE - na qual os trabalhos tcnicos devero ter o nvel de detalhamento suficiente para permitir a elaborao de planos e programas gerais de obras, fixando-se as seqncia prioritrias (plano diretor) e a elaborao de estimativas de custo cuja confiabilidade possibilite o comprometimento de recursos financeiros. 3 - ETAPAS DE ESPECIFICAES - na qual podem ser montadas em conjunto de relatrios e desenhos que apresentam e justifiquem as solues tcnicas selecionadas na etapa de viabilidade, com o dimensionamentos que permitam fundamentar as anlises estruturais, detalhamentos, especificaes e cronogramas de execuo. Alguns projetos mais simples podero dispensar a etapa de especificaes por no trazer maiores esclarecimentos bsicos etapa de viabilidade. Entretanto, os mais complexos podero necessitar de investigaes extensas, principalmente com relao as fundaes e fatores hidrolgicos. 3- Aspectos Fsicos Investigados Em todas as etapas, em maior ou menor escala se necessitar inmeros elementos em formas de plantas, fotografias areas, registros climticos, informaes hidrolgicas e geolgicas regionais, censos estatsticos, rendimento de cultivos, estatsticas de mercado, produo utilizao e consumo de energia, eventuais investigaes anteriores, etc. Em resumo, a coleta de dados est ligada aos seguintes aspectos caractersticos do local. a - ASPECTOS ATMOSFRICOS: clima, meteorologia, pluviosidade, umidade do ar, etc. capazes de influenciar o projeto, em relao as contas de cheias, dias trabalhveis, umidade dos materiais, eroso de taludes, gerao de ondas, inundao de jazidas, vulnerabilidade de drenos e filtros, transbordamentos de

39

ensecadeiras ou mesmo da barragem em construo, trfego dos equipamentos construtivos, etc. b - ASPECTOS TOPOGRFICOS: planta altimtrica, rede hidrogrfica, dados batimtricos, dados aerofotogramtricos, etc., visando analisar os seguintes fatores, realmente importante para o projeto: b1 - declividade das ombreiras b2 - posicionamento das jazidas b3 - geometria longitudinal das encostas b4 - depresso do talvegue b5 - posio e forma do eixo da barragem com relao ao eixo do rio. b6 - acessos ao stio e jazidas c - ASPECTOS GEOLGICOS: perfis geolgicos do boqueiro e jazidas com detalhes descritivos, visando identificar: c1 - todos os horizontes de solos e rochas, suas origens, posies, espessura e distribuio geomtrica. c2 - todas as caractersticas geomecnicas e hidrulicas dos materiais de cada horizonte: compressibilidade, resistncia ao cisalhamento, permeabilidade, variao de nveis freticos, etc. c3 - todas as estruturas rochosas: dobras falhas, xistosidades, fraturas, etc. d - ASPECTOS CONSTRUTIVOS: etapas de construo, prazos, transportes de materiais, densidade de equipamento nas praas de construo, estradas de acesso, escavaes, etc. e - ASPECTOS ECOLGICOS: localizao das jazidas, modificao da paisagem, despejos de lama e botaforas, perturbaes da vida animal e vegetal, alteraes climticas, etc. Todos esses aspectos esto ligados a uma linha de procedimentos que leva a formalizar o desenvolvimento do projeto. Em sntese os procedimentos usuais so: 1 - Levantamentos topogrficos: planialtimtrico e batimtrico. 2 - Investigaes geolgicas incluindo um plano de sondagem de acordo com a importncia da obra e carter das fundaes. 3 - Investigaes sobre materiais disponveis. 4 - Levantamento hidrolgico da bacia hidrogrfica. 5 - Levantamento das utilidades pblicas (rodovias, ferrovias, etc.) e particulares (propriedades, benfeitorias, etc.), que sero atingidas pelas guas represadas. 6 - Anlise das disponibilidades fsicas (condies locais, ocorrncias de materiais e equipamentos, etc.), pessoal especializado e condies financeiras para atender os custos do projeto. 7 - Estudo sobre o assoreamento do reservatrio 8- Atendimento s normas locais sobre uso da gua e preservao do meio ambiente. 4 - Elementos Gerais Do Projeto a - DA BACIA HIDROGRFICA a1 - Planta da bacia hidrogrfica e reas circunvizinhas contendo: localizao do projeto, obras existentes na bacia hidrulica proposta (rodovias, ferrovias e prdios pblicos), propriedades pblicas e particulares, etc.

