Sunteți pe pagina 1din 9

LEGISLAO E TICA PROFISSIONAL

Prof. Joo Adalberto Medeiros Fernandes Jr.

DIREITOS DO ADVOGADO
Arts. 6 a 7 Estatuto da Advocacia e da OAB
c/ alteraes Lei 11.767 de 08.08.2008

Art. 7o ....

LEI N 11.767 (DOU 08.08.2008)

II a inviolabilidade de seu escritrio ou local de trabalho, bem como de seus instrumentos de trabalho, de sua correspondncia escrita, eletrnica, telefnica e telemtica, desde que relativas ao exerccio da advocacia; 6o Presentes indcios de autoria e materialidade da prtica de crime por parte de advogado, a autoridade judiciria competente poder decretar a quebra da inviolabilidade de que trata o inciso II do caput deste artigo, em deciso motivada, expedindo mandado de busca e apreenso, especfico e pormenorizado, a ser cumprido na presena de representante da OAB, sendo, em qualquer hiptese, vedada a utilizao dos documentos, das mdias e dos objetos pertencentes a clientes do advogado averiguado, bem como dos demais instrumentos de trabalho que contenham informaes sobre clientes. 7o A ressalva constante do 6o deste artigo no se estende a clientes do advogado averiguado que estejam sendo formalmente investigados como seus partcipes ou co-autores pela prtica do mesmo crime que deu causa quebra da inviolabilidade.

HONORRIOS PROFISSIONAIS
Arts. 22 a 26 Estatuto da Advocacia e da OAB Arts. 35 a 43 Cdigo de tica e Disciplina

HONORRIOS PROFISSIONAIS
REGRAS GERAIS PARA CONTRATAO
Devem ser previstos em contrato escrito, contendo todas as especificaes e formas de pagamentos, inclusive em caso de acordo. Os honorrios da sucumbncia no excluem os contratados. Compensao ou desconto dos honorrios contratados sobre valores que devam ser entregues ao cliente s podem ocorrer com prvia autorizao ou previso contratual.
(35,2, CED 664 e 667 do CCB)

FIXAO DOS HONORRIOS


A fixao dos honorrios deve observar:
a relevncia, o vulto, a complexidade e a dificuldade das questes versadas; o trabalho e o tempo necessrios; a possibilidade de ficar o advogado impedido de intervir em outros casos ou de se desavir com outros clientes ou terceiros; o valor da causa, a condio econmica do cliente e o proveito para ele resultante do servio profissional; o carter da interveno, conforme se trate de servio a cliente avulso, habitual ou permanente; o lugar da prestao dos servios, fora ou no do domiclio do advogado; a competncia e o renome do profissional; a praxe do foro sobre trabalhos anlogos.

Outros custos devem integrar as condies gerais do contrato. Os servios profissionais a se prestarem devem ser delimitados, a fim de que outras medidas, solicitadas ou necessrias, possam ter novos honorrios estimados. Quota litis sucumbncia + % sobre vantagens, no podem ser superior. Atuado em defesa de juridicamente necessitado, o advogado tem direito aos honorrios fixados pelo juiz, segundo a tabela organizada pela OAB.

EXAME DE ORDEM 2008-3 Acerca dos honorrios profissionais previstos no Cdigo de tica e Disciplina da OAB, assinale a opo correta. a) A cobrana judicial dos honorrios advocatcios deve ser feita pelo prprio profissional contratado. (43, CED) b) Os honorrios advocatcios so tabelados nacionalmente e obedecem ao critrio de fixao de preos com base no valor da causa, no tendo relevncia a condio econmica do cliente. (CADA
ESTADO - 22, 1, EAOAB)

c) Os honorrios advocatcios para as causas de famlia e do direito do trabalho podem ser previstos em contrato escrito ou verbal. (NO S 35, CED)

d) O trabalho do advogado e o tempo necessrio ao servio profissional so elementos que devem ser atendidos para a fixao dos honorrios advocatcios. (36, II, CED) -

SOCIEDADE DE DE ADVOGADOS SOCIEDADE ADVOGADOS


Arts. 15 a 17 Estatuto da Advocacia e da OAB Arts. 37 a 43 Regulamento Geral Provimento 112/2006 do CF de 10.11.2006

CONSTITUIO

ADVOGADOS
FINALIDADE

ADVOCACIA
REGISTRO

OAB

Provimento 112/2006 do CF
NOVIDADES:
- Aceitao do & na razo social; - Exigncia apenas da maioria simples do capital social para deliberao, mas deixa livre os contratos sociais para exigirem qurum especial em assuntos que forem considerados importantes. - No caso de sociedades de advogados com filiais, prev que os scios necessitaro ter inscrio suplementar apenas nas respectivas seccionais em que vo atuar.

