Sunteți pe pagina 1din 5

Disciplina: Filosofia Data: _____/____/______

Professor: Mrcio Luiz dos Santos Ewald

Turno: EJA 1 fase M( ) N( ) 2 sem. /2 perodo Nome: ______________________________________________ N ________


INSTRUES
- Use caneta azul ou preta - Cabealho com letra legvel e nome completo - Leia a prova com ateno - Evite rasuras - Assinale o seu turno NOTA:_________

PROVA DE FILOSOFIA
Contedos desta prova: Scrates / Plato / Aristteles QUESTO 01 (3 pontos) "Pois eu, Atenienses, devo essa reputao exclusivamente a uma sabedoria. Qual vem a ser esta sabedoria? A que , talvez, a sabedoria humana. provvel que eu a possua realmente, os mestres mencionados h pouco possuem, talvez uma sobre-humana, ou no sei que diga, porque essa eu no aprendi, e quem disser o contrrio me estar caluniando." "Submeti a exame essa pessoa escusado dizer o seu nome; era um dos polticos. Eis, Atenienses, a impresso que me ficou do exame e da conversa que tive com ele; achei que ele passava por sbio aos olhos de muita gente, principalmente aos seus prprios, mas no o era. Meti-me, ento, a explicar-lhe que supunha ser sbio, mas no o era. A conseqncia foi tornar-me odiado dele e de muitos dos circundantes.(...) ele supe saber alguma coisa mas no sabe, enquanto eu, se no sei, tampouco suponho saber." "E se algum de vs redargir que se importa, no me irei embora deixando-o, mas o hei de interrogar, examinar e confundir e, se me parecer que afirma ter adquirido a virtude e no a adquiriu, hei de repreend-lo por estimar menos o que vale mais e mais o que vale menos." (Plato, Defesa de Scrates. So Paulo, Abril Cultural, 1973. 20d/e; 21c; 29e). A partir dos textos citados caracterize a filosofia socrtica.

QUESTO 02 (UFMG 2005) (3 pontos) Leia este trecho: A educao, disse eu, seria uma arte da reviravolta, uma arte que sabe como fazer o olho mudar de orientao do modo mais fcil e mais eficaz possvel; no a arte de produzir nele o poder de ver, pois ele j o possui, sem ser corretamente orientado e sem olhar na direo que deveria, mas a arte de encontrar o meio para reorient-lo. (PLATO. Repblica VII 518D) Na imagem proposta por Plato, sair da caverna representa a educao como uma reviravolta. Com base na leitura desse trecho e em outras informaes presentes nessa obra, REDIJA um texto, EXPLICANDO o que significa essa reviravolta.

QUESTO 03 (UFF 2009) (3 pontos) Em seu dilogo A Repblica, Plato descreve na clebre Alegoria da Caverna a situao de homens aprisionados desde a infncia no fundo de uma caverna e de tal forma que s podem olhar para uma parede em frente sobre a qual se projetam as sombras de bonecos colocados atrs destes homens. Um destes homens se liberta, sai da caverna e aos poucos se acostuma com a luminosidade externa, comea a distinguir as coisas e por fim descobre o Sol como a fonte da luz. Ele se d conta, ento, da iluso representada pelas sombras que ele e os outros tomavam como realidade. Exultante com sua descoberta, ele retorna caverna para relatar sua experincia, que assim narrada por Scrates: Suponha que esse homem volte caverna e retome o seu antigo lugar. Desta vez, no seria pelas trevas que ele teria os olhos ofuscados, ao vir diretamente do Sol? E se ele tivesse que emitir de novo um juzo sobre as sombras e entrar em competio com os prisioneiros que continuaram acorrentados, enquanto sua vista ainda est confusa, seus olhos ainda no se recompuseram, enquanto lhe deram um tempo curto demais para acostumar-se com a escurido, ele no ficaria ridculo? Os prisioneiros no diriam que, depois de ter ido at o alto, voltou com a vista perdida, que no vale mesmo a pena subir at l? E se algum tentasse retirar os seus laos, faz-los subir, voc acredita que, se pudessem agarr-lo e execut-lo, no o matariam?. Plato parece estar descrevendo a situao do filsofo quando este pretende esclarecer os demais seres humanos sobre o que ele pensa ser a verdade. A partir desta narrativa de Plato, discorra sobre qual o papel do filsofo no mundo contemporneo.

QUESTO 04 (UFU 2006) (1 ponto) Considere as seguintes afirmaes de Aristteles e assinale a alternativa correta. I. ... a cincia dos primeiros princpios e das primeiras causas. II. ... a cincia do ser enquanto ser. Que cincia essa ou quais cincias so essas? A) A tica ou a Poltica. B) A Fsica e a Metafsica. C) A Histria e a Metafsica. D) A Filosofia Primeira ou a Metafsica.

Gabaritos 01. Na alegoria da caverna, as idias principais esto nas oposies: mundo sensvel mundo inteligvel, opinio cincia, aparncia realidade e outras anlogas. O filsofo representado por algum que se liberta das aparncias e tenta explicar a realidade para os outros, mas hostilizado e ameaado. O candidato poder ento discorrer sobre a condio contempornea do filsofo ou do sbio e de seus conflitos com os outros seres humanos.

This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.

S-ar putea să vă placă și