40

a2 - Dados hidrolgicos: registros de vazes; runoff da bacia; informaes sobre evaporao, infiltrao e arrasto slido; demandas previstas; elementos caractersticos da bacia e dos rios principais; direitos hidrulicos. a3 - Dados Climticos: temperaturas e velocidade dos ventos; informaes sobre precipitaes (intensidade e freqncia). a4 - Dados geolgicos: relatrio organizado por um gelogo experiente; perfis e seces transversais dos estratos correspondentes as fundaes e ombreiras da barragem, diques, canais do sangradouro, etc.; informaes sobre nveis freticos, presena de materiais prejudiciais e de depsitos salinos; localizao de acidentes geolgicos (falhas, fraturas, diques, etc.). b - DA BACIA HIDRULICA b1 - Planta contendo curvas de nvel da rea, localizao dos referenciais de nvel e posicionamento das obras e jazidas a serem utilizados; limites das propriedades e nome dos proprietrios; possveis cultivos e extenso dos mesmos; localizao atual e proposta de obras pblicas. b2 - Estimativa da vida provvel do reservatrio: caracterizao da faixa de domnio; localizao de tubulaes e redes eltricas; limitaes dos nveis caractersticos; curvas caractersticas da bacia hidrulica. c - DA BARRAGEM c1 - localizao da estrutura de barramento: topografia do boqueiro e locais de implantao das obras complementares; localizao de poos de sondagens e/ou de outras exploraes realizadas; perfis geolgicos do boqueiro e segmentos do sangradouro, tomadas, etc. c2 - Informaes detalhadas sobre os perfis de sondagem: amostras deformadas e indeformadas das fundaes e ombreiras; resultados de ensaios de campo e laboratrio. c3 - Informaes detalhadas sobre as jazidas a serem utilizadas na obra. c4 - Perfil e nveis de operao da barragem e sangradouro.

5 - Formulao Do Projeto

A partir da etapa de reconhecimento se analisam as vrias alternativas, para condicionar a aprovao do projeto mais adequado em termos econmicos, tcnicos e de segurana. Todas as alternativas devero chegar a custos totais, inclusive consideradas as obras complementares e os trabalhos de conservao e manuteno. A formulao dos planos um processo contnuo de coordenao, anlise e aplicaes de todos os estudos especficos dirigidos e determinao do tamanho timo, atingimento das finalidades e obteno dos mximos benefcios. Para isso, necessrio efetuar estudos comparativos de vrias combinaes de finalidades, tamanhos, tipos estruturais etc., de forma a alcanar os objetivos perseguidos. Chama-se ateno para no forar solues ou interpretao de dados em favor de um projeto, isto , adotar solues duvidosas ou mal aliceradas, quer por uma incorreta anlise dos dados, quer pela precariedade ou deficincia destes dados. Igualmente recomenda-se jamais transportar solues uma vez que no existem dois