Provimento 112/2006 do CF
NOVIDADES:
A responsabilidade ilimitada dos scios vale apenas nos eventuais danos causados a clientes. Nas questes administrativas (recolhimento de impostos, etc.), valem as regras das demais sociedades regidas pelo Cdigo Civil: primeiro responde a sociedade, depois os scios. Criada a cota de servio, em alternativa patrimonial, com possibilidade de votos diferenciados em certas questes. Prazo de 180 dias para a recomposio das sociedades nos casos de mudanas nos quadros, como nos de falecimento ou sada de algum scio. Para se adaptar s mudanas previstas no provimento, os escritrios tm o prazo de um ano.

EXAME DE ORDEM 2008-3 No tocante sociedade de advogados, assinale a opo correta. a) Ainda que condenado judicialmente por dano causado a cliente, o advogado no dever sofrer qualquer sano disciplinar no mbito da OAB. (17, EA) b) Com o falecimento do scio que dava nome sociedade de advogados, o conselho seccional dever notificar de imediato os demais scios para a alterao do ato constitutivo, independentemente de previso de permanncia do nome do scio falecido. (16 1, EA) c) Os advogados associados no respondem pelos danos causados diretamente ao cliente, sendo essa responsabilidade exclusiva dos scios do escritrio. (17, EA) d) A Sociedade de advogados pode associar-se com advogados apenas para participao nos resultados, sem vnculo de emprego.
(39, RG) -

PUBLICIDADE NA ADVOCACIA
Arts. 28 a 34 Cdigo de tica e Disciplina Arts. 1 a 8 Provimento 94/2000 do CF

PUBLICIDADE PROPAGANDA

CONTEDO FORMA

PUBLICIDADE DO ADVOGADO

C O N T E D O

PODE FAZER
(PUBLICIDADE)

NO PODE FAZER
(PROPAGANDA)

DEVE CONTER (OBRIGATRIO)


- Nome completo do advogado/sociedade de advogados; - Nmero da OAB Advogado/Sociedade.

NO PODE CONTER (VEDADO)


- Expresso escritrio de advocacia ou sociedade de advogados sem o nmero de registro na OAB ou do nome dos advogados que a integram; - Meno a clientes ou demandas sob seu patrocnio; - Mencionar direta ou indiretamente qualquer cargo, funo ou relao de emprego que tenha exercido, passvel de captao de clientela; - Emprego de oraes ou expresses persuasivas; - Divulgao de valores, forma de pagamento ou gratuidade; - Oferta de servios em relao a casos concretos; - Promessa de resultado ou induo do resultado com dispensa de pagamento de honorrios; - Meno a ttulo acadmico no reconhecido; - Divulgao em conjunto com outra atividade; - Fotografias, ilustraes, cores, figuras, desenhos, logotipos, marcas ou smbolos incompatveis com a sobriedade da advocacia; - Informaes de servios jurdicos suscetveis de implicar direta ou indiretamente, captao de causas e clientes; - Uso de denominao fantasia, de smbolos oficiais e da OAB.

Pode conter (facultativo)


- Nome dos advogados que integram a sociedade; - Identificao pessoal e curricular do advogado ou da sociedade de advogados; - Especializao tcnico-cientifica; - reas ou matrias jurdicas de exerccio preferencial; - Associaes culturais e cientficas a que pertence; - O diploma de bacharel em direito, ttulos acadmicos e qualificaes profissionais obtidos em estabelecimentos reconhecidos (arts. 29, do CED); - Endereo do escritrio, filiais, telefones, fax, endereos eletrnicos e horrio de expediente; - Meios de comunicao (home page, e-mail, etc.) -Idiomas falados e/ou escritos.

PUBLICIDADE DO ADVOGADO
PODE FAZER NO PODE FAZER

F O

PUBLICIDADE Finalidade informativa DISCRIO e MODERAO

PROPAGANDA Finalidade mercantil (propaga, chama a ateno) INDISCRIO e IMODERAAO

MEIOS LCITOS

MEIOS ILCITOS

- Internet, revistas, folhetos, jornais, cartes de visita e de apresentao do escritrio.

R M A

- Placa indicativa do escritrio onde ele se encontra instalado. - Listas telefnicas e anlogos. - Comunicao de mudana de endereo ou alterao de dados atravs dos meios de comunicao escrita ou atravs de mala direta que s pode ser enviada para colegas ou a clientes cadastrados.

-Televiso, rdio, outdoor, painis de propaganda, anncios luminosos e quaisquer outros meios de publicidade em via pblica. - Cartas circulares e panfletos distribudos ao pblico. - Mala direta enviada a uma coletividade sem autorizao prvia. - Utilizao de meios promocionais tpicos de atividade mercantil. - Indicao expressa do nome do advogado/escritrio/sociedade de advogados em partes externas de veculo. -Oferta de servios mediante intermedirios. -Uso de idioma estrangeiro, a no ser quando acompanhado da respectiva traduo.

