Sunteți pe pagina 1din 2

Como trabalhar com um aluno com diagnstico de TDAH?

H uma grande variedade de intervenes especficas que o professor pode fazer para ajudar a criana com TDAH a se ajustar melhor sala de aula. "Se o adulto grita com a criana, ambos acabam se exaltando rpido e, em vez de compreender as regras, ela pode pensar que est sendo rejeitada ou mal compreendida" diz Muszkat.

1 Rotina estabelecer uma rotina para todos os dias - deixar escrito no quadro-giz quando houver mudanas, avisar antecipadamente. 2 - Colocar a criana perto de colegas que no o provoquem, perto da mesa do professor, na parte de fora do grupo. 3 - Dar responsabilidades que elas possam cumprir faz com que se sintam necessrias e valorizadas. 4 - Nunca provocar constrangimento ou menosprezar o aluno. 6 - Grande parte das crianas com TDAH consegue melhores resultados acadmicos, comportamentais e sociais quando no meio de grupos pequenos. 7 Diminuir o ritmo. Muitas atividades de 10 minutos cada uma traz melhores resultados do que duas tarefas de meia hora. 9 Deix-lo sair da sala, nos momentos de exausto: como ir secretaria, levantar para apontar o lpis, ir ao banheiro, sair para tomar gua. 10 - Recompensar os esforos, a persistncia e o comportamento bem sucedido ou bem planejado;

11 - Avaliao frequente sobre o impacto do comportamento da criana sobre ela mesma e sobre os outros ajuda bastante. 12 - Favorecer frequente contato aluno/professor. Isto permite um controle extra sobre a criana com TDAH, ajuda-a a comear e continuar a tarefa; 13 - Colocar limites claros e objetivos; ter uma atitude disciplinar equilibrada e proporcionar avaliao frequente, com sugestes concretas para um comportamento adequado; 14 - Evitar muitos estmulos visuais na sala que desviem sua ateno. 15 - Estabelecer intervalos previsveis de perodos sem trabalho que a criana pode ganhar como recompensa por esforo feito.

16 - Preparar com antecedncia a criana para as novas situaes. Ela muito sensvel em relao s suas deficincias e facilmente se assusta ou se desencoraja. 17 - No ser mrtir! Reconhecer os limites da sua tolerncia e modificar o programa da criana com TDAH at o ponto de se sentir confortvel. O fato de fazer mais do que realmente quer fazer traz ressentimento e frustrao. 18 - Permanecer em comunicao constante com o psiclogo ou orientador da escola. Ele a melhor ligao entre a escola, os pais e o mdico. 19- Podem ser usadas tcnicas que envolvam escritas, como escrever um livro e ilustr-lo, pode despertar nela em criar algo seu e admirar seu trabalho final, podendo isso, ser estendido s lies em sala de aula. Uma outra tcnica a de despertar na criana o gosto pela leitura, atravs de assuntos e temas de seu interesse(internet) e tambm aguar a curiosidade por conhecer novos livros, revistas e gibis. O professor pode tambm: Adaptar algumas tarefas ajuda a amenizar os efeitos mais prejudiciais do transtorno. Evitar salas com muitos estmulos a primeira providncia. Deixar alunos com TDAH prximos a janelas pode prejudic-los, uma vez que o movimento da rua ou do ptio um fator de distrao. Outra dica o trabalho em pequenos grupos, que favorece a concentrao. J a energia tpica dessa condio pode ser canalizada para funes prticas na sala, como distribuir e organizar o material das atividades. Tambm importante reconhecer os momentos de exausto considerando a durao das tarefas. De resto, vale sempre avaliar se as atividades propostas so desafiadoras e se a rotina no est repetitiva. Esta, alis, uma reflexo importante para motivar no apenas os estudantes com TDAH, mas toda a turma.

S-ar putea să vă placă și