41

boqueires exatamente iguais. A viabilidade do projeto, dever ser constatada unicamente pelos mritos dos procedimentos, condies e disponibilidades observadas atravs dos dados e anlises imparciais. Em linhas gerais o projeto deve conter: a - Localizao e finalidades: municpio, distncia, estado, cidade mais prxima e acessos; atendimentos realizados pela obra e alternativas possveis do uso das guas. b - Resumo do projeto: capacidade de armazenamento e do vertedor; cotas e volumes caractersticos; volume de escavaes e aterros; custos especficos e totais. c - Dados do Projeto: caractersticas topogrficas (escalas, intervalos de curvas de nvel, nmero de pranchas etc.); relatrio geolgico; relatrio hidrolgico; desenvolvimento e valores fixados; seces transversais principais, perfil longitudinal; curvas caractersticas e dados gerais de utilizao. d - Projeto de barragem: detalhes construtivos; cotas e dimenses dos elementos da estrutura; elementos de proteo e segurana; posicionamento das obras complementares. e - Projeto das obras complementares: curvas de descarga; localizao e dimenses de cada obra complementar; plantas de detalhes construtivos. f - Especificaes detalhadas: tipos de solues e materiais empregados; possveis solues alternativas. g - Cronograma fsico e financeiro: 6 - ROTEIRO DE UM PROJETO PARA ABASTECIMENTO a - MEMORIAL DESCRITIVO a1 - Consumo da cidade a2 - Abastecimento atual a3 - As alternativas de novos reservatrios a4 - Escolha da melhor alternativa b - DADOS GERAIS ANALISADOS b1 - Regime pluviomtrico b2 - Regime evaporimtrico b3 - Rendimento da bacia hidrogrfica b4 - Topografia geral b5 - Geologia do Boqueiro b6 - Curvas caractersticas da bacia hidrulica b7 - Determinao de capacidade do reservatrio c - DIMENSIONAMENTO DA BARRAGEM c1 - Estudos geotcnicos c2 - Escolha do tipo de barragem c3 - Dimensionamento do macio c4 - Verificao da estabilidade d - DIMENSIONAMENTO DO SANGRADOURO d1 - Clculo da cheia do projeto d2 - Dimenses do vertedor d3 - Obras de Proteo

42

e - ESPECIFICAES DAS OBRAS e1 - Barragem e2 - Sangradouro a3 - Tomada dgua f - ORAMENTO GERAL g - CRONOGRAMA FSICO-FINANCEIRO h - ANEXOS E DESENHOS h1 - Balano hdrico h2 - Hidrograma e volume afluente h3 - Relatrio das sondagens h4 - Freqncia das precipitaes h5 - Plantas de localizao, dimenses e detalhes

1.6 - Notas sobre Barragens Brasileiras 1-Tipos mais Usados A maioria das nossas barragens de terra compactada, devido aos custos mais reduzidos que esse tipo proporciona. Muito freqentemente, em vales abertos, so adotados arranjos em que os macios de terra so intercalados por estruturas de concreto (tipo barragem-vertedor), ligados a estas, por muro-ala ou bloco de concreto gravidade, envolvidos pelos macios de terra. A predominncia das barragens de terra sobre as demais, na razo 3:1, tendendo essa relao a aumentar ainda mais, face a preferncia por esse tipo, nos projetos de execuo. A ttulo de informao cita-se os Estados Unidos, maior construtor de barragens do mundo, onde a relao barragens de terra-demais tipo 100:1 Com relao as estruturas de concreto, usa-se mais correntemente as de gravidade. Poucas so as de arco e contraforte (9 e 12 respectivamente). Outros tipos mais raros so gravidades aliviadas (apenas Marechal Dutra no Rio Grande do Norte com 37 metros de altura); abboda (apenas Funil no Rio de Janeiro com 85m); concreto protendido (apenas Ernerstina no Rio Grande do Sul com 15m). A ocorrncia de barragens no muito altas, no Brasil, se deve aos vales pouco estreitos que freqentemente tm se tornado locais de barramento alm das camadas de solo e rochas decompostas que encobrem a rocha s, em geral bastante espessas. Com relao barragens de aterro hidrulico,igualmente pouco o nmero construdo por esse processo o que de certa forma, segue uma tendncia mundial aps o acidente de FORTE PECK, responsvel pelo quase abandono desse procedimento construtivo. As barragens de enrocamento com impermeabilizao de solo argiloso vm se tornando mais freqentes, tendo inclusive, igualado o nmero de alternativas do tipo concreto gravidade.

43

2 - Finalidades Principais das Barragens Brasileiras Abastecimento, aproveitamento hidroeltrico e regularizao, so os mais freqentes objetivos de construo de barragens no Brasil, seguindo-se: controle de enchentes, irrigao e navegao (atravs de construo de eclusa). Recentemente, foram construdas ou propostas barragens para atender outros objetivos. PAMPULHA e PARANO para recreao e paisagismo; GUAS CLARAS para acumulao de resduos de minerao; CANOAS para conteno de rejeitos de xistos, etc. O campo de aplicao das barragens mais importantes, entretanto, a gerao de energia eltrica. As principais j construdas para esse fim, so: PAULO AFONSO (6.774 MW); ILHA SOLTEIRA (3.200 MW); SO SIMO (2.680 MW); INTUMBIARA (2.080 MW). Em 1985, entrar em operao, o Sistema ITAIPU para 12.600 MW.