A PUBLICIDADE DO ADVOGADO (A PARTICIPAO NA IMPRENSA)


PODE FAZER
COM EVENTUALIDADE

NO PODE FAZER
COM HABITUALIDADE

Permisses

Vedaes
- Analisar casos concretos, salvo quando argido sobre questes em que esteja envolvido como advogado ou parecerista, evitando observaes que possam implicar na quebra de sigilo profissional. - Participar com propsito de promoo pessoal (divulg telef, home page, etc.) - Pronunciamento sobre mtodos de trabalho usados por colegas de profisso. -Debater de causa sob seu patrocnio ou de colega. Abordar tema que comprometa a dignidade da profisso.

Deve limitar-se a entrevistas ou exposies sobre assuntos jurdicos de interesse geral, visando objetivos exclusivamente: Ilustrativos Educacionais Instrutivos.

EXAME DE ORDEM 2008-1 Antnio, advogado inscrito na OAB, participa semanalmente de um programa de televiso, esclarecendo dvidas dos telespectadores a respeito de relaes de consumo. Nessas oportunidades, alm de divulgar os telefones de um instituto de defesa do consumidor que oferece assistncia jurdica aos seus associados a preos mdicos, fundado e dirigido por ele mesmo, Antnio aconselha os telespectadores a comparecer ao referido instituto. Considerando a situao hipottica apresentada, assinale a opo correta com base no Cdigo de tica e Disciplina da OAB. a) Antnio deve, to-somente, abster-se de debates sensacionalistas. (32, , CED) b) Antnio deve continuar a divulgar os telefones do referido instituto de defesa do consumidor, pois o Cdigo de tica e Disciplina da OAB impe ao advogado o dever da transparncia, de acordo com o princpio da publicidade e da livre expresso, sendo, portanto, permitidas todas as formas de manifestao pblica do profissional regularmente inscrito na Ordem. (7, 28, 32 CED) c) Antnio deve deixar de participar do programa de televiso, visto que o Cdigo de tica e Disciplina da OAB probe essa participao aos advogados regularmente inscritos na Ordem, salvo em noticirios e, exclusivamente, para fins informativos, sendo vedados pronunciamentos ilustrativos, educacionais ou instrutivos. (NO PROBE - 32, CED) d) Antnio deve abster-se de responder com habitualidade consulta sobre matria jurdica, nos meios de comunicao social, com o intuito de promover-se profissionalmente. (32, CED)

INCOMPATIBILIDADES E IMPEDIMENTOS Arts. 27 a 30 Estatuto da Advocacia e da OAB

INCOMPATIBILIDADE
(MESMO EM CAUSA PRPRIA)

PROIBIO TOTAL
So Incompatveis:

28 e 29 do EAOAB

IMPEDIMENTO
PROIBIO PARCIAL
So Impedidos:
* Os servidores da administrao direta, indireta ou fundacional, contra a Fazenda Pblica que os remunere ou qual seja vinculada a entidade empregadora, excetuados os docentes dos cursos jurdicos; * os membros do Poder Legislativo, em seus diferentes nveis, contra ou a favor das pessoas jurdicas de direito pblico, empresas pblicas, sociedades de economia mista, fundaes pblicas, entidades paraestatais ou empresas concessionrias ou permissionrias de servio pblico. 30 do EAOAB

* Chefe do Poder Executivo e Membros da Mesa do Poder Legislativo (e seus substitutos legais tambm!!!); * Membros de rgos do Poder Judicirio, do Ministrio Pblico, dos Tribunais e Conselhos de Contas, dos Juizados Especiais, da Justia de Paz, bem como todos os que exercem funo de julgamento em rgos de deliberao coletiva da Administrao Pblica direta ou indireta; * Ocupantes de cargos ou funes: - de direo em rgos da Administrao Pblica direta ou indireta, em suas fundaes e em suas empresas controladas ou concessionrias de servio pblico, exceto aqueles que no detenham poder de deciso ou a administ. acadmica relacionada ao magistrio jurdico; - vinculadas direta ou indiretamente a qualquer rgo do Poder Judicirio e os que exercem servios notariais e de registro; - vinculadas direta ou indiretamente a atividade policial de qualquer natureza; - que tenham competncia de lanamento, arrecadao ou fiscalizao de tributos e contribuies parafiscais; -de direo e gerncia em instituies financeiras, inclusive privadas. * militares de qualquer natureza, desde que na ativa;

PROCESSO DISCIPLINAR
(COMUM E SUSPENSO PREVETIVA)

Arts. 70 a 74 Estatuto da Advocacia e da OAB Arts. 51 a 61 Cdigo de tica e Disciplina

