Sunteți pe pagina 1din 14

Processo de ajustagem

Heleur Alexandre de Oliveira Edison Jos Pozzebon Curso De Tecnologia Em Processos Metalrgicos

Professor Fabiano Dornelles Ramos Introduo aos Processos Metalrgicos

Resumo

O processo de ajustagem opera ainda dentro da abordagem estipulada no momento em que foram originadas, mas no resta duvida de que todas as ferramentas e normas de controle de qualidade de produtos, que nasceram depois desta, contriburam para uma maior afinidade construtiva da indstria em todos os sentidos. E isto tem sido o foco de todos os produtores, oferecerem seu produto com uma segurana prpria e segurana de que o produto que voc est utilizando tem integridade fsica e no oferece perigo a terceiros. Tcnicos de campo cada um com sua especializao aprimoram-se para acompanhar e direcionar a evoluo industrial em um consenso nico e positivo para todos.
Palavras-chave: Ajustagem. Ferramentas e normas de controle. Processo metalrgico.

Introduo

O objetivo deste trabalho argumentar e diferenciar as vrias modalidades sobre o processo de ajustagem e a necessidade. Com a modernizao o processo se ramificou, cresceu, mas no perdeu a dinmica principal, determinar padres. Um processo de fabricao de qualquer modalidade atua mecanicamente e visualmente, relacionando uma caracterstica particular no produto final. Observado isso, se deduziu que era necessrio interferir no ciclo de produo, com finalidade de garantir determinadas integridades. At mesmo padres utilizados por fabricantes de produtos se diferenciam de lugar para lugar, gerando as discordncias de modelos. Impossibilitando a intercambialidade (setup), o que se realizou o inicio de estudos para identificar e extinguir ou amenizar estes defeitos.

2.Materiais e Processos S observarmos que todos os processos de fabricao vo interferir no modelo de produto final, assimilamos que a metrologia tem no primeiro momento maior participao nos resultados. E os maiores detectores de discordncias so os instrumentos utilizados em seu determinado tipo de medio ou calibragem. A abordagem vai desde uma simples fita de medio passando pela usinagem ou diminuio de volume chegando at o mais moderno sistema de ajustagem por sistema de posicionamento global, (GPS). 3.Processo Metal Mecnico A ajustagem depende em muito tambm da necessidade no determinado instante ou projeto. Os processos citados so os mais utilizados.

3.1.Desbaste Desbaste, ou usinagem, consiste em retirar material de uma forma qualquer sem extrapolar uma medida ou tolerncia.

Figura 1. Ajustagem por desbaste. Ferramenta em trabalho de sentido longitudinal. Sobre um perfil retangular

3.2.Limar talvez o mais antigo processo de ajustagem utilizado pelo homem desde o tempo das cavernas utilizado para criar laminas em pedras para armas de caa ferramentas etc. Hoje utilizadas em escala menor, mas ainda utilizadas por ferramentarias. As limas manuais propiciam um micro ajuste, se necessrio.

Figura 2. Ajustagem manual com lima.

Figura 3. Limas.

3.3.Dispositivo Tridimensional Na maioria das vezes este instrumento de ajustagem por necessidade est alocado dentro de uma sala de ambiente controlado em uma atmosfera de 20C, por necessidade das reaes fsicas e qumicas que interferem nas estruturas e superfcie dos materiais. O modelo posicionado em uma bancada central abaixo de um cabeote, que contm uma ferramenta digital de aferio, a qual percorre todo o permetro do modelo e por consequncia extraindo seu dimensionamento.

Figura 4. Maquina Tridimensional

Figura 5. Operao de medio

3.4. Sistema Global de Posicionamento (GPS) Hangzhou, na China. A estrutura, com 36 km de extenso, considerada a maior ponte martima do mundo. Este projeto de engenharia utilizou o sistema de posicionamento global, (GPS) para montagem das sees estruturais da ponte. O (GPS) utilizado para construir com preciso toda estrutura, foi um sistema avanado. O Trimble 5700 RTK. Um total de 50 sistemas foi aplicado ao longo da travessia, e sistemas adicionais foram instalados em embarcaes, a fim de fornecer uma preciso milimtrica para o posicionamento em tempo real. [1]

Figura 6. Ponte de Hangzhou

preciso dizer que foi necessrio inventar instituies certificadoras, que averiguassem e que em titulassem controles afim de reduzir a despadronizao de processos industriais para isso criou-se a instituies,AISI-SAE,ISO,DIN.
3.5.Norma AISI-SAE