3- Maiores Barragens Brasileiras

A seguir, apresentam-se quadros das cinco maiores barragens em termos de altura, comprimento de crista e volume de represamento, segundo a Comisso Brasileira do Comit de Grandes Barragens. Quadro 1.1 - Barragens mais Altas do Brasil BARRAGEM Furnas So Simo Itumbiara Itaba Paraitinga TIPO Enrocamento Terra Terra Enrocamento Terra LOCALIZAO MG GO GO RS SP ALTURA (m) 127 120 106 105 104

Quadro 1.2 - Barragens de Maior Comprimento de Crista BARRAGEM Itumbiara Ilha Solteira Jupi Boa Esperana Paulo Afonso TIPO Terra Enrocamento Terra Terra Gravidade LOCALIZAO GO SP SP PI-MA BA Comprimento da Crista (m) 6.776 6.190 5.604 4.360 4.125

Quadro 1.3 - Barragens de Maior Volume de Represamento BARRAGEM Sobradinho Furnas Ilha Solteira TIPO Terra Enrocamento Enrocamento LOCALIZAO BA MG SP
VOLUME(10
6

m3)

34.116 22.952 21.200


44

Trs Marias Itumbiara

Terra Terra

MG GO

19.180 17.027

4- Dados Sobre Barragens em Operao a - Engenheiro vidos

45

a1 - Finalidades: Irrigao, Piscicultura, Conteno de Cheias; Localizao: Rio Piranhas, Municpio de Cajazeiras, Pb. a2 - Caractersticas: hidrulicos: Bacia Hidrogrfica: 1.124 Km2; Bacia Hidrulica:28 Km2; Volume mximo: 225x106m3; Precipitao mdia anual 860 mm; Coeficiente de defluvio: 9.2%. a3 - Barragem - Tipo: Enrocamento com cortina central de concreto armado; Comprimento da crista: 359,40; altura mxima sobre fundaes 45 m; Volume do macio: 810 m2. a4 - Vertedouro: Soleira controlada por compotas radiais. Largura: 160,0 m; Lmina mxima prevista 2,00 m; Vazo do projeto: 800 m3/s. b - CUREMA - ME DGUA

b1 - Finalidade: Regularizao, Irrigao, Piscicultura; Localizao: Rio Pianc, Municpio de Pianc - Pb. b2 - Caractersticas hidrulicas: Bacia hidrogrfica: 6.840 km2; Bacia Hidrulica: 5.950 km2 ; volume mximo 720x106 m2; chuva mdia anual: 860 mm; coeficiente de defluvio: 9,2%. b3 - Barragens: Curema: Zoneada com cortina central de concreto armado; Comprimento da crista: 1.550m; Altura: 47m; Volume de macio: 2.687.000 m3; Me Dgua: gravidade (submersvel) em concreto ciclpico; Comprimento da crista: 175m; Volume do macio; 95.100 m3. b4 - Tomada de gua: Galeria circular de concreto armado; Dimetro 8m; Descarga mxima; 45m3/s. b5 Vertedouro auxiliar: Largura: 40m; Vazo mxima : 500 m3/s.

46

c - ITAJA OESTE

c1 - Finalidade: Defesa contra inundaes. Localizao: Situa-se no rio Itaja Oeste, a 4 Km a montante da cidade de Tai (SC). c2 - Caractersticas hidrulicas; bacia hidrogrfica 1.042 Km2; no mnimo normal 338 m; No mximo 362 m; volume total 110x106 m3; volume til 110x106 m3; no mnimo de jusante 336 m c3 - barragem - Tipo: Concreto gravidade; comprimento da crista 422 m; altura mxima sobre fundaes 25 m; elevao da crista 362 m; volume de concreto 94.000m3. c4 - Estruturas de Concreto. Dispositivos de descarga. Tipo: Vertedores de superfcie com lmina livre; nmero de unidades 7. c5 - Descargas de fundo. Sete orifcios de 1.5 m de dimetro com registros. Capacidade total dos dispositivos de descargas: 1.169 m3/s.