EXAME DE ORDEM 2008-3 Acerca dos procedimentos relativos ao processo disciplinar, previstos no Cdigo de tica e Disciplina da OAB, assinale a opo correta. a) No processo disciplinar, a representao contra advogados poder ser annima a fim de se evitar qualquer perseguio. (51, CED) b) O processo disciplinar dever ser arquivado pelo presidente do conselho seccional caso representado seja revel ou seja impossvel encontr-lo. (52, 1, CED) c) O arquivamento das representaes feitas perante os conselhos seccionais dever ser precedido de autorizao do presidente do Conselho Federal da OAB. (51, 2 EOAB e 73, 2,CED) d) A representao contra o presidente de conselho seccional processada e julgada pelo Conselho Federal da OAB. (51, 3, CED) -

INFRAES DISCIPLINARES Art. 34 Estatuto da Advocacia e da OAB

Infrao disciplinar
Praticar, o estagirio, ato excedente de sua habilitao.
Art. 29 do RG Todos, em conjunto com o advogado.; Isoladamente (sob a responsabilidade do advogado): I- retirar e devolver autos em cartrio, assinando a respectiva carga; II - obter junto aos escrives e chefes de secretarias certides de peas ou autos de processos em curso ou findos; III - assinar peties de juntada de documentos a processos judiciais ou administrativos.

Pena
CENSURA

Exercer a profisso, quando impedido. Facilitar o exerccio da profisso aos no inscritos, proibidos ou impedidos. Manter sociedade profissional irregular. Valer-se de agenciador de causas, com o sem a interveno de terceiros. Angariar ou captar causas. Assinar qualquer escrito que no tenha feito, ou em que no tenha colaborado. Advogar (de m-f) contra literal disposio de lei. Violar, sem justa causa, sigilo profissional. Estabelecer entendimento com a parte adversa sem autorizao do cliente ou cincia do advogado contrrio.

CENSURA CENSURA CENSURA CENSURA CENSURA CENSURA CENSURA CENSURA CENSURA

Infrao disciplinar
Prejudicar, por culpa grave, interesse confiado ao seu patrocnio. Acarretar, conscientemente, por ato prprio, a anulao ou a nulidade do processo em que funcione. Abandonar a causa sem justo motivo ou antes de decorridos dez dias da comunicao da renncia. Recusar-se a prestar, sem justo motivo, assistncia jurdica, quando nomeado em virtude de impossibilidade da Defensoria Pblica. Fazer publicar na imprensa, desnecessria e habitualmente, alegaes forenses ou relativas a causas pendentes. Deturpar o teor de dispositivo de lei, de citao doutrinria ou de julgado, bem como de depoimentos, documentos e alegaes da parte contrria, para confundir o adversrio ou iludir o juiz da causa. Fazer, em nome do constituinte, sem autorizao escrita deste, imputao a terceiro de fato definido como crime. Deixar de cumprir, no prazo estabelecido, determinao emanada do rgo ou de autoridade da Ordem, em matria da competncia desta, depois de regularmente notificado.

Pena
CENSURA CENSURA

CENSURA

CENSURA

CENSURA

CENSURA

CENSURA

CENSURA

Infrao disciplinar
Prestar concurso a clientes ou a terceiros para realizao de ato contrrio lei ou destinado a fraud-la. Solicitar ou receber de constituinte qualquer importncia para aplicao ilcita ou desonesta. Receber valores, da parte contrria ou de terceiro, relacionados com o objeto do mandato, sem expressa autorizao do constituinte. Locupletar-se, por qualquer forma, custa do cliente ou da parte adversa, por si ou interposta pessoa. Recusar-se, injustificadamente, a prestar contas ao cliente de quantias recebidas dele ou de terceiros por conta dele. Reter, abusivamente, ou extraviar autos recebidos com vista ou em confiana. Deixar de pagar as contribuies, multas e preos de servios devidos OAB, depois de regularmente notificado a faz-lo. Incidir em erros reiterados que evidenciem inpcia profissional. Manter conduta incompatvel com a advocacia. Inclui-se na conduta incompatvel: a) prtica reiterada de jogo de azar, no autorizado por lei; b) incontinncia pblica e escandalosa; c) embriagez ou toxicomania habituais. Fazer falsa prova de qualquer dos requisitos para inscrio na OAB. Tornar-se moralmente inidneo para o exerccio da advocacia. Praticar crime infamante.

Pena
SUSPENSO SUSPENSO SUSPENSO SUSPENSO *SUSPENSO* SUSPENSO *SUSPENSO* *SUSPENSO* SUSPENSO

EXCLUSO EXCLUSO EXCLUSO

Dvidas:

joao@medeirosfernandes.com.br

S-ar putea să vă placă și