A ajustagem no fica limitada somente ao processo de execuo. Existem especificaes e ajustes que do padro aos materiais que so utilizados nas construes de peas e outros objetos. A classificao dos aos segundo as normas da SAE (Society of Automotive Engineers - EUA) a mais utilizada em todo o mundo para aos-carbono (aos sem adio de elementos de liga, alm dos que permanecem em sua composio no processo de fabricao) e aos de baixa liga (aos com baixas porcentagens de elementos de liga). A classificao SAE baseada na composio qumica do ao. A cada composio normalizada pela SAE corresponde a uma numerao com 4 ou 5 dgitos. A mesma classificao tambm adotada pela AISI (American Iron and Steel Institute-Eua). No total so previstas muitas dezenas de classificaes. Nelas, os 2 dgitos finais XX indicam os centsimos da porcentagem de C (Carbono) contida no material, podendo variar entre 05, que corresponde a 0,05% de C, a 95, que corresponde a 0,95% de C. Se a porcentagem de C atinge ou ultrapassa 1,00%, ento o final tem 3 dgitos (XXX) e a classificao tem um total de 5 dgitos. So instituies que verificaram discordncias nos seus objetos alvo, e estabeleceram controles que atingissem os resultados certos.[2]

3.6.Norma ISO Mas isso no foi o suficiente para que a margem de erro diminusse foi ento que surgiu a norma mais importante at os dias de hoje. A expresso ISO 9000 designa um grupo de normas tcnicas que estabelecem um modelo de gesto da qualidade para organizaes em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimenso. A sigla "ISO" refere-se International Organization for Standardization, organizao nogovernamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 162 pases. A sua funo a de promover a normatizao de produtos e servios, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.[3] Esta famlia de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitao dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificao da satisfao dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contnuo de melhoria do sistema de gesto da qualidade. Aplicam-se a campos to distintos quanto a materiais, produtos, processos e servios. A adoo das normas ISO vantajosa para as organizaes uma vez que lhes confere maior organizao, produtividade e credibilidade elementos facilmente identificveis pelos clientes -, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verificados atravs de auditorias externas independentes.

3.7.Metrologia Aplicada INMETRO afirma que:A Metrologia a cincia que abrange todos os aspectos tericos e prticos relativos s medies, qualquer que seja a incerteza em qualquer campo da cincia ou tecnologia. Nesse sentido a Metrologia Cientfica e Industrial uma ferramenta fundamental no crescimento e inovao tecnolgica a competitividade e criando um ambiente favorvel ao desenvolvimento cientifico e industrial em todo e qualquer pais. [4]
Paqumetro Micrmetro Tipo Paqumetro

Figura 7. Paqumetro de engrenagem.

Figura 8. Micrometro interno

Relgio comparador, manmetro, multmetro, etc. Todos os dispositivos tem sua singularidade operacional e de unidades de medidas e grandezas fsicas.

3.8.Calibrao Conjunto de operaes que estabelece, sob condies especificadas, a relao entre os valores indicados por um instrumento de medio, ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referncia, e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padres. Padro uma medida materializada, instrumento de medio, material de referncia ou sistema de medio destinado a definir, realizar, conservar ou reproduzir uma unidade ou um ou mais valores de uma grandeza para servir como referncia. Calibrao e aferio so sinnimos. [5]

3.9.Instrumentao O professor Maurcio F. Dias, em seu site, diz que instrumentao o conjunto de equipamentos que monitoram e controlam as variveis dentro de um processo industrial. [6]

4-Concluso

O setor industrial uma vasta rea onde os profissionais empregam suas maiores inspiraes gerando ideias, que beneficiam at mesmo pessoas comuns realizando o ciclo do de (idia produo - consumidor final), isto o que gera empregos e equilibra a economia mundial. E a necessidade de competio industrial os obriga a buscar melhores mtodos de fabricao e controle. O papel do processo de ajustagem introduzido ao projeto desde o inicio do desenvolvimento do produto at o consumidor final garantem confiana em um produto estabelecendo controle do processo.

5.Bibliografia

[1] http://www.metalica.com.br/ponte-estaiada-da-baia-de-hangzhou [2]Instituto federal Federal de Santa Catarina(http://www.joinville.ifsc.edu.br) norma AISISAE [3] http://www.qualidadebrasil.com.br/pagina/especiais/522 [4] (http://www.inmetro.gov.br/metcientifica/) [5] Albertazzi G. Jr.,A.; Souza, A. R. Fundamentos de metrologia cientfica e industrial. Barueri, SP: Manole. 2008 [6] Maurcio F. Dias (http://www.mfdsv.hpg.com.br/instrum.htm) Imagens do Google;

S-ar putea să vă placă și