47

d - TAPACUR

d1 - Finalidade: Abastecimento de gua e defesa contra inundaes. d2 - Localizao: Situa-se no rio TAPACUR, afluente do Capibaribe, prximo cidade de Recife (Pe). d3 - Reservatrio: NA mnimo normal 84 m; NA mximo normal 104m; NA mximo 110m; volume total 170x106 m3; volume til 167,6x106 m3 d4 - barragem principal - Tipo: Concreto Gravidade; comprimento da crista 390m; altura mxima sobre fundaes 35m; elevao da crista 110m; volume de concreto 110.000m3. d5 - Estrutura de concreto: Dispositivos de descarga; vertedouro de superfcie com lmina livre; nmero de unidades 5; capacidade de vazo 3.500m3/s; comprimento das estruturas 30 cm. d6 - Descarga de fundo: Duas unidades com vlvulas ovais, tipo gaveta, com dimetro de 1m.

48

e - MARIMBONDO

e1 - Finalidade: Gerao de energia e2 - Localizao: Situa-se no rio GRANDE, a cerca de 70 Km ao norte de So Jos do Rio Preto (SP), na divisa dos Estados de So Paulo e Minas Gerais. e3 - Caractersticas hidrulicas: Bacia Hidrogrfica 118.600 Km3; descarga mnima observada 10.200 m3/s; NA mnima normal 442,30m; NA mximo 446,30 m;NA mximo 447,36 m; volume total 6.150x106m3; NA mnimo de jusante 383,30 m; NA mximo de jusante 403 m. e4 - Barragem - Tipo: Terra; comprimento da crista 3.600 m; altura mxima sobre fundaes 94m; elevao de crista 450,50 m; volume de terra e enrocamento 13.502.00 m3; volume de concreto 928.950 m3. Barragem de terra: comprimento do macio esquerdo 2.300m; comprimento do macio direito 800 m. Estruturas de concreto. Dispositivo de descarga. Tipo: Vertedores de superfcie controlados; nmero de unidades 9; capacidade total de vazo 21.400 m3/s; comprimento das estruturas 15x18,50m. Tipo de comporta dos vertedores: Segmento; vazo por unidade 2.377 m3/s.

49

F - SOBRADINHO

ECLUSA

RIO SO

ENSECADEIRA

f1 - Finalidade: Gerao de energia, acumulao, irrigao e navegao; f2 - Localizao: situa-se no rio SO FRANCISCO, a 40 Km a montante da cidade de Juazeiro (BA). f3 - Caractersticas hidrulicas. Bacia hidrogrfica 498.425 km2; descarga mxima observada 13.265 m3/s; descarga regularizada 2.060 m3/s; no mnimo normal 380,50m; no mximo normal 392,50 m; no mximo 393,50; volume total 34.100x106 m3; volume til 28.800x106 m3; NA mnimo jusante 363,80 m; NA mximo normal de jusante 362,50 m; NA mximo de jusante 371,90 m. f4 - Barragem. Tipo: Mista-Terra e concreto gravidade; comprimento da crista 3.389 m; altura mxima sobre fundaes 41 m; elevao da crista 397,50 m; volume de terra e enrocamento 13.200.000 m3.Barragem de terra: Diques; comprimento do macio esquerdo 2.900 m; comprimento do macio direito 1.790 m. f5 - Estruturas de concreto. Dispositivos de descarga. Tipo: vertedores de crista controlados e vertedores submersos; nmero de unidades 4+12; capacidade total de vazo 22.825 m3/s; comprimento das estruturas 4 de 13x13,75 e 12 de 7,50x9,80 m.

