Sunteți pe pagina 1din 4

Montando o DNA

O cido desoxirribonucleico (DNA ou ADN, em portugus) uma molcula orgnica que contm as informaes que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os organismos vivos. Essa molcula armazena as informaes necessrias para a construo dos RNAs e das protenas. o DNA que responsvel por transmitir as caractersticas dos pais para os filhos. As fitas de DNA so longos polmeros formados por milhes de nucleotdeos ligados uns aos outros. Os nucleotdeos so bastante simples, consistindo de trs partes distintas: uma base nitrogenada, uma desoxirribose (um acar de cinco carbonos) e um grupo fosfato. As quatro bases nitrogenadas so: Adenina, Guanina, Citosina e Timina. Adenina e guanina so classificadas como purinas, e so molculas compostas por dois anis de carbono. Citosina e timina so classificadas como pirimidinas, e so molculas formadas por um nico anel. Os nucleotdeos so ligados entre si por meio de uma ligao fosfodister, onde um grupo fosfato se liga dois acares desoxirribose consecutivos. O acar se liga base nitrogenada de um mesmo nucleotdeos por meio de uma ligao covalente. O DNA tem duas fitas formadas por nucleotdeos. Devido a maneira como ocorre o emparelhamento das bases (A sempre se liga com T e G sempre se liga com C), sabendo quais so as bases nitrogenadas dos nucleotdeos que formam uma fita possvel saber quais nucleotdeos estaro na outra fita. Por isso dizemos que as duas fitas so complementares. As bases dos nucleotodeos, de uma fita, se ligam s suas bases complementares, na outra fita, por meio de ligaes do tipo ponte de hidrognio.A adenina se liga timina por meio de duas pontes de hidrognio. J a citosina se liga guanina por meio de trs ligaes.

Fonte da figura: http://www.cynara.com.br/origemvida.htm

Com essa atividade pretendemos identificar a unidade bsica da molcula de DNA, os nucleotdeos e seus componentes acar, grupo fosfato e bases nitrogenadas. Podemos observar, tambm, a estrutura primria de uma molcula de DNA, caracterizando as ligaes entre as bases nitrogenadas e a complementariedade das bases. Abaixo podemos observar os componentes do DNA, suas estruturas e as representaes grficas que sero utilizadas na montagem do molde. So evidenciados: o grupo fosfato, a desoxirribose, as bases nitrogenadas e as ligaes que ocorrem entre essa molculas (fosfodister, covalente e ponte de hidrognio).

G
A

Guanina

Adenina

C T D
P

Citosina

Timina

Desoxiribose

Grupo fosfato Ligao fosfodister

Ligao covalente Ponte de hidrognio

Imagens da montagem do DNA


Impresso dos moldes de nucleotdeos

Recortar os nucleotdeos

Colar os nucleotdeos de cada fita, observando o emparelhamento das bases (A com T e C com G)

Colar as duas fitas complementares do DNA

Na folha seguinte so fornecidos os moldes dos nucleotdeos necessrios para a elaborao da atividade prtica MONTANDO UM DNA, organizados para otimizar a impresso. Os moldes so formados por cada um dos nucleotdeos (conjunto de grupo fosfato, acar desoxirribose, base nitrogenada e respectivas ligaes entre as molculas) a fim de facilitar a montagem da estrutura do DNA. Dependendo do grau de conhecimento dos participantes da prtica pode ser solicitado que tambm sejam montados os nucleotdeos, assim seriam fornecidas cada molcula separada umas das outras. Para unir os moldes sugerido o uso de cola ou grampos.
G AT C A T GC
A

Ncleo de Difuso Biotecnolgica http://www.bioinfo.ufpb.br/ndb


Produo: Joo Paulo Di Monaco Durbano Coordenador: Demetrius A. M. de Arajo.

Visite o nosso Site!


Se voc quer saber mais sobre Biotecnologia, acesse o site do nosso Projeto de Difuso Biotecnolgica em: www.bioinfo.ufpb.br/difusao.
Fontes: !- Alberts, B.; Johnson, A.; Lewis, J.; Raff, M.; Roberts, K.; Walter, P. Biologia Molecular da Clula. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. !- Voet, D.; Voet, J. G.; Pratt, C.W. Fundamentos de Bioqumica. Porto Alegre: Artmed, 2000.

T D T D C D
A

C D

T D

C D

P D

P D

P D

P D

P D

P D

S-ar putea să vă placă și