50

f2 - Eclusa de navegao. Comprimento 188,50m; tempo de eclusada 16min; comprimento til de cmara 120 m. g -SALTO GRANDE

PLANTA GERAL

g1 - Finalidade - Gerao de energia. g2 - Localizao: Situa-se no rio PARANAPANEMA, junto cachoeira de Salto Grande, nos municpios de Salto Grande (SP) e Cambar (PR), destinado cerca de 6Km da foz do rio Pardo. g3 - Caractersticas hidrulicas. Bacia hidrogrfica 38.765 Km2; descarga mxima observada 2.993 m3/s; descarga regularizada 285 m3/s; NA mnimo normal 381,17 m; NA mximo normal 385,17 m; NA mximo 386,17 m; volume total 48x106 m3; volume til 33x106 m3; NA mnimo de jusante 364,87m; NA mximo normal de jusante 366,60 m; NA mximo de jusante 374,67 m. g4 - Barragem. Tipo: Contrafortes; comprimento da crista 1.009,29 m; altura mxima sobre fundaes 24,50 m; elevao da crista 387,17 m. g5 - Estruturas de concreto. Dispositivos de descarga. Tipo: Vertedores de superfcie controlados; nmero de unidades 8.

RD PA

51

Quadro 3.4 - Srie Mdia Mensal de Vazes SIIHA - Sistema Integrado de Informaes Hidro-climatolgicas e Aplicativos Srie de Defluvios Mdios Gerao Pelo MODHAC
Ano JAN FEV

1935 1936 1937 1938 1939 1940 1941 1942 1943 1944 1945 1946 1947 1948 1949 1950 1951 1952 1953 1954 1955 1956 1957 1958 1959 1960 1961 1962 1963 1964 1965 1966 1967 1968 1969 1970 1971 1972 1973 1974 1975 1976 1977 1978 1979 1980

1.7 0.0 0.0 0.0 0.0 2.8 0.0 0.0 0.0 0.0 1.5 0.0 1.7 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 2.8 1.1 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 4.0 1.1 20.9 0.0 0.0 0.0 1.3 0.0 1.1 3.5 1.7 6.2 0.3 4.7 8.7 0.0 0.0 4.3 5.2 4.2

16.8 3.5 9.0 0.0 6.9 5.2 5.7 0.7 0.0 0.0 8.2 0.0 7.0 0.0 2.4 0.1 0.0 0.0 0.0 3.7 4.1 15.4 0.0 0.6 7.6 0.0 12.1 0.6 8.8 4.9 0.0 6.4 8.7 0.0 0.1 1.8 2.7 1.3 4.0 9.3 1.7 8.6 3.6 20.0 4.0 15.6

MAR 114.5

ABR 108.6

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

Ano

1.2 3.6 16.0 9.2


198.4

2.1 14.7 6.4 3.9


111.4

22.0 0.0 11.8 2.3 1.8 0.0 13.5 11.5 4.3 5.3 0.0 3.6 3.3 6.0 6.8 7.2 17.8 5.4 7.7 25.5 89.5 8.4
109.5

3.5 9.3 1.2 15.9 32.0 0.7 12.9 7.8 7.5 1.2
108.0

9.2 2.2 6.0 6.7 2.0 0.1 86.6 5.7 6.8 14.0 3.8 7.3 1.1 8.4 11.1 4.3 11.7 1.0 4.8 6.6 10.1 6.8 7.4 18.4 20.2 0.1
97.2

8.7 0.0 6.5 4.9 2.9 7.8 5.7 0.0 2.9 2.0 12.8 0.1 7.2 3.8 3.5 4.6 1.3 2.4 0.3 4.1 4.2 3.9 5.9 0.0 3.2 4.8 6.7 3.2 6.7 5.9 7.1 0.0
159.8

7.0 14.3 2.4 4.7 2.2 74.3


242.5

12.9 35.9 22.3 79.9 5.2 15.8

13.0 5.3 9.8 6.1 3.4 4.7

6.3 3.0 1.1 3.4 1.5 37.4 8.0 6.9 3.4


143.3

9.4 2.8 2.5

6.9 0.0 3.8 2.6 0.8 6.8 3.4 0.0 0.8 0.3 3.6 0.0 4.7 1.7 2.6 2.0 0.1 0.6 0.0 2.4 1.9 1.4 3.2 0.0 1.6 2.9 4.1 1.4 4.0 5.2 5.7 0.0 5.8 4.0 1.7 0.0 2.6 0.6 5.8 5.8 4.5 0.9 6.0 4.7 1.5 0.5

5.1 0.0 1.8 0.4 0.0 4.8 1.3 0.0 0.0 0.0 1.3 0.0 2.3 0.1 0.8 0.1 0.0 0.0 0.0 0.4 0.1 0.1 0.8 0.0 0.2 0.6 1.7 0.0 2.0 3.8 4.5 0.0 3.3 1.8 0.3 0.0 1.1 0.0 3.9 3.8 4.6 0.0 4.2 2.9 0.1 0.0

2.2 0.0 0.0 0.0 0.0 1.9 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.1 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.1 1.1 1.6 0.0 0.6 0.1 0.0 0.0 0.0 0.0 1.4 0.9 2.2 0.0 1.5 0.9 0.0 0.0

0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0

0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0

0.0

0.0

0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 1.5 0.1 0.0 0.0 1.6 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0

0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0

2.3 0.0 0.7 0.1 0.1 0.0 0.0 0.9


0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0

0.0 6.0 0.0 0.0 0.0 0.0 1.3 0.0 0.0 0.0

264.5 6.9 39.5 30.4 23.8 339.0 47.2 2.9 21.4 13.7 31.1 2.4 123.2 22.8 22.1 26.2 5.3 14.9 4.7 27.9 29.3 32.3 39.3 6.9 25.1 40.3 128.0 21.6 159.2 42.8 48.8 7.7 292.5 51.3 21.2 21.8 24.1 25.2 128.4 383.1 54.5 54.1 192.0 128.2 22.2 43.3

52

SIIHA - Sistema Integrado de Informaes Hidro-climatolgicas e Aplicativos Srie de Refluvios Mdios Gerao Pelo MODHAC Valores
Ano 1981 1982 1983 1984 1985 1986 1987 1988 1989 JAN 0.0 2.1 0.0 0.0 15.9 0.0 0.0 0.0 0.0 FEV 2.1 0.1 4.8 0.0 54.9 0.0 0.0 0.0 0.0 MAR 24.8 9.2 0.2 7.8 224.2 9.1 13.4 9.2 4.9 ABR 9.6 7.7 0.0 11.3 272.0 9.0 3.9 9.0 23.2 MAI 4.7 3.0 0.0 4.9 101.9 5.8 2.8 5.7 30.9 JUN 2.2 0.8 0.0 3.6 6.2 3.8 0.7 2.8 6.3 JUL 0.2 0.0 0.0 1.8 5.2 2.0 0.0 0.6 4.2 AGO 0.0 0.0 0.0 0.2 2.6 0.3 0.0 0.0 1.6 SET 0.0 0.0 0.0 0.0 0.1 0.0 0.0 0.0 0.0 OUT 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 NOV 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 DEZ 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 7.9 Ano 43.6 22.9 5.1 29.6 683.0 30.1 20.7 27.3 79.0

Parmetros Estatsticos
Ms
LM S CV g r1 ro

JAN
1.8 3.80 2.159 3.453 0.557 9 0.000 0

FEV
5.0 2.44 1.699 4.032 0.696 6 0.000 0

MAR
25.1 45.90 1.223 2.921 0.735 8 0.000 0

ABR
24.4 52.80 2.164 3.462 0.424 5 0.008 3

MAI
12.4 30.92 2.496 3.889 0.485 6 0.000 0

JUN
2.6 2.14 0.810 0.408 0.933 1 0.000 0

JUL
1.3 1.69 1.286 1.076 0.922 8 0.146 0

AGO
0.3 0.69 1.958 1.855 0.701 1 0.094 1

SET
0.0 0.02 4.128 5.323 0.049 9 0.000 0

OUT
0.0 0.5 7.416 7.212 0.000 0 0.000 0

NOV
0.1 0.30 4.991 4.939 0.008 9 0.000 0

DEZ
0.4 1.36 3.866 4.562 0.000 0 0.000 0

Ano
73.4 118.5 8 1.617 3.248 0.000 0

LM = mdia S= desvio Cv = coeficiente de variao g = assimetria r1 = correlao ro = autocorrelao

53

S-ar putea să